Sistemático: Edição 1123 – 29/08/2002


Notícias



DOMINGO ESTARÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES AO VESTIBULAR 2003

Na próxima semana, estarão abertas as inscrições de candidatos ao Vestibular da UFMG em 2003. Pela segunda vez, a Copeve oferecerá aos candidatos a possibilidade de realizar as inscrições através da Internet. Essa inovação foi lançada em 2002 e permitiu a realização de cerca de 10% do total de inscrições.

O período de inscrições, para quem utilizar o serviço via Internet, irá de 01 de setembro, domingo, a 05 de setembro, quinta-feira. Quem preferir o sistema tradicional, pelo qual a inscrição é feita nos Correios, terá de 02 de setembro, segunda, a 06 de setembro, sexta-feira. Para confirmação da inscrição via Internet, é necessário que seja feito o pagamento do boleto, também emitida via Web, em qualquer agência da rede bancária.

Quem fizer a inscrição via Internet receberá, em casa, o exemplar do guia do candidato com orientações sobre o concurso. Os candidatos que passaram pelo processo de solicitação de isenção da taxa de inscrição, tendo sido o pedido deferido ou não, terão maiores facilidades no ato da inscrição, já que, utilizando-se do código de isenção que lhes foi informado pela Copeve, não terão que redigitar dados já informados anteriormente.

O ambiente operacional que o CECOM está implantando para a recepção das inscrições é similar ao do ano passado. O banco de dados está implantado em um servidor Linux, com Oracle 9i. O servidor de aplicação é o WebShere Application Server da IBM. A aplicação foi desenvolvida pelo analista João Carlos Lages, da DAS, com o suporte técnico do desenvol-vedor externo Arnon Cardoso, da empresa Vetta Tecnologies e estará à disposição dos candidatos no site da Universidade, www.ufmg.br.

Ao longo dos próximos meses, os candidatos contarão com outros serviços disponi-bilizados pelo CECOM e pela Copeve, via Internet. Será possível checar se a agência bancária já informou à UFMG sobre o pagamento do boleto, conferir os dados pessoais lançados na base de dados dos candidatos, checar informações sobre locais de prova e, obviamente, consultar os resultados obtidos nas etapas que compõem o concurso.

 

FACE E ENGENHARIA TÊM VELOCIDADE DE ACESSO DUPLICADA

A ATI – Diretoria de Tecnologia da Informação – e o CECOM monitoram rotineiramente a carga de utilização dos links de dados que interligam as unidades localizadas fora do Campus Pampulha à rede UFMG. Periodicamente, possíveis pontos de estrangulamento de tráfego são avaliados para se buscar a melhoria do serviço prestado.

Após esforço de adequação dos recursos orçamentários existentes, foi duplicada, durante esta semana, a velocidade de comunicação da Faculdade de Ciências Econômicas e da Escola de Engenharia. Ambas estão passando de 512 Kbps para 1 Mbps, sendo que os usuários dessas duas unidades já podem utilizar essa nova velocidade.

A partir da home-page do CECOM, no endereço www.ufmg.br/dti/cecom, pode-se conhecer o mapa da rede UFMG, onde são indicados os links e respectivas velocidades de acesso das unidades e órgãos da universidade.

.

HOME-PAGE DO CECOM APRESENTA NOVIDADES

Há duas semanas, uma nova versão da página principal do CECOM na Internet entrou no ar. Nela foi criada uma nova caixa menu, com navegação facilitada, a partir da qual se tem acesso rápido aos serviços relacionados com a Telefonia, o acesso ao Serpro via Web e ao envio de solicitações ao CECOM.

Esta semana outras novidades surgiram, como as novas páginas criadas para acolher a navegação na Intranet Administrativa e a utilização das Listas Institucionais de e-mail. Além disso, estão sendo liberadas páginas com informações relacionadas à infra-estrutura da rede de dados da UFMG. Vale a pena visitar www.ufmg.br/dti/cecom e checar as informações ali apresentadas.

A construção e liberação destas novidades estiveram a cargo da analista Aleixina Andalécio e do bolsista Danilo Guimarães Pinheiro Soares.

