Sistemático: Edição 1136 – 28/11/2002


Notícias



ENGENHARIA IMPLANTARÁ SISTEMA DE DIÁRIO DE CLASSE

Na última semana, as diretorias da Escola de Engenharia, DRCA e CECOM acertaram detalhes e estruturaram o Plano de Ação que viabilizará a implantação do Diário de Classe Eletrônico, inicialmente com uso restrito a docentes da Escola.

Esta experiência, promovida agora pelas três diretorias, nasceu de investimento realizado pela Escola de Engenharia para informatizar o processo de organização, controle e armazenamento, das notas obtidas pelos alunos, nos testes intermediários aplicados por cada docente, nas disciplinas ministradas ao longo do semestre letivo. Para viabilizar o desenvolvimento e posterior implantação do projeto, o CECOM colocou à disposição sua infra-estrutura de equipamentos, bancos de dados e softwares.

Agora, com a participação do DRCA, que viabilizará o acompanhamento estratégico da implantação desse novo recurso e sua inserção nas atividades previstas no calendário escolar, será possível implantar definitivamente o sistema na Engenharia, checar os impactos causados na cultura organizacional, nos procedimentos atuais e também na infra-estrutura tecnológica, de tal forma a, de forma conclusiva, planejar a extensão dos recursos do novo Diário Eletrônico a todas as unidades acadêmicas da universidade. Esta experiência servirá também como fonte de informações para o novo Sistema Acadêmico que está em desenvolvimento.

De acordo com o cronograma montado pelas três partes, o Diário estará disponível para os docentes da Escola de Engenharia a partir do dia 16 de dezembro sendo que, aqueles que necessitarem de apoio inicial para utilizarem o sistema, serão instruídos gradativamente durante os meses seguintes, contando com monitores que serão contratados pela Escola.

USUÁRIOS DO HERMES SERÃO APRESENTADOS AOS NOVOS FORMULÁRIOS NO NOTES

Conforme publicado na última edição de O Sistemático, a desativação do correio eletrônico Hermes está confirmada para o dia 30 de dezembro, às 17 horas.

Antes disso, na próxima semana, nos dias 02 e 03 de dezembro, o CECOM dará um treinamento, programado especialmente, para os usuários das unidades e órgãos que mantêm formulários eletrônicos no Hermes. O objetivo deste treinamento é capacitá-los na manutenção dos novos formulários, que já foram criados para o ambiente Notes.

Além deste treinamento será organizado um dia de apresentação dos novos formulários Notes, a todos os usuários interessados e que hoje utilizam formulários no Hermes. A DAC está avaliando junto ao DP, DRCA, DRH, DSG, DPFO e Proplan qual seria a estrutura necessária para este evento, já que o número de convidados deve ser grande. A data inicialmente prevista é o dia 17 de dezembro. A coordenação dessas atividades está a cargo da diretora da DAC, Aleixina Maria Lopes Andalécio.

AVALIAÇÃO INTERNA DO CECOM TEM CRONOGRAMA DEFINIDO

Em reunião realizada no último dia 21, a diretoria do CECOM aprovou o seguinte cronograma para a consecução do processo de avaliação interna referente ao 2o. semestre deste ano:

Atividade
Reponsável
Período
Avaliação de processos anteriores e definição do prcedimento dessa avaliação
Toda Diretoria
21/11/2002
Seleção dos usuários a setem consultados
Diretores de Divisão
até 26/11
Execução do processo nas divisões
Diretores de Divisão
26/11 a 03/12
Aplicação do questionário aos usuários
VDG
27/11 a 05/12
Levantamento da participação em treinamentos
VDG e DAC
04 e 05/12
Avaliação dos projetos encerrados no semestre
Toda Diretoria
05 e 06/12
Consolidação dos dados de atividades de rotina
VDG
06 e 09/12
Análise dos resultados da avaliação de atividades de rotina
Toda Diretoria
11/12
Montagem da planilha final da avaliação de atividades de rotina e de projetos
DGE
12 e 13/12
Apresentação de resultados à ATI
DGE
13/12
Avaliação qualitativa em cada divisão com a respectiva divulgação do resultado
Diretores de Divisão
16 a 19/12/2002

LEITORAS ÓTICAS PASSAM POR MANUTENÇÃO PREVENTIVA
As três leitoras óticas PICSIS instaladas no CECOM, e que são utilizadas para a leitura das provas preenchidas por candidatos de concursos, estão passando esta semana por uma manutenção preventiva.

