Sistemático: Edição 1125 – 12/09/2002


Notícias



REDE BANCÁRIA CONFIRMOU 9937 INSCRIÇOES AO VESTIBULAR VIA WEB

Na última quinta-feira deveriam ter sido encerradas as inscrições de candidatos ao Vestibular da UFMG via Internet. Entretanto, em função da ocorrência de greve dos Correios em alguns estados, principalmente em Goiás, a Copeve definiu que o prazo deveria se estender até a tarde de sexta-feira, 06 de setembro, para que os possíveis candidatos destas localidades não fossem prejudicados.

Desde então, o CECOM tem recebido do Banco do Brasil as confirmações de pagamento das 12.992 pré-inscrições registradas no sistema. Até agora, já foram computadas 9.937 inscrições.

O candidato que realizou a inscrição via Web já pode checar, no site da Copeve, se a agência bancária informou sobre o pagamento do boleto, verificando assim o andamento de seu processo de inscrição no Vestibular 2003 da UFMG.

SBBD SERÁ REALIZADO EM GRAMADO/RS

O XVII Simpósio Brasileiro de Banco de Dados – SBBD 2002 – será realizado, no período de 14 a 16 de outubro, em Gramado/RS. Promovido pela Sociedade Brasileira de Computação, tem ainda a cooperação da ACM SIGMOND e patrocínio de VLDB Endowment.

Entre os artigos que foram selecionados para apresentação no simpósio, dois tiveram a participação do prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho: “Mining Reliable Models of Associations in Dynamic Databases” e “iFP-growth: Um Algoritmo Incremental para Determinar Regras de Associação”. Os professores Nívio Ziviani, Alberto Henrique Frade Laender e Berthier A. Ribeiro-Neto, do Departamento de Ciência da Computação, também tiveram artigos selecionados para o simpósio.

DAC RECUPERA IMPRESSORA IBM

Conforme O Sistemático informou em recente edição, a impressora IBM 6408, que emite os principais relatórios dos sistemas implantados no mainframe LX 5320, vinha apresentando problemas de impressão, que comprometiam a qualidade destes relatórios.

Essa situação afetava, principalmente, relatórios emitidos para o DRCA, DSG e DP, sendo que o problema ocorria em função de defeito em peça chave da impressora.

Como esta peça tem custo de reposição muito alto e a impressora IBM 6408 deve estar desativada nos próximos 18 meses, a Diretoria do CECOM decidiu que não iria adquiri-la e autorizou a equipe técnica da DAC a tentar soluções alternativas de manutenção.

Enquanto isso, os relatórios vinham sendo impressos em duas impressoras de menor porte, a Epson DFX800 e uma IBM 6400. Esta última, emprestada pela Biblioteca Universitária.

Após trabalho de pesquisa dos componentes mecânicos e eletrônicos da impressora, o técnico em eletrônica Márcio Viana da Costa, o operador Renato Machado Righi e o estagiário Wanderson Machado Horta resolveram o defeito apresentado pela peça, evitando a desativação do equipamento.

A solução adotada foi a recriação, por indução, do campo magnético dos pontos que movimentam as agulhas de impressão. Com o problema resolvido, a impressora voltou para o ambiente de produção, na DCP, estando em período de observação, já que não se sabe, a priori, a durabilidade da solução adotada.

Enquanto isso, motivada pela primeira vitória, a equipe está buscando solução para um antigo defeito que vinha afetando a impressora emprestada pela BU.2

SERPRO COMEÇA A DESATIVAR LINKS ANTIGOS

Quando o DCF, o DSG e o CECOM liberaram as informações que organizam e orientam como é feito o acesso aos sistemas disponibilizados pelo Serpro via Web, a partir da home-page do Centro de Computação, sabia-se que o Serpro estava em processo de migração de seus sistemas para a Web e que seria questão de tempo, que os links de comunicação de dados da UFMG fossem desativados. Esta previsão fez parte dos motivos pelos quais DCF, DSG e CECOM resolveram antecipar o processo de migração na UFMG.

Esta semana veio o primeiro sinal do acerto desta decisão. Unilateralmente, o Serpro está desativando, a partir do dia 14 de setembro, o antigo link de dados que atende aos terminais ainda existentes no DCF.

Esta desativação não afeta os dois links principais que o Serpro mantém para a Universidade, conectados à rede UFMG, e que são responsáveis pelo acesso descentralizado aos sistemas SIAFI, SIAPE E SIASG. Entretanto, sinaliza que esse fato não demorará a ocorrer e pode ser implantado de forma tão inesperada quanto a desativação dos antigos terminais.

