Sistemático: Edição 1131 – 24/10/2002


Notícias



NOVO SISTEMA ACADÊMICO

Dando continuidade ao desenvolvimento do projeto do Novo Sistema Acadêmico, a partir da próxima segunda-feira, dia 28/10, o DRCA estará iniciando a realização dos primeiros testes de aceitação das funcionalidades implementadas na chamada Iteração 1 da primeira etapa do projeto. Essas funcionalidades dizem respeito, essencialmente, às atualizações cadastrais de alunos da graduação.

Uma novidade, que também será testada, é o cadastramento único para o aluno, realizado quando de sua primeira vinculação com a UFMG. A cada nova vinculação que o aluno tiver com a Universidade (um novo curso de graduação, mestrado, doutorado etc.), será criado um novo registro, que estará vinculado àquele cadastro original. Essa característica possibilitará um acompanhamento bem mais eficiente e proveitoso das diversas interações que muitos alunos, em sua vida acadêmica, têm com a Universidade.

REUNIÃO SOBRE O SISTEMA CORPORE DE RH NO CECOM

Dentro do processo de implantação, na UFMG, do Sistema Corpore de Gerenciamento de Recursos Humanos, será realizada nesta sexta-feira, dia 25/10, às 14:00, no CECOM, uma reunião conjunta entre CECOM, Pró-RH, RM Sistemas e um representante do Hospital das Clínicas, quando serão discutidas, entre os participantes, as informações reais carregadas no Banco de Dados do sistema, convertidas do sistema APF para o módulo RM Vitae do Corpore.

Nesta reunião serão apresentadas, pela RM, as particularidades e funcionalidades de gerenciamento de RH do Corpore, usando as informações básicas dos servidores lotados na Escola de Música e Proplan – as duas unidades-piloto, respectivamente acadêmica e administrativa, escolhidas para testar o sistema.

NOVOS FORMULÁRIOS PARA O NOTES

Dando continuidade ao projeto de desativação do Hermes na UFMG, o CECOM, através da Divisão de Atendimento e Consultoria – DAC, priorizou, a partir desta semana, a confecção dos novos formulários, na plataforma Notes, que substituirão os atuais formulários utilizados no Plenus.

Para a confecção dos novos formulários, a equipe de desenvolvedores da DAC está contando com o apoio e experiência de Bruno Teixeira de Abreu, ex-integrante do Suporte Local do ICEX e atual membro da equipe de desenvolvimento do novo Sistema Acadêmico do CECOM.

A definição dos próximos formulários está a cargo de Adyr Rodrigues Nascimento, Eugênio Pacelli Pereira de Souza e Antônio Eustáquio Rodrigues e o início dos testes dos mesmos está previsto para novembro.

RECUPERAÇÃO DE ID’s E SENHAS DO NOTES

Quando um ID (arquivo de identificação do usuário no Notes) é perdido ou corrompido, ou quando um usuário esquece sua senha, é necessário executar um processo de recuperação dos mesmos.

Esse serviço, anteriormente oferecido exclusivamente pelo LCC, foi repassado aos suportes locais da Escola da Ciência da Informação (ECI) e do Centro de Computação (CECOM), visando tornar mais ágil o atendimento aos usuários do GRUDE lotados nesses órgãos.

O CECOM prestará esse serviço para todas as Unidades Administrativas da UFMG.

Para a execução desses serviços foram treinados Luiz Henrique Loureiro dos Santos, da ECI, e Antonio Eustáquio Rodrigues, do CECOM.

DSG PROMOVE TREINAMENTO SOBRE SIASG

Com o objetivo de atender aos usuários do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais – SIASG -, o Depto. de Serviços Gerais elaborou um projeto, oferecendo ao servidor da UFMG a oportunidade de atualização na área de compras governamentais, no que diz respeito aos conhecimentos normativos e operacionais.

Foi montado um treinamento para os responsáveis pelas áreas financeira, de compras e contratações das unidades gestoras da UFMG, iniciado no dia 23. Os módulos serão apresentados até terça-feira, dia 29.

Representando o Centro de Computação, está presente no treinamento a funcionária Alda Batista, da DAA.


Informativo



GenteWhere

Na próxima semana, a seção GenteWhere estará retornando com a entrevista de um ex-ceconiano, que esteve recentemente visitando o CECOM e matando as saudades.

Não percam!

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas de sites:

– Mistéééério!… Quem assistiu ao filme Sinais deve ter ficado intrigado com as marcas gigantes que apareciam nas plantações. O mais interessante é que fenômenos assim realmente acontecem, e não há quem consiga explicar. A página http://www.fenomeno.matrix.com.br/index2.html traz vários acontecimentos bem como, marcas no solo, aparecimentos de Ovnis, criptozoologia (estudo de novas espécies de animais, ou espécies ainda desconhecidas, como vampiros, chupacabras e o monstro do lago Ness) e vários links para outras páginas.

