Sistemático: Edição 1143 – 30/01/2003


Notícias



EMBRATEL E INTELIG ASSUMEM SERVIÇOS DE DDD E DDI

O CECOM executou recente processo licitatório para a contratação de serviços de ligações interurbanas de telefonia fixa, tanto de DDD (ligações dentro das regiões das concessões de telefonia do país), quanto de DDI (ligações internacionais) para a utilização da comunidade universitária nos próximos dois anos.

O objeto licitado foi dividido em três, a saber:
– ligações para a denominada “Região I”, na qual se incluem os estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe;
– ligações para “Região II” e “Região III”, nas quais se incluem os estados do Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins;
ligações internacionais.

Foram vencedoras as seguintes empresas, que prestarão serviços a UFMG até 19 de janeiro de 2005:
Região I: Embratel
(código de operadora —> 21);
Regiões II e III: Embratel
(código de operadora —> 21);
Internacionais: Intelig
(código de operadora —> 23).

Por força dos contratos assinados com as empresas operadoras, o CECOM programou as centrais telefônicas, a partir do dia 28 de janeiro, para que estas se comportem conforme o contratado. Na prática, os usuários dos serviços de telefonia farão suas discagens conforme já as faziam habitualmente, sem nenhuma modificação considerável. Como há diferenças tecnológicas entre as centrais, cabe divulgar aos usuários as seguintes orientações:

– usuários do Campus Pampulha, Campus Saúde e Engenharia (Centro): as centrais telefônicas atuam de forma transparente para o usuário. Caso o usuário tecle o código da operadora errada, o sistema muda a discagem de forma automática para a operadora correta;
– usuários da Arquitetura, Conservatório, Direito, FACE, Farmácia e NCA: as centrais telefônicas bloqueiam ligações feitas de forma incorreta. Caso o usuário tecle o código da operadora errada, o sistema emitirá sinal de ocupado. Para que esse desconforto seja evitado, estamos enviando, anexada, tabela de orientação de discagem.

O CECOM está à disposição para os esclarecimentos necessários nos seguintes contatos:
– dúvidas técnicas: drc@cecom.ufmg.br ou 3499-4000;
– dúvidas administrativas e financeiras: daa@cecom.ufmg.br ou 3499-4545.

SERVIÇOS DE TELEFONIA – DDD e DDI
TABELA DE ORIENTAÇÃO DE DISCAGEM PARA USUÁRIOS DAS UNIDADES
ARQUITETURA, CONSERVATÓRIO, DIREITO, FACE, FARMÁCIA e NCA

ESTADOS
CÓDIGO DE ÁREA
OPERADORA CONTRATADA
DDD – Região I
   
Alagoas 82 Embratel – 21
Amapá 96 Embratel – 21
Amazonas 92 – 97 Embratel – 21
Bahia 71 – 73 – 74 – 75 – 77 Embratel – 21
Ceará 85 – 88 Embratel – 21
Espírito Santo 27 – 28 Embratel – 21
Maranhão 98 – 99 Embratel – 21
Minas Gerais 31 – 32 – 33 – 34 – 35 – 37 – 38 Embratel – 21
Pará 91 – 93 – 94 Embratel – 21
Paraíba 83 Embratel – 21
Pernambuco 81 – 87 Embratel – 21
Piauí 86 – 89 Embratel – 21
Rio de Janeiro 21 – 22 – 24 Embratel – 21
Rio Grande do Norte 84 Embratel – 21
Roraima 95 Embratel – 21
Sergipe 79 Embratel – 21
DDD – Região II
   
Acre 68 Embratel – 21
Distrito Federal 61 Embratel – 21
Goiás 62 Embratel – 21
Mato Grosso 65 Embratel – 21
Mato Grosso do Sul 67 Embratel – 21
Paraná 41 – 42 – 43 – 44 – 45 – 46 Embratel – 21
Rio Grande do Sul 51 – 53 – 54 – 55 Embratel – 21
Rondônia 69 Embratel – 21
Santa Catarina 47 – 48 – 49 Embratel – 21
Tocantins 63 Embratel – 21
DDD – Região III
   
São Paulo 11 – 12 – 13 – 14 – 15 – 16 – 17 – 18 – 19 Embratel – 21
DDI
   
Todos os países Consultar catálogo Intelig – 23

 

Esta tabela é mantida e divulgada pelo Centro de Computação da UFMG e vigorará até o dia 19 de janeiro de 2005.

