Sistemático: Edição 1149 – 20/03/2003


Notícias



DRCA ANALISA ESTATÍSTICAS DE ATENDIMENTO DO REGISTRO ACADÊMICO

Durante a semana passada, o DRCA recepcionou, no saguão do prédio da Reitoria, os mais de 4100 calouros que vieram ao Campus fazer seu registro acadêmico na universidade.

Conforme divulgado na última edição de O Sistemático, para realizar este atendimento a equipe coordenada pela diretora do DRCA, Ana Lúcia Ribeiro Diniz, contou com 20 microcomputadores para atender mais de 800 calouros diariamente.

Visando dar maior qualidade aos serviços prestados aos novos alunos, foi adotada, pela primeira vez, a unificação dos procedimentos de registro acadêmico e matrícula em disciplinas. Antes da adoção deste processo, o calouro fazia o registro na Reitoria e depois se deslocava para as unidades acadêmicas, nas quais deveria realizar sua matrícula. A partir de agora, tudo passou a ser feito em ato único e centralizado.

Apesar desta inovação, que poupou tempo e reduziu o desconforto para os calouros, o objetivo de melhoria da qualidade ainda não foi totalmente atingido. Isto porque ainda se formaram grandes filas no início das manhãs.

A partir dos dados estatísticos de atendimento, coletados durante todos os dias da semana do registro, será possível ao DRCA atuar para modificar este quadro. Isso poderá ser resolvido, por exemplo, com a adoção de escalas de atendimento aos diversos cursos, que podem ser distribuídos ao longo do dia. Este tipo de organização não era possível antes da unificação dos processos de registro acadêmico e matrícula em disciplinas e pode ser melhor implantado com as informações que se tem hoje.

Analisando os dados coletados, percebe-se claramente que uma das principais razões da “fila matinal” é a ansiedade dos calouros, que em sua maioria chegam antes da abertura do serviço de registro, temerosos de que algum problema possa acarretar a perda da vaga.

Para que se possa visualizar melhor esta situação, basta ver o gráfico abaixo, que mostra o volume acumulado de atendimento ao longo da última sexta-feira, 14 de março. Por volta das 14 horas, já haviam sido atendidos mais de 90% dos calouros previstos para aquele dia.

Já no gráfico seguinte, também do dia 14 de março, vê-se que a carga máxima de atendimento, que dura das 9 às 12 horas, despenca ao longo da tarde.

Esta semana, a equipe de desenvolvimento do novo sistema acadêmico, do qual o novo registro acadêmico dos calouros é uma das funcionalidades já disponíveis, entregou à Diretoria do DRCA todos os dados estatísticos referentes às atividades de atendimento dos calouros na última semana. A equipe do CECOM é coordenada pelo vice-diretor, Gilmar Lima Guimarães.

NOTES É INSTALADO NAS UNIDADES ADMINISTRATIVAS FORA DO CAMPUS PAMPULHA

As Unidades Administrativas localizadas fora do Campus da Pampulha já estão utilizando o Cliente Notes como ferramenta de correio eletrônico. Apesar de utilizarem linha discada, o que torna a conexão bem mais lenta, o Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB), o Teatro Universitário (TU), o Centro Cultural da UFMG (CCULT), o Conservatório UFMG e o Coral Ars Nova já podem usufruir as vantagens da plataforma Notes.

O processo de inclusão no GRUDE dessas unidades iniciou-se em dezembro último, com a criação, configuração e instalação das novas Caixas de Correio Institucional (CCIs) do MHNJB. Em janeiro, foi a vez do TU e CCULT serem incluídos no GRUDE.

A instalação e configuração das CCIs do Conservatório UFMG e o Coral Ars Nova devem estar concluídas até 21/03/2003.

Foram responsáveis pelo processo Antonio Eustáquio Rodrigues e o estagiário Ivan Pereira Prado, ambos da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC).


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES
Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O simulador Explore Mars Now, http://www.exploremarsnow.org, é fiel ao mostrar como seria uma futura exploração a Marte. Outra parte interessante do projeto é entender como uma nave espacial funciona por dentro, nos trazendo uma idéia de como é ser um astronauta. Quem nunca imaginou ser um?

