Sistemático: Edição 1118 – 18/07/2002


Notícias



NOVOS VÍRUS ATACAM VIA e-MAIL

Na última semana, dois vírus de grande poder de propagação atacaram na Internet: o W32.Frethem.M@mm e o W32.WConn@mm, ambos com suas diversas distribuições. Os dois são recebidos via e-mail e infectam o computador ao ser aberta a mensagem anexada. A partir deste momento o computador passa a ser um novo foco de propagação dos vírus. Durante o processo de envio das mensagens, como ocorria com o vírus Nimda, o funcionamento do sistema operacional fica comprometido, ficando extremamente lento e até mesmo travando o computador. Como em casos anteriores, ambos os vírus mostram-se bem planejados, executando diversas etapas após a infecção, incubando-se, enviando e-mails, reinfectando a máquina e enviando e-mails novamente.

Assim que foi distribuída a vacina para estes vírus, a Rede Administrativa e as Unidades Acadêmicas que já utilizam a máquina anti-vírus do CECOM, que verifica e descontamina as mensagens antes que cheguem à caixa de correio do destinatário, deixaram de receber mensagens enviadas por eles.

Apesar do grande poder de contaminação dos vírus atuais, procedimentos simples podem evitar a infecção de computadores:

– Manter o anti-vírus atualizado.
– Não abrir mensagens de conteúdo duvidoso ou enviadas por desconhecidos.
– Nunca abrir mensagens que contenham, anexados, arquivos dos tipos: .com, .exe, .bat, .eml, .pif, .lnk, .vbs, .scr, .dll, .dbx, .wab, .mbx, .vbs e .bat, pois a probabilidade de que sejam vírus é muito grande.
– Sempre que receber uma mensagem com arquivos anexados do Lotus SmartSuite ou Microsoft Office, verificar estes arquivos com o anti-vírus.
– Nunca seguir a orientação de apagar arquivos que mensagens, mesmo de pessoas confiáveis, mandem remover. Provavelmente é um boato e a falta do arquivo atrapalhará o bom funcionamento do computador.

ESTAGIÁRIOS DA DRC DÃO SUPORTE A UNIDADES ACADÊMICAS

No início de junho deste ano, o aluno Adriano Gripp estreou o programa de estágios da DRC – Divisão de Redes de Comunicação. Gripp permaneceu no estágio durante um mês e realizou diversos serviços de apoio a unidades acadêmicas e na preparação da infra-estrutura necessária para que a UFMG possa atuar como provedor internet de banda-larga, através do convênio com a Way-Brasil, caso este venha a se concretizar.

A partir de 1o. de julho, iniciaram as atividades de estágio os alunos Augusto P. Gomes, Leandro S. Costa e Vicente Joel Valadares, que continuaram os serviços de preparação da infraestrutura e passaram a trabalhar com os sistemas AIX, Linux (distribuições Conectiva e RedHat) e Windows XP. Nestas duas semanas, o grupo teve oportunidade de atuar apoiando o Núcleo de Ciências Agrárias, que estava tendo problemas para configurar máquinas Windows XP, e a Faculdade de Educação, onde foi feita a atualização do software do servidor de e-mail e resolvido um problema de domínios NT. A atuação mais importante, entretanto, ocorreu no ICB, onde foi feito o resgate de uma máquina com sistema operacional AIX, utilizada pelo prof. Ari Siqueira em disciplina do Depto. de Bioquímica e Imunologia, e invadida por crackers . Em consequência deste serviço, o prof. Ari enviou mensagem agradecendo o “suporte de primeira linha” e concluiu dizendo que “seria excelente se gente como vocês pudesse ser adequadamente fixada aos quadros da UFMG”.

Os resultados obtidos neste curto espaço de tempo permitem supor que, em breve, o CECOM poderá deixar de atuar apenas como bombeiro em situações de crise nas redes das unidades acadêmicas e poderá atuar, também, no atendimento à demanda cada vez maior por consultoria em desempenho das redes internas e prevenção de desastres.

