Sistemático: Edição 1124 – 05/09/2002


Notícias



COPEVE CONTABILIZA AUMENTO NAS INSCRIÇÕES VIA WEB

Hoje à noite estarão encerradas as inscrições de candidatos ao Vestibular da UFMG via Internet. Porém, inscrições no sistema tradicional, pelos Correios, irão até amanhã. Vale lembrar que, para confirmação da inscrição via Internet, é necessário que seja feito o pagamento do boleto, também emitido via Web, em qualquer agência da rede bancária.

Até o fechamento desta matéria já haviam sido realizadas via Internet 12.613 pré-inscrições, ou seja, que ainda dependem do pagamento do boleto para serem confirmadas. Esta é a segunda vez que a Copeve oferece este serviço aos candidatos e o número atual é significativamente maior, quando comparado ao do ano passado.

Quem fizer a inscrição via Internet receberá, em casa, o exemplar do guia do candidato com orientações sobre o concurso. Os candidatos que passaram pelo processo de solicitação de isenção da taxa de inscrição, tendo sido o pedido deferido ou não, estão tendo maiores facilidades no ato da inscrição, já que, utilizando-se do código de isenção que lhes foi informado pela Copeve, não precisam redigitar dados já informados anteriormente.

A partir da próxima semana o candidato que realizou a inscrição via Web poderá checar, no site da Copeve, se a agência bancária já informou à UFMG sobre o pagamento do boleto.

 

CECOM DÁ APOIO A UNIDADES ACADÊMICAS

O CECOM realizou serviços de apoio no Instituto de Ciências Exatas (Icex) e na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO).

No Departamento de Química do ICEx, o Núcleo de Estudos em Química Medicinal contou com o apoio da DRC (Divisão de Redes e Consultoria) na instalação de novos computadores que utilizarão o sistema operacional Linux, distribuição RedHat. O laboratório, sob a responsabilidade do prof. Carlos Montanari, tenta elucidar o mecanismo de ação de novos medicamentos de aplicação em doenças tropicais, usando metodologias computacionais. Além disso, são estudados os mecanismos de transporte de fármacos até os alvos biológicos, que são enzimas, proteínas etc, através de ensaios de cromatografia líquida de alta resolução. Os novos equipamentos foram integrados à rede de computadores e serviços do laboratório e serão utilizados na modelagem molecular de proteínas.

Na EEFFTO, a DRC atuou na instalação de Linux em computador que será utilizado no SIBRADID, que está sendo reativado. Além disto, a escola está sendo apoiada na utilização exclusivamente de Linux em laboratórios acadêmicos, uma atitude pioneira dentro da UFMG.

DSG RECEBERÁ PRÉ-PROJETO DO NOVO SISTEMA DE BENS MÓVEIS

Em reunião realizada na última quarta-feira, no CECOM, a equipe do DSG responsável pela especificação do novo sistema de controle de registro e movimentação de bens móveis da universidade, validou as funcionalidades gerais previstas.

Essa reunião, da qual participaram os funcionários Gilberto Soalheiro Matos, Elias Guerra Felipe, Antônio de Assis e Eduardo Dutra Macedo, do DSG, Valéria Aparecida da Silva, do DCF, Marcos Eustáquio Murta, Auditor Geral, Regina Helena Moura Brandi e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, do CECOM e Rogério Almeida de Assis, consultor da empresa International Syst, teve por objetivo concluir a etapa de levantamento de demandas e características técnicas das funcionalidades do sistema.

Com isso, será produzido o pré-projeto do sistema, que deve ser entregue pela Syst, ao CECOM e DSG, na próxima semana. Com o pré-projeto em mãos, o DSG poderá definir os aspectos estratégicos de como se dará a contratação do desenvolvimento do novo sistema de controle de bens móveis. Este novo sistema deverá se integrar ao SICCA e substituir o atual sistema ATM, em uso desde o início dos anos 90.

DAC DOCUMENTA TRANSMISSÕES DE EVENTOS VIA WEB

A DAC (Divisão de Atendimento e Consultoria) está organizando a documentação relacionada às atividades de implantação e suporte das transmissões via Web dos eventos realizados no auditório da Reitoria. As atividades de transmissão ficam a cargo da CAC (Coordenadoria de Assuntos Comunitários) e, para isso, o funcionário Ivanildo Lúcio dos Santos recebeu treinamento para operação da infra-estrutura necessária para a realização da transmissão.

Diversos eventos já foram transmitidos, tais como a posse da Reitoria, a palestra do Prof. Axel Kahn e, hoje, será também transmitida a abertura das comemorações dos 75 anos da UFMG.

