Sistemático: Edição 1142 – 23/01/2003


Notícias



SISTEMA ACADÊMICO DA PÓS-GRADUAÇÃO

No final do ano passado, a Magnífica Reitora, profa. Ana Lúcia Almeida Gazzolla, juntamente com o diretor da ATI, prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, redefiniram o enfoque para o desenvolvimento do novo Sistema Acadêmico da Universidade.

A Pró-reitoria de Graduação passou a ter como prioridade a elaboração e aprovação das novas Normas Acadêmicas da Graduação, que deverá contemplar, dentre outras novidades, a aplicabilidade dos preceitos da Flexibilização Curricular. Enquanto isso, o CECOM, juntamente com a PRPG (Pró-reitoria de Pós-Graduação), o DRCA, e representantes de Programas de Pós-Graduação, desenvolverão um novo sistema acadêmico para a pós-graduação, a fim de, não somente substituir a tecnologia do atual mas, sobretudo, atender às principais demandas advindas dos órgãos e programas envolvidos com a pós-graduação.

A expectativa inicial é que esse novo sistema, pelo menos no que concerne às suas principais funcionalidades, esteja disponível até o final de agosto deste ano, quando também se espera ter as novas Normas Acadêmicas da Graduação aprovadas. A partir de então, o CECOM deverá priorizar o desenvolvimento do novo Sistema Acadêmico da Graduação.

Dentro desse novo direcionamento, foi realizada nesta última quarta-feira, dia 22/01, na Pró-reitoria de Pós-Graduação, a primeira reunião a respeito do desenvolvimento do novo Sistema Acadêmico da Pós-Graduação. Estiveram presentes: profa. Maria Sueli de Oliveira Pires, prof. Jaime Arturo Ramirez, Zélia Pires da Silveira e Maria Dolores Diniz, da PRPG; Ana Lúcia Ribeiro Diniz e Sílvia Aparecida Moreira, do DRCA; Gilmar Lima Guimarães, Mário Magalhães Lara e Raimundo Natalino Chaves, do CECOM; e representantes dos Programas de Pós-Graduação: Geralda Martins Moreira (Letras); Sandra Rocha (Matemática); e Sumara Aparecida G. Ferreira (Parasitologia). A próxima reunião foi agendada para o dia 24 de janeiro, no mesmo local e com os mesmos participantes.

CONFIRMAÇÃO DE REGISTRO DE CALOURO COM MATRÍCULA AUTOMÁTICA

Foi realizada na última terça-feira, dia 21/01, reunião entre o CECOM e o DRCA para discussão a respeito do processo de Confirmação do Registro Inicial de Calouros, previsto para ser realizado no período de 10 a 14 de março próximo.

No ano passado, o CECOM desenvolveu uma rotina computacional específica para automatizar esse processo e também montou uma estrutura física no saguão da Reitoria, composta de 20 microcomputadores e 10 impressoras.

Para o processo deste ano, além de algumas melhorias na rotina do ano passado, o DRCA pretende efetivar a matrícula automática do calouro, junto com a confirmação de seu registro, num procedimento único. Isso trará um grande benefício para os alunos pois evitará que eles tenham que ir às unidades ofertantes das disciplinas do primeiro período. A mudança trará muito mais confiabilidade no procedimento de exclusão de calouro por falta de matrícula.

Na reunião, foi definida a necessidade de documentar o processo atual e a proposta de mudança, tarefa que ficou a cargo da diretoria do DRCA.

Participaram da reunião: Ana Lúcia Ribeiro Diniz, pelo DRCA; Aleixina Maria Lopes Andalécio, Gilmar Lima Guimarães, Mário Magalhães Lara e Raimundo Natalino Chaves, pelo CECOM.

INFRA-ESTRUTURA PARA CORREÇÃO DO VESTIBULAR

A correção das provas da segunda etapa do Vestibular 2003 da UFMG está sendo feita nas dependências do Colégio Técnico da UFMG.

