Sistemático: Edição 1110 – 09/05/2002


Notícias



INICIADO PROJETO e-AVALIAÇÃO

Após a liberação do calendário acadêmico para o ano de 2002 e realizadas as reuniões iniciais para definição do novo projeto que atenderá a preparação, aplicação e divulgação da avaliação de cursos e disciplinas da graduação da UFMG, a CPA – Comissão Permanente de Avaliação – e o CECOM deram início à etapa de construção do novo sistema.

Em reunião realizada esta semana, com a participação da Coordenadora da CPA, profa. Maria do Carmo de Lacerda Peixoto, e os analistas Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, João Carlos Lages e Rogério Soares Pinheiro, do CECOM, foi aprovado o cronograma de atividades, que serão executadas até o término do projeto previsto para 31 de outubro.

Os novos questionários de avaliação serão desenvolvidos utilizando-se a nova plataforma do CECOM para aplicações Web, baseada em ambiente WebSphere Application Server, sendo que as páginas para preenchimento por parte dos alunos estarão disponíveis até o final da primeira quinzena de agosto.

O projeto cobre atividades de desenvolvimento e implantação. O objetivo é que com este novo sistema seja simplificado o processo para os próximos semestres, fornecendo serviços de maior qualidade à CPA.

NOVO SISTEMA PARA CONTROLE DE SERVIÇOS DE REDE

A partir de 01de abril/2002, a DRC passou a utilizar o sistema RT para controlar as solicitações de serviço enviadas para o setor de redes, que envolve a telefonia e a gerência do backbone da Rede UFMG. Este software, de uso gratuito, permite a consulta, via navegador web, aos serviços pendentes e aos comentários efetuados em cada um deles.

Durante o mês de abril foram recebidas exatamente 200 solicitações válidas, de um total de 323 mensagens. A razão de terem sido desprezadas 123 solicitações são diversas, sendo que as mais importantes são a duplicidade de pedidos e, no caso do mês passado, mensagens enviadas por máquinas infectadas por vírus.

As solicitações recebidas antes da instalação do sistema, aproximadamente 40, estão sendo atendidas à medida que os requisitos necessários, como a instalação de tubulação pelo DPFO, são atendidos. A soma de pedidos ainda não encerrados que passaram para o mês de maio se manteve em torno de 40.

CAMPUS 2000 LIGADO À REDE ADMINISTRATIVA

Atendendo a solicitação da Pró-Reitoria de Administração, a DAC está executando, desde o final da última semana, as atividades necessárias para a conexão da área ocupada pela equipe do Campus 2000 à rede administrativa. Este local era ocupado, anteriormente, pelo pessoal do CEDECOM, que agora já está nas suas novas instalações. As atividades de conexão incluem:

– configuração do protocolo TCP/IP nos micros, inclusive alguns MacIntosh G4 e iMac;
– inclusão dos usuários na rede Novell e no Grude;
– instalação do cliente Novell, para conexão ao servidor UA2;
– instalação do cliente Notes, para uso de correio eletrônico e agenda;
– orientação dos usuários na utilização do novo ambiente.

As atividades estão sendo executadas por Márcio da Costa Viana, Wanderson Machado Horta, Renato Machado Righi e Danilo Pinheiro S. Guimarães.

UNIDADE DE FITA ROLO SERÁ DESATIVADA

No final do mês de maio, encerra-se o prazo dado pela Diretoria do CECOM para o desligamento da unidade de fita rolo do mainframe LX 5320.

O cronograma de eliminação da unidade está em dia e cerca de 400 mídias de fita já foram liberadas, sendo seus dados migrados para outras mídias (fita 8 mm, fita cartucho ou CD Rom).

Até o final do mês, este processo, coordenado pelo diretor da DCP, Helvécio Cossenzo Pinto, e contando com o apoio dos analistas Ronaldo Araújo Costa, da DAS, e Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, da DAC, deverá ser encerrado.

Em função disso, a diretoria já autorizou à DAA que providencie a retirada da unidade de fita rolo do contrato mantido com a Unisys.

Além da racionalização no ambiente de produção do LX, após o desligamento desta unidade, será possível uma redução de custos no contrato da Unisys de cerca de 8%, a partir do mês de junho/2002.

