Sistemático: Edição 1130 – 17/10/2002


Notícias



VAGAS ESGOTADAS NO TREINAMENTO SOBRE INA E OPUS

As inscrições para o programa especial de treinamento, organizado pela ATI, relativo ao processo de implantação dos sistemas INA v2.0 e Opus foram abertas na última segunda-feira, 07 de outubro, na home-page do CECOM, e estiveram disponíveis até as 12:00 do dia 15 de outubro.

Rapidamente as vagas nos módulos foram sendo ocupadas. Os módulos I e II tiveram suas vagas esgotadas. O módulo III teve uma turma cancelada, mas está com pouquíssimas vagas disponíveis nas demais turmas oferecidas. Estas vagas estão sendo utilizadas para atender inscrições de última hora e alguns remanejamentos solicitados pelos inscritos. No total dos três módulos foram ocupadas, até o final da tarde de ontem, 384 vagas.

Devido à grande procura e à importância estratégica destes sistemas para a universidade, a ATI e a ProRH, parceiras na aplicação dos módulos de treinamento, estarão avaliando a possibilidade de repetição do programa nos próximos meses.

Os três módulos que estão sendo oferecidos são:

Módulo
Conteúdo
I

Opus (Produção)

II

Página INA, Encargos Didáticos, Encargos Administrativos e Dados Pessoais

III

Bancas, orientação, agrupamento, projeto e curso

 

O módulo I está sendo dado nas instalações do LCC, no 1o piso do prédio do ICEx. Já os módulos II e III estão sendo dados no subsolo da Reitoria, nas instalações do CECOM. O programa de treinamento, que se iniciou nesta quarta-feira, dia 16 de outubro, irá até a próxima segunda-feira, 21 de outubro.

A novidade do programa de treinamento está sendo a cooperação entre os órgãos envolvidos em sua aplicação. Estão trabalhando como instrutores do módulo I, Fabiana Costa Pereira Peixoto e Luiz Antônio Pinheiro Martins, da equipe do LCC. Como instrutores dos módulos II e III estão atuando Carlos Roberto Alves Rodrigues e Maximiliano Luiz Souza Guimarães, da equipe do CECOM. Oito monitores estão auxiliando o programa, com atividades distribuídas entre os três módulos, são eles: Eliana Camilo Alves e Ilma Bicalho de Souza, da Pró-reitoria de Pesquisa; João Batista Guglielmelli e Zélia Pires da Silveira, da Pró-reitoria de Pós-graduação; Geraldo Fernandes T. Bonfim, Mirtes Terezinha Campos, Regina Soares Teixeira e Veraci Silveira Teixeira, da CPPD.

CECOM AUMENTA SEGURANÇA DE BANCOS DE DADOS

O CECOM administra, entre outros equipamentos, três servidores com sistema operacional Linux e gerenciador de banco de dados Oracle.

Em um deles, foi instalado um disco extra de 18 Gb, para o qual são feitas, automaticamente, as salvas de segurança de todos os três servidores, de acordo com o seguinte esquema:
– às segundas, terças, quintas e sextas-feiras – é feita a salva dos archives (arquivos de logs do oracle).
– às quartas-feiras – é feita a salva das bases de dados.

Neste servidor, foi também instalada uma unidade de fita DAT, para fazer uma salva manual, disparada pelo operador, toda quinta-feira, copiando para fita todos os arquivos (bases e archives) da semana. Esta fita é enviada para outro prédio, junto com as outras fitas de backup da instalação, aumentando a segurança dos dados armazenados nos bancos. Para esta finalidade, foram alocadas cinco fitas, que serão usadas em esquema de rodízio, possibilitando a manutenção dos arquivos relativos às últimas cinco semanas.

Este processo foi implementado pelo analista Hélio Teixeira da Costa, da DAC, e repassado para a Divisão de Controle do Processamento, DCP, que ficará responsável pela execução do mesmo.

CONSULTA A DADOS ACADÊMICOS É RESTRINGIDA

O grande volume de Consultas via Web ao Sistema Acadêmico, executadas pelos alunos da graduação no Servidor Unisys-LX, tem prejudicado o serviço de matrículas atualmente em curso, bem como os demais serviços residentes naquele servidor.

Em comum acordo com o DRCA, o CECOM montou mecanismo para desativação do acesso WEB nos horários de maior congestionamento, procedimento que já foi adotado nos dois últimos períodos de matrícula em 2001 e 2002.

