Sistemático: Edição 1147 – 27/02/2003


Notícias



IBM WEBSPHERE/J2EE VERSUS MICROSOFT .NET

Uma das mais destacadas disputas de mercado que ocorrem hoje em Tecnologia da Informação, se refere à utilização da plataforma J2EE (Java 2 Enterprise Edition) ou da plataforma .Net. Ambas concorrem pela conquista do título de “padrão de mercado” no desenvolvimento de serviços e sistemas para o ambiente Web.

A primeira, tem seus padrões abertos regulamentados por um consórcio que reúne inúmeras empresas da comunidade mundial de TI, que trabalham de forma cooperativa, destacando-se dentre elas, a Sun, a IBM e a Oracle. A segunda, criada pela Microsoft, se baseia em padrões proprietários e na força da marca que a especificou.

O CECOM, alinhado com objetivos de buscar a adoção de soluções abertas ou de custo mais baixo de licenciamento e gerenciamento, que tem sido defendidos pela ATI, está adotando, desde o início de 2002, a plataforma IBM WebSphere, tanto como servidor de aplicação, quanto como ferramenta de desenvolvimento das novas aplicações para ambiente Web.

Através da utilização do WebSphere já foram disponibilizadas as inscrições aos vestibulares de 2002 e 2003 e o registro de calouros de 2002. Agora, será viabilizado o registro de calouros de 2003. Além disso, está em desenvolvimento o novo sistema da pós-graduação, que será o primeiro completamente desenvolvido com padrões J2EE.

Com a adoção destes padrões as aplicações desenvolvidas pelo CECOM, para ambiente Web, ganharão portabilidade e independência com relação à infra-estrutura de hardware e software a ser utilizada, tanto nos servidores, quanto nas estações de trabalho.

A adoção das ferramentas de software do WebSphere visa garantir a obtenção destas vantagens e o estabelecimento de ganhos de produtividade no trabalho da equipe de desenvolvimento.

Dentro das atividades de adoção deste ambiente, que é complementado e suportado pela nova metodologia de trabalho, divulgada na edição de O Sistemático da última semana, representantes das equipes técnicas do CECOM e LCC estiveram presentes ontem, dia 26, na parte da manhã, ao evento “IBM WebSphere – J2EE e/ou Microsoft .Net?”, organizado pela IBM, no Auditório da Sucesu/MG. Neste evento, a IBM apresentou sua estratégia para o desenvolvimento, integração e Web Services, utilizando tecnologia baseada em padrões abertos, comparando-a com a tecnologia .Net da Microsoft. O palestrante foi Fernando Zuliani, que trabalha no Laboratório de Rochester, Minnesota, USA, onde está sediada a equipe que desenvolve a plataforma WebSphere.

Pelo CECOM participaram os analistas Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Gilmar Lima Guimarães e Raimundo Natalino Chaves. Pelo LCC, lá estiveram, Wilton Speziali Caldas, Fabiana Costa Pereira Peixoto, Fabiano Cruz Peixoto, Luiz Antônio Pinheiro Martins e Edré Quintão Moreira.

SEGURANÇA DE REDES DE COMPUTADORES

O DCC, através do POP-MG (Ponto de Presença em Minas Gerais da Rede Nacional de Pesquisa), realizou na última quinta-feira, dia 20 de fevereiro, uma apresentação sobre "Segurança de Redes de Computadores". A palestra foi apresentada por Jacomo Dimmit Boca Piccolini, que é membro da equipe do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), da RNP.

Parte do evento foi dedicada à apresentação dos principais problemas de segurança ocorridos durante 2000, 2001 e 2002, não apenas do ponto de vista da segurança dos servidores, mas também destacando os principais vírus que atacaram as estações de trabalho nestes anos. A parte final da palestra foi reservada para a apresentação de casos reais de invasões, aspectos do trabalho de um grupo de atendimento a incidentes de segurança e análise de logs (arquivos com registro de atividades) de servidores.

