Sistemático: Edição 1114 – 13/06/2002


Notícias



CECOM INICIA AVALIAÇÃO INTERNA

Conforme vem realizando desde o primeiro semestre de 1999, o CECOM está preparando seu processo semestral de avaliação interna.

Neste processo, são avaliados aspectos relacionados aos serviços prestados pelo CECOM à comunidade universitária, bem como o desempenho individual de seus funcionários.

Uma parte importante da avaliação diz respeito às informações que são colhidas junto aos usuários dos serviços do CECOM. Para isto, desde já, o CECOM solicita o apoio dos usuários que forem escolhidos para preencher o questionário de avaliação, que será aplicado entre os dias 18 e 25 de junho.

O processo de avaliação será oficialmente aberto em reunião de diretoria na próxima sexta-feira, dia 14 de junho, quando serão avaliados os processos anteriores e definidos os procedimentos do processo a ser executado.

A coordenação da avaliação interna está a cargo do Vice-Diretor, Gilmar Lima Guimarães.

DRC ATIVA PROTEÇÃO CONTRA VÍRUS E SPAM

A DRC colocou em produção um servidor de e-mail, com proteção antivírus e verificação de SPAM. O sistema operacional da máquina é o RedHat versão 7.2 e o programa antivírus é produzido pela TrendMicro. O programa servidor de e-mail utilizado é o “exim”. A identificaçãode SPAMs é feita pelo programa “SpamAssassin”, que testa o conteúdo das mensagens e, de acordo com regras pré-definidas, dá uma pontuação à mensagem. Quando estes pontos ultrapassam o limite determinado, a correspondência é considerada como indesejável e descartada. Neste caso, uma mensagem é enviada ao remetente, para prevenir prejuízos no caso de se constatar falsos positivos. A comunicação entre o servidor de e-mail, antivírus e protetor de spam é feita pelo pacote “amavisd”. Todos os softwares utilizados, com exceção do antivírus, são gratuitos. O serviço está sendo executado em um computador com 2 processadores Pentium III de 1 GHz, 512 Mbytes de memória e discos SCSI espelhados.

O processo envolvido é relativamente simples: a máquina está configurada como um trocador de e-mail reserva, isto é, quando alguém tenta enviar mensagens para um domínio (por exemplo, para “reitoria.ufmg.br”), filtros colocados na Rede UFMG fazem parecer que o servidor de e-mail deste domínio (terra.reitoria.ufmg.br) está fora do ar. Quando isto ocorre, a mensagem é enviada para o servidor reserva, que realiza os testes necessários e a armazena até que a situação se normalize e a mensagem possa ser enviada ao destinatário final. Este servidor reserva não é atingido pelos filtros e a mensagem é transferida quase que imediatamente após os testes. Algumas correspondências são rejeitadas automaticamente devido à sua origem suspeita.

O resultado médio diário deste serviço pode ser visto no quadro a seguir:

e-mails recebidos
e-mails com vírus
SPAM
Rejeitados
31.000
800
2.600
3.200

Por enquanto estão sendo atendidos alguns órgãos administrativos e departamentos acadêmicos. À medida que a fase de ajustes for completada, esta cobertura será expandida e novos equipamentos serão incorporados ao serviço.

FUMP TRATA DADOS DA ISENÇÃO

Após o encerramento, na última sexta-feira, do prazo para encaminhamento de pedidos de isenção de taxas para o Vestibular/2003 da UFMG, a Copeve e a Fump iniciaram a etapa de análise dos dados enviados pelos solicitantes.

A digitação dos formulários foi terceirizada e complementada pelo sistema CONITV, desenvolvido pela DAS, que cuidará da organização dos lotes de documentos que serão manuseados pela equipe de Assistência Social da Fump.

Após o encerramento da digitação, terá início a etapa de análise, que também passou a ser, a partir deste ano, informatizada pelo CECOM.

Estão responsáveis por esta atividade os analistas João Carlos Lages e Rogério Soares Pinheiro, da DAS.

