Sistemático: Edição 1127 – 26/09/2002


Notícias



DIRETORES ACADÊMICOS CONHECERAM SISTEMAS INA v2.0, OPUS E GED

Nesta terça-feira, 24 de setembro, os diretores das unidades acadêmicas tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto o andamento dos projetos dos sistemas INA v2.0, Opus e GED. A apresentação esteve a cargo das equipes do CECOM e LCC.

Após abertura realizada pelo vice-Reitor, prof. Marcos Borato, o diretor de Tecnologia da Informação, prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, comentou sobre as ações da diretoria na área de TI e as principais atividades realizadas nestes projetos nos últimos seis meses. Em seguida, o prof. Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho, diretor do LCC, e a analista Fabiana Costa Pereira apresentaram o sistema Opus, demonstrando suas principais funcionalidades. Em seguida, foi a vez do diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado Fonseca, apresentar os sistemas INA e GED, em suas novas versões. Ao final, os diretores foram informados sobre os cronogramas dos três sistemas para os próximos meses, bem como sobre as atividades que necessitarão de maior envolvimento das administrações das unidades. Foram também descritos por Carlos Alfeu como serão o Programa de Treinamento e o serviço de Helpdesk a serem implantados para os sistemas.

INA E OPUS TÊM AGENDA DE TREINAMENTO DEFINIDA

A ATI estará dando atenção especial ao processo de implantação dos sistemas INA v2.0 e Opus. Para garantir que o processo se dê da forma mais adequada possível, será utilizado um programa de treinamento especial para esta etapa, a ser realizado no mês de outubro.

Serão oferecidos três módulos distintos de treinamento, com cerca de 500 vagas, distribuídos da seguinte forma:

Módulo
Conteúdo Público
I
Opus (Produção) Secretarias de departamentos, CPPD, Pró-reitorias acadêmicas
II
Página INA, Encargos Didáticos, Encargos Administrativos e Dados Pessoais Idem Módulo I
III
Bancas, orientação, agrupamento, projeto e curso Idem Módulo I e as secretarias dos programas de pós-graduação

 

As pessoas indicadas para participarem do treinamento poderão escolher, livremente, dentre as diversas turmas oferecidas, aquelas nas quais se inscreverão. As vagas serão ocupadas por ordem de solicitação, sendo as inscrições feitas via e-mail e organizadas por um serviço especial que o CECOM montará a partir do próximo dia 07 de outubro.

Todos os três módulos de treinamento serão aplicados simultaneamente, sendo que o primeiro ficará a cargo do LCC, em suas dependências, e os outros dois a cargo da equipe do CECOM/DAS, em suas salas no subsolo da Reitoria.

As turmas sob a responsabilidade do LCC, com 10 vagas em cada, serão:

Módulo
Turma
Turno
Sala
Dia da semana
Dia do mês
Horário
I
A
Manhã
1
Quarta
16
08:00 às 12:00
I
B
Manhã
2
Quarta
16
08:00 às 12:00
I
C
Tarde
1
Quarta
16
13:00 às 17:00
I
D
Manhã
1
Quinta
17
08:00 às 12:00
I
E
Manhã
2
Quinta
17
08:00 às 12:00
I
F
Tarde
1
Quinta
17
13:00 às 17:00
I
G
Manhã
1
Sexta
18
08:00 às 12:00
I
H
Manhã
2
Sexta
18
08:00 às 12:00
I
I
Tarde
1
Sexta
18
13:00 às 17:00
I
J
Manhã
1
Segunda
21
08:00 às 12:00
I
K
Manhã
2
Segunda
21
08:00 às 12:00
I
L
Tarde
1
Segunda
21
13:00 às 17:00

 

As turmas sob a responsabilidade do CECOM, com 18 vagas em cada, serão:

Módulo
Turma
Turno
Sala
Dia da semana
Dia do mês
Horário
II
A
Manhã
1
Quarta
16
08:00 às 12:00
II
B
Manhã
2
Quarta
16
08:00 às 12:00
II
C
Manhã
2
Quinta
17
08:00 às 12:00
II
D
Tarde
1
Sexta
18
13:00 às 17:00
II
E
Tarde
2
Sexta
18
13:00 às 17:00
II
F
Tarde
2
Segunda
21
13:00 às 17:00

