Sistemático: Edição 1122 – 22/08/2002


Notícias



VICE-REITOR AVALIA ANDAMENTO DE PROJETOS

Nesta última terça-feira, as equipes do CECOM e LCC, respectivamente responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos INA v2.0 e Opus, apresentaram um relato técnico da evolução das atividades executadas, desde abril deste ano, ao vice-reitor, Prof. Marcos Borato Viana.

A apresentação do CECOM, a respeito da versão 2.0 do INA, esteve a cargo do diretor Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, que apresentou os passos já cumpridos do cronograma do projeto, as novas funcionalidades do sistema e seu novo modelo de dados, o planejamento de atividades para os próximos meses e as demandas futuras a serem tratadas. Em seguida, o diretor do LCC, Prof. Osvaldo Carvalho, fez relato equivalente a respeito do sistema Opus, destacando em especial suas funcionalidades e características técnicas, que foram demonstradas posteriormente pela analista Fabiana Costa Pereira.

Os dois sistemas devem ser disponibilizados para lançamento de dados durante o mês de outubro. O Opus assumirá, com inúmeras vantagens, o lançamento de dados da produção docente, originalmente realizado no INA, permitindo inclusive a inclusão do original da publicação. Além disso, permitirá a integração com o sistema Lattes, gerando arquivos a serem importados por este último. Já o INA v2.0 implantará como novidade a criação de visões relacionadas ao tratamento dos projetos acadêmicos, a inovadora estrutura de agrupamentos definida pela CPPD e melhorias significativas em relação à versão 1.5, atualmente disponível para uso dos departamentos acadêmicos. A integração que deverá ser implantada, entre as bases do INA e do Opus, permitirá a simplificação do processo de preparação dos dados da GED que, em sua versão 2.0, deverá ser liberada pelo CECOM em novembro.

Além do vice-reitor e das equipes técnicas do CECOM e LCC, estiveram presentes à apresentação a Pró-reitora de Recursos Humanos Profa. Maria José Gazzi Salum, o Pró-reitor de Pesquisa Prof. José Aurélio Garcia Bergmann e o Diretor de Tecnologia da Informação, Prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho.

ENGENHARIA E DRCA IMPLANTARÃO DIÁRIO ELETRÔNICO

Em reunião realizada no dia 14 de agosto, da qual participaram o vice-diretor da Escola de Engenharia, Prof. Rodney Resende Saldanha, a diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico, Ana Lúcia Ribeiro Diniz, e os membros da Diretoria do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e João Carlos Lages, foram estabelecidas as linhas gerais para viabilizar a implantação, no próximo semestre letivo, em toda a Escola de Engenharia, do novo sistema de Diário de Classe Eletrônico.

Esse sistema foi desenvolvido a partir de investimento realizado pela Escola de Engenharia, contando com o apoio do CECOM, que viabilizou a infra-estrutura de software, hardware e rede. Ele foi construído em arquitetura cliente/servidor e será instalado no cluster de servidoras Metaframe.

Durante o próximo semestre, as diretorias do CECOM e do DRCA vão monitorar a utilização do sistema. O objetivo é coletar subsídios que permitam o planejamento da implantação do Diário Eletrônico para todas as demais unidades acadêmicas, no primeiro semestre letivo de 2003.

COPEVE LIBERA RESULTADO DOS PEDIDOS DE ISENÇÃO DE TAXA DO VESTIBULAR 2003

Na semana passada, a Copeve liberou a consulta aos resultados dos pedidos de isenção de taxa de inscrição do Vestibular encaminhados à universidade. Dos mais de 35 mil pedidos recebidos, foram acolhidos cerca de 25mil.

Este ano, o serviço de recebimento dos dados e análise dos pedidos passou a ser informatizado pelo CECOM. Para isso, foi desenvolvido, pelos analistas João Carlos Lages e Rogério Soares Pinheiro, da DAS, um novo módulo para o sistema Vestibular, denominado CONITV. Com esse novo módulo, será possível agilizar e simplificar o processo de inscrição no concurso de 2003, já que todos os dados informados pelos solicitantes da isenção de taxa poderão ser automaticamente aproveitados na base do Vestibular, desde que o solicitante informe seu código de isenção, que está sendo encaminhado a todos em cartas enviadas pela Copeve e está também disponível para consulta na Web.

As informações a respeito da análise dos pedidos de isenção está disponível no site www.ufmg.br/copeve. Esta etapa contou também com a participação do consultor externo Arnon Cardoso, da Vetta Tecnologies.

