Sistemático: Edição 1141 – 16/01/2003


Notícias



CECOM DIVULGA ESTATÍSTICAS DE ACESSO AO RESULTADO DO VESTIBULAR

Durante cerca de uma semana, cobrindo os dias anteriores e posteriores ao momento de liberação do resultado da primeira etapa, a equipe da DAC acumulou dados que permitissem avaliar o volume de acesso feito aos três servidores que compuseram a infra-estrutura de atendimento ao site da universidade, no endereço www.ufmg.br.

O volume de hits ocorridos no dia 18 de dezembro, dia da divulgação do resultado, foi cerca de 6 vezes maior que a média diária habitual. Vendo o gráfico abaixo, pode-se observar como o interesse pelos dados relacionados ao Vestibular incrementou o volume de acesso ao site.

Os hits acima indicados simbolizam acessos a imagens gráficas, textos html, aplicações de consulta a resultados e arquivos etc., sendo que uma única pessoa pode disparar diversos hits em um simples acesso a uma das páginas do site. Desta forma, o que vale na leitura do gráfico é, principalmente, a percepção do acréscimo de carga de consulta à infra-estrutura existente.

Com relação ao número de visitantes que buscaram informações no site da Universidade no dia 18 de dezembro, chegou-se a 43.040 números IPs diferentes. Este número está bem próximo do real número de visitantes,o qual entretanto, não há como ser precisado. Afinal, uma mesma pessoa pode acessar o site com números IPs diferentes, o que acontece, por exemplo, em conexões realizadas por linha telefônica, através de provedores de acesso discado. Isto faz com que o número de visitantes cresça. Também pode ocorrer que diversos acessos, feitos através da rede de uma empresa que faça uso de proxy, apareçam como um único endereço. Isto faz com que o número de visitantes caia. Ou seja, os cerca de 43 mil visitantes apurados não são necessariamente reais, mas é um número bem perto do real, sendo cerca de 6 vezes maior que o número médio diário.

Alguns dados complementares coletados também são interessantes:
– 68,04% dos visitantes usavam Windows 98 em suas máquinas;
– 60,13% usaram browser IE 5.x e outros 32,11% usaram IE 6.x.

Acompanhamento estatístico equivalente será feito quando da liberação do resultado da segunda etapa do Vestibular 2003.

INSTALAÇÃO DE NOVOS MICROS

Os micros adquiridos para uso pela Administração Central estão começando a ser entregues na Universidade pela empresa Ada Indústria e Comércio Ltda., vencedora do processo de compras. A DAC enviou instruções aos órgãos do prédio da Reitoria, de que estes equipamentos devem ser enviados ao CECOM para configuração do ambiente padrão aqui utilizado.

Uma vez que se trata de um número relativamente grande de equipamentos, está sendo solicitado que seja feito o agendamento prévio do envio dos mesmos, para evitar acúmulo de micros e atrasos no atendimento. Este agendamento deve ser feito através do telefone 4009, com a Operação de Redes. Para agilizar o processo, o micro deve estar identificado com o nome e o endereço IP que vai ser utilizado (como consta nas etiquetas dos micros que já estão em uso) e a relação de logins dos usuários que o utilizarão.

Para simplificar o controle e acionamento da garantia destes micros,a DAC sugeriu também que sejam afixadas nos mesmos etiquetas com os dados relativos a essa garantia: fornecedor, número da nota fiscal, telefone de contato e data de vencimento da garantia.

DAC SOLUCIONA PROBLEMA DE IMPRESSÃO

Com a substituição do antigo mainframe Unisys modelo A10 pelo modelo LX5320, ocorrida no final de 1999, o CECOM passou a estudar alternativas de impressão, uma vez que a impressora até então utilizada era incompatível com o novo sistema.

Optou-se pelo o uso de uma impressora Epson DFX8500, que se mostrou insuficiente para atender às necessidades da época, além de apresentar algumas incompatibilidades de software com o LX5320.