Ficando a responsabilidade da transmissão a cargo da CAC, o CECOM passará a ser acionado, quando necessário, somente em atividades de suporte à infra-estrutura. O responsável pela ativação, documentação e suporte deste serviço foi o programador Adyr Rodrigues Nascimento.

LIXO EM E-MAIL CHEGA A 40%

A DRC liberou as estatísticas relativas ao tratamento de mensagens de e-mail referentes ao mês de agosto. De um total de 617.880 mensagens recebidas, 250.115 continham vírus ou foram consideradas SPAM (mensagens de conteúdo comercial não solicitado ou de conteúdo pornográfico) e rejeitadas. A quantidade de mensagens tratadas está aumentando progressivamente, à medida que novas unidades são incluídas no processo.

Para evitar problemas, é gerada uma mensagem avisando ao remetente que sua correspondência não foi entregue ao destinatário e a razão do bloqueio. O gráfico abaixo mostra, dia-a-dia, os números de mensagens trabalhadas e recusadas durante o mês passado.

Gráfico de mensagens, vírus e SPAM, por dia

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Quando estamos na Web, podemos perceber que trabalhamos com várias imagens. Para pôr ordem na bagunça, CoffeeCup Free Viewer Plus é o programa simples de que precisamos. Com uma grande versatilidade, o programa oferece recursos básicos como girar, cortar, espelhar e converter imagem, além de ser útil para visualizar (basta um clique com o botão direito no Windows Explorer) e organizar suas fotos.
O software é gratuito e permite compactá-las e enviá-las diretamente para seus amigos, sem a necessidade de abrir um software de compressão de arquivos e o programa de e-mail. Vale a pena conferir: http://www.coffeecup.com/viewer/

– Sabia que há mais chances de você morrer com uma rolha de champanhe do que com uma aranha venenosa? Que todas as aranhas possuem glândulas produtoras de veneno, porém muito poucas são perigosas para os humanos? Esta e outras informações você poderá obter na página: http://www.aracnideos.hpg.ig.com.br/intro.html

-Toda vez que vamos fazer exame, temos que levar toda aquela papelada, que nem sempre sabemos onde guardamos. Você costuma lembrar onde guarda esses os resultados? Então visite o Banco de Resultados e veja que ótima solução para guardar as papeladas. Vale a pena conferir: http://www.resultados.com.br

– Vaidosa é um site voltado para os poderes do público feminino: fala de moda e beleza, com diversas dicas e artigos interessantes. O destaque da página é o VirtualFaces, que ajuda a escolher o seu visual. É só selecionar seu tipo de rosto e escolher entre as diversas opções de cortes de cabelo e maquiagem disponíveis on line, se preferir, faça o teste com sua própria foto e veja como você vai ficar. O endereço é: http://www.vaidosa.com.br/vaidosa/main/

– Se você é “ligado” em biografia de pessoas famosas, desde figuras históricas até celebridades, visite esta página e veja um eficiente sistema de busca, que pesquisa um banco de dados com mais de 25 mil personalidades. Uma seção interessante é a Born on this Day, com uma pequena biografia de um famoso nascido no dia em que você entrar na página. (Em inglês.). Vale a pena conferir: http://biography.com/

– Para quem assistiu o filme e tem outras curiosidades sobre os atores, uma boa dica é visitar a página do filme Harry Potter. Lá você terá informações sobre: comerciais e entrevistas com os autores Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson, erros de filmagens, promoções, reportagens especiais e diversas outras curiosidades. O endereço é:http://www.portal912br.hpg.ig.com.br/versao5.html

– Apatia juvenil: em que medida ela é real? No início da adolescência, bate aquela preguiça para tudo, o quê fazer para “sacudir” a meninada? Existem saídas? O conteúdo desta define informações científicas, técnicas e práticas sobre o desenvolvimento diário da criança. O endereço é: http://www.clicfilhos.com.br/site/home.htm

– Você sabe qual o hino da URT? Não? Então visite a página Hinos de Futebol e leia a letra desse time e de outros, inclusive do seu. Tem hinos de times do Brasil e do exterior. O endereço é: http://www.hinosdefutebol.hpg.ig.com.br/index.html

– Líderes de todo o mundo se encontraram em Johannesburgo, na África do Sul, no final de agosto, em uma importante Reunião de Cúpula Mundial.. Neste site, você encontrará várias fotos e informações a sobre o meio ambiente: http://www.wwfbrasil.org.br/amazonia/default.htm

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, no final de agosto, as seguintes notícias:

Longa distância gerou R$ 12 bi em 2001 – As operadoras nacionais deixaram para trás os planos de expansão, necessária para atender às exigências da Anatel, para se dedicar a uma forte competição de mercado. E, segundo o IDC, os caminhos que ainda podem ser explorados são o da comunicação de dados e o da telefonia de longa distância.