Portanto, até sexta-feira, dia 25 de outubro, as consultas ao Sistema Acadêmico, via Web, estarão disponíveis, nos dias úteis, apenas no período de 19 horas às 8 horas do dia seguinte. Nos fins-de-semana, a disponibilidade será em período integral.

PROBLEMAS DA CONEXÃO COM O SERPRO

Nos dias 15 e 16/10, vários usuários do SIAFI não conseguiram fazer conexão com o Serpro. Diante disso, o Depto. de Contabilidade e Finanças entrou em contato com o Serpro, que informou que já havia tomado providências para solução do problema.

O DCF solicita aos usuários do SIAFI que, quando conseguirem acessar o sistema, respondam à pesquisa de “Satisfação do Usuário”, para melhoria da conexão em todo o Brasil.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES
Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Você já perguntou se a Pantera Cor de Rosa é macho ou fêmea? E por que a pantera não fala? Se ficou curioso pelas respostas desta Pantera, que é muito engraçada, é só apontar o seu navegador para a página Pink Panther, http://www.pinkpanther.com/gateway.html, onde você também vai encontrar uma entrevista com David DePatie, um de seus criadores, além de cartões virtuais, papéis de parede, links diversos e uma cronologia da personagem. (Site em Inglês)

– Uma idéia muito legal e que explora a interatividade da rede para realizar produções junto com o usuário, utilizando sons e imagens, por meio de webcams é do Macromedia Flash. Para poder participar das cibernovelas, envie roteiros ou se inscreva na página para atuar em novas produções. Escolha seu tipo preferido de conto e faça parte desse mundo virtual. As versões são: Português, Espanhol, Italiano e Inglês. Comece a sua carreia pela Web no endereço: http://www.novelaweb.com.br.

– Com o encerramento do primeiro turno, você pode conferir o resultado detalhado das eleições 2002.A página DivNet, http://www.tse.embratel.net.br/divnet2002/index.htm, é uma página dedicada à divulgação dos resultados oficiais pela Web oferecido pelo Tribunal Superior Eleitoral. Veja a quantidade de votos do seu candidato.

– Eu não sabia, mas todo boneco que tem uma articulação pode ser chamado de Action Figure, mesmo aqueles que só mexem uma parte do corpo, às vezes só a cabeça ou os braços. Esses brinquedos, que não são poucos no mercado, não fazem parte apenas do mundo infantil, mas também de colecionadores. A página Action Figure, http://www.actionfigure.com.br/, traz uma galeria dessas figuras. Confira também a linha do tempo que mostra quando surgiram invenções como Banco Imobiliário, Autorama, Playmobil e ioiô. É uma página muito interessante e você pode avaliar quanto vale o seu brinquedo usado. Ah! Você sabe quando foi inventado o ioiô? E o dominó? Huuummmmm… aposto que você não sabe quando foi inventado a febre do momento que é o vídeo game.

“Lendo seu causo lembrei-me daquela moda sertaneja que fala dos Inhambus e fiquei com saudades de minha terra onde também pescávamos à noitinha umas belas trairas. Em Ibirarema/SP, terra onde nasci, tínhamos um belo açude onde pescávamos e meus tios comentavam que lá tinha traíra tão velha que tinham até pêlo na costa. Grande abraço do “Pescador lá do Bixiga”. Se você gosta de pescaria e quer saber tudo, aponte o seu navegador para a página http://www.webpesca.com.br/ e fique por dentro de tudo. Álbum de histórias, negócios, pesca legal, culinária, materiais e técnicas, quando e onde ir e o que não poderia faltar é peixes. Boa pescaria!

– A Estação Ciência é um centro de difusão científica, tecnológica e cultural da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo. Tem como objetivo oferecer à população, principalmente por meio de exposições, oportunidades de conhecer e analisar fenômenos, teorias e pesquisas científicas. O público, em torno de 25.000 visitantes por mês, é formado por pessoas de todas as faixas etárias, inúmeros interesses, motivações e graus de conhecimento dos assuntos abordados nas exposições. O endereço é: http://www.eciencia.usp.br/.

