Sistemático: Edição 1115 – 20/06/2002


Notícias



PROJETO DE REDES DA UFMG É CONTEMPLADO

A UFMG participou do Edital 03/2002, do CT-Infra, fundo da FINEP, destinado a financiar a execução de planos de desenvolvimento da infra-estrutura institucional de pesquisa nas instituições públicas de ensino superior e de pesquisa, visando proporcionar condições para expansão e consolidação da pesquisa científica e tecnológica. Entre os mais de 150 projetos de todo o país apresentados, 105 projetos foram aprovados, sendo o projeto da UFMG o que recebeu a maior parcela de recursos.

O projeto da UFMG foi elaborado a partir de levantamentos de demandas dos diretores das unidades acadêmicas. A Câmara de Pesquisa do CEPE ouviu também a comunidade de pesquisa da Universidade, elaborando o projeto. O diretor de Tecnologia da Informação, prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, participou da comissão de elaboração do projeto.

O resultado foi divulgado no último dia 17, através do Edital 03/2002, contemplando a UFMG com o recurso de 4 milhões, que serão destinados a melhoria nos sistemas de bibliotecas (recuperação do telhado da Biblioteca Universitária), melhoria na segurança do acervo e no sistema informatizado de controle de circulação do acervo, que utiliza o sistema VTLS administrado pelo CECOM; melhoria no sistema de distribuição de energia elétrica da UFMG e melhoria na rede de Internet da Universidade.

Neste último item, serão feitos investimentos no backbone do Campus da Pampulha, nos links das unidades remotas e nas redes internas dos prédios da UFMG.

Agora, a comissão vai readequar o projeto, que vai ter uma parte considerável destinada para apoio à rede da UFMG.

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR

O CECOM realizou, nesta última terça-feira, uma apresentação sobre os aspectos operacionais da Flexibilização Curricular, visando um melhor desenvolvimento desse conceito para sua implementação no projeto do Novo Sistema Acadêmico. A apresentação teve também como objetivo propor uma estrutura de dados que suportasse a flexibilização já implantada no Curso de Música. Estiveram presentes, além das equipes técnicas de desenvolvimento do CECOM, DRCA e PROGRAD, o coordenador do curso de Música, prof. Flávio Terrigno Barbeitas, a Chefe da Seção de Ensino e a secretária do Colegiado do Curso de Música, Eliana Alves de O. Ribeiro e Maria da Conceição Canesso V. Santos, e a Pró-Reitora de Graduação, profa. Cristina Helena Ribeiro Augustin.

Hoje, pela manhã, foi dada continuidade à discussão sobre Flexibilização Curricular, só que, desta feita, o encontro foi na forma de mesa redonda, tendo como objetivo principal debater especificamente a flexibilização do currículo do Curso de Música. Os participantes foram os mesmos da reunião anterior, à exceção da profa. Cristina Augustin, que, impossibilitada de comparecer, foi representada pela Pró-Reitora adjunta de Graduação, profa. Elizabeth Spangler Andrade Moreira.

ECI PROMOVE EVENTO SOBRE LATTES

A Escola de Ciência da Informação da UFMG, dando início ao ciclo de palestras do Grupo de Estudos sobre Bibliotecas Digitais, está realizando hoje, dia 20 de junho, no auditório azul da ECI, palestra sobre a Plataforma Lattes Institucional, proferida por Paulo Henrique de Assis Santana, Superintendente de Informática do CNPq e Roberto Pacheco da empresa STELA. Trata-se de oportunidade para se discutir, no âmbito da comunidade acadêmica da UFMG, questões relativas ao registro e disseminação da produção científica e tecnológica de seu corpo acadêmico.

Essa iniciativa conta com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e da Diretoria de Tecnologia da Informação da UFMG.

Estão presentes ao evento as equipes do CECOM e do LCC, responsáveis, respectivamente, pelo desenvolvimento da versão 2.0 do INA e do novo sistema de registro de produção acadêmica.

DEFINIDA DATA PARA DESLIGAMENTO DA FITA ROLO

Em função da prioridade dada à realização do Concurso Público para suprimento de vagas para o Hospital das Clínicas, a equipe responsável pelo projeto de eliminação da unidade de fita rolo reduziu o ritmo das atividades, que estão sendo reativadas e culminarão com o desligamento da unidade ligada ao mainframe LX 5320 no próximo dia 26 de junho.

