Sistemático: Edição 1126 – 19/09/2002


Notícias



CECOM E LCC APRESENTARÃO INA v2.0, OPUS E GED PARA DIRETORES

Na próxima terça-feira, 24 de setembro, as equipes do CECOM e LCC, respectivamente responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos INA v2.0 e Opus, apresentarão para os diretores das unidades acadêmicas um relato técnico sobre o andamento das atividades de desenvolvimento dos novos sistemas e sobre suas característica funcionais. O CECOM também apresentará questões relacionadas ao novo sistema GED.

O objetivo da apresentação é repassar aos diretores aspectos importantes relacionados à implantação dos sistemas, relatando tanto aspectos operacionais de lançamento de dados, quanto questões estratégicas relacionadas à construção das suas bases de dados.

Tanto o INA, quanto o Opus, serão disponibilizados para lançamento de dados durante o mês de outubro. O Opus assumirá, com inúmeras vantagens, o lançamento de dados da produção docente, que era originalmente realizado no INA, permitindo inclusive a inclusão do original da publicação. Além disso, permitirá a integração com o sistema Lattes, gerando arquivos a serem importados por este último. Já o INA v2.0 implantará como novidade a criação de visões relacionadas ao tratamento dos projetos acadêmicos, a inovadora estrutura de agrupamentos definida pela CPPD e melhorias significativas em relação à versão 1.5, atualmente disponível para uso dos departamentos acadêmicos. A integração que deverá ser implantada entre as bases do INA e do Opus, permitirá a simplificação do processo de preparação dos dados da GED que, em sua versão 2.0, será implantada pelo CECOM em novembro.

Dentro do processo de implantação dos sistemas está prevista etapa de treinamento, que oferecerá, em três módulos distintos, cerca de 500 vagas para secretarias de departamento e de programas de pós-graduação, além da administração central.

SERPRO DESATIVA TODOS OS LINKS ANTIGOS

Na última edição de O Sistemático foi publicado que, unilateralmente, o Serpro estaria desativando, a partir do dia 14 de setembro, o antigo link de dados que atendia aos terminais ainda existentes no DCF, no 5o. andar da Reitoria.

Entretanto, para surpresa do CECOM e dos demais órgãos envolvidos no processo de migração do acesso ao Serpro para a Web, esta desativação afetou também os dois links principais que o Serpro mantinha com a universidade, conectados à rede UFMG, e que eram responsáveis pelo acesso descentralizado aos sistemas SIAFI, SIAPE e SIASG.

A matéria de O Sistemático, comentando então somente sobre a desativação do link secundário que atendia aos terminais do DCF, já alertava que a desativação dos links principais não demoraria a ocorrer e poderia ser implantada de forma tão inesperada quanto a desativação dos antigos terminais.

Infelizmente, esta previsão se realizou mais rápido do que se imaginava, o que inviabilizou o processo de migração em escala gradativa, como era a intenção inicial. Entretanto, graças ao fato da UFMG ter antecipado o processo de migração, o impacto da desativação dos links nesta segunda foi absorvido de forma mais tranquila.

Informando os usuários da Universidade a esse respeito, a Diretora do Departamento de Contabilidade e Finanças, Macilene Gonçalves de Lima, escreveu: “Informamos que, por motivo de corte de despesas no orçamento do SERPRO, em todo território nacional, desde o dia 16/09/2002, o acesso ao SIAFI só é possível via INTERNET. Como é do conhecimento de todos, o CECOM já disponibilizou em sua home-page (www.ufmg.br/dti/cecom), no link SERPRO VIA WEB, todas as instruções para atualização e acesso a REDE SERPRO. Qualquer dificuldade contatar a operação de rede do CECOM ou o agente de informática de sua unidade. Gostaríamos de mencionar que além das facilidades de um acesso via WEB, a porta para o acesso ao SIAFI do século XXI, está aberta”.

DAA E DCP IMPLANTAM SISTEMA CECSOL

Desde o início desta semana as divisões de Apoio Administrativo e Controle do Processamento do CECOM passaram a utilizar o sistema de controle de solicitações de serviço do CECOM, o CECSOL. O objetivo é obter maior controle nas solicitações que chegam às divisões diariamente, garantindo qualidade no serviço prestado aos usuários internos e externos.