ASSINADO CONTRATO COM TELEMIG CELULAR

Na semana passada, o CECOM e a Telemig Celular assinaram contrato para o fornecimento de serviços de telefonia celular a serem utilizados pela Administração Central da Universidade.

A partir desta semana, o Gabinete da Reitora e a DAA estão definindo como se dará a distribuição de linhas e aparelhos para os membros da equipe.

O contrato assinado irá vigorar até o final da atual gestão, com o objetivo de facilitar a divulgação e utilização dos números, evitando assim, a troca constante de linhas.

REALIZADO CONCURSO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS

Foi realizado no último sábado, dia 08 de junho, o Concurso Público UFMG-2002, para preenchimento de vagas do Hospital das Clínicas. Cerca de 3.000 candidatos fizeram as provas de Língua Portuguesa e Específica, concorrendo às 116 vagas autorizadas pelo Governo Federal.

O processamento do concurso ficou a cargo do CECOM, nas fases de consistência das fichas dos candidatos, consolidação bancária do pagamento da taxa de inscrição, geração de comprovantes definitivos de inscrição, emissão do material para as provas, embalagem, desembalagem e leitura das folhas de resposta, finalizando com a correção das provas e emissão das listas dos habilitados e não habilitados nesta primeira etapa.

As próximas fases serão de processamento dos recursos e inclusão da pontuação de títulos (tempo de serviço), sendo prevista a divulgação da classificação final no dia 26 de junho e publicação no Diário Oficial da União até o dia 1o. de julho.

Os responsáveis por este serviço, no CECOM, são os analistas Luiz Eugênio de Almeida Oliveira (DAC) e Ronaldo Araújo Costa (DAS), com o apoio das equipes da DCP/CECOM e do DRH.

CECOM CONTRATA NOVOS ESTAGIÁRIOS

Apoiadas pela estratégia da atual gestão, de priorização de projetos, tais como, Novo Sistema Acadêmico e INA v2.0, bem como o atendimento à carências existentes no quadro de funcionários do CECOM, a ATI e a diretoria do Centro de Computação realizaram estudo das demandas existentes e estruturaram projeto para solução gradativa destes problemas.

Iniciando as ações previstas, o CECOM está ampliando o quadro de estagiários, cobrindo divisões nas quais eles não existiam.

Os novos estagiários contratados exercerão atividades ligadas ao desenvolvimento de sistemas e à administração de recursos de redes.

Os primeiros contratados são os alunos:
Adriano Andrade Gripp, aluno do 7o. período do curso de Ciência da Computação da UFMG, lotado na DRC – Divisão de Redes de Comunicação, onde iniciou o estágio no dia 03 de junho;
Igor de Carvalho Ferreira, aluno do 5o. período do curso de Engenharia Elétrica; e
Thiago Gabriel Diniz, aluno do curso de Ciência da Computação.

Os dois últimos contratados iniciaram o estágio no dia 03 de junho, lotados na DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas.

SAÍDA DO CECOM

Marília Pereira Martins, do Convênio UFMG/Cruz Vermelha, teve seu contrato encerrado no último dia 05 de junho, data em que completou seu 18o. aniversário.

Marília estava no CECOM desde 18/12/2000, quando iniciou seus trabalhos junto à Diretoria do Centro de Computação.

No último dia 05, foi promovida, pela DGE, uma festa surprêsa de despedida e comemoração de seu aniversário. Na sala de café do 8o. andar estiveram presentes quase todos os funcionários do CECOM, prestigiando o parabéns prá você.

Como sempre, a mesa com o bolo, biscoitos, torta e refrigerantes foi organizada pela dupla Beth e Maria Helena.

O Sistemático, em nome de todos, agradece à Marília pelo tempo em que esteve atuando na diretoria, com toda a sua discrição e simplicidade.

Marília na hora do parabéns prá você

ADMISSÃO NO CONVÊNIO UFMG/CRUZ VERMELHA

Com a saída de Marília Pereira Martins, o Centro de Computação selecionou, após entrevistas, a menor Michele Marie Ribeiro Perpétuo.