AVALIAÇÃO UTILIZARÁ NOVOS QUESTIONÁRIOS

Semestralmente, a Comissão Permanente de Avaliação da Prograd realiza o processo de avaliação de disciplinas, professores e cursos da graduação. Para participarem deste processo, os alunos acessam os questionários de avaliação através da Web. Nos últimos semestres, a coleta dos questionários era feita pelo CECOM e LCC, no que se relacionava à avaliação de cursos realizada pelos formandos, e pelo Departamento de Ciência da Computação, graças à colaboração do Prof. Antônio Otávio Fernandes, do DCC, que alocava recursos de seu laboratório para viabilizar o acesso aos formulários de disciplinas.

Agora, todas as ações relacionadas ao processo de coleta de dados estão centralizadas no CECOM, e disponíveis na página da Pró-reitoria de Graduação, em www.ufmg.br/prograd. As novas páginas têm o objetivo de facilitar o preenchimento e estabelecem algumas novidades nos itens avaliados. Após o encerramento do processo de coleta, a DAS e a CPA cuidarão da estruturação das páginas de divulgação dos resultados apurados no processo de avaliação.

Foram responsáveis por essas atividades o analista João Carlos Lages e o consultor externo Arnon Cardoso, da Vetta Tecnologies.

SERPRO JÁ PODE SER ACESSADO VIA WEB

Durante evento promovido, no dia 13 de agosto, pelos departamentos de Contabilidade e Finanças, vinculado à Proplan, e Serviços Gerais, vinculado à PRA, o CECOM liberou a nova versão de sua home-page, que orienta sobre o acesso, através da Web, aos sistemas disponibilizados pelo Serpro.

Através dessa nova forma de conexão, será possível às unidades continuar acessando os sistemas SIAFI e SIASG, de forma descentralizada, através da Rede UFMG. Além disso, a partir de agora, será possível acessá-lo de qualquer computador ligado à Internet.

Nas telas criadas na home-page do CECOM os usuários obtém todas as informações necessárias para utilização desse serviço. Nelas, DCF e DSG também publicarão informações úteis para a comunidade usuária dos sistemas do Serpro.

A apresentação desse novo serviço para os funcionários de setores de compras e contabilidade indicados pelas unidades gestoras da universidade, presentes ao evento, esteve a cargo da analista Aleixina Andalécio.

VTLS JÁ UTILIZA ORACLE 8i

Na última semana, a DAC realizou a migração da base de dados do sistema VTLS, responsável pelas informações do sistema de bibliotecas da universidade, para a versão Oracle 8i. Segundo avaliações da própria VTLS, esta migração permitirá melhor desempenho do sistema no fornecimento de informações aos usuários. Neste momento, a Biblioteca Universitária e o CECOM estão ajustando parâmetros técnicos do Oracle 8i para que possa garantir esta melhoria de desempenho.

Para causar o menor desconforto possível aos usuários do sistema, o CECOM iniciou as atividades de migração na noite da quarta-feira, 14 de agosto. A execução destas atividades, que atravessaram a madrugada e só foram encerradas no início da tarde do dia 15, feriado, esteve a cargo dos analistas Hélio Teixeira da Costa e Ronaldo Araújo Costa.

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR

Será realizada nesta 6a feira, dia 23/08, reunião com a coordenadora do curso de Comunicação Social, Profa. Carmen Dulce Diniz Vieira, que apresentará o novo currículo adotado naquele curso, já com os preceitos da Flexibilização Curricular implementados.

Estarão presentes no evento, as equipes do CECOM, PROGRAD e DRCA envolvidas com o projeto de desenvolvimento do Novo Sistema Acadêmico, e também as professoras Cristina Helena R. Rocha Augustin e Elizabeth Spangler Andrade Moreira,
respectivamente, pró-reitora e pró-reitora adjunta da Pró-reitoria de Graduação.

ATUALIZAÇÃO DE SERVIDORES

Durante esta semana, foi feita a atualização do sistema operacional do servidor Lua (www.ufmg.br), para a versão 7.3 do RedHat Linux. Essa mudança vai permitir a implantação de esquema automatizado de atualização do software.

Já o servidor de listas institucionais e da Intranet Administrativa (listas.ufmg.br e intranet.adm.ufmg.br) foi substituído por um equipamento com maior capacidade de processamento, memória e disco. Essa troca se fez necessária devido a problemas intermitentes que o servidor anterior vinha apresentando.

