Sistemático: Edição 1135 – 21/11/2002


Notícias



DESATIVAÇÃO DO HERMES ADIADA PARA 30 DE DEZEMBRO

A pedido de alguns usuários que solicitaram um período de transição maior para a efetivação da desativação do correio eletrônico Hermes, o CECOM ampliou o prazo original em mais 30 dias. Desta forma, a desativação ocorrerá em 30 de dezembro, às 17 horas.

Isto permitirá também que as unidades acadêmicas e órgãos administrativos chequem a necessidade de criação, ou não, de caixas de correio institucionais, no Lotus, as chamadas CCIs.

O CECOM espera que com a ampliação do prazo sejam vencidos pequenos obstáculos previstos no processo. Mas lembra que todos os usuários devem verificar suas mensagens, ainda existentes no Hermes imprimindo-as, se necessário, já que a partir de 31 de dezembro estas informações não estarão mais acessíveis e não serão transpostas para outra base de dados.

Apesar dos esclarecimentos que estão sendo dados, diversos usuários têm se confundido, sem saber qual serviço será efetivamente desativado. Como a expressão “Hermes” é usada por alguns para caracterizar outros serviços além do correio eletrônico, o CECOM alerta que essa desativação não afetará outros sistemas disponíveis no ambiente mainframe, tais como: graduação, pós-graduação, pessoal, processos, patrimônio, vestibular etc.

Com a mudança na data de desativação, também foi remarcado o treinamento especial programado para os usuários das unidades e órgãos que mantêm formulários eletrônicos no Hermes, que será dado, então, nos dias 02 e 03 de dezembro. O objetivo deste treinamento é capacitá-los na manutenção dos novos formulários criados para o ambiente Notes. 2

IMPLANTAÇÃO DO NETWARE 6 PROSSEGUE COM NOVIDADES

Dando continuidade ao trabalho de implantação da versão 6 do sistema operacional de rede Novell Netware nos servidores da Rede Administrativa, a DAC colocou em produção, no dia 18, um novo servidor para atender ao CECOM. Trata-se de um equipamento com processador Pentium III de 1.13 Ghz, com dois discos de 36 Gb cada e 1Gb de memória, no qual já estava instalada a versão 6.

No próximo sábado, dia 23/11, o Netware 6 será instalado nos servidores Reitoria e UAIII.
No caso da UAIII, o atual servidor será substituído por outro semelhante ao adquirido para o CECOM, porém com 2 discos de 18 Gb. Para permitir a realização do trabalho, os servidores Reitoria e UAIII estarão indisponíveis a partir das 09:00 deste sábado.

O trabalho está sendo executado pela empresa Informa Tecnologia, com acompanhamento de Márcio da Costa Viana e coordenação de Aleixina Maria Lopes Andalécio.

ADIADO O PREGÃO PARA DDD E DDI

O Pregão para contratação dos serviços de telefonia DDD e DDI, anteriormente marcado para o dia 25/11, foi adiado para o dia 05/12/2002, às 14:00, no CECOM. O Edital está disponível no CECOM e no site www.comprasnet.gov.br.

TREINAMENTO EM WEBSPHERE PARA A EQUIPE DO NOVO SISTEMA ACADÊMICO

Conforme noticiado em na última edição de O Sistemático, aconteceu durante esta semana, o evento conhecido como PoT (Proof-of-Technology), promovido pela IBM e suas parceiras Plansis e Ingram. O evento abordou duas tecnologias de grande interesse do CECOM, tendo em vista a sua utilização no desenvolvimento do projeto do Novo Sistema Acadêmico. A primeira tecnologia, que versou sobre o Servidor de Aplicação WebSphere, aconteceu nos dias 18 e 19/11 e contou com a presença de Luiz Eugênio de Almeida Oliveira e Gilmar Lima Guimarães. Já o segundo treinamento, que tratou sobre o ambiente de desenvolvimento integrado WebSphere Application Developer, foi realizado nos dias 20, 21 e 22/11 e teve como participantes Mário Magalhães Lara e Raimundo Natalino Chaves. Além desses, também participaram de todo o evento, os desenvolvedores Marco Aurélio Mendes, Vinícius Bozzi Nonato e Lucas Antônio Aleixo, todos eles alocados no projeto do Novo Sistema Acadêmico.