TREINAMENTO LOTUS NOTES

Foi oferecido no dia 16/07 mais um treinamento de Lotus Notes para funcionários das unidades administrativas, com a participação de: Alexandre Gomes (DPFO), Artur Risi de Aguiar (DPFO), Edilene Soares da Cruz (Editora), Kennedy Fontana de Souza (BU), Márcia Gonçalves Nascimento (BU), Maria Elizabeth de Oliveira Costa (BU), Michele Marie Ribeiro Perpétuo (CECOM), Núbia Ribeiro de Souza (DPFO), Patrícia Júnia Santos (PROEX), Paulo Pereira da Silva (DSG), Rosane Ferreira Menezes (PRPG) e Vilma Carvalho de Souza (BU).

O instrutor do treinamento foi Antônio Eustáquio Rodrigues e o monitor Danilo Pinheiro Soares Guimarães.


Informativo



GENTEWARE

No seu primeiro dia de estágio no CECOM, todos disseram que ele era o substituto do Daniel Figueiredo. Ele, sem entender o por que, deve ter imaginado mil coisas. Aparentando ser um menino tímido e de poucas palavras, ele é Matheus Moreira dos Santos, estagiário da Divisão de Atendimento e Consultoria, que hoje conta sua pequena história ceconiana.

SIST: Quando você entrou para a UFMG? Entrou para qual curso e, atualmente, em qual período se encontra?
MATHEUS: Entrei para a UFMG no primeiro semestre do ano de 2001, sendo que eu já havia feito vestibular na UFMG em 2000 e não consegui passar na segunda etapa. Passei no vestibular do curso de Engenharia Civil e atualmente estou no terceiro período.

SIST: Como veio para o CECOM? Já tinha experiência na área?
MATHEUS: Uma amiga minha me falou sobre a vaga que haveria para estagiário, na Divisão de Atendimento e Consultoria do CECOM, e eu me inscrevi. Na época, um outro estagiário foi escolhido e, mais ou menos após um mês, foi aberta outra vaga e eu fui chamado. Tinha uma pequena experiência na área, já que havia feito um curso no Centro Pedagógico além das aulas no colégio onde estudava. Até agora, aprendi muito no CECOM e, enquanto estiver por aqui, espero continuar aprendendo mais. O pessoal do CECOM me recebeu muito bem e, graças a isso, tive uma ótima e rápida adaptação que me fez gostar do que faço na DAC.

SIST: Está se dando bem com os usuários?
MATHEUS: Creio eu que estou me dando bem com os usuários da Reitoria, pois até hoje, que eu saiba, ninguém reclamou de alguma coisa que eu tivesse feito.Quando você se relaciona com várias pessoas no trabalho, todos ficam expostos a comentários, sejam eles bons ou ruins. Então temos que aprender a conviver com isto e aproveitar todos os pontos positivos. Até de comentários ruins, pois com eles podemos crescer e melhorar profissionalmente. Os usuários são as pessoas com quem lidamos no dia-a-dia e, se nós esperamos ser bem tratados, temos primeiramente de tratá-los muito bem.

SIST: O que espera desse estágio? É o que você queria?
MATHEUS: O que mais aprendi no CECOM foi o relacionamento, a comunicação e a interação que se tem, tanto com os usuários, como com os companheiros de trabalho. Este é um dos motivos que me fazem estar gostando do estágio: você aprende a se relacionar com as pessoas. Aprender várias tarefas relacionadas à informática é ótimo, principalmente hoje em dia que o mundo se “movimenta” na Era da Informática. Para a minha formação profissional, está sendo ótimo estar realizando este estágio aqui no CECOM.

SIST: E como é a sua turma da escola?
MATHEUS: A minha turma da universidade é bastante unida. Vejo muitas pessoas que estão na faculdade e dizem que estão ali somente para estudar e se formarem, sendo que na vida você tem que aproveitar ao máximo todas as idades e fases que se passam com o tempo e se não aproveitá-las você pode ter certeza de que irá se arrepender no futuro. Organizamos, pelo menos, um churrasco por período. São pessoas em que você pode confiar e compartilhar a melhor época da vida, que é a Universidade. Se eu pudesse, ficaria por muito mais tempo na faculdade.