CECOM ATUALIZA BASE DE DADOS DE RAMAIS

A DRC – Divisão de Redes de Comunicação – está conduzindo projeto para reestruturar o controle de distribuição dos ramais internos da universidade. Será desenvolvido, em trabalho conjunto com a DAS, um sistema para gerenciamento dos dados cadastrais de localização e destinação do uso de cada um dos, aproximadamente, 5.000 ramais existentes.

A rede de telefonia interna da universidade é uma das maiores existentes em empresas e instituições do estado de Minas Gerais. Manter atualizado o quadro de distribuição dos ramais, principalmente guardando fidelidade com sua utilização, não é tarefa fácil, principalmente levando-se em conta a dinâmica da vida universitária, que sempre traz novidades, seja na criação de novos projetos e grupos de trabalho, seja em mudanças na estrutura organizacional ou mesmo, na simples, mas frequente, mudança de ocupação de espaços físicos.

O novo sistema visa facilitar e evoluir o gerenciamento realizado pelo CECOM. Porém, ele produzirá outros produtos importantes para a comunidade, pois facilitará o intercâmbio de informações com os catálogos telefônicos externos, simplificará a geração de dados para a impressão do catálogo telefônico interno e terá interface direta com o Grude, permitindo a atualização dos dados disponíveis para consulta via Web.

Contando com o apoio das unidades e órgãos da universidade, para que as informações armazenadas sejam as mais corretas e atualizadas, o CECOM encaminhou a todos, na última semana, solicitação de conferência dos dados atualmente registrados em sua base de dados, pedindo que os mesmos sejam checados e modificados, se necessário. O retorno dessas informações, que devem ser enviadas para o e-mail drc@cecom.ufmg.br, já está ocorrendo e sendo processado pela equipe da DRC. O prazo para envio dos dados se encerra em 31 de janeiro/03.


Informativo



PLANTÃO INFO
O Plantão Info divulgou, em janeiro, as seguintes notícias:

Novo Código Civil mudará tudo no mundo web (dia 10/01)- A vida online será mais impactada pelo novo Código Civil (NCC), que entrou em vigor no dia 11/01, do que o mundo físico. É no que acredita o advogado Renato Opice Blum, especialista em direito eletrônico e Internet.
O que muda principalmente, segundo o especialista, é a definição de dispositivos legais que reconhecem, agora, que as relações entre as pessoas e entre empresas também acontecem num terreno virtual. “A segurança nas relações com os usuários, os contratos eletrônicos entre empresas e consumidores, a atuação dos spammers e a privacidade das pessoas via computador não serão mais os mesmos”, acredita Opice Blum.
Os spammers, explica o advogado, serão incluídos no artigo 187 do NCC: “também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa fé ou pelos bons costumes”. A interpretação deste artigo, segundo Opice Blum, indica que poderão ser responsabilizados e pagar indenizações de vulto, tanto as empresas responsáveis pelo envio de mensagens não solicitadas quanto os provedores de acesso que permitem as transmissões de junk mailers.
O advogado ressalta, também, que a bisbilhotice na Internet pode estar sendo banida. Cita o artigo 21, que diz que “a vida privada da pessoa natural é inviolável, e o juiz, a requerimento do interessado, adotará as providências necessárias para impedir ou fazer cessar ato contrário a esta norma”. Já o artigo 186 do NCC diz: “aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito”. “As empresas dedicadas ao provimento de serviços e as provedoras de acesso à Internet precisarão rever os contratos de hospedagem”, acredita Opice Blum.
Outro ponto importante do NCC diz respeito às relações comerciais. Com o novo código, as transações, compras e acordos efetuados por meio de contratos eletrônicos – seja via ICQ, chat, NetMeeting ou cliques em links de sites – passarão a ser considerados como se a pessoa estivesse presente fisicamente.