Além da DAA e DCP, o sistema já é utilizado pela DAC e DAS. Com a entrada destas duas divisões no sistema e a proposição de melhorias em suas funcionalidades, a expectativa é de que ele possa atender também, em seguida, às características específicas das atividades da DRC, única divisão que ainda não o utiliza.

Este amadurecimento do CECSOL visa também melhorar, para o usuário solicitante, o processo de envio da solicitação, bem como o acompanhamento de sua execução e a posterior conclusão.

MEDALHA DE HONRA SERÁ ENTREGUE HOJE A EX-ALUNOS

A partir das 19:00 de hoje, dia 19 de setembro, vinte ex-alunos da Universidade serão homenageados no Auditório da Reitoria, recebendo a Medalha de Honra UFMG – destaque ex-aluno 2002. Os homenageados tiveram indicação da Reitora, profa. Ana Lúcia Gazzola, e de cada uma das unidades acadêmicas da UFMG.

A cerimônia será transmitida através da Web, estando a cargo da CAC (Coordenadoria de Assuntos Comunitários) esta atividade. Para que isto acontecesse, a DAC (Divisão de Atendimento e Consultoria) do CECOM implantou o serviço e treinou o funcionário da CAC, Ivanildo Lúcio dos Santos, da operação da infra-estrutura necessária para a realização da transmissão. O CECOM, quando necessário, dará suporte nesta infra-estrutura.


Informativo



DESLIGAMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA NO DOMINGO
A CEMIG fará um desligamento de energia elétrica no dia 22 de setembro de 2002, no período de 09:00 às 11:00, para manutenção na rede da UFMG. As Unidades que ficarão sem energia são as seguintes: Escola de Belas Artes, DSG, Assufemg/Pelego’s, DITRA, Almoxarifado do DM, Central de Manutenção, Horto, Forte Apache, Escola de Música, Reitoria, CECOM, Biblioteca Central, ICB, Unidade Administrativa II, Unidade Administrativa III, Imprensa Universitária, Praça de Serviços (Condomínio e Restaurante). Os bancos não serão desativados.


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O Festival Brasileiro de Cinema na Internet, que recebeu o nome de Fluxus, chega à sua terceira edição. O evento tornou-se internacional e terá uma nova categoria Interativa na qual serão aceitos trabalhos realizados especialmente para a web. O festival irá aceitar trabalhos realizados originalmente em película, vídeo, flash e outros que misturem todos estes suportes. O endereço é: http://www.fluxusonline.com/.

– Homenageando o centenário do nascimento do ex-presidente Juscelino Kubitschek, o Jornal Correio Brasiliense lançou o especial 100 Anos de JK, que aborda a construção de Brasília e outros fatos importantes relativos a seu governo, além de algumas opiniões sobre o mito. Vá até o endereço http://www.correioweb.com.br/hotsites/jk2/index.htm. Veja também a biografia de JK na página Projeto Memória, no endereço http://www.projetomemoria.art.br/jk/biografia/biografia.html.

– O projeto "Ambientalismo no Brasil: Balanço e Perspectivas Futuras" usa como eixos temáticos para estruturar sua atuação os diferentes períodos históricos pelos quais passou o movimento ambientalista no Brasil. A página Memória do Meio Ambiente conta um pouco da história dos últimos 30 anos do ambientalismo brasileiro, mostrando seus grandes protagonistas, as instituições que conquistaram vitórias decisivas e os maiores marcos dessa luta pela preservação do meio ambiente no país. O endereço é: http://www.memoriadomeioambiente.org.br.

– Uma página bastante interessante e completa sobre hardware, é a "ABC dos computadores", que pode ajudar você a se decidir sobre a sua próxima compra de micro. Traz informações detalhadas sobre barramentos, proces-sadores (de todos os tipos e marcas), memórias, placas de expansão, periféricos etc., além das principais novidades do mundo da informática. O endereço é: http://www.abcddohardware.hpg.ig.com.br/index.html.