Esta manutenção, realizada pelo próprio fabricante, com o acompanhamento da equipe da DCP, visa preparar os equipamentos para a leitura ótica das provas da primeira etapa do Vestibular 2003, que será realizada no final de semana dos dias 07 e 08 de dezembro.

As leitoras serão preparadas para ler cerca de 160.000 folhas com as respostas dos candidatos.

LCC ESTÁ OFERECENDO CURSOS NOTES

O LCC agendou três cursos de desenvolvimento Notes para funcionários do LCC, CECOM, Escola de Ciência da Informação e Depto. de Administração de Pessoal. Os cursos e os participantes são os seguintes:

AD210 – Domino Designer Fundamentals, de 25 a 29/11, no horário de 13 às 18 horas, na Sala de treinamentos do CECOM: Adyr Rodrigues Nascimento, Antônio Eustáquio Rodrigues, Antonino Bosco de Andrade Oliveira, Daniel Borges de Figueiredo Santos, Daniel da Silva Diogo Lara, Euder Flávio Correa Rodrigues, Eugênio Pacelli Pereira de Souza, Fabrício Duarte Nogueira, Gisele Silva Cardoso, Jardel Mendes Queiroz, Letícia Santos Neto, Lívia Pinheiro Gouvêa, Luiz Felipe Ferreira Moura, Luiz Henrique Loureiro dos Santos, Nélio Alves Abreu, Ricardo Carlini Sperandio, Rodrigo Couto Zeferino, Rodrigo Portes Tozzi Henriques, Rodrigo Saraiva de Abreu Chagas, Tiago Marques Delboni e Victor Hugo de Oliveira Ferreira.

AD500 – Using Java Script in Domino R5 Applications, de 02 a 06/12, no horário de 13 às 18 horas, na Sala de treinamentos do LCC: Daniel Borges de Figueiredo Santos, Daniel da Silva Diogo Lara, Euder Flávio Correa Rodrigues, Fabrício Duarte Nogueira, Gisele Silva Cardoso, Itamar Moreira Pinto Júnior, Jardel Mendes Queiroz, Letícia Santos Neto, Lívia Pinheiro Gouvêa, Luiz Felipe Ferreira Moura, Nélio Alves Abreu, Ricardo Carlini Sperandio, Rodrigo Couto Zeferino, Rodrigo Saraiva de Abreu Chagas, Tiago Marques Delboni e Victor Hugo de Oliveira Ferreira.

AD540 – Introduction to LotusScript in Notes, de 16 a 20/12, no horário de 13 às 18 horas, na Sala de treinamentos do DRH: Adyr Rodrigues Nascimento, Alexandre Henrique de Castro Trindade, Antonino Bosco de Andrade Oliveira, Antônio Eustáquio Rodrigues, Daniel Borges de Figueiredo Santos, Daniel da Silva Diogo Lara, Euder Flávio Correa Rodrigues, Eugênio Pacelli Pereira de Souza, Fabrício Duarte Nogueira, Gisele Silva Cardoso, Itamar Moreira Pinto Júnior, Jardel Mendes Queiroz, Letícia Santos Neto, Lívia Pinheiro Gouvêa, Luiz Felipe Ferreira Moura, Luiz Henrique Loureiro dos Santos, Nélio Alves Abreu, Ricardo Carlini Sperandio, Rodrigo Couto Zeferino, Rodrigo Saraiva de Abreu Chagas, Tiago Marques Delboni e Victor Hugo de Oliveira Ferreira.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES
Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas de sites:

– A Sociedade da Informação está baseada em tecnologias de informação e comunicação que envolvem a aquisição, o armazenamento, o processamento e a distribuição da informação por meios eletrônicos, como rádio, televisão, telefone e computadores, entre outros. Essas tecnologias não transformam a sociedade por si só, mas são utilizadas pelas pessoas em seus contextos so-ciais, econômicos e políticos, criando uma nova comunidade local e global: a Sociedade da Informação. O endereço é: http://www.socinfo.org.br/livro_verde/download.htm.

– Nada como uma biblioteca digital onde podemos encontrar livros eletrônicos, os chamados eBooks. Nos tradicionais formatos TXT, RTF, DOC e PDF estão assuntos para todos os gostos. Os softwares especialmente desenvolvidos para leitura de livros na tela do computador, incluindo palmtops, faz do mundo da leitura uma oportunidade para aqueles que não gostam de por a mão no papel. O acervo é bastante amplo e inclui sinopses dos livros. O endereço é: http://www.ebookcult.com.br/.