– Os novos rumos da educação superior privada no país. Discussões sobre liberalização do ensino na OMC e as relações entre as IES particulares e o governo federal foram a tônica do primeiro dia de trabalhos do IV Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, que acontece em São Paulo. Vá até o endereço http://www.universiabrasil.net/.

– Depois de ter sido apontado por muitos visitantes como um dos melhores sites brasileiros a tratar do assunto, a Bonsai Nipon está de cara nova. Mudou para melhor atender ao interesse de iniciantes ou veteranos nessa arte. Este trabalho é dedicado aos amantes da natureza, que vêem no bonsaísmo não só uma diversão mas uma forma de proteger, preservar e perpetuar as mais variadas espécies de árvores ainda existentes. O endereço é: http://www.bonsainipon.hpg.ig.com.br/principal.htm.

– Para conhecer um pouquinho mais da cultura brasileira, em Juazeiro do Norte, a página http://www.culturacariri.com.br, expõe obras de Artes Plásticas, que inclui esculturas, artesanatos, fotografia, pintura e xilogravura, e traz a história de artistas como Mano Alencar e do fotógrafo Orivaldo Batista, entre outros. Também traz uma seção de músicas (artistas, entrevistas e show) e outros assuntos, como o cordel do Patativa do Assaré. O endereço é: http://www.culturacariri.com.br/.

– “Todos falam que a água é importante, eu não acho… Quando chove ou quando as crianças me procuram para me dar banho, eu me escondo muito bem… eu é que não preciso de água!” Este texto foi tirado da página produzida pela TV Cultura. O assunto é de suma importância e não poderia deixar de ser. A água em nossa vida, seu ciclo, campanhas sobre o despercício e muito mais. Vale a pena conferir e aprender como economizar visitando a página http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/agua.htm.

– Com as dicas da Tia Mônica, Jujuba e sua turma vão te ajudar a conhecer melhor seu computador. São 16 lições, onde você vai descobrir um mundo novo, viajando pelo universo da informática. Em meio a mil brincadeiras, ficará fácil aprender o significado de nomes como: CD-ROM, Modem, Bytes etc. O endereço é: http://odia.ig.com.br/info/kids/meuamigo.htm.

– O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) está lançando um projeto inusitado e corajoso. A instituição está disponibilizando todo o conteúdo dos seus cursos no projeto OpenCourseWare. Desde o fim de setembro, qualquer internauta em seu computador pode acessar as dezenas de cursos já disponíveis: economia, biologia, lingüística, filosofia, são apenas alguns. A home page também tem exercícios com acesso às respostas corretas e arquivos de vídeos explicativos no endereço http://ocw.mit.edu.

– Exercícios, tutoriais e cursos grátis de violão, guitarra, baixo e bateria para quem quer aprender. O maior acervo de cifras, tablaturas e partituras da internet com mais de 40 mil arquivos para violão, guitarra e baixo. Tudo isso e muito mais na página da poderosa. O endereço é: http://cifraclub.globo.com/.

OBRIGAÇÕES ELEITORAIS DOS SERVIDORES

O Depto. de Administração de Pessoal da UFMG repassou a todos os dirigentes de unidades/órgãos da Universidade, o Comunica SIAPE Nº 459797, referente ao cumprimento das obrigações eleitorais por parte dos servidores públicos federais, ativos e dos aposentados, sujeitos à obrigatoriedade do voto.

Não há a necessidade da exigência da entrega dos comprovantes de votação. Tão logo se expire o prazo de justificativa por ausência de votação, o Tribunal Superior Eleitoral vai encaminhar aos órgãos, as informações da situacão eleitoral dos servidores públicos federais ativos e dos aposentados. O SIAPE, ao constatar a não regularidade eleitoral irá suspender o pagamento dos servidores que estiverem irregulares até que estes apresentem a comprovação de quitação junto à Justiça Eleitoral.

ELEIÇÕES 2002

Não se esqueçam de que neste domingo, dia 27 de outubro, vamos participar do segundo turno da eleição para Presidente da República.

Votem conscientes!