– O ANGU nasceu de um projeto experimental desenvolvido durante o ano 2000 no curso de Comunicação Social da UFMG, com o objetivo de fornecer um conteúdo cultural e educativo de qualidade. No site você encontra um acervo em áudio de programas educativos, entrevistas, histórias, poesias e músicas. O endereço é: http://www.angu.net/.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, na semana passada, as seguintes notícias:

MS não pensa em preço para derrotar Linux – A Microsoft não vai reduzir o preço de seu sistema operacional Windows para combater um computador pessoal de 199 dólares acionado por um sistema rival, anunciou no dia 09/10, o presidente-executivo da maior produtora de software do mundo.
O Walmart.com, site de varejo online operado pela maior cadeia de supermercados dos Estados Unidos, Wal-Mart, está vendendo um computador de 199 dólares, sem monitor e sem modem, acionado pelo sistema operacional Lindows.
O LindowsOS, da Lindows.com, uma empresa de San Diego, na Califórnia, é baseado no sistema operacional Linux e é capaz de executar programas feitos para funcionar com o Windows.
O computador é fabricado pela Microtel Computer Systems e opera com um microprocessador da VIA Technologies, de Taiwan.
“Alguém está subutilizando aquele hardware. Alguém está perdendo – as pessoas sabem quanto custa a energia e os processadores’’, disse Steve Ballmer, presidente-executivo da Microsoft em uma conferência sobre tecnologia promovida pela empresa de análise de mercado Gartner Group.
O preço de 199 dólares é menos de metade do cobrado pelos mais baratos computadores equipados com o Windows oferecidos por fabricantes como Dell Computer ou Gateway, que vendem computadores por entre 500 e 600 dólares. Ele fica abaixo, igualmente, dos 399 dólares cobrados pelo modelo mais barato da eMachines.
A demanda por computadores pessoais está fraca há quase dois anos, já que tanto empresas quanto consumidores estão retendo seus gastos.
O Gartner Group disse no começo da semana que um retorno a uma demanda mais elevada por computadores pessoais pode demorar, já que os consumidores optarão por aproveitar as máquinas que já têm.
Os sistemas operacionais Windows da Microsoft para computadores pessoais baratos custam cerca de 50 dólares, e Ballmer diz que esse preço não é alterado há pelo menos sete anos.
Cortar esse preço em 20 dólares, por exemplo, não venderia mais máquinas, disse o executivo.
“Isso vai realmente gerar muita demanda? Não. Vai acabar com nossa capacidade em fazer trabalhos inovadores como o Windows XP? Isso vai sim”, afirmou Ballmer.

Combate ao spam vira bom negócio – Eles nem sempre se dedicaram muito a essa questão. Mas à medida que o volume de e-mail comercial não solicitado (spam) atinge proporção epidêmicas – para não mencionar um nível inédito de grosseria -, os produtores de software de segurança para a internet começam a prestar atenção no problema.
E os consumidores, depois de muito tempo lamentando a falta de recursos para bloquear a propaganda eletrônica de diversos serviços e produtos não solicitados, de hipotecas pré-aprovadas a Viagra vendido sem receita, enfim têm em mãos algumas ferramentas que podem pelo menos aliviar o problema.
“Existem soluções no mercado que estão ajudando as pessoas, e não acredito que muita gente as conheça até agora”, disse Ray Everett Church, diretor de questões de privacidade no EPrivacy Group e co-autor do livro Internet Privacy for Dummies.
“Como resultado, elas agora estão tendo que usar a tecla de apagar duas a três vezes mais do que no ano passado”, disse.
Além de uma multidão de pequenas empresas que oferecem produtos específicos de combate ao spam, grupos de software de maior porte como a McAfee e a Symantec começaram a dedicar mais esforços a esse segmento.
No começo do ano, a McAfee adquiriu o SpamKiller de uma empresa de software norueguesa e o incorporou ao seu pacote de produtos de segurança. Como muitos dos novos filtros de combate a spam que estão chegando ao mercado, a solução da McAfee vai além do simples bloqueio de palavras suspeitas.
A ferramenta tenta estudar o contexto geral da mensagem, para que possa, por exemplo, distinguir se uma mensagem com a palavra “peito” trata-se de uma receita, um site de saúde ou um site pornográfico.
“Foi em janeiro, em uma série de reuniões de planejamento, que decidimos que o mercado de combate a spam dispararia”, disse Bryson Gordon, gerente de produtos na McAfee. “É bem semelhante à maneira pela qual o mercado de antivírus começou, no início dos anos 80. O spam está evoluindo de simples irritação para ameaça de segurança”.
O quão grave a ameaça do spam se tornou?
Algumas companhias afirmam que o choque de internautas comuns e roubar a inocência de jovens não são os únicos perigos representados pelo spam.
Um número crescente de roubos online de mais de 500 mil identidades e cartões de crédito por ano, está sendo consumado por meio do spam, afirmam especialistas.
O típico método é enviar uma oferta de produto por e-mail a um internauta com instruções para ele clicar em link da mensagem. Isso o leva para um site onde são pedidas informações como nome, endereço e o número do cartão de crédito.
“Antes da epidemia do spam, as pessoas tinham que revirar o lixo das vítimas para conseguir este tipo de informação”, afirmou Gordon. “Agora elas somente enviam 30 milhões de e-mails para tentar enganar alguém”, afirmou o gerente de produtos na McAfee.
Novas ferramentas contra o spam são capazes de filtrar entre 70 a 90 por cento das mensagens indesejáveis, mas a eliminação completa da ameaça pode precisar de mais que tecnologia.
‘’No final, vai ser preciso mais que um apoio técnico. Você precisa barrar os spammers na fonte e isso vai precisar de mudanças de fiscalização e novas leis’’, afirmou Church, do EPrivacy Group.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VI, no. 40, de 21/10/1982, publicou notícias sobre inscrições para concurso público na UFMG, seleção de bolsistas, participação de Luiz Carlos Campos em curso da Burroughs, em Porto Alegre/RS, saída de Sônia Nair Ferreira Guerra, entre outras. A notícia que se destacou foi:

XV CONGRESSO NACIONAL DE INFORMÁTICA
Está sendo realizado no Rio de Janeiro o XV Congresso Nacional de Informática e a II Feira Internacional de Informática, numa promoção da Sucesu/Nacional.
Representando o Centro de Computação, estão presentes, desde o início da semana, Maria Miriam Arruda Salvador e o prof. João Carlos Pires Bauer. Ainda do CECOM, viajaram ontem para participarem do congresso: Solange Guimarães, Gino Ottoni Durante, Marcelo Novais Machado, Maria Manuela Martins Tavares Reyes, Mauro Siqueira Lopes, Evandro de Paula Gdoy, João Carlos Lages, Maria de Lourdes Moreira Braga, José Diz Ramos, Haroldo Cançado Rolhfs e Regina Helena Moura Brandi. José Eduardo Valle Santos estará viajando hoje para o XV CNI.



Eventos



TEM INÍCIO MAIS DUAS TURMAS DE TREINAMENTO DE INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

O CECOM, juntamente com o DRH/ProRH, está oferecendo mais duas turmas de treinamento de Informática Instrumental – Word – para funcionários da Universidade. As aulas tiveram início ontem, dia 16, e estão sendo realizadas na sala do DRH, na Imprensa Universitária, com término no dia 05 de novembro. As turmas e os participantes são:

Informática Instrumental – Word – Turma 13 – horário: de 8:30 às 11:30: Angelo Miguel de Carvalho (Coltec), Cíntia Eduarda Nogueira (Farmácia), Darcy Conceição (Fundep), Edrine Soares da Cruz (Fundep), Hudson Gotardo Costa (Engenharia), Lucilene Rodrigues Ferreira (Gabinete), Maria da Conceição Martins (Belas Artes), Rivamar Conceição de Souza (Sast) e William Alves da Silva (Engenharia). Instrutor: Alfredo Ventura dos Anjos.

Informática Instrumental – Word – Turma 14 – horário: 13:30 às 16:30: Abigail Maria Gangana, Ana Geísa Vieira, Maria da Graças Paiva, Maria de Fátima Filardi Oliveira, Maria Inês Moreira Sepúlveda, Mércia Inês Pereira do Nascimento, Nice Aparecida Ferreira de Souza, Tatiane Zelina, Valéria Cristina Câmara e Vera Regina Santos Pereira. Instrutor: Antônio Eustáquio Rodrigues.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os aniversariantes da semana: Wanderson Machado Horta, no dia 18 e Maria Helena Caldeira dos Reis, no dia 19. E os parabéns para os ex-ceconianos: José Diz Ramos e Patrícia Lage, no dia 20; Clayton Ricardo Santos e José Marcos Silva Nogueira (DCC), no dia 22; Alexandre Castor de Oliveira Pires, no dia 23; e Carlos Rafael Quevedo Aguilar, no dia 24.