A existência deste tipo de equipe nas instituições é recomendada, mas são poucos os locais que possuem um grupo formalmente encarregado destas tarefas, de analisar tentativas externas de invasão ou ataques efetuados a outras instalações a partir de máquinas instaladas em sua rede interna. O POP-MG conta com um grupo deste tipo e a UFMG, através do CECOM, começou a efetuar estudos visando a montagem de um grupo semelhante, que contaria com a colaboração de pessoas do Laboratório de Computação Científica (LCC) e do DCC.

Assistiram à apresentação Fernando Frota Machado de Morais, Augusto Pinho Gomes, Herbert Mendes Leal, Leandro Souza Costa e Vicente Joel Prates Cordeiro Valadares, da DRC.

RECARGA DE TONER É ECONÔMICA E FUNCIONA

Há vários anos o CECOM vem adotando a política de recarregar o toner de suas duas impressoras a laser. Esta ação, além de bastante econômica, permite a reciclagem deste item e a redução de impactos ao meio ambiente.

A recarga de toner é normalmente mais bem sucedida que a recarga de cartuchos de impressora a jato de tinta, que muitas vezes apresenta qualidade deficiente e resultado nem sempre previsível.

O custo de recarga de um toner, é cerca de 75% mais barato que um toner novo, o que permite que este hábito gere economias imediatamente.

Aparentemente, este procedimento de recarga não tem sido seguido por diversos órgãos usuários das redes administrativas, que estão adquirindo itens novos no mercado. Além do custo mais elevado, há o prejuízo em se jogar fora o toner vazio, que vale dinheiro e é comprado pelas empresas fornecedoras do serviço de recarga.

Desta forma, o CECOM se coloca à disposição dos interessados para informar sobre fornecedores existentes no mercado e custo aproximado deste processo, através do e-mail daa@cecom.ufmg.br.

MANUTENÇÕES NO LINK INTERNACIONAL DA RNP

O Centro de Operações do POP-MG foi comunicado pelo Centro de Engenharia e Operações da RNP sobre a ocorrência de duas manutenções programadas para o link internacional da RNP. Estas manutenções estão ligadas ao backbone interno da Cable & Wireless, provedor da atual conexão com os EUA. As manutenções serão realizadas nas seguintes datas:

Dia 27/02/03, das 02:00 às 08:00 (Horário de Brasília). Haverá pequenas interrupções dentro do período.

Dia 08/03/03, das 04:00 às 09:00 (Horário de Brasília). Tempo de interrupção: 60 minutos dentro do período.

ATIVIDADES DA UFMG NA SEMANA DO CARNAVAL

O funcionamento das atividades da UFMG na semana do Carnaval será da seguinte forma:

Dia 03/03/03 (segunda-feira): Ponto facultativo
Dia 04/03/03 (terça-feira): Ponto facultativo
Dia 05/03/03 (quarta-feira): Ponto facultativo, até às 14:00. Após este horário, o expediente em todos os setores da UFMG deverá ser normal.


Informativo



EDIÇÃO DA PRÓXIMA SEMANA
Devido ao Carnaval, O Sistemático não vai circular na próxima semana, retornando no dia 13 de março.


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A página do SESC-SP traz 20 obras de arte para que você possa estar por dentro do mundo da pintura. Van Gogh, Diego Velazquez, Michelangelo e Renoir, entre outras feras da arte, estão na página http://www.sescsp.com.br/sesc/galeria/20mundo/fralista.htm com as suas histórias.

– A página da HP oferece diversos modelos de máscaras, trenzinho, mousepads, etiquetas para cd. Os modelos estão no link Criar. Aponte seu navegador para a página http://www.hp.com.br/vidadigital e “faça você mesmo”.