– Muito engraçada é a pagina DancingBush. Para quem gosta de rebolar e outras coisas de dança, é só escolher o movimento e o Bush vai dançar na sua música e movimentos. Vamos lá, faça o Bush dancar no endereço http://www.dancingbush.com. (Site em Inglês)

– A página que fala sobre o homem-aranha, em flash, é a http://www.spidermanflash.kit.net/flashweb.html. É uma página bem feita com várias informações sobre este personagem.

– As calculadoras da página Jarusa, http://www.jarusa.com, calculam seu próximo aniversário decimal (que acontece a cada mil dias), quantos dias você já viveu, quantos dias faltam para determinado evento e quantos dias tem o seu relacionamento. (Site em Inglês)

– E por falar em relacionamentos, a página Rich Salter traz uma calculadora do amor, http://www.richsalter.net/flash_ scrapbook_items/70_love_calculator. Basta colocar o nome do casal para saber qual a porcentagem de sintonia dos dois em um relacionamento amoroso. (Site em Inglês)

– A Sony lançou a página Custommixcd.com, no qual pode criar sua própria compilação com até 72 minutos. Cada CD custa US$ 15, mas por enquanto só estão disponíveis álbuns do Bob Dylan e Train. Já o novo álbum do White Stripes, Elephant, que mesmo antes de ser lançado já está na Internet, está agora legalmente on-line para os fãs. Na página https://secure.digitalinsert.com/competition.cfm?promotion=45, fãs que tenham um dos álbuns da dupla podem ouvir algumas faixas do novo CD.

– Matérias atualizadas sobre a cultura pop estão na página Rabisco, www.rabisco.com.br. Um ótimo design e agradáveis temas correntes do universo da música, cinema e cultura em geral. Leia as colunas com textos analíticos, enquetes e acesso a todas as edições anteriores. Vale a pena conferir!

– O visual da página TXT Magazine, www.txtmagazine.com, é super limpo e fica bem fácil fazer leitura online. Ela é uma revista eletrônica com artigos e matérias bem legais com contos interessantes.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nas últimas semanas, as seguintes notícias:

Universidade cobrará por uso de banda extra (07 de março de 2003) – A universidade americana de Cornell criou um sistema para cobrar estudantes e funcionários pelo uso acima do limite da web.
A universidade cobrará pelo que ela considera como “consumo irracional” de banda. Segundo o jornal The Chronicle of Higher Education, Cornell gastou cerca de 1,4 milhão de dólares no ano passado só com internet, e este custo cresce a uma velocidade de 40% ao ano. “Precisávamos fazer alguma coisa para reduzir este valor, ou pelo menos encontrar uma forma justa de cobrir as despesas”, justifica a universidade.
O sistema de cobrança deve entrar em operação no dia 1º de julho, e vai definir os valores através da coleta de dados dos logs efetuados nos roteadores da rede – o que permitirá definir os departamentos e usuários que mais gastam banda dentro do campus. Este sistema é mais complexo do que os normalmente usados nas universidades em geral, que cobram dos departamentos pela quantidades de portas que eles possuem, ou ainda uma taxa fixa dos estudantes pelo uso da web em seus dormitórios.
A Cornell explicou que usava este sistema de cobrança, mas a situação complicou-se quando os usuários começaram a conectar vários computadores em cada porta com a ajuda de “extensores de portas” – um dispositivo que pode ser comprado em qualquer loja de aparelhos eletrônicos e permite a conexão de cinco, dez ou mais computadores em cada um.
O novo sistema não dispensará a cobrança por portas – cada uma sai por 7,50 dólares mensais – mas o usuário pagará quatro dólares a cada 2 GB de dados, e uma porcentagem deste valor a cada megabyte que ultrapassar esta cota. Quem gastar abaixo disso estará livre de taxas adicionais.
Para os estudantes, a cobrança será só um pouco diferente: 26,35 dólares de mensalidade, paga nove meses ao ano; mais quatro dólares pelo uso no dormitório de até 2GB, e as mesmas taxas adicionais a cada megabyte que extrapolar esta cota.

