Sistemático: Edição 1138 – 12/12/2002


Notícias



ENGENHARIA SE PREPARA PARA IMPLANTAÇÃO DO DIÁRIO

A Escola de Engenharia atinge, esta semana, nova etapa em sua preparação para a implantação do sistema Diário de Classe. A diretoria da Escola definiu a funcionária Hérika Sette de Almeida como coordenadora do processo de implantação, que contará também com a participação dos alunos Bernardo Barreto Cyrillo, Hugo de Oliveira Carvalho, Rafael Cunha Discacciati e Luís Eduardo Pereira Pinto Samico, todos da CPEJr, que é a empresa júnior dos alunos da Engenharia Elétrica. Os alunos serão responsáveis pelo suporte interno aos professores que passarão a utilizar o sistema. Durante os próximos meses, os quatro estarão interagindo com os estagiários Igor de Carvalho Ferreira e Thiago Gabriel Diniz, da DAS, para o encaminhamento de dúvidas e problemas na utilização do Diário.

Esta equipe passará por treinamento no CECOM, nesta quinta, quando receberão instruções de uso do sistema, que serão feitas por Carlos Alfeu Furtado da Fonseca (páginas Web) e João Carlos Lages (funcionalidades da aplicação).

O sistema será liberado para uso na próxima semana, quando os professores também estarão recebendo carta da diretoria da Escola dando instruções e orientações sobre o projeto.

A implantação do Diário de Classe na Escola de Engenharia está sendo monitorada e orientada pela diretoria do DRCA, para que se possa construir o planejamento necessário para que o sistema seja posteriormente implantado nas demais unidades acadêmicas da universidade. O que está previsto para o primeiro semestre letivo de 2003.

APRESENTAÇÃO DE NOVOS FORMULÁRIOS INSTITUCIONAIS

Desde 1989, a UFMG utiliza como meio de comunicação institucional o correio eletrônico Hermes, o qual, conforme tem sido amplamente divulgado, será desativado no final de dezembro de 2002. O programa adotado como ferramenta de correio eletrônico institucional da UFMG, dentro do projeto Grude, passa a ser o Lotus Notes.

Uma das características mais conhecidas do Hermes é permitir o uso de formulários, característica essa bastante utilizada em procedimentos administrativos na UFMG, como, por exemplo, solicitações ao DP, DPFO, DRCA ou DSG. O Lotus Notes também permite o uso de formulários, e já foram criados, pelo CECOM, formulários correspondentes àqueles existentes no Hermes.

Para familiarizar os funcionários dos setores administrativos com estes novos formulários, o CECOM programou uma apresentação dos mesmos para o dia 17/12/2002, às 9:00, no Auditório 3 do ICB.

A DAC está solicitando, aos setores administrativos da UFMG que utilizam formulários do Hermes, que indiquem pelo menos uma pessoa para participar desta apresentação. A indicação deve ser feita através de e-mail, para o endereço opr@cecom.ufmg.br, informando o nome completo, a unidade, o setor e o e-mail da pessoa indicada, até hoje, quinta-feira, dia 12/12.

CECOM FAZ ADEQUAÇÕES NA EQUIPE

Sempre procurando adequar os recursos humanos de que dispõem às demandas e atribuições que lhe são conferidas, a diretoria do CECOM está providenciando alguns ajustes em sua equipe. Para reforçar a DRC – Divisão de Redes de Comunicação está sendo deslocada da DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria – a funcionária Edir Cabral de Lacerda Ferreira, que passará a cumprir funções de apoio organizacional naquela Divisão. Ela assumirá o novo posto a partir do dia 6 de janeiro de 2003. Edir chegou ao CECOM em junho de 2000, quando do início das atividades de reestruturação dos serviços internos de telefonia da Universidade.

Enquanto isso, está chegando ao CECOM, para desempenhar atividades de atendimento na DAC, em substituição à Edir, a funcionária Diva Corrêa Vieira, que está passando por período de treinamento prático e será inserida, a partir do próximo ano, em treinamentos formais fornecidos pelo CECOM. Diva é funcionária da UFMG desde janeiro de 1994, sempre realizando serviços de telefonista.