SIST: Como a sua história no CECOM é bem pequena, conta um pouco sobre você.
MATHEUS: Nasci em Belo Horizonte, sou filho de Wagner Luiz Moreira dos Santos e Sônia Maria Lobato Moreira. Tenho dois irmãos mais velhos: Eric, de 25 anos e Thiago, de 22 anos. Tirando a faculdade e o estágio, gosto muito de sair nos finais de semana e viajar, entre outras coisas mais.

SIST: O que espera para o futuro?
MATHEUS: Realmente espero me formar e ser uma pessoa bem sucedida, tanto financeiramente como profissionalmente. Quero também ter vários amigos nos quais possa confiar e, acima disso tudo, ter muita saúde para usufruir da vida.

Esperamos que Matheus possa aprender muito no CECOM e que o sorriso com que ele chega todos os dias ao 8o. andar seja permanente. E vem aquela pergunta: – Será que ele conseguiu substituir o Daniel, à altura? Só perguntando para as usuárias!

CONHEÇA OS RECURSOS DO SISTEMA DE TELEFONIA

Saiba como gastar menos com serviços de telefonia, utilizando as seguintes dicas:

a) para ligações com origem e destino dentro do Campus Pampulha ou Saúde, ou para outro ramal do seu próprio prédio, use ligação direta a ramal. Elas são gratuitas;

b) procure usar e-mail e outros recursos de tecnologia da informação do projeto Grude. Não há custos e sua conversação fica registrada;

c) evite ligações para celulares. Elas podem custar até seis vezes mais do que uma ligação normal;

d) seja breve em suas ligações, principalmente quando elas não forem locais;

e) utilize os serviços de bloqueio e definição de categorias permitidos pelas centrais telefônicas da UFMG. Você pode racionalizar o uso e controle e evitar ligações indesejáveis;

f) não se esqueça de que o serviço de telefonia deve ser utilizado exclusivamente para os interesses institucionais. Usando-o para questões particulares, providencie o reembolso à Universidade.

Estas dicas e outros assuntos correlacionados se encontram no site do CECOM, na parte de Telefonia, no endereço www.ufmg.br/dti/cecom.

O OCASO DAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS

O jornal O Globo publicou, no dia 15/07/2002, uma reportagem sobre o ocaso das agências bancárias, transcrita a seguir:

“A Internet já está ultrapassando as agências bancárias na preferência dos clientes. Segundo a Federação Brasileira das Associações dos Bancos (Febraban) são 13 milhões de clientes usando a Internet para movimentar suas contas no país. O número inclui tanto as pessoas que têm micro ligado à Internet em casa, quanto os que apenas usam os computadores da empresa em que trabalham. Há algum tempo as operações bancárias nos caixas eletrônicos já haviam ultrapassado as tradicionais, mostra a Febraban. Mas, agora, pelo menos nos maiores bancos do país, a Internet vem ocupando maior espaço, segundo os principais executivos dessas instituições.
No Banco do Brasil, 23% das 241 milhões de transações realizadas em maio foram em canais virtuais (internet, palm top , celular wap ), enquanto só 18% passaram pelos caixas. As demais foram em terminais e caixas eletrônicos. Em dezembro de 2000, os caixas tradicionais atendiam 35% das transações, enquanto apenas 17,5% delas passavam pela rede. Segundo executivos dos bancos, essa proporção se repete nos maiores bancos de varejo.
De acordo com a Febraban, o total de clientes conectados subiu de 3,1 milhões, em 1998, para 13 milhões, num país que possui 52 milhões de contas bancárias. Entre 2000 e 2001, a relação virtual dos clientes com os bancos cresceu 121,9%. No mesmo período, as transações nos caixas eletrônicos aumentaram 11,7% e nos caixas comuns, 29%.
Expansão começou no ano 2000
O boom de transações bancárias pela internet foi ajudado pela simplificação dos serviços na rede. Em 1999, segundo a Febraban, essas operações dependiam dos CDs e disquetes com programas que eram distribuídos aos correntistas. Em 2000, os bancos começaram a permitir que as transações fossem feitas diretamente pela Internet, estimulando os clientes a migrar dos antigos sistemas para o novo.
O diretor de Produtos Especiais do Bradesco, Cândido Leonelli, afirmou que o desafio no banco é aumentar as transações envolvendo dinheiro pela Internet, que atualmente representam 20% do total de operações feitas pelos clientes da instituição na rede. Cerca de 80% dos acessos à Internet ainda são simples consultas de saldos e extratos. Segundo ele, o Bradesco vem registrando, em média, cinco mil novos clientes internautas por dia.
Dos 4,2 milhões de internautas no Bradesco, 500 mil já fazem seus investimentos por meio do nosso Shopinvest. Há casos de clientes que fazem 180 transações de compra e venda de ações na bolsa por semana, afirma Leonelli.
A mudança nos hábitos é mais visível quando se observa que a Internet já compete com as agências durante o horário de funcionamento e não mais após o expediente.
A maior parte dos acessos à Internet ocorre entre 8h e meio-dia e em torno das 18h. É uma evidência do uso da Internet no trabalho. As pessoas estão indo menos ao banco na hora do almoço, disse o gerente da Divisão de Marketing do Banco do Brasil, Hideraldo Dwight.
O diretor de Internet do Unibanco, Marcelo Tonhazolo, disse que os bancos estão cobrando tarifas diferenciadas para atrair os clientes para a Internet. Um DOC no Unibanco custa R$ 10 no caixa da agência e R$ 3,50 na Internet.
Com o tempo, o cliente se torna receptivo a produtos mais complexos, diz o diretor do Unibanco, que tem 770 mil dos seus 3,5 milhões de clientes no Internet banking .
Pela comodidade do serviço, o diplomata Alexandre Brasil aderiu ao banco pela Internet já nos primeiros tempos de implantação, em 1998:
O maior problema das agências são as filas e horários. Não faço mais nada de serviço bancário sem Internet, a não ser que tenha que ir obrigatoriamente ao banco, por algum motivo, como sacar dinheiro.
Segundo o diretor do Bradesco, o Deutsche Bank fez uma pesquisa mundial e concluiu que no futuro os bancos terão 60% das transações em multimeios, 20% na Internet e as demais 20% continuarão nas tradicionais agências. Nos EUA, a consultoria McKinsey Quartely estima que, em 2003, pelo menos 25 milhões de correntistas movimentarão suas contas on-line. E na Europa, a consultoria Datamonitor informa que o mercado de bancos pela Internet deve chegar a US$ 5 bilhões em 2005.”

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A Festa de Natal de 1980 foi realizada no dia 23 de dezembro, no Clube XV Veranistas. Segundo notícia no Sistemático Ano IV, no. 53, de 30/12/1980, a festa “alcançou o sucesso esperado tanto pela Comissão Organizadora quanto pelos próprios funcionários. No Clube XV Veranistas estiveram presentes quase 100 pessoas, participando ativamente da comemoração. Os destaques da festa foram, sem dúvida, o traje de José Caetano Pinto e a entrada obrigatória dos menos avisados na piscina.”

Naquela época, ainda existiam os presentes de Amigo Oculto e Mui Amigo, surgindo cada presente que causava bastante gargalhada. A batucada, liderada por Walter Guerra e Sérgio Maurício, era sempre motivo de alegria e ninguém queria ficar de fora. Os estagiários ficavam sempre à beira da piscina e o futebol corria quase que o tempo todo.

Ninguém se lembra precisamente quem são os autores das fotos, podendo ser Lelé ou Luiz Ricardo.

