Sistemático: Edição 1139 – 19/12/2002


Notícias



DIVULGADO O RESULTADO DA PRIMEIRA ETAPA DO VESTIBULAR

Nesta quarta-feira, foi divulgado, pela COPEVE, o resultado da primeira etapa do Vestibular 2003 da UFMG. A equipe da DAS responsável pelo processamento deste serviço, composta por João Carlos Lages, Mário Magalhães Lara e Raimundo Natalino Chaves, encerrou antecipadamente suas atividades, gerando o resultado para a COPEVE em diversas mídias, tais como, relatórios impressos, CDs e arquivos via e-mail.

A publicação do resultado na Internet ficou a cargo da equipe da DAC, contando com a participação de Aleixina Andalécio, Hélio Teixeira da Costa e Luiz Eugênio de Almeida Oliveira. Para que o acesso fosse realizado com sucesso, pelos inúmeros interessados que acessaram o site www.ufmg.br, foi montada estrutura especial, que contou com três servidores específicos, que se alternavam no atendimento às requisições que chegavam pela rede. Na próxima edição de O Sistemático serão divulgados dados estatísticos sobre este volume de acesso.

EMBRATEL E INTELIG VENCEM PREGÃO DE DDD E DDI

Em processo realizado pela equipe da DAA, no dia 05 de dezembro, e que foi homologado pela Diretoria do CECOM na última semana, foram definidas as empresas vencedoras do pregão realizado para contratação dos serviços telefônicos de DDD e DDI para o próximo ano.

A empresa Embratel foi a vencedora para o fornecimento de serviços de DDD para todo o território nacional. Já o fornecimento dos serviços de DDI estarão sendo contratados da empresa Intelig. Desta forma, a Telemar só estará fornecendo à UFMG, durante o próximo ano, serviços de telefonia fixa local.

As modificações necessárias nas centrais telefônicas da universidade, para automatizar o processo de discagem, serão feitas pela DRC, tão logo os contratos com as empresas estejam assinados, o que deve ocorrer até o final do ano.

Estas modificações não trarão impacto para os usuários internos do serviço de telefonia. As orientações operacionais administrativas estarão também sendo passadas pela DAA, em breve, a todas as unidades. As funcionárias Márcia Regina Lemos e Alda Batista foram as responsáveis pela realização do Pregão.

COMEÇA A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DIÁRIO DE CLASSE

Na última quinta-feira, os analistas Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e João Carlos Lages treinaram a equipe da Escola de Engenharia que cuidará da implantação do sistema Diário de Classe naquela Escola.

Participaram deste treinamento os alunos Bernardo Barreto Cyrillo, Hugo de Oliveira Carvalho, Rafael Cunha Discacciati e Luís Eduardo Pereira Pinto Samico, que serão responsáveis pelo suporte interno aos professores, as funcionárias Vanessa Maria Atela Barbosa e Valéria Guimarães Alencar, sendo todas da Seção de Ensino da Escola, e os estagiários Igor de Carvalho Ferreira e Thiago Gabriel Diniz, do CECOM.

Durante esta semana, a funcionária Hérika Sette de Almeida, indicada pela diretoria da Escola de Engenharia como coordenadora do processo de implantação, está cuidando de detalhes internos necessários para viabilizar a liberação do sistema. O principal deles é o encerramento do lançamento dos encargos didáticos dos docentes, no Sistema Acadêmico, que ainda se encontra pendente em alguns colegiados de curso.

O lançamento dos encargos didáticos está se tornando cada vez mais crítico. Os novos sistemas, tais como, o Acadêmico, o INA, a Avaliação da Graduação e, a partir de agora, também o Diário de Classe, para efetivamente darem o retorno que deles se espera, precisam que os encargos estejam lançados pelos colegiados de curso com a maior brevidade possível. Em função disso, a diretoria do DRCA, está projetando a adequação do calendário acadêmico, para acolher esta demanda, já no primeiro semestre letivo de 2003.

VTLS TEM DESEMPENHO MELHORADO

Ao longo dos últimos meses, o sistema VTLS, que atende ao sistema de bibliotecas da UFMG, tem apresentado desempenho aquém do necessário para o atendimento dos usuários.

Após análises realizadas, verificou-se que o principal “vilão”, causador desta sobrecarga do sistema, era o serviço de acesso Web, utilizado para consulta por toda a comunidade.

