Sistemático: Edição 1134 – 14/11/2002


Notícias



BASE DE DADOS DA GED ESTÁ DISPONÍVEL

Desde o final da tarde desta segunda-feira, 11 de novembro, o novo sistema para lançamento de dados referentes à GED está disponível para acesso na página principal do CECOM, em www.ufmg.br/dti/cecom. Além do acesso à aplicação podem ser acessadas instruções de preenchimento das planilhas de pontuação, orientações sobre o uso do sistema, bem como outras informações complementares. Conforme tem ocorrido em situações similares, a DAA ficou responsável pela montagem das novas páginas, contando com o apoio de sua estagiária, Aline Toledo Silva.

As atividades necessárias para a extração dos dados dos sistemas INA e Opus, e a consequente montagem da base de dados da GED, envolveu a equipe da DAS responsável pelos sistemas durante o final de semana passado. A coordenação destes trabalhos esteve a cargo do analista João Carlos Lages.

Como novidade, a extração feita do Opus trouxe cerca de 800 publicações, que foram lançadas pelos docentes, ou secretarias de departamento, desde a liberação do sistema, até o dia 08 de novembro.

Conforme previsto no cronograma, definido pela CIAG – Comissão Institucional de Atribuição GED – responsável pela avaliação na UFMG, a base de dados para lançamento da pontuação dos docentes estará disponível até o dia 29 de novembro, quando terão início as atividades de auditoria da Comissão, que antecedem o cálculo final que é enviado ao MEC.

BASE DE PRODUÇÃO DO INA v1.5 ESTÁ PRONTA PARA USO

Anualmente, a PRPq – Pró-reitoria de Pesquisa – realiza a elaboração do catálogo da Produção Científica da UFMG. Neste momento, estão sendo realizadas atividades relacionadas ao catálogo de 2001, no que se refere à retificação de dados lançados no INA, em sua versão anterior, a v1.5.

Essa revisão é indispensável para que as informações sejam referenciadas segundo as normas da ABNT. O referido catálogo, além de constituir-se um veículo de divulgação da UFMG, tem sido utilizado para prestar informações a agências de fomento e órgãos externos à instituição, como também para avaliações internas.

Para permitir que os departamentos acadêmicos possam retificar esses dados, o CECOM e a PRPq colocaram esta semana, à disposição dos usuários, o módulo “Acertos de Produção 2001” na página do INA, em www.ufmg.br/dti/cecom. A expectativa, para a geração do catálogo do ano de 2002, é de que esta atividade seja eliminada, em função da implantação do sistema Opus.

Segundo definido pela PRPq estas correções deverão ser efetuadas até o dia 25 de novembro próximo e, assim que os dados forem revistos, deve ser enviada uma comunicação a respeito para o e-mail prc@prpq.ufmg.br.

Em caso de dúvidas, a PRPq estará à disposição dos interessados, na Divisão de Registro e Divulgação da Produção Científica, via e-mail, ou nos telefones 4032 ou 4038.

CECOM FARÁ NOVO PREGÃO PARA DDD E DDI

Com o crescimento da competitividade entre as empresas fornecedoras de serviços de telefonia, o CECOM tem buscado alternativas para permitir que isso se reflita em custos menores para a UFMG.

Desde o ano passado, e com este objetivo, diversos serviços têm sido contratados através da modalidade de licitação denominada Pregão. Passaram por esse processo as contratações dos serviços de DDD, DDI, Telefonia Celular e Links de Dados. Em 2001, o processo referente aos serviços de DDD e DDI foi vencido pelas empresas Intelig e Telemar.

Agora, novo Pregão definirá quais empresas prestarão este serviço para a Universidade até o final de 2003. A disputa aparenta ser interessante, já que o mercado está mais aberto do que no ano passado e várias empresas ampliaram sua área de concessão e seus serviços para a população.

O novo pregão já tem dia e hora marcados, em 25/11/2002, às 14:00. Estão responsáveis pelo processo a DAA, coordenada pela administradora Márcia Regina Lemos e a DRC, coordenada pelo analista Fernando Frota Machado de Morais.

