Sistemático: Edição 1144 – 06/02/2003


Notícias



VEM AÍ NOVO TREINAMENTO INAv2.0 E OPUS

Desde o mês de abril de 2002, a ATI – Diretoria de Tecnologia da Informação -, através de seus órgãos executivos, no caso, o CECOM – Centro de Computação – e o LCC – Laboratório de Computação Científica -, está empenhada em realizar a especificação, projeto, desenvolvimento e implantação dos novos sistemas INA, em sua versão 2.0, e Opus.

Para garantir que a implantação se desse da melhor forma, a ATI, em parceria com a ProRH, adotou um programa especial de treinamento, voltado à formação dos usuários dos sistemas, buscando capacitá-los para a utilização e repasse de informações sobre as funcionalidades existentes.

Este programa especial de treinamento foi executado no mês de outubro de 2002, contando com boa participação da comunidade universitária. Praticamente todas as vagas foram ocupadas. Entretanto, alguns departamentos acadêmicos e programas de pós-graduação não inscreveram representantes.

Desta forma, ainda neste mês de fevereiro, agora dentro do PROGRID – Programa Integrado de Desenvolvimento, que está sendo implantado pela ProRH, a ATI estará realizando uma segunda edição do programa de treinamento. A proposta é completar o processo de disseminação do uso dos sistemas Opus e INA e além disso, divulgar as novidades que foram implantadas ao longo dos últimos meses.

Preferencialmente, o programa de treinamento estará dirigido às secretarias dos departamentos acadêmicos e dos programas de pós-graduação, principalmente para aqueles que não tiverem participado do programa anterior.

O conteúdo do programa será:

Módulo
Conteúdo
Público
Vagas oferecidas
Carga horária
I
Opus Secretarias de departamentos
150
4 horas
II
INA: Home-page, Encargos Didáticos, Dados Pessoais e Relatórios (individual e departamental) Idem Módulo I
180
4 horas
III
INA: Home-page, Bancas, orientação, agrupamento, projeto e curso Idem Módulo I e as secretarias dos programas de pós-graduação
180
4 horas

 

O módulo I será dado nas instalações do LCC, no 1o. piso do prédio do ICEx. Já os módulos II e III serão dados no subsolo da Reitoria, nas instalações do CECOM. As inscrições para os três módulos poderão ser feitas a partir do dia 10 de fevereiro, diretamente no site do CECOM, em www.ufmg.br/dti/cecom, e estarão abertas até as 14 horas do dia 14 de fevereiro.

Nesta quinta-feira, o CECOM estará enviando e-mail de divulgação do programa às diretorias e departamentos acadêmicos.

ESTATÍSTICA DE ACESSO AO RESULTADO FINAL DO VESTIBULAR

Assim como foi feito durante a semana de divulgação do resultado da primeira etapa, a equipe da DAC acumulou dados relativos ao volume de acesso ao site da universidade, no endereço www.ufmg.br, para poder avaliar a carga que foi suportada pelos três servidores que compuseram a infra-estrutura de atendimento durante os dias imediatamente anteriores e posteriores à liberação do resultado final.

O Volume de hits ocorridos no dia 31 de janeiro, dia da divulgação do resultado, foi praticamente equivalente a 6 vezes a média diária habitual. Vendo o gráfico abaixo, podemos observar como o interesse pelos dados relacionados ao Vestibular incrementou o volume de acesso ao site.

Os hits acima mencionados simbolizam acessos a imagens gráficas, textos html, aplicações de consulta a resultados e arquivos etc., sendo que uma única pessoa acessando pode disparar diversos hits em um simples acesso a uma das páginas do site. Desta forma, o que vale na leitura do gráfico é, principalmente, a percepção do acréscimo de carga de consulta à infra-estrutura existente.

Com relação ao número de visitantes que buscaram informações em nosso site no dia 18 de dezembro, chegamos a 40.841 números IPs diferentes. Este número está bem próximo do real número de visitantes, o qual entretanto, não tem como ser precisado. Afinal, uma mesma pessoa pode acessar o site de números IPs diferentes, o que acontece, por exemplo, em conexões realizadas por linha telefônica, através de provedores de acesso discado. Isto faz com que o número de visitantes cresça. Também pode ocorrer que diversos acessos, feitos através da rede de uma empresa, que faça uso de proxy, apareçam como um único endereço. Isto faz com que o número de visitantes caia. Ou seja, os cerca de 41 mil visitantes apurados não são necessariamente reais, mas é um número bem perto do real, sendo cerca de 6 vezes maior que o número médio diário.

