Sistemático: Edição 1137 – 05/12/2002


Notícias



SALVADOR RECEBE IV ENCONTRO DE DIRIGENTES DE TI DAS IFES

Esta semana, nos dias 03 e 04 de dezembro, foi realizado em Salvador o IV Encontro de Dirigentes de Tecnologia da Informação das Instituições Federais de Ensino Superior. Representando a ATI, esteve presente o Diretor do Centro de Computação, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.

Neste Encontro, que foi realizado no campus da UFBA, os temas centrais giraram em torno de questões relacionadas ao planejamento e financiamento dos centros e núcleos de TI das IFES, para que eles possam cumprir seu papel de suporte e evolução das atividades de ensino, pesquisa e extensão de suas instituições.

Além da UFMG, estiveram presentes dirigentes da UFRGS, UnB, UFBA, UFF, UFPE, UFC, UFPB, UFES, UFSM, UFMS, FUNREI, UNIRIO, Cefet/RJ, Cefet/MG e Cefet/BA.

MODIFICAÇÕES DO VESTIBULAR 2003

Em função de um evento de grandes proporções que ocorrerá no Mineirinho durante todo o dia 07/12 (sábado), várias modificações ocorreram no Vestibular da UFMG, que acontece sábado e domingo próximos. Os candidatos que fariam provas no Colégio Promove Pampulha e na Escola Municipal Dom Orione foram transferidos para outros locais.

A Copeve também solicitou ao DSG que planejasse uma operação de emergência que pudesse impedir que, interessados no evento do Mineirinho usassem o Campus da Pampulha como estacionamento gratuito. Dentro desse planejamento, no sábado (07/12) só será permitido o acesso ao Campus Pampulha de professores, funcionários e alunos, devidamente identificados, no horário de 5h às 11h. Após esse horário os portões serão abertos e todos poderão entrar livremente.

DAC INSTRUI AGENTES SOBRE IDENTIFICAÇÃO DE IMPRESSORAS

A DAC enviou comunicado aos Agentes de Informática das unidades/órgãos da UFMG sobre impressão de relatórios dos sistemas Cliente/Servidor, disponibilizados pelo CECOM, tais como SICCA, COMPES, INA etc.

Baseado no contato com os usuários, a DAC notou que os nomes dos micros não são únicos dentro da UFMG, dificultando aos usuários a localização correta de suas impressoras.

A impressora é sempre mapeada pelo nome do micro em que ela está definida e seu modelo, por exemplo: Gengibre#HP LaserJet 1100. O micro de nome Gengibre (nome no Windows) tem uma impressora HP Laserjet 1100 conectada a ele.

Entretanto, alguns micros são configurados tendo como nome Windows o mesmo nome do setor. Por exemplo, o micro do almoxarifado fica com o nome “almox”. Como toda unidade tem um setor de almoxarifado, pode ocorrer de várias impressoras aparecerem mapeadas como ALMOX#<impressora>, ficando difícil selecionar a impressora correta. Caso seja selecionada a impressora de outra unidade, o relatório será impresso nesta outra unidade.

Para evitar este problema, foram repassadas as seguintes instruções:
1. Ao utilizar o nome do setor como o nome do micro, deve ser colocado um prefixo ou sufixo indicador da unidade. Exemplo: almox-mus, almox-eef, dir-contab, vet-contab.
2. Utilizar o mesmo “nome” tanto no Windows quanto na configuração do TCP/IP- DNS.
3. Identificar os micros com etiquetas, onde constem o seu nome e seu endereço IP.

ERROS NA CÓPIA DE ARQUIVOS

Durante o processo de implantação da nova versão do sistema operacional de rede Novell Netware 6 nos servidores administrados pelo CECOM, a DAC constatou a ocorrências de erros na cópia de arquivos que possuíam caracteres acentuados e espaços nos nomes, uma vez que parece haver uma pequena diferença entre o reconhecimento destes nomes pelo Windows e pelo sistema Netware, da Novell.