Empresas fazem lobby anti-software livre (dia 15/01) – A Câmara-e.net, associação que inclui algumas das principais empresas de TI presentes no país, anunciou na semana do dia 15/01 que combaterá as “imposições políticas” com respeito ao uso apenas de software de código aberto na administração pública.
O movimento Coalizão pela Livre Escolha de Software é coordenado por uma organização internacional, a Computing Technology Industry Association (CompTIA) e tem como objetivo, segundo a Câmara-e.net, promover a discussão e “alertar governantes, legisladores e formadores de opinião sobre a necessidade e conveniência de se garantir a possibilidade de desenvolvimento de múltiplas plataformas de software, sem restrições impostas por políticas ou preferências governamentais”.
No documento, a associação acusa o governo de “contrariar princípios constitucionais” com a adoção de iniciativas legislativas e governamentais em todo o país que “obrigam a administração pública, direta e indireta, a dar preferência ou exclusividade nas compras públicas aos softwares e sistemas operacionais chamados livres, em detrimento de empresas e seus softwares comerciais ou proprie-tários”.
“Entendemos que não se pode tomar nenhuma decisão técnica sem que se conheçam as vantagens e desvantagens, facilidades e dificuldades, qualidades e eventuais problemas de todas as plataformas disponíveis”, prossegue o comunicado da Câmara-e.net, que também diz que “o desenvolvimento de múltiplas plataformas, modelos comerciais e de licenciamento de software, que compitam livremente no mercado, tendo como base seus próprios méritos técnicos, é a melhor maneira de assegurar aos consumidores, públicos e privados, seus direitos de livre escolha, e à indústria, os princípios da isonomia e da neutralidade”.
Na visão da associação, a criação destas leis municipais, estaduais e federais no Brasil beneficiando padrões e sistemas é “inadmissível no plano conceitual e inconstitucional no jurídico”. “Não podemos permitir que se crie uma nova reserva de mercado”, pede a Câmara-e.net.
No comunicado, a associação prossegue defendendo a adoção de uma escolha mais técnica e sugere algumas premissas que, segundo ela, assegurarão os investimentos no país em desenvolvimento, pesquisa e inovação tecnológica. Entre as premissas está o pedido de promoção da interoperabilidade entre os diversos padrões existentes e a liberdade de escolha para usuários públicos e privados.

Microsoft cria solução para proteção de CDs (dia 20/01) – A Microsoft anunciou no dia 18/01o lançamento de um novo software de proteção de direitos digitais cujo objetivo é ajudar as gravadoras a controlar a cópia ilegal de CDs, um dos maiores problemas do setor.
Prejudicadas pela prática cada vez mais comum entre os consumidores de copiarem ou gravarem novas versões de CDs comprados em lojas, as gravadoras investiram pesadamente em tecnologias de proteção contra cópia que não funcionaram ou irritaram os consumidores.
Por exemplo, a maior parte dos CDs à prova de cópia foram gravados de maneira a não serem reproduzidos em computador, mas isso muitas vezes quer dizer que os aparelhos de som portáteis ou de carros não são capazes de tocá-los, tampouco.
No ano passado, alguns hackers violaram a tecnologia de proteção de gravações da Sony usando o simples truque de colorir a borda do CD com canetas hidrocor, o que permitia execução em qualquer aparelho.
A Microsoft acredita que pode ter desenvolvido uma solução. O novo software é chamado Windows Media Data Session Toolkit.
Ele permite que as gravadoras registrem suas canções em um CD de cópia controlada em camadas múltiplas, o que permitiria reprodução normal em computadores e aparelhos de som.
A camada de reprodução em computador, registrada digitalmente no mesmo disco, pode ser modificada pelo provedor de conteúdo de modo que possa impedir, por exemplo, que as canções sejam copiadas para outro CD, disse David Fester, gerente-geral de mídia digital de entretenimento na Microsoft.
A Universal Music e a EMI, duas das maiores gravadoras do mundo, “estão muito entusiasmadas com isso porque permite que o setor monte um CD com suas proteções preferidas incorporadas”, disse ele falando durante a conferência de música Midem, no sul da França.
A Microsoft investiu 500 milhões de dólares na administração de direitos digitais (DRM) de música, disse Fester. O Toolkit foi desenvolvido com os parceiros de tecnologia SunnComm Technologies e MPO.


MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Para alegria de todos, esta semana, O Sistemático encerra a publicação das fotos da Festa de Natal dos funcionários do CECOM, realizada no dia 20 de dezembro/ 2002. As fotos foram tiradas por Lelé e, nesta edição, estão também as fotos tiradas por Beth: da homenagem à Lelé, com a Mensagem ao Vivo, e do Papai Noel (Rubens) entregando as lembranças de Natal para as crianças: Matheus e Roxane (filho e sobrinha da Beth), Roni-nho e Davi (sobrinhos da Rosa).

Haroldo e Timé enchendo os balões

O jogo de peteca com Márcio Viana, Daniel, Ivan e Ronaldo.

Nilson, Jader e Rubens. No fundo, Elza, Alfredo e Maria José.

Diarley e o motivo pelo qual seu time perdeu!