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nas duas últimas semanas, as seguintes notícias:

Software livre gera polêmica no CIO Meeting – O código-fonte aberto e o software livre despertaram polêmica na primeira mesa redonda promovida pela redação da INFO no CIO Meeting 2002, que aconteceu no dia 10/10, na Costa do Sauípe (BA). O debate esquentou devido a posições contraditórias entre os CIOs da mesa, que, em sua maioria, defendiam o uso do sistema operacional Linux, e grande parte da platéia, que se posicionou contra a adoção do pingüim.
Fizeram parte da mesa os executivos Waldeck Araújo Jr., CIO da Brasil Telecom; Arnaldo Pereira Pinto, diretor de sistemas de internet do Itaú; Luis Agnelo Franciosi, diretor de TI das Lojas Renner; Paulo Knupp dos Santos, diretor de TI da Procuradoria Geral da República; Alexandre Blauth, diretor de TI das Lojas Colombo; Francisco Carvalho, gerente de TI da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET); e Gustavo Mazzariol, gerente de TI do Metrô de São Paulo.
Um dos maiores entusiastas do uso do Linux foi Agnelo, que implementou o sistema nas Lojas Renner em 1997. “A decisão de mudar a plataforma para o Linux foi impulsionada pela estabilidade do sistema, não por uma questão de preço”, disse ele, surpreendendo os presentes. Segundo Agnelo, em todos os testes feitos internamente pela Renner o Linux teve uma performance superior à dos demais sistemas operacionais quando utilizado num mesmo hardware.
Por outro lado, foi justamente a redução de custos que levou o Metrô de São Paulo a trocar o Microsoft Office pelo StarOffice, da Sun, há cerca de dois anos. Hoje, a suíte de escritórios usada no Metrô é o OpenOffice, também livre e gratuito. “Toda crise pode ser transformada em oportunidade. E a necessidade de reduzir custos nos mostrou que existe vida inteligente fora da Microsoft e da Oracle”, afirmou.
Depois da exposição dos palestrantes, o debate prosseguiu na platéia. Maurício Ghetler, CIO do Banco Santos, argumentou que as distribuições de Linux estão mal financeiramente e que, no final das contas, quem vai acabar pagando a conta serão os usuários do sistema. O diretor de informática da Danone, Maurício Pereira; o vice-presidente da .comDomínio, Luís Puntel; e o CIO da Braskem, Carlos Rodrigues, seguiram pela mesma linha e esquentaram a discussão.

Brasil tem 50% mais internautas que em 2000 – De setembro de 2000 até o mês passado, o número de internautas ativos brasileiros cresceu 50,5%, passando de 5,1 milhões para 7,68 milhões. Os números são do Ibope eRatings.com, que há dois anos mede a audiência da internet no país.
O Ibope anunciou também que, em setembro último, os internautas brasileiros gastaram, em média, 10 horas e 16 minutos conectados à web. Há dois anos, a média de navegação era de 8 horas e 7 minutos. Outro destaque neste período foi o acesso a sites de comércio eletrônico que subiu 140%, de 1,09 milhão de visitantes em setembro de 2000 para 2,61 milhões em setembro de 2002, e a sites financeiros, que cresceu 192%.

Telemig Celular libera localização por SMS – Os clientes da Telemig Celular, em Belo Horizonte, já podem utilizar um sistema de localização inteligente através de seus celulares – que podem ser pré ou pós-pagos.
O Rotas é baseado no sistema LBS – Serviço Baseado em Localização, que utiliza a triangulação de antenas celulares para fornecer as coordenadas de um determinado ponto. O cliente recebe as informações sobre localização pelo sistema de SMS do celular, sempre por escrito.
Para usar o serviço, basta enviar por SMS o endereço em questão. O sistema então identifica, através da rede celular, o ponto onde o cliente está para calcular o trajeto que deve ser feito para chegar ao próximo endereço.
O Rotas foi criado pela Telemig Celular em parceria com a empresa Inteliredes. Para os assinantes do portal de serviços móveis itelemigcelular, cada consulta custa 23 centavos. Para os não assinantes, o preço da consulta é de 29 centavos.

QUARTA DOZE E MEIA RETORNA NO DIA 30

O Projeto Cultural Quarta Doze e Trinta está de volta, com muitas atrações, numa realização da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC). Como todos devem se lembrar, a Quarta Doze e Trinta é realizada todas as quartas, no horário de 12h30, com entrada franca.

A programação para os meses de Outubro/Novembro/Dezembro de 2002 é a seguinte:
dia 30/10: “Dança, Hip-Hop, Rap e Graffite” com os integrantes do Projeto “Formação de Agentes Culturais Juvenis”, da FAE/EBA/FAFICH, com a direção de Arnaldo Alvarenga, na Praça de Serviços.

– dia 06/11: “Alda Rezende – Voz e Violões”, no Auditório da Reitoria.

– dia 13/11: “Procurar, Procurar-se…”, espetáculo de graduação do 7º período do Curso de Artes Cênicas/EBA, com a direção e concepção de Arnaldo Alvarenga, no Auditório da Reitoria.