No estudo Brazil Long Distance Telephony Market, divulgado ontem (dia 26), o IDC informa que a telefonia de longa distância gerou receitas totais de 12 bilhões de reais em 2001, um crescimento de 18% com relação aos 10,2 bilhões obtidos em 2000. Do total, 88% (ou 10,56 bilhões) corresponderam às chamadas DDD (inter e intra-regionais) e 12%, ou 1,44 bilhão, às chamadas DDI. O estímulo principal foi a guerra dos preços das tarifas.

No ano passado, as ligações DDD e DDI geraram um tráfego total de 41 bilhões de minutos, sendo que o mercado corportativo fez uso de 65% deste tempo e, o doméstico, 35%. As chamadas foram originadas principalmente em São Paulo (38%), seguida pela Região I (parte do Sudeste, Norte e Nordeste, com 33%) e pela Região II (Centro-Oeste e Sul, com 29%).

Na visão de João Bustamante, analista sênior de telecomunicações do IDC, os serviços de voz de longa distância ainda apresentarão um leve crescimento anual até 2005 – a guerra de preços, na opinião do instituto, não só deve continuar como será acirrada com a entrada de novas operadoras neste mercado, redistribuindo a receita concentrada até agora apenas nas mãos da Embratel e da Intelig.

Depois de 2005, o IDC acredita que o crescimento do mercado será vegetativo – um dado que pode ser observado hoje em “mercados mais maduros, como os Estados Unidos”. Neste ponto, o instituto indica a tendência, já evidenciada pelas grandes companhias, de migração dos serviços de voz para as redes de dados. Este movimento, diz a pesquisa, deve ser intensificado a partir do segundo semestre de 2003.

HP e Dell trocam Microsoft por Corel – A HP vai deixar de entregar seus PCs ao consumidor com o processador de texto Microsoft Word. No lugar, entra o rival WordPerfect, da Corel. Troca idêntica foi feita na semana passada pela Dell Computer – o segundo maior fabricante de micros do mundo, logo atrás da HP.

No caso da Dell, saiu o Works, também da Microsoft, e entrou uma versão simplificada da suíte WordPerfect Office. A notícia foi dada hoje pelo New York Times. O jornal não comenta os motivos que levaram os dois fabricantes a fazer essas substituições no software que vai instalado em seus computadores.

SP ensinará Linux a 500 mil alunos – O que está enrolado no âmbito federal, sob o nome de FUST, já foi resolvido na cidade de São Paulo – a partir de agora, as escolas municipais irão ensinar a plataforma Linux para seus alunos.

A solução encontrada pelos coordenadores do projeto (Raphael Pacheco, gerente da Prodam e o pessoal da Secretaria Municipal da Educação) foi adotar o sistema de dual-boot, ou seja, máquinas que rodam tanto o Linux quanto o Windows. “Não queremos idealizar a tecnologia, e sim tratá-lo como tecnologia. Fazer algo que traga para os estudantes as ferramentas que eles encontrarão lá fora, que os capacitarão para o mercado de trabalho”, justifica Jânio Oliveira Bragança, diretor de desenvolvimento e tecnologia da Prodam.

Até o final de outubro, as 1 198 escolas pertencentes ao município ganharão novos laboratórios de informática, cada um com 28 máquinas dual-boot, sendo 26 delas multimídia. Cada laboratório terá direito também a um servidor proxy rodando Linux, um gravador de CD, três impressoras laser, uma impressora jato de tinta, um scanner, um projetor multimídia e 10 webcams, além de acesso à internet em banda larga e softwares para escritório nas duas plataformas. Os computadores 486 e Pentium até hoje usados nestes laboratórios serão remanejados para áreas administrativas de outras secretarias municipais.

Cerca de 37 mil professores já estão recebendo treinamento em Linux e, segundo a Prodam, estarão certificados no sistema operacional até outubro. A Prodam e a Secretaria Municipal de Educação também cuidam da preparação de 240 profissionais para a prestação de suporte técnico e gerenciamento da rede.

No total, serão 15 mil computadores conectados em rede, para o acesso de 500 mil alunos – dos centros e escolas de educação infantil e escolas de ensino fundamental e de eduação especial. Os vencedores das licitações para a compra dos equipamentos foram a Novadata, que vai fornecer os PCs Pentium III, a Itautec, responsável pelos servidores, a Telefônica, pelo acesso ADSL, a Conectiva, pelo sistema operacional Linux, e a TBA, pelos produtos Microsoft. Uma licitação, a para o fornecimento de frame relay, deve ser fechada na semana que vem.