DESATIVAÇÃO DO HERMES REFORÇA USO DO NOTES

Há muito tempo, o CECOM vem alertando sobre a necessidade tecnológica, estratégica e financeira de se desativar o correio eletrônico Hermes.

Além dele, gradativamente, ao longo do próximo ano, todos os sistemas e serviços que ainda se utilizam da plataforma mainframe passarão por um ciclo parecido. O objetivo do CECOM, que obviamente depende do ritmo de migração dos sistemas que atualmente estão no computador LX5320 e que são acessados pelos usuários através do emulador de terminais Plenus, é não utilizar mais esta plataforma a partir do início de 2004.

Para permitir que a desativação do correio eletrônico Hermes se dê da forma mais natural possível, o CECOM está alertando os usuários quanto a possíveis impactos no seu cotidiano e tomando as providências necessárias para vencer possíveis obstáculos.

Para que as pessoas estivessem prontas para esse momento de mudança, a ATI tem investido constantemente em treinamento no uso do Notes, enfocando seu recurso de correio. Através do LCC – Laboratório de Computação Científica – que mantém programa regular e aberto, são atendidas todas as unidades acadêmicas. Já as unidades e órgãos administrativos contam com programa idêntico, dado pelo CECOM. No programa de treinamento do CECOM, que é implantado com o apoio da ProRH, foram treinadas em 2001 e 2002 exatas 345 pessoas, em 30 turmas, todas elas usuárias das redes administrativas.

Tanto CECOM, quanto LCC, estão à disposição para o atendimento às demandas de treinamento demandadas pela comunidade.

PROSSEGUE A IMPLANTAÇÃO DO NETWARE 6

A DAC está dando continuidade ao trablho de implantação da versão 6 do sistema operacional de rede Novell Netware nos servidores da Rede Administrativa, gerenciados pelo CECOM. Já foram atualizados os servidores da Imprensa Universitária, BU e UA2. No dia 23/11, serão atualizados os servidores da Reitoria e UA3.

EQUIPE DO SISTEMA ACADÊMICO FARÁ TREINAMENTO EM WEBSPHERE

Como parte do projeto de capacitação de seus profissionais em novas ferramentas de suporte ao desenvolvimento de sistemas de informação, o CECOM estará participando, na próxima semana, de treinamento oferecido pelas empresas Ingram e Plansis, ambas parceiras da IBM. O treinamento, também conhecido como POT (Proof-of-Technology), abrangerá softwares que o CECOM já está utilizando no desenvolvimento do projeto do Novo Sistema Acadêmico. Ele será dividido em duas partes (2 POTs) e os participantes foram escalonados de acordo com o assunto, conforme mostrado a seguir:

a) POT 1 – WebSphere Apllication Server: dias 18, 19 e 20/11 (até ao 1/2 dia). Participantes: Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, Gilmar Lima Guimarães e Vinícius Bozzi Nonato.

b) POT 2 – WebSphere Application Developer: dias 20 (à tarde), 21 e 22/11. Participantes: Mário Magalhães Lara, Raimundo Natalino Chaves e Vinícius Bozzi Nonato.

DRC DÁ SUPORTE AO CENTRO PEDAGÓGICO

A Divisão de Redes de Comunicação do CECOM prestou um atendimento de emergência à Escola Fundamental do Centro Pedagógico da UFMG. A diretora da escola, Tânia Margarida Lima Costa e a vice-diretora, Edna Maria Santana Magalhães, estavam sem acesso a e-mail, já que suas caixas-postais estavam cheias. A razão do problema foi identificada na FAE, onde uma lista de discussão relacionada ao Projeto Veredas continha erros e gerou mais de 1.000 mensagens, enviadas a cada um dos membros da lista. A DRC efetuou também, através dos estagiários Augusto Pinho Gomes, Herbert Mendes Leal, Leandro Souza Costa e Vicente Joel Prates Cordeiro Valadares, uma varredura nos microcomputadores utilizados pela administração da escola, à procura de vírus. Além disto, foi feita uma atualização do software das máquinas. O funcionário do CP, Roberto Carlos Leite Guimarães, acompanhou os trabalhos e continuará a executar a tarefa nos equipamentos das outras áreas.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES
Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A página do Núcleo Antártico da Universidade Federal de Santa Maria está aberto à visitação pública, diariamente, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Diversas informações sobre o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), elaborado em 1982. Visite e conheça os principais navios brasileiros na Antártica, a flora terrestre e as aves e a fauna marítima do continente. O endereço é: http://www.ufsm.br/antartica.