SISTEMA CORPORE

Foi realizada na última segunda-feira, 27/08, reunião conjunta da Pró-RH e CECOM, para discussão de aspectos relacionados à conversão e carga das informações dos servidores da UFMG no Sistema Corpore de gestão de recursos humanos, da empresa RM Sistemas

Na ocasião, foram avaliados tanto o estágio atual da conversão, bem como levantadas questões relacionadas a detalhes específicos do ambiente de trabalho da Universidade, muitos dos quais deverão ser customizados pela RM antes da implantação definitiva do sistema. Foi também marcada nova reunião de trabalho para o dia 09 de setembro.

Participaram da reunião, o analista Ronaldo Araújo Costa (CECOM) e o administrador Jorge Luiz Domingues Dias (Pró-RH), responsáveis pela conversão de dados e, como coordenador, o Pró-Reitor Adjunto de Recursos Humanos, Prof. João César de Freitas Fonseca.

VEM AÍ NOVO PREGÃO PARA SERVIÇOS DE DDD E DDI

Em agosto do ano passado, o CECOM informava à comunidade universitária que estava implantando, nas centrais telefônicas que atendem todas as unidades e órgãos da UFMG, novos parâmetros de configuração para ligações de DDD e DDI.

Esses parâmetros permitiram, de forma automática, que as ligações de DDD e DDI fossem desviadas diretamente para as empresas Telemar e Intelig, que foram as vencedoras do processo licitatório, na modalidade Pregão.

Entretanto, em razão da extrema competitividade hoje existente na área de prestação de serviço de ligações telefônicas, o CECOM deverá abrir, nos próximos dias, novo processo para o período 2002-2003.

Para isso, a administradora Márcia Regina Lemos e o analista Fernando Frota Machado de Morais já estão preparando a abertura do novo processo que, nos moldes do ano passado, deve ser bastante disputado e trazer ganhos econômicos para a universidade.

O Sistemático, em suas próximas edições, estará trazendo novidades relacionadas a esse processo. Vale lembrar que ele, e outros processos de pregão, podem ser acompanhados on-line, através do site ComprasNet, mantido pelo Governo Federal, no endereço www.comprasnet.gov.br.

DEFINIDA ESCALA PARA DESATIVAÇÃO DO ATUAL ACESSO AO SERPRO

Conforme divulgado na última edição de O Sistemático, foram liberadas, no dia 13 de agosto, as páginas da home-page do CECOM que orientam sobre a utilização do acesso ao Serpro via Web. O conteúdo dessas páginas está sendo constantemente atualizado de modo a refletir as necessidades surgidas à medida que os usuários passam a utilizar esSa forma de acesso.

Encerrado esse período de adaptação, será iniciado o processo de migração do acesso aos sistemas SIAFI e SIASG. Em escala gradativa, para que se possa realizar a migração da forma mais tranqüila possível, o CECOM estará efetuando a desativação do atual acesso em três etapas, sendo cada uma delas intercaladas por duas semanas.

Na primeira etapa, estarão sendo desativados os antigos acessos das unidades administrativas situadas no Campus da Pampulha. Na segunda etapa, será a vez das unidades acadêmicas do Campus Pampulha. Por fim, virão as unidades localizadas fora do Campus Pampulha.

Tão logo seja agendada a data de execução da primeira etapa, que servirá de parâmetro para o agendamento das demais, o CECOM estará informando-a a todos os usuários desse serviço.

BU EMPRESTA IMPRESSORA PARA O CECOM

Nos últimos dias, os usuários que emitem relatórios no mainframe LX5320 têm tido o desconforto de trabalhar com relatórios com qualidade de impressão mais baixa que o normal. Essa situação tem afetado, principalmente, relatórios emitidos para o DRCA, DSG e DP. Esse problema está ocorrendo em função de defeito em peça chave da impressora IBM-6408.

Como essa peça tem custo de reposição muito alto e a impressora 6408 deve ser desativada nos próximos 18 meses, a equipe técnica do CECOM está buscando soluções alternativas para a solução do problema.

Enquanto isso, os relatórios estão sendo impressos em duas impressoras de menor porte, a Epson DFX-8000 e uma IBM-6400. Esta última foi emprestada pela Biblioteca Universitária, graças ao apoio imediato prestado pela diretoria da BU. Esse empréstimo foi importante, pois dará condição do CECOM avaliar com maior tranquilidade uma solução definitiva com melhor relação custo/benefício.