Desta forma, o CECOM continuará avançando com a migração do acesso aos sistemas, em escala gradativa, para que se possa realizar o processo da forma mais tranquila possível.

DAS APRESENTA SISTEMA DE DIÁRIO ELETRÔNICO

Em reunião realizada na última terça-feira, dia 10, da qual participaram a diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico, Ana Lúcia Ribeiro Diniz, o diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, além de Gilmar Lima Guimarães, Maria Beatriz de Souza Pereira Prado e Denise Cristina de Assis Moreira, membros da equipe técnica de desenvolvimento do novo Sistema Acadêmico, o diretor da DAS, João Carlos Lages, apresentou o novo sistema de Diário de Classe Eletrônico que será implantado, no próximo semestre letivo, em toda a Escola de Engenharia.

Como, durante o próximo semestre, as diretorias do CECOM e do DRCA vão monitorar a utilização do sistema, para coletar subsídios que permitam o planejamento da implantação para todas as demais unidades acadêmicas em 2003, o objetivo da reunião foi discutir as características técnicas utilizadas, as interfaces com a atual base de dados da graduação e os novos procedimentos que serão instituídos, para que, no novo Sistema Acadêmico, estas funcionalidades possam ser incorporadas.


Informativo



GenteWhere

Devido a férias na Redação, a Seção GenteWhere esteve suspensa. A partir da próxima semana a seção será reativada, com as entrevistas de ex-ceconianos.


SERVIDOR RECEBERÁ CONTRACHEQUE POR e-MAIL

De acordo com comunicado da ProRH, a partir de agora, os servidores públicos federais – ativos, inativos e aposentados – poderão receber seus contracheques por correio eletrônico (e-mail). A Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão está oferecendo o serviço já para o contracheque do mês de setembro.

Para recebê-lo atualizado, todos os meses, basta o servidor acessar o endereço www.siapenet.gov.br e fornecer a senha que todos têm cadastrada para entrar no Sistema Siapenet. Caso alguém não se lembre da senha, é possível obtê-la no mesmo local, fornecendo a identificação única de nove dígitos. Os servidores públicos recebem esta identificação, todos os meses, nos contracheques impressos que são entregues pelas unidades pagadoras (está na folha de rosto, ou seja, na parte externa do contracheque, abaixo da matrícula Siape).

Uma vez fornecidos os dados de forma correta, é aberta uma caixa de diálogo onde é oferecido ao servidor o “Termo de Opção”, autorizando a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento a enviar o contracheque pelo correio eletrônico. Ao preenchê-lo estará autorizando, automaticamente, a suspensão da emissão do contracheque em papel.

No entanto, o servidor continuará podendo consultar e imprimir os contracheques dos últimos doze meses, autenticados por meio do Sistema Siapenet, opção que já lhe é facultada há algum tempo.

Segundo o Ministério, a medida, além de tornar mais ágil o atendimento ao servidor, também significará, a médio prazo, uma economia significativa para o Governo Federal.
Isto se traduzirá em redução de custos para a administração pública, já que haverá menor gasto de papel e tinta para impressão, e menos despesas com remessa, guarda em local apropriado e utilização de pessoal para distribuição.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas de sites:

– A eleição é no dia 6 de outubro e nós teremos a chance de ir às urnas escolher deputado federal, deputado estadual, senador 1, senador 2, governador e presidente. São tantos os concorrentes e números que o melhor é da uma treinada. Na página do TSE você encontrará informações básicas sobre as eleições deste ano e como corrigir o seu voto, como votar no partido (voto de legenda), como votar em branco etc. e ainda poderá fazer uma simulação de voto na urna eletrônica. Vá até o endereço http://www.tse.gov.br/eleicoes/eleicoes2002/index2.html.

– A página Ilusão de Ótica mostra que nem tudo é o que parece. São centenas de desenhos fascinantes que desafiam nossa percepção, distribuídos em categorias como “imagens ocultas”, “geométricos” e “impossíveis”. Será que você acredita realmente no que vê? O endereço é: http://ilusaodeotica.com/.

– Se você quer aprender algum idioma, o Weblínguas oferece lições gratuitas via e-mail de Inglês, Francês e Espanhol, além de Português, para quem quer melhorar a gramática. As aulas, segundo a própria equipe da página, não substituem um curso regular, mas são um excelente apoio aos estudos regulares. O endereço é: http://www.weblinguas.com.br/.