 

Luiz Gustavo, Timé, Ana Luísa e Maria Helena

Papai Noel Rubens e Márcia entregando a lembrança de Natal para Maria Helena

Lelé e Carlos Alfeu, que falou após a Mensagem ao vivo.

O abraço da Michele na Lelé

Matheus

Roxane

Roninho

Davi



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 4, de 27 de janeiro/1983, publicou notícias sobre os 12 anos de inauguração do Centro de Computação, comunicações de férias, abono de falta – prova escolar, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

EXPANSÃO DA REDE DE TELEPROCESSAMENTO
O Centro de Computação recebeu hoje, do Depto. de Física, 1 terminal Sagita 180 da Scopus, 1 par de modems e 1 line-adaptor da TTL, que serão instalados naquele departamento e ligados ao B6700.
A Divisão de Sistemas de Computação iniciará agora os testes e efetuará a instalação dos equipamentos, aumentando assim, a rede de teleprocessamento da UFMG.

CURSO DA DIVISÃO DE USUÁRIOS
O Setor de Software de Aplicação vai ministrar um curso sobre o pacote MINITAB aos bolsistas da Divisão de Usuários a fim de capacitá-los a prestar assessoria aos usuários, principalmente os do Depto. de Estatística.
O curso será oferecido na semana de 21 a 25 de fevereiro e o professor será Luiz Henrique Loureiro dos Santos.



Eventos



CECOM PROMOVE TREINAMENTO SOBRE LOTUS NOTES

Dentro do processo de implantação do programa Lotus Notes como ferramenta de agenda e correio eletrônico, substituindo o antigo Hermes, o CECOM ofereceu duas turmas de treinamento enfocando este programa, para os setores administrativos da Universidade. As turmas, com 18 vagas cada, foram marcadas para os dias 30 e 31 de janeiro, na sala de aulas 2 do CECOM, no subsolo da Reitoria, no horário de 13:00 às 17:00.

Participaram do treinamento os seguintes funcionários:
Turma 3/2003, dia 30/01/2003, quinta-feira: Alair Francisco Diniz (Campus 2000), Albertino Bezerra de Souza (ICEx), Alexandra Matos Marques (EEFTO), Daulin Kapiche (CPPDI), Diva Corrêa Vieira (CECOM), Edirlane Marques (IGC), Eliana Brum de Assis (Campus 2000), Eva Mônica Vieira Moreira (ICB), Geralda Rita dos Santos (Fafich), Gláucia Vilela Grassi Santos (Química), Maria Regina Pinto Drumond Caldeira (ICB), Michele Rios Eugênio (Gabinete), Paula de Almeida (DSG), Renato José dos Reis (Química), Rosângela da Silva Fernandes (FACE), Rose Mary Gomes (ICB), Sônia Micussi Simões (Engenharia) e Vanilza Moreira (Engenharia). Instrutor: Adyr Rodrigues Nascimento. Monitor: Matheus Moreira dos Santos.

E estarão participando do treinamento amanhã, dia 31:
Turma 04/2003: dia 31/01/2003, sexta-feira: Adriana Santos de Oliveira (Medicina), André Luis Nogueira (FALE), Arlete Maria Ricardo Ribeiro (FACE), Daniel Veloso Fernandes Tolentino (Campus 2000), Elizabeth da Cunha Silva Torres (Medicina), Gilson Antonio Mathias (FAE), Gisele Nunes Calisto (FALE), Iêda Angela Rodrigues (Medicina), José Moura de Oliveira (Veterinária), Leila Luzia de Abreu (ICEx), Lídia Francisco de Faria (DAP), Luiz Henrique Barbosa de Souza (Campus 2000), Maria da Conceição Caldeira Brant Rachid (DAP), Maria Divina da Costa Silva (FACE), Maria José Silva Ferreira (DPFO), Michael Clemente Pereira (Campus2000), Miriam Marta Silva Ribeiro (FAFICH) e Rosemeire Silva Arifa de Oliveira (Veterinária). Instrutor: Antônio Eustáquio Rodrigues. Monitor: Ivan Pereira Prado.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os próximos aniversariantes: Márcia Maria Fernandes França, no dia 02 e Gildete de Jesus, no dia 06. E envia os parabéns para os ex-ceconianos: Mariângela Fontes Figueiredo, hoje, dia 30; João Eduardo de Resende Dantas (DCC), no dia 1o. de fevereiro; Afonso Correia Domingues e Mauro Siqueira Lopes, no dia 02; Marcos Augusto dos Santos (DCC), no dia 03; e Denise Spira, no dia 06.