A atualização do servidor Lua foi realizada por Fernando Frota Machado de Morais, da DRC, e a troca do outro servidor esteve a cargo de Renato Machado Righi, da DAC.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas de sites:

– Você já assistiu o desenho do Tintin? Lançado em 1930, Tintin e o seu cãozinho Milu tiveram sua primeira revista, Terra dos Soviéticos, lançada em 1930. Em 1986, três anos após a morte de seu criador, Hergé, foi publicada a 24ª revista do personagem: Tintin e a Arte Alfa. Na página oficial do personagem, você pode, entre outras coisas: conhecer melhor os personagens; ver a relação das histórias em ordem cronológica (ou geográfica, já que a maioria das aventuras se passam em lugares exóticos). O endereço é: http://www.tintin.com/uk (Site em inglês)

– Durante milênios, o arco e flecha foram usados por assírios, babilônios, mongóis e egípcios em guerras. Em 1900, o Arco transformou-se em esporte e tornou-se evento oficial das Olimpíadas daquele ano. Na página Arco e Flecha Brasil você encontra diversos endereços de estados brasileiros onde se realiza a prática do esporte. Compras de equipamentos, técnicas, e outras dicas você também encontra no site. O endereço é: http://www.arcoeflecha.kit.net/arcobrasil_home.htm

– Os fatos históricos da guerra 1ª Guerra Mundial são pouco comentados em relação aos da 2ª Grande Guerra. Se você gosta de História, não deixe de visitar a página World War I – Trenches on the Web, onde poderá ter acesso a textos sobre cronologia, motivações, armamentos e táticas da guerra. O endereço é: http://www.worldwar1.com/

– Se você gosta de diferentes fontes True Type, com a facilidade da ordem alfabética ou separadas por categoria, esta é uma ótima dica para dar um toque especial no seu trabalho. Nesta página você também encontra instruções de instalação, links, utilitários, serviço de busca e identificação de fontes e muito mais. O endereço é: http://www. fontesgratis.hpg.ig.com.br/index.htm

– É muito bom andar elegantemente vestido e sempre na moda. Moda masculina e feminina, com modelo virtual e notícias sobre as tendências da moda, compras, desvirtuals e notícias, você encontra nesta página. O endereço é: http://www.chic.com.br.

– Mas um portal para quem quer Estudar HTML e aprender não apenas a usar a linguagem de hipertexto, mas também a utilizar recursos mais avançados, como PHP, CSS, VB Script, SQL Server, Java e WML. Destaque para a seção Click Códigos, que oferece diversos efeitos em DHTML, prontos para serem inseridos na sua página. Vale a pena conferir: http://www.estudehtml.com.br/

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, no início de agosto, as seguintes notícias:

Globo reduz participação na Sky – A Globo, maior grupo de mídia do país, desfez-se do controle acionário da Net Sat Serviços, operadora de TV paga por satélite que tem 700 mil assinantes no país. A família Marinho reduziu de 54 para 49,9 por cento sua participação no capital na empresa, que atua com a marca Sky.

Os sócios da Globo na empresa são os grupos estrangeiros News Corporation, do titã da mídia Rupert Murdoch, e a Liberty Media. Até agora não foi esclarecido quem passa a controlar a Net Sat. Originalmente, a News Corp detinha 36 por cento da empresa e a Liberty Media, 10 por cento.

A assessoria do grupo brasileiro limitou-se a informar que “existe um redireciona-mento de investimentos da Globo S/A, que vai se focar em conteúdo”. A Net Sat também não se pronunciou ainda como ficará o comando da empresa.

A Globo havia anunciado em meados de junho uma reestruturação, quando foi criada a nova holding Globo S/A. Executivos informaram à época que poderiam reduzir a participação em algumas empresas do grupo, como também deve ocorrer com a Net Serviços de Comunicação, maior operadora de TV a cabo do país.

A Net Sat encerrou o primeiro trimestre do ano com prejuízo de 17,36 milhões de dólares, segundo a legislação societária dos Estados Unidos. A geração de caixa, medida pelo Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), foi positiva em 867 milhões de dólares.

Uso da web por brasileiros cresce 56% – O tráfego gerado por brasileiros na internet aumentou 56,2 por cento em um ano, apesar de o Brasil continuar na 16ª posição do ranking mundial da empresa norte-americana especializada em medições WebSideStory.