– Você sabia que na Idade Média a contracepção encontrou a alquimia, que lhe reservava toda uma série de poções especiais feitas de misturas assombrosas, como urina de cordeiro, pó de testículos de touro torrados e outras receitas dignas de revoltar o estômago? Por que os aviões a jato deixam marcas no céu? Por que o leite derrama quando ferve? Para que servem os moinhos? O que é a chuva de granizo? Como é que surgiu a expressão “lágrimas de crocodilo”? Estas e outras dúvidas você encontrará na página http://www.portaldascuriosidades.com/.

– Canarionet é uma boa dica para quem tem criação de canários e tem algum interesse. São várias dicas, artigos. forum, forma de tratamento etc. Não deixe de visitar a página http://www.canarionet.hpg.ig.com.br/.

– Dica de Clélia Camargo Cardoso: Veja a Terra como se estivesse em um satélite … Simplesmente fantástico!!! Quem diria que teríamos esta oportunidade. Escolha um ponto que quiser ou direcione longitude e latitude e clique. O local será ampliado e aparecerá uma visão em tempo real. À noite é possível ver luzes que se acendem com a entrada da noite e somente ver a claridade do Sol em outros pontos do globo. É possível ver outros continentes com bastante luminosidade do Sol. (escolha qualquer localidade para ver). É só acessar o endereço http://www.fourmilab.ch/cgi-bin/uncgi/Earth?imgsize=1024&opt=-l&lat=9.7916.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nas últimas semanas, as seguintes notícias:

Microsoft corrige seis novos bugs no IE – A Microsoft soltou um novo pacote acumulado de correções para o Internet Explorer, versões 5.01, 5.5 e 6.0. O pacote, datado de 22/08/2002, ataca seis novas falhas de segurança e substitui todas as outras correções já lançadas para essas versões do browser.
Os seis bugs permitem diferentes níveis de invasão da máquina do usuário. Um deles permite que um hacker execute código remotamente no micro da vítima. Outro dá ao hacker a capacidade de ler arquivos XML em sistemas remotos. Um terceiro permite rodar arquivos executáveis na máquina local.
Para fazer o download do pacote, vá ao endereço www.infoexame.com.br/aberto/download/2315.shl.

Saiu a versão final do Netscape 7.0 – Três meses depois do preview, entrou no dia 29/08, no ar a versão final do Netscape 7.0 – aquela que foi construída pelo pessoal da AOL usando a plataforma de código aberto Gecko, da Mozilla.
Mas o Nestcape 7 é muito mais que um layout bonito ou a porta de entrada da AOL no mundo do código aberto: ele tem uma porção de novidades bem interessantes, como a Tabbed Browsing – algo como “navegação por abas”, em tradução livre. Com este recurso, o usuário pode abrir simultaneamente vários sites em uma só janela do browser, o que economiza um bom espaço na área de trabalho e deixa a coisa toda um pouco mais organizada, basta clicar com o botão direito e escolher a opção “open in new tab”. Os sites abertos ficam organizados em uma só janela, acessíveis por abas na parte superior da tela.
A nova versão insere na barra de endereços e nas abas de navegação ícones dos sites visitados, para a mais fácil identificação dos mesmos; traz um recurso, batizado como Click-to-search, para o internauta fazer buscas no próprio site com a ajuda do botão direito do mouse; e recuperou o preview de impressão, que tinha sumido na versão 6.2 e é muito útil, principalmente quando se vai imprimir determinadas páginas, principalmente aquelas cheias de frames.
Além disso, o Netscape traz gerenciadores de download, senhas, cookies e formulários – o de download, por exemplo, faz com que seja possível baixar simultaneamente vários arquivos da web. Na versão recomendada para download, com 14,43 MB, traz programa de e-mail e comunicador instantâneo (o AIM); players do Macromedia Flash e do Viewpoint Media; plug-in de identificação de impressoras HP; suporte ao formato ART; o Quality Feedback Agent; e um corretor ortográfico.