– O Mínimo traz ótimos textos sobre temas variados, incluindo política, cultura, tecnologia, sociedade, música e atualidades, distribuídos em notícias, opiniões, crônicas e colunas. Uma parte do texto: "Em outubro passado fez dez anos a queda, em estado triste de putrefação, da reserva de mercado da informática no Brasil. O projeto, encampado pelo Regime Militar e continuado pela Nova República, nasceu em 1974, foi formalizado em 82 e durou até fins de 92…….". Vale a pena conferir este e outros artigos no endereço http://nominimo.ibest.com.br/.

– Uma entidade inglesa é contra a guerra contra o Iraque, a Stop the War Coalition. A página mostra fotos de manifestações pacifistas em diversas partes do mundo, além de trazer informações sobre suas atividades. O endereço é: http://www.stopwar.org.uk/. (Site em Inglês)

– A http://www.tonarts.kit.net/ é para quem aprecia os bons trabalhos de design e programação visual. Incluindo ilustrações digitais, fotografias, logomarcas e animações em flash, a página conta com trabalhos de alta qualidade, como dezenas de cartões telefônicos feitos para a Telefônica.

– Quem gosta de The Sims vai adorar o jogo Rock-Ville, que tem como objetivo ficar rico fazendo música. Se você tem este sonho virtual de ganhar dinheiro, é só criar um personagem, escolher seu instrumento, o nome da banda, seu ritmo e os integrantes. Agora, é só compor músicas, gravar uma demo, fazer shows e conquistar o público! Pena que na vida real não é assim tão fácil, mas vale ir até o endereço http://www.rock-ville.com/.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, na semana passada, a seguinte notícia:

Anatel leva R$921mi por licenças de celular – A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) conseguiu vender na terça-feira, dia 19/11, nove das dez licenças de telefonia móvel que colocou a leilão, arrecadando mais de 900 milhões de reais. Com esse resultado, boa parte do país passará a ter uma quarta operadora do serviço celular.
Quatro grupos participaram do leilão, terceira tentativa que a Anatel faz este ano de vender as sobras das chamadas bandas D e E de telefonia móvel. Apenas três conquistaram licenças, que serão pagas ao longo de oito anos. As operadoras devem inaugurar os novos serviços em meados de 2003.
“Foi muito positivo. As vendas superaram as nossas expectativas”, disse a jornalistas o superintendente de serviços privados da Anatel, Jarbas Valente. O ágio médio alcançado no leilão foi de 31,31 por cento, acima dos 15 por cento esperados.
A Anatel conseguiu levantar 920.662.965 reais, com ágio médio de 31 por cento. O preço mínimo total dos 10 lotes do leilão era de 701,11 milhões de reais. A única licença não vendida era da área do município de Pelotas, no Rio Grande do Sul, que tinha preço mínimo de 1,6 milhão de reais.
Valente disse também que na primeira quinzena de dezembro devem ser assinados os primeiros termos de autorização, passados os três dias úteis em que as empresas têm direito a recurso.
ESPANSÃO MEXICANA
A Telecom Americas, subsidiária brasileira de telefonia móvel da mexicana America Móvil, resolveu desembolsar 429,272 milhões de reais pelas licenças para atuar na região metropolitana de São Paulo, Bahia, Sergipe, Paraná e Santa Catarina. Com isso, a área de operação da empresa se expande para 14 Estados mais o Distrito Federal.
“Ficou claro que estamos decididos a investir no Brasil”, disse o presidente da ATL e representante do grupo mexicano no Brasil, Carlos Moreira, ao sair do leilão. Por outro lado, ele descartou investimentos em novas regiões do país.
A estimativa da Telecom Americas é que sua área de atuação abrigue 120 milhões de pessoas e seja responsável por 70 por cento do PIB brasileiro. Moreira evitou fazer qualquer previsão de investimento.
Os mexicanos levaram a mais disputada licença, a da Grande São Paulo, pagando 309,75 milhões de reais, o que significou ágio de 149 por cento sobre o preço mínimo estabelecido pela Anatel.
“Eu já esperava o repique no leilão por causa do movimento, da curiosidade das empresas”, afirmou o presidente da Anatel, Luiz Guilherme Schymura, durante o leilão.
Também queriam essa licença a Oi, operadora móvel da Telemar, e a Vésper, empresa de telefonia fixa que atua em 17 Estados. Com essa derrota, a Oi, que já tem licença para atuar nos 16 Estados da Telemar, retirou-se do leilão.
“Era interessante como um negócio esta sinergia de serviços, de apresentar proposta fechada para o cliente, mas tínhamos um limite que foi ultrapassado”, justificou o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco, segundo a assessoria de comunicação da empresa.
A Vésper, mesmo numa situação delicada, com os sócios querendo vender a empresa há quase um ano, mostrou forte presença no leilão, oferecendo quase 300 milhões de reais para atuar no interior de São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte – boa parte da região onde já oferece telefonia fixa com tecnologia sem fio.
A empresa, que tem como maior acionista a norte-americana Qualcomm, conquistou a licença para o interior de São Paulo pagando o preço mínimo de 115,701 milhões de reais, já que não houve outros interessados. Pela licença de Minas Gerais pagou 91 milhões de reais, ágio de 47,4 por cento, na disputa com a Telecom Americas.
“Não posso começar imediatamente a prestar o serviço porque nossa rede não tem cobertura para celular em todos os lugares, como túneis e shopping centers”, afirmou o presidente da Vésper, Luís Kaufmann.
A Brasil Telecom comprou neste leilão as suas primeiras licenças de telefonia móvel. Por 191,5 milhões de reais, a operadora poderá atuar na telefonia móvel em toda a região Sul e no centro-oeste, área em que já presta o serviço fixo.
As licenças ofertadas neste leilão permitirão aos compradores prestar serviços com base na tecnologia européia GSM (Global System for Mobile Communications), recentemente lançada no país pela Oi, operadora da Telemar, e pela TIM (Telecom Italia Mobile).
No início do mês passado, a Anatel decidiu adiar o leilão de 22 de outubro para 19 de novembro, depois de ter sido procurada por várias operadoras que reclamavam, entre outras coisas, da instabilidade na cotação do dólar, das incertezas geradas pelo período eleitoral e da necessidade de um prazo maior para possível formação de consórcio com empresas estrangeiras.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Todo final de ano surgem idéias para a decoração de Natal do CECOM. Em dezembro de 2000, o 8o. andar foi decorado com a tradicional árvore de Natal e com uma casa de bonecas da época vitoriana, preparada para as festas de final de ano. A casa foi fotografada por Renato, Gerson e Beth, mas somente as fotos da Beth é que foram encontradas para contar a história.

