Sistemático: Edição 1121 – 08/08/2002


Notícias



NOVO SISTEMA ACADÊMICO

O desenvolvimento do projeto do Novo Sistema Acadêmico foi retomado no início desta semana. Como parte das atividades previstas, na última terça-feira, dia 06, foi promovido seminário interno no CECOM para a avaliação de aspectos de segurança a serem considerados na construção de sistemas em ambiente Web, plataforma esta que será utilizada para o novo Sistema Acadêmico.

O seminário foi aberto pelo consultor externo Marco Aurélio Mendes, que apresentou questões associadas às características da arquitetura J2EE para se garantir segurança na autenticação e autorização de acesso dos usuários, bem como no transporte físico das informações.

Em seguida, o diretor da DAS, João Carlos Lages, explicou características do sistema de segurança desenvolvido e utilizado pelo CECOM nas aplicações implementadas em ambiente Cliente/Servidor. Este sistema é denominado de CECSEG.

Ao final, foi aberto espaço de debate no qual as diversas áreas do CECOM avaliaram os pontos apresentados.

Para os próximos dias, o coordenador do Projeto do Sistema Acadêmico, Gilmar Lima Guimarães, agendará com a equipe técnica do LCC apresentação e características da autenticação através do Grude, para que se possa verificar sua adoção na certificação dos usuários no novo Sistema Acadêmico.

Participaram do seminário: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Gilmar Lima Guimarães, João Carlos Lages, José Maria da Silva Bessa, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, Denise Cristina de Assis Moreira, Mário Magalhães Lara, Hélio Teixeira da Costa, Ronaldo Araújo Costa, Raimundo Natalino Chaves, Maria Beatriz de Souza Pereira Prado e Maximiliano Luiz Souza Guimarães.

ACESSO AO SERPRO MIGRARÁ PARA A WEB

O acesso aos sistemas mantidos pelo Governo Federal, principalmente voltados para as áreas de Pessoal, Contabilidade e Compras, era feito, originalmente, a partir de terminais centralizados e dependentes de tecnologia obsoleta. Há sete anos, para agilizar este acesso, permitindo a descentralização das atividades relacionadas aos sistemas, o CECOM viabilizou infra-estrutura que permite, desde aquela época, o uso através de qualquer micro ligado à Rede UFMG.

Entretanto, a partir de agora, o Governo Federal está providenciando a modernização dos sistemas sob a responsabilidade do Serpro, viabilizando que todo o acesso a eles se dê através da Internet. Isto garantirá a manutenção das vantagens atuais do modelo descentralizado de acesso da UFMG, incluindo novos recursos, que permitirão uma melhoria na qualidade e disponibilidade dos serviços relacionados ao SIAFI, SIASG e SIAPE.

Para efetuar a migração do acesso para este novo ambiente, o DCF, o DSG, o CECOM e o DP trabalharam em conjunto e, agora, entram na etapa de implantação do novo serviço.

Para orientação dos usuários de todas as unidades envolvidas e divulgação do processo de migração, será realizado, no próximo dia 13 de agosto, às 14:00, na Sala dos Conselhos, 4o andar do prédio da Reitoria, evento promovido pelo DCF, DSG e CECOM. Convite específico está sendo encaminhado a todas as unidades gestoras da Universidade.

No mesmo dia, a home page do CECOM será modificada, passando a manter link para o novo serviço, com instruções de utilização e informações atualizadas, que serão mantidas pelos órgãos envolvidos.

Participaram da execução deste projeto: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Aleixina Maria Lopes Andalécio e Ronaldo Araújo Costa, do CECOM; Macilene Gonçalves de Lima e Valéria Aparecida da Silva, do DCF; Edna Lúcia Gelmini e Gilberto Soalheiro Matos, do DSG; e Antonino Bosco de Andrade Oliveira, do DP.

SISTEMA VTLS SERÁ ATUALIZADO

O VTLS, sistema de controle do Catálogo Coletivo on-line das Bibliotecas da UFMG, será atualizado da versão 2001.1 para a versão 2001.3. Antes de fazer esta atualização, é necessário migrar o banco de dados Oracle da versão 7, atualmente instalada, para a versão 8i.

O serviço de migração do banco de dados Oracle será iniciado na próxima quarta-feira, dia 14, às 19:30, ficando o sistema indisponível a partir deste horário. Os analistas Hélio Teixeira da Costa, da DAC, e Ronaldo Araújo Costa, da DAS, são os responsáveis por esta tarefa.