Se comparado com o volume de acesso computado na primeira etapa, o acesso aos resultados finais apresentou uma queda de 5%. Obviamente, porquê, apesar do interesse ser maior, o contingente de interessados na divulgação do resultado foi menor.

Analisando-se de quais domínios vieram os acessos foi observado que quase a totalidade, cerca de 97% deles, vieram de endereços “.br”. A lista dos domínios de outros países é encabeçada, de forma destacada, por domínios mantidos nos Estados Unidos (143.017 hits), seguidos de longe por Portugal (7.623 hits). Logo depois estão domínios da França (3.624). Em seguida, quase empatados, Espanha, Alemanha, Canadá e Suíça, nesta ordem, com cerca de 2.100 hits. A lista de países é extensa, porém, além destes, apenas Bélgica, Itália e Japão tiveram mais de 1.000 hits.

CPA RECEBE SISTEMA PARA GERENCIAMENTO

A CPA – Comissão Permanente de Avaliação – que é a responsável pela realização semestral dos processos de avaliação das disciplinas, dos cursos e dos docentes da graduação, recebeu, esta semana do CECOM, o sistema que será utilizado nas funções de gerenciamento das atividades executadas para a liberação, preenchimento e análise dos questionários utilizados pelos alunos, que são disponibilizados para acesso via Web.

Este sistema possui base de dados integrada ao serviço de coleta de respostas aos questionários e posterior divulgação de resultados através da Internet. Ele será de uso restrito à CPA e à Prograd. Porém, pode vir a ser descentralizado, se necessário.

O sistema foi apresentado à coordenadora da CPA, profa. Marisa Ribeiro Teixeira Duarte, e às funcionárias Isabela Maria Corrêa Viana e Maria Socorro Alves, da Prograd, nesta quarta-feira. Ele foi desenvolvido pelo analista João Carlos Lages e pelo estagiário Thiago Gabriel Diniz.

O acesso ao sistema, ou às páginas informativas sobre o processo de Avaliação da Graduação, está disponível no site do CECOM (www.ufmg.br/dti/cecom), no menu “Aplicativos e Sistemas”, submenu “Acadêmicos”, opção “Avaliação da Graduação”.

CECOM TERÁ PLANTÃO DE SERVIÇOS

Em 2002, a PRA – Pró-reitoria de Administração – criou seu plantão de serviços, atendendo a atividades emergenciais, surgidas fora do horário habitual de funcionamento da universidade, e que são relacionadas a problemas ou falhas nos serviços de hidráulica e energia elétrica, ocorrências de segurança e acidentes. Este plantão envolve diretamente as equipes do DSG – Departamento de Serviços Gerais – e DPFO – Departamento de Planejamento Físico e Obras.

O “Plantão da PRA” tem alcançado seu objetivo de garantir à comunidade da universidade que imprevistos ocorridos, fora do horário normal de expediente, serão resolvidos ou terão o devido encaminhamento. Inspirando-se nessa experiência, o CECOM está começando a projetar um plantão similar para as atividades que envolvem as redes de comunicação de dados da universidade, tanto a de voz quanto a de dados, bem como seus principais sistemas, serviços e equipamentos.

A DAA estará coordenando a organização do projeto do plantão, que contará, em sua elaboração e implantação, com a participação das equipes técnicas da DRC, DAC e DCP. Novas notícias serão divulgadas nos próximos meses.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES
Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas de sites:

– Muito, muito interessante, é a página Castelos de Areia, no endereço http://www.aiasandcastle.com. Parece que é uma brincadeira de criança, mas lá no Texas, Estados Unidos, tem muita gente que ganha a vida com tal arte. O evento, que acontece há 16 anos, é o Campeonato Anual de Castelos de Areia. (Site em Inglês)

– Se você se interessou pelo assunto da arte em areia, visite as páginas http://www.terravista.pt/nazare/1344/ e http://www.iei.net/~pwagner/sandcastles2.htm. A página é em Português e tem várias obras de artes na areia com um lindo visual. Se você for em algum lugar que tem areia o suficiente para fazer estas obras de artes, visite esta página e ponha a sua imaginação para funcionar.