“Não é uma posição ruim, pelo contrário, o Brasil tem apresentado um aumento de participação expressivo no tráfego mundial´´, disse à Reuters Geoff Johnston, vice-presidente de marketing de produto da norte-americana WebSideStory, em entrevista por telefone, no dia 02/08.

Segundo dados da companhia, a porcentagem de internautas brasileiros que usam a internet em relação ao resto do mundo subiu de 0,8 por cento em julho de 2001 para 1,25 por cento em julho deste ano.

A WebSideStory pesquisa o tráfego gerado todos os dias por cerca de 20 milhões de internautas em 125 mil sites de todo o mundo.

O líder absoluto são os Estados Unidos, com 42,65 por cento do universo de 20 milhões de internautas rastreados pela companhia. Bem atrás está a China, com 6,63 por cento do tráfego mundial, desbancando o Japão em julho, que teve 5,24 por cento em julho.

Segundo o executivo da WebSide Story, o Brasil pode integrar no próximo ano a lista dos 10 países com mais internautas no mundo.

“O país tem potencial para integrar os top 10 no próximo ano. Não sei o que está acontecendo por ai, mas o fato é que o tráfego tem aumentado bastante”, afirmou Johnston, acrescentando que há seis meses o Brasil era responsável por 1 por cento do tráfego mundial de internet.

O instituto Ibope eRatings, que tem representação no Brasil, afirmou em julho que o país tinha 7,6 milhões de internautas ativos, num total de 14 milhões de pessoas com acesso doméstico à internet até julho.

Antes do Brasil está o México, na 15ª posição do ranking de internautas da WebSideStory. Na região da América Latina, os países mais próximos de alcançarem o Brasil são Argentina, Chile e Venezuela.

Hotmail: 1 bilhão de spams por dia – Diante das reclamações dos usuários, a Microsoft admitiu, ao site Vnunet.com, que os spams realmente constituem praticamente 80% das mensagens que chegam diariamente aos usuários do serviço de webmail Hotmail.

Segundo o site, o número de e-mails não solicitados recebidos diariamente pelos usuários do Hotmail ultrapassa a casa do um bilhão. Parul Shah, diretor de produto da companhia, disse ao Vnunet.com que tal número nem inclui aqueles spams automaticamente detectados e rejeitados pelo sistema de filtragem que o webmail oferece. “Mesmo com todas as ferramentas e filtros que criamos para impedir o spam, um volume muito grande ainda acaba passando”, declarou.

O executivo admitiu ainda que a tarefa de livrar os usuários de lixo virtual é “praticamente impossível”, porque as pessoas que enviam spams estão sempre aperfeiçoando técnicas para enganar os filtros de mensagens não desejadas.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A Festa de Natal do CECOM de 1996 foi realizada com um churrasco, no dia 20 de dezembro, no sítio localizado próximo ao Colégio Pitá-goras da Pampulha. Foi solicitado que todos os funcioná-rios comparecessem à festa com a camiseta com a então nova logomarca do CECOM. É claro que poucos aceitaram a idéia!
O Papai Noel foi o Rubens, que alegrou a garotada e distribuiu os brindes para todos.
As fotos foram tiradas por Renato Righi e Lelé.

Beth, com Matheus no colo, tendo ao fundo a Timé

Raimundo, Xina e Ana Lúcia

O Papai Noel Rubens distribuindo os brindes para as crianças, com a ajuda de Lelé e Janaína

Haroldo, Rubens, Ana Paula e Bráulio. Ao fundo: Vanessa e Márcia

A felicidade do Gerson ao receber seu brinde. Ao fundo: Janaína, algumas crianças,
Marcelo, Edu, Carlinhos, Lurdinha e Helinho

 

Helinho, Norberto, Clarice, Alda e Vicentina (de costas)



Há 20 anos…

Nas edições números 31 e 32 de O Sistemático Ano VI foram publicadas notícias sobre seleção de bolsistas, funcionamento do Sistema Burroughs 6700 no fim-de-semana, manutenção do Sistema Facom, substituições de chefias por motivo de férias, curso de Análise de Sistemas de Informação do DCC, XV Congresso Nacional de Informática, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

SISTEMA BIBLIOTECA CENTRAL
Começou, na semana passada, a ser feita a digitação dos dados de entrada do Sistema Biblioteca Central. Esta digitação está sendo feita com um digitador por turno, utilizando o terminal TD200 da Cobra, que se encontra no Setor de Controle de Execução.
Nesta fase inicial, os digitadores estão sendo orientados pelo analista Mário Terenzi, no que diz respeito à operação do equipamento e utilização do programa de crítica. Célio Casemiro de Souza e Marcos Aurélio Nunes de Morais estão sendo familiarizados com o sistema, de modo a assumir esta orientação em fase posterior.