Para evitar a repetição deste tipo de problema, no futuro, é aconselhável evitar a utilização de acentos, ç e espaços nos nomes de arquivos, principalmente nos primeiros 8 caracteres dos mesmos. Ex.: em vez de Ação Global de Construção da Cidadania.doc, usar AcaoGlobaldeConstrucaodaCidadania.doc, ou Acao-Global-de-Construcao-da-Cidadania.

FORMADA A EQUIPE DE DESEMBALAGEM DO VESTIBULAR 2003

O Coordenador de Processamento do Vestibular 2003 da UFMG divulgou, esta semana, os nomes dos componentes das equipes de desembalagem das provas da primeira etapa, que terá início neste sábado, dia 07 de dezembro. Os participantes são: Alda Batista, Aline Toledo Silva, Antônio Eustáquio Rodrigues, Antonino Bosco de Andrade Oliveira, Carlos Roberto Alves Rodrigues, Cleto Boechat Véo, Diarley Rone Silva, Eliane Pawlowski de Oliveira Araújo, Elizabeth Gomes Oliveira Clementino, Gerson Edson Machado de Sousa, Gino Ottoni Durante, Haroldo Alves, Igor de Carvalho Ferreira, Ivan Pereira Prado, Leandro Souza Costa, Marcelo Novaes Machado, Márcia Maria Fernandes França, Márcio da Costa Viana, Maria Beatriz de Souza Pereira Prado, Maria das Graças Santa Bárbara, Maria Helena Caldeira dos Reis, Maria José Cortezzi, Patrícia Lúcia Pereira Ferri Véo, Renato Machado Righi, Rosa Amélia Santos Froeseler, Rubens Crispim da Silva, Vicente Joel Prates Cordeiro Valadares, Wanderson Machado Horta e Wilton Campos.

Os horários das equipes são:

Prova 1
Dia
Horário
Equipe
07/12
19:00 – 23:00
DA
08/12
08:00 – 13:00
DB
13:15 – 18:15
DC
18:30 – 22:00
DA

 

Prova 2
Dia
Horário
Equipe
09/12
08:00 – 12:00
DB
13:00 – 17:30
DA
18:00 – 22:30
DC
10/12
08:00 – 10:30
DB
10:30 – 13:00
DC


DA: Desembalador A
DB: Desembalador B
DC: Desembalador C

 


ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE NOVEMBRO

O gráfico mostra, dia a dia, os números de mensagens trabalhadas e recusadas durante o mês de novembro de 2002:

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES
Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas de sites:

– Seu cão tosse muito? Você está cada vez mais preocupado, mas não tem idéia do motivo da tosse? Então, você precisa ler urgentemente o artigo "Por que meu animal tosse???" O endereço é: http://www.auaubrasil.cjb.net/.

– Uma nova página feminina, Saber Mulher, conta com um jogo de perguntas que vai premiar os 500 primeiros colocados. Quem sabe se você não arrisca e ganha um prêmio? Climatério? Acesse a seção Climatério e saiba mais sobre o assunto. Uma página suave como elas… O endereço é: http://www.sabermulher.com.br/.

– Quem é que não dá aquela olhada para a agulha quando vai tomar injeção? Mas, agora, para não precisar tomar injeções, é só comer tomates. Estas e outras curiosidades foram criadas neste ano que está terminando. A revista Time preparou uma edição especial listando as melhores invenções de 2002, como o microtelefone que fica dentro de um dente falso. O endereço é: www.time.com/time/2002/inventions/. (Site em Inglês)

– Para o pessoal que adora jogar cartas por computador, uma boa página é http://jogos decartas.cosmo.com.br. Nesta página você encontrará regras de vários jogos e muitas curiosidades sobre o baralho. Mas se você quer saber sobre os mais variados jogos, vá até http://www.coolnet.pt/jogos/jogos_de_cartas/, onde existem muitas listas de páginas com jogos de cartas dos mais variados lugares do mundo.