– A empresa japonesa MASO Digital Studio criou uma animação em que os ícones da área de trabalho do Windows XP entram em conflito e começam uma guerra. O motivo é banal, e no meio da animação nenhum ícone sabe mais porque está lutando. E na guerra vale tudo: é tiro prá um lado, granada prá outro, laser adoidado e tem até sabre de luz. Para conferir a animação, aponte para http://www.infonegocio.com/xeron/icons.swf. (Site em Inglês)

– Toda vez que é lançado um novo modelo de automovel é criado um novo nome. Falamos estes nomes e não sabemos a origem deles, nem tão pouco porque recebeu este nome. Na página http://www.volkspage.hpg.ig.com.br/origem.html você poderá saber tudo sobre os nomes dos carros da Volkswagen, que pronucia-se Folkswagen.

– Se não dá tempo para ir ao mundo real, então clique, aprenda e divirta-se! Faça um passeio virtual pelas exposições realizadas pelo Museu da Vida. Este é um espaço para testar, experimentar, que foi feito por um grupo de jovens com idade entre 15 e 20 anos, que quiseram conhecer melhor como é a profissão de um jornalista. Tudo começou quando o pessoal do Provoc, um programa dedicado à vocação científica, procurou o Museu da Vida e lançou a idéia de orientar alguns alunos na área de jornalismo científico, para escrever reportagens em temas de ciência, saúde e meio ambiente… Vale a pena conferir. A página http://www.invivo.fiocruz.br/ é bem planejada e com muitas informações de interesse das pessoas.

– Se você gostava de joguinhos de Windows simples, mas muito divertidos, aqueles que acompanhavam o Windows 3.11, vai gostar da página Joguinhos. Você poderá obtê-los novamente para relembrar os velhos tempos. É só selecionar a opção "jogos por categoria" e fazer o download de Klotski, Taipei, Tetris, Campo Minado, Rodent’s Revenge, Memory Blocks, Word Zap e Ski. O endereço é: http://supernovo.kit.net/joguinhos/.

– Para quem gosta de comprar um produto e não sabe bem o preço e na maioria das vezes a pesquisa é demorada, então a melhor maneira é visitar a página Jacotei e a sua pesquisa será simplificada. O interessante é a comparação de preços do artigo que a página faz nas lojas convencionais e diversas páginas de comércio eletrônico brasileiro. Pesquise então a página http://www.jacotei.com.br/.

– Com aquela história de jogar bebê pela janela, você pode participar de um divertido e sacana jogo em que deve recolher com uma cesta o maior número de bebês possível, que são arremessados incessantemente por Michael Jackson da sacada de um prédio. Quanto mais bebês você protege, mais tempo ganha para continuar a partida. Só tem um detalhe: não pegue as aranhas no lugar das crianças, porque elas viram o cesto e aí… O endereço é: http://www.madblast.com/funflash/swf/jackson_baby_madblast.swf.

– Com três anos de existência, o Cine Web passou por uma reformulação da parte visual. A página mostra os últimos filmes em cartaz, não só no cinema com em DVD. Festivais que rolam no Brasil e no mundo, além de colunistas e informações sobre trilhas sonoras e seções de fotos com as principais novidades do circuito. Não esqueça de ler sobre as trilhas sonoras. O endereço é: http://www.cineweb.com.br/.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O 1o. CECOMTOUR, denominado Caravana da Coragem, foi a primeira viagem realizada por integrantes do CECOM, aproveitando o casamento do Joãozinho, na longínqua cidade de Dom Joaquim. Isto aconteceu de 13 a 14 de julho de 1985.

No retorno, aproveitando que ainda existiam fotos para serem tiradas na máquina da Lelé, os integrantes da caravana foram convidados para umas fotos na escadaria da Reitoria, no dia 15/07/1985. É claro que ninguém conseguiu reunir o grupo, mas uma turminha desceu e posou para as fotos. Será que alguém imaginou que um dia elas seriam publicadas no Sistemático?

As fotos foram tiradas por Bel e Lelé.

Na primeira fila: Mariozinho, Coró, Zédu e Lelé. Atrás: Euclídia, Regina, Patrícia, Seu Zé, Gerson e Tina.

Coró, Seu Zé (de costas), Mariozinho, Patrícia, Tina, Regina, Lelé e Zédu.

Bel e Regina. Ao fundo: Patrícia e Gerson (abraçados), Tina, Zédu, Mariozinho, Euclídia, Seu Zé e Coró.