Com o desligamento da unidade, serão eliminadas do acervo de mídias do CECOM cerca de 700 fitas rolo. Os dados nelas contidos foram migrados para outras mídias (fita 8mm, fita cartucho ou CD Rom).

Desde o início do mês, esta unidade não tem mais manutenção, já que a DAA providenciou sua retirada do contrato, o que permitiu a redução de custos em 3%.

Outro aspecto interessante é que este equipamento é o último existente na sala de servidores no subsolo que ainda utiliza alimentação elétrica em 220 volts.O processo, que se encerra este mês, foi coordenado pelo diretor da DCP, Helvécio Cossenzo Pinto, contando com o apoio dos analistas Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, da DAC, e Ronaldo Araújo Costa, da DAS.

SISTEMAS MIGRAM DE BASE DE DADOS

Ao longo do último mês, a equipe da DAS vem, gradativamente, migrando os sistemas implantados no ambiente Cliente/Servidor, do SGBD Informix Dynamic Server para o SGBD Oracle 9i.

No início da próxima semana, estarão concluídas as atividades de migração dos sistemas SICCOR (Movimentação de Documentos) e SISCON (Controle de Comandos de Consignações em Folha). Desta forma, restará apenas o sistema SISCSOL (Solicitações de Serviço do DPFO), a ser migrado até o dia 28 de junho.

Com a conclusão do processo de migração das bases de dados, será possível providenciar a desinstalação do Informix, em uso no CECOM desde 1996, bem como a rescisão do contrato de manutenção de hardware e software dos equipamentos HP, modelos D350 e D200.

CURSO DE GRUDE AVANÇADO

Nos dias 13 e 14/06, o LCC ofereceu mais uma turma do treinamento Grude Avançado, para membros do Suporte Local de unidades que já aderiram ao Grude. Os assuntos enfocados foram: organização do Suporte do LCC, redirecionamento de e-mail unix/linux, gerência de códigos de usuários, inclusão manual de usuários, caixas institucionais, recursos Notes, novo portal, cliente Notes, aplicações, criação de grupos e visão geral de segurança.

Participaram do treinamento a diretora da DAC, Aleixina Maria Lopes Andalécio, e José Maria da Silva Bessa, da Operação de Redes. O instrutor foi Daniel Borges de Figueiredo Santos, ex-bolsista do CECOM.


Informativo



GenteWhere

Ficamos muito tempo sem vê-lo, só sabendo notícias através de algumas pessoas do DCC que encontrávamos pelo Campus da UFMG. Às vezes, o víamos passar de carro, mas nunca dava tempo de cumprimentá-lo. Sempre sério e reservado, ele é o prof. Roberto da Silva Bigonha, o atual chefe do Departamento de Ciência da Computação do ICEx.

SIST: Quando veio para a UFMG?
BIGONHA: Vim de Ubá, MG, em 1967, para estudar Engenharia Química na UFMG, no ano em que o IBM 1130, a grande novidade de então, chegou na Escola.

SIST: Quando entrou para o CECOM?
BIGONHA: Vim para o CECOM em agosto de 1971, quando estava no último ano do curso de Engenharia Química da UFMG. Na época, eu era monitor do CCE (Centro de Cálculo Eletrônico) da Escola de Engenharia e fiquei conhecendo o prof. Ivan Moura Campos, que tinha ligações com CECOM, e o ex-ceconiano Norberto, foi para Brasília, para o Prodasen. E eu quase fui também. O Norberto era um grande aficionado de PL/I, e a todo custo queria que eu abandonasse o meu já velho Fortran IV e me transferisse para o CECOM para programar em PL/I. O Ivan era usuário do IBM 1130 para sua tese de mestrado na PUC/Rio e encorajou-me a fazer o mestrado. Eu topei e, enquanto esperava o início do semestre letivo de 1972 e a chegada da Bolsa de Estudo da IBM, prestava serviços no CECOM, como estagiário, com a função principal de aprender.