Segundo a Prodam, só com a adoção dos servidores proxy rodando Linux o governo municipal conseguirá uma economia de 1,5 milhão de dólares. O acesso aos laboratórios também estarão abertos à comunidade local.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

“O 46o ENANUNI (Encontro Nacional da Associação Nacional de Usuários de Unisys) foi realizado na primeira semana deste mês, em Canela – Rio Grande do Sul. Sob uma temperatura oscilante entre -2o (menos dois) e 14o Celsius, lá fomos representar o CECOM: eu, o Efigênio e o Johnny.” Assim começou o artigo Participação do CECOM no 46o ENANUNI, escrito pr Gilmar Lima Guimarães, publicado no Sistemático Ano XX, no 20, de 13 de junho de 1996.
O encontro foi realizado no período de 02 a 06 de junho de 1996 e Gilmar Lima Guimarães, João Carlos Lages e Efigênio Vieira Ataíde representaram o CECOM, participando de diversas palestras e reuniões de grupos de interesse, além das trocas de informações com outros usuários e dos contatos com empresas atuantes na área e com a própria Unisys.
As fotos foram cedidas por Gilmar.

Anderson (da Octus), Gilmar, um participante, Arthur (Universidade Federal de Santa Catarina) e Efigênio.

Gilmar e Efigênio assistindo as palestras.

Gilmar

 



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VI, no 34, de 02/09/1982, publicou notícias sobre a nova chefia da Divisão de Projetos Administrativos, visitantes no CECOM, seleção de bolsistas e a escolha do Big Brother da Divisão de Usuários, entre outras. A notícia que se destacou foi:

IX CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE INFORMÁTICA
Retornou essa semana ao Brasil o analista Romildo Monte, que esteve participando da IX Conferência Latino-Americana de Informática, em Lima/Peru, de 16 a 20 de agosto.

Em Lima, além da apresentação da palestra sobre o MATAM na conferência do dia 19 de agosto, Romildo Monte realizou visitas a alguns Centros de Processamento de Dados peruanos, como por exemplo, os do Banco Continental e da Escola Superior de Administração de Negócios. Além disso, visitou uma exposição de equipamentos de computação realizada na mesma época da conferência.

De Lima, Romildo foi a Santiago do Chile, onde estava programada uma visita a uma das maiores instalações da América do Sul, que, entre outros equipamentos, possuía 4 Burroughs 6800. Trata-se da ECOM, empresa do governo chileno. Esta visita não pode ser concretizada pois a empresa encontra-se quase paralisada devido a uma inundação ocorrida com o transbordamento do rio Mapocho, o que ocasionou a perda total de todos os equipamentos da ECOM, que encontram-se até hoje submersos.

Em Buenos Aires, Romildo visitou o CPD da Caja Nacional de Ahorro Y Seguro, que é uma instalação com 2 B6700 e 1 IBM 4341 e possui mais de 25000 fitas magnéticas.



Eventos



UFMG COMEMORA SEUS 75 ANOS

Hoje, às 16 horas, será realizada, no auditório da Reitoria, a abertura das festividades de comemoração dos 75 anos da UFMG. O evento contará com sessão solene dos Conselhos Superiores, seguido pela execução do Hino Nacional pela profa. Tânia Mara Lopes Cançado e um pronunciamento da reitora Ana Lúcia Gazzola.

Duas importantes exposições também serão abertas hoje, na Reitoria: uma com as obras do artista plástico Amilcar de Castro e outra intitulada Entre o passado e o futuro – janelas sobre a memória, que resgata parte da históra da UFMG.

Essas são apenas algumas atrações da extensa programação preparada pela Comissão dos 75 anos, que vai até o final do ano e inclui além de exposições, apresentações de teatro e música, lançamento de livros, oficinas e competições esportivas. A programação completa foi divulgada para toda comunidade universitária através de e-mail, e encontra-se disponível na página da UFMG (www.ufmg.br/75anos).

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Renato Machado Righi, no dia 08 e Rogério Soares Pinheiro, no dia 11. E os parabéns para os ex-ceconianos: Laertes Junqueira, hoje, dia 05; Paulo Vianna Affonso e Hélio Chachan, no dia 07; Henrique Pacca Loureiro Luna, no dia 08; Elidimar Sérgio Soares, no dia 09; e Aloísio Furbino Gualberto, no dia 10.