TARIFAÇÃO DE TELEFONIA É AGILIZADA

A partir deste mês, a remessa de relatórios relacionados à tarifação dos ramais telefônicos da Universidade para as unidades e órgãos usuários, passa a ser feita exclusivamente através de arquivos em formato PDF.

Além da simplificação e agilização desse processo, sob o ponto de vista do encaminhamento de informações aos usuários, ficou mais rápido o processo de geração das contas telefônicas.

O tempo de geração dos relatórios foi reduzido em função do novo processo. Entretanto, outro ganho percebido pela DCP, divisão do CECOM responsável pelo processamento mensal do sistema de tarifação, foi a drástica redução do tempo gasto no cálculo das contas. Esta redução foi obtida com a troca do equipamento utilizado para estes cálculos, que agora passou a ser um microcomputador com processador AMD Athlon de 1,4 GHz e 256 Mbytes de memória RAM.

NOVO ESTAGIÁRIO

Com a saída de Wagner Patrick Nicácio do quadro de bolsistas da FUMP lotados no CECOM, foi admitido, no último dia 06, o aluno Diarley Rone Silva para ocupar a vaga.

Diarley é aluno do 4o. período do curso de Física da UFMG e está lotado na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria, onde já iniciou as suas atividades.


Informativo



GenteWhere

Ele foi um dos grandes colaboradores do Sistemático e nunca nos esquecemos disso. Estava sempre pronto a atender à Redação e era impressionante como um simples caso no CECOM, através de seus traços, se transformava numa charge interessante e engraçada. É claro que estamos nos referindo a Luiz Carlos Campos, o eterno chargista do Sistemático, aquele colega e amigo sempre presente. Apesar de tantos anos longe de todos nós, ele nunca desfez o cordão que o ligou ao CECOM. Sempre envia e-mail, como se estivesse dizendo ainda estou aqui e me lembro de vocês. Foi ele o autor da imagem do Sistemático, o criador do menino de papel, que sempre aparecia nas charges.


Criação de Luiz Carlos Campos

SIST: Como entrou para o CECOM?
LC: Formei em 1975, no curso de Eletrônica do Colégio Técnico e adorava o ambiente da UFMG. Em 1977, iniciei o curso de Eletrônica e Telecomunicações na PUC, quando trabalhava na Telemig. Neste ano, fui indicado pelo prof. Amilar para participar de um teste no CECOM, para ser estagiário em um projeto da FUNDEP chamado TIGRE – Terminal Interativo Gráfico de Exibição. Fiz as entrevistas com o diretor do CECOM, que na época era o prof. Antônio Mendes. Passei nos testes e nas entrevistas e fui admitido como estagiário. O estágio duraria 1 ano com possibilidade de prorrogação para mais 1 ano. O projeto foi desenvolvido pelo prof. Wilson de Pádua, prof. Ivan Moura Campos, prof. Nívio Ziviani e alguns pesquisadores da USP.

SIST: Como foi contratado pela UFMG?
LC: Em 1977, quando ainda trabalhava como estagiário com o prof. José Antônio de Faria, Celso Souza Lima, Mário Montenegro Campos, Newton de Castilho Lages no Laboratório de Eletrônica, no subsolo da Reitoria, a UFMG abriu concurso para preenchimento de vagas de programadores e analistas. Fiz o concurso para programador, pois não possuía ainda curso superior e passei, junto com o Celso, o Nagib e muitos outros que ainda continuam na UFMG. Havia casado em maio deste ano com a Valéria e foi uma segunda alegria no mesmo ano.

SIST: Em quais divisões trabalhou no CECOM?
LC: Trabalhei no Laboratório de Eletrônica Digital. Quando este foi para o DCC, fiquei no CECOM, na Divisão de Suporte, chefiada pelo Romildo, pois havia trabalhado 3 anos na Burroughs Eletrônica e conhecia o hardware do computador B6700. Passei a trabalhar com o Eduardo Henrique, William Andalécio, Mário Terenzi , Xina e Yoshida. Foi a minha melhor época na UFMG, quando conquistei grandes amigos como Renato Righi, Alda, Lelé, Bárbara, Paulinho Cebolinha, Nilson, Adyr, Benjamin, Leão, Avair, Walter, Sônia e tantos outros. Uma pessoa que jamais esquecerei e que me ajudou muito, me ensinando o caminho das pedras e a resolver dificuldades burocráticas na UFMG, foi a Euclídia. Ela era a secretária do prof. Ziviani, na época. Jamais esquecerei dos meus amigos.

