Sistemático: Edição 1116 – 27/06/2002


Notícias



GRUDE INAUGURA NOVO PORTAL

Ontem, dia 26, foi liberado, pelo LCC, o novo portal do Grude.

Além de mudanças significativas no visual, o novo portal reorganizou as informações disponibilizadas permitindo, inclusive, a personalização da página de entrada de cada usuário.

Agora, além de um acesso mais facilitado aos serviços disponíveis no Grude, o usuário terá acesso a novos portais e murais de notícias, que poderão ser utilizados pelos órgãos e unidades da Universidade.

SERVIDOR INFORMIX É DESATIVADO

Conforme previsto pela DAS, foi concluído o processo de migração dos sistemas desenvolvidos em plataforma Cliente/Servidor do ambiente HP UX e Informix Dynamic Server para o ambiente Linux e Oracle 9i.

Todos os sistemas migrados ganharam em desempenho, tanto em função do novo gerenciador de banco de dados, como pelo fato do novo servidor ter maior capacidade de processamento.

Com o término da migração foi possível à Diretoria do CECOM solicitar à HP a rescisão do contrato de manutenção a partir da próxima semana.

Os sistemas e aplicativos migrados de plataforma foram os seguintes:
– SISCON – Controle de Comandos de Consignações em Folha
– ACDGuia – Guia de Matrícula
– Ex-Alunos – Cadastro de Ex-alunos da Universidade
– SICCA – Contabilidade, Compras e Almoxarifado
– SICCOR – Movimentação de Documentos
– SISCSOL – Solicitações de Serviços do DPFO
– CECSOL – Solicitação de Serviço do CECOM

As atividades de migração dos sistemas estiveram a cargo dos funcionários da DAS, Carlos Roberto Alves Rodrigues e Maximiliano Luiz Souza Guimarães.

SAI O RESULTADO FINAL DO CONCURSO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS

O CECOM enviou hoje ao DRH, o resultado final da classificação dos candidatos ao Concurso Público do Hospital das Clínicas. A lista foi afixada na Praça de Serviços do Campus da Pampulha e na Portaria da Faculdade de Medicina, no Campus da Saúde, e também está disponível para consulta na Internet na página da UFMG. O resultado está sendo enviado ao Diário Oficial da União, para publicação nos próximos dias.

SERPRO VIA WEB EM FASE FINAL

O projeto de migração do acesso ao Serpro via Web, que está envolvendo as diretorias e funcionários do DSG, DCF, DP e CECOM, entrou em sua fase final. Foram concluídos, com sucesso, todos os testes de conexão, utilização e impressão de relatórios.

Neste momento, a equipe do DCF aguarda a liberação das senhas de acesso, a ser feita pelo Serpro, para que sejam marcadas as datas de treinamento dos usuários das unidades gestoras e definido o escalonamento das etapas de migração.

Já estão prontas as páginas com instruções de uso, que serão publicadas no site do CECOM, tão logo seja marcada a etapa de treinamento.

Estão participando das atividades do projeto: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Aleixina Maria Lopes Andalécio, Ronaldo Araújo Costa (1a. etapa), Edna Lúcia Gelmini e Gilberto Soalheiro Matos (DSG), Antonino Bosco de Andrade Oliveira (DP), Macilene Gonçalves de Lima e Valéria Aparecida da Silva (DCF).

FITA ROLO É DESLIGADA

Foi desligada ontem, dia 26, na sala de servidores, no subsolo da Reitoria, a unidade de fita rolo do mainframe LX 5320. O desligamento contou com a presença de Helvécio Cossenzo Pinto, diretor da DCP, dos analistas Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, da DAC, e Ronaldo Araújo Costa, da DAS, além dos operadores Jader Santos, Nilson José Marinho Vale e Paulo Inácio Sobrinho, que formaram a equipe responsável pelo projeto.

Agora, a DCP irá consultar o DSG para verificar a melhor forma de se eliminarem as 700 mídias de fitas rolo que não têm mais utilidade.