Posteriormente, o LCC cedeu ao CECOM uma impressora de velocidade média IBM 6804, que funcionou bem até o final do ano passado, quando apresentou um problema de hardware. Enquanto se buscava uma solução para o problema apresentado, esta impressora foi substituída por outra, equivalente, emprestada pela BU, a qual também, em pouco tempo, veio a apresentar defeito.

Com isso, a Epson DFX8500 voltou a ser usada, juntamente com uma Epson DFX8000, pertencente à área de telefonia. Estas impressoras, entretanto, ainda apresentavam algumas dificuldades operacionais no que diz respeito à recuperação de relatórios e incompatibilidade com alguns modelos de formulário.

A recuperação de páginas de relatórios vinha sendo feita pela DAC, caso a caso, trabalhando diretamente nos arquivos de impressão, visto que a impressora não respondia aos comandos de reposicionamento. Nesta semana, após vários testes, a DAC identificou que a disfunção devia-se ao uso de buffers locais pela impressora. Desligando-se esta opção, o problema foi contornado, permitindo que a própria equipe de operação exerça esta atividade.

A solução foi pesquisada e implementada pelos analistas Hélio Teixeira da Costa e Luiz Eugênio de Almeida Oliveira.


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE DEZEMBRO
O gráfico mostra, dia a dia, os números de mensagens trabalhadas e recusadas durante o mês de dezembro de 2002:


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A página Vietnam é uma viagem a um país com uma população de mais de 70 milhões de pessoas, com três quartos de seu território constituídos de montanhas e colinas. O Vietnam chega a receber, anualmente, mais de 2 milhões de turistas. Vale a pena fazer uma visita ao Vietnam Tourism, que, além de oferecer informações gerais sobre o país, explica a origem de seu nome. Vá até o endereço http://www.vietnamtourism.com/. (Site em Vietnamita, Francês e Inglês)

– Se você gosta de conhecer novos lugares, que tal fazer isso sem sair de casa? Em Virtual Touristé você pode navegar por imagens e textos das principais atrações turísticas de diversas cidades, localizadas em países como Romênia, Nepal, Áustria, Tailândia, Escócia, Austrália e Costa Rica. É só clicar em http://www.virtourist.com/ e viajar. (Site em Inglês)

– Você sabe como tirar cheiro de alho e cebola das mãos? Como particionar e organizar o disco rígido de seu computador? Como cultivar uma pequena horta em casa? Estas e outras perguntas são bem fáceis de achar as respostas. Consulte o Sabido que propõe a ser uma referência para quem precisa saber como fazer alguma coisa. Uma perguntinha: “- Você sabe como beijar na boca?” O Sabido responde como fazer. Consulte o endereço http://www.sabido.com.br/.

– Segundo uma pesquisa feita no Brasil, existem 26 espécies de carnívoros terrestres, divididos em 4 famílias. Entre os mais famosos estão a onça, o lobo-guará, a lontra, a ariranha e o guaxinim. Para você conhecer, visite a página http://procarnivoros.org.br/ e leia sobre a Organização não governamental que atua pela conservação dos mamíferos carnívoros e seus hábitats, através de pesquisa, manejo e educação.

– Muito legal é jogar Tetris, Gamão, Pôquer, Dominó, Reversi, Batalha Naval, Paciência e Mini Golfe. Mas se só isso não é sufuciente, veja algumas das opções que você encontra para se divertir na página http://atrativa.uol.com.br/. As partidas funcionam on line, mas há também jogos para download. Para ter acesso gratuito, basta se cadastrar. Se você não tiver nada pra fazer é uma boa pedida.

– Estudo realizado pelo Centro de Oncologia da Universidade de Minnesota, nos EUA, com 4.600 crianças indicou que bebês amamentados, por ao menos um mês, têm 21% menos risco de desenvolver leucemia. Os bebês amamentados por seis meses ou mais têm esse risco reduzido em até 30%. O endereço é: http://www.aleitamento.org.br/.

