Sistemático: Edição 1148 – 13/03/2003


Notícias



DRCA UNIFICA REGISTRO ACADÊMICO E MATRÍCULA DE CALOUROS

Durante esta semana, o DRCA está recepcionando, no saguão do prédio da Reitoria, os mais de 4400 calouros que estão fazendo seu registro acadêmico na universidade.

Para realizar este atendimento, a equipe coordenada pela diretora do DRCA, Ana Lúcia Ribeiro Diniz, conta com 21 microcomputadores, fornecidos pela COPEVE (Comissão Permanente do Vestibular) e pelo CECOM, além de 7 impressoras adquiridas com o apoio da Proplan – Pró-reitoria de Planejamento e 3 emprestadas pelo próprio DRCA.

A grande novidade, sob o ponto de vista estratégico para a universidade, e que visa dar maior qualidade aos serviços prestados aos alunos, foi a unificação, de forma pioneira, dos procedimentos de registro e matrícula. Até então, o calouro fazia o registro na Reitoria, depois se deslocava para outras unidades acadêmicas, nas quais deveria realizar sua matrícula em disciplinas. Após atuação destacada da diretoria do DRCA, foi possível fazer com que tudo fosse realizado em ato único, centralizado na Reitoria.

Para os futuros processos similares, analisando o impacto das medidas implantadas este ano, será possível ao DRCA mudar a escala de atendimento aos diversos cursos, que hoje é diária, reduzindo assim as filas que se formam pela manhã, em grande parte pela ansiedade dos calouros, que chegam antes da abertura do serviço de registro.

Para viabilizar a informatização do processo, o DRCA está contando com o novo sistema de registro acadêmico desenvolvido pelo CECOM, que é parte das funcionalidades do novo Sistema Acadêmico. O sistema já foi desenvolvido dentro da nova metodologia para ambiente Web, com padrões da plataforma aberta J2EE (Java 2 Enterprise Edition).

Outra novidade importante é que todos os usuários estão acessando o sistema através de suas senhas do Grude, as mesmas utilizadas para acesso ao correio e agenda via Web. A certificação de acesso se baseia em padrões abertos LDAP (Lightweight Directory Access Protocol ), a partir dos quais a ATI pretende, gradativamente, simplificar e unificar o uso de senhas dos diversos sistemas de tecnologia da informação da universidade.

Coordenados pelo vice-diretor, Gilmar Lima Guimarães, diversos funcionários do CECOM estiveram envolvidos nas atividades, principalmente os lotados nas divisões de Aplicativos e Sistemas (DAS) e Atendimento e Consultoria (DAC).

 

EQUIPE DA DAS É TREINADA EM J2EE

A equipe de Análise do CECOM, envolvida no projeto de desenvolvimento do novo Sistema de Controle Acadêmico da Pós-Graduação, está participando de treinamento teórico sobre arquitetura para projeto de sistemas baseada na plataforma J2EE (Java 2 Plataform, Enterprise Edition). Essa plataforma provê mecanismos, já consolidados, para um efetivo gerenciamento e uma eficaz implementação de sistemas baseados em metodologia de Orientação a Objetos, linguagem de programação Java e com interfaceamento Web.

O treinamento, previsto para ser realizado nos dias 11, 12, 20 e 21 de março, no período da tarde, tem como instrutor o consultor Marco Aurélio S. Mendes e como participantes: Gilmar Lima Guimarães, Denise Cristina de Assis Moreira, Mário Magalhães Lara, Raimundo Natalino Chaves e João Carlos Lages.

TESTES COM AMBIENTE DE SOFTWARE LIVRE

Dando prosseguimento aos testes com ambiente de software livre que estão sendo realizados pelo CECOM, a DAC criou um domínio cecom, compatível com um domínio do Windows NT. Isso permite que seja feito um mapeamento virtual de disco semelhante ao existente no sistema operacional de rede Netware, da Novell, utilizado como padrão em toda a Rede Administrativa, e evita a necessidade de existência de usuário local para autenticação de uso na estação de trabalho. O próximo passo é avaliar o desempenho deste ambiente, o que será feito pela equipe de desenvolvimento de sistemas da DAS.