– Em 15/11/1889, perante a Câmara Municipal, o primeiro governo republicano, ao invés de assinar um termo de posse nos moldes que se tornariam padrão na República, publica uma ata da proclamação e o Decreto nº 1, onde se estabelecem as normas governamentais que passariam a vigorar. O Livro de Posse só se inaugura em 1891. Esta e outras histórias dos presidentes: Epitácio Pessoa, Affonso Penna, João Goulart, Café Filho, Itamar Franco, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Rodrigues Alves e Campos Salles estão entre as dezenas de presidentes que o Brasil já teve. Alguns chegaram até o fim do mandato e outros apenas alguns meses ou dias no cargo. Consulte o endereço: http://www.culturatura.com.br/presidentes/index.htm.

– Barbapapa, Barbamama, Barbacuca, Barbabela e outros nomes.Mas quem não se lembra da famíla Barbapapa? Criados pela arquiteta francesa Annette Tison e o professor americano Talus Taylor, esses desenhos foram exibidos no Brasil no programa Globinho. Em cada país, ele recebeu um nome. Confira nesta página os nomes em Alemão, Francês, Espanhol etc., no endereço http://home.t-online.de/home/claus-wunderlich/barbaeng.htm.

– Usos do porquê, ortografia, colocação pronominal, formação dos tempos verbais, pontuação, crase e conjugação verbal são alguns dos assuntos que você poderá revisar e aprender melhor com a página Gramática On-line. A página, criada pelo professor Dílson Catarino, traz ainda técnicas de redação, dicas e uma seção com as dúvidas dos internautas. O endereço é: http://www.gramaticaonline.com.br/index/index.asp.

– Conheço algumas pessoas que gostariam de ser abduzidas por extraterrestres. Mas, com certeza, a maioria não conseguirá passar por essa experiência! Uma solução promete reproduzir os experimentos realizados por aliens dentro de suas espaçonaves no endereço www.alienabductions.com/index2.html. (Site em Inglês)

– Sabe aqueles livros que são citados em outros livros, mas eles não existem? Por exemplo, no livro O apanhador no campo de centeio, de J.D. Salinger, cita o livro “The secret goldfish”. Mas não adianta nem procurar nas livrarias porque ele não existe. A página da Biblioteca Invisível traz um catálogo de livros que não existem ou melhor, existem apenas em outros livros: http://www.invisible library.com.

– Frase de um Blog: “Nuvens são como chefes, quando desaparecem, o dia fica lindo!” E não é verdade! Vá até o endereço http://ordemaleatoria.blogspot.com.

– Uma página onde você encontrará vários textos de vários poetas de língua portuguesa e espanhola, além de links para várias revistas literárias e comentários sobre várias obras é a http://www.tvcultura.com.br/alo escola/infantis/sonhodejulio/1logodemanhazinha.htm. Selecione o assunto no link Olá Escola e boa viagem ao conhecimento.

– Esta é a mais recente experiência de sucesso da Fundação Oswaldo Cruz: o Museu da Vida, um lugar especial onde a ciência está ao alcance das suas mãos. Você poderá explorar esse mundo fantástico de descobertas e entender sua relação com a Vida, a forma como o homem convive com a natureza, como utiliza seus conhecimentos para dominar novas tecnologias e suas conseqüências para o planeta. O endereço é: http://www.fiocruz.br/emvida/.

DEDETIZAÇÃO DA REITORIA

No próximo sábado, dia 16, será realizado serviço de dedetização no prédio da Reitoria. Para isso, o Setor de Serviços Gerais do prédio está solicitando que sejam tomadas as seguintes providências:

– o acesso a todas as salas seja possível (as chaves, identificadas, devem ser encaminhadas ao SSG, no dia 14/11, quinta-feira, à tarde);
– gêneros alimentícios e vasilhames devem ser embalados para que não sejam afetados.