– “O Planeta da Mulher chegou para inovar e se dedicar à você mulher que é especial. Colocamos ao seu dispor tudo o que você gostaria de saber, e quando falamos tudo, estamos literalmente colocando todas as matérias mais interessantes! Contamos com grandes colaboradores e parceiros, além de uma equipe de profissionais altamente qualificados que estão sempre à procura de notícias fresquinhas, através de clipping, para tornar este portal o que você sempre procurou e nunca conseguiu achar em outros páginas.” O endereço é: http://www.planetadamulher.com.br/.

– A traição é sempre dolorida, mas também pode ser engraçada. De repente, você toma um susto, mas passado o susto inicial, é hora de saber como agir. Aqui, o dilema é decidir se perdoa e mantém o relacionamento, ou se separa e começa tudo de novo. Nem todo mundo tem sangue frio para tentar salvar o relacionamento. São inflexíveis e não se arrependem. Vamos falar a verdade. Rompimentos são um saco! Se foi legal, você se ressentirá das vezes que foi mau (má). Se foi ruim, você se ressentirá das vezes que foi bom (boa). De qualquer forma, o ressentimento virá. E traição não precisa ser o fim da história. Visite o endereço http://www.traida.net/.

– Proteja-se contra doenças que chegam com o sol. Todo mundo sabe: a pele precisa de um cuidado especial durante o verão. Além do perigo do câncer de pele, há aqueles incômodos mais típicos das épocas quentes, como micoses e cloasmas (manchas amarron-zadas que aparecem no rosto). Os olhos também precisam de uma atenção, para você não terminar o verão com uma conjuntivite (que, nas épocas de calor, são comumente causadas por bactérias). A preocupação maior é, e é claro, o câncer de pele. Apesar de não ser uma “doença de verão”, essa é a hora de se proteger. Não é em um único verão que você desenvolve a doença, mas o acúmulo de verões sem proteção são um grande fator de risco. O endereço é: http://www.terra.com.br/saude/especiais/verao/capa.htm.

– Para os cães, “morrer de calor” não é uma força de expressão, mas algo que realmente pode acontecer. Nas últimas semanas, a temperatura em SP, que ultrapassou os 35ºC, levou inúmeros cães, principalmente Sheep Dogs, Poodles e Collies, a pronto-socorros veterinários. Os sintomas do “estresse térmico” eram respiração ofegante, letargia e, às vezes, vômito… Leia esta e outras informações na página http://www.dogtimes.com.br/calor.htm. Cuide do seu cão.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, no final de dezembro/02 e início de janeiro/03, as seguintes notícias:

MS recebe ordem para oferecer Java (26/12/2002) – A Sun Microsystems conquistou uma importante vitória em seu processo antitruste contra a Microsoft, no dia 23/12/02, quando um juiz federal ordenou que a gigante do software distribua linguagem de programação Java, da Sun, em seu sistema operacional Windows.
O juiz distrital federal norte-americano J. Frederick Motz disse que concederia o mandado preliminar solicitado pela Sun para nivelar o campo de jogo entre o Java, que funciona em qualquer sistema, e a nova estratégia .NET de serviços via Internet da Microsoft.
A Sun e a Microsoft vêm brigando sobre a inclusão do Java no Windows há anos, com a Sun acusando a Microsoft de tentar sabotar o Java ao excluí-lo de seu Windows XP, lançado no ano passado.
A Microsoft mais tarde mudou de idéia e disse que começaria a incluir o Java em uma atualização do Windows XP, mas só até 2004, quando o recurso seria abandonado.
Motz disse que havia probabilidade “substancial” de que o tribunal imponha a “simples e elegante solução” de forçar o software da Microsoft a aceitar o Java, para impedir que violações passadas da Microsoft dêem-lhe vantagem na batalha pela computação baseada na Internet.
A decisão de Motz no processo antitruste privado revive uma importante sanção contra a Microsoft que foi rejeitada por outra juíza federal no histórico processo antitruste movido pelo governo norte-americano contra a Microsoft.
“Considero além disso que é absolutamente certo que a menos que um mandado preliminar seja concedido, a Sun terá perdido para sempre o direito de competir, e a oportunidade de prevalecer, em um mercado não distorcido pelas violações antitruste de sua concorrente”, disse Motz em sua conclusão de 42 páginas.
Jim Desler, porta-voz da Microsoft, disse que o grupo apelará da decisão em regime de urgência. “Estamos claramente decepcionados com a decisão do tribunal hoje, e precisamos ainda revisá-la em todos os seus detalhes”, disse Desler.
As ações da Sun subiram a 3,30 dólares na Instinet depois do fechamento da Nasdaq, quando estavam cotadas a 2,96 dólares.
As da Microsoft caíram a 53,76 dólares na Instinet ante o fechamento de 54 dólares na Nasdaq. As ações das duas empresas foram as mais negociadas na Instinet depois do fechamento dos pregões.
O vice-presidente da Sun, Mike Morris, afirmou em um discurso preparado que a decisão judicial vai beneficiar os consumidores e produtores de software.
“Esta decisão muda a dinâmica do canal de distribuição para a tecnologia Java”, afirmou Morris. Essa tecnologia “promete abrir os mercados agora monopolizados pela Microsoft para os benefícios de uma competição robusta e irrestrita.”
O processo antitruste que a Sun move também pede pelo menos 1 bilhão de dólares em danos e é um dos vários que correm atualmente pelas mãos do juiz Motz, após a onda de ações que foram encaminhadas durante a longa batalha legal entre a Microsoft e o governo dos Estados Unidos.
Além disso, o juiz supervisiona casos contra a gigante do software encaminhados pela Netscape Communications, Be Inc. e Burst.com, bem como processos movidos por advogados que defendem grupos de consumidores.