SIST: Como você se transformou no chargista do Sistemático?
LC: Comecei a desenhar as charges para o Sistemático por acidente. Me apresentei à Lelé como chargista, logo no início do nascimento da criança. Fui muito ousado, pois havia vários artistas poderosos, como o Gerson, o Marco Aurélio e muitos outros no CECOM, que me poriam no chinelo. Cada número que saía era um desafio que se colocava: criar um desenho que representasse algum evento do CECOM/UFMG, sem agredir ao ambiente, nem a fauna ceconiana. Em outras palavras, naquela época, ser ecologicamente correto e engraçado. Espero ter atingido a meta enquanto fui titular. Após sair da UFMG, continuei a ser o chargista no jornal de informática da Magnesita durante muitos anos. Já havia feito a fama na UFMG. Hoje, me orgulho de ter sido o chargista do Sistemático, um jornal de circulação internacional e o preferido de 10 entre 10 ceconianos.

SIST: Quando você passou para o cargo de analista?
LC: Em 1981, após a participação no X Congresso de Informática Latino-Americano, juntamente com Romildo, em Lima no Peru, fui promovido para Analista de Suporte, pela Miriam Arruda. Fiz parte da Comissão de Hardware das Universidades Federais.

SIST: Quando saiu do CECOM?
LC: Saí da UFMG em 1983, para trabalhar na Magnesita, onde encontrei outros grandes amigos. Em 1987, fui para a Mannesmann. Em 1991, comecei a trabalhar na MSA-Infor, do grupo Magnesita.

SIST: Atualmente, está em qual empresa?
LC: Em 1994, montei a minha própria empresa, onde continuo até hoje. Passei por grandes experiências e posso afirmar que ampliei bastante o meu círculo de amigos. Atualmente, somos parceiros da IBM em toda sua linha de produtos e somos especializados nos produtos Lotus.

SIST: E a sua vida, como anda?
LC: Eu e a Valéria vamos fazer 25 anos de casados no final de maio. Ela é uma mulher fantástica e cada vez mais linda. O tempo não conseguiu apagar a sua alegria, sua jovialidade, beleza física e espiritual, etc. Temos dois maravilhosos filhos, Thiago e Lucas. O Thiago está terminando o curso de Psicologia na FUMEC e o Lucas está começando o curso de Engenharia de Controle e Automação na PUC Minas. São muito bonitos, porque puxaram a mãe. Temos ainda, lá em casa: 1 pavão (Geraldo), 2 cadelas poodle (Rosalinda e Jurema), 1 cão Chip-dog (Pablo), 1 tartaruga (Isabel), 1 iguana (Lucas), 1 pseudo-papagaio (Itamar), 2 chinchilas (esqueci os nomes), 1 cobra ( filhote e ainda sem nome) e uma reca de periquitos. É um verdadeiro zoológico.

SIST: E os projetos para o futuro?
LC: Os projetos para o futuro são poucos e bem definidos. Espero ver nossos filhos felizes e encaminhados na vida. Queremos morar, no futuro, próximos de BH, em local bem espaçoso e arejado, para podermos criar nossos animais e curtirmos nossos netos e amigos. Esperamos também ver o nosso PT subindo ao poder no país. Participamos da sua criação, quando estávamos na UFMG, e sempre foi nosso sonho vê-lo no Poder Executivo do Brasil.

Foi bom conversar com Luiz Carlos e poder contar para todos quem foi o autor de tantas charges engraçadas publicadas pelo Sistemático no período de 1978 a 1984. Foi uma tristeza para a Redação o dia em que Luiz Carlos saiu do CECOM. E não é que teve a última charge marcando a sua saída! Seu traço ficou para sempre como também a sua amizade.

Nota da Redação: Não foi possível ao Luiz Carlos enviar uma foto recente. Vejam no início da entrevista como ele era em 1975, no detalhe de uma foto da coleção de José Marcos Silva Nogueira, feita no CECOM, no subsolo da Reitoria.


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O que são múmias? Como elas são feitas? Quem eram as múmias? Mummies of Ancient Egypt, projeto da Universidade de Michigan, responde a essas perguntas e explica que, embora as múmias egípcias sejam as mais famosas, as múmias têm sido encontradas em diversas partes do mundo, incluindo Groelândia, China e América do Sul. O site também mostra os símbolos, sons e significados de diversos hieroglifos. O endereço é: http://www.si.umich.edu/chico/mummy/.