PREPARAÇÃO PARA O RESULTADO DO VESTIBULAR

Em função de estar se aproximando a data de divulgação do resultado da 1a. etapa do Vestibular 2003 da UFMG, a DAC está preparando a infra-estrutura para que tudo ocorra dentro da normalidade, sem problemas de travamento por excesso de consultas. Para isso, a equipe está instalando três servidores que responderão pelo endereço www.ufmg.br.

Esse serviço está sendo executado pelos analistas Hélio Teixeira da Costa e Luiz Eugênio de Almeida Oliveira.

DRC ATUALIZA FILTRO ANTI-SPAM

A DRC efetuou ontem a substituição do servidor antivírus/antispam que atende à Administração Central e algumas unidades acadêmicas da UFMG. A substituição do equipamento foi efetuada antes do previsto devido à degradação dos sistemas de arquivos que o servidor antigo estava apresentando. Foi instalado um novo hardware, com o dobro das capacidades de processamento e armazenamento. Aproveitando a oportunidade, foram atualizados todos os softwares envolvidos no processo, o que fez com que as mensagens enviadas aos remetentes de correspondências classificadas como SPAM ainda não tenham sido reescritas em Português. O equipamento antigo será utilizado em testes de desempenho e, a seguir, colocado em produção para aumentar a capacidade de filtragem e a confiabilidade do sistema.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO INTERNA

Na última quarta-feira, foi realizada reunião extraordinária da diretoria do CECOM para analisar e decidir com relação às avaliações internas efetuadas em cada divisão, referentes a este semestre. Na próxima segunda-feira, durante a reunião ordinária semanal da diretoria, os últimos detalhes serão discutidos e decididos. E, pelo cronograma estabelecido, nesta próxima semana cada diretor de divisão deverá se reunir, individualmente e em grupo, com seus respectivos funcionários a fim de dar um retorno relativo a esse processo.

Já com relação à avaliação efetuada pelos usuários, dos 94 questionários enviados pelo CECOM, somente 26 foram respondidos, o que representou um percentual de retorno equivalente a 27,6%. A vice-diretoria do CECOM, ao longo desta próxima semana, estará enviando correspondência específica para cada um desses 26 usuários, comentando a respeito das críticas e sugestões recebidas.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES
Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas de sites:

– Você quer mandar telegrama para alguém que já morreu? Pois é, a página http://www.afterlifetelegrams.com promete entregar telegramas para alguém que já morreu. Como? Sei lá. (Site em Inglês)

– Quer saber qual cachorro comprar, já que não entende de cães? Na http://www.auaubrasil.cjb.net tem inúmeras dicas para você dar um cão de presente para os seus filhos ou amigos.

– Um maior barato é a página www2.wi.net/%7Erkurer/toptoon.htm, que é de antigos desenhos animados. Além de informações detalhadas sobre os desenhos, a página também traz músicas das aberturas e até canções natalinas com os personagens.

– Dar voz às mulheres é a missão da ONG Cemina (http://www.cemina.org.br). Para isso, ela usa Internet e rádio para disseminar informações voltadas ao sexo “frágil”. Mas que fique claro: não estamos falando aqui de moda e culinária, e sim de comportamento, cultura, saúde e família, além de notícias em geral, sempre fugindo do temível estereótipo de “mulherzinha”.

-Você e seus amigos se cadastram no site e criam um grupo. A página faz o resto! Você poderá enviar mensagens anonimamente para seu amigo secreto, tornando a brincadeira ainda mais divertida! O endereço é: http://www2.amigosecreto.com.br/.

– Muito legal é a página Worth 1000, http://www.worth1000.com. É uma ótima página para quem gosta de brincadeiras gráficas. Uma das melhores seções traz um concurso com diversos cartazes misturando dois filmes, como o que você pode conferir, que mescla Shrek com À Espera de um Milagre (Green Mile, em inglês). Aliás, Hollywood é o principal alvo de gozação do site. Porém, visite outras seções como Evil Animals e Pop Culture Monsters.

– Programa de graça é bom demais! Ainda mais que a página FreeWare (http://www.freeware.com.br) traz dicas de arquivos gratuitos em diversas áreas, como agendas, discos virtuais, provedores, e-mails, guestbooks, contadores, dicionários e muito mais. Mas vale a pena dar uma olhadinha no Gratis On (http://www.gratison.com.br), (http://edegratis.cjb.net) e Guia Grátis (http://www.guiagratis.com.br).