Silicon Graphics cria supercomputador Linux (08/01/03) – A Silicon Graphics lançou, no dia 07 de janeiro, uma linha de servidores e supercomputadores que rodam o sistema operacional Linux em processadores Itanium 2, da Intel.
A SGI já é conhecida pelas supermáquinas que constrói – usadas, principalmente, no cinema e em produções gráficas pesadas. Com o lançamento da linha Altix 3000, ela pretende atender profissionais das áreas de física e biologia, manufatura, petróleo e gás, governo e defesa.
Segundo a empresa, a transmissão de dados ficará até 200 vezes mais rápida com as novas máquinas – pelas contas da SGI, os dados atravessam um switch NUMAlink, da própria empresa, em menos de 50 nanossegundos.
Construído como um cluster, o supercomputador Linux da Silicon Graphics pode ser uma máquina bem grande, já que cada nó suporta até 64 processadores Itanium e 512 GB de memória compartilhada global, com possibilidade de ser escalada para até milhares de processadores.

TÉRMINO DO SUPORTE DA MICROSOFT PARA O WINDOWS 95 E NT 3.5

A Folha Online, de 10/01/2003, publicou a seguinte notícia sobre o término do suporte da Microsoft para o Windows 95 e NT 3.5:

“A Microsoft acabou definitivamente com o suporte para os sistemas operacionais Windows 95 e Windows NT 3.5 no dia 31 de dezembro de 2002. A gigante do software já não oferecia mais ajuda off-line para os usuários desse sistema há um ano, mas continuou com um serviço on-line limitado até o final do ano passado.
Segundo a companhia, a partir de agora, nenhum novo arquivo de correção será desenvolvido para eventuais falhas no Windows 95 ou NT 3.5. Além disso, os usuários não poderão mais obter ajuda ou alertas da Microsoft.
Embora o fim do suporte para esses sistemas deva afetar poucas pessoas, com PCs mais antigos ou de segunda mão, a Microsoft já anunciou que os serviços de ajuda para outros três sistemas operacionais também devem entrar na fase de extensão – em que apenas alguma ajuda on-line é oferecida – este ano.
O suporte off-line para o Windows 98, Windows 98 SE e Windows NT4 será encerrado no próximo mês de junho, mas o serviço on-line será mantido até o final de junho de 2004.
Já a ajuda para os usuários do Windows Millenium deve acabar em dezembro de 2004, com o suporte on-line mantido por mais um ano.
A versão profissional do Windows XP contará com suporte até o final de 2008, mas a ajuda para os usuários domésticos do mesmo sistema operacional termina um ano antes, em dezembro de 2007.”
A notícia pode ser lida em http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u12009.shtml.