– Para os fãs daqueles jogos de RPG com cartas (alguém gosta disso?), a página http://www.rpgcreek.hpg.ig.com.br/00202.html é um ótimo ponto de partida.

– Você sabia que Walt Disney completaria 100 anos? Na página http://www.justdisney.com/walt_disney/biography/long_bio.html tem história sobre a vida e a obra dele. Como não poderia deixar de ser, o Mickey Mouse também tem uma página, www.info-galaxy.com/MickeyMouse. Conheça a biografia e a filmografia do Mickey Mouse.

– Muito legal é a página de Mário Guilherme, designer e ilustrador, e é com infográficos que ele mais se destaca. Na página, é possível ver os diversos gráficos que criou para jornais impressos e os produzidos especialmente para internet, utilizando muito bem os recursos de animação do programa Flash. Também vale a pena dar uma conferida nas ilustrações e fotografias em http://www.marioguilherme.com.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nos últimos dias, as seguintes notícias:

Saiu a versão 1.0 do United Linux – O grupo UnitedLinux – Conectiva, SuSE, SCO e Turbolinux – lançou, no dia 20/11, a versão 1.0 do sistema operacional Linux unificado.
O beta do produto foi liberado para download no final de setembro pelas empresas participantes, e foi baixado 15 mil vezes no primeiro mês. Por aqui, a Conectiva apresenta oficialmente a versão no dia 26/11.
O UnitedLinux é um sistema operacional para servidores com boas notas, dizem as empresas, nos quesitos estabilidade, escalabilidade e confiabilidade. A versão 1.0 sai inicialmente em inglês, japonês, chinês tradicional e simplificado, coreano, português, espanhol, italiano, alemão, francês e húngaro, e conta com o apoio da HP e da IBM para seu lançamento.
A vantagem do sistema unificado é que usuários de todo o mundo poderão comprar o mesmo produto, mas receber treinamento e suporte em seus próprios países. Além da opção de download, ele será comercializado por mais de 16 mil revendas no mundo, segundo a UnitedLinux.
O UnitedLinux foi construído de acordo com os padrões LSB 1.2 (Linux Standard Base) e OpenI18N, do Free Standard Group. Ele vem com ambiente de software e ferramentas para a construção de conjuntos de servidores (as server farms, em inglês); suporte a hotplug PCI, para a instalação e remoção de dispositivos sem reinicialização do sistema; e suporte ao Kerberos, protocolo de autenticação de redes; entre outros recursos.

Impsat e AT&T entram na telefonia fixa – A Impsat e a AT&T já foram liberadas pela Anatel para entrar no mercado de telefonia fixa no Brasil, e devem começar a oferecer o novo serviço nos próximos 12 meses.
A autorização da Anatel foi publicada no dia 20/11, no Diário Oficial, o que significa que as duas operadoras devem estrear no STFC (Serviço Telefônico Fixo Comutado) até, no máximo, novembro do ano que vem.
A Impsat poderá atuar nas áreas com código 11 (Grande São Paulo e capital), 19 (Campinas e região), 21 (Grande Rio de Janeiro e capital), 31 (Belo Horizonte e região), 41 (Curitiba e região), 51 (Porto Alegre e região) e 61 (Distrito Federal), sendo que, na Grande São Paulo e região, a operadora poderá oferecer também os serviços de DDD e DDI (ou Longa Distância Nacional e Internacional, no nome oficial).
Já a licença para a AT&T abrange a oferta de DDD e DDI nas áreas de código 21, 31, 41, 51, 61 e em todo o estado de São Paulo. A operadora já havia sido liberada pela Anatel, em 26 de julho deste ano, a prestar o serviço de telefonia fixa local nestas mesmas regiões.