Com o desligamento da unidade de fita rolo, está sendo desativado todo o gabinete USR 4000 que, quando da migração do computador A10 para o computador LX 5320, já havia sido parcialmente desativado em seu módulo relacionado aos discos magnéticos.

Desta forma, o único periférico ainda em uso, que compunha o mainframe A10, é a unidade de fita de 8 mm que, por suas características permanecerá ativa até a desativação total do LX5320. O gabinete USR 4000 foi adquirido pela Universidade no ano de 1993, sendo instalado em 1994.

ISENÇÃO DO VESTIBULAR EM ANÁLISE

A digitação dos requerimentos de isenção da taxa ao Vestibular 2003 da UFMG já está chegando ao final, sendo que este serviço está sendo feito pela empresa Engesoft.

Ontem, dia 26, em reunião realizada com a Fump foram definidos os critérios de avaliação do questionário preenchido pelos solicitantes.

Após o encerramento da digitação será feito, pelo CECOM, o cálculo da pontuação e seleção automática dos candidatos. A seguir, será feita análise individual dos questionários e da documentação entregues.

O CECOM espera emitir o resultado final na primeira quinzena de agosto.

Estão responsáveis por esta atividade os analistas João Carlos Lages e Rogério Soares Pinheiro, da DAS.

ADIADA COMPRA DE FORMULÁRIO CONTÍNUO

No início deste ano, ao verificar o estoque de formulário contínuo branco para impressão em 132 colunas, a DCP havia previsto que, ao final do 1o. semestre, seria disparado processo de compra para aquisição, que recomporia o estoque.

Entretanto, como já foi noticiado anteriormente no Sistemático, o volume centralizado de impressão vem caindo gradativamente em função das características dos sistemas e serviços que o CECOM tem implantado nas arquiteturas Cliente/Servidor e Web.

Na semana passada, esgotou-se o estoque do formulário branco. Então, agora, será utilizado o estoque existente de formulário personalizado cinza de 132 colunas, que deve durar até o final do ano.

A DCP irá monitorar a evolução dos gastos para permitir o planejamento da próxima compra. Conforme decisão da última reunião de diretoria, não serão mais adquiridos formulários personalizados, em função dos formulários brancos terem custo inferior e poderem ser comprados com maior agilidade.


Informativo



GenteWhere

Ela é carinhosa com os amigos, fervorosa quando conversa sobre futebol e engraçada na risada boa e alegre. Às vezes, fica séria, mas, logo, o sorriso está estampado no rosto. Saiu do CECOM e é como se não tivesse saído: continua na área, não deixando que ninguém a esqueça de convidar para qualquer festa. Ela é Maria de Lourdes Moreira Braga, a Lurdinha, atleticana até debaixo d’água, a ex-ceconiana que, hoje, se encontra no DSG – Depto. de Serviços Gerais da UFMG.

SIST: Quando entrou para o CECOM?
LURDINHA: Entrei para o CECOM, como estagiária, em junho de 1977. Era aluna do curso de Processamento de Dados e entrei para trabalhar com o Laertes. Nessa época, da turma da faculdade, eram estagiários no CECOM a Clélia, Dilu, Cíntia, Tânia, Rosilene, Márcia e Aloísio. Era ótimo!

SIST: Quando passou a trabalhar como programadora? Trabalhou em quais divisões?
LURDINHA: Em dezembro de 1978, quando estava cursando a complementação do curso de bacharelado em Ciência da Computação, fiz concurso na UFMG e passei no cargo de programadora. Entraram comigo muitas pessoas, entre elas o Eduardo Henrique, Denise Spira, Edésio, Carlos Bahia, Renato Viotti, Solange Guimarães, Marcelo Novaes. Bem, acho difícil lembrar de todos.