TELEFONIA SE PREPARA PARA NOVA REVOLUÇÃO

O jornal “Hoje em dia” de domingo, 12/01/2003, publicou a notícia “Telefonia se prepara para nova revolução”, transcrita a seguir:

“Começou a contagem regressiva para a consolidação do setor de telecomunicações brasileiro. Em 30 de julho vence o prazo de cinco anos estipulado pela Lei Geral de Telecomunicações (LGT) para que as empresas privatizadas em 1998 passem por mudanças de controle acionário. A expectativa do mercado é de que 2003 marque o início da movimentação no sentido de fusões e parcerias, na busca pelos maiores ganhos de escala que o setor de telecomunicações, intensivo em tecnologia, exige. Para muitos analistas, o mercado não comportará o cenário de até quatro ou cinco operadoras de telefonia móvel em uma mesma região. Nos bastidores, as principais empresas já ensaiam os primeiros passos para consolidar suas posições e sobreviver em um mercado que ainda é limitado pelo baixo poder aquisitivo da população.
Ainda que os consumidores sintam as tarifas de telecomunicações pesando no bolso, o fato é que os acionistas da maioria das empresas ainda não viram a cor do dinheiro que puseram nas privatizações e implantação de novas operadoras. Até agora, o que se viu foi um grande esforço das concessionárias de telefonia fixa para cumprirem as metas de universalização e qualidade fixadas junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ao mesmo tempo em que as celulares se acotovelaram na luta por clientes.
Os números do setor, informados pela Anatel, demonstram que a expansão da planta de telecomunicações nos últimos cinco anos não tem precedentes. O número de telefones fixos aumentou de 22,1 milhões de acessos instalados para 49,4 milhões em novembro do ano passado – crescimento de 123,5% -, ao mesmo tempo em que a telefonia móvel explodiu: passou de 7,4 milhões de terminais, em 1998, para 33,2 milhões em novembro de 2002 – aumento de 348,6%.
A expansão foi embalada por uma concorrência acirrada, atestada pela existência de 53 empresas de telefonia móvel, das quais 11 ainda vão entrar em operação, e por 8 empresas de telefonia fixa local e de longa distância de maior porte. Daniel Lemos, analista da Sociedade Corretora Paulista (Socopa), prevê que a consolidação deverá começar justamente pelo setor de telefonia móvel, onde há maior pulverização das empresas. Neste momento, há muitas operadoras de celular em funcionamento. As empresas que estão sozinhas estão isoladas no meio de grupos fortes”, analisa. Isto leva a crer que deverá ter muita movimentação no mercado.”
De acordo com Lemos, as operadoras da banda B de telefonia celular, que entraram no mercado para competir com as empresas privatizadas, ainda têm apresentado péssimos resultados. Ao mesmo tempo, destaca, a banda A ainda registra a operação isolada da Telemig Celular, que pertence ao mesmo grupo da Amazônia Celular; e da Tele Centro-Oeste Celular (TCO). A tendência, prevê, é de estas três operadoras passarem por mudanças de controle acionário, no sentido de se integrarem aos grandes grupos nacionais que já se delineiam: Telefônica/Portugal Telecom, Telemar, TIM, Telecom Americas e Brasil Telecom.
Outro analista, que pede para não ser identificado devido à posição que ocupa no mercado, também cita os grupos da Telemig Celular e da TCO como os fiéis da balança na movimentação que poderá ocorrer. Na telefonia fixa, por sua vez, a expectativa é quanto ao futuro da Embratel, cuja controladora, a WorldCom, quebrou nos Estados Unidos; e quanto à Intelig, que não conseguiu abalar o domínio da Embratel nas chamadas de longa distância e estaria à venda.”