Intel Xeon ultrapassa os 3 GHz (10 de março de 2003) – Os processadores Xeon chegaram à casa dos 3 GHz. A Intel apresentou dois novos modelos da linha, um deles com velocidade de 3,06 GHz.
O modelo de 3 GHz vem com 512 KB de memória cache nível 2 e bus de 400 MHz. Também com 512 KB de memória cache nível 2, o Xeon de 3,06 GHz oferece bus de 533 MHz.
O Xeon roda geralmente em servidores de web, de ferramentas de busca ou de mídia digital para streaming, em equipamentos de segurança, ou ainda em estações de trabalho dedicadas a criação de conteúdo digital, análises financeiras e aplicações de engenharia elétrica e mecânica.
Segundo a Intel, o modelo de 3,06 GHz é compatível com os chipsets E7501 e E7505, enquanto o de 3 GHz é compatível com os chipsets E7500 e Intel 860. Os dois novos processadores já estão liberados mundialmente.

UOL diz que barra 7 mi spams por dia (12 de março de 2003) – Mais uma sobre a luta contra as mensagens não-solicitadas: o UOL declarou que 47% dos 15 milhões de e-mails que circulam diariamente por seus servidores são barrados antes de chegar ao assinante por serem considerados spam.
Pelas contas do UOL, os filtros que analisam as características e padrões das mensagens recebidas no servidor conseguem barrar cerca de sete milhões de spams por dia. “Nós temos procurado refinar cada vez mais os filtros para aumentar a eficiência sem prejudicar aquele remetente que não é spammer”, declarou o diretor de tecnologia do provedor, Luiz Claudio Villani, acrescentando que um dos principais desafios é não bloquear informes publicitários e boletins de envio automático que na verdade foram solicitados pelos assinantes.

PESQUISADORES ESTABELECEM NOVO RECORDE DE VELOCIDADE NA INTERNET

De olho em um futuro digital ainda mais rápido, pesquisadores anunciaram que estabeleceram um novo recorde de velocidade na Internet.
Cientistas do Stanford Linear Accelerator Center empregaram cabos de fibra ótica para transferir 6,7 gigabytes de dados, o equivalente a dois filmes de DVD, através de 10.943 quilômetros em menos de um minuto.
O Stanford Linear Accelerator Center é um laboratório nacional operado pela Universidade de Stanford para o Departamento de Energia dos Estados Unidos.
A equipe conseguiu transferir informação sem comprimir a 923 megabytes por segundo, durante 58 segundos, de Sunnyvale, na Califórnia, até Amsterdã, na Holanda.
Isso é cerca de 3.500 vezes mais rápido que a típica conexão de banda larga.
“Explorando os limites das capacidades das tecnologias da Internet, estamos melhorando nossa habilidade para implantar novas técnicas na rede”, assegurou Les Cottrell, vice-diretor do centro.
“A experiência pode propiciar a transferência de informação de alta velocidade a aplicações práticas cotidianas, como, por exemplo, ajudar médicos de diferentes lugares a compartilhar e discutir o diagnóstico de um paciente e seu plano de tratamento”.
Em média, a quantidade de informações que pode ser transferida pela Internet dobrou a cada ano desde 1984, disseram os cientistas. Espera-se que esta tendência continue.
Cottrell disse que ele e outros cientistas também realizaram experiências que quebraram seu próprio recorde.
Mas esses testes não foram certificados pelo Internet2, um consórcio de 200 universidades que pesquisam o futuro da Internet, e eles têm que esperar uma confirmação antes de fazer o anúncio oficial, segundo ele.
Inicialmente, os empregados do centro de Stanford esperam usar a maior velocidade de transferência de dados para compartilhar grandes quantidades de pesquisa reunidas por físicos que estudam blocos fundamentais de construção de matéria.
Mas, a longo prazo, usuários de Internet e empresários poderiam se beneficiar das descobertas.
“Imagine ser capaz de fazer o download de duas horas de filme em um minuto”, disse Cottrell. “Isso mudaria toda a idéia de como a mídia é distribuída”.
Chegar lá não será fácil, adverte Harvey Newman, professor de física do Instituto de Tecnologia da Califórnia que participou da pesquisa.
Os cientistas foram capazes de obter 93 por cento de eficiência com seu recorde porque eles não tiveram que dividir a largura de banda.
Eles receberam uma doação de equipamentos no valor de mais de 1 milhão de dólares e mudaram a configuração dos protocolos de Internet para permitir que a transferência de dados fosse acelerada, disse Newman.
Mesmo que pudessem transferir grandes quantidades de dados amanhã a preços razoáveis, Newman notou que os computadores atuais são incapazes de lidar com tais cargas.
“Você tem esta inversão onde as limitações nos avanços não serão a velocidade da Internet, mas sim a velocidade de seu computador”, disse ele.
Os cientistas disseram que a descoberta anunciada esta semana deve ajudar os pesquisadores a desenvolver um plano mais claro para tecnologias on-line mais velozes.
“Nós não temos uma visão do futuro da Internet ainda”, disse Newman. “É um mundo inteiramente novo para o qual você pode ver as primeiras idéias, mas nós não sabemos realmente como isso vai ser”