SIST: Quais os projetos em que trabalhou? Qual o projeto considerado por você mais importante?
LURDINHA: Comecei a trabalhar no Setor de Manutenção de Sistemas, e o chefe era o Helinho. Cada funcionário do setor era responsável por alguns sistemas e os meus eram: o Sistema de Pagamento de Obras, que de vez em quando dava aquele pau, que era preciso ficar até de madrugada para consertar, mas era divertido; Mendes Pimentel, Capim e Material. Todos nós dávamos manutenção no Sistema Acadêmico, que era o maior deles e acho que também o mais importante. Eu rodava também o Sistema de Vestibular do Coltec. Em 1980, passei para o cargo de analista e, junto com o Paulo Vianna, desenvolvemos o Sistema Acadêmico do Coltec. Pena que o Paulinho saiu antes do nosso filho ficar pronto. Não me lembro direito, mas acho que quando passei para analista fui para a Divisão de Sistemas Acadêmicos trabalhar com a Laura. Aconteceram algumas idas e vindas para uma ou outra divisão, mas sempre meu porto era mesmo o Acadêmico.

SIST: Como era o CECOM no período em que trabalhou aqui?
LURDINHA: Passamos por várias fases no CECOM. No final da década de 70 e início dos anos 80, a gente gostava tanto de ficar no CECOM que, mesmo quando estávamos de férias, vínhamos no horário de almoço para o velho truquinho com a turma.

SIST: Quando saiu do CECOM?
LURDINHA: Saí do CECOM em julho de 1998. Fiquei um tempo na PRA e, logo vim para o DSG, onde estou até hoje.

SIST: Como foi sair da Informática para um outro tipo de trabalho? Em que está trabalhando?
LURDINHA: Na verdade, já queria sair da área de informática havia um tempo. Tive a felicidade de fazer o curso de Gestão, na FACE, e outras portas se abriram. Hoje eu me sinto muito mais inteira nos trabalhos que faço e isso me faz muito bem. Meu primeiro trabalho fora do CECOM foi a coordenação de grupo responsável por um projeto do novo contrato de limpeza para a Universidade. Foi legal, pois tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas e também o mundão que é a UFMG. Atualmente, dirijo uma divisão no DSG, a DISEC, onde cuidamos dos contratos de limpeza, reprografia, cantinas e restaurantes, correios e malotes. De vez em quando, aqui e alí, dou pitacos em outras áreas também. Atualmente, estou com o Geraldinho, das áreas verdes estudando a questão dos lixos gerados na UFMG (Meio Ambiente). No âmbito da administração faz-se necessário tomarmos algumas ações nesta área com uma certa urgência. Confesso que estamos bem no início, mas já sei que será aquele trabalho que vou curtir bastante, pois o assunto é maravilhoso.

SIST: Sente falta do CECOM e de seus colegas de trabalho? Como é almoçar todos os dias com o Carlinhos e com o Frota?
LURDINHA: Sinto saudades dos colegas do CECOM e da sala do café, principalmente depois dos jogos do Atlético. Era uma delícia conversarmos sobre futebol. Fora do dia a dia, de certa forma, ainda me sinto bem próxima do CECOM, pois geralmente continuo frequentando as festas e, de vez em quando, quando os compromissos permitem faço sempre uma visita aos amigos. O almoço com os meninos é ótimo e lá se vão muitos anos de história, praticamente duas décadas de almoço. No início era só eu e o Frota; depois de alguns anos, o Carlinhos e o Eduardo entraram. Mas firme mesmo permaneceram só nós três, e eu brinco que tenho mais hora de mesa com os dois que Valéria e Cristina.

SIST: Conta um pouquinho sobre você.
LURDINHA: Nasci em Belo Vale, MG, e morei lá até os 12 anos de idade. É uma cidade muito bonita, que eu gosto muito, principalmente de seu entorno.Gosto de muitas coisas, e é difícil falar. Já há alguns anos tenho curtido muito a fazenda lá em Belo Vale e tenho gostado mais ainda de meus projetos de lá. Geralmente tenho tido um grau de sucesso muito grande e isto é legal. Além do trabalho, que não é pouco, lá eu gosto de ir a cachoeiras, andar a cavalo, curtir a lua, a natureza. A cada dia gosto mais. Como vocês todos sabem, uma grande paixão é o Galo! Confesso que, ultimamente, ando meio fria com esta paixão.