Estas atividades foram executadas pelo bolsista Emerson Henrique Kfouri Pereira, sob a coordenação do analista Hélio Teixeira da Costa.


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE FEVEREIRO
Durante o mês de fevereiro foram feitos ajustes no filtro, para diminuir a ocorrência de “falsos positivos”. Foi feito também um ajuste no servidor de e-mail, que agora verifica a origem de cada e-mail e, em casos muitos suspeitos, rejeita sumariamente a mensagem.

O gráfico mostra, dia a dia, os números de mensagens trabalhadas e recusadas durante o mês de fevereiro de 2003:

 

ROTEIRO PARA RENOVAÇÃO DE CERTIFICADO DO NOTES

A DAC tem recebido várias solicitações de usuários do Lotus Notes que não confirmaram sua certificação e perderam o acesso à sua caixa postal.

Os certificados dos arquivos ID dos usuários do Notes têm a validade de dois anos. Ou seja, de 2 em 2 anos, o usuário deve solicitar um novo certificado para poder continuar usando o Cliente Notes (o uso via Web não necessita de certificação para o usuário).

O Administrador GRUDE avisa ao usuário do vencimento do certificado atual. Três meses antes do vencimento, o usuário começa a receber (toda vez que abre o cliente Notes) uma mensagem de que seu certificado estará expirando na data tal, e que ele deve solicitar um novo certificado. Esta mensagem já explica, de forma muito sucinta, como fazer a solicitação, mas, em caso de dúvida, pode ser usado o roteiro abaixo:

1) clicar em ArquivoFerramentas ID do Usuário;
2) digitar a senha, quando solicitado;
3) na janela “Identificação do Usuário”, clicar em Certificados;
4) clicar em Solicitar Certificado (abrirá a janela “Enviar Solicitação de Certificado”);
5) se o campo para estiver preenchido com Administrador Grude/ADM/UFMG, clicar em Enviar. Se não, seguir os passos 6 a 9;
6) clicar em Endereço…;
7) no UFMG Livro de Endereços, localizar Administrador Grude e clicar em Para;
8) clicar em OK;
9) clicar em Enviar.

Até 24 horas após o envio da solicitação de certificado, o usuário receberá uma mensagem do Administrador Grude. Ao receber essa mensagem o usuário deverá seguir os seguintes passos:

1) abrir a mensagem do Administrador Grude;
2) com a mensagem aberta, clicar em Ações (na Barra de Menu) e depois em Aceitar Certificado;
3) digitar a senha, quando solicitado;

Nota: Caso o aviso persistir, desanexar os arquivos enviados na mensagem do Administrador na pasta que se encontra os arquivos de configuração do Lotus Notes. Na rede administrativa esta pasta é U:\Util\Notes (e-mail pessoal).

O processo estará concluído e seu ID estará certificado por mais 2 anos.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Lembra dos Smurfs que fizeram sucesso em todo o mundo? Pois é, agora existe uma página oficial (http://www.smurf.com/homepage.html) com as famosas criaturinhas azuis. Você irá conhecer melhor cada um dos personagens, suas características e descobrir como são chamados os Smurfs em mais de 20 idiomas. (Site em Inglês)

– O que aconteceria se de repente a Terra parasse de girar ao redor do seu eixo? Por que alguns oceanos são verdes e outros azuis? As lâmpadas fluorescentes são realmente mais eficientes que as lâmpadas incandescentes? Para saber as respostas, visite a Sala de Física, uma página interessante não só para professores e estudantes, mas também para os mais curiosos. O endereço é: http://geocities.yahoo.com.br/saladefisica/index.html.

– Procurando animações, fotos e sons em formato MIDI e muitos outros arquivos úteis para desenvolver sua home page? A página IMIRA (http://www.imira.com/) oferece ainda diversos softwares gratuitos e um serviço de cartões virtuais personalizados que você pode construir com suas próprias imagens, a partir dos modelos existentes, e enviar para quem quiser. Vale a pena conferir também o álbum de fotos virtual. (Site em Inglês)

– A página http://www.terra.com.br/cybercomix/ é imperdível para quem gosta de quadrinhos. Além de histórias interativas onde você controla os personagens, ela traz os trabalhos de Fernando Gonsales, Allan Sieber, Laerte, Lourenço Mutarelli, MZK, Adão e mais de 50 autores nacionais, uma piada nova a cada dia e, claro, diversas notícias do mundo dos quadrinhos.