CECOM ABRE PROCESSO DE AVALIAÇÃO INTERNA

Com a aproximação do final de mais um semestre, o CECOM está reabrindo seu processo de Avaliação Interna, quando são checados os resultados individuais e coletivos obtidos na condução das atividades e atribuições de rotina do órgão, bem como o andamento dos principais projetos conduzidos no período.

Parte desse processo de avaliação conta com a participação dos usuários dos serviços e sistemas do CECOM. Mais uma vez, a diretoria do Centro de Computação espera contar com a colaboração dos usuários que forem convidados a preencher o questionário utilizado no processo.

LCC VAI OFERECER CURSOS NOTES

O LCC vai oferecer três curso de desenvolvimento Notes, a saber:

AD210 – Domino Designer Fundamentals, de 25 a 29/11, no horário de 13:00 às 17:00
AD500 – Using JavaScript in Domino R5 Applications, de 2 a 6/12, no horário de 13:00 às 17:00
AD540 – Introduction to LotusScript in Notes, de 16 a 20/12, no horário de 13:00 às 17:00.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas através do e-mail treinamento@lcc.ufmg.br.

Os funcionários da DAC, Adyr Rodrigues Nascimento, Eugênio Pacelli Pereira de Souza e Antônio Eustáquio Rodrigues estarão participando dos cursos AD210 e AD500.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES
Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas de sites:

– Se você sabe ler em Inglês e quer conhecer a Inglaterra, uma boa opção é a página http://www.i-uk.com. Com várias seções, você poderá saber mais sobre a terra dos Beatles, seu sistema de governo, clima, moeda etc. Tem informações só para quem quer visitar ou estudar, culturais e sobre vistos.

– Tudo bem! Se você não lê Inglês e quer saber mais sobre aquele país, seja bem-vindo à página Education UK. Produzido pelo British Council para responder a todas as suas dúvidas e curiosidades, além de oferecer o mais avançado sistema de busca de cursos, universidades e escolas da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. O endereço é: http://www.educationuk.org.br.

– Como o assunto é o país dos Beatles, vai uma dica de como conseguir uma bolsa de estudos. Se quer aprimorar o inglês, não deixe de visitar as páginas http://www.learnenglish.org.uk (Pode escolher o idioma para ler) e http://www.slangcity.com, só com gírias e alguns insultos, coisas do tipo; "You is DickHead!".

– Se está interessado em comprar e vender carros, o Guia Car http/www.guiacar.com é um ótimo lugar para você ficar sabendo dos preços. Fique motorizado, mas não se esqueça de verificar os preços.

– Junto aos conhecimentos e especialização em redes de negócios, contamos com um diferencial que é o assessoramento dos clientes nos variados aspectos de gestão de empresas, garantindo a estruturação de um modelo saudável e ágil, baseado em modernos conceitos de administração e gerenciamento. O resultado final é consequência de um trabalho integrado de processos, pessoas e informações. É assim a página http://www.vecchiancona.com.br/, onde você poderá obter informações sobre franquias. Se deseja montar algum negócio…

– A Lorèal está com uma página nova e você pode escolher o idioma! O endereço da beleza http://www.lorealparis.com, tem todas as informações necessárias para a beleza dos seus cabelos.

– O Tocantins é o mais novo Estado brasileiro e nasceu para atender aos anseios de autonomia e progresso da população do centro do Brasil. Criado em 1988, o Tocantins já se apresenta ao país como Estado da Articulação Nacional e uma nova e promissora fronteira agrícola brasileira. Localizado na Amazônia, o Estado adotou o nome do grande rio que atravessa seu território. Visite o endereço http://www.ogirassol.com.br/coracao/index.htm.

– Se você aprecia a obra de Paulo Coelho ou simplesmente quer conhecê-la, vale a pena conferir a página do escritor, que disponibilizou boa parte de sua obra na Web, em arquivos PDF que podem ser baixados gratuitamente. Além de livros como O Alquimista, Brida e O Diário de um Mago, você encontra o discurso de posse na Academia Brasileira de Letras e todas as colunas publicadas em 2000 e 2001 no jornal O Globo e outros 17 jornais em todo o país. O endereço é: http://www.paulocoelho.com/port/dow.html.