SIST: O que gostaria de dizer para seus ex-colegas do CECOM?
LURDINHA: Que sinto saudades de todos e daquilo que a gente curtia juntos. Com cada um a gente troca coisas diferentes. Só sinto não sobrar tempo para nos encontrarmos mais no dia a dia.

Entre mil reuniões, sem tempo para nada, Lurdinha conseguiu dar a entrevista para o Sistemático. Esperamos a sua presença na Festa Junina, que ela não perde de forma alguma, e agradecemos o tempo cedido para contarmos, para todos, a sua história e onde hoje ela se encontra.

(a foto da Lurdinha foi tirada na despedida do Iremar em 05/09/2000)

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, na semana passada, as seguintes notícias:

Oi se torna primeira operadora GSM do país – A Agência Nacional de Telecomunicações acabou de liberar a operadora de telefonia celular Oi para começar a funcionar. A Oi será a primeira companhia celular com a tecnologia GSM – a mesma em operação em toda a Europa.
A principal novidade dessa tecnologia em relação às que temos aqui (TDMA e CDMA) é o fato de ela ser 100% digital. Na prática, isso significa que os celulares GSM dificilmente sofrem clonagem, uma vez que isso só é possível, por enquanto, quando o telefone está no modo analógico.
Outro diferencial dos celulares GSM são os SIM Cards, pequenos chips que funcionam como a alma do celular. Eles armazenam o número do telefone, as informações sobre a conta do cliente e até a agenda de contatos. Com os SIM Cards, todas as vezes que o usuário quiser trocar de aparelho, basta acoplar o chip no novo celular e todas as informações estarão lá.
A rede da Oi começará a funcionar com tecnologia 2,5G – que para essa rede de chama GPRS – na região metropolitana do Rio de Janeiro e, em breve, deve ser expandida para Brasília, Fortaleza e Salvador. O serviço 2,5G no modelo GSM/GPRS atinge até 115 Kbps, mas essa velocidade pode ser expandida.
A Telemar, detentora da nova operadora, aguardava a certificação de seu cumprimento de metas desde março deste ano. A Oi está funcionando, em fase de testes, com 3 mil clientes. Em brever será anunciada a data exata do lançamento comercial da nova operadora – que deve acontecer, provavelmente, na última semana de junho.

Telemar terá DDI e DDD com 31 – A Anatel aprovou o cumprimento de metas da Telemar. Agora a operadora pode oferecer ligações DDI e DDD para todo o país através do código 31.
Essa autorização refere-se a ligações feitas a partir da área de atuação da Telemar. Ao todo, são dezesseis estados sob a cobertura da operadora, do Amazonas ao Rio de Janeiro.
Para adquirir essa autorização e a liberação de sua operadora celular Oi, a Telemar investiu, em 2001, 8,5 milhões de reais na antecipação de metas.
O código 31 para ligações internacionais e nacionais deve estar disponível no início da próxima semana.

Microsoft terá de abrir mercado em Brasília – A Justiça Federal derrubou liminar que havia sido obtida pela Microsoft desobrigando a empresa de interromper a prática de medidas consideradas anticoncorrenciais pelo governo, informou, no dia 20/06, a Secretaria de Direito Econômico (SDE).
Com a decisão judicial, a empresa não poderá mais determinar que seus clientes baseados em Brasília, incluindo o governo federal, só podem comprar software das revendedoras com sede na capital do país.
No dia 21 de maio, a SDE, do Ministério da Justiça, havia adotado uma medida preventiva liberando todas as revendedoras da Microsoft no país a vender softwares para os clientes da empresa.
A medida valeria até que fosse encerrado o processo administrativo que tramita nos órgãos de defesa da concorrência do governo contra a restrição imposta pela Microsoft, beneficiando durante anos a revendedora TBA Informática, baseada em Brasília.
Cerca de uma semana depois da adoção da medida, no entanto, a Microsoft obteve uma liminar, expedida pela 14a Vara da Justiça Federal, no Distrito Federal, dando-lhe o direito de não cumprir a decisão. A liminar foi derrubada, no dia 17/06, pelo juiz Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal da 1a Região.
“Qualquer empresa pode participar (das licitações públicas para a compra de software), não só a TBA”, afirmou o secretário de Direito Econômico, Paulo de Tarso Ribeiro.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas de sites:

– Já faz um bom tempo que não vou ao teatro. Ao contrário dos filmes, a apresentação do teatro some com o tempo. Fique ligado porque o portal http://www.teatroemsite.com.br/ tem tudo sobre esta arte milenar de representar e outras dicas.

– Tão perto e tão longe… É assim que classifico a Amazônia, seus habitantes, cidades e florestas. Visitando a página http://www.pontodevista.com/ dá para ver que não conhecemos nada sobre este estado. São fotos, filmes e reportagem. É encantador!

– Um joguinho de graça é legal. Na página www.americasarmy.com tem uma estrela dos jogos de estratégia que é “America’s Army”. Idealizado pelo próprio exército americano, inicialmente para PCs, o jogo é um dois-em-um: “Operations” (game de “primeira pessoa”) e “Soldiers” (RPG/estratégia), com distribuição gratuita através do <www.americasarmy.com>, a partir de agosto.

– O pessoal que está envolvido com segurança, a todo momento filtra um, o spam (o ato de enviar grande quantidade de mensagens para destinatários que não autorizaram o recebimento). Mas, agora, tem o Museu do Spam que pretende criar um pequeno acervo dessa prática que atormenta todos os internautas. Visite a página e entenda o que é spam e conheça alguns exemplos. O endereço é: http://museudospam.subversao.com/.

– Tom Jobim já tem a sua página oficial, onde você encontrará discografia completa do músico, além de letras de músicas, partituras, vídeos, fotos, entrevistas, depoimentos e frases. O site ainda oferece papéis de parede e protetores de tela para seu computador. Vale a pena conferir: http://www2.uol. com.br/tomjobim/index_flash.htm.

– Uma ótima publicação on line, o WebInsider, tem assuntos ligados à web, distribuídos em tópicos como tecnologia, marketing e negócios. São diversos artigos e análises de especialistas sobre Internet; ótimos textos para quem atua profissionalmente na área ou simplesmente gosta de navegar e se manter informado. O endereço é: http://webinsider.globo.com/.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A Festa de Natal do CECOM de 1999 foi realizada no dia 16 de dezembro, numa casa na Alameda dos Jacarandás, perto do Colégio Santa Marcelina, na Pampulha. Como todos esperavam, não choveu! E foi aquele sol trazendo um calor que não deixou as crianças saírem da piscina.

O churrasco de confraternização ocorreu de forma tranqüila, com os adultos e a crianças disputando a vez de cantarem no videiokê, no jogo de bola das crianças, das bolas jogadas na casa do vizinho e da Bárbara batendo palmas na casa ao lado pedindo a bola.

Houve também o sorteio de brindes doados por Gilmar, Carlinhos, Xina, Elza e Rosa. Se não fossem eles, ninguém ganharia brindes!

Como na maioria das vezes, as fotos foram tiradas por Renato Righi.