Em atividade desenvolvida pelo estagiário Leandro Souza Costa, da DRC, com a orientação dos analistas Hélio Teixeira da Costa e Fernando Frota Machado de Morais, foi implantada uma modificação na forma de conexão do Gateway Web do VTLS com a base de dados. Esta modificação, disponível a partir desta semana, mas que ainda não está implantada totalmente, já vem apresentando evolução significativa na qualidade do tempo de resposta das consultas à base, o que está permitindo uma normalização dos serviços de consulta.

BU AVALIA SISTEMA VIRTUA

Buscando alternativas para evoluir o sistema informatizado das bibliotecas da universidade, a Diretoria da Biblioteca Universitária está avaliando as alternativas existentes no mercado para a futura substituição do sistema VTLS, que é o sistema atualmente em uso.

Esta semana, com a participação de diversos bibliotecários e bibliotecárias da BU e bibliotecas setoriais das unidades, foi apresentado e analisado o sistema Virtua. A apresentação do sistema esteve a cargo de Paulo de Góes, representante da empresa VTLS Americas. Pela ATI estiveram presentes ao evento o prof. Márcio Bunte de Carvalho e os analistas Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Hélio Teixeira da Costa.

SISTEMA DE PATRIMÔNIO SERÁ DESENVOLVIDO EM 2003

Após reunião realizada no CECOM, com a participação de Marcos Eustáquio de Oliveira Murta., da Auditoria, Edna Lúcia Gelmini e Gilberto Soalheiro Matos, do DSG, e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Regina Helena Moura Brandi, do Centro de Computação, foram definidas as ações estratégicas para o desenvolvimento do novo sistema de Patrimônio da universidade, a ser implantado em 2003.

O novo sistema será desenvolvido a partir de pré-projeto montado durante o segundo semestre deste ano, pela empresa International Syst, com a participação da Auditoria, DSG, DCF e CECOM. O novo sistema se integrará ao SICCA, e absorverá também as demandas de controle patrimonial do acervo bibliográfico na universidade. Ele substituirá o atual sistema ATM.

FORMULÁRIOS NOTES SÃO APRESENTADOS AOS USUÁRIOS

Em evento realizado nesta terça-feira, no auditório 3 do ICB, e que contou com a participação de Aleixina Maria Lopes Andalécio, Antônio Eustáquio Rodrigues, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Eugênio Pacelli Pereira de Souza, todos do CECOM, e Jeroen Van de Graaf, do LCC, os atuais usuários do sistema de correio eletrônico Hermes tiveram a oportunidade de conhecer os novos formulários que estão sendo implantados no Notes e que substituirão seus similares, ainda em uso no Hermes.

Esta foi mais uma etapa cumprida no cronograma de desativação do antigo correio eletrônico, que sairá de cena no próximo dia 30 de dezembro.

Estiveram presentes ao evento 109 pessoas, de diversas unidades e órgãos da universidade.

ATIVIDADES DO CECOM NESTA SEXTA-FEIRA

Devido à confraternização de fim de ano do Centro de Computação, o expediente neste centro, no dia 20/12, encerrar-se-á às 12 horas.

Todos os sistemas disponibilizados pelo CECOM continuarão funcionando normalmente após o horário acima. Caso, por algum motivo, seja necessário contatar o serviço de atendimento telefônico (3499-4009), as solicitações serão registradas pela secretária eletrônica e verificadas na manhã do dia seguinte.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES
Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas de sites:

– Ameaçadas de extinção, as baleias jubarte, também denominadas corcundas ou pretas, são conhecidas por seu temperamento dócil, pelas acrobacias que realizam e por um desenvolvido sistema de vocalização. Para estudar, monitorar e proteger as baleias que utilizam a região do Arquipélago de Abrolhos, no litoral sul da Bahia, como local de procriação, foi criado, em 1988, o Projeto Baleia Jubarte. A página traz diversas informações sobre as baleias e o trabalho da equipe que participa do projeto. O endereço é: http://www.cria-ativa.com.br/jubarte/.

– Conhecida como a terra do Conde Drácula, a Romênia criou uma atração para quem visita o país interessados na história do famoso vampiro. Draculand é uma região do país, que inclui a Transilvânia, onde a lenda é revivida e os turistas podem, inclusive, conhecer o Castelo de Drácula. Visite a página http://www.draculand.com/ e conheca a Draculand e a origem da lenda do Conde Drácula, que, na verdade, teria sido o príncipe Vlad.