ENTREGA DAS CESTAS SORTEADAS

No dia 28 de novembro, foi realizado o sorteio da rifa de duas cestas natalinas, com a presença da diretoria e ceconianos de todas as divisões. Aline, estagiária da DAA, sorteou a cesta maior, que saiu para Pedro Paulo (Pituca) Cortezzi Pedras e Michele, da DGE, sorteou a segunda cesta, premiando Raimundo Natalino Chaves, da DAS.

A entrega das cestas foi realizada no dia seguinte e as fotos foram tiradas por Lelé. As fotos oficiais, tiradas por Renato Righi, ainda não ficaram prontas e, tão logo isto aconteça, serão publicadas no Sistemático.

Mais uma vez, a Comissão Organizadora da Festa de Natal do CECOM agradece a todos que colaboraram com os itens para as cestas e com a venda de rifas.

Pituca, abraçado à mãe Vânia, e com o irmão Diego, muito feliz com a cesta natalina número 1

Raimundo, muito sério, ao receber a cesta número 2

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nas duas últimas semanas, as seguintes notícias:

Internet vai continuar soterrada sob spam – Os esforços para o combate ao spam, envio de e-mail não-solicitado, não estão superando a facilidade atual para o envio desse tipo de mensagem no mercado norte-americano, afirmam analistas.
Segundo um estudo divulgado no dia 29/11, o internauta médio recebe mais de 2,2 mil mensagens spam a cada ano e esse total subirá a 3,6 mil em 2007.
“Está ficando cada vez mais fácil enviar mensagens de spam. Pode-se comprar um CD-ROM com milhões de endereços de e-mail muito barato, e enviar as mensagens a custo igualmente baixíssimo”, disse Jared Blank, analista sênior da Jupiter Research, responsável pelo estudo.
Os praticantes de spam continuam a descobrir maneiras novas e engenhosas de evitar os filtros, substituindo palavras ou adotando grafias alternativas, enviando e-mails que parecem vir do destinatário mesmo e colocando na linha de assunto descrições que fazem com que as pessoas acreditem que as mensagens vêm de amigos.
Trabalhando de maneira igualmente furiosa, há empresas tentando ajudar consumidores e companhias, incluindo alguns provedores de acesso à internet, a combater o spam por meio de novas tecnologias – o que criou um novo e aquecido segmento econômico -, com empresas como a Brightmail e programas da McAfee.
A Brightmail, por exemplo, trabalha com empresas e provedores de acesso à internet para combater o spam nos computadores dos usuários e também oferece um produto que os consumidores podem usar para se proteger contra vírus de computadores.
“Os praticantes do spam são pessoas espertas e há claramente uma corrida armamentista entre eles e as empresas que tentam impedir a prática, que vem crescendo sem parar”, disse Jim Nail, analista da Forrester.
“Ter listas simples de praticantes e domínio relacionados ao spam não basta, porque os praticantes do spam mudam de endereço para se manter à frente dos esforços (para combatê-los).”
Os filtros que trabalham com base em palavras-chave para bloquear o spam, dependendo da frequência de uso das palavras, são ineficientes porque os praticantes de spam alteram a grafia das palavras ou escrevem mensagens mais curtas para que o número de ocorrências diminua. As listas negras de bloqueio de endereços de e-mail, que apanham apenas 10 por cento das mensagens de spam e muitas vezes eliminam também e-mails válidos, não funcionam, segundo os analistas.
“E pior, as táticas mais recentes incluem ataques de colheita, que tentam descobrir os nomes e endereços de pessoas”, disse Joyce Graff, analista da Gartner. “É como uma jogada de vírus, de modo que se você não tiver um laboratório estudando novos truques, a solução que implementar deixará de funcionar em seis meses.”
A Brightmail diz que dados recentes demonstram que o spam subiu de oito para quase 40 por cento do total de e-mails enviado pela internet.
“Um dos desafios a enfrentar é que o spam é mundial. Boa parte dele é roteado por servidores inseguros”, disse Enrique Salem, presidente-executivo da Brightmail. “Assim, quando isso acontece, o caso fica fora da jurisdição de qualquer país.” A indústria está colaborando com agências governamentais de todo o mundo para reduzir o problema, acrescenta.
Os analistas dizem que há esperança de melhora no futuro, porque as autoridades começaram a prestar atenção no problema.
“Embora seja difícil localizar e processar os praticantes do spam, basta apanhar alguns deles para assustar os demais”, disse Nail.
No começo do mês, a Federal Trade Commission dos Estados Unidos processou seis remetentes de e-mails que bombardeavam usuários da internet com esquemas ilegais de pirâmides, empréstimos fraudulentos e oferecendo filtros de e-mail que atraíam spam em vez de bloqueá-lo.
Embora o spam seja encarado por quase todos como um incômodo, ele não é ilegal sob as leis norte-americanas.

