Sistemático: Edição 1129 – 10/10/2002


Notícias



CAMPUS RECEBE TORRE COM VISUAL DE ÁRVORE

No último final de semana (dias 05 e 06 de outubro), foi montada uma torre de antenas da Telemig Celular dentro do Campus Pampulha. Essa torre atenderá aos usuários de telefonia celular da empresa, no Campus e em bairros vizinhos.

Em termos de funcionalidades operacionais e características técnicas, ela atua como qualquer outra, dentre as inúmeras existentes hoje na cidade. A novidade é que foi utilizada, pela primeira vez no Brasil, uma proposta que visa reduzir o impacto visual com relação ao ambiente que a rodeia. Embora seja um poste metálico, como as outras, esta possui um revestimento sintético que simula um tronco de árvores e galhos que a fazem parecida com um pinho austríaco.

O processo de instalação da torre cumpriu todas as etapas exigidas pelas leis municipais, tendo sido elaborado um relatório de impacto ambiental que passou pela análise da Secretaria e do Conselho Municipal de Meio Ambiente. A pedido dos órgãos ambientais da cidade, a operadora importou a torre, que já é utilizada em países da Europa e na Argentina e, com a concordância da UFMG, foi então viabilizada a primeira experiência do gênero no Brasil. Se o modelo agradar a comunidade e os órgãos de meio ambiente, deverá ser implantado em outras localidades.

Foto cedida pela Telemig Celular

PROF. TAKAHASHI FAZ APRESENTAÇÃO GERAL DOS SISTEMAS INA v2.0 E OPUS

Seguindo o processo de divulgação e orientação sobre a implantação dos sistemas INA v2.0 e Opus, o prof. Ricardo Hiroshi Takahashi, responsável pela concepção dos novos sistemas INA e Opus, estará amanhã, dia 11, apresentando palestra informativa, aberta a toda a comunidade, direcionada a interessados sobre os novos sistemas.

A palestra será oferecida em dois horários: de 09:00 às 12:00 e de 14:00 às 17:00, no Auditório da Reitoria e contará com a presença das equipes técnicas do CECOM e LCC, desenvolvedores dos projetos, que farão demonstrações técnicas.

UFMG ESTUDA USO DE BANDA NAS UNIDADES REMOTAS

O CECOM – Centro de Computação, o LCC – Laboratório de Computação Científica e o DCC – Departamento de Ciência da Computação, este através do POP-MG, estão analisando o tráfego nas conexões entre a Rede UFMG, no Campus Pampulha, e as unidades externas, localizadas no centro de Belo Horizonte e em Montes Claros. A implantação do GRUDE nestas unidades, assim como a utilização em breve dos sistemas INA e Opus, deverá aumentar a demanda por banda destes locais.

Para evitar possíveis problemas de desempenho da rede, o POP-MG e o LCC passaram a acompanhar o tipo de tráfego das conexões e o primeiro resultado obtido, confirmado posteriormente pelo CECOM, apontou o hábito de se ouvir rádios pela Internet como o grande vilão do consumo de banda.

A Diretoria do CECOM entrou em contato com as diretorias das escolas envolvidas e a DRC – Divisão de Redes de Comunicação – enviou uma mensagem aos administradores de rede comunicando o fato e, ao mesmo tempo, iniciou um trabalho de bloqueio do acesso às rádios mais conhecidas. As medições revelaram que 10 usuários sintonizando rádio ao mesmo tempo são capazes de consumir toda a banda disponível pela Faculdade de Farmácia (256 Kbps).

Em algumas escolas, foi detectada também a utilização de programas de compartilhamento de arquivos via Internet. Neste caso, os administradores de rede foram informados, para que possam providenciar a remoção dos programas e arquivos. Este último caso é grave, pois pode configurar uma situação de desrespeito a direitos autorais e utilização de recursos da Universidade em atividades de interesse não acadêmico.

PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES PARA O TREINAMENTO SOBRE INA v2.0 E OPUS

As inscrições para o programa especial de treinamento, organizado pela ATI e que conta com a parceria da ProRH, relativo ao processo de implantação dos sistemas INA v2.0 e Opus, foram prorrogadas até as 12:00 do dia 15/10.

Os interessados no treinamento, que ocorrerá de 16 a 21 de outubro, devem efetivar suas inscrições utilizando o formulário eletrônico, disponível na home page do CECOM. Neste formulário estão indicadas e oferecidas tanto as turmas sob a responsabilidade do CECOM, quanto as turmas sob a responsabilidade do LCC.