 


Módulo
Turma
Turno
Sala
Dia da semana
Dia do mês
Horário
III
G
Tarde
1
Quarta
16
13:00 às 17:00
III
H
Tarde
2
Quarta
16
13:00 às 17:00
III
I
Manhã
1
Quinta
17
08:00 às 12:00
III
J
Tarde
1
Quinta
17
13:00 às 17:00
III
K
Tarde
2
Quinta
17
13:00 às 17:00
III
L
Manhã
1
Sexta
18
08:00 às 12:00
III
M
Manhã
2
Sexta
18
08:00 às 12:00
III
N
Manhã
1
Segunda
21
08:00 às 12:00
III
O
Manhã
2
Segunda
21
08:00 às 12:00
III
P
Tarde
1
Segunda
21
13:00 às 17:00

 

Até o próximo dia 04 de outubro estarão no ar, na homepage do CECOM, as páginas de apoio com informações sobre a nova versão do INA. Nelas estará disponível o formulário eletrônico para envio das solicitações de inscrição nas turmas, tanto nas oferecidas pelo CECOM, quanto nas oferecidas pelo LCC.

COPEVE IMPLANTA SERVIÇO PROTOCOLAR PARA COMUNICAÇÃO COM CANDIDATOS

Nesta semana, foi implantado para a COPEVE, um serviço de Protocolo que permite um melhor controle da comunicação entre os candidatos ao vestibular da UFMG e a COPEVE, órgão responsável pela organização do vestibular. A partir de agora, o candidato pode consultar seus dados (situação de pagamento de inscrições feitas via WEB e dados digitados a partir das inscrições feitas manualmente nas agências dos Correios), local onde o mesmo fará suas provas etc. e, caso encontre alguma inconsistência nesses dados, pode comunicar o problema à COPEVE através de formulário disponível no site da COPEVE, recebendo uma confirmação de uma senha para acompanhar o processo. Diariamente, a Secretaria do Vestibular confere os protocolos pendentes, tomando as decisões a respeito dos mesmos e respondendo aos interessados.

Este novo serviço, além de registrar todas as comunicações entre os candidatos e a COPEVE, normalizou e agilizou o processo, que antes era feito de vá-rias formas diferentes, garantindo também uma maior segurança nesta comunicação. O serviço deve ser estendido também para protocolar outras solicitações enviadas à COPEVE, como emissão de declarações, pedidos de segunda via de comprovantes, fornecimento de dados etc. O Serviço de Protocolo, composto de uma interface WEB e outra cliente/servidor, foi projetado pelo João Carlos Lages, sendo que a interface Web foi construída por Arnon Cardoso, da VETTA Tecnologies, e o módulo Cliente/Servidor foi todo construído por Thiago Gabriel Diniz, estagiário da DAS.

HERMES DEVE SER DESATIVADO ATÉ FINAL DO ANO

No início da segunda quinzena do mês de outubro, a equipe do LCC deve encerrar a criação das caixas institucionais de correio, para toda a estrutura administrativa das unidades acadêmicas. Com o fim desta etapa, ficará a cargo de cada unidade verificar a necessidade de outros endereços, a serem criados para representar sua estrutura hierárquica interna.

Com isso, após o dia 16 de outubro, a equipe do CECOM/DAC entrará em ação para criar novos formulários no Notes, eliminando os formulários em uso no Hermes, além de definir como ficarão as Listas Institucionais (<nome>-l@listas.ufmg.br) após a criação das novas caixas.

Neste momento, então, será definida a data de desativação do Hermes, sistema de correio eletrônico baseado em arquitetura mainframe, que serve a universidade há 13 anos. Apesar de ainda existirem alguns passos técnicos a serem viabilizados, o antigo serviço de correio deve ser desativado antes do final do ano.