Spam gastará 35% da banda no país em 2003 – O volume de e-mails não solicitados, conhecidos por spam, deve chegar a 35% da capacidade de transmissão de dados do Brasil até o final do ano que vem.
A afirmação é do presidente da Abranet, entidade que representa os provedores de internet no país.
Conhecidos como spams, estas mensagens são enviadas por gente que vende de produtos para melhorar o desempenho sexual a esquemas para ficar milionário rapidamente.
“É uma luta sem fim. Gera muita dor de cabeça para os provedores”, disse à Reuters o presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet (Abranet), Roque Abdo.
Segundo ele, a estimativa para este ano feita pela entidade sobre a prática de spam no Brasil prevê que o volume enviado de mensagens comerciais não desejadas ocupe pelo menos 25 por cento da banda de três gigabits do Brasil.
Pelo mundo, o cenário é preocupante. Segundo um estudo divulgado pela International Data Corp (IDC), uma empresa de pesquisa do mercado de tecnologia, em 2006 o volume de spam circulando pelas artérias da Web deve chegar a 31 bilhões por dia, de um total de 60 bilhões de mensagens eletrônicas enviadas diariamente.
Na esteira das propagandas feitas por e-mail proliferam também anúncios online via correio eletrônico cada vez mais sofisticados, com imagens e até sons, que consomem ainda mais capacidade de transmissão de dados pela internet.
Os provedores, que bancam essa capacidade de transmissão cotada em dólar, se defendem como podem. Instalam filtros que evitam mensagens enviadas por destinatários inválidos e proíbem os usuários de enviar volume muito grande de mensagens por vez. Mas o problema está piorando, segundo Abdo, com o aumento das linhas de acesso rápido à internet e a proliferação de vendedores de bancos de dados com e-mails.
Não há dados precisos sobre spam no Brasil, mas nos Estados Unidos, segundo a empresa de pesquisa Jupiter Research, um norte-americano conectado na rede deve receber este ano mais de 2.200 mensagens não solicitadas e esse número deve crescer para 3.600 em 2007.
RETORNO PEQUENO JÁ É LUCRO – Segundo um desses inúmeros anunciantes que vendem pacotes de softwares para transmissão de spam, com até 15 milhões de endereços de e-mails, o retorno das mensagens comerciais enviadas pode ficar entre quatro e cinco por cento.
“Dependendo do assunto o retorno é maior. Por exemplo, se for de sexo pode chegar a seis por cento”, disse um comerciante ao ser indagado sobre as vantagens do serviço.
Fazendo as contas, é possível que a propaganda tenha um retorno de, no mínimo, 600 mil pessoas com um banco de endereços desse tamanho.
A questão do envio do spam ainda está sendo discutida por autoridades brasileiras e a prática não pode ser coibida legalmente se a pessoa que enviar milhares de cópias de uma mensagem incluir uma forma dos destinatário removerem seus endereços da lista do autor do e-mail.
“Não há lei específica sobre spam. Porém, aquele que causar prejuízo patrimonial ou moral ao destinatário pode ser processado”, disse o advogado Renato Opice Blum, especializado em direito eletrônico. O problema, no entanto, é a vítima conseguir levantar o valor do prejuízo e descobrir o remetente da mensagem. “No final, a pessoa pode acabar gastando mais com advogado”, disse ele.
Foi o que aconteceu com um advogado de Campo Grande, Mato Grosso, que entrou com uma ação contra três empresas, por suposta prática de spam, exigindo indenização de 5 mil reais.
Em dezembro do ano passado, a juíza Rosângela Lieko Kato indeferiu a ação do advogado, afirmando que não era possível avaliar os prejuízos de ordem material. Ela comparou o envio de ‘’mensagens de marketing via internet’’ com a prática de mala-direta que chega pelos correios.
Segundo Abdo, da Abranet, a solução para o spam não seria a aprovação de leis específicas, mas a adoção de auto-regulamentação pelos provedores, para a criação de novas formas de combate ao envio das propagandas indesejadas.
“Não há lei que possa inibir a prática”, disse o presidente da Abranet. “Eu acho que as pessoas deveriam se interar melhor sobre filtros (disponíveis nos programas de navegação e envio de e-mails) e denunciar ao provedor delas o recebimento de spam”, acrescentou.