Serpro parte para o software livre – Levou quatro anos em análises e verificação de casos – mas o Serpro, empresa de informática do governo federal, finalmente optou pelo uso do software livre em seus sistemas. A distribuição escolhida foi a da Red Hat.
Segundo o Serpro, esta se escolha se deu porque o antivírus por ela utilizado foi homologado apenas para o Red Hat Linux. O novo sistema vai rodar inicialmente na regional de Recife, onde fica o Centro de Especialização em Linux (CEUL), e deve chegar à sede da empresa, em Brasília, e em outras nove unidades regionais até o final do ano.
O primeiro programa a ser substituído será o pacote Office da Microsoft, que cede lugar ao OpenOffice.org. O segundo passo, informa, será passar todas as estações de trabalho para o GNU/Linux – as máquinas terão seus programas feitos em plataforma Windows executados pelo Wine, simulador do Windows para plataformas Linux.
Mas a empresa federal não vai desistir dos softwares proprietários: em comunicado oficial, diz que programas da Microsoft, Oracle, IBM, HP, Rationa, Novell, Computer Associates e EMC2, entre outros, continuarão rodando em seus sistemas.

Uso de internet banking dobra no Brasil – No ano passado, foram realizadas mais de 820,4 milhões de operações bancárias via internet no Brasil – um crescimento de 121,86% com relação às 369,8 milhões de operações realizadas em 2000, segundo a Febraban.
A federação informou que 72,6% das transações bancárias existentes foram integralmente automatizadas em 2001, o que teria alavancado o uso do internet banking. No ano passado, o banco online respondeu por 4,15% do total de transações bancárias efetuadas no país – enquanto em 2000 representava 2,25%. Este número inclui débitos automáticos em conta corrente, crédito de salários, cobrança de tarifas e pagamentos em geral, entre outros.
Ainda segundo a Febraban, o aumento do número de usuários de internet banking em 2001 foi da ordem de 56,63% – de 8,3 milhões de correntistas em 2000 para 13 milhões. De acordo com o presidente da AMI (Associação de Mídia Interativa), Antonio Rosa Neto, isto indica que aproximadamente 57% dos internautas brasileiros fazem uso do internet banking.

OpenOffice em português já pode ser baixado – Quem precisa de um pacote de escritório eficiente e gratuito pode testar a versão beta 0.3 em português do Open Office.org, software livre que foi liberado para download no dia 02/09 no país.
O pacote, que foi compilado e traduzido por inúmeros voluntários em todo o Brasil – com o apoio do pessoal da Procergs (Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul), da Unicamp, Debian-BR e ABEP-BR (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Processamento de Dados) – vem com sete programas: o processador de textos Writer; a planilha Calc; o criador de diagramas e gráficos Draw; o Math, um editor de fórmulas matemáticas e macros; o Impress, para apresentações multimídia; um editor HTML; e o Global, que permite o trabalho com diferentes fontes de dados.
Para quem está acostumado com o MS-Office da Microsoft, o OpenOffice.org oferece interfaces e ferramentas bastante semelhantes; segundo o INFOLAB, o pacote é rápido e fácil de usar, mas poderia vir com bancos de dados – por exemplo, não há modelos no Impress, programa semelhante ao PowerPoint.
Por enquanto, há versões do produto para o sistema operacional Windows, para Linux e para FreeBSD – segundo o pessoal da OpenOffice.org.br, ainda não há previsões do lançamento para plataformas Mac e Solaris.

Alemães desistem de rede elétrica para web – O consórcio energético alemão RWE vai encerrar no final de setembro as atividades de acesso à internet por meio da rede elétrica, serviço conhecido como Powerline, já que a tecnologia ainda não está pronta para o mercado de massa, afirmou na quarta-feira o diretor financeiro da RWE Powerline, Carsten Knauer.
“Vamos encerrar a oferta do Powerline em 30 de setembro”, afirmou Knauer.
Além dos problemas técnicos com o modem fornecido pela companhia suíça Ascom, outra deficiência é que não existe capacidade necessária nas zonas de frequência usadas para a transmissão dos dados, informou a companhia.
O executivo não informou os custos do encerramento do negócio e acrescentou que a companhia estava planejando a viabilidade da transferência dos 34 funcionários para outras divisões do grupo.
No Brasil, distribuidoras de energia como Copel e Cemig testaram a tecnologia no ano passado, mas esbarraram no custo da implantação do serviço para o usuário final e em problemas de adaptação da tecnologia européia para as condições brasileiras.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 02 de setembro de 1999, foi lançada a edição no. 1000 de O Sistemático, coroada com um encontro entre ceconianos e ex-ceconianos, num coquetel de congraçamento.

Para a edição comemorativa, foram tiradas quatro fotos dos funcionários do CECOM e somente uma foi selecionada para ilustrar o no. 1000. Como muitos não conhecem as outras fotos, fica registrada nesta edição a lembrança do evento que marcou o CECOM nestes 32 anos de existência.