– Cansado de começar a tocar uma música e ter de recorrer a toda hora ao dicionário de acordes? Conheça o programa Decifra. Nele, mesmo as músicas que você pega na Internet aparecerão no estilo das revistinhas de cifras, com o desenho dos acordes! Esta página contém dicas importantes para aqueles que adoram tocar uma música ou cifrar. Vá até o endereço http://www.casa.cifras.nom.br.

– Você gosta dos Beatles? Quer comprar os cds deles? Então, meu amigo, não perca tempo e vá até a página http://www.yellowsubmarine.com.br e fique à vontade. Discografia, livros, Videografia, DVDs etc. Não perca tempo!

– Fique por dentro da Copa do Mundo na página http://www.2002worldcupkorea.org. A página é oficial.

Dica da Valéria, da Cemig:
– No dia 02/05/2002, o jornal on-line “O Debate” completou dois anos, lançando um novo site de notícias, com atualização diária e com a participação de diversos colaboradores.
Marcando a data, fez uma avaliação quantitativa de tudo que ocorreu desde 02/05/2000, divulgando editorias ativas, textos publicados, pessoas cadastradas, visitantes por ano, e-mails enviados para interessados e para pessoas cadastradas.
“O Debate” on-line tem várias seções e a partir de 002 novas editorias foram colocadas no ar, como: Concursos, Debate Jurídico, Mulheres Famosas, O Combate, Cinema e Arquitetura.
O endereço é: www.odebate.com.br.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, no dia 30 de abril, a segunte notícia:

E-mail gratuito dos Correios no ar em julho – A partir de julho, entram no ar duas novas iniciativas dos Correios no combate à exclusão digital: o EEP – Endereço Eletrônico Permanente; e a instalação de mais 5 690 terminais para acesso gratuito à internet em suas agências.
Estes terminais, segundo os Correios, serão instalados em 5 366 agências de todo o país. Neles, o usuário poderá acessar gratuitamente todos os sites e serviços do governo disponíveis na internet – mas, para conferir outras páginas, terá que pagar uma taxa, ainda não divulgada. A empresa também ainda não definiu quanto tempo de conexão será liberado para cada internauta.
Já o EPP funcionará como um web mail, ou seja, não precisará necessariamente ser acessado apenas nas agências dos Correios. O projeto está em fase de licitação, onde a empresa irá definir quem será responsável pela hospedagem e pelas soluções que serão utilizadas no sistema de correio eletrônico. De qualquer forma, o e-mail gratuito oferecerá os seguintes serviços: envio e recebimento de mensagens e arquivos eletrônicos; armazenamento de mensagens; catálogo de endereços; inclusão automática de assinatura; acesso a contas cadastradas em outros provedores; criação de pastas personalizadas; bloqueio de remetentes; controle de recebimento de mensagens; corretor ortográfico; calendário e agenda de compromissos e antivírus.
Com esta nova fase do e-Post, que é como os Correios chamam seu projeto de inclusão digital, a empresa quer atender a 1,2 milhão de usuários no primeiro ano, chegando a 4,2 milhões em 2004.

OPEN OFFICE: OPÇÃO GRATUITA PARA PACOTES OFFICE

O jornal Computerworld, de 02/05/2002, divulgou matéria sobre o Open Office com a opção gratuita para pacotes Office, transcrita a seguir:

“Depois de 18 meses de desenvolvimento, está liberada para download gratuito a versão 1.0 do pacote de produtividade de código aberto OpenOffice. org.
A OpenOffice.org, comunidade de desenvolvedores que criaram as aplicações baseada no código fornecido pela Sun, afirmou que a nova versão é indicada para pequenas empresas e outros usuários que queiram um software repleto de recursos sem arcar com altos custos.
O OpenOffice.org 1.0 apresenta muito do código do StarOffice 6.0, que deve ser lançado no final do mês, mas será cobrado. O StarOffice é a porta de entrada para a Sun no mercado de pacotes de aplicações para escritórios, que é dominado pela Microsoft. O projeto OpenOffice.org é uma iniciativa separada dos esforços para manter uma versão gratuita do pacote. A Sun anunciou em março passado que começaria a cobrar pelo StarOffice e manteria o OpenOffice disponível gratuitamente.
O OpenOffice tem versões para Windows, Linux e Solaris e esta sendo portado para outros sistemas operacionais, entre eles Apple Macintosh, segundo Zaheda Bhorat, gerente de produtos da OpenOffice. org na Sun. O pacote estará disponível em mais de 21 idiomas.
Entre os principais recursos do OpenOffice, estão a capacidade de reconhecer e ser compatível com os formatos de arquivos do Microsoft Office, explica Sam Hiser, um dos desenvolvedores do OpenOffice e co-líder da área de marketing para o produto. “Vamos tentar facilitar a vida das pessoas, que não precisarão preocupar-se com os formatos”, diz o executivo.
A comunidade de desenvolvedores OpenOffice.org inclui funcionários da Sun, desenvolvedores voluntários, equipe de marketing e usuários finais.
Os usuários do OpenOffice podem ter suporte on-line gratuito de outros usuários e desenvolvedores ou, se tiverem interessados em documentação e ajuda mais personalizada, podem comprar o pacote StarOffice da Sun, que deve custar menos de US$ 100. O OpenOffice.org 1.0 traz processador de texto, planilha eletrônica, software de apresentação e de desenho. O StarOffice tem ainda um banco de dados e vários programas multimídia.”

NÚCLEO DE MÚSICA CORAL ABRE VAGAS PARA INTERESSADOS

Os vários corais existentes na UFMG estão com as inscrições abertas para os interessados em participar de suas atividades regulares na comunidade universitária. São oferecidas vagas para soprano (voz feminina aguda), contralto (voz feminina grave), tenor (voz masculina aguda), baixo (voz masculina grave), nos seguintes corais: Coral Cantáridas, do ICB (1 soprano e 4 tenores); Coral CNEM (3 contraltos, 2 tenores e 2 baixos); Coral Vozes do Campus (1 soprano, 1 contralto, 2 tenores e 3 baixos); Coral da Engenharia (3 sopranos, 2 contraltos, 8 tenores, 7 baixos). Qualquer pessoa pode integrar um dos corais, não sendo necessária experiência prévia em música. Todos os inscritos farão teste de classificação vocal.

Informações e inscrições:
ICB – contato com Sofia pelo fone: 3499-2556. O regente é Willstermann Sottani e os ensaios acontecem às terças e quintas-feiras, de 17:30 às 19:00;
CNEM – contato com Marta pelo fone: 3499-3386. O regente é Ádma Silva e os ensaios acontecem às segundas e quartas-feiras, das 15:45 às 16:45;
Vozes do Campus – contato com Débora pelo fone: 3413-8086. O regente é Débora Andrade e os ensaios ocorrem às segundas e quartas-feiras, das 17:30 às 19:00;
Coral da Engenharia – contato pelos fones: 3238-1756 (Ângela) e Hugo (3292-8206). O regente é Hugo Pieri e os ensaios acontecem às terças e quintas-feiras, das 17:30 às 19:00.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 15 de janeiro de 1997, a equipe da DAA resolveu promover um almoço de despedida para William Andalécio, que havia pedido exoneração da UFMG, através do PDV. Os artifícios usados para que ele comparecesse ao CECOM naquele dia e horário foram muitos. Mas deram resultados e foi aquela surprêsa para ele. Os diversos pratos servidos foram feitos pelas mãos de fadas que existem na DAA e, como sempre, foram aprovados.

As fotos foram tiradas por Lelé ou pelo sistema automático da máquina.

O susto do William

Avair, Luciene e William

Mário, Raimundo e Rosa. Maria Helena e Dôra ao fundo

William e Gilmar

Em pé: Márcia, William, Alda e Lelé. Sentadas: Maria Helena e Beth



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VI, no. 18, de 13/05/1982, publicou notícias sobre o seminário de desenvolvimento de software básico para micros, visitantes no CECOM, conclusão dos trabalhos da Comissão de Entrada de Dados, saída do bolsista Rômulo Vieira de Faria e admissão de Cantídio Lelis Pereira, como bolsista da FUMP, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

MAIS UM PROGRAMA NA TV CECOM
Desde a última terça-feira, a TV CECOM está apresentando na sua programação os jobs em execução, além dos jobs nas filas.
A próxima atração da TV CECOM será provavelmente os jobs a serem impressos, cuja entrada no ar ainda não tem data prevista.