MUDANÇA DA LINHA 5030

Por decisão da BHTRANS, em virtude do pequeno número de usuários, no dia 11/12 a linha 5030 foi desativada, sendo substituída pela atual 9502 (São Geraldo/São Francisco), que passará a percorrer, dentro do Campus, quase todo o itinerário da antecessora. Cartazes informativos estarão sendo distribuídos, de forma a orientar aos usuários quanto a possíveis alterações de itinerário e pontos de embarque/desembarque. Informações complementares poderão ser obtidas na Divisão de Transporte, ramal 4601.

DOAÇÕES PARA A CAMPANHA NATAL SEM FOME

A CAC está recebendo doações para a Campanha Natal sem Fome. Quem quiser colaborar, pode trazer alimentos não perecíveis. No CECOM, a Xina está recebendo as doações, que serão repassadas à CAC.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Remexendo no baú de fotos antigas, Cleuza Maria Bento, a QQ, encontrou algumas fotos do CECOM. As três primeiras foram tiradas em julho e agosto de 1976 e a duas últimas são do ano de 1978.

Ninguém conseguiu se lembrar do autor das fotos nem do dono da máquina fotográfica. Poderia ser da Lelé, do Donaldo ou do Leão. O importante é que os momentos foram marcados para sempre. Foi uma época muito boa e tudo servia de motivo para tirar uma foto.

A primeira foto da QQ, de 1976, nunca foi esquecida. O fotógrafo saiu de trás da pilastra, que existia na biblioteca, e clicou. Sobrou o susto da QQ! Em 1978, já datilografando O Sistemático, às quintas-feiras, QQ não se intimidou com o fotógrafo. A foto com Donaldo é a primeira de uma série (que existe na casa da Redatora) e o passeio após o almoço no Setorial antigo foi fartamente clicado. Resta encontrar as fotos que estão faltando.

1976 – Donaldo e Lelé (em sua moto Yamaha 100)

1976 – QQ, Lelé e Leão. Nada melhor do que um passeio após o almoço. Ao fundo, o carro do Paulo José.

1976 – QQ em sua mesa na antiga biblioteca do CECOM, onde trabalhava com Ângela Lage
e Izilda. Ao fundo, José Monteiro da Mata.

1978 – Ainda na biblioteca do CECOM, QQ passou a datilografar O Sistemático. Era uma correria daquelas!

1978 – Lelé, Maria Alice e QQ



Há 20 anos…

Há 20 anos, O Sistemático não foi editado, devido à paralisação das atividades da UFMG.



Eventos



FESTA DE NATAL DO CECOM

A lista de adesão da Festa de Natal do CECOM continua sendo passada para os funcionários confirmarem a presença e efetuarem o pagamento da contribuição. A festa vai ser realizada no dia 20 de dezembro, a partir das 12:00.

O mapa do local da festa vai ser entregue na próxima semana.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para a única aniversariante da semana, Aleixina Maria Lopes Andalécio, no dia 17. E os parabéns para os ex-ceconianos: Sálvia Maria de Figueiredo Moreira e José Arcênio da Silva, no dia 14; Eduardo José Tostes Barbosa e José Caetano Pinto, no dia 17.

CALOURA: Adeíse Lucas Pereira ligou, contando que passou no Vestibular de Administração de Empresas, da PUC/MG. O Sistemático envia os parabéns!