Foi uma proeza reunir os funcionários para as fotos, pois cada um tinha uma coisa para fazer e não poderia descer. Quando o maior número de pessoas se prontificou para a “árdua missão de ser fotografado”, Renato Righi, o autor das fotos, conseguiu fazer o seu trabalho.

Para que O Sistemático também aparecesse na foto, foi improvisada uma caixa de papelão, delimitando o espaço em que depois seria incluído o seu desenho, trabalho este realizado pela Xina. No dia da foto, a caixa de papelão foi disputada por muitos e quase caiu no laguinho da Reitoria.

Podem notar que a cada click, as pessoas modificavam as posições em que se encontravam, tentando sair o melhor possível.

As fotos foram tiradas em agosto de 1999 e são as únicas existentes da equipe do CECOM. Só o Sistemático para conseguir uma proeza dessas!

Em pé: Gilmar, Helvécio, Leão, Márcia, Wilca, Mário, Elza, Rogério, Alfredo, Frota, Maria Helena, Dôra, Beth, Xina, Haroldo, Adriana, Wanderson, Beatriz, Márcio, Carlos Roberto, Joãozinho, Paulo Inácio, Adeise, Gerson e Elizângela. Agachados: Alda, Rubens, César, Ronaldo, Lelé, O Sistemático, Carlinhos, Bessa, Denise e Renato.

Em pé:Haroldo, Lelé, Helvécio, Iremar, Márcia, Beatriz, Mário, Wilca, Leão, Gerson, Elza, Rogério, Alfredo, Maria Helena, Frota, Rubens, Beth, Wanderson, Xina, Joãozinho, Adriana, Márcio, Bessa, Lísia, Paulo Inácio, Adeise e Elizângela. Agachados: O Sistemático, Denise, César, Alda, Ronaldo, Carlinhos, Gilmar, Carlos Roberto e Renato.


Em pé: Haroldo, Mário, Gilmar, Beatriz, Wanderson, Gerson, Wilca, Elza, Frota,Alfredo, Rogério, Beth, Maria Helena, César, Bessa, Carlinhos, Helvécio, Joãozinho, Márcio, Rubens, Carlos Roberto, Dôra, Lísia, Leão, Adriana e Paulo Inácio. Agachados: Renato, Denise, Alda, Márcia, Lelé, O Sistemático, Xina, Ronaldo, Elizângela, Adeise e Iremar.




Há 20 anos…

O Sistemático Ano VI, no. 35, de 10/09/1982, publicou notícias sobre a viagem de Eduardo Henrique Lima ao Rio de Janeiro para participar do seminário de apresentação da versão 3.3 na Burroughs, recebimento de um módulo de disco fixo, contratação de bolsista para a Divisão de Informação Técnica, eleição de Carlos Alfeu como representante dos estagiários da Divisão de Usuários (denominado Big Brother) e palestra de Denise Spira no Depto. de Estatística, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

CECOM ORGANIZA CURSO COM A ESCOLA DE VETERINÁRIA
Teve início ontem, dia 09, o tópico “Manipulação de Arquivos”, que faz parte do curso de Iniciação à Computação, organizado conjuntamente pelo Centro de Computação e Escola de Veterinária da UFMG.
O objetivo desse curso é de informar sobre o uso de programas que são de interesse da Escola de Veterinária com o intuito de facilitar os trabalhos que requeiram o uso de recursos computacionais.
No programa do curso constam: Introdução, Arquivos, Consist, Sort, Simplex, SPSS e Harvey.
As aulas estão sendo realizadas às terças e quintas-feiras, de 14:00 às 16:00, na Escola de Veterinária.

SELEÇÃO DE BOLSISTAS
Cerca de 96 alunos da área de Ciências Exatas compareceram ao exame psicotécnico para preenchimento de 6 vagas do Quadro de Bolsistas do Centro de Computação.
O resultado do exame psicoténico, aplicado pela Burroughs na semana passada, deverá ser divulgado no próximo dia 16.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Aldemar Lopes de Souza (Centro Cultural) e Arnaldo José de Oliveira, no dia 13; Haroldo Cançado Rolfs, no dia 17; Luiz Henrique Loureiro dos Santos (Escola de Ciência da Informação) e Ricardo Yokoyama, no dia 18.

AGRADECIMENTOS: Os agradecimentos à Adriana, Xina, Carlos Alfeu e Leão que, durante as merecidas férias na Redação, fizeram o possível e o impossível para que O Sistemático fosse publicado nas últimas semanas.