SALVA DE ARQUIVOS

O CECOM tem recebido um número considerável de micros para manutenção com autorização de formatação do disco rígido (C:), desde que sejam salvos todos os arquivos do mesmo. Como são disponibilizados servidores de arquivos em rede para que os arquivos de trabalho sejam armazenados com maior segurança, é responsabilidade do usuário a salva de seus arquivos existentes no disco rígido local, pois só ele é capaz de identificar quais arquivos são necessários.

A DAC comunica que os micros que vierem para manutenção com este tipo de solicitação, serão devolvidos para que o usuário providencie a salva dos arquivos.

ESPAÇO EM DISCO

A DAC enviou aos usuários orientações para que o problema de falta de espaço em disco dos servidores de rede (volumes G:, L: e P:) seja evitado.

Ações como remoção de arquivos desnecessários, como músicas, filmes, pps, imagens etc., fazem parte das orientações, como também: evitar redundância de arquivos, evitar colocar no servidor arquivos de instalação e configuração de programas e manter registros históricos em CD Rom.

Com estes cuidados, além da liberação de espaço nos servidores, o CECOM vai poder agilizar o processo de salva de arquivos e recuperação dos mesmos.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES
Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas de sites:

– Se no seu emprego não tem televisão, mas tem acesso à Internet, e você é daqueles que quer ficar por dentro das últimas notícias, uma maneira de ficar atualizado é a allTV. Uma emissora de televisão brasileira feita especialmente para a Internet. Na página da TV, você pode acompanhar, ao vivo, 24 horas por dia, a programação da emissora, além de assistir, também, ao que foi exibido nas últimas 48 horas. Se você tem conexão rápida e os plugins Flash e Windows Media Player, vale a pena conferir essa grande novidade. Só tem um detalhe: é preciso se cadastrar na página. O endereço é: http://www.alltv.com.br/.

– O filme Cidade de Deus, baseado no romance de Paulo Lins,vem despertando a atenção do público e aplausos da crítica. Mais uma ótima obra do cinema nacional, a produção, dirigida por Fernando Meirelles, conta a história de uma favela que surgiu nos anos 60 e se tornou um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro, no começo dos anos 80. Narrado por Buscapé, um dos protagonistas, o surpreende ao falar sobre personagens e situações que aconteceram de fato no Rio. Eu já passei diversas vezes por lá, de ônibus, e os comentários sobre o pessoal que mora lá não são nada agradáveis. O endereço é: http://www.cidadededeus.com.br.

– A página da Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca é para quem gosta desses jogos. Oferece informações sobre campeonatos, traz um glossário de termos da sinuca internacional, regras e regulamentos oficiais. A animação em Flash, onde você poderá visualizar e entender como funcionam algumas jogadas básicas, como efeitos, puxadas e seguidas, além de acompanhar a trajetória da bola branca de acordo com o ponto de toque do taco. Eu não sei jogar… mas indico a página http://www.sinuca.com.br/.

– Uma página repleta de tutoriais e com ótimo visual para quem quer aprender office 97 (incluindo Access e Power Point), Office XP, Dreamweaver, StarOffice e outros programas, além de ensinar a usar diversas ferramentas para Internet, como DHTML, Flash e Cascading Style Sheets (CSS) é a http://www.ricardohorta.net/index2.html.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, na semana passada, as seguintes notícias:

Governo Lula priorizaria o software livre – Além de educação, saúde, habitação e emprego, a área de TI está recebendo mais atenção dos presidenciáveis. Para conhecer as propostas de cada um deles na área da Tecnologia da Informação, INFO está contatando as assessorias dos principais candidatos. O primeiro a falar foi Sérgio Rosa, que é o presidente da Proderj e assessor de TI do candidato do PT, Luís Inácio Lula da Silva.
Segundo ele, o governo Lula priorizará a utilização de softwares livres como o Linux em todo o país. A intenção é estender a política que já existe em alguns locais governados pelo PT, como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e as cidade de São Paulo e Recife. “A utilização de softwares livres nos dá maior conhecimento da tecnologia e segurança, porque os códigos são abertos”, afirma Sérgio Rosa.
A proposta de abranger a utilização de sistemas abertos faz parte da política de desenvolvimento de softwares proposta pelo PT. Rosa defende que a produção de software é mais barata que a de hardware, gera empregos e desenvolve a mão-de-obra. “Podemos desenvolver produtos aqui dentro e não pagar royalties para utilizar somente produtos importados”.
Mas os softwares proprietários serão descartados se Lula ganhar? De jeito nenhum, responde o assessor de TI do candidato Lula. “Também vamos precisar de produtos proprietários e, na hora de escolhê-los, daremos preferência para os nacionais”.
Já na área de hardware, Rosa diz que o problema é bem maior, porque a instalação de uma fábrica de computadores, por exemplo, exige um investimento bem maior do que uma de software. Segundo ele, oito dos principais fabricantes de computadores e componentes, entre eles Dell, IBM, HP, Intel, Itautec Philco, Solectron e Acer, enviaram um documento com propostas para o candidato. Elas alertaram sobre a existência de um mercado cinza, que trabalha com produtos contrabandeados, paga menos impostos e conseqüentemente acaba praticando uma concorrência desleal.
Os fabricantes pedem a redução dos impostos de importação cobrados pelo Brasil. Atualmente, a taxa definida pelo Mercosul e praticada pelo Brasil é de 12% para componentes, 16% para circuitos e 28% para o equipamento montado. A proposta das empresas é antecipar para 2003 a redução das alíquotas prevista para 2005. Dessa forma, a taxa passaria a ser de 2% para componentes, 12% para circuitos e 16% para o equipamento montado. Outro pedido desses fabricantes é que o Ministério da Fazenda torne mais transparentes os dados de importação. Rosa afirma que esta última reivindicação será atendida, mas que as demais ainda precisam ser negociadas com outros setores da indústria.
A inclusão digital também está presente no programa de governo do PT. A proposta é de aumentar o número de usuários da internet, ampliando inicialmente o uso coletivo das máquinas. “Levar o computador para cada um dos usuários é totalmente inviável no curto prazo, por isso precisamos investir na utilização dos micros e da internet em centros comunitários”, diz o presidente da Proderj.
As universidades também terão seus projetos mais bem aproveitados pelo governo do PT, diz Sérgio Rosa. Segundo ele, o antigo Conin, Conselho Nacional de Informática, será reativado para incentivar os debates e discussões entre trabalhadores, universidades, empresas, governo e ONGs.

País terá 16 parques tecnológicos em 3 anos – Dentro de três anos, o Brasil terá 16 parques tecnológicos – os dois maiores começam a ser construídos no ano que vem em São Paulo e no Rio de Janeiro. A previsão é da Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas (Anprotec).
Segundo o levantamento da Anprotec, já foram investidos 12 milhões de reais, só em 2002, em parques tecnológicos no país – a idéia é criar centros que sejam competitivos mundialmente. “Os parques tecnológicos são fundamentais para que o país possa reduzir suas importações de produtos e componentes de alta tecnologia, que limitam o crescimento econômico ao encarecer a modernização das empresas”, aposta o presidente da entidade, Luís Afonso Bermúdez.
A pesquisa foi revelada durante o XII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras – Habitats de Inovação, realizado no período de 17 a 20/09, em São Paulo, e indica que sete parques já estão em operação e outros nove se encontram em fase de projeto e/ou execução. Do total de 16 parques em funcionamento até 2005, oito estarão na região Sudeste (dois em Minas Gerais, três no Rio de Janeiro e três em São Paulo); a região Sul contará com mais seis (três no Rio Grande do Sul, dois no Paraná e um em Santa Catarina); e os restante estarão instalados no Distrito Federal e na Paraíba.
O levantamento não levou em consideração os pólos de informática, que hoje já existem em bom número no país – como o Sapiens de Santa Catarina; o Parqtel e o de Porto Digital, de Pernambuco; e o Pólo de Informática de São Leopoldo, na capital gaúcha, por exemplo – por existirem divergências quanto ao conceito mundial sobre o que é um parque tecnológico. Os exemplos citados estariam mais próximos do conceito de aglomerados de empresas do mesmo setor e de incubadora.
A Anprotec também revelou que o Brasil é hoje o 3º maior incubador de empresas do mundo e o primeiro da América Latina, contando com cerca de 234 incubadoras.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A Festa Junina de 2001 foi realizada no dia 29 de junho, no Espaço de Festas Sarau, com a presença de muitos ceconianos e seus familiares.