Como os dois equipamentos utilizados têm menor velocidade de impressão, a DCP alerta que necessitará planejar com mais atenção a emissão de relatórios. Assim, o diretor da divisão, Helvécio Cossenzo Pinto solicita que sejam melhor organizados os grandes volumes impressos.

DIRETORIA ANALISA PROCESSO DE AVALIAÇÃO INTERNA

Em reunião realizada esta semana, a Diretoria do CECOM analisou e concluiu os trabalhos referentes ao processo de Avaliação Interna do último semestre. A análise realizada teve como objetivos checar os resultados obtidos no processo ora encerrado e verificar necessidades de mudança para o semestre em curso.

As diretorias de divisão posicionaram-se com relação às diversas informações obtidas no processo, fossem elas elogios, críticas ou sugestões. Várias ações, no âmbito de cada divisão serão tomadas em função dos pontos tratados. Para buscar um novo patamar no acompanhamento (solicitação, previsão, execução e conclusão) de solicitações de serviço encaminhadas pelos usuários, será realizada revisão de funcionalidades do sistema CECSOL, para adequar seu uso ao perfil de cada uma das divisões e permitir maior interação dos usuários com o andamento de seu pedido.

SAÍDA DE BOLSISTA

Danilo Pinheiro Soares Guimarães, bolsista lotado na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria – está se desligando do quadro do CECOM. Danilo, aluno do curso de Física da UFMG, trabalha no CECOM desde 1º março/2001, executando atividades de atendimento aos usuários e, nos últimos tempos, de manutenção da página do CECOM.

Para preenchimento da vaga ocupada por Danilo, a DAC solicitou a contratação de Ivan Pereira Prado, aluno do 1º período do curso de Direito.

FISCALIZAÇÃO DE VEÍCULOS NAS VIAS DE ACESSO AO CAMPUS

O DSG (Departamento de Serviços Gerais), através da Divisão de Vigilância, constatou que nos últimos 03 meses houve um aumento no número do furto de veículos no Campus Pampulha. Apesar de algumas medidas terem sido adotadas, como o deslocamento de vigias para as áreas onde estavam acontecendo os furtos e a atuação da Polícia Militar no Campus, estas não foram suficientes para coibir a ação dos ladrões de veículos.

Diante disso, o departamento, juntamente com a Polícia Militar, fará a fiscalização dos veículos nas vias de acesso ao Campus. A fiscalização consistirá na abordagem e solicitação dos documentos do veículo e de seu condutor e será feita em horários e datas
aleatórias.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Se você gosta de de jogos para videogame e também para PC, não deve deixar de fazer uma visita à página http://www.gamespot.pt/, onde são encontrados: análises e críticas de jogos, links, demos, imagens de telas, informações técnicas, dicas e truques.

– Como a Web é um meio de comunicação, nada melhor do que usá-la para avaliar os candidatos à presidência, além de assistir ao horário eleitoral gratuito da TV. Conheça as páginas dos candidatos, biografia e suas propostas: Anthony Garotinho: http://www.garotinho40.com.br/; Ciro Gomes: http://www.ciro23.com.br/23/index.asp; José Serra: http://www.joseserra. com.br/site/home/index.asp; e Luís Inácio Lula da Silva: http://www.lula.org.br/. Os candidatos do PCO – http://www.pco.org.br – Rui Costa Pimenta, e PSTU – http://www.pstu. org.br – José Maria, são apresentados nos sites dos partidos.

– Muito legal é a página Guerra nas Estrelas, que contém informações sobre todo o universo criado por George Lucas, não só nos cinemas, como também em livros e revistas. A página apresenta toda a cronologia de Guerra das Estrelas e ainda traz as últimas notícias sobre esse universo (atualizadas diariamente). O endereço é: http://www. theforce.net/ (site em Inglês).

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, na primeira quinzena de agosto, as seguintes notícias:

Embratel já pode entrar na telefonia local – A Embratel, principal operadora de telefonia de longa distância do país, pretende se lançar no serviço local, atendendo primeiramente a clientes corporativos, no último trimestre. A empresa espera iniciar o serviço em duas capitais e até janeiro alcançar 29 cidades brasileiras.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu, finalmente, expedir as autorizações para que a Embratel amplie seu leque de serviços. A operadora aguarda as novas licenças desde maio, quando foi confirmada a antecipação das metas previstas para 2003.