Para apoio ao lançamento das notas, inicialmente, seriam montadas duas salas nos laboratórios de informática, localizados no 2o. andar daquela unidade.

Como existe um número expressivo de equipes de professores trabalhando no 3o. andar, a Copeve optou por utilizar apenas um dos laboratórios do 2o. andar e instalar os demais equipamentos no outro andar. Devido à extensão do local, os equipamentos foram distribuídos em duas salas, uma em cada extremo do andar. No total, foram disponibilizados 30 equipamentos, sendo 14 no 2o. andar e 16 no 3o. (8 em cada sala).

As duas primeiras salas foram montadas na segunda semana de janeiro e a terceira apenas nesta segunda-feira, dia 20, uma vez que o local estava sendo anteriormente utilizado para correção das provas dos candidatos ao curso de Belas Artes.

Os equipamentos instalados rodam aplicativos Cliente/Servidor, desenvolvidos pela DAS, e acessam bancos de dados Oracle, gerenciadores de bancos de dados de última geração.

A montagem da infra-estrutura ficou a cargo de Márcio da Costa Viana, Renato Machado Righi, Wanderson Machado Horta, Esdras Viggiano de Souza e Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, sob a coordenação de Aleixina Maria Lopes Andalécio, da DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria.


Informativo



INTERNET, 20 ANOS DA GRANDE REDE!
* Adyr Rodrigues Nascimento

Para alguns não é nenhuma surpresa e talvez não faça a menor diferença, mas uma coisa é certa: a criação da Internet, que completou 20 anos em 1o de janeiro deste ano, foi um feito maravilhoso e fez com que as distâncias se encurtassem, além de trazer sonhos e realidades, alegrias e decepções para muitos que apostaram e continuam apostando na grande rede.

Já é sabido que a Internet foi criada a partir de uma necessidade norte-americana, surgida com o lançamento de um foguete soviético, que levou ao temor da perda da corrida tecnológica e ao medo de um ataque nuclear.

Mas o início da Internet ocorreu no centro de pesquisa Arpa, na Universidade da California, Los Angeles (UCLA), que criou uma rede de computadores que passou a se chamar Arpanet (Advanced Research Projects Agency Network). Esta rede serviu de base para as primeiras pesquisas sobre o assunto e funcionou como uma unidade central para o desenvolvimento da Internet. Ela surgiu em 1969, como uma experiência do governo americano em rede de comutação de pacotes.

No início, os pesquisadores acessavam o sistema central para que fossem compartilhados os programas, espaço em disco, banco de dados e computadores.

Já naquela época, a AT&T forneceu linhas de 50 kpbs para as redes de dados, o que fez com que crescesse o número de computadores conectados, sendo que em 1971 já fossem 23 redes ligadas à Arpanet.

A primeira rede que utilizou ondas de rádio para comunicação entre computadores foi desenvolvida por Norman Abramson, da Universidade do Hawaii, e foi conectada à Arpanet em 1972.

Neste mesmo ano, começou a ser utilizado o protocolo NCP (Networking Control Protocol). Aí começaram a aparecer as limitações, como o número de computadores conectados, que no máximo poderiam ser mil.

Neste meio tempo, começou a ser desenvolvido o protocolo FTP, utilizado até hoje para upload (envio) e download (recebimento) de arquivos, ou seja, músicas, jogos, programas etc. O FTP tinha como objetivo facilitar a troca de documentos, como é hoje, entre os pesquisadores e integrantes da Arpanet. Nesta época, ocorreu também o desenvolvimento do NVP (Network Voice Protocol), que permitia conferência de voz.

Em 1972, Ray Tomlinson modificou o sistema de e-mail e começou a ser utilizada a “@” para simbolizar um endereço de correspondência eletrônica.

No ano de 1973, a Universidade de Londres (percebendo a importância da rede) se integra a Arpanet por meio da NORSAR (Centro de Estudos Sísmicos da Noruega), que já compartilhava os seus dados na rede criada pela Arpa.