– Nascido no Recife, em Pernambuco, em 1952, Antonio Nóbrega é violinista desde criança. No final dos anos 60 passou a integrar, convidado por Ariano Suassuna, o Quinteto Armorial – o mais importante grupo a criar uma música de câmara erudita brasileira de raízes populares. Conheça melhor a história desse grande artista em sua página oficial, http://www.antonionobrega.com.br/,onde você encontra informações sobre sua carreira e ainda pode ouvir algumas de suas músicas.

– “O Natal está aí e apesar do ano difícil estamos todos aguardando as festas e fazendo alguns presentinhos para os amigos do peito. Mas este clima de “jingle Bells” não combina com rancor e raiva (antigos ou novos) nem mesmo com aquela “raivinha” mais escondida que a gente tenta ocultar no fundo do coração…” Esta e outras mensagens de Natal você encontrará na página http://arvoredobem.ig.com.br/hotsites/presepio. Aproveite e monte o seu presépio.

– Se você é daqueles apaixonados por carros, especialmente os antigos, Puma GTB é uma homenagem a esse automóvel clássico. A página http://www.pumagtb.com.br/ traz uma galeria de fotos de vários modelos, estatísticas de produção do veículo e, para quem tem um desses carros, até material de apoio para usinagem de peças difíceis de serem encontradas. Bastante nostálgico!

– A página Trigger Street foi criada pelo ator americano Kevin Kline com o objetivo de ser um grande ponto de encontro virtual para roteiristas iniciantes. Tornando-se um membro, o aspirante a cineasta tem o direito de fazer o upload de seus roteiros e, como o site tem o formato de um fórum, ouvir opi-niões não só de amadores, como de especialistas no assunto. O site agora divulga um concurso on-line de roteiros, e conta no júri com Mike Meyers e Annette Bening. O endereço é: http://www.triggerstreet.com.

– Se você quer acompanhar o Festival Internacional de Filmes da Internet é só apontar o seu navegador para http://www.netfestival.com.br e curtir os finalistas do Festival.

– Capriche na ceia de Natal com as dicas da página http://www.brchef.com.br/html/natal.html. Natal com Ofélia, Natal Grandes Chefs, Oito passos para ceia e Pratos regionais brasileiro. Tudo isso para comtribuir com a sua ceia de Natal.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nas duas últimas semanas, as seguintes notícias:

IBM compra a Rational por US$ 2,1 bilhões – A IBM anunciou, no dia 06/12, que fez uma oferta de 2,1 bilhões de dólares para comprar a norte-americana Rational Software.
A gigante de tecnologia quer adquirir a empresa para aumentar as suas ofertas na área de desenvolvimentos de programas.
A IBM afirmou em comunicado que deve pagar cerca de 10,50 dólares por ação da Rational, o que significa um prêmio de 28 por cento se comparado com o fechamento das ações da empresa no dia 05/1 na bolsa que reúne os papéis de tecnologia, a Nasdaq.
A Rational Software é especializada em desenvolvimento e implantação de programas e fechou o último ano fiscal com um faturamento de 815 milhões de dólares. A empresa emprega mais de 3.500 funcionários em 65 países e atua em várias regiões do globo, inclusive no Brasil.