Maiores esclarecimentos, através do ramal 4198.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, na semana passada, a seguinte notícia:

Pode-se acreditar na web? Nem sempre… – Será que a World Wide Web tem um problema de credibilidade? Uma pergunta como essa pode até soar como o começo de uma piada, mas um novo estudo divulgado no dia 04/11 faz um esforço profundo para demonstrar que os consumidores não deveriam acreditar em tudo que vêem em sites da internet, mesmo em sites que alegam usar fontes autorizadas.
A Consumers International, uma federação de organizações de defesa do consumidor em 115 países, investigou 460 sites na Web que lidam com questões de saúde, serviços financeiros e os chamados sites de “procura de ofertas” para testar seu quociente de credibilidade.
Os resultados foram os mais variados, bons, ruins e horrorosos. Por exemplo, pelo menos 50 por cento dos sites que oferecem conselhos médicos e financeiros não exibiam informações completas sobre a autoridade e as credenciais das pessoas responsáveis por esses conselhos, de acordo com o estudo.
E 57 por cento dos sites de aconselhamento apenas fornecem a fonte de seus conselhos. Sessenta por cento dos sites não oferecem informação que indique se o seu conteúdo foi ou não influenciado por um anunciante ou patrocinador, conclui a pesquisa.
CONSUMIDORES “EM RISCO”
“Os consumidores estão em risco devido a informações enganosas, imprecisas ou incompletas, por exemplo, nos casos em que solicitam informações de saúde ou financeiras”, diz Anna Fielder, diretora do Escritório para Economias Desenvolvidas e em Transição da Consumers International, em comunicado.
Um estudo separado, encomendado pelo grupo de defesa do consumidor Consumer WebWatch, solicitou comentários de especialistas em finanças e saúde sobre os sites na web que eles consideram bem feitos.
Não surpreende que os profissionais de saúde tenham atribuído mais credibilidade aos sites que oferecem informações vindas de autoridades. Os profissionais das finanças consideram que os sites que oferecem orientação financeira imparcial são os mais confiáveis, diz o estudo.
As organizações, cujas conclusões estão publicadas em www.consumers international.org e www.consumerwatch.org, também listaram alguns sites pouco confiáveis, como a Bestpriceeu.com, sediada em Copenhagen.
De acordo com a Consumers International, a empresa, que procura os melhores preços para uma série de produtos em uma seleção de sites de comércio eletrônico, não revela os critérios para seu ranking de cinco melhores produtos.

FERIADO

Com o feriado de amanhã, dia 15 de novembro, Proclamação da República, vamos ter um fim-de-semana prolongado.

UM BOM FERIADO PARA TODOS!

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Em 1995, o Depto. de Ciência da Computação realizou, de 22 a 26 de maio, o SBRC 95 – 13o. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores.

Vários funcionários estiveram participando do simpósio, e o Sistemático Ano XIX, no 17, de 11/05/1995, publicou a notícia sobre o evento:

… O simpósio será realizado nas dependências do ICEx e será composto por sessões técnicas, tutoriais, palestras, painéis, minicursos, workhops e exposição de produtos comerciais e acadêmicos.
Representando o Centro de Computação, estarão participando: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Aleixina Maria Lopes Andalécio, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, Gino Ottoni Durante, Lísia Rocio de Abreu, Márcio da Costa Viana e Orlando Laboissière.

Os representantes do CECOM participaram de vários minicursos e workshops.

A foto foi trazida por Carlos Alfeu para o CECOM, fazendo parte, agora, da memória fotográfica do Centro de Computação.