Michele iniciou suas atividades, junto à diretoria do CECOM, ontem, dia 13 de junho.


Informativo



GenteWhere

Ela continua com aquele mesmo sorriso bonito. Quando nos lembramos dela, pensamos em como era organizada, discreta, amiga, alegre. Falava baixo, mas era muito enérgica. A entrevistada da semana é Maria Laura Baptista Rodrigues, uma ex-ceconiana que, às vezes, muito saudosa, entra em contato com o pessoal do CECOM.

SIST: Como e quando veio para a UFMG?
LAURA: Eu estudava Pedagogia, ainda lá no prédio da Fafich, na Rua Carangola, e vim para a Reitoria como estagiária acadêmica do antigo Conselho de Pós-Graduação, isto lá pelos idos de l968… Por esta época, a UFMG estava trocando de computador, passando para o “novíssimo” IBM-360/40, e precisavam de gente para fazer o curso da IBM, e trabalhar com o novo equipamento. Fiz o curso, e como estava me formando em Pedagogia, comecei a trabalhar como elemento de ligação entre a Assessoria de Ensino do Centro Pedagógico, para onde fui contratada, e o SMA (Serviço de Mecanização Administrativa), onde conheci a Mariinha, a Aldinha, o Alembert, o Alceny, a Nilza, o Bolivar, o Rômulo, o Jaime Blay, Ismênia, Fredão e tantos mais. Mais tarde, o SMA se transformou em DR (Departamento de Racionalização), onde tive a oportunidade de me envolver com diversos projetos, inclusive o projeto piloto da Faculdade de Educação, e o antigo Registro Acadêmico, gerenciado pelo Paulo Marciano. Neste projeto, estavam envolvidos a Bia, o Aroldo Batista, a Ignês Amorim e o Janer. Quando houve a união DR/CECOM, passei para o CECOM.
Quando foram criadas as Coordenadorias, assumi a Coordenadoria Acadêmica, onde demos continuidade ao projeto de Registro Acadêmico, já com a participação do Efigênio, do Hélio e de todo o pessoal da Coordenadoria, e assumimos diversos outros projetos, como Raicex, Coltec, Capin e outros que nem me lembro mais. Quando a Míriam assumiu a direção do CECOM, em 1980, fui convidada a assumir a chefia da Divisão de Projetos Administrativos, que exerci por dois anos. Nesta época, trabalharam comigo o Efigênio, o Mauro, a Regininha, o Paulinho, a Lourdinha, a Bia, o Gilmar, o Benjamin (me perdoem os que não citei). Nossa sala era conhecida como a “sala verde”, pois era muito iluminada, e cheia de plantas. Tinha até um pé de moranguinho… ( N.R.: A sala verde foi motivo de charge no Sistemático por volta de 1986)
Depois disso, trabalhei com o Gilmar no SIPLAN, projeto que não conseguimos implementar, por questões que não dependeram de nós, e, depois, com a reestruturação do CECOM, fui convidada a assumir a Divisão de Sistemas Acadêmicos, onde fiquei até a minha aposentadoria, em l992. Trabalhei então com o Frota, a Bia, Benjamin, Lourdinha, Raimundo, Hélio e outros, e acredito que formamos uma equipe bastante unida.

SIST: Qual o trabalho ou sistema em que esteve envolvida e que marcou a sua carreira?
LAURA: Foram tantos os trabalhos em que me envolvi… Mas o que marcou mais a minha carreira, sem dúvida, foi o Sistema Acadêmico on line, que o CECOM desenvolveu em tempo recorde, acompanhando as mudanças acadêmicas que ocorriam na graduação. O sucesso deste projeto deveu-se à competência e dedicação da equipe da DSA, que foi ampliada com recursos de outras divisões nas horas do aperto, à criatividade insaciável do Frota, que achava saídas para as mais inusitadas situações, ao suporte do CECOM como um todo, ao sangue-frio e autocontrole do Eduardo Henrique, que nos apoiava incondicionalmente e enfrentava junto com a gente os reveses e impasses das definições e implantação que sempre ocorrem nestas ocasiões. E também ao usuário, com seu interesse no sucesso da empreitada.