Complementando o trabalho, na quinta-feira, dia 15, será feita a atualização do VTLS, por Hélio Teixeira da Costa, com o apoio de Jacqueline Pawlowiski, da Bibioteca Universitária.

O retorno do sistema à normalidade está previsto para as 9:00 de sexta-feira, 16/08.

LX 5320 TEM RECORDE DE ACESSO

Desde a época do então antigo A10, por volta de 1996, que o ambiente mainframe vem apresentando índices de acesso em queda indicando o efeito gradual da substituição ou eliminação dos serviços e sistemas nele instalados.

Após a implantação do equipamento LX 5320 e substituição ao A10, apesar do maior desempenho do primeiro, nenhum recorde havia sido registrado.

Entretanto, em função de atividade de auditoria realizada pela Diretoria do CECOM, foi verificada a ocorrência de índices expressivos de acessos, coincidentes com os períodos de matrícula da graduação nos anos de 2001 e 2002.

Desta forma, foi batido o recorde mensal de transações que, durante anos, pertenceu a fevereiro de 1995, bem como o recorde de faixa de horário, que não apresentava mudanças desde outubro de 1998.

Esta elevação inesperada destes indicadores se deve ao grande volume de acessos realizados pelos alunos de graduação aos seus dados acadêmicos, serviço este que é disponibilizado via Web.

Veja abaixo o quadro de recordes atual do LX 5320:

Mensal
T. Resposta
Mês
Ano
N. Transações
1,1
Maio
02
1.010133
0,6
Julho
01
953.070
0,8
Fevereiro
95
871.272
0,7
Janeiro
96
865.768
Diário
T. Resposta
Data
Dia
N. Transações
0,9
25/01/96
Quinta
64.844
1,6
16/01/98
Sexta
64.426
1,5
19/02/97
Quarta
60.619
0,6
26/06/01
Quinta
59.431
Horário
T. Resposta
Data
Dia
Faixa
N. Transações
0,5
23/07/01
Segunda
18:00 – 24:00
15.785
2,2
19/10/98
Segunda
18:00 – 24:00
13.656
1,0
17/06/02
Segunda
18:00 – 24:00
10.986
1,0
16/01/98
Sexta
11:00 – 12:00
9.791


Informativo



EDIÇÃO DA PRÓXIMA SEMANA

O Sistemático não estará circulando na próxima semana, devido ao feriado municipal, na quinta-feira, dia 15, Assunção de Nossa Senhora, retornando no dia 22 de agosto.


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas de sites:

– Para não dizer que não falei de motos e viagens, aí vai uma dica para quem gosta de dirigir uma moto. A página tem várias dicas para quem gosta de viajar sobre duas rodas e muitas fotos. O endereço é: http://www.motoestrada.com.br.

– Sempre gostei de duas rodas e ainda quero comprar uma máquina dessas. Mas para saber das coisas, o melhor é conhecer clubes de motociclistas e eventos pelo Brasil afora. Visitem a página http://www.motoclubevirtual.com.br.

– Pessoal! Visitar a página http://www.allenmuseum.com é fazer uma viagem no tempo para os amantes de moto. Neste museu você vai encontrar as mais antigas e diferentes motos que se possa imaginar. Tem a Norton Commando de 1972, 1968 Harley KR750, 1970 Triumph Trident, 1972 Harley Davidson XR750TT, entre outas. É uma verdadeira viagem no tempo da velocidade

– Antigamente, você usava um protetor de tela que era um aquário. Todo mundo tinha. Pois é, isto era antigamente! Agora, além de ficar olhando para um aquário virtual, você pode personalizar o seu peixinho e acompanhar a evolução dele. Muito melhor do que um aquário de verdade, já que você não precisa limpar. É muito legal e divertido. As crianças vão adorar. O endereço é http://www.virtualfishtank.com.

– O rock nacional nos anos 80 explodiu e surgiram várias bandas. Foi um enorme sucesso e algumas sobreviveram, como os Titãs e Paralamas. Outras, tiveram algum sucesso, mas acabaram sumindo. Agora, algumas destas bandas estão voltando à ativa, como é o caso do RMP e do Finis Africae. Na página http://www.finisafricae.com.br tem fotos, agenda de shows, mp3 etc.

