Sistemático: Edição 1150 – 27/03/2003


Notícias



ATI IMPLANTA SERVIÇOS DE VIDEO-CONFERÊNCIA

A video-conferência consiste em uma reunião entre dois ou mais grupos de pessoas, reunidos em locais distintos, que se visualizam através de câmeras e monitores de vídeo. Na UFMG, a ATI disponibiliza pessoal e equipamento para a realização de video-conferências para professores e funcionários. É um equipamento móvel, podendo ser instalado em qualquer lugar que possua a infra-estrutura mínima necessária e entre as vantagens que oferece está a economia de viagens para conferências.

O equipamento da ATI permite a realização de video-conferência através de dois métodos de conexão: rede IP (internet) ou linha discada ISDN (RDSI). No primeiro caso, é necessária uma infraestrutura mínima de rede, disponível em praticamente todos os prédios da UFMG. Entretanto, a qualidade do equipamento, neste caso, fica sujeita ao tráfego na rede entre os dois pontos. Por este motivo, é aconselhável que este tipo de evento seja realizado apenas no Campus Pampulha e que sejam efetuados testes para aferir a qualidade da transmissão entre as redes envolvidas.

O segundo método de conexão disponível utiliza linhas ISDN. Cada linha ISDN conta com dois canais de 64 Kbps e som e imagem, praticamente perfeitos, são obtidos com a utilização de três linhas simultaneamente, num total de 384 Kbps. Os seis canais disponíveis são tarifados individualmente, o que significa que cada video-conferência via ISDN a 384 Kbps custa o equivalente a seis ligações telefônicas simultâneas (locais, interurbanas ou internacionais) entre os dois pontos.

No Campus Pampulha, o ICEx conta com o Auditório 3 já preparado para a realização de video-conferências via ISDN. Na FAFICH existe uma infra-estrutura preparada na Central Telefônica, que ainda não foi distribuída para os auditórios. Teoricamente, é possível a montagem de infraestrutura em quase todos os prédios do Campus Pampulha, mas em alguns casos isto envolve a passagem de novos cabos telefônicos, o que pode tornar o processo financeiramente inviável.

O CECOM está realizando, esta semana, testes com o sistema, já que até o momento não foi possível realizar video-conferências ISDN com a UFMG recebendo as ligações. Técnicos da Telemar, Telealpha e da DRC estão envolvidos no processo.

Os interessados em utilizar este serviço terão à disposição uma estrutura montada pela ATI, com a equipe do LCC, responsável pelo fornecimento, instalação e testes do equipamento; do CECOM, com a instalação da parte de telefonia; e da CAC, na operação do equipamento. Para utilizar o serviço, o contato deve ser feito com a ATI, através do telefone 3499-4433, com Rosa Amélia dos Santos, ou e-mail rosa@ufmg.br.

DEFINIDO CRONOGRAMA DO NOVO SISTEMA DA PÓS-GRADUAÇÃO

Em reunião realizada nesta última segunda-feira, dia 24/03, entre o CECOM e a Comissão de Usuários do Novo Sistema de Controle Acadêmico da Pós-Graduação, foi definido o cronograma para implementação da fase de Construção da Versão 1 do Sistema.

A discussão dos Planos de Liberação de Versões e de Iterações teve início em reunião no dia 17/03 e, no dia 24 último, o prof. Jaime Arturo Ramirez – pró-reitor adjunto da Pós-Graduação e presidente da Comissão – aprovou o planejamento apresentado pelo CECOM.

LCC APRESENTA FERRAMENTA DE WORKFLOW DO NOTES

Na sexta-feira da semana passada, dia 21, em palestra realizada no auditório 4 do ICEx, o desenvolvedor Welter Luigi Silva, da equipe técnica do LCC, apresentou para seus colegas sua experiência no desenvolvimento de uma solução informatizada para o fluxo interno de documentos, no LCC, relacionados com solicitações de compras.

O objetivo da palestra, mais que a descrição deste fluxo, foi apresentar as características e ferramentas disponíveis na plataforma de software do Domino Workflow. Ele pode ser utilizado para se organizar e implementar a informatização de processos que envolvem fluxo de documentos, permitindo total integração, com outras ferramentas do Notes, que estão disponíveis para os usuários do Grude, principalmente o serviço de correio, que já é utilizado por mais de 7 mil pessoas na universidade.

Estiveram presentes à apresentação diversas pessoas da equipe técnica do LCC, dentre elas o diretor, Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho e o coordenador executivo Jeroen Maria Antonius van de Graaf. Pelo CECOM, compareceram Márcia Regina Lemos, para conhecer a organização do fluxo de compras, e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Adyr Rodrigues Nascimento e Antônio Eustáquio Rodrigues. Estes três últimos foram com o interesse de levantar aspectos técnicos da solução, já que a DAC estará conduzindo nos próximos meses um projeto que visa migrar para a plataforma Notes o atual sistema de processos da universidade, o AAP, ainda residente no mainframe. Além disso, é possível que a nova solução possa também permitir uma evolução para os atuais usuários do sistema SICCOR (Tramitação de Documentos) e similares. As perspectivas de adoção do Domino Workflow para o tratamento destas demandas são muito promissoras.

ICB SUBSTITUI SERVIDOR PRINCIPAL

Nesta quinta-feira, dia 27, o Instituto de Ciências Biológicas efetuou a substituição do equipamento que executa os serviços de e-mail e www.

O novo equipamento, fabricado pela Dell, conta com um dispositivo que visa resguardar a integridade física dos dados, através de sua duplicação em um sistema RAID-1. A migração dos serviços foi realizada com o apoio da Divisão de Redes de Comunicação do CECOM. O equipamento anterior, uma máquina SUN Ultra 10, estava constantemente apresentando problemas de espaço em disco e de atualização do sistema operacional.