NÚCLEO AVANÇADO DE DIGITAÇÃO
Entrou em funcionamento hoje, dia 13 de maio, o NAD – Núcleo Avançado de Digitação, que vai fazer a perfuração de programas dos alunos da cadeira Programação de Computadores, do ICEx.
O NAD está funcionando no prédio do ICEx, ao lado da sala das perfuradoras, com atendimento aos alunos através do guichê do RJE. Os alunos interessados devem entregar os seus programas, escritos em folhas de codificação, junto com os cartões para serem perfurados.
O Núcleo Avançado de Digitação iiniciou suas atividades com dois digitadores do CECOM, trabalhando um em cada turno, da manhã ou a tarde.



Eventos



TREINAMENTO LOTUS NOTES

Dentro do processo de implantação do Projeto Grude nas unidades administrativas, em que a ferramenta de correio e agenda passa a ser o Lotus Notes, o CECOM estará oferecendo duas turmas de treinamento enfocando este programa, para os usuários das unidades administrativas.

As turmas, cada uma com 18 vagas, serão realizadas nas seguintes datas e horários , na sala de aulas 2 do CECOM, no subsolo da Reitoria:

Turma 5 – 14/05, de 13:00 às 17:00. Inscrições até 10/5
Turma 6 – 16/05, de 08:00 às 12:00. Inscrições até 13/5.

As inscrições devem ser feitas através de e-mail para o endereço xina@cecom.ufmg.br, informando o nome completo e o e-mail do indicado.

TREINAMENTO LOTUS SMARTSUITE

Dentro do processo de consolidação do Lotus Smartsuite como ferramenta de edição nas redes administrativas, o CECOM estará oferecendo mais uma turma de treinamento enfocando o editor Lotus WordPro para os usuários destas redes.

Esta turma, com 18 vagas, será realizada no período de 20 a 24/05, de 13:30 às 16:30, na sala de aulas 2 do CECOM, no subsolo da Reitoria.

As inscrições para este curso devem ser feitas até o dia 15/05, através de e-mail para o endereço xina@cecom.ufmg.br, informando o nome completo e o e-mail do indicado.

DIA DAS MÃES

O Sistemático deseja um FELIZ DIA DAS MÃES para estas ceconianas, mães no melhor sentido da palavra. Corajosas, bravas, briguentas, audaciosas, presentes, maravilhosas, poderosas, amigas. Simplesmente mães!

FESTA JUNINA DO CECOM

Como divulgado na edição anterior do Sistemático, a Comissão Organizadora já iniciou os preparativos para arrecadação de verba para realização da Festa Junina do CECOM. Como tem acontecido nos últimos anos, vai ser realizada uma rifa de uma cesta de guloseimas. E é claro que, para a montagem desta cesta, a comissão solicita a colaboração de todos os funcionários com os artigos, podendo ser biscoitos, doces, refrigerantes, vinhos, sucos, chocolates, balas etc. As contribuições devem ser entregues até o dia 24 de maio, na DAA.

Paralelamente a este pedido, estão sendo, também, solicitadas as contribuições com os brindes para os jogos de argolas, pescaria e corrida do saco.

A data da festa ainda não foi marcada, nem escolhido o local de realização. A lista de participação deverá ser passada entre os funcionários na próxima semana.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático envia os parabéns para a ex-ceconiana, Maria das Graças Santa Bárbara (Editora), aniversariante do dia 11.

ENCERRAMENTO DE CURSO: Maria Helena Rodrigues Araújo, da empresa Atlan, responsável pelo 8o. andar, está convidando a todos para a cerimônia de confraternização de conclusão do Ensino Fundamental, a ser realizada às 18:00 do dia 17 de maio de 2002, no Auditório da Reitoria da UFMG. O curso faz parte do 1o. Segmento do Projeto de Ensino Fundamental e do Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos da UFMG.
O Sistemático, em nome de todos, envia os parabéns.

POSSE DO SIND-IFES: A nova Diretoria Executiva do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino Superior de Belo Horizonte (SIND-IFES/BH), eleita para o período 2002/2004, tomou posse no dia 07 de maio de 2002, no Auditório da Faculdade de Medicina da UFMG. Na Coordenação de Comunicação Sindical, tomou posse Adyr Rodrigues Nascimento, do CECOM.