SIST: Em que área trabalhava? Lembra-se da divisão em que trabalhava, das pessoas da equipe e dos projetos em que esteve envolvido?
BIGONHA: O CECOM, na época, ficava ali na lateral esquerda do primeiro andar do prédio da Reitoria. Havia, do lado oposto ao vidro, junto à parede do Auditório, uma fila de mesas de trabalho, tendo o Antônio Mendes Ribeiro, nosso diretor, na frente, seguido pelo Elidimar, que cuidava do controle financeiro. Depois ficavam o Bauer e o Hideki Monaka, os todo-poderosos chefes de operação do IBM 360/40 de 108 K (ou 106K?) de memória. Lá no fim fila, ficavam as mesas dos estagiários. Nunca me esqueci do dia em que, na qualidade de estagiário novato, quis formatar a trilha zero do disco do sistema operacional do IBM 360/40 e tive que enfrentar a fúria dos chefões.
Saí para o mestrado em 1972 e voltei para o CECOM em fevereiro de 1974, quando um grande projeto do BNDE tinha sido aprovado e o Antônio Mendes pôde contratar um grande grupo. No início, fui para a sala do Bauer e Rainer, na Divisão de Operação, mas como ainda tinha que terminar a minha dissertação, fui transferido para a Divisão de Tecnologia, que era mais ligada ao tema da minha pesquisa. O grande projeto de pesquisa do CECOM era o desenvolvimento de software básico para o computador brasileiro PADE (Processador de Dados Estocásticos), desenvolvido na USP. Trabalhavam no projeto o prof. Wilson (o chefe da divisão), Maria Tereza, Eduardo Moreira da Costa, José Monteiro da Mata, Werner Streitwieser, José Antônio de Faria, Newton Lages, Clarindo I. P. Silva e Pádua. A maioria como bolsista do BNDE ou simplesmente estagiários. A professora Sueli, hoje Pró-Reitora de Pós-Graduação, também estava ligada à Divisão de Tecnologia, na qualidade de secretária bilingüe ou equivalente.
Esta foi uma época de ouro em minha vida profissional. O trabalho era desafiador, os colegas divertidos e todos gostavam de muita festa. Toda sexta-feira era dia de “festim”. Íamos, quase todo o mundo – cerca de 20 pessoas – professores, bolsistas, estagiários -, gastar nosso salário no Restaurante Frango Assado. O prato preferido era Leitão à Pururuca.

SIST: Quando saiu do CECOM?
BIGONHA: Em agosto de 1974, fui admitido como professor auxiliar de ensino do Depto. de Ciência da Computação e Estatística, mas continuei, como todo mundo, trabalhando no CECOM, indo ao ICEx apenas para dar aulas. Com a criação do mestrado em Computação na UFMG, virei também professor da Pós-Graduação das disciplinas de Estruturas de Dados (que chamava-se Estrutura de Informação) e Construção de Compiladores. Saí do CECOM em dezembro de 1976, para fazer doutorado na Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

SIST: Foi para o DCC e passou a atuar em que área?
BIGONHA: Quando retornei do doutorado em 1981, os docentes da Divisão de Tecnologia tinham se transferido para o DCCE, no ICEx, e para lá também fui eu ensinar Compiladores, Linguagens de Programação, Semântica Formal e Programação Orientada por Objetos.

SIST: É a primeira vez que você é chefe do departamento? Ocupou outros cargos no DCC?
BIGONHA: Fui chefe do DCC também no período 1987 a 1989. Com uma freqüência maior que desejei, estive auxiliando a administração do Departamento como coordenador do Colegiado de Graduação em Computação, Subchefe, Chefe de Departamento, Coordenador de Pós-Graduação, por duas vezes, e agora chefe novamente.

SIST: Saindo um pouco da sua vida profissional, conta com quem é casado e quantos filhos tem?
BIGONHA: Sou natural de Ubá, na zona da Mata mineira, casado com Mariza Andrade da Silva Bigonha. Nossas filhas são Patrícia, com 21 anos, e Carolina, com 15 anos.

Bigonha não tem tido contato com o pessoal do CECOM e disse que reconhece que deveria ter mais. Agradecemos a ele pela entrevista e esperamos que, como ele mesmo disse, um dia apareça por aqui.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas de sites:

– Para assistir a vídeos é necessário ter um software específico, como o disponível na página http://www.DivX.com, onde você também encontra outras ferramentas para download e informações mais detalhadas sobre o formato DivX. Como tem vários filmes na Net e se você quer assistir a algum, é só fazer o download do programa.

– Se você quer compartilhar fotos, sons, documentos, planilhas ou outros tipos de dados, a forma mais prática de fazer isso é utilizando o Yahoo! Porta-arquivos. A página oferece 30 MB de espaço gratuito para você guardar seus arquivos on line. Com isso, você não precisa mandar e-mails com anexos a todo instante e ainda pode ter acesso a seus arquivos via web, onde quer que você esteja. O endereço é: http://briefcase.yahoo.com/.