– É sempre aquela discussão de que o melhor filme é este ou aquele. Mas para tentar chegar a um consenso, a página http://www.internetmovieawards.com/ resolveu tentar descobrir qual é o melhor. Participe da votação e veja se o filme que você assistiu é o melhor. (Site em Inglês)

– GSK lançou recentemente a primeira vacina combinada contra a difteria, tétano e coqueluche para adultos e adolescentes com mais de 10 anos de idade. Até agora, a vacinação contra a coqueluche só era possível para crianças com menos de 07 anos de idade. Esta e outras informações estão na página http://www.casadevacinasgsk.com.br. Vale a pena conferir.

– A página http://www.who2.com/ tem centenas de informações sobre pessoas famosas e se concentra em fatos curiosos sobre atores, cantores ou outro tipo de personalidade pública. (Site em Inglês)

– Todas as vezes em que se fala em expedições, logo imaginamos locais afastados e muito antigos. Então, longe de pensar que dentro das cidades existem diversos lugares que podem ser explorados, como galerias de esgoto, construções abandonadas, prédios antigos etc. Nesta página, podemos ter uma idéia do que pode ser descoberto com filmes e fotos de lugares que fogem à nossa imaginação. O endereço é: http://www.zone-tour.com/. (Site em Inglês)

Adyr selecionou os seguintes artigos encontrados na Web:
Motrix facilita o uso do computador por deficientes – Além de fornecer o software gratuito, a URFJ vai treinar os usuários. A primeira turma de treinamento do Motrix, ministrada por José Antônio Borges.
Com poucas horas de treino, a maior parte das pessoas consegue dominar os comandos do programa. A principal dificuldade, no entanto, é que a maior parte dos tetraplégicos nunca havia usado um computador. Aprender a lidar com as janelas, comandos e ícones do Windows são os maiores desafios para os deficientes e as turmas de treinamento do NCE também vão ajudar nesse processo.
‘’O computador permite que o deficiente físico envie e-mails, pague uma conta no banco e leia um jornal. Isso dá a ele maior capacidade de expressão e relacionamento social e ajuda no tratamento’’, explica o o coordenador do curso de Fisioterapia, do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação, José Francisco da Silva.
Entre aqueles que pretendem comprar computador motivados pelo surgimento do Motrix está o corretor de seguros Cláudio Gonçalves, 37 anos, e tetraplégico há vinte anos após um acidente de carro. Ele retém parte dos movimentos da mão, mas não tem sensibilidade suficiente para usar um mouse ou trackball. ‘’Já consigo mexer no Motrix. A parte mais difícil é entender o funcionamento do computador’’, afirma.
Permitir que tetraplégicos lidem com um computador através de comandos de voz é apenas o primeiro passo do projeto Motrix. Estão sendo feitos testes com equipamentos de controle doméstico. Assim, será possível apagar e acender luzes, mudar o canal da televisão e acionar o ventilador através de comandos de voz.
Já existia no mercado, outros softwares para reconhecimento de voz, como o Via Voice da IBM. Esse sistema, no entanto, foi desenvolvido para facilitar o trabalho de quem precisa digitar longos textos, e não para pessoas com deficiências motoras. Ele é usado por alguns tetraplégicos, mas outros o consideram muito difícil. ‘’O foco do Via Voice é o ditado, e não a acessibilidade. O Motrix não possui tantas funcionalidades quanto o Via Voice, mas essa limitação torna seu aprendizado mais fácil por tetraplégicos, que não podem ficar muito tempo sentados em frente a um computador’’, explica Antônio.
O Motrix não é muito eficiente na realização de ditados, pois cada letra precisa ser soletrada segundo o alfabeto fonético, usado em comunicações por rádio (no qual a letra A é representada pela palavra Alfa, B por Beta assim por diante). Nesse quesito, certamente, o Via Voice é mais eficaz, e há planos de integrar os dois softwares no futuro.
A versão em inglês do Motrix estará disponível no site do NCE em agosto, e até o final do ano os desenvolvedores prometem uma versão em português.