Serão oferecidos três módulos distintos de treinamento, com cerca de 500 vagas, e os participantes podem escolher, dentre as turmas oferecidas, aquelas nas quais vão se inscrever, devendo ser em apenas uma turma em cada módulo. arágrafo 1

Como já informado, o módulo I será dado nas instalações do LCC, no ICEx. Os módulos II e III serão dados no subsolo da Reitoria, nas instalações do CECOM.

A previsão é que, tão logo sejam encerradas as inscrições no dia 15/10, o CECOM libere na sua home page a relação dos inscritos nos módulos.

Após a realização do programa, a ATI e a ProRH irão avaliar a necessidade de repetição deste programa em outra época, já que os sistemas INA e Opus permanecerão em uso constante pela comunidade usuária.


Informativo



PLANTÃO INFO
O Plantão Info divulgou, no final do mês de setembro, as seguintes notícias:

Governo quer levar todos os serviços à web – Até o final do ano, o governo brasileiro pretende colocar na internet todos os serviços que não exijam a presença física do cidadão.
A promessa foi feita pelo diretor do programa Governo Eletrônico, Ney Gilberto Leal, no dia 20/09, durante o encontro realizado para comemorar os dois anos do E-Gov. Hoje, o projeto traz informações de 1 700 serviços governamentais federais e estaduais e mais de 22 mil links.
Segundo Gilberto Leal, o próximo passo será transformar todos os serviços possíveis em um processo interativo, que substitua a ida do cidadão aos órgãos públicos.

IBM promove desafio estudantil em Linux – A IBM abriu as inscrições para o Linux Scholar Challenge 2002, desafio internacional para estimular a criação de novas utilizações, aplicações e ferramentas para o sistema operacional do pingüim.
Para participar do desafio, estudantes universitários de tecnologia devem criar projetos de melhorias no Linux, como novos aplicativos, novas maneiras de executar tarefas rotineiras, estudos com “dicas” que possibilitem melhorar a produtividade de aplicações Linux ou uma contribuição técnica para a comunidade de código aberto. Os participantes devem criar um documento de três páginas que contenha os objetivos, metodologia, pesquisa e resultados do projeto.
Os estudantes devem se inscrever pela internet até o dia 31 de outubro. Os projetos concorrentes devem ser encaminhados até o dia 13 de dezembro. O processo de julgamento acontece de 2 a 13 de janeiro de 2003, com os vencedores sendo anunciados em 20 de janeiro do ano que vem.
Os primeiros 20 colocados receberão computadores ThinkPad, da IBM, com Linux. Entre eles, três estudantes serão selecionados para um curso de verão no IBM Linux Technology Center, nos Estados Unidos. Além disso, a instituição de ensino que obtiver a média mais alta entre seus participantes será premiada com um Cluster IBM xSeries Linux de 16 nós.
Interessado? Então corra até o site da IBM para obter mais informações, ler o regulamento do concurso e, é claro, se inscrever.

INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DA NOSSACOOP

A inauguração da nova sede da NOSSACOOP – A Nossa Cooperativa de Crédito – será realizada no dia 21 de outubro, no Campus Pampulha.

A solenidade integra a programação do 75o. aniversário da UFMG e está marcada para as 17:00, na Praça de Serviços da UFMG.

1a. SEMANA DE MUSICOTERAPIA DE MG

A AMEMG – Associação de Musicoterapeutas do Estado de Minas Gerais – realiza, no período de 14 a 20 de outubro, no auditório da Associação Médica (av. João Pinheiro, 161, Centro, BH), a 1ª Semana de Musicoterapia “Música é Saúde”. O evento pretende mostrar a importância da música para o resgate da saúde e as possibilidades da busca da “essência humana” através da utilização da linguagem sonoro-musical. A Semana de Musicoterapia é aberta aos profissionais que atuam nas áreas de saúde, da música e aos interessados em geral.

Na programação do evento estão previstas a realização de palestras e workshops com profissionais brasileiros e de outros países. Dentre as atividades da abertura, no dia 15 de outubro, às 19:30, haverá palestra sobre a temática central da Semana com a professora Marly Chagas, do Rio de Janeiro, e a apresentação, pelo músico e pesquisador chileno Sérgio Polansky, de um vídeo sobre a ação da música no ser humano. Ainda, Polansky apresentará ao público peças como o Didjeridú, instrumento aborígene australiano, e as tigelas tibetanas. O professor também proferirá palestras durante o evento.