– dia 20/11: “O Alienista” com a Cia. Forte (apresentação integrante da agenda de comemorações dos 50 anos do Teatro Universitário), sob a direção de Carlos Delgado, na Praça de Serviços.

– dia 27/11: “Contos de Guimarães Rosa” com o Grupo Tudo Era Uma Vez: Dôra Guimarães e Elisa Almeida, com acompanhamento musical de Maurílio Rocha, no Auditório da Reitoria.

– dia 04/12: “Commedias a La Carte”, com a Cia. Candongas e Outras Firulas (apresentação integrante da agenda de comemorações dos 50 anos do Teatro Universitário), na Praça de Serviços.

– dia 11/12: “Os Cupins” com o GRUPA – Grupo de Pesquisa-Prática em Atuação/EBA, sob a coordenação artística de Bya Braga, nos Jardins entre a Praça de Serviços e o ICB.

– dia 18/12: “Carmina Burana”, de Carl Orff, com o Núcleo de Música Coral da Escola de Música – Coro de Extensão, sob a coordenação de Iara Fricke Matte e Maria do Carmo Câmpara e regência desta última, no Auditório da Reitoria.

Em dezembro, a CAC estará recolhendo 01 Kg de alimento não perecível de cada espectador, como contribuição à Campanha Natal Sem Fome (doação voluntária).

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O II Arraiá do Byte Coxa, a Festa Junina do CECOM, foi realizada no dia 07 de julho de 1995, nas dependências da Imprensa Universitária, com a presença de ceconianos e familiares e ex-ceconianos. A festa teve pescaria e jogo de argolas, Correio Elegante e a eleição da Rainha da Pipoca e do Rei do Amendoim.

As fotos são de autoria da Lelé.

Gila conversando com Célia. Xina e Marina. Ao fundo: Carlinhos.

O forró de Jader Batista e Mariângela

Valéria, Carlinhos, Lurdinha e Edu (de costas)

Jorman e Rosângela conversando com Helvécio e Regina

Edu conversando com Lurdinha. Ao fundo: Xina e Luciene.

Sob os olhares de Alexandre, filho da Beth, e de Clarice, filha da Alda, a dança da Rainha da Pipoca (Xina) e do Rei do Amendoim (Rubens).

Clarice, Daniel e Luísa olhando Xina, Lara e Nilza. De costas: Tina e Helvécio.

Luciene e Célia



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VI, no. 41, de 28/10/1982, publicou notícias sobre curso de SPSS para a Escola de Veterinária, Programa de Treinamento do CECOM, chamada de trabalhos para o 1o. Congresso Nacional de Automação Industrial, funcionamento do Sistema Burroughs 6700 no fim-de-semana, entre outras. A notícia que se destacou foi:

VESTIBULAR SIMULADO DO PITÁGORAS
A Divisão de Usuários entregou, ontem, a fita magnética contendo as respostas dos candidatos ao Vestibular Simulado do Pitágoras.
O projeto foi elaborado em duas fases, assim distribuídas:
1a. fase: Impressão e embalagem das folhas de marcas ótica.
2a. fase: Leitura/consistência das folhas e geração do arquivo em fita magnética.
O arquivo gerado foi entregue ao usuário que será responsável pela apuração e emissão dos resultados finais.



Eventos



TEM INÍCIO MAIS UM TREINAMENTO DE INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

Teve início no dia 23/10 mais um treinamento sobre Informática Instrumental para funcionários do Hospital das Clínicas da UFMG. Esta turma está tendo a participação de: Cristina Pinto Coelho, Grace Rego Saliba, Josué Pereira Gomes, Magna da Glória Lessa, Neidimar Farias Paixão, Sandra Maria Machado, Sandra Regina Miranda Sidney, Tatiane Zelina e Túlia Amélia Baeta Costa.

O treinamento, que vai ser encerrado no dia 12 de novembro, tem como instrutora a funcionária Elza Maria Guedes Rozinholi, sendo realizado no horário de 08:30 às 11:30, na Sala de Aulas 2 do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria.

FESTA DE NATAL DO CECOM

Enquanto as sugestões não chegam à Redação de O Sistemático para a Festa de Natal do CECOM, a comissão organizadora comunica que será realizada uma rifa de uma cesta natalina, com o objetivo de angariar fundos para a festa. Como sempre, todos podem participar da confecção da cesta, doando itens como: biscoitos, balas, chocolates, refrigerantes, bombons, sucos, vinhos, frutas cristalizadas etc.

A partir da próxima semana, as doações poderão ser entregues na DAA.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos, aniversariantes da semana: Carlos Rafael Quevedo Aguilar, hoje, dia 24; Margareth Alves de Almeida, no dia 27; Nilza Magalhães Lara e Delfin Eduardo Michue Bendezu (Dudu Desenhista), no dia 29.