– Tecladistas e pessoas interessadas no assunto podem contar com uma página bem completa. Além das várias marcas, tem equipamentos de dar água na boca ou melhor coceira nos dedos. Não perca a oportunidade e fique por dentro dos últimos lançamentos acessando a página http://www.synthzone.com/. (Site em Inglês)

– Se você gosta de midi nacionais e internacionais, aproveite e faça download. São dezenas de midis que vão de Axé Music até Pop. Reserve espaço em seu HD e faça download à vontade. O endereço é: http://www.mastermidi.com/brasil/index.html.

– Faça uma viagem no tempo e vá até ao Museu do sintetizador. São várias marcas e modelos desde Cassio, Roland, Kawai, Polivox, Yamaha e outos. O endereço é: http://www.synthmuseum.com/. (Site em Inglês)

– Você toca algum instrumento? Perdeu o emprego e quer arrumar outro numa banda? Se você estiver nesta situação ou simplesmente procura saber como anda a vida do mundo da música, uma página legal é a http://www.tosembanda.com/. Informações sobre: lugares de show, divulgar o show, notícias, bandas históricas etc, você encontrará nesta página.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, na primeira quinzena de setembro, as seguintes notícias:

Pai do Java faz palestra no país em outubro – James Gosling, o criador da tecnologia Java, vem ao Brasil no próximo mês para participar do Sun Tech Days, evento que será promovido pela Sun Networks nos dias 15 e 16 de outubro.
A palestra de Gosling acontece no dia 15 daquele mês na Amcham, Câmera Americana de Comércio, em São Paulo. O desenvolvedor criou a tecnologia – que hoje é usada por 60% dos programadores brasileiros, segundo o Gartner – em 1995.

AT&T pode operar em 7 regiões no Brasil – A Anatel anunciou oficialmente no dia 05/09 as regras para a operação liberada para a AT&T do Brasil – que tem a possibilidade de atuar em sete regiões nacionais.
Segundo a Agência, a operadora já pode prestar serviços de telefonia fixa local nas chamadas Áreas de Numeração 11 (São Paulo), 19 (Campinas), 21 (Rio de Janeiro), 31 (Belo Horizonte), 41 (Curitiba), 51 (Porto Alegre) e 61 (Distrito Federal).
Pelas normas da Anatel, a AT&T do Brasil deve começar a prestar o serviço dentro dos próximos doze meses, contados a partir do dia 5/09.

Preço e conteúdo da web móvel não convencem – Mais de 36% dos usuários de telefonia móvel alegam que os altos custos de acesso são os principais obstáculos para a adesão à internet móvel. Outros 36% dizem que não conseguem reconhecer a utilidade da web sem fio. Essas são algumas das constatações da pesquisa semestral Mobinet, conduzida pela consultoria A.T.Kearney e pela Universidade de Cambridge com seis mil usuários de telefonia móvel em 15 países, incluindo o Brasil.
Segundo a pesquisa, 70% dos entrevistados ainda não usam seus celulares para a web móvel por causa dos preços serem muito altos e porque o conteúdo ainda não os atrai.
O levantamento indicou ainda outros dados importantes do mercado mundial e brasileiro da internet sem fio. Enquanto mun-dialmente, a média de usuários de celulares habilitados para a web móvel fica em torno de 41%, no Brasil esse índice cai para 36%, mas apenas 21% dos entrevistados brasileiros utilizam algum serviço da internet sem fio. Por outro lado, um dado positivo em relação à média mundial é a importância dos serviços financeiros na web sem fio tupiniquim. Aproximadamente 7% dos internautas móveis alegam acessar freqüentemente dados financeiros pelo celular. Globalmente, esse mesmo índice fica em 3%.
Segundo a Mobinet, o perfil do usuário brasileiro também se difere do perfil mundial. Enquanto apenas 13% dos usuários têm mais de 45 anos de idade, globalmente; no Brasil, essa faixa etária representa um terço dos internautas móveis. Por outro lado, quase 70% dos usuários de serviços de e-mail pelo celular têm menos de 35 anos, enquanto no Japão menos da metade dos usuários encaixam-se nessa faixa de idade.
Em relação ao envio de SMS, os números brasileiros saem totalmente do quadro mundial. Enquanto a média global gira em torno de 64% de uso do serviço de mensagens curtas, no Brasil, 90% dos entrevistados nunca utilizaram o serviço. Mas o Brasil se mostrou o local mais receptivo à adoção de tecnologias de comunicação móvel entre os 15 países entrevistados. A intenção de uso de SMS chega a 50% e, no caso da tecnologia 3G, 55% dos entrevistados se dizem propensos a adotar os novos serviços.
A pesquisa Mobinet foi realizada na Austrália, no Brasil, no Canadá, na China, na França, na Alemanha, em Hong Kong, na Itália, no Japão, na Coréia, em Cingapura, na Espanha, na Suécia, nos Estados Unidos e na Inglaterra.