Abuso da web no trabalho custa R$3bi ao ano – As empresas brasileiras perdem três bilhões de reais ao ano, em produtividade, por causa do abuso no uso da internet por parte de seus funcionários.
A afirmação veio da Websense, criadora do software EIM, que faz o gerenciamento do acesso à internet nas empresas. Na opinião da empresa, e com base nos número por ela analisados, os funcionários têm gasto cada vez mais tempo na web atrás de conteúdo de interesse pessoal.
Em uma pesquisa comandada recentemente pela empresa e pela Harris Interactive nos Estados Unidos, funcionários admitiram passar 1,5 hora por semana navegando em sites de conteúdo não relacionado ao trabalho. No mesmo estudo, os gerentes de Recursos Humanos disseram que esta média é, na verdade, infinitamente maior: 8,3 horas semanais, o que dá mais que um dia inteiro de trabalho e contribui para agravar a crise mundial.

AOL libera Netscape 7.0 em português – A AOL liberou, no dia 25/11, a versão em português do Netscape 7.0, lançado lá fora em agosto. Esta é a primeira versão construída em cima da plataforma de código aberto Gecko, da Mozilla.
O navegador sai em português nas versões para Windows e Linux – os macmaníacos devem continuar com a versão em inglês. Entre as novidades estão uma porção de recursos interessantes, como a Navegação em Guias (Tabbed Browsing, no nome em inglês), que permite que o usuário abra simultaneamente vários sites em uma só janela do browser, trocando aquele monte de janelas abertas na barra de tarefas do Windows por abas dentro do próprio browser.
Outros destaques são o recurso Busca (Click-to-search, em inglês) ferramenta de busca no próprio site com a ajuda do botão direito do mouse; os gerenciadores de download, de senhas, de cookies e de formulários; e a volta do preview de impressão, que tinha sumido na versão 6.2 apesar de ser um recurso muito útil, principalmente quando se vai imprimir páginas cheias de frames.

UnitedLinux custará a partir de R$ 2,3 mil – O UnitedLinux, versão unificada do sistema operacional, chega aos usuários do país por a partir de 2 340 reais, segundo a Conectiva, uma das quatro empresas do projeto.
Este é o preço estipulado por servidor para a versão Basic, informou a Conectiva. As demais, Standard e Master, saem por 3 960 reais e 7 920 reais, respectivamente. A diferença é que a versão Standard será cobrada por servidor e, a Master, por máquina (um servidor com até quatro processadores).
O que diferencia cada pacote é sua abrangência e o atendimento do suporte, mas todas as edições incluem o serviço de manutenção, que inclui as correções e atualizações do sistema durante o período de um ano.
No Brasil, o produto recebeu o nome de Conectiva Linux Enterprise Edition – Powered by UnitedLinux v.1.0. O sistema unificado mundialmente ainda conta com o apoio da SCO (ex-Caldera), da SuSE e da Turbolinux, que cuidarão, cada uma, da distribuição e do suporte técnico do sistema operacional em regiões determinadas do planeta.
O Conectiva Linux Enterprise Edition – Powered by UnitedLinux v.1.0 está em conformidade com os padrões Linux Standard Base (LSB) e GB 18030. Segundo a Conectiva, é um sistema que oferece alta disponibilidade e traz recursos como: Journaling virtual System, para reinício rápido do sistema após uma suspensão imprevista; Logical Volume Manager, que agrupa um grande volume de armaze-namento em discos físicos em volumes lógicos; um diretório central para a consolidação das informações dos usuários; e várias ferramentas de gerenciamento, entre outros.
Ao contrário das outras distribuições da Conectiva, o Conectiva Linux Enterprise Edition – Powered by UnitedLinux v.1.0 não será vendido via download, e sim apenas para compra em caixa. Na internet, serão liberados apenas os fontes de cada pacote.