Rogério e Nize. Márcio Bunte e Lurdinha ao fundo

Eugênio, Ana Clara, Jacqueline e Alda

Edu, Joãozinho, Cláudia e Carlinhos. Márcio Bunte e Xina de costas

Daniel e Wilca

Adeíse e Márcia

Beatriz

Paulo César e Adriana



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VI, no. 24, de 24/06/1982, publicou a entrevista de Nilson José Marinho Vale, na seção “Um Pouco de Nós”, e notícias sobre levantamento do material de patrimônio, segunda fase do da Cobra Computadores, funcionamento do Sistema Burroughs 6700 no fim-de-semana, curso do Cenadem e seminário da Compucenter, outras outras. As notícias que se destacaram foram:

VERSÃO III.2
A versão III.2 do Sistema Operacional, que se encontra disponível aos usuários todas as quintas-feiras pela manhã, estará disponível também na parte da tarde a partir do dia 1o de julho.
A finalidade dessa disponibilidade é permitir a conversão dos sistemas implantados e software de aplicação.

PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO DO SSC
Dando continuidade ao Programa de Atualização das equipes do Setor de Sistemas de Computação, o analista Eduardo Henrique Lima, chefe do Setor de Suporte de Sistemas, estará proferindo uma palestra nos dias 29 e 30.
A palestra, cujo tema é “Noções sobre o Ambiente do B6700 na Universidade”, vai mostrar aos operadores a interação usuário/computador, acompanhando todo o funcionamento do sistema durante a utilização por parte do usuário.
A palestra do dia 29 será realizada às 07:00, para os turnos da madrugada e da manhã. E a palestra do dia 30, será às 17:30 para os turnos da tarde e da noite.

TV CECOM COM NOVA PROGRAMAÇÃO
Nesta terça-feira, foi introduzido na TV CECOM, o item denominado “-POS.NA FILA-”, que indica a posição relativa de cada job em sua fila. Tal informação embora não informe a ordem absoluta de escalonamento, já que o sistema é composto de diversas filas, dá uma idéia de “Quantos jobs com o mesmo perfil ou características existem antes destes”. A identificação da fila onde encontra-se o job não é fornecida por razões de flexibilidade operacional.



Eventos



FESTA JUNINA DO CECOM

Os preparativos para a Festa Junina do CECOM se encontram na reta final. Como todo ano acontece, a maioria das pessoas deixa para a última hora a confirmação da presença. A Comissão Organizadora da festa solicita, o mais rápido possível, esta confirmação e o pagamento da contribuição.

Foi pedida a colaboração de todos com brindes para os jogos de argola, pescaria, boca do palhaço e corrida do saco. Até o momento, somente algumas pessoas contribuíram e a caixa de recolhimento das prendas se encontra no meio do corredor do 8o. andar, numa posição bem estratégica. É para ninguém falar que não viu a caixa e se esqueceu de trazer a prenda. Colaborem! No dia da festa, a alegria das crianças vale por tudo, ganhando tanta prenda.

A Festa Junina do CECOM vai ser realizada no dia 05 de julho, a partir das 18:00, no Espaço de Festas Sarau, localizado à Rua dos Expedicionários no 1280, no bairro Santa Amélia. Para aqueles que não conhecem o local, será entregue um mapa.

Com relação à rifa que foi feita para angariar fundos para a festa, no último Sistemático foi divulgado o resultado do sorteio das cestas de guloseimas. Hoje, estão sendo publicadas as fotos, de Renato Righi, dos felizes e sortudos ganhadores: Eustáquio, da DAC, e Leandro, filho da Denise. Para os próximos anos, a comissão espera realizar mais rifas! É claro que contando com a valiosa colaboração de todos!

Eustáquio, o feliz ganhador da cesta número 1

Leandro, o ganhador da cesta número 2

NÃO SE ESQUEÇAM DAS PRENDAS PARA A FESTA JUNINA DO CECOM. E CONFIRMEM A PRESENÇA NA FESTA, O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.

 

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Carlos Roberto Alves Rodrigues, amanhã, dia 28; e Regina Helena Moura Brandi, no dia 1o. de julho. E envia os parabéns, também, para os ex-ceconianos: Jader de Freitas Batista, no dia 1o. de julho; Norberto de Souza Lage, no dia 02; Luiz Carlos Campos, Paulo César Marciano de Oliveira e Joaquim Coelho da Fonseca Neto, no dia 03.