– Uma página em Português que divulga a cultura tibetana, e que você poderá conhecer a história do Tibete e o processo de ascensão do Budismo dentro do país, é a http://tibete.8m.com/. Além de encontrar dados gerais como altitude média, animais típicos, bandeira e população, a página também apresenta a biografia do Dalai Lama e informações sobre a medicina e a arte tibetana.

– Você sabia que Brasil e Argentina são as duas seleções com mais jogadores expulsos na história das Copas? Essa e outras curiosidades você encontra na página Copa 2002 no BOL, que também traz a tabela de jogos, a formação dos grupos e informações sobre as diversas seleções participantes do mundial 2002 e os estádios onde serão realizados os jogos. O endereço é: http://www.bol.com.br/noticias/copa2002/.

– Como o assunto do momento é a Copa do Mundo, fique por dentro de tudo visitando a página oficial, http://www.worldcup2002.com, que tem notícias em Inglês, Francês, Espanhol, Alemão, Chinês, Japonês e Coreano. Não é por falta de notícias que você vai ficar fora dessa copa.

– Esta página de receitas, http://spalia.globo.com/culinaria/, é de dar água na boca. São várias receitas e todas elas foram feitas no programa Mais você. E lembre-se de que estamos em época de festas juninas e nesta página tem receitas deliciosas.

– Como nem só de Copa do Mundo vive o brasileiro, aí vai uma dica super legal de uma página que diz tudo sobre festa junina. A página http://www.festajunina.com.br/novo/yoki/ tem santos juninos, casamento caipira, danças juninas, mastro, comidas etc. Esta página é uma verdadeira festa .

– Para a criançada que adora navegar e brincar na Web, vai uma dica divertida e que vai deixar você plugadinho. A turma do Chiquinho criou uma área especial com várias brincadeiras típicas das festas juninas, com uma página super colorida assim como é a festa junina. O endereço é: http://turmado chiquinho.globo.com/ .

– Os ideogramas chineses são figuras que representam não um modo de índice, como uma palavra ocidental, por exemplo. Fundamentalmente são a representação de uma idéia. Assim, pode um mesmo ideograma ser traduzido de formas diversas, até mesmo subjetivas, como se interpreta um poema. Na verdade, você pode utilizar estas palavras em Tatoo.Você já deve ter visto alguns por aí. De A a Z tem tatoo para todos os gostos.O endreço é: http://www.palavraschinesas.cjb.net/.

– São poucas as árvores que sei reconhecer: mangueiras, jabuticabeiras e outras. Mas nesta página tem algumas árvores que, talvez não conhecemos, já que ela é especializada nas árvores mais comuns de Ohio. O endereço é: http://www.oplin.lib.oh.us/products/tree/index.html. (Site em Inglês)

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A Festa de Natal do CECOM de 1987 foi realizada no Clube XV Veranistas, na Pampulha. Naquela época, eram entregues, durante a festa, os presentes de Amigo Oculto e a cada ano era feito um formato de entrega. Em 1987, foi imitação do amigo até que ele se descobrisse. Havia sempre uma partida de futebol, com os craques ceconianos ainda em plena forma física e de idade e a presença sempre esperada do Papai Noel, caracterizado pelo Caetano e seu filho Rafael.

As fotos foram tiradas por Luiz Ricardo de Faria e Silva que, na época, não deixava passar uma oportunidade sem fotografar.

Denise Spira, Cristiane e Marcelo Novaes

Euclídia, Cida e Daniela

Hélio Yoshida, Fátima e a filha Carolina

Mário Terenzi na hora da entrega do presente de Amigo Oculto

O futebol com Jader no gol, Rogério e Sérgio Maurício na defesa e Haroldo se preoparando para o gol de ouro

A Família Papai Noel: Caetano, Lúcia e o filho Rafael



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VI, no. 23, de 17/06/1982, lançou, na sua edição comemorativa de 5 anos, a seção Um Pouco de Nós, com a entrevista de Luiz Ricardo de Faria e Silva, e publicou notícias sobre redução de gastos no CECOM, criação das comissões de Custo Operacional, de Avaliação das Normas de Documentação versus Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas e de Estágio no CECOM, Concurso Público de Agente de Portaria da UFMG, treinamento em Computação do DCC, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

PROJETO BIBLIOTECA
Desde o último dia 14, estão participando da equipe de desenvolvimento do Projeto Biblioteca, mais dois elementos do CECOM: Mário Luiz Terenzi, trabalhando na parte de entrada de dados, e André Maurício Lopes da Gama Cerqueira, participando dos testes gerais do sistema.