ELEIÇÕES NA UFMG

A CAC divulgou a relação das chapas homologadas para as eleições, do dia 11/12, de representantes titulares e suplentes dos seguintes órgãos e comissões: Conselho Universitário, Conselho de Curadores, Conselho de Diretores, Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD, Comissão Permanente de Pessoal Técnico-Administrativo – CPPTA e Conselho Diretor da Moradia Universitária. A lista está afixada no flanelógrafo do 8o. andar.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No período em que o Sistema Burroughs 6700 era o computador central da UFMG e ocupava um salão no subsolo do prédio da Reitoria, nunca faltou quem não o enfeitasse nas festas de final de ano. As fotos foram tiradas em dezembro de 1981 e, segundo a memória do Helinho e do Renato, os responsáveis por essa tarefa só poderiam ser o Rainer e o Bessa. Conforme conversa com o Nilson, o enfeite de Papai Noel no Burroughs era obra do Bessa.

Enquanto o Burroughs esteve no CECOM, em dezembro não tinha jeito mesmo. Ele se transformava num Papai Noel com as luzes do painel formando os olhos e a boca.

Quanto às fotos, elas foram tiradas por William Andalécio.

O painel do Burroughs como Papai Noel



Há 20 anos…

Há 20 anos, O Sistemático não foi editado, devido à paralisação das atividades na UFMG.



Eventos



CECOM OFERECE TREINAMENTO DE FORMULÁRIOS NOTES

No dia 03, o CECOM ofereceu um treinamento sobre Formulários no Notes para funcionários da UFMG. Estiveram presentes: Eduardo Ângelo Costa (Proplan), Lídia Francisca de Faria (DP), Maria da Conceição C. Brant Rachid (DP), Rosângela Sales Félix Bissiate (DPFO/DM), Rosenei da Silva Reis (DPFO/DM) e Sílvia Aparecida Moreira (DRCA). O instrutor foi Antônio Eustáquio Rodrigues e o monitor Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC.

O CECOM está preparando, para o dia 17/12, a apresentação dos formulários institucionais para os setores da Universidade que farão uso dos mesmos.

LCC OFERECE TREINAMENTO

O LCC abriu inscrições para o treinamento Opus que será realizado nos seguintes dias:
Turma 1: 11/12, de 08:00 às 12:00
Turma 2: 12/12, de 08:00 às 12:00

Os treinamentos serão realizados na sala 1041, nas instalações do LCC, no prédio do ICEx.

Os interessados devem enviar e-mail para treinamento@lcc.ufmg.br com turma de preferência, nome, unidade/departamento e telefone para contato.

FESTA DE NATAL DO CECOM

Em andamento os preparativos para a Festa de Natal dos funcionários do CECOM. A lista de adesão já está sendo passada, sendo comunicado o valor da participação de cada um. Alguns funcionários já confirmaram a presença enquanto os demais não sabem se vão ou se querem ir. A Comissão Organizadora comunica que é necessário saber com antecedência o número de participantes para uma melhor organização da festa.

A data de realização é o dia 20 de dezembro, a partir das 12:00. O local já está confirmado e o mapa será distribuído na semana da festa.

Para angariar fundos para festa, foi realizado o sorteio, no dia 28/11, de duas cestas de guloseimas. Os ganhadores foram Pedro Paulo Cortezzi Pedras e Raimundo Natalino Chaves. Uma pequena cesta foi oferecida à Maria Helena Rodrigues Araújo, pela venda de mais de 20 rifas.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIO: “O Sistemático” envia os parabéns para a única aniversariante da semana, Cláudia Galinkin, no dia 09.

VISITA: Durante sua passagem por Salvador, Carlos Alfeu esteve em contato com Eduardo Henrique Lima, que agora está na UFBA. Eduardo e Anna enviaram abraços a todos e agradeceram o envio sistemático de O Sistemático, que é lido semanalmente na Boa Terra. Eduardo está responsável pela avaliação do sistema informatizado de Bibliotecas de lá. A Anna está entusiasmada com o curso de Nutrição. No Natal eles devem dar uma passada por aqui.