– Se você tem dúvidas quanto a BIOS da sua máquina e se é verdadeiramente do fabricante que comprou, vá até o Plasma-online e verifique. É uma página super completa e você pode obter informações sobre todos os componentes e seus fabricantes. O endereço é http://www.plasma-online.com. (Site em Inglês)

– A Polícia Rodoviária Federal está disponibilizando para a sociedade, o Alerta de Roubo e Furto de Veículos Nacional. O sistema é integrado com o Info Estrada e permite que o Alerta seja automaticamente disponibilizado para as viaturas com acesso via satélite (480 veículos), e para a intranet do órgão (mais de 400 postos da PRF). Com o novo sistema, aumenta a probabilidade de recuperação do veículo, já que a polícia poderá agir imediatamente após o ato criminoso, dificultando a fuga. O endereço é: http://www.dprf.gov.br/2002/alerta.asp.

– Tendo como principal meio de divulgação a Internet, a pedofilia movimenta bilhões de dólares por ano e expõe crianças indefesas a abusos que nem adultos suportariam. Conheça a história da nossa Campanha. Vamos dar um basta nisso! Visite o endereço http://www.censura.com.br/.

– Para você que gosta de cantar, a página Vagalume é uma boa pedida. Com um visual leve, a página http://www.vagalume.com.br/, que tem quase dois meses, já conta com um arquivo de mais de 65.000 letras de músicas. Vamos lá! Cante para viver feliz.

– Está precisando converter arquivos para o formato PDF (Portable Document Format) e não sabe como? Não se preocupe! A página GeraPDF (http://dns.gerapdf.com.br/gpdf/) pode ser uma opção para você. A conversão é feita on line, a partir de arquivos PostScript que você pode criar em seu computador, instalando apenas um drive de impressora. A página, que também gera outros tipos de arquivos, oferece informações detalhadas, em Português, sobre todos os procedimentos.

– O Banco da Mulher é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, cuja missão é promover o desenvolvimento humano e financeiro da mulher brasileira, sobretudo a de baixa renda, criando condições que permitam sua integração na sociedade e desenvolvimento da qualidade da família, por meio do trabalho e da auto-sustentação. Visite o endereço http://www.bancodamulher.org.br/instituicao.php.

– Álbuns Virtuais, Compartilhamento de Fotos e Revelação Digital. Este é o sistema tradicional e consagrado que você já conhece. Crie álbuns virtuais, compartilhe as fotos com amigos e parentes. Visite ou adicione fotos à Galeria Pública, participe da área de Comunidade. Faça pedidos de revelação digital de fotos e personalização de artigos. O endereço é: http://www.e-fotos.com.br/.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nos últimos dias, as seguintes notícias:

Acesso à web pode ter preço fixo (17/02/03) – A Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel – deu mais um passo no sentido de criar uma nova forma de tarifação para o acesso à Internet por linha discada.
No sábado, dia 15, terminou o prazo para que os interessados enviassem comentários à Consulta Pública 417 – Proposta de Regulamento para o Uso de Serviços de Rede de Telecomunicações no Acesso a Serviços Internet.
Afora discussões que envolvem as operadoras de telefonia e os provedores de acesso à rede, uma parte dessa consulta interessa e muito o usuário final, pois afeta o seu bolso.
A proposta da Anatel sugere novos modelos de cobrança do serviço de acesso discado para a internet, além daquele que já é praticado hoje (o usuário paga à operadora o valor correspondente ao tempo em que ficar conectado).
Em pauta estão a criação de uma tarifa flat e a regionalização das tarifas. Nos dois casos, o que o governo pretende é estimular a utilização da internet no Brasil.
A tarifa flat corresponde a um valor fixo, definido pela operadora de telecomunicações, que seria cobrado do internauta independentemente do tempo que ele permaneça conectado à web. Nesse caso, a conexão seria feita com o usuário discando para um número telefônico de quatro dígitos – o 0700 (exclusivo para uso de chamadas telefônicas para a Internet) – qualquer que seja o provedor de Internet desse usuário.
Já a segunda proposta, a regionalização da tarifa, tem o objetivo de reduzir o custo das ligações telefônicas para os usuários que não dispõem de provedores de Internet na cidade onde vivem e que, por isso, são obrigados a realizar chamadas de longa distância para alcançar o provedor mais próximo. Essas ligações serão feitas por meio do número 1700. A Anatel sugere a criação de áreas de tarifação diferenciada de forma que o internauta pague o preço de uma chamada local mesmo que o provedor se encontre em outra cidade.
Segundo a Anatel, a consulta pública recebeu 887 contribuições que agora serão compiladas pela Agência e colocadas à disposição da comunidade para que se façam comentários antes da publicação do regulamento definitivo.