(Ano VI, no 31 – 12/08/1982).

CECOM INTERNACIONAL
Neste fim-de-semana, Romildo Monte e Luiz Carlos Campos estarão viajando para Lima/Peru, onde participarão da IX Conferência Latino-Americana de Informática.
Romildo Monte apresentará uma palestra sobre o sistema MATAM de gerenciamento de fitas magnéticas e Luiz Carlos Campos irá apresentar a palestra “Interface de Linha em Comunicação Direta de Dados”.

(Ano VI, no 31 – 12/08/1982)

MAIS MUDANÇAS NA EQUIPE DE OPERAÇÃO DO B6700
Desde o dia 16 deste mês, José Maria da Silva Bessa está respondendo pela supervisão do turno da noite, em substituição a Renato Machado Righi, que está integrando a equipe da tarde.

(Ano VI, no 32 – 19/08/1982



Eventos



XEROX DIVULGA SOLUÇÕES PARA EDUCAÇÃO & GOVERNO

A Xerox, The Document Company, realizou nesta última quarta-feira evento direcionado às áreas de Educação & Governo. O objetivo foi apresentar as mais recentes soluções e aplicações tecnológicas voltadas para estas áreas, no que se relaciona ao processamento digital de documentos. Ocorreu também a demonstração de equipamentos fabricados pela empresa e destinados ao tratamento de documentos em scanner, fax, copiadoras, impressoras e edição de livros.

Representando a ATI e o CECOM, esteve presente ao evento Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.

POWERBUILDER TERÁ INTEGRAÇÃO COM A WEB

O CECOM esteve presente em evento realizado esta semana, representado por Carlos Roberto Alves Rodrigues, da DAS. Neste evento, promovido pela empresa Power Logics, foi apresentada a versão 8.0 do Power Builder, que é a ferramenta utilizada pelo CECOM para desenvolvimento de sistemas em plataforma cliente/servidor. Além da versão 8.0, foram noticiadas características que serão introduzidas na versão 9.0, que será liberada no início de 2003.

As principais novidades dizem respeito à possibilidade de desenvolver aplicações no Power Builder que poderão ser portadas, com facilidade, além do ambiente cliente/servidor, para interface Web. Esse recurso permite tanto a criação de novas aplicações, aproveitando-se da cultura de desenvolvimento em PB já existente, quanto a modernização de aplicações já implantadas. Entretanto, a plenitude dessas novidades só ocorrerá na versão 9.0, quando será possível disponibilizar as aplicações em servidores Java não proprietários, como o WebSphere Application Server, que é o servidor utilizado pelo CECOM e que mantém aplicações como a Avaliação da Graduação e a divulgação da Isenção das taxas do Vestibular, citadas nesta edição de O Sistemático.

TREINAMENTO LOTUS NOTES

No dia 14/8, de 8:00 às 12:00, foi realizado, na sala de aula 2 do CECOM, mais um treinamento sobre o uso do programa Lotus Notes, adotado como ferramenta de correio e agenda na UFMG. Os participantes foram: Adirson Teles (DSG), Célio Cordeiro do Carmo (DPFO), Dora Aparecida da Silva (BU), Eduardo Fajardo Soares (DPFO), Erli Gonçalves Diogo (SAST), Gleberson Marques Humia ( DPFO), Juarez Bretas Armond (DPFO), Juliana do Carmo Brito de Vasconcelos (CTIT), Maria da Penha de Souza (DSG), Marina Oliveira Santos Fonseca (DAP), Paulo César de Carvalho (DPFO), Riusa Rodrigues (COPI), Soraya de Fátima Jesuíno (DAP).

O instrutor foi Antônio Eustáquio Rodrigues e o monitor Diarley Rone Silva, ambos da DAC.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Maria Beatriz de Souza Pereira Prado, no dia 28. E os parabéns para os ex-ceconianos: Eduardo Henrique Lima (atrasados), no dia 21; Paulo Maia da Costa Ribeiro, no dia 23: Luciano de Errico e Carlos Alberto Barbosa França, no dia 24; e prof. Nívio Ziviani (DCC), no dia 27.