Representando a casa de todos nós, havia uma mini árvore de Natal (emprestada pela Timé), rodeada de mini presentes, e a mesa da sala estava preparada para a ceia, com frango (não deu para modelar um mini peru!), champagne, candelabro, taças, pratos e talheres. Na estante da sala, haviam livros, porta retratos e enfeites. Na cozinha, dava a impressão de que a cozinheira estava preparando mais pratos, organizando as frutas, os talheres, os copos e as bebidas. Descansando na porta da casa, havia um cachorro que, ao mesmo tempo, via a dona da casa sair com um bebê em seu carrinho para passear.

Para a montagem da casa, nada foi esquecido. O que não havia é por não ter sido encontrada alguma miniatura em lojas especializadas. Só esbarramos num porém: as miniaturas encontradas eram caras! O jeito foi fabricar algumas peças e rir bastante.

Foi uma decoração diferente que causou uma curiosidade enorme! Todos paravam para ver os detalhes.

A dona da casa saindo com o carrinho de bebê

A casinha de bonecas

Os cômodos da casa e o jardim



Há 20 anos…

Há 20 anos, O Sistemático não foi editado, devido à paralisação das atividades na UFMG.



Eventos



SEMINÁRIO SOBRE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

A UFMG e a PUC-Minas, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, estarão promovendo, nos dias 05 e 06 de dezembro, no Auditório da Escola de Arquitetura, o Seminário “As perspectivas de inclusão das pessoas com necessidades especiais”.

O seminário tem como objetivos conhecer, analisar e articular as ações de ensino, pesquisa e extensão e serviços desenvolvidos na área de PNE pela UFMG e pelos parceiros; apontar questões convergentes e divergentes na área, tendo em vista demandas de atuação da UFMG e de outros parceiros; definir diretrizes comuns para uma atuação de impacto na área; disseminar novas tecnologias e metodologias para a área; e dar visibilidade às ações de inclusão das PNEs.

O seminário se destina a professores, alunos e técnicos da UFMG e de outras instituições envolvidos com ações relativas à inclusão das PNE.