Clientes Visa e MasterCard são hackeados (18/02/03) – Hackers invadiram os computadores de uma empresa que presta serviços para a Visa e para a MasterCard e obtiveram informações de mais de 5 milhões de contas de cartões de crédito dessas bandeiras. O nome da empresa invadida não foi divulgado.
A ação ocorreu no início deste mês e só hoje as empresas comunicaram o fato à imprensa. Até agora, os dados roubados, que incluem os números dos cartões, não foram usados de forma fraudulenta.
Sharon Gamsin, porta-voz da MasterCard, contou à Reuters que já notificou os 2 milhões de clientes que tiveram os dados roubados.
Jonh Abrams, porta-voz da Visa, afirmou que a ação não foi localizada e que o roubo poderia ter acontecido com qualquer instituição financeira. Da Visa foram roubadas informações de 3,4 milhões de clientes.

Indústria paulista emprega pouco em TI (19/02/03) – As equipes de tecnologia da informação na indústria paulista são bastante enxutas, revela pesquisa da Fiesp/Fipe.
Empresas de grande porte, com mais de 500 funcionários, contam com 23 profissionais de TI, em média, dos quais 19 são contratados diretamente e 4, terceirizados. Nas empresas médias, com quadro de funcioná-rios oscilando entre 100 e 499 trabalhadores, o pessoal de tecnologia desaba para 5 (4 contratados e 1 terceirizado), e na pequena indústria, que emprega até 99 pessoas, cai para 2 (1 contratado e 1 terceirizado), em média.
Entre as despesas de TI, a folha de pagamento consome o percentual mais gordo, apesar das equipes magras. Em 2001, os salários responderam por 43% das despesas de TI nas grandes empresas, por 51% na médias e por 32% nas pequenas.
A pesquisa Perfil da Empresa Digital foi realizada pela Fiesp (Federação das Indús-trias do Estado de São Paulo) e a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) entre os meses de novembro e dezembro de 2002 com 333 indústrias de pequeno (47%), médio (31%) e grande (22%) porte.

Windows e Oracle são campeões em TI (19/02/03) – A Fiesp e a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP) concluíram a segunda edição da pesquisa Perfil da Empresa Digital. Conheça algumas de suas constatações.
A pesquisa contou com a participação de 3 mil empresas brasileiras. As empresas de médio e pequeno porte representaram 78% dos entrevistados, enquanto as grandes empresas responderam por 22% dos participantes. Boa parte dos resultados é apresentada de acordo com o porte da companhia.

Sistema operacional
Principais softwares de sistema operacional utilizados pelas empresas em seus equipamentos servidores.

Sistema
Grande
Média
Pequena
Windows
94%
87%
85%
Unix
68%
17%
4%
Linux
54%
51%
22%
Mainframe
14%
2%
Outros
28%
20%
17%

 

Banco de Dados
Principais gerenciadores de banco de dados utilizados

Sistema
Grande
Média
Pequena
Oracle
63%
14%
13%
SQL Server
54%
47%
33%
Progress
28%
23%
6%
DB2
16%
6%
1%
Outros
19%
39%
51%

 

Formas de acesso à web
Principais formas de acesso à internet utilizadas pelas empresas pesquisadas.

Acesso
Grande
Média
Pequena
Discado gratuito
1%
4%
Discado pago
3%
16%
42%
Até 256 Kbps
38%
44%
39%
Até 512 Kbps
25%
26%
9%
Acima de 512 Kbps
34%
13%
6%

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Estas fotos foram tiradas durante a comemoração dos 15 anos do CECOM, ocorrida no dia 04 de novembro de 1985, na sala que hoje é ocupada por Ronaldo e Regininha, no 8o. andar, com salgados, bolo e balões. Todos os funcionários participaram da comemoração, que contou com alguns convidados, como o prof. Márcio Quintão e de Tarcísio, marido da Laura. As fotos são de autoria de Lelé, William e Zédu.