A vice-presidente de Serviços Locais, Purificación Carpinteyro, afirmou à Reuters no dia 08/08 que as autorizações da Anatel devem ser publicadas no Diário Oficial da União até o dia 12./08. A partir daí, as operadoras locais – Telemar, Telefônica e Brasil Telecom – terão 60 dias para firmar acordos de interconexão com a Embratel.

“Estamos negociando em paralelo com as três operadoras”, disse Purificación. “A expectativa é começar o serviço em, pelo menos, duas cidades, dependendo de que operadora faça a interconexão primeiro”, afirmou.

A Embratel abriu uma frente de batalha com as operadoras locais na Justiça, questionando as novas licenças concedidas a essas empresas para a telefonia de longa distância. Segundo Purificación, nada muda agora.

“Não tem nada a ver uma coisa com outra. Uma coisa é a briga na Justiça, que é para isso que existem a Justiça e as agências reguladoras. Outra coisa são as obrigações das operadoras, que podem até perder a licença se não garantirem a interconexão”, afirmou a executiva.

A Embratel, controlada pela concordatária norte-americana WorldCom, pretende atender a grandes clientes empresariais em nove capitais brasileiras —Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Recife.

“Em uma segunda etapa, serão atendidos os segmentos de pequenas e médias empresas e residencial, quando este último constituir condição de competição”, informou a empresa em comunicado.

Purificación manteve a projeção de que os investimentos em telefonia local este ano não devem ultrapassar 100 milhões de reais. A Embratel vem fazendo investimentos em anéis ópticos nas grandes cidades há quatro anos e se diz preparada para atuar em 29 cidades.

“Faltam apenas investimentos em transmissão e em acessos para os clientes, mas estes serão pontuais. Quando um cliente nos contratar, faremos a instalação”, esclareceu.

Para Purificación, a imagem da Embratel não está abalada pelo escândalo da WorldCom, que maquiou balanços e protagonizou a maior concordata da história dos Estados Unidos.

Sun embarca em servidores Linux – A Sun deve liberar no dia 12/08 seus primeiros servidores rodando o sistema operacional Linux – uma tentativa da empresa de alavancar seus negócios na faixa de servidores de baixo custo.

Segundo o The New York Times, a Sun apresentará o servidor LX50 durante a LinuxWorld Conference and Expo, evento que começa no dia 12/08 em São Francisco, nos Estados Unidos. O equipamento, voltado para o mercado de pequenas e médias empresas, traz um processador Intel de 1,4 GHz e o pacote de programas para escritório da marca, o StarOffice. Ele vai custar a partir de 2 795 dólares – bem abaixo do preço de um de seus principais concorrentes, o sistema da Dell, que roda o Red Hat Linux e sai por 3 700 dólares.

O principal alvo da Sun com a nova solução são principalmente as empresas de call center “que desejem instalar o software em 10 mil desktops”, nas palavras da própria companhia.

Para analistas do mercado, a estratégia é muito importante para a Sun – as soluções baseadas em seu sistema proprietário, o Solaris, vêm perdendo terreno para soluções mais baratas nas áreas de telecomunicações, bancos e laboratórios científicos; mercados onde a marca até hoje manteve uma forte presença.

Editor acusa governo de ter hackeado BBC – O editor de internacional de BBC londrina, John Simpson, lançou no final da segunda semana de agosto um livro onde acusa a Downing Street – como é conhecida a residência do Primeiro Ministro – de ter espionado os sistemas da emissora a fim de interferir em algumas matérias antes de elas irem ao ar.

Segundo o News Telegraph, o jornalista afirma que, em diversas ocasiões, repórteres da BBC receberam telefonemas de oficiais do governo que tentaram “persuadí-los a abrandar alguns boletins que ainda não tinham sido transmitidos” ou que ligavam mesmo para se queixar de artigos que iriam ao ar. Ele diz que a equipe da BBC ficou “alarmada por que os funcionários de Downing Street pareciam saber de antemão o que seria noticiado”. “E isso não aconteceu só uma vez ou duas”, declarou.

Simpson afirmou que os editores da BBC correram atrás de brechas na segurança dos computadores após saberem que isto estava acontecendo. É lógico que a emissora não tem como provar a denúncia, mas o editor bate na tecla de que “todos estão convencidos de que a história é essa mesma”.