Dilma e o desenho do “feudo”, com Luiz Ricardo e Denise Spira, tendo ao fundo Seu Zé

Sônia, Lino, Bauer, Beatriz Perrela e Caetano, vestido de mulher

O futebol com Luiz Carlos, Paula Vianna e Walter

Uma vista do salão onde foi servido o churrasco aparecendo Marcos Aurélio, André Maurício, Frota, Marcelo e Paulo Inácio

Frota e Mário Terenzi, tendo ao fundo Aldemar

Geth, Helinho, Help e Regina Antônia

A turma da batucada com Geth, Sérgio Maurício (de costas), Manuela, Helinho, Bessa, Aldemar, Jonas, Walter e Marcelo

Maria Miriam, diretora do CECOM na época



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VI, no. 27, de 15/07/1982, publicou notícias sobre a prorrogação das bolsas de trabalho da Fump, Concurso Público da UFMG, funcionamento do Sistema Burroughs 6700 no sábado, a entrevista de Gilberto Barbosa Campos, na seção “Um Pouco de Nós”, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

II CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO
Está sendo realizado em Ouro Preto, desde a segunda-feira, dia 12, o II Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Entre as atividades do congresso da SBC estão o 12o. Seminário de Computação na Universidade-SECOMU e o 9o. Seminário Integrado de Software e Hardware-SEMISH.
Eduardo Henrique Lima, chefe do Setor de Suporte de Sistemas, e Luiz Carlos Campos estiveram na terça-feira assistindo à programação do SECOMU e SEMISH. …

CONCURSO AGENTE DE PORTARIA
As folhas de respostas do Concurso Agente de Portaria da UFMG já se encontram no CECOM e estão sendo perfuradas.
Estão sendo feitos também na Divisão de Usuários, o acerto e a complementação de dados no cadastro, colhidos no dia da realização da prova.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Kátia Lisboa Macedo, no dia 18; Simone Lopes de Moura e Adelaide Maria Coelho Baeta, no dia 19; Márcio Benedito Baptista, no dia 20; Luiz Fernando Costa e Fátima Daniel de Sales, no dia 21; e José Eduardo Azevedo Carvalho , no dia 23.

TREINAMENTOS PARA SERVIDORES PÚBLICOS

O IBGE iniciará em agosto a oferta de treinamentos, para servidores públicos, previstos para este ano, como parte do acordo firmado com a Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, por intermédio do Departamento de Treinamento da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/DETRE).

Os cursos oferecidos são os seguintes:


Curso
Carga Horária
Vagas
Período
Horário
Inscrições até
Confirmação de Participação
Gerenciamento de Compras e Serviços
35h
20
05 a 16 de agosto
13:30 às 17:15
19/07
26/07
Melhoria da Gerência Pública
28h
20
09 a 18 de setembro
08:30 às 12:15
23/08
30/08
Mobilização de Equipes
21h
20
14 a 22 de outubro
14:00 às 17:15
27/09
04/10
Qualidade na Administração Pública
14h
20
11 a 14 de novembro
13:30 às 17:15
25/10
01/11

 

Na UFMG, as inscrições serão centralizadas na Secretaria da Pró-Reitoria de Recursos Humanos. Qualquer dúvida, entrar em contato com Marília ou Ana Paula através dos telefones 34994547 e 34994308.

CURSOS DE EXTENSÃO DA ESCOLA DE MÚSICA

Encontram-se abertas até o dia 31 de julho, na FUNDEP, as inscrições para a seleção aos cursos de extensão em música no segundo semestre de 2002, oferecidos pela Escola de Música da UFMG. Neste semestre, existem vagas nas seguintes áreas: Curso de Instrumentos e Canto, Projeto Bandas e Música Popular. Maiores informações e inscrições na FUNDEP, em dois endereços: Praça de Serviços da UFMG, loja 7, Campus Pampulha, ou no Conservatório UFMG, à av. Afonso Pena, 1534, Centro, fone: 3499-4220 e e-mail: praca@fundep.ufmg.br.