Carlos Alfeu e Eduardo Henrique Lima, na época Pró-Reitor Adjunto de Planejamento, na segunda fila, assistindo à uma palestra. Na primeira fila, ao fundo, está Antônio Alfredo Loureiro, do DCC.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VI, no. 44, de 18/11/1982, publicou notícias sobre a participação de Eduardo Henrique Lima no 19o. Encontro Nacional de Usuários Burroughs, em Foz do Iguaçú, funcionamento do Sistema Burroughs 6700 no sábado, visitantes no CECOM, novo horário de funcionamento do Setor de Reprografia do CECOM, mudanças nos ramais semi-privilegiados e preparativos para a Festa de Natal do CECOM, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

III ENCONTRO DAS IES FEDERAIS
Maria Miriam Arruda Salvador e o prof. João Carlos Pires Bauer estarão em Salvador, de 22 a 26 de novembro, participando do III Encontro de Dirigentes de Órgãos de Processamento de Dados das IES Federais.
O prof. Bauer foi indicado como candidato à membro da CPA – Comissão Permanente de Assessoramento.

1o. EBAM
Sálvia Maria de Figueiredo Moreira, chefe da Divisão de Apoio Administrativo, e Maria das Graças Santa Bárbara estão participando do 1o. Encontro Regional de Administração de Material.
Esse encontro está sendo realizado no Auditório da Usiminas, numa promoção da ABAM – Associação Brasileira de Administração de Material, e vai encerrar suas atividades amanhã, dia 19.



Eventos



CONTINUA O TREINAMENTO DO DSG SOBRE SIASG

O DSG está aplicando um treinamento para os responsáveis pelas áreas financeira, de compras e contratações das unidades gestoras da UFMG, de atualização do SIASG – Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais. Até o momento, foram montadas três turmas, que tiveram a presença das funcionárias do CECOM:

– Alda Batista: no período de 23 a 29/10
– Márcia Regina Lemos: no período de 30/10 a 07/11
– Elizabeth Gomes Oliveira Clementino: no período de 12 a 19/11.

O treinamento está sendo oferecido na Sala de Aulas 1 do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria.

LCC OFERECE TREINAMENTOS

O LCC abriu inscrições para os seguintes cursos:

– Grude Básico: dias 18 e 19/11, de 13 às 17 horas;
– Grude Avançado: dias 21 e 22/11, de 13 às 17 horas
– QuickPlace: dia 20/11, de 08 às 12 horas.

Os cursos serão realizados nas instalações do LCC e os interessados devem enviar e-mail com nome, unidade de trabalho e telefone para contato para treinamento@lcc.ufmg.br.

FESTA DE NATAL DO CECOM

A Comissão Organizadora da Festa de Natal do CECOM continua aguardando a doação dos itens para confecção da cesta natalina, que vai ser sorteada no dia 28 de novembro. Até o momento, poucos itens foram doados e, como sempre, a maioria pela DAA: Beth, Lelé, Maria Helena, Regininha (DAS) e Dôra. A caixa recebedora das doações se encontra na recepção do CECOM, no 8o. andar, para que ninguém se esqueça. E não está adiantando nada!

Qualquer item será bem recebido! Podem ser bombons, balas, doces, refrigerantes, vinhos, chocolates, enlatados etc. Os itens devem ser entregues até a próxima terça-feira, dia 19.

O sorteio da cesta natalina está marcado para o dia 28, às 16:00, na Sala de Café do 8o. andar, aberto para todos os ceconianos.

Quanto à Festa de Natal, ela será realizada no dia 20 de dezembro, a partir do meio-dia, em local que está sendo estudado. Vários sítios, na região da Pampulha, já foram visitados, faltando acertar alguns detalhes.

Quanto à ornamentação do 8o. andar, a comissão já está providenciando os enfeites e espera que no dia 02 de dezembro o andar esteja todo enfeitado.

Na próxima semana, O Sistemático pretende divulgar maiores informações sobre a Festa de Natal.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Fernando Frota Machado de Morais, no dia 18; e Luiz Eugênio de Almeida Oliveira (Leão), no dia 20. Os parabéns para Luiz Carlos de Athayde Júnior, da Squadra, no dia 20 e para os ex-ceconianos: Cyntia Guimarães de Carvalho, no dia 14; Valmir Costa Cruz, no dia 15; Marco Túlio da Silva, no dia 16; Maria Cristina Lima Borges, no dia 18; Solange Guimarães e Renato Mintz, no dia 19.