O Sistemático no. 22, de 05/07/2001, publicou o seguinte: “A Comissão Organizadora agradece a todos que colaboraram para que tudo corresse bem. Sem essa colaboração, não teríamos conseguido alcançar o nosso objetivo, que foi o de realizar uma boa e alegre Festa Junina.
Como todos os anos, a Pescaria e o Jogo de Argolas foram a sensação junto às crianças. Como novidade, com palpites da Rosa e da Xina, houve a Corrida do Saco, organizada para as crianças e os adultos. Sob aplausos, muitos risos e tombos, os vencedores foram: crianças menores: Gabriel, sobrinho da Rosa; crianças maiores: Gustavo, filho do Gino; mulheres: Cássia, sobrinha da Rosa; homens: Gilmar (1o. lugar) e Carlinhos (2o. lugar).

O autor das fotos foi Rubens Crispim da Silva.

Daniel, filho do Ronaldo, sentado à mesa. Clayton, em pé, conversando com Ana Lúcia, Antônio Carlos, Lurdinha, Edu e Anna.

Gilmar, em pé, conversando com Anna, Edu, Antônio Carlos (de costas). Xina, ao lado, toda sorridente.

Os sobrinhos da Rosa. Lelé, ao fundo, conversando com Helvécio e família.

Tina, Lelé, Carlos Roberto e Gardênia, esposa do Rubens.

PESQUISA

A Redação de O Sistemático recebeu um e-mail propondo uma pesquisa: “Quem mais saiu nas fotos da seção Memória Fotográfica do CECOM?”

Ainda não foi realizada esta pesquisa, mas se for levada em consideração que as máquinas que normalmente são utilizadas nos eventos ceconianos pertencem à Lelé ou ao Renato, e que o pessoal da DAA está sempre envolvido na organização, é lógico que estas pessoas são as que mais aparecem nas páginas do Sistemático.

Em breve, será publicado o ranking das fotos ceconianas.



Há 20 anos…

O Sistemático, Ano VI, no. 37, de 23/09/1982, publicou notícias sobre seleção de bolsistas, relotação de Blair Bianchini, Maria Aparecida Faria e Acácio Antônio Vieira Monteiro no CECOM, visita de pessoal da Burroughs ao CECOM, palestra sobre Banco de Dados, treinamento da Burroughs, entre outras. A notícia que se destacou foi:

SUCESU-MG PROMOVE REUNIÃO
Dentro do Programa de Integração da Comunidade de Computação, está sendo realizada hoje, dia 23, no Auditório da Sucesu-MG, a IV Reunião do Grupo de Metodologia para Desenvolvimento de Sistemas.
Este encontro tem como objetivo a discussão sobre modernas técnicas de projeto e programação estruturada.
José Eduardo Valle Santos, chefe da Divisão de Projetos Administrativos, e André Maurício Lopes da Gama Cerqueira, chefe do Setor de Programação, estão representando o CECOM neste encontro.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Gino Ottoni Durante, no dia 29; Rosa Amélia dos Santos, no dia 30, e Paulo Inácio Sobrinho, no dia 03 de outubro. E envia os parabéns para os ex-ceconianos: João Carlos Bretas Leite, no dia 1o. de outubro; Geraldo José Coelho Ribeiro, no dia 02; e Patrícia Lúcia Pereira Ferri, no dia 03.

DIA DA SECRETÁRIA: O dia 30 de setembro é Dia da Secretária. Os parabéns e os agradecimentos a Michele e Rosa, como também a Elizângela, Adriana e Marília.