E-commerce está mais popular, diz Ibope – No mês de agosto, as lojas e shoppings virtuais alcançaram seu mais alto índice de alcance: 43,4% dos internautas ativos entraram em um site de comércio eletrônico pelo menos uma vez, segundo o Ibope eRatings.com.
Se em agosto tivemos 7,5 milhões de internautas ativos, de acordo com o Ibope, significa que 3,25 milhões visitaram as lojas virtuais no último mês. O maior índice até agora tinha sido de 42,7%, e isto no período de festas, em dezembro do ano passado. “Este é um excelente sinal para o próximo natal”, comemora o analista do Ibope eRatings.com Alexandre Magalhães.
No último mês, o número de cidadãos com acesso residencial à internet manteve-se em 14 milhões. Mas batemos outro recorde em tempo médio de navegação: 10 horas e 49 minutos, ou 4,3% a mais do que as 10 horas e 22 minutos de julho.

Soyo traz ao Brasil chaveiro que grava 1 GB – Usuários que precisam carregar um grande volume de dados de um lado para o outro e para isso precisam usar mídias ou computadores portáteis podem contar com a ajuda de um chaveiro que pesa menos de 20 gramas.
Lançado pela fabricante de motherboards Soyo, de Taiwan, o chaveiro – chamado Cig@r Pro – está sendo vendido em versões com capacidade de armazenamento de dados de até 1gigabyte e é compatível com interface USB, padrão de conexão de diferentes dispositivos. A funcionalidade permite a transferência de dados entre computadores distintos apenas plugando o chaveiro em uma máquina.
O preço? A versão de 512 megabytes, por exemplo, sai por 1.199 reais, ou quase o preço de um computador novo. A versão mais barata, de 16 megabytes, custa 99 reais.
No final do ano passado a norte-americana IBM lançou um produto semelhante no país. Chamado Memory Key, o produto da IBM é vendido atualmente nas versões de 8, 32 ou 128 megabytes. A primeira sai por 150 reais e a última por 791 reais.
O produto não precisa de pilhas ou baterias e usa a alimentação da própria porta USB do computador para funcionar. Segundo a companhia, o produto é capaz de manter os dados gravados por até 10 anos por meio de memória Flash.

RED HAT E IBM AMPLIAM ACORDO PRÓ-LINUX

O jornal O Globo, de 16/09/2002, publicou notícia sobre a ampliação do acordo pró-Linux da IBM e Red Hat, transcrita a seguir:

“A IBM e a Red Hat, distribuidora mundial de softwares baseados em Linux, vão anunciar nesta segunda-feira, dia 16/09, a ampliação do acordo internacional de apoio a soluções de código-fonte aberto. Entre as novas apostas da parceria estão a inclusão das versões avançadas dos softwares da Red Hat para servidores – Advanced Server – nas quatro linhas de servidores de última geração da IBM, informou o CNet.

Com a nova estratégia, a Red Hat passa a incluir suporte e soluções para as séries de terminais de porte da IBM baseados em chips Intel, como os servidores xSeries, pSeries, iSeries e zSeries.”

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 30 de agosto/2002, foi realizado um lanche, na sala de café do 8o. andar, para Danilo Pinheiro Soares Guimarães, que estava se despedindo do CECOM.

Danilo trabalhou no CECOM no período de 1o. de março/2001 a 30/08/2002, lotado na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria – onde participou de atividades de atendimento aos usuários e de manutenção da página do CECOM.