Mais informações sobre a 1ª Semana de Musicoterapia com Cybelle Loureiro (fones: 3397-2209 e 9102-2429) e Marilia Schembri (fones: 3227676/99673262.

CLASSIFICADOS

Vende-se um violão modelo estudante 16, da Di Giorgio. Preço a combinar. Tratar com Marina, através do telefone 3443-3132.

Conversor de vídeo PC/TV: Vende-se conversor de vídeo portátil universal de VGA para TV, novo na caixa, modelo Ultimate 2000. Fabricante Dreamscape Multimídia. Valor R$ 350,00. Tratar com Márcio, telefone 9950-9158.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O primeiro CECOMTOUR, também denominado Caravana da Coragem, foi realizado em 1985, com destino à pérola da região do Rio Doce, a famosa cidade de Dom Joaquim. Tudo aconteceu por causa do casamento do Joãozinho, quando todos se reuniram e contrataram um ônibus para a meia-noite do dia 12/07. “Foi uma grande aventura a Caravana da Coragem, primeira experiência ceconiana em turismo de primeira classe.” Assim começou a notícia sobre a viagem, na edição de O Sistemático no 27, de 18/07/1985.

Aconteceu tanta coisa nesta viagem que valeu registrar naquela edição fatos como: o pé torcido da Regina, esposa do Zédu; a gripe e a febre da Euclídia; a fila para entrar no banheiro da fazenda; e a procura de viúvos (fazendeiros ricos) pelas jovens casadoiras. As fotos são de autoria da Lelé.

A saída do ônibus em frente ao Cine Royal: Seu Zé, primo do João, Bárbara, Coró, Wallace, Lindaura, irmão da Lindaura, Regina, Marcelo, Rosa, Tina, Rosilene, Renatinha e Regininha

Marcelo, Lindaura, Cantídio, Seu Zé e Tina

Irmão da Lindaura, Wallace, Mário, Flaviano, André, Nilson, Haroldo e Bárbara

Uma parada no meio da estrada: Haroldo, André, Marcelo, Walter, Mário, Cantídio, Jacó, Nilson e Gerson

A recepção em Dom Joaquim com o café da manhã no Restaurante do Miro

A faixa de Boas Vindas no Restaurante do Miro

Um giro pela cidade: Rosa, Gerson, Lelé, Marcelo, Patrícia, Sônia, Tina e Jacó



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VI, no. 39, de 07/10/1982, publicou notícias sobre o curso de Hardware do Sistema B6700, oferecido pela Burroughs no CECOM, para funcionários de várias universidades, novo horário de funcionamento do Depto. de Pessoal, remanejamento de Solange Guimarães para o Setor de Programação, seleção de bolsistas para a Divisão de Usuários e Divisão de Serviços Implantados, entre outras. A notícia que se destacou foi:

PROJETO PARA A BIBLIOTECA CENTRAL
Vai ser desenvolvido um projeto para preparação dos dados do Catálogo Coletivo Nacional de Periódicos do qual faz parte a Biblioteca Central da UFMG.
Os dados serão coletados pela Biblioteca Central em todo o estado de Minas Gerais e codificados por pessoal da Biblioteca, devendo ser perfurados, consistidos e gravados em fita magnética pelo CECOM e enviados para o IBICT, em Brasília.



Eventos



FESTA DE NATAL DO CECOM

Como o mês de outubro está quase chegando ao final da primeira quinzena, está passando da hora de serem iniciados os preparativos para a Festa de Natal dos funcionários do CECOM.

Como acontece todos os anos, tem sempre alguém com alguma idéia luminosa para arrecadação de fundos para a festa. A Redação solicita o envio de sugestões como também indicações de locais para realização do churrasco de confraternização.

Se alguém quiser doar algum item interessante para ser rifado, pode trazer e entregar na DAA.

À medida em que forem acertados detalhes da festa, todos serão comunicados através do Sistemático. Aguardem!

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Adyr Rodrigues Nascimento,amanhã, dia 11 e Adriana Aparecida de Melo, no dia 15. E os parabéns para os ex-ceconianos: Jorman Bernardino Soares, no dia 11; Mário Fernando Montenegro Campos (DCC), no dia 14;Geraldo Robson Mateus (DCC) e Rômulo Chaves Mendes, no dia 15; e Wesley Augusto Araújo Ribeiro, no dia 16.