– Sei que muita gente não gosta, mas certas profissões simplesmente vão deixando de existir por conta do progresso. A grande maioria de trabalhos braçais. Uma seleção de 155 fotografias, retiradas de uma coleção com mais de 1.100, presta uma homenagem aos homens que, com suor e músculos, ajudaram no desenvolvimento das grandes indústrias. O endereço é: www.lostlabor.com. (Site em Inglês)

– A história da ascensão e queda do império romano é repleta de lances emocionantes e personagens complexos. Este site (http://www.roman-empire.net) é recheado de ilustrações e mapas. Traz ainda uma seção especial para crianças e os principais fatos históricos. Também apresenta curiosidades da época e uma pesquisa para escolher o melhor e o pior imperador. (Site em Inglês)

– A temporada de Fórmula 1 já começou com o Grande Prêmio da Austrália. Fique por dentro das notícias do automobilismo no site www.superlicenca.com.br, mantido por duas gêmeas fãs de velocidade.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou as seguintes notícias na segunda quinzena de fevereiro:

Recarregar a bateria? Chacoalhe o celular! (21/02/03) – Depois da bateria à corda, invenção da Motorola, vem aí a bateria auto-recarregável. Uma empresa de Taiwan criou um gerador elétrico mecânico que enche a bateria de novo só pelo movimento do celular.
Segundo a Sunyen, que lançou o produto no dia 19/02, o sistema dispensa tomadas e fontes externas de eletricidade para reposição de energia – basta chacoalhar o celular ou simplesmente andar com ele no bolso e pronto! Você tem uma bateria novinha em folha. O dispositivo ainda traz um botão de corda, semelhante aos encontrados em relógios de pulso.
A Sunyen disse que os três mecanismos de recarga são o suficientemente pequenos para serem embutidos em qualquer um dos modelos de celulares existentes atualmente no mercado.
O dispositivo de recarga foi batizado como Mudoo e já foi patenteado pela companhia em 149 países.

Bill Gates ainda não perdeu a majestade (28/02/03) – Entra ano, sai ano, é a mesma coisa: mesmo muitos milhares de dólares mais pobre, o chairman da Microsoft, Bill Gates, não perde o posto de homem mais rico do mundo.
Foram 12 bilhões a menos de dólares em apenas um ano (de 52,8 para 40,7 bilhões), mas não foi desta vez que Gates deixou a cabeceira da lista dos maiores bilionários do mundo da revista Forbes.
Quem sabe, se o escoamento de dinheiro continuar no mesmo ritmo, Gates não consiga a façanha no próximo ano, já que Warren Buffett – segundo lugar na lista da Forbes também já há muitas edições – se encontra hoje a apenas 10 bilhões de dólares de diferença (com fortuna estimada em 30,5 bilhões) de seu amigo pessoal?
Entre os mais poderosos, o co-fundador da Microsoft Paul Allen manteve sua quarta posição do ano anterior, mas viu sua fortuna diminuir de 25,2 para 20,1 bilhões. Larry Ellison, presidente e CEO da Oracle, desceu um degrau – do quinto para o sexto – e também perdeu bastante dinheiro no último ano: dos 23,5 bilhões de dólares em 2002, seu patrimônio hoje é de 16,6 bilhões, míseros 100 milhões à frente de todos os membros da família Walton, dona do Wal-Mart.
Steven Ballmer (fortuna de 11,1 bilhões de dólares) também caiu da 15ª para a 16ª posição no ranking; mas quem mais desceu degraus foi mesmo Michael Dell, presidente da fabricante de PCs: do 18º lugar na lista em 2002, ele aparece hoje em 24º, com patrimônio de 9,8 bilhões de dólares.
Além da fortuna de Gates e outros ricaços do mundo da tecnologia, mais uma coisa diminuiu na edição 2003 dos maiores bilionários do mundo da Forbes: a lista dos brasileiros participantes. Três das famílias que sumiram deste mapa foram a Marinho, a Diniz e a Antonio Ermínio de Moraes, mas estão lá Joseph e Moise Safra (em 92º lugar), Aloysio de Andrade Faria (132º), Julio Bozano (348º) e Lily Safra (427º).