(Fonte: http://www.cnn.com.br/2003/tec/03/07/velocidade/index.html, dia 08/03/2003)

SUN PREPARA-SE PARA DOAR US$1 BI EM PROGRAMAS E SISTEMAS

A Sun inicia em meados de março um programa ambicioso, que pretende conquistar estudantes de tecnologia de todo o mundo. Serão gastos somente em 2003 algo em torno de US$ 1 bilhão com doações de programas e sistemas. A empresa vai distribuir diversas cópias do Solaris 9, Sun ONE Starter kit, Sun ONE Studio application development tools, Sun ONE Web Services Development products, o seu Linux e o Star Office. O número de beneficiados com a boa vontade da companhia ainda não pode ser mensurado. De acordo com a Sun, a questão chave não é o número de pessoas atendidas e sim os motivos de tal doação. De acordo com o que circula no mercado, a Sun quer mudar o seu perfil na cabeça dos estudantes. Quer que eles saiam da faculdade com o aprendizado de um Linux sim, só que de sua distribuição. Em outras palavras, fazer a cabeça dos profissionais enquanto é tempo.

O original está em: http://www.terra.com. br/cgibin/index_frame/informatica/2003/02/26/006.htm.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Michele Marie Ribeiro Perpétuo completou 17 anos no dia 18/03. Para não deixar a data passar em branco, na hora do café, teve bolo, pão de queijo e refrigerantes.

Chamada por último para o café das 16:00, Michele levou aquele susto ao entrar na Sala do Café com todos cantando o Parabéns prá você! Pelo sorriso da Michele nas fotos, a surpresa foi boa!

As fotos são de autoria da Lelé e do Leão.

A mesa com o bolo e os pães de queijo

Michele e Carlos Alfeu

Rosa e Michele

Alda, Eugênio, Rosa, Michele e João Paulo

Rosa, Michele, Beth, Aline e Rogério

Eugênio, Rosa, Michele e Elizângela

Todos querendo um pedaço do bolo!

Helinho (de costas) conversando com Alda

Gerson e Carlos Alfeu

Michele, Márcia e Rosa. Maria Helena ao fundo.

Rubens e Wanderson

Joãozinho, Lelé e Ronaldo

Carlos Alfeu e Márcio Bunte. Michele à direita.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 11, de 17/03/1983, publicou notícias sobre Concursos da UFMG, palestra proferida por Eduardo Costa e Silva no CECOM, treinamento para utilização do equipamento Cobra, alterações da implantação da versão 3.2 do Sistema Operacional do Burrough 6700, entre outras. A notícia que se destacou foi:

NOVO SISTEMA DE REGISTRO ACADÊMICO DO COLTEC
Foi realizada, na última sexta-feira, uma reunião entre o pessoal da Secretaria de Ensino e da Coordenação de Apoio Pedagógico do Coltec e do Centro de Computação para discutir um novo sistema de registro acadêmico para o Colégio Técnico da UFMG. …



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os próximos aniversariantes: Mário Magalhães Lara, no dia 22; Maria José (Lelé) Cortezzi, no dia 26; e Augusto Pinho Gomes, no dia 27. E envia os parabéns para os ex-ceconianos: Maria Luciene Diniz Ferreira, hoje, dia 20; William Andalécio e Rômulo Vieira de Faria, no dia 24; Ilka Ildefonso Ramos, Eduardo Moreira da Costa e Maria do Perpétuo Almeida Siqueira Lopes, no dia 26; e Anderson Borboleta de Lima, no dia 27.

FORMATURA: A colação de grau dos formandos do curso de Engenharia Mecânica da UFMG está marcada para às 19:00 do dia 05 de abril/03, no Auditório da Faculdade de Direito da UFMG, à Av. João Pinheiro no 100, Centro. Entre os formandos está Wanderson Machado Horta, que foi estagiário da Divisão de Atendimento e Consultoria do CECOM.

Wanderson