Programação
Dia 05/12:
08:30 – Abertura
Mesa de abertura: profa. Ana Lúcia Almeida Gazzola, Reitora da UFMG; prof. Edison José Corrêa, Pró-Reitor de Extensão; prof. Ángela Dalben, Diretora da FAE; prof. Pablo Juan Greco, Diretor da EEFTO; prof. Leonardo Barci Castriota, Diretor da Escola de Arquitetura; representante da PUC-Minas, profa. Tânia Mafra, da Coordenadoria de Educação Especial do Estado da Educação. Coordenação da mesa: profa. Priscila Augusta Lima, da FAE/UFMG.
09:30 – Palestra: “A Organização Mun-dial de Saúde e a Classificação Internacional de Funções, Deficiências e Saúde”, pela profa. Cássia Buchalla, da Universidade de São Paulo.
11:00 – Debate
12:00 – 14:00 h – Almoço
14:00 – Mesa redonda: “A inclusão das PNE na perspectiva da nova Classificação Internacional de Funções, Deficiências e Saúde”, sob a coordenação do prof. Pedro Américo de Souza Sobrinho, da EEFTO/UFMG
Direito/ cidadania – prof. Daniel Augusto dos Reis, Superintendente da Coordenadoria de Apoio e Assistência à Pessoa Portadora de Deficiência (CAAD)
Educação – prof. Carlos Jamil Cury, do Conselho Nacional de Educação (CNE)
Trabalho – Carmen Rocha Dias, Diretora do Depto de Qualificação Profissional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
Saúde – profa. Cássia Buchalla, da Universidade de São Paulo (USP)
16:00 – Debate
17:30 – Encerramento

Dia 06/12:
08:30 – Mesa Redonda: “As perspectivas de inclusão das PNE”, sob a coordenação da profa. Nilma Lino Gomes, Coordenadora do Colegiado de Pedagogia da FAE/UFMG
Pesquisa – prof. Marcos Pinotti Barbosa da Escola de Engenharia/UFMG
Ensino – profa. Priscila Augusta Lima, da FAE/UFMG; profa. Rosa Maria Corrêa, da PUC/Minas
Extensão – prof. Pedro Américo de Souza Sobrinho, da EEFTO/UFMG
10:30 – Debate
12:00 – 14:00 – Almoço
14:00 – Grupos de trabalho, sob a coordenação de Edite Cunha, da ProEX. Propostas inclusivas para as áreas de: Trabalho, Educação, Saúde, Tecnologia: acessibilidade/Transporte, Direito: políticas Sociais/Legislação.
15:30 – Plenária com apresentação dos relatórios de cada GT pelo relator
16:10 – Encaminhamentos internos e externos
17:00 h – Encerramento

Inscrições serão feitas no Cenex da Escola de Educação Física, no período de 18 de novembro a 03 de dezembro/2002, tel. 3499-2314 e fax 3499-2304 . Maiores informações poderão ser obtidas na ProEX da UFMG, através do telefone 3499-4637.

PALESTRA NA ENGENHARIA MECÂNICA

No dia 10 de dezembro, às 09:00, vai ser realizada a palestra “Rede Novell e suas novas tecnologias”, no Auditório do Depto. de Engenharia Mecânica da UFMG. A palestra vai ser proferida pelo engenheiro Rubens Gimenez, da Novell do Brasil, e pelo representante da Informa Tecnologia, Brasil Fernandes.

A palestra é aberta ao público.

EDITORA DA UFMG LANÇA LIVRO

A Editora UFMG e a Scriptum Livros convidam para o lançamento do livro “Os Sons do Rosário – O Congado Mineiro dos Arturos e Jatobá”, de Glaura Lucas. Haverá a participação das Guardas de Congo e de Moçambique das Irmandades.

O lançamento está marcado para o dia 05 de dezembro, no horário de 19:30 às 22:00, na Scriptum Livros, no Palácio das Artes, à Av. Afonso Pena no. 1537.

FESTA DE NATAL DO CECOM

A Festa de Natal dos funcionários do CECOM será realizada com um churrasco de confraternização no dia 20 de dezembro. O local já foi escolhido e logo um mapa será entregue aos participantes. A lista de adesão será passada na próxima semana e a Comissão Organizadora espera ter conhecimento, o mais rápido possível, do número de participantes da festa.

Para angariar fundos para a festa, a comissão organizou a rifa de uma Cesta Natalina, cujo sorteio será realizado hoje, dia 28/11, às 16:00, na sala do café do 8o. andar.

Maiores informações sobre a festa serão divulgadas no Sistemático da próxima semana.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Maria Laura Baptista Rodrigues, hoje, dia 28; Clélia Camargo Cardoso, no dia 29; prof. Ivan Moura Campos, no dia 1o. de dezembro; Regina Antônia Diniz Siqueira (FAE) e Orlando Laboissière (Escola de Música), no dia 02.

CALOURO: Nilson José Marinho Valle passou no vestibular de Administração da Faculdade Internacional de Ciências Empresariais (FICE). Os parabéns e um bom retorno ao estudos.