SIST: Sente saudades daquela época? Tem vontade de visitar o CECOM?
LAURA: Sinto. Foi uma época de grandes desafios, de muito amadurecimento. Aprendi muita coisa, fiz amigos. Cometi muitos erros, com certeza, mas espero ter acertado também muitas vezes. Com certeza, foi uma época que me marcou definitivamente. São tantos os nomes que vão surgindo na memória e que ainda não citei, como Carlinhos, Leão, Xina, Gerson, Adyr, Marcelo, Vânia, Didi, Dôra, Maria Helena, Haroldo, Seu .Zé, Vicentina, Help, Márcia, Lelé, Joãozinho, Mariozinho, Bessa, e tantos outros. E a saudade vai aumentando… As lembranças vão surgindo, uma coisa puxa outra, e se deixar, vou falando muito. O CECOM para mim representou muito, fez parte da minha vida e até hoje me sinto um pouco parte dele, apesar de não visitar vocês com muita freqüência. Mas, sempre que ouço falar no CECOM, é como se estivessem falando de mim um pouco também. Como a memória falha, às vezes, com certeza me esqueci de citar pessoas que significaram muito para mim e para o meu trabalho. Me perdoem mais uma vez.

SIST: Quando saiu do CECOM? Foi aposentadoria? Achou melhor se aposentar?
LAURA: Me aposentei em agosto de l992, pois já tinha tempo para isto, e estava precisando demais de um tempo para a família e para mim.

SIST: Após a saída do CECOM, o que andou fazendo? O que anda aprontando aí fora?
LAURA: Depois de um tempo de aposentada, me envolvi com a construção da casa onde moro, de corpo e alma. Fiz alguns cursos isolados de desenho, porcelana, essas coisas de mulher aposentada, até que resolvi levar mais a sério o que eu queria e iniciei prá valer o curso de Belas Artes, aqui mesmo na UFMG. Hoje, estou no 3º período, e adorando.

SIST: Conta um pouco sobre você.
LAURA: Sou daqui mesmo de Belo Horizonte, casada há 31 anos com o Tarcísio, que também trabalhou na UFMG. Aliás, foi na Reitoria que nos conhecemos… Tenho dois filhos lindos: Carolina, hoje casada e morando nos Estados Unidos, e João Cláudio, meu caçulinha, hoje trabalhando no comércio de equipamentos de informática.

A eterna ceconiana, como a Laura se auto-definiu, disse que está precisando fazer um curso de informática, pois segundo ela, “o pouco que sabia já esqueceu e está tudo tão diferente”. Foi muito bom contar a trajetória de mais um ex-ceconiano e agradecemos à Laura a entrevista, esperando que logo ela venha nos fazer uma visita. Para matar as saudades!

Na terça-feira, dia 11, Laura sofreu uma queda na escada da Escola de Belas Artes, quebrando o ombro. Está imobilizada e, até o momento, não sabe se vai ter que fazer uma cirurgia. Esperamos que não tenha sido tão grave a fratura e que ela se recupere logo, para cumprir a palavra de vir nos visitar.

O SISTEMÁTICO – 25 ANOS CONTANDO A HISTÓRIA DO CECOM

No próximo domingo, dia 16 de junho, O Sistemático estará completando 25 anos de existência. Muitos vão se assustar com a idade do menino, mas é isto mesmo. Já são 25 anos de estrada, em que publicou tantas notícias, tantas coisas boas, como também notícias que não gostaria nunca de publicar.

Criado em 14 de junho de 1977, sua primeira edição foi publicada dois dias depois, em 16/06/77, ainda sem o nome com que seria conhecido.
Mais uma vez, em seu aniversário, O Sistemático agradece a todos os ceconianos e ex-ceconianos pela sua existência e continuidade. E espera continuar contando com o apoio e o carinho que sempre recebeu por parte de todos.