Seu Zé e Coró. Ao fundo: Euclídia, Mariozinho e Zédu.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 5, de 03/02/1983, publicou notícias sobre o Sistema Freqüência, atualizações e utilitários para os equipamentos Cobra TD-300, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

SISTEMA BIBLIOTECA
Em reunião realizada ontem, na qual participaram representantes das Divisões de Projetos Administrativos e Serviços Implantados, foi entregue ao Setor de Controle de Qualidade a execução do Sistema Biblioteca.
A digitação dos dados já estava sendo feita pelo Setor de Digitação em equipamentos Cobra desde outubro de 1982 e, agora, o processamento do sistema passa a ser feito pela Divisão de Serviços Implantados. O usuário do sistema foi colocado, a partir de ontem, em contato com a referida divisão.

REFORMULAÇÃO DO ACADÊMICO E DO CADASTRO
Estão sendo feitas as alterações previstas para o subsistema Cadastro de Pessoal. Essas alterações vão expandir o sistema, atendendo às solicitações do Depto. de Pessoal e às necessidades de informações do SIPLAN – Sistema de Planejamento, que está em desenvolvimento.
E esta semana teve início o estudo do Sistema de Registro Acadêmico, que será reformulado para atender às necessidades do SIPLAN.



Eventos



CONTINUA O TREINAMENTO SOBRE LOTUS NOTES NA UFMG

Dentro do processo de implantação do programa Lotus Notes como ferramenta de agenda e correio eletrônico, substituindo o antigo Hermes, o CECOM estará oferecendo duas turmas de treinamento enfocando este programa, voltadas para os setores administrativos da Universidade.

As turmas, com 18 vagas, foram marcadas para o dia 06/02, na duas salas de aulas do CECOM, no subsolo da Reitoria.

Turma 5/2003 – de 13:00 às 17:00, na Sala de Aulas 2, com a participação de: Ana Maria Soares de Lima (IGC), Antônio de Jesus Agostinho (ICEx), Cleusa Maria Simões (Veterinária), Egly da Conceição Vieira (Medicina), Geny Lopes Pereira (FACE), Inês de Cássia F. Couto (Engenharia), Magna Cristina de Oliveira (FAFICH), Maria de Lourdes Macedo (Belas Artes), Maria Aeda Viveiros (IEAT), Maria Clara Gonçalves Madureira (NCA), Maura Virgínia Xavier (Belas Artes), Randerson Magalhães Fantoni (Belas Artes), Rita Viana Gonsalves (DSG), Ronilton Alves Nunes (Medicina), Sandra Patrícia Antunes da Cruz (CEDECOM), Tatiana Beatriz Silva Ribeiro Lima (Medicina), Virgínia Soares (Farmácia) e Wilton Evangelista (Medicina). Instrutor: Adyr Rodrigues Nascimento. Monitor: Matheus Moreira dos Santos.

Turma 6/2003 – de 13:00 às 17:00, na Sala de Aulas 1, com a participação de: Beatriz Trindade (Editora), Carlos Vinicius de Souza Coelho (FACE), Carlos Augusto da Silva (ICEx), Célio José da Silva (Museu), Cláudia Maria Bernardo Cabral (Engenharia), José Antônio Quintanilha da Silva (Museu), Luciene Sudário Santos (Veterinária), Lucimara Lopes (FALE), Magda Aparecida Belchior Matheus (Medicina), Maria Hilda Pareira Gonçalves (Direito), Maria Betânia Fernandes (Medicina), Pedro Paulo Pereira Pinto (Museu), Renato Melo Dolabela (FACE), Rose Mary Amâncio (EEFTO), Simone Orsi Guimarães (EEFTO) e Vanessa Maria Atela Barbosa (Engenharia). Instrutor: Eugênio Pacelli Pereira de Souza. Monitor: Emerson Henrique Kfouri Pereira.

Tendo em vista a grande demanda pelo treinamento sobre o Lotus Notes, o CECOM estará oferecendo uma outra turma, também voltada para os setores administrativos da universidade, amanhã, dia 07/02, no horário de 13:00 às 17:00.

INAUGURAÇÃO DO CINECLUBE UFMG

Vai ser no dia 19 de fevereiro, às 17:00, no Centro Cultural da UFMG, a solenidade de inauguração do Cineclube UFMG.

O Centro Cultural da UFMG está localizado à Av. Santos Dumnt, 174, Centro.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Gildete de Jesus, aniversariante de hoje, dia 06. E envia os parabéns para os ex-ceconianos: Denise Spira, hoje, dia 06; Márcio Antônio do Carmo Ferreira, no dia 07; Maria Ivana da Mata Machado Fernandes, no dia 09; Alri Gonçalves de Oliveira, no dia 10; Maria Alice Capobiango de Vasconcelos, no dia 12; e Antônio Roberto Lana Chaves, no dia 13.