O que vale são idéias na cabeça – Ele é um mito para muitos jovens que tentam os caminhos da computação gráfica. Foi possível comprovar nas filas para sua concorrida palestra no último Anima Mundi. O motivo é justo. Afinal, Carlos Saldanha é hoje o brasileiro com mais destaque e respeito em Hollywood. Sua brilhante e rápida carreira está totalmente ligada a Fox/Blue Sky, hoje um dos três maiores estúdios de animação do planeta, responsável pelo sucesso de “A era do gelo”, co-dirigido por ele. Em sua passagem pelo Rio, conversou com o Info , abordando a tecnologia por trás de um grande estúdio de animação e os desafios para o futuro. (Jornal O Globo)

Músicas agora têm guitarra, teclado, baixo, bateria… e mouse – Alguns tocam violão e guitarra. Outros, teclado e piano. Há também os baixistas, os saxofonistas e os bateristas. Mas tem crescido o número de pessoas que usam um instrumento moderno e pouco convencional, o mouse. (Jornal Folha de São Paulo)

Beleza é fundamental – Aquele PC que nasceu grande e feio, no início da década de 80, hoje está totalmente integrado ao ambiente doméstico, num casamento bem-sucedido com móveis, equipamentos de som e vídeo. À medida que evoluiu em capacidade de processamento e armazenamento de dados – e cada vez mais começou a fazer parte da vida das pessoas – o PC ganhou status dentro de casa. E para isso, precisou provar que, além de funcional, também pode ser bonito. (Jornal Estado de Minas)

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, no final do mês de julho, as seguintes notícias:

PT abre loja virtual para arrecadar fundos – Pelo menos um partido político decidiu aderir à web para arrecadar mais fundos para sua campanha: o PT, que abre uma loja virtual no próximo dia 1º de agosto.
Na loja – a primeira aberta até o momento para um partido -, o internauta vai encontrar bonés, camisetas, pulseiras, brincos, vídeos sobre os encontros dos partidos e CD-ROMs com projetos do PT, além de um espaço para o recebimento de doações – aliás, no final de cada compra, o eleitor poderá optar se quer acrescentar mais algum valor a título de doação ao partido. As formas de pagamento serão cartão de crédito (Visa e Redecard) e boleto bancário e, em breve, serão oferecidas as opções parcelamento no cartão e débito automático em conta corrente.
Segundo Marcelo Xavier, diretor de marketing da Miracula (que desenvolveu a loja), o site contará com uma forma transparente – no caso, placares eletrônicos – de mostrar ao eleitor quanto o PT já arrecadou com a loja virtual e quantas pessoas já fizeram compras. Xavier explica também que o usuário que se cadastrar na loja terá alguns benefícios extra como brindes e acesso a promoções – além de se livrar de ter que digitar todos os seus dados a cada compra.
A loja virtual do PT entra no ar no dia 1º no site oficial do partido (www.pt.org.br e no site oficial do candidato à presidência, Lula).

Nokia cria loja virtual – A fabricante de celulares finlandesa Nokia inaugurou sua loja virtual, com vendas para todo o país.
Para não bater de frente com as operadoras, responsáveis por comercializar os celulares para o consumidor final, a Nokia vende apenas acessórios em seus sites. Há carregadores de mesa e de carro, fones de ouvido e baterias de diferentes modelos.
Bem organizada, a loja traz todos os aparelhos disponíveis no Brasil e para saber quais são os acessórios de cada um deles, basta clicar na imagem do produto.
Além disso, para quem quer comprar celulares, o endereço pode dar uma boa ajuda. É possível buscar por modelo de aparelho, estado e cidade quais são os pontos de venda para cada um dos telefones.

HD supera a marca dos 200 GB – A Western Digital resolveu ultrapassar a barreira dos 160 GB para discos rígidos de PCs e criou um HD com capacidade para nada menos de 200 GB. Hoje, em PCs topo de linha, é mais comum se encontrar discos com 80 GB.
Batizado como Drivezilla – uma alusão ao monstro marinho gigante Godzilla – o HD, que na verdade se chama WD Caviar 7200, roda a 7 200 RPM (daí o nome), com taxa de transferência de dados para o computador de 2 MB, o que o faz um drive bastante rápido. Dividido em três discos com interface EIDE, oferece velocidade de leitura de 8,9 milissegundos e de gravação de 10,9 ms.
O novo disco rígido começa a ser vendido online e nas lojas especializadas, nos Estados Unidos, dentro de poucos dias. A expectativa é que ele comece a integrar várias marcas de PC ainda durante este trimestre.