As pesquisas cresciam e o entusiasmo era tão grande que logo foi testada a primeira rede Ethernet Local Area Network, no Xerox Palo Alto Research Center.

Mas, em 1974, um outro salto foi dado nas comunicações entre redes, com os estudos para o desenvolvimento do TCP (Transmission Control Program), que é o protocolo que usamos até hoje, com alguns aperfeiçoamentos. Na sequência dos acontecimentos, o TCP foi dividido em TCP e IP (Internet Protocol), para facilitar o endereçamento das informações e melhorar a organização dos computadores.

Com toda esta euforia entre os pesquisadores e as modificações necessárias, é aberta a TELENET, e aí começam verdadeiramente a funcionar os e-mails, primeiramente utilizados pelos pesquisadores e estudantes que usufruíam da rede para estreitar o contato e troca de informações.

O entusiasmo era tão grande, e o e-mail ficou tão popular,que até a rainha Elizabeth II enviou um, no dia 26 de março de 1976.

No ínicio dos anos 80, a DAC (Defense Communications Agency), hoje conhecida como DISA (Defense Information System Agency), juntamente com a Arpa, estabeleceram o uso do TCP/IP como padrão de comunicação na Arpanet, sendo aos poucos abandonado o NCP, por causa das suas limitações.

Por algum tempo, os dois protocolos funcionaram juntos, até que todos os testes tivessem resultados satisfatórios e tudo funcionando como os seus idealizadores queriam.

Sendo assim, com a difusão do TCP/IP, a Internet começou a ser pensada e desenvolvida por vários pesquisadores da área, apesar do nome já ser utilizado bem antes disso pelos pesquisadores para nomear uma rede de redes, como é conhecida a Internet.

Com o progresso da rede, os usuários começaram a trocar seus terminais por estações de trabalho baseadas em Unix, desenvolvido na Universidade de Berkeley, California, que já incluía um programa de rede IP.

Segundo Bob Braden, um dos pioneiros e responsável pela troca e substituição gradativa dos protocolos, “a data de origem mais lógica da criação da Internet é 1o de janeiro de 1983, quando a Arpanet oficialmente migrou do protocolo NCP para o atual TCP/IP”.

Na lista de discussão Internet Engineering Task Force (IETF), http://www.ietf.org, Bob Braden, chama a atenção para os 20 anos da mudança e fala: “Ainda deve haver algumas camisetas com a frase “Eu sobrevivi à transição do TCP/IP”.

Ele fala isto porque havia um temor, de que quando se migrasse para o TCP/IP, as coisas não acontecessem como era previsto. Mas, na verdade, os “geek” (rapazes) da Arpanet não se preocuparam com isso e dormiram sossegados, diz Braden.

Já em 1984, foi introduzido o DNS (Domain Name System). O número de servidores cresceu e já ultrapassava a 1000, sendo que, nos anos 90, o salto foi muito maior.

Atualmente, o governo dos Estados Unidos pretende criar algo parecido com a Arpanet. Preocupado com a segurança do ciberespaço, já começou a ganhar voz a idéia de criar uma GOVNET, uma versão da Internet segura, somente para o governo federal.

No Brasil, a Fundação de Amparo a Pesquisa, de São Paulo, (Fapesp) conectou os seus computadores ao Laboratório de Física de Altas Energias (Fermilab), na Universidade de Chicago em 1989. Na época, a Fapesp se conectou à rede Bitnet, que surgiu em 1981, para interligar mainframes, computadores de grande porte, nas universidades dos Estados Unidos.

Mas, em 1989, o governo federal criou a Rede Nacional de Pesquisas (RNP), para interligar as redes que estavam sendo criadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Em 1991, a RNP começou a funcionar com o objetivo de dar acesso a Internet a todos os centros de pesquisas do país.

No ano de 1995, o Ministério das Telecomunicações liberou comercialmente a Internet no Brasil. Começou aí o surgimento dos provedores, que hoje são vários, tais como: Uol, Aaz e Ig.