Organizado pela DAC e DAA, o lanche teve bolos, pão de queijo e refrigerantes, e pela carinha do Danilo nas fotos, dá para perceber a alegre surpresa que foi para ele a demonstração de carinho de todos do CECOM.

Danilo conquistou a todos no seu período ceconiano. Atendia a todos sempre com aquele sorriso que virou a sua marca. Sempre calmo, resolvia os problemas que apareciam com a maior tranqüilidade.

Fica registrado nesta edição, o último dia do Danilo no CECOM.

As fotos foram tiradas por Renato Righi.

Danilo

Danilo. Ao fundo: Carlos Alfeu e Leandro (estagiário da DRC)

Dôra, Márcio Viana, Ronaldo, Beth, Rosa, João Paulo, Alda, Michele, Márcia e Maria Helena

 



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VI, no. 36, de 16/09/1982, publicou notícias sobre a seleção de bolsistas, envolvendo 96 alunos, sendo convocados para a 2a. etapa 42 candidatos, curso para professores e alunos de pós-graduação da Escola de Veterinária, implantação do Plano de Estágios do CECOM, funcionamento do Sistema B6700, seminários de setembro, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

CAMPUS DA PAMPULHA COM NOVA CENTRAL TELEFÔNICA
Foi distribuída, ontem à tarde, a lista provisória dos ramais PABX do Campus da Pampulha. Os ramais entraram em funcionamento ontem também. São 208 ramais PABX da nova central telefônica do Campus, substituindo assim, os ramais da antiga central, nos mesmos locais onde já havia o PBX. A nova central está equipada com ramais de 3 categorias:
PRIVILEGIADOS (P) – ramais com acesso direto à rede urbana (Telemig), através da discagem do no 0 (zero).
SEMI-PRIVILEGIADOS (SP) – ramais com acesso à rede urbana (Telelig) com auxílio da telefonista, através da discagem do no 9 (nove).
RESTRITOS (R) – ramais sem acesso à rede urbana, ou seja, com acesso exclusivo ao Campus da Pampulha. …

VERSÃO 3.3
No último dia 10, Eduardo Henrique Lima, chefe do Setor de Suporte de Sistemas, esteve no Rio de Janeiro participando do Seminário de Apresentação da versão 3.3 na Burroughs.
Eduardo Henrique levou para a Burroughs as fitas para ser copiado o software da versão 3.3. Estas fitas deverão chegar à UFMG na próxima semana. Ele trouxe o P/D Notes, publicação com as cópias dos slides apresentados durante o seminário com as inovações da nova versão.



Eventos



TREINAMENTO DE INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

Teve início na segunda-feira, dia 16, na sala de aulas do CECOM, mais um treinamento de Informática Instrumental – Word (Turma 12).

O treinamento, que tem como instrutor Alfredo Ventura dos Anjos, da DCP, está tendo a participação dos seguintes funcionários: Cynthia Rossetti Portela (Hospital das Clínicas), Elci de Souza Santos (Hospital das Clínicas), Geraldo Sebastião A. Martins (Hospital das Clínicas), Josiane Souza Rocha (Escola de Veterinária), Mônica de Paula Santos (Hospital das Clínicas), Regina Lúcia Silva Araújo (Gabinete), Robson Luiz B. Martins (Pró-Reitoria de Extensão) e Wania Cristina Montanari Giori de Almeida (Hospital das Clínicas).

O treinamento está sendo realizado no horário de 8:30 às 11:30 e vai ser encerrado no dia 04 de outubro/2002.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: André Luís Gioffi e Ênio Fernando Vilela, hoje, dia 19; Edésio Costa e Silva e Maria do Carmo Viegas, no dia 20; Marlene de Almeida Marques e Heloísa Helena Pimenta, no dia 21 e Janer Olinto de Andrade, no dia 26.

NASCIMENTO: Um pouco atrasado, mas como é sempre bom registrar, O Sistemático conta para aqueles que ainda não estão sabendo que Eliane Aparecida Ferreira Marques (ex-Pró-Reitora de Administração) é mamãe desde o dia 09 de setembro, quando Rodrigo nasceu. Os parabéns do Sistemático em nome de todos do CECOM.