Telecomunicações
Evolução do sistema após a privatização

Itens
1998
1999
2000
2001
2002
Telefones fixos instalados
22,1 milhões
27,8 milhões
38,3 milhões
47,8 milhões
49,4 milhões
Densidade telefônica (aparelhos fixos por 100 habitantes)
13,6
16,8
23,1
28,2
n.d.
Telefones públicos instalados
589,1 mil
739,9 mil
900 mil
1,4 milhão
1,3 milhão*
Densidade de telefones públicos (por 1000 habitantes)
3,6
4,5
5,5
8
Telefones celulares
7,4 milhões
15 milhões
23,2 milhões
28,7 milhões
33,2 milhões
Densidade de celulares (por 100 habitantes)
4,5
9,1
14
17
19,3*


( * ) até novembro

Concorrência acirrada

Telefonia móvel
29 operadoras de telefonia celular na banda A (empresas privatizadas)
10 operadoras de telefonia celular na banda B (novas empresas)
1 operadora de telefonia celular na banda E (novas empresas)
2 operadoras de telefonia celular na banda D (novas empresas)
11 operadoras de telefonia celular nas bandas D e E (ainda vão entrar em operação)
Total de operadoras móveis: 53

 


Telefonia fixa
5 Concessionárias fixas – Telemar, Telefonica, Brasil Telecom, Sercomtel, CTBC Telecom, Embratel
3 Autorizações de telefonia fixa – Vésper, GVT e Intelig
Total de operadoras fixas (locais e longa distância): 8

Fonte: Anatel

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Nesta edição, O Sistemático dá continuidade à publicação das fotografias tiradas durante a Festa de Natal dos funcionários do CECOM, realizada no dia 20 de dezembro/2002, em um sítio localizado na Enseada das Garças, na região da Pampulha.

Como o dia estava bem ensolarado, as crianças aproveitaram bastante da piscina, e os funcionários dos campos de futebol de campo e de salão, e da quadra de peteca.

Nesse mesmo dia, foi entregue, pelo prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, Diretor de Tecnologia da Informação, uma cesta de Natal para o funcionário que obteve a melhor classificação no processo de avaliação interna do semestre, Antônio Eustáquio Rodrigues, da DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria. Depois do susto, ao ser chamado por Carlos Alfeu para receber a cesta, Eustáquio posou para as fotos.

As fotos são de autoria da Lelé.

As crianças ficaram na piscina o dia inteiro e Haroldo não resistiu e mergulhou para tomar conta da filha Dayane

O futebol de campo, vendo-se Márcio Viana à frente e Haroldo como goleiro

Prof. Márcio Bunte fazendo a entrega de uma cesta de Natal ao melhor funcionário do semestre, Eustáquio.

Eustáquio e sua cesta natalina

Maria José, Alfredo, Elza e Tatiana. Clarice ao fundo.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 2, de 13/01/1983, publicou o artigo “Porque utilizar o Cobra nas operações de entrada de dados”, de Marcos Aurélio Nunes de Morais, na época integrante da equipe de Controle da Divisão de Serviços Implantados, e a entrevista de Adriana Maria Cunha Melo Figueiredo na seção Um Pouco de Nós, além da seção Sociais e de uma nota para os leitores. Devido a uma boa parte do pessoal se encontrar de férias neste período, o mês de janeiro sempre foi um mês com poucas notícias.



Eventos



WORKSHOP DE DESENVOLVIMENTO

A equipe de desenvolvimento do novo Sistema Acadêmico está participando, desde o dia 14/01, do Workshop de Desenvolvimento – J2EE e Struts, no horário de 14:00 às 18:00, na sala de aulas 2 do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria.

O workshop será realizado até o dia 22/01 e está sendo ministrado por Marco Aurélio de Souza Mendes.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Helen Lan Kwai Wah, hoje, dia 16; Maria de Lourdes Moreira Braga e Marli de Freitas Gomes, no dia 17; Simone Valéria Borges e Ilza Maria Morais Diniz, no dia 18; Adriana Maria Cunha Melo Figueiredo, no dia 20; Geraldo Correia de Moura Baptista e Edson Barbosa Duarte, no dia 21; Renato Baumgratz Viotti e Ana Paula Lima Figueiredo, no dia 22.