Hoje, só no Brasil, estima-se que existam mais de 14 milhões de internautas, sendo estimado o número de 529 milhões para todo o mundo.

Para quem gosta da história da Internet, uma dica interessante é a página http://www.geog.ucl.ac.uk/casa/martin/atlas/historical.html, onde podem ser encontrados vários esboços de mapas, explicações e planejamentos de uma rede ARPA.

(*) Programador da Divisão de Atendimento e Consultoria

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Se você tem dúvidas sobre as sopinhas de palavras usadas na Web, tire as suas dúvidas sobre HTML, CSS, PHP, Photoshop, Dreamweaver, Flash, ASP e FrontPage. O fórum é muito interessante e você poderá trocar idéias com pessoas e tirar aquelas dúvidas. O endereço é: http://forum.plugmasters.com.br/.

– Com tantas informações na Web, fica fácil montar uma rede e compartilhar os recursos. Uma ótima página para obter as dicas é a http://www.guiadohardware.net/tutoriais/. Se você tem dois computadores ou mais na sua casa ou escritório não perca tempo. O Guia do Hardware oferece um tutorial bastante simples para você montar uma rede.

– Muitas vezes precisamos de índices econômicos, desde a década de 60, para poder receber ou pagar alguma conta. E na maioria das vezes não temos onde recorrer. Bem, não tínhamos! Na página http://www.debit.com.br, você pode fazer cálculos de correção monetária com atualização baseada em mais de 20 índices econômicos. Apesar de alguns serviços serem pagos, a página dispõe de diversas consultas gratuitas, que incluem dados sobre poupança e dólar desde 1980 até hoje. Vale a pena conferir.

– Você já viu alguém entrar em um espelho? Se nunca viu, aponte o seu navegador para a página http://www.yonkis.ya.com/flash/quemecorro.htm e veja que coisa mais maluca do mundo. É uma verdadeira tortura!

– Numa fórmula que reúne um mix de informações que vão de prestação de serviço a cultura e lazer, o Guiaonde chega ao mercado com o diferencial de oferecer ao usuário, um conteúdo abrangente, diversificado e dinâmico, de forma regionalizada, valorizando as peculiaridades de cada região da cidade de São Paulo. A proposta é, não só valorizar as tais características de cada região, mas sobretudo facilitar a vida de quem mora, vive ou passa pelo maior centro de negócios da América Latina, também chamada de capital internacional da gastronomia. Num único guia, o usuário poderá encontrar informações que vão ao encontro de todas as suas necessidades. Vá até o endereço http://www.guiaonde.com.br/.

– Esta página dá um destaque especial aos temas relacionados à Física. Como não restam dúvidas de que as Feiras de Ciências constituem o mais completo processo de divulgação científica, além de incentivá-las, a página http://www.feiradeciencias.com.br/ optou por esse caminho para transmitir cultura científica.

Quanto mais consciência você tem do valor das palavras, mais fica exigente no emprego delas. Quem disse isso foi Carlos Drumond de Andrade. Este e outros pensamentos, mensagens especiais, otimismo, orações, parabéns, reflexões etc., você encontra na página http://sorria.cidadeinternet.com.br/home.asp. Um sorriso sempre esquenta o coração. É a maneira mais fácil de mostrarmos alegria. Sorria !!! você também.

– A Dermatologia.Net foi criada em 1996 pelo Dr. Roberto Barbosa Lima, médico dermatologista e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Inicialmente batizada como Dermatologia Online, começou com apenas uma página, dando informações sobre a prevenção do câncer da pele. Com a grande receptividade ao serviço, foram acrescentados novos itens, como: doenças da pele, a campanha Sol e Saúde, prevenção do câncer da pele, o atlas de imagens, o manual de verão, a área de estética, verdades e muitos outros, sempre com uma linguagem de fácil compreensão dedicada ao público em geral, pois seu objetivo sempre foi o de permitir o acesso desse público às informações sobre a saúde da pele. O endereço é: http://www.dermatologia.net/.