– O Gerson enviou uma dica que vale para os descasados. A página http://www.descasados.com.br/, tem todas as informações necessárias para aqueles que estão sozinhos e querem começar uma nova vida, não só sentimental como na compra de imóvel, mobiliário, decoração etc.

– Café Orbital (http://www.on.br/revista), revista do Observatório Nacional, tem muitas informações sobre astronomia, através de seções que trazem imagens bem legais, glossário, efemérides (posição das estrelas e outros astros no sistema solar), entrevistas, calendário com os eventos mais importantes sobre o tema, astronomia na arte (nesta edição, o filme Enigma do Horizonte) e muito mais. É para quem vive no mundo da Lua.

– Se você é chegado em comprar aparelhos eletrônicos usados on-line, a eBay lançou uma loja só para eletrônicos usados em http://www.ebayelectronics.com. Apesar de ser em Inglês vale a pena dar uma visitada.

– No dia 20 de novembro foi comemorado o dia da Consciência Negra. As páginas http://www.zbi.vila.bol.com.br, Espaço Cultural Zumbi dos Palmares (http://www.catar.com.br/hg/cultura/zumbi), Dia da Consciência Negra (http://www.odia.com.br/sites/cnegra) e Mundo Negro (http://www.mundonegro.com.br) dão uma idéia de como anda este projeto e como vem crescendo, no Brasil, a idéia de que o negro faz parte de uma sociedade justa e digna. Não deixe de visitar estas páginas.

ELEIÇÕES NA UFMG EM DEZEMBRO

No dia 11 de dezembro de 2002 (quarta-feira) e, excepcionalmente, no Hospital das Clínicas, também no dia 10 de dezembro de 2002 (terça-feira), serão realizadas eleições de representantes titulares e suplentes dos seguintes Órgãos e Comissões:

Conselho Universitário: três representantes dos Servidores Técnicos e Administrativos (titulares e suplentes)

Conselho de Curadores: dois representantes dos Servidores Docentes (titulares e suplentes)

Conselho de Diretores: quatro representantes dos Servidores Técnicos e Administrativos (titulares e suplentes)

Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD: – um representante dos Professores Adjuntos (titular e suplente)
– dois representantes dos Professores Assistentes (titulares e suplentes)
– dois representantes dos Professores Auxiliares (titulares e suplentes)
– dois representantes dos Professores da Carreira de Magistério de I e II Graus (titulares e suplentes)

Comissão Permanente de Pessoal Técnico-Administrativo – CPPTA: – um representante dos Servidores Técnicos e Administrativos do grupo Nível Superior – NS (titular e suplente)
– um representante dos Servidores Técnicos e Administrativos do grupo Nível Médio – NM (titular e suplente)
– um representante dos Servidores Técnicos e Administrativos do grupo Nível Auxiliar – NA (titular e suplente)

Conselho Diretor da Moradia Universitária: – um representante dos Servidores Técnicos e Administrativos (titular e suplente)
– um representante dos Moradores da Moradia Universitária (titular e suplente).

As eleições serão coordenadas pela Comissão Eleitoral Central – CEC – e os candidatos deverão fazer sua inscrição na Coordenadoria de Assuntos Comunitários – CAC – , no prédio da Biblioteca, de 9 às 17 horas , no período de 18 a 22 de novembro de 2002.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, na semana passada, a seguinte notícia:

Pentium 4 de 3 GHz sai esta semana (12 de novembro de 2002) – A Intel vai começar esta semana a vender seu mais veloz processador Pentium 4, que entre outras coisas possui uma tecnologia que “engana” o sistema operacional, fazendo-o acreditar que o computador possui instalado dois processadores, em vez de um.
A Intel anunciará “ainda esta semana o primeiro processador de três gigahertz”, com “dois chips virtuais dentro de um”, disse Paul Otellini, presidente e vice-presidente operacional da Intel em uma conferência da Oracle, no dia 11/11.
A Intel não comentou a data exata do lançamento do novo processador.
O novo Pentium 4 de três gigahertz terá o que a Intel chama de tecnologia Hyper-Threading, que torna um processador capaz de simular, para os sistemas operacionais e aplicativos, a presença de dois chips dentro do computador, disseram analistas. Segundo eles, isso melhoraria o desempenho de certos programas em até 25 por cento.
A Intel começou a oferecer a tecnologia Hyper-Threading em seus processadores e estações de trabalho Xeon, para servidores, em fevereiro, e agora oferece o recurso para computadores pessoais pela primeira vez.
Os sistemas de duplo processamento, que têm dois chips separados funcionando como “cérebro” de um computador pessoal ou servidor, são considerados muito caros para a maioria dos usuários domésticos.
“Com alguma programação e hardware adicional no chip, um aumento de três a quatro por cento no hardware, eles estão fazendo parecer que há dois processadores e não um”, disse Nathan Brookwood, analista principal da Insight 64, uma empresa de pesquisa de mercado e consultoria em Saratoga, Califórnia.
Isso não só acelera os aplicativos, mas impede que os computadores travem quando diversos programas estão em operação simultaneamente, disse Brookwood.
Por exemplo, os sistemas podem congelar quando um usuário está trabalhando em mais de uma tarefa ao mesmo tempo, o que força o processador a se dedicar intermitentemente a um e outro aplicativo. Entre outros exemplos está a navegação na Web durante a execução de um programa antivírus, envio de e-mail e digitalização de um vídeo.
Além disso, certos aplicativos, como o Microsoft Outlook, tendem a usar parte muito grande dos recursos do processador, diz Brookwood.
“Isso cria frustração para o usuário porque a máquina parece travada, o cursor não se mexe”, diz. “A situação de travamento será melhorada dramaticamente com a tecnologia Hyper-Threading”, afirmou o analista.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

As primeiras fotos da Festa de Natal de 1998 dos funcionários do CECOM foram publicadas na edição no. 18, de 23/05/2002, ficando as demais para a edição de hoje. A festa foi realizada no dia 18 de dezembro/98, no Espaço de Festas Sarau, no bairro Santa Amélia, com um churrasco de confraternização. Neste dia, a comissão organizadora da festa pôde contar com a valiosa colaboração da Alice, filha da Márcia, na ornamentação do local. Como muitos devem se lembrar, o esperado dia com muito sol e calor não passou de uma esperança, pois na data aconteceu um dilúvio, que deixou muitos ceconianos esperando a chuva passar para chegar ao Sarau. Mas tudo deu certo e todos gostaram do churrasco.

As fotos são de Renato Righi.

Adeíse

Henrique e Bruno (sobrinho e filho do Rogério) cantando no videokê. A fundo, Nize e Alda.

Regina, esposa do Helvécio, e sua filha Nayane, conversando com Rubens

Nayane, filha do Helvécio

Helvécio e sua filha Rebecca

Paulo César, Márcia e sua filha Alice

Daniela, filha do Rogério

Murillo, filho do Marcelo e da Bárbara

Luísa, filha do Márcio Bunte



Há 20 anos…

Há exatamente 20 anos, O Sistemático não foi editado. A UFMG estava com suas atividades paralisadas devido à greve. Por isso, a Redação não funcionou durante 4 semanas, retornando em dezembro/82.



Eventos



EVENTOS DE NOVEMBRO DA COMEMORAÇÃO DOS 75 ANOS DA UFMG

Ainda no mês de novembro, vários eventos serão realizados em comemoração aos 75 anos da UFMG. A programação especial, com seminários, palestras, concertos didáticos, exposição, mesa-redonda, está afixada no quadro de avisos do 8o. andar.

Esta semana, no dia 19, foi aberto o segundo módulo da exposição “UFMG entre o passado e o futuro – Autonomia e Repressão”, que se encontra no 2o. andar da Reitoria. No dia 22/11, sexta-feira, às 15:00, está marcado um concerto da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG, sob a regência do Maestro Eduardo Ribeiro, no hall da Biblioteca Universitária.