MS muda sistema de licenças após 5 anos – A Microsoft está próxima de completar a maior mudança em cinco anos na maneira como vende software para um sistema de assinaturas que permitirá ao cliente receber atualizações periódicas de seus programas mediante o pagamento de uma taxa. Até o dia 31/07, a maior fabricante mundial de software terá implementado completamente a mudança de maneira que os clientes corporativos terão de pagar para ter direito às versões mais atualizadas de seus programas.
O presidente-executivo, Steve Ballmer, admitiu que a mudança nas complexas práticas de licenciamento em volume, lançadas há cinco anos, criaram alguma confusão.
“O fato é que nossos clientes provavelmente não entenderam nosso licenciamento e alguns deles fizeram a transição antes e a dor percebida é maior do que é atualmente”, disse Ballmer a analistas, na sede da Microsoft, na semana passada.
A Microsoft espera estabilizar suas receitas com contratos de vários anos que prometem entregar atualizações periódicas por meio do novo programa “Software Assurance”.
Até agora, os clientes compravam uma licença e geralmente pagavam uma vez para atualizar o produto com desconto.
Sob o novo sistema, os compradores precisam decidir se pagam para terem direito a instalações regulares de atualizações a qualquer momento ou optam para ficarem fora do plano e pagarem o preço completo pela versão completa do software mais tarde.
A mudança, atentamente acompanhada pelos consumidores, parceiros, investidores e competidores da Microsoft, vai afetar principalmente quem compra software em volume, não clientes que adquirem produtos Microsoft em uma loja ou com um novo computador.
Porém o novo plano de licenciamento gerou reclamações em um momento em que os orçamentos para tecnologia da informação estão sob pressão e companhias menores estão relutantes em atualizar seus sistemas para a última versão do Windows, por exemplo.
A maioria dos clientes corporativos vão acabar pagando mais por atualizações mesmo se optarem ou não pelo novo método de licenciamento, “uma realidade que tem causado fogo pesado de clientes e críticos”, disse Paul DeGroot, analista da Directions at Microsoft, uma empresa de pesquisa de mercado independente.
Enquanto grandes companhias optaram pelo novo plano, rivais afirmam que alguns negócios menores escolheram sistemas abertos como o Linux.
A demanda por Linux “foi para espaço nos meses recentes”, disse Diane Hagglund, diretora da Freshwater Software, que produz uma versão Linux de seu sistema de monitoramento da Internet.

Opera e IBM farão browser com XHTML e voz- A Opera se juntou à IBM para o desenvolvimento de um browser multimodal, baseado na especificação X+V (de XHTML + Voice), para acesso a informações web e de voz em um só dispositivo móvel.
Tanto Opera quanto IBM, em parceria com a Motorola, fizeram parte do grupo que propôs a inclusão do padrão X+V aos padrões de internet definidos pelo W3C. A tecnologia multimodal promove o intercâmbio entre diversas formas de entrada e saída de dados – como comando de voz, teclados e canetas para PDAs, por exemplo -, permitindo ao usuário acessar a tecnologia na plataforma que lhe for mais conveniente no momento. Como exemplo, a Opera explica que um usuário pode solicitar determinada informação por comando de voz e receber a resposta no formato de texto ou gráfico, entre outros formatos.
A versão beta do browser X+V da Opera será liberada durante o outono americano – ou seja, em algum momento entre setembro e dezembro deste ano.

Declaração de isentos na web começa amanhã – A Receita Federal libera no dia 1º a entrega, via internet, da Declaração de Isento 2002. Quem não preencher o formulário por um ano tem seu CPF suspenso – e a não declaração por dois anos consecutivos leva ao cancelamento do documento.
O prazo este ano para a declaração vai de 1º de agosto a 29 de novembro, ou seja, quatro meses. O processo é simples: basta informar o número do CPF e preencher alguns dados cadastrais. Para quem mora fora do país, a declaração estará disponível no site da Receita a partir de segunda-feira, dia 5 – e exige o preenchimento de um questionário com informações como, por exemplo, se o isento é titular de conta corrente ou proprietário de imóvel no Brasil, entre outras.
A declaração também pode ser feita via ReceitaFone, cujos números são 0300-780300, para ligações feitas do Brasil, ou o número 55 78 300 78 300, para ligações originadas do exterior – neste caso, por causa do acordo da Receita com a Embratel, cada chamada sai por 0,27 centavos o minuto, a partir de telefones normais, e por 0,50 centavos o minuto a partir de celulares.
Além dessas duas opções, a Declaração de Isento ainda pode ser entregue pelo correio, nas lotéricas ou em agências do Banco do Brasil.