Linuxistas estão animados com crescente uso – Quase dois mil defensores do sistema operacional Linux encerraram uma conferência de três dias na capital tecnológica da Índia esta semana satisfeitos com o crescente uso corporativo do sistema e com o forte apoio recebido de pesos pesados como a IBM.
O Linux é um software de fonte aberta, que pode ser copiado, usado e modificado livremente, diferente de programas padrão do setor tais como o Windows, da Microsoft, por exemplo.
Um sistema operacional controla e coordena as funções de um computador, e permite que o usuário empregue sua máquina.
Os entusiastas dizem que uma visita do presidente do conselho da Microsoft, Bill Gates, à Índia no mês passado atraiu atenção para o Linux, que vem desafiando o popular Windows.
A Microsoft, que anunciou investimentos de 400 milhões de dólares na Índia, disse que o Linux não se equipara ao Windows em termos de segurança e de conveniência para o usuário final. Os defensores do Linux, um sistema sem proprietário, enfatizam a flexibilidade e as vantagens de custo do software gratuito.
“Ninguém poderia ter propiciado mais publicidade ao movimento do software fonte aberta e ressaltado mais sua importância do que Bill Gates ao visitar o país e oferecer 400 milhões de dólares para o combate ao Linux”, disse Atul Chitnis, assessor do Bangalore Linux Users Group, cuja conferência se encerrou no dia 05/12.
Bangalore é considerada um campo de batalha crucial na disputa entre as duas plataformas, devido ao exército de programadores de software existente na Índia, o qual segundo os analistas pode ajudar a reduzir os custos e estimular a inovação.
O número de profissionais de software na Índia deve crescer para 1,3 milhão em três anos, ante os 400 mil atuais.
“Provavelmente o maior estímulo que o software de fonte aberta recebeu nos últimos tempos na Índia foi a visita de Bill Gates”, disse Chitnis.
A convenção de usuários do Linux, classificada como a maior reunião desse tipo já realizada na Índia, ofereceu cerca de 70 seminários técnicos sobre o uso do sistema em computadores pessoais, dispositivos portáteis, robótica e genética.

META prevê que MS pode adotar o Linux – Em uma virada estratégica importante, a Microsoft lançará software baseado no sistema operacional de código aberto Linux em 2004 para serviços de web e servidores, previu na terça-feira o grupo de pesquisa de mercado META.
A Microsoft, que negou ter quaisquer planos para desenvolver software para o Linux, enfrenta crescente ameaça do sistema operacional livre, à medida que este ganha mercado no setor de servidores corporativos, usados para administrar redes e dados.
O META Group previu que o Linux será usado em quase metade dos novos servidores, até 2007, ante sua fatia atual de 15 a 20 por cento, o que tornará difícil para a Microsoft ignorá-lo como plataforma para seu software de banco de dados, serviços de Web e servidor de e-mail.
“Acreditamos que, a partir do final de 2004, a Microsoft (e seus parceiros) começarão a migrar alguns de seus aplicativos (até então) exclusivos (por exemplo, componentes .Net) para o ambiente Linux; isso gradualmente virá a incluir os principais produtos de apoio a corporações como o SQL Server, IIS e Exchange”, de acordo com o META Group.
O grupo prevê igualmente que a Microsoft vai reformular a política de preços ou separar o Windows para servidores “de modo que ele possa ser favoravelmente comparado ao Linux ‘gratuito”’.
“Não estou ciente de quaisquer esforços, no momento, para migrar produtos para o Linux”, disse Peter Houston, diretor sênior do grupo de servidores da Microsoft, acrescentando que não havia planos para separar ou alterar os preços do Windows para servidores.
“Nós apostamos no Windows e acreditamos que os consumidores obterão valor dessa nossa aposta”, disse Houston, acrescentando que “continuaremos a fazer o que já temos feito pelos nossos clientes”.
Os defensores do Linux argumentam que ele oferece melhor segurança, mais flexibilidade e mais inovação, porque seu código-fonte de programação está sempre aberto a avaliações e pesquisas por qualquer interessado.
A Microsoft, que se tornou a maior produtora de software do mundo vendendo software fechado que não pode ser copiado ou adaptado livremente, disse que não se opõe ao software de fonte aberta e aponta que o código-fonte de seus produtos está disponível para parceiros aprovados e instituições educacionais, em base limitada.

MENSAGEM

O Sistemático deseja um FELIZ NATAL e um ANO NOVO EXCELENTE para todos. E espera contar, no próximo ano, com a mesma alegria e apoio sempre recebidos. Boas Festas para todos!

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A Festa de Natal de 1996 dos funcionários do CECOM foi realizada no dia 20 de dezembro, no sítio da família do Flávio, do DPFO, próximo ao Colégio Pitágoras da Pampulha. O churrasco foi organizado pelo Flávio, que foi o churrasqueiro, e por sua esposa, Marilda, que cuidou das guarnições e das mesas de frutas.

Como sempre, o tempo estava instável, mas as crianças aproveitaram bastante a piscina e os adultos as quadras de vôlei e de futebol.

As estagiárias da DAA, na época, eram a Janaína e Ana Paula, que ajudaram na ornamentação do local, enchendo os balões e depois ajudando o Papai Noel a entregar os brindes.