Dois outros editores sêniores da BBC confirmaram ao Telegraph que a emissora realizou uma investigação em 1997, após as eleições em que o partido trabalhista saiu vitorioso.

Eles afirmaram que a empresa concentrou-se primeiro em ex-funcionários, para descobrir se algum deles estariam se valendo de antigas senhas para acessar o sistema de notícias da BBC – este tipo de procedimento é ilegal no Reino Unido desde 1990. Dizem, inclusive, que a BBC conseguiu identificar o hacker, mas que não conseguiu uma evidência concreta para denunciá-lo.

Logo depois, a emissora trocou todo o sistema por outro mais seguro.

O porta-voz da Downing Street limitou-se a dizer ao Telegraph que as acusações do editor “são totalmente ridículas, uma baboseira completa”.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Após a aposentadoria, ocorrida em dezembro de 1996, Avair Eustáquio abriu as portas de sua casa para seus amigos do CECOM, oferecendo as dependências da mesma para a realização de um churrasco no dia 12 de abril de 1997. Segundo O Sistemático da época, Luciene foi a responsável pela lista de adesão, além de ter providenciado o mapa e a contratação do churrasqueiro.
Estiveram presentes ao churrasco: Alda, Xina, Ana Lúcia, Bráulio, Carlinhos, Beth, Gilmar e família, Helinho, Janaína, Leão, Lilian e Fátima, Márcia e Daniel, Maria Helena e filhos, Lelé, Luciene, Mário e Gila, Norberto, Ronaldo, Rubens e Vicentina.
As fotos foram tiradas por Lelé ou pelo automático da máquina.

Avair e Gilmar

Vinicius, Leandro, Janaína, Fátima e Bráulio

Carlinhos, Norberto e Helinho

Bráulio, Ronaldo, Sérgio (o churrasqueiro) e Luciene

Beth

Ronaldo, Gilmar e Mário

Carlinhos, Mário, Gila e Ronaldo (de costas)

Luísa, Gilmar, Rubens, Lelé, Ana Lúcia e Norberto

Márcia e Alda

Maria Helena

 



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VI, no 33, de 26/08/1982 publicou notícias sobre viagem de Luiz Carlos Campos à Brasília para treinamento na Burroughs, Sistema Biblioteca Central, curso de Português do DP, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

CECOM DÁ TREINAMENTO
No período de 30/08 a 03/09, o Centro de Computação estará oferecendo um curso ao seu pessoal, que vai utilizar os equipamentos Cobra.
O curso constará de duas partes e será dado por Marcos Aurélio Nunes de Morais. A primeira parte: dias 30 e 31/08 – Introdução aos equipamentos Cobra, oferecido aos digitadores e ao pessoal do Controle. A segunda parte: dia 01 e 03/09 – LTD – Linguagem para Transcrição de Dados, oferecido aos analistas e programadores. O horário do curso é de 8:00 às 11:00.
Para encerrar com chave de ouro haverá uma palestra do analista Mário Luiz Terenzi, sobre o sistema Biblioteca, narrando sua larga experiência com os equipamentos.
.

DESEMPENHO REDUZIDO
Desde a segunda-feira, dia 23/08, o Sistema B6700 está com seu desempenho reduzido, devido a problemas com o disco fixo.
Tais problemas ocorreram no sábado, dia 21, ocasionando a paralisação do sistema nesse dia. A equipe de manutenção da Burroughs está estudando esses problemas.



Eventos



UFMG COMEMORA 75 ANOS

A abertura das comemorações dos 75 anos da Universidade Federal de Minas Gerais está marcada para as 16h do dia 05 de setembro, no Auditório da
Reitoria.

A programação completa das comemorações será divulgada à toda comunidade universitária, através de e-mail, pela comissão responsável pela
festividade.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Elizângela Souza Prado, no dia 1o de setembro; e Edir Cabral de Lacerda Ferreira, no dia 02. E envia os parabéns para os ex-ceconianos: Francismara Teixeira Garcia, hoje, dia 29; André Maurício Lopes da Gama Cerqueira e Mércia Aparecida Lemos, no dia 31; Vânia Márcia Paiva Pacheco, no dia 04; Cláudia Machado Valente, no dia 03; e Laertes Junqueira, no dia 05.