O bolo de aniversário do CECOM

As mesas e os salgados

Euclídia, Yoshida e Ana Maria. Ao fundo: Alfredo.

Regina, Sálvia, Beth e Aldemar

Lelé, William e Nilza

Tarcísio, Lurdinha, Euclídia, Regininha, Bia e Solange

Marcelo, Carlinhos, Gerson e Coró

Prof. Márcio Quintão, Bauer, Bel, Tina, Alfredo, Beth, Ana e filho, Rainer, Seu Zé, Sálvia, Luiz Ricardo e Nilson

Ana e seu filho chorando

Laura, Tarcísio, Joãozinho e Regininha

Patrícia e Bárbara

William, Rosa, Avair e Alfredo (de costas)

Luiz Ricardo

Euclídia



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 8, de 24/02/1983, publicou o artigo “O Teleprocessamento: opção ou necessidade?”, de Adyr Rodrigues Nascimento, entrevista com Maria Manuela Martins Tavares Reyes na seção Um Pouco de Nós e algumas notícias. Foram selecionadas as seguintes notícias:

1o. ENCONTRO BRASILEIRO DE MICROINFORMÁTICA
No período de 03 a 06 de março, a Compucenter estará realizando, em São Paulo, o 1o. Encontro Brasileiro de Microinformática.
Estarão representando o Centro de Computação nesse encontro Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, chefe da Divisão de Usuários; Romildo Monte, chefe da Divisão de Sistemas de Computação e o analista Mário Luís Terenzi.

TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIOS DO CECOM
O Centro de Computação, através da Divisão de Sistemas, dará início, no dia 14 de março/83, ao treinamento de seus funcionários para utilização dos sistemas Cobra.
Esse treinamento constará de um curso preparado pelo analista Mário Luís Terenzi, do Setor de Suporte de Sistemas, que contém 10 módulos.
Cada módulo possui uma carga horária de 3 horas, sendo 90 minutos de aula teórica e 90 minutos de aula prática. Inicialmente, serão dados os 5 primeiros módulos: Introdução, SOM, Compiladores/Interpretadores, Utilitários e Tópicos genéricos.
O CECOM manterá um microcomputador Cobra 305 no 8o. andar para treinamento de seus funcionários.
Os interessados deverão fazer sua inscrição junto à cada chefia de divisão nos dias 1o. e 2 próximos, e esta encaminhará a relação de nomes à Divisão de Apoio a fim de se definirem as turmas
.



Eventos



CARNAVAL

Um bom Carnaval para todos. Para aqueles que vão pular, caiam na folia sem exageros. E para aqueles que não ligam para a folia, um bom descanso. E não se esqueçam de que tudo termina na Quarta-feira de Cinzas, às 14:00.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, no dia 04 de março; e José Efigênio de Oliveira (Alemão), no dia 11. Os parabéns, também, para os ex-ceconianos: Maria das Graças Melo e Almada (Mariinha), hoje, dia 27; Erliene Duque Loubaque, no dia 04/03; prof. Antônio Mendes Ribeiro (DCC), no dia 05; Paulo José dos Santos e Luiz Henrique de Araújo Vecchio, no dia 06; Sônia Nair Ferreira Guerra, no dia 08; e Jane Pires Camargos Lemos, no dia 13.

CALOURO: Pelo telefone, a Redação descobriu que o ex-ceconiano e professor aposentado Antônio Pedro Lima Santos passou no Vestibular de Direito da UFMG. Antônio Pedro pertenceu ao quadro do DCC.

COMEMORAÇÃO SURPRESA: Hoje, a partir das 16:00, na sala do café do 8o. andar, haverá uma festa surpresa, organizada pelos funcionários do CECOM, para Carlos Alfeu, em comemoração ao seu aniversário no próximo dia 04, terça-feira de Carnaval.