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM CONTATO COM A NATUREZA…

Carlos Alfeu Furtado da Fonseca (*)

Os funcionários da ATI e do CECOM, que habitam o 8o. andar, já estão acostumados com a presença de visitantes especiais. Há muito convivemos com um casal de urubus que passeia tranquilamente, do lado de fora, é claro, olhando, vez por outra, o que andamos fazendo por aqui. Nada contra os ditos. Confiamos que é o acaso que nos une, não havendo ligação com nada que esteja do lado de dentro… Esporadicamente, há as invasões noturnas de morcegos, cigarras, mariposas e até andorinhas perdidas. No caso da turma do subsolo, ser visitado é motivo de preocupação. Quem não se lembra da aranha armadeira na DRC?

Mas, parece que animais maiores estão ficando entusiasmados com as manchetes de O Sistemático. Tem muito bicho por aí querendo se “integrar”, “interligar”, “grudar” etc. com a Tecnologia da Informação. Eles aprontam das deles e nós ficamos com o abacaxi!!…….

Semanas atrás um gambá resolveu conhecer mais de perto a infra-estrutura elétrica do ICEx. Nosso amigo, um verdadeiro hacker, talvez querendo “agradecer” o fato da Estação Ecológica estar agora ligada ao backbone da rede UFMG, foi o responsável por deixar o ICEx sem energia elétrica (por quase toda uma manhã), tirar do ar a conexão da UFMG com a Internet e congestionar o serviço telefônico do Campus. Desnecessário dizer que nem todo mundo foi compreensivo (muita gente disse cobras e lagartos) ao ligar para nosso atendimento telefônico e cobrar a solução do problema. Nada que a Edir, à espera de outro bicho, a cegonha, não tenha tirado de letra. Afinal, ela não é de “empurrar com a barriga”….
Como se não bastasse, a equipe do Campus 2000 ficou sem serviço de rede de dados durante vários dias. Procura daqui, testa dali, descobrimos que a fibra ótica que atende aos escritórios do projeto, próximos ao IGC, estava rompida. Localizado o problema da ruptura, que estava próxima à BU, veio o susto: ela não estava rompida, estava roída!!….. Por um rato, ou algum parente próximo…

Do jeito que está, não dá. Se alguém tiver algum mecanismo de comunicação com a natureza que, graças a Deus, nos rodeia aqui no Campus (êta salário indireto!), pedimos ajuda… De nada tem adiantado termos entre nós, o Leão… Pelo jeito os animais não respeitam mais a hierarquia… Ou seria porquê nosso Leão é manso? Pelo menos, temos novos companheiros apoiando esta reivindicação, os peixes do lago da reitoria… Parece que a garça veio prá ficar…

* Diretor do Centro de Computação da UFMG

(As fotos são de Renato Righi)

 


PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nas duas últimas semanas, as seguintes notícias:

Segurança é o novo canal de INFO Online – INFO Online ganhou, no dia 29/05, um novo canal: Segurança, que vai funcionar como uma central de informações sobre hackers, bugs, vírus e outras pragas.
No canal Segurança, você pode conferir quais os últimos patches de correção lançados pelas principais empresas e para os principais produtos do mercado; fica sabendo também as últimas descobertas em bugs e vírus e o que vem sendo desenvolvido mundo afora para melhorar os sistemas de segurança. E pode acompanhar, também, as peripécias dos hackers brasileiros e notícias sobre quando invasão deixa de ser diversão ou protesto para se transformar em crime.