CURSO DE INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

O treinamento de Informática Instrumental, que teve início no dia 13/11, está tendo a participação dos seguintes funcionários: Adriano Soares Kume (Depto. de Contabilidade e Finanças), Edriene de Rezende Morais Fagundes (Hospital das Clínicas), Graciema Maria Fernandes Vieira (Laboratório Bioquimica), Marilze Alves Diniz Gomes (Escola de Engenharia), Rosane da Silva Alves (Depto. de Pessoal), Tatiana Batista Mendes (Depto. de Pessoal) e Watson dos Oliveira (Hospital das Clínicas).

O treinamento está sendo ministrado por Elza Maria Guedes Rozinholi, no horário de 08:30 às 11:30, na Sala de Aulas do CECOM e vai ser encerrado no dia 04 de dezembro.

CURSO NO EBCT PARA FUNCIONÁRIOS DA UFMG

O Depto. de Serviços Gerais vai promover mudanças no sistema de gerenciamento de remessa de correspondências. Desde o dia 1o. deste mês, foi implantada mudança no sistema de aquisição dos serviços da ACF – Agência de Correios Franqueada -, empresa terceirizada que fatura os serviços prestados à UFMG na rotina de expedição de correspondências. Esta mudança vai dotar cada unidade de mecanismos para controle de gastos com despesas de correio.

O DSG solicitou à EBCT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – um treinamento para capacitação dos servidores da Universidade diretamente envolvidos com esse trabalho, nos dias 21 e 22 de novembro, nas instalações da empresa, à Av. Isabel Bueno no. 442, Bairro Jaraguá. Os treinandos serão divididos em duas turmas, manhã e tarde. A primeira turma receberá reciclagem no horário das 8:30 às 12:00. A segunda turma fará o curso no período da tarde, no horário das 13:30 às 17:00. Não há possibilidade do servidor concentrar o curso em um só dia, em função da disponibilidade dos instrutores.

A funcionária da DAA, Maria Auxiliadora dos Santos, estará participando do treinamento no período da tarde.

BU PROMOVE PALESTRA

A Biblioteca Universitária da UFMG estará promovendo, no dia 26/11, às 09:00, no seu auditório do 2o. andar, a apresentação do Software Argonauta, que atualmente vem sendo usado na Universidade Federal Fluminense e recentemente foi adquirido pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

EDITORA PROMOVE LANÇAMENTO DE LIVRO

A Editora UFMG promove no próximo dia 22, sexta-feira, às 19h, na Livraria UFMG (Rua Guajajaras, 100 – Centro – telefone (31) 3218-9346), o lançamento do livro Cartografia das Minas Gerais: da capitania à província, de Antônio Gilberto Costa, Friedrich Ewald Renger (geólogos), Júnia Ferreira Furtado (historiadora) e Márcia Maria Duarte dos Santos (geógrafa), todos professores da UFMG. O livro apresenta integradamente parte da memória cartográfica de Minas Gerais, dos idos de 1720 até o final do século XIX, resgatada em várias instituições nacionais e estrangeiras. A publicação, da Editora UFMG, que contou com o suporte financeiro do Ministério da Cultura, insere-se num projeto maior, desenvolvido no Centro de Referência em Cartografia Histórica de Minas Gerais, do Instituto Casa da Glória, órgão complementar do Instituto de Geociências da UFMG, localizado em Diamantina.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os próximos aniversariantes: José Monteiro da Mata (DCC), no dia 22; Alex Alves de Souza e Nei Renato Koetz, no dia 24; Paulo César de Oliveira e José Lopes de Siqueira Neto (DCC), no dia 25; Lino Alves Campolina, no dia 26; Frederico Torres Fonseca, no dia 27; e Maria Laura Baptista Rodrigues, no dia 28.

E-MAIL RECEBIDO: A Redação de O Sistemático recebeu, no final do mês de outubro, o seguinte e-mail da ex-ceconiana Clélia Camargo Cardoso, que se encontra no Centro de Informática de Ribeirão Preto, Campus da USP: “Tenho recebido todas as edições do Sistemático. Você não imagina o quanto é gratificante para mim, pois além de ser um veículo importante de informações técnicas de um ambiente muito semelhante ao meu trabalho, pois estou no Campus da USP, em Ribeirão Preto, mato a saudade de muita gente querida. Como estou de mudança, gostaria que alterassem o endereço de remessa. Parabéns pela manutenção do jornal, grata por tudo e abraços a todos. Clélia.”