ESTATÍSTICAS DE OPERAÇÃO DO NAD
Em um mês de funcionamento, o NAD – Núcleo Avançado de Digitação – digitou 212 serviços, num total de 25.770 cartões, dando uma média de 107,2 cartões/hora/perfurador.
Estes dados vêm comprovar que o núcleo está atingindo os objetivos propostos, visando o melhor atendimento aos alunos de graduação do ICEx
.

CURSO PROMARQ
O analista da Mannesmann, Wolney de Mello e Silva, estará, nos dias 21 e 24 de junho no CECOM, dando um curso sobre o Programa Gerador de Relatórios – PROMARQ, no horário de 9:00 às 12:00.
Esse curso será destinado a analistas e programadores indicados pelas chefias das divisões de Sistemas, Usuários, Serviços Implantados e Projetos Administrativos
.



Eventos



TREINAMENTOS

Os treinamentos oferecidos pelo CECOM em parceria com o DRH/ProRH, estão tendo a participação dos seguintes funcionários:

Planilha Eletrônica MS Excel: de 17 a 21/06, de 13:30 às 16:30, no CECOM,com o instrutor Helvécio Cossenzo Pinto: Geraldo Teixeira de Andrade (Biblioteca Universitária), Jane Lages Reis (Farmácia), João Paulo Ribeiro da Costa (CECOM), Josué dos Santos de Oliveira (ICEx), Luiz Geraldo de Oliveira (ICB), Maria Dorotéia Pereira (ProEx), Mirtes das Mercês Freitas Rocha (Engenharia), Vanessa de Oliveira Dupin (Face), Waldislene Zinatelli Alvarenga Silva (Medicina) e Rivamar Conceição de Souza (SAST).

nformática Instrumental – Lotus Word Pro: de 18/06 a 08/07, de 08:30 às 11:30, no CECOM,com o instrutor Antônio Eustáquio Rodrigues: Marlúcio Ricardo Coelho (Imprensa), Paula de Almeida (DSG), Sebastião Mendes (DSG) e Michele Marie Ribeiro Perpétuo (CECOM).

Informática Instrumental – MS Word: de 18/06 a 05/07, de 13:30 às 16:30, na Imprensa Universitária, com o instrutor Alfredo Ventura dos Anjos: Alexandre Tadeu Alves Melo (HC), Carlos Henrique da Silva (ICB), Elisa Freitas dos Reis Rodrigues (HC), Érica de Castro Silva (HC), Fátima Imaculada Cunha Lage (FAO), Iraildes Rodrigues de Moura Castro (HC), Luzimar Isis Campos (HC), Mayriane Monique Magalhães (HC), Regina Gomes Fernandes (HC) e Zilda Luiza da Costa (HC).

FESTA JUNINA

Foi realizado na sexta-feira, dia 14, às 14:00, na sala de café do 8o. andar, o sorteio da rifa de duas cestas de guloseimas, que contou com a presença de vários funcionários do CECOM. O feliz ganhador da cesta maior foi Antônio Eustáquio Rodrigues, com o número 117, e o ganhador da cesta média foi Leandro, filho da Denise, com o número 103.

Agora, a Comissão Organizadora da Festa Junina continua aguardando a colaboração de todos com os brindes para os jogos de argolas, pescaria, boca do palhaço e corrida do saco. A lista de adesão está sendo passada pela Vicentina e a confirmação deve ser feita o mais rápido possível.

A festa vai ser realizada no dia 05 de julho, no Espaço de Festas Sarau, no Bairro Santa Amélia.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para José João Teixeira, aniversariante do dia 24. E envia os parabéns para os ex-ceconianos: Marcos Aurélio Nunes de Morais e Celso de Souza Lima, no dia 22; Maria Tereza Gonçalves Diniz, no dia 23; Eliane das Graças Alves Cavalcanti, no dia 24; Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, no dia 25; José Eduardo Valle Santos (Zédu), Angela Lage Ribeiro e Ambrósio Alves Moreira Filho, no dia 26.