Linux “unificado” sai no final do ano – Caldera, SuSE, Turbolinux e a brasileira Conectiva anunciaram, no dia 30/05, o UnitedLinux, versão “unificada” do sistema operacional de código livre para o mercado corporativo que deve sair no final de 2002.
A iniciativa, afirmaram as quatro empresas, deve dinamizar o desenvolvimento do Linux e sua certificação com uma distribuição comum a todos. Servirá, também, para acelerar a adoção do sistema operacional por grandes empresas, acreditam.
Cada uma das empresas participantes vai contribuir com seus próprios conhecimentos, produtos e serviços nesta versão unificada do Linux – que, no entanto, sairá sob cada uma das quatro marcas (por exemplo: Conectiva United Linux), e será comercializada separadamente por cada uma das empresas, com distribuição global. As partes de suporte, capacitação e serviços profissionais continuarão sendo oferecidas localmente, em língua nativa.
Para dar gás à iniciativa, o United Linux já conta com o apoio de gigantes como AMD, Borland, Computer Associates, Fujitsu Siemens, Fujitsu Japan, HP, IBM, Intel, NEC, Progress Software e SAP. O sistema fornecerá um único código-base de Linux para os servidores eServer da IBM com processadores Athlon 32-bit e, futuramente, Opteron 64-bit, por exemplo. Também dará suporte às linhas x86, 32-bit e Itanium, da Intel.
Segundo os fabricantes, o UnitedLinux suportará os padrões LSB, Li18nux e GB18030, e poderá ser instalado em português, inglês, alemão, francês, italiano, japonês, coreano, espanhol, chinês simplificado e chinês tradicional.
A Red Hat, maior empresa do mercado Linux, não aderiu à iniciativa – mas a turma do UnitedLinux garante que “está aberta para a inclusão de outras empresas do setor”.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

As fotos desta semana não pertencem à memória fotográfica do CECOM, mas o fotógrafo é o ceconiano Renato Machado Righi. A memória de hoje é do DRCA – Depto. de Registro e Controle Acadêmico que, no período de 20 a 24 de maio/2002, realizou no saguão do prédio da Reitoria, o processo de registro inicial dos calouros aprovados no Vestibular 2002.

O CECOM deu apoio ao DRCA na montagem da infra-estrutura de equipamentos e O Sistemático no 18, de 23/05/2002, publicou matéria sobre o processo com fotos dos profissionais da DAC, que participaram do trabalho.

Só faltavam as fotos dos dias do registro dos calouros, mostrando a diretora do DRCA, Ana Lúcia Ribeiro Diniz, e seus funcionários.

A diretora do DRCA à frente dos trabalhos

Os calouros de 2002

Luiz observando os trabalhos

A fila que se formou do lado de fora do prédio



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VI, no. 22, de 09/06/1982, publicou notícias sobre o expediente nos dias de jogos do Brasil na Copa/82, feriado de Corpus Christi, TV CECOM, Concurso Residência Médica do Hospital das Clínicas, Concurso Público para Agente de Portaria da UFMG, curso da Cobra Computadores, entre outros. A notícia que se destacou foi:

PARTICIPAÇÃO DO CECOM NO 2o. SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO SOBRE REDES DE COMPUTADORES
O CECOM estará representado por Romildo Monte, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira e Luiz Carlos Campos no 2o. Simpósio Latino-Americano sobre Redes de Computadores, que será realizado em São Paulo, no período de 14 a 17 de junho.
O simpósio será realizado com o objetivo de apresentar o estado da arte e as tendências futuras no campo do conhecimento tecnológico de redes de computadores
.



Eventos



FESTA JUNINA DO CECOM

A lista de adesão para a Festa Junina já está sendo passada entre os funcionários do CECOM, sendo também informados o local e a data de realização da festa. Marcada para o dia 05 de julho, a Comissão Organizadora espera contar com muitos participantes.

Para angariar fundos para a festa, está sendo montada uma cesta de guloseimas com itens doados pelos funcionários. A colaboração foi tanta que foi possível montar duas cestas, uma grande e uma de médio porte. Quase todos os funcionários colaboraram para a venda das rifas e o sorteio está marcado para amanhã, sexta-feira, às 14:00, na sala do café do 8o. andar.

A Comissão Organizadora solicitou, também, a colaboração com prendas para os jogos de argolas, pescaria e corrida do saco. A caixa de recebimento das prendas está no corredor do 8o. andar, aguardando as colaborações.

Na próxima semana novas informações serão divulgadas no Sistemático.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Maria Lúcia Valadares e Silva, amanhã, dia 14; Adriana Lima Leonel, no dia 15; Antônio Pedro Lima Santos, no dia 16; Carlos Farina, no dia 17; e Maria Aparecida Faria (Nina), no dia 18.