Como sempre, Rubens se fantasiou de Papai Noel, para alegria de todos, e distribuiu os brindes para os adultos e as crianças.

A festa transcorreu sem chuva, que só desabou quando todos estavam saindo. Aí sim, foi um corre-corre sem fim, com alguns carros dando trabalho até para empurrar.
Coisas de festa!

Ana Paula e Janaína enchendo os balões

A mesa de frutas

Uma visão do local, vendo-se Gilmar, Carlos Alfeu e Vítor, Rubens, Daniel, Ronaldo, Ana Paula e Haroldo.

Papai Noel, Lelé e Rosa, recebendo o seu brinde

Lurdinha recebendo seu brinde do Papai Noel, que estava cercado pelas crianças

O futebol e o vôlei



Há 20 anos…

Nas duas últimas edições do ano de 1982 foram publicadas notícias sobre a saída de Haroldo Cançado Rolhfs, levantamento das necessidades de treinamento para 1983, mensagens recebidas, a entrevista de Marcelo Novaes Machado na seção “Um Pouco de Nós”, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

LEITORA DE MARCAS ÓTICAS
O Centro de Computação recebeu hoje uma unidade Leitora de Marcas Óticas (OMR F6351D), que foi doada pela FACOM do Brasil à UFMG.
A nova unidade será ligada ao Sistema FACOM 230-15, provavelmente na próxima semana.
(Ano VI, no. 45 – 23/12/1982
)

SISTEMAS FREQÜÊNCIA E BIBLIOTECA
O analista Benjamin Pinto Neto fez uma apresentação, ontem, dia 29, do Sistema Freqüência para os analistas e programadores do Centro de Computação. Hoje, pela manhã, o analista Efigênio Vieira Ataíde apresentou o Sistema Biblioteca para o mesmo grupo.
(Ano VI, no. 46 – 30/12/1982)



Eventos



FESTA DE NATAL DO CECOM

A Festa de Natal do CECOM será realizada amanhã, dia 20 de dezembro, a partir das 12:00, com um churrasco de confraternização. O mapa para o local da festa será entregue ainda hoje, quinta-feira, e a lista de adesão continua sendo passada pela Vicentina, que está recebendo também as contribuições dos participantes.

Como em todos os anos, a Comissão Organizadora espera contar com a participação de todos os ceconianos e que faça bastante sol.

LANÇAMENTO DE LIVRO DA EDITORA UFMG

Está marcado para esta sexta-feira, dia 20, o lançamento do livro Itinerário Poético – poemas reunidos, de Emílio Moura. O evento integra as comemorações do centenário de nascimento do poeta e professor da FACE, Emílio Moura, dos 75 anos da UFMG e dos 61 anos da FACE/UFMG. Na oportunidade, será inaugurada a exposição da obra de Emílio Moura.

O lançamento será às 10:00, na FACE, à rua Curitiba, 832, 6o. andar.

LEMBRANDO MERCEDES

Sylvia Bernardi e o Grupo Alianza e Camerata Orfeo estarão apresentando no sábado, dia 21 de dezembro, o show “Lembrando Mercedes”, com a participação especial de Tatá Sympa, Sílvio Nascimento e Grupo Babilak Bah, às 20:00, no Teatro Dom Silvério.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os aniversariantes do final do ano: Esdras Viggiano de Souza, no dia 22; Márcio Luiz Bunte de Carvalho, no dia 24 ; Raimundo Natalino Chaves, no dia 25; e Matheus Moreira dos Santos, no dia 27. Os parabéns para o primeiro aniversariante de 2003, Ronaldo Araújo Costa, no dia 03 de janeiro. Os parabéns para os ex-ceconianos: Dimas Afonso de Souza, no dia 22; Sueli de Jesus Ferreira, no dia 23;Luís Diniz Ferreira, no dia 26; Romildo Monte, no dia 27; e Carlos Ferreira de Vasconcellos, no dia 30; prof. João Carlos Pires Bauer (DCC), no dia 08 de janeiro.

MENSAGENS DE BOAS FESTAS: O Centro de Computação recebeu mensagens de Boas Festas de: Novell, D-Link do Brasil Ltda., MSA Infor Sistema e Automação Ltda. e Attachmate Brasil Informática Ltda.