França proíbe o spam (28/02/03) – O spam está banido da França a partir desta semana. Com unanimidade, os deputados da Assembléia Nacional aprovaram a lei que proíbe o envio de mensagens comerciais não solicitadas.
Segundo o site Europamedia.net, além da nova lei foram aprovadas emendas que visam aumentar a confiança na economia digital e o combate ao cibercrime. Algumas campanhas de marketing direto (como newsletters de lojas virtuais) continuam liberadas, desde que o internauta tenha se registrado no serviço ou dado seu consentimento prévio.
A lei que dá fim ao spam na França ainda deve ser aprovada pelo senado. Todas as reclamações dos usuários serão ouviddas por uma Comissão Nacional.

MODIFICAÇÃO NO HORÁRIO DO CIRCULAR INTERNO

De acordo com o calendário acadêmico da UFMG, no período de 17 de março a 21 de abril de 2003 o Circular Interno Campus Pampulha estará atendendo de acordo com o horário de férias, identificado no quadro de horários e itinerário como Linha C.

A partir de 22 de abril, início do primeiro semestre letivo de 2003, o atendimento será normal.

O quadro de horários do ônibus circular interno está na página da UFMG: www.ufmg.br, link=serviços.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A comemoração do aniversário de Carlos Alfeu foi realizada no dia 27/02, com direito a bolo, tortas, patês, doces e balões. A maior surpresa para ele foi a presença dos filhos, Vítor e Fábio, que só sentiram a ausência de outras crianças na festa.

As fotos são de autoria da Lelé e do Leão.

Fábio e Vítor escondidos para a surpresa

O abraço do Vítor

Mário acendendo as velas do bolo

Parabéns prá você!

Apagando as velas

A vela não queria apagar

E a vela continuou acesa!

Xina

Gilmar e Xina



Há 20 anos…

Nas edições no. 9 (03/03/83) e 10 (10/03/83) do Sistemático Ano VII foram publicadas notícias sobre o programa de atualização da equipe de operação do CECOM, arquivos em pack, treinamento da IBM, versão 3.2 do Sistema Operacional, treinamento para utilização do Cobra, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

TRABALHO PREMIADO
Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, chefe da Divisão de Usuários do CECOM, teve o seu trabalho “O Computador e a Medicina” escolhido entre os inúmeros enviados para a Revista Interface. Como prêmio, ela recebeu um TK 82-C, da Microdigital e o seu trabalho deverá ser publicado na edição do mês de março da revista.

SAÍDA DO CECOM
Luiz Carlos Campos, analista do Setor de Suporte de Sistemas, pediu demissão do Centro de Computação na última semana.
Ele esteve na Redação do Sistemático onde atuava como chargista e grande colaborador, despedindo-se de todos e deixando um abração.
Com a sua saída, o CECOM se vê desfalcado de um elemento capaz e de um grande amigo.

PALESTRA NO CECOM
Será realizada na próxima terça-feira, dia 15, a palestra “Mais um Algoritmo de Balance-Line”, por André Maurício Lopes da Gama Cerqueira. O algoritmo foi publicado nas Comunicações da ACM, sendo simples e genérico. A Divisão de Projetos Administrativos conta com a presença de todos os interessados no assunto para que se possa discutir a aplicabilidade do referido algoritmo nos programas desenvolvidos no CECOM.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os próximos aniversariantes: Michele Marie Ribeiro Perpétuo, no dia 18; José Maria da Silva Bessa e Maximiliano Luiz Souza Guimarães, no dia 19. Os parabéns para os ex-ceconianos: Jane Pires Camargos Lemos, hoje, dia 13; Gláucia Maria Fantoni, no dia 14; Messias Emanoel Chaves, Mônica Ataíde Silva e Roberto Márcio Ferreira de Souza, no dia 16; Odilon Gonçalves de Castro, no dia 17; Rodrigo Torres Assumpção, no dia 18; Rafael Alves de Souza, no dia 19; e Maria Luciene Diniz Ferreira, no dia 20.