Conectiva transfere marca Linux a Torvalds – A Conectiva transferiu os direitos da marca Linux no Brasil para o criador do sistema operacional, Linus Torvalds, depois de quase quatro anos detendo a marca.
Segundo a Conectiva, o registro foi feito em dezembro de 1998 para “resguardar os interesses de todos que usufruíam da plataforma na região”. “Nossa meta era guardar a marca Linux no país enquanto Torvalds não via interesse em registrá-la”, declarou o diretor presidente da Conectiva, Sandro Henrique Nunes, em comunicado oficial. O executivo explicou que a transferência foi efetuada assim que o desenvolvedor manifestou seu desejo.
Torvalds já possuía o poder da marca nos Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Alemanha, entre outros países. De acordo com a Conectiva, o termo de cessão e transferência foi assinado no último dia 19, perante o INPI.

NOVO SITE DO CENEX/FALE

O Centro de Extensão da Faculdade de Letras está divulgando seu novo site. O endereço é: www.letras.ufmg.br/~cenex.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Esta semana, O Sistemático está publicando fotos do cotidiano do CECOM no ano de 1986, tiradas no mês de abril, antes da primeira reforma do 8o andar. O corredor era estreito, a Secretaria Administrativa ficava no mesmo lugar e as divisões tinham outros nomes. Verificando o que havia acontecido na época, repassando as páginas antigas do Sistemático, achamos notícias sobre a eleição e posse do Reitor Cid Veloso; eleição e posse do diretor do CECOM, Eduardo Henrique Lima; formação da nova equipe do CECOM na qual Carlos Alfeu foi designado chefe da Divisão de Apoio Administrativo.

As lembranças são muitas, de uma época em que a Bárbara trabalhava no Setor de Serviços Gerais, chefiado pela Sálvia; Euclídia era chefe do Setor de Treinamento e Divulgação; Help chefiava o Setor de Documentação; e Luiz Henrique pertencia à equipe do Setor de Apoio ao Usuário.

Até que a memória funcionou bem, mas não foi possível lembrar quem tirou as fotos. Fica então, autor desconhecido (ou melhor, esquecido!).

Bárbara no guichê da Secretaria Administrativa

Euclídia sempre sorridente

Help se assustou com o fotógrafo

Luiz Henrique saindo do Setor de Apoio ao Usuário



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VI, no. 30, de 05/08/1982, publicou notícias sobre a comissão criada pela diretoria do CECOM para avaliação de desempenho de pessoal, visita aos equipamentos do CECOM, escolha do novo Vice-Reitor da UFMG, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

TREINAMENTO NA BURROUGHS
Luiz Carlos Campos está participando, desde a última segunda-feira, de um treinamento na área de hardware, organizado pela Burroughs Eletrônica. …

PROJETO ALUNO
Na última segunda-feira, José Eduardo Valle Santos, da Divisão de Usuários, e todo o pessoal do Suporte assistiram a uma palestra, proferida por William Andalécio, a respeito do sistema semi-automatizado de cadastramento, como usuários, de alunos de disciplinas que utilizam o computador B6700.



Eventos



CURSO DE CONECTORIZAÇÃO

Os funcionários da Divisão de Redes de Comunicação, Geraldo dos Reis e Wilton Campos, estão participando do curso de instalação e conectorização de cabos ópticos e metálicos (AMPact I), da Deltatronic. O curso será realizado hoje e amanhã, no Hotel Royal Savassi, em horário integral.

TREINAMENTO LOTUS NOTES

Amanhã, dia 09/08, é o último dia para inscrição na Turma 8, do treinamento sobre Lotus Notes, que vai ser oferecido pelo CECOM no dia 14/08, no horário de 08:00 às 12:00, na Sala de Aulas 2 do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria, para os usuários das unidades administrativas.

As inscrições devem ser feitas através de e-mail para o endereço xina@cecom.ufmg.br, informando o nome completo e o e-mail do indicado.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os próximos aniversariantes: Maria Auxiliadora dos Santos, no dia 12 e Marcelo Novaes Machado, no dia 14. E os parabéns para os ex-ceconianos: Isabel Cristina de Oliveira (Editora), no dia 11; David Lan Kwai Pan, no dia 16; e Izaías Marques de Oliveira, no dia 17.