– Um filme sobre Abraham Lincoln pode ser o próximo projeto de Spielberg; Kate Winslet inova no visual para Eternal Sunshine of the Spotless Mind; veja novas fotos de Um Golpe à Italiana e Against the Ropes; e confira ainda várias outras novidades! Globo de Ouro: confira os vencedores e leia a cobertura e a análise de Renato Silveira sobre a 60ª edição da premiação. Quer saber mais? Vá até http://www.cinema.art.br.

– Veja a página http://www.memoriadofutebol.com.br/: “Continuando com os nossos trabalhos, apresentaremos nos próximos meses fotos de atletas que vestiram a camisa e jogaram representando a gloriosa Seleção Brasileira. Nossas imagens pretendem resgatar o longo período entre os anos 1914 e 1997, com várias fotos inéditas e após a apresentação de todos os jogadores, informaremos seus nomes, detalhes e curiosidades sobre os mesmos e sobre a nossa seleção. Os amigos poderão testar os seus conhecimentos, podendo também deixar a sua opinião. Durante esses anos, muitos atletas entraram para a história como craques eternos, grandes craques, craques, grandes e bons jogadores. Ressaltamos que, apesar dos atributos acima, nem todos os jogadores tiveram, em momentos decisivos, a sorte ao seu lado. Já outros ficaram conhecidos com títulos tais como El Tigre, Maravilha Negra, Diamante Negro, Divino, O Grande Heleno, Mestre Ziza, Queixada, Príncipe, Enciclopédia, Rei, Imperador, Galinho, Doutores, Baixinho, Animal etc. Em nossa memória, e que fique como registro no futebol mundial, para que justiça seja feita, só houve um gênio, Manoel Francisco dos Santos, conhecido por Mané, Alegria do Povo, ou simplesmente e ingenuamente como era ele próprio : Garrincha, o extraordinário fenômeno do futebol brasileiro: de pernas tortas e considerado inapto em psicotestes, desmontava defesas adversárias.”

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático dá continuidade à publicação das fotos da Festa de Natal do CECOM, ocorrida no dia 22 de dezembro de 2002.

João Paulo, Matheus e Thiago

Raabe, Rosa, Davi, Leão e Natasha

Leão, Davi e Natasha. Xina, ao fundo.

Alexandre, Matheus, Marília e Michele

Bárbara e os filhos Murillo, Júlia e Marcella, junto com a Tina

Carlos Alfeu, Augusto, Leandro e Vicente

Beth, Timé, Maria Helena e Elizângela tomando conta das crianças na piscina

 



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 3, de 20/01/1983, publicou notícias sobre a implantação do BMDP, pacote de aplicação largamente utilizado em estatística e ciências sociais, 2a. Reunião Regional da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional de Minas Gerais no Campus da Universidade Federal de Viçosa, solicitação do Almoxarifado do CECOM, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

VESTIBULAR DA UFMG
As provas da segunda etapa do Vestibular da UFMG vão chegar hoje para leitura no Facom e processamento no Burroughs 6700.
As demais provas deverão chegar nos próximos dois dias e o Centro de Computação espera encerrar os trabalhos relativos à fase de apuração do Vestibular até a próxima semana.

EXPANSÃO DOS COBRA
O Centro de Computação recebeu, na semana passada, duas unidades de disquetes para expansão do Cobra 305.
Além disso, foi adquirido, esta semana, um kit de transformação de 1 TD 200 para Cobra 305.
A instalação deverá ser efetuada pela Cobra no decorrer da semana.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Helvécio Cossenzo Pinto, aniversariante do dia 28. E os parabéns para os ex-ceconianos: Izilda Costa Chaves, no dia 26; Ismênia Carvalho Moreira e Margarida Maria Santos, no dia 28; e Mariângela Fontes Figueiredo, no dia 30.