Informativo



PROGRAMA DE ENSINO BÁSICO DA UFMG PARA 2003
A Pró-Reitoria de Recursos Humanos está organizando a oferta do curso de escolarização formal para os servidores da UFMG neste ano, oferecendo o Ensino Fundamental – 2º Segmento – (5ª a 8ª séries) no Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos da UFMG (PROEF-2). O curso oferecerá turmas no horário de 17:50 às 21:00 e outras de 18:50 às 22:00.

Os servidores deverão preencher a ficha de inscrição, que deverá ser encaminhada pelo diretor da unidade/órgão e/ou entregue na Seção de Ensino da Faculdade de Educação, de segunda a sexta-feira, no horário de 09:00 às 11:00 e de 14:00 às 16:00, do dia 01/04/03 até o dia 11/04/2003.

Para melhor composição das turmas, os servidores candidatos às vagas farão um teste diagnóstico no dia 23/04/2003, às 19:00, na Escola Fundamental do Centro Pedagógico.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A maior rede de televisão do Oriente Médio, Al-Jazeera, lançou ontem, dia 26, uma versão em inglês de sua página, no endereço http:/english.aljazeera.net. Esta página é só para a cobertura da guerra no Iraque. Segundo o The Wall Street Journal, a idéia é mostrar a guerra sob uma perspectiva diferente. Quem entrar na página, só vai ver notícias a favor do exército iraquiano, contando seus feitos, ou mostrando as baixas civis causadas pelos ataques de tropas britânicas e americanas. Fotos de soldados inimigos mortos e outras imagens chocantes também estão lá. Atenção: Hoje, dia 27 de março de 2003, foram publicadas notícias na Web de que esta página foi invadida por Hacker. Se ela não estiver disponível… Outra coisa: é muito lenta por causa dos vários acessos.

– Os Jogos Olímpicos serão realizados em Atenas, em 2004. A página http://www.atenas2004.com.br, em Português, traz várias informações sobre o evento máximo do esporte.

– Uma charge brasileira teve um destino muito curioso. Publicada pelo jornal “Tribuna do Norte”, no Paraná, no dia 21 de setembro de 2001, foi reproduzida no Charge Online (www.chargeonline.com.br). Como tudo na Web vai em velocidade diferente dos jornais convencionais, a charge chegou até ao Give it Back! (http://www.giveitback.net). Agora o pessoal está fazendo campanha para devolver a Estátua da Liberdade para a França. (Site em Inglês)

– Uma página cheia de joguinhos é a http://www.pulsounico.kit.net. Curiosidades, Dicas, Sites Interessantes, Programas e Jogos Diferentes, Imagens Inusitadas e muito mais. Tudo isso com apenas um pulso único.

– Se você quiser fazer uma tatuagem com o seu nome ou escrever em uma camiseta, use a criatividade. Aponte seu navagedor para a página Fique: http://www.nij.kit.net e escreva o que quiser. É muito legal.

– A página Gravuras Online (www.gravuraonline.com.br), que faz um apanhado das artes plásticas, mostra 200 imagens de mais de 25 artistas brasileiros. Segundo a mensagem da página, ela estará disponível a partir do dia 27 de março.

– Outra página que entrou hoje no ar é a Cidadania, http://www.cidadania.org.br, com notícias sobre o terceiro setor. Já escutou falar, mas não sabe o que é? Então, está no lugar certo. Leia texto instrutivo e divertido, escrito por Rubem César Fernandes e Miguel Darcy Oliveira, com ilustrações de Miguel Paiva.

– Uma dica super legal é o Saúde Animal (http://www.saudeanimal.com.br/). Criado em novembro de 1997, o Saúde Animal é um Portal de conteúdo e serviços agregados na área de saúde, manejo, criação de animais domésticos e selvagens. Hoje, temos todas as novidades da área e muitas dicas para melhorar a qualidade de vida e o contato entre criadores e animais. O Portal Saúde Animal foi criado pensando em auxiliar você a cuidar melhor de seu animal de estimação e, fornecer um veículo que permitisse conseguir informações e esclarecer dúvidas de uma maneira rápida sobre os animais. (Dica da Emília, filha do Leão)

Superkit (http://www.superkit.com.br) oferece ao consumidor as melhores estratégias de logísticas do e-commerce, tais como transações de dados protegidas pela Verisign, pagamento online através de boleto on-line, cartões de crédito etc. Por estar baseada em uma estrutura física convencional tem estoque de produtos para pronta entrega.

– Veja a capa do novo CD e DVD do Led Zeppelin. Jimmy Page negou que esteja nos seus planos alguma espécie de revival do Led Zeppelin, e disse que a única maneira dos fãs poderem vê-lo em ação ao lado de Robert Plant e John Paul Jones será através do DVD que vai sair em 27 de maio próximo, cuja produção passou pelo crivo do guitarrista, assim como do CD triplo, intitulado “How The West Was Won”. Gostou da notícia? Então, vá até a página http://www.whiplash.com.br e fique por dentro dessa e de outras notícias que estão rolando no mundo da música.

– É difícil determinar quando o termo rock and roll surgiu. Mas de uma coisa podemos ter certeza: ele sempre esteve impregnado de uma conotação sexual. No blues, pode ser encontrado em letras de músicas desde o início do século. Rock Me Baby, um blue antigo gravado entre outros por B. B. King, Joe Turner, Blue Cheer e Jefferson Airplane, traz em sua letra versos como: “rock me baby, rock me all night long /rock me baby, rock me all night long /cause when you rock and roll me, my back ain’t got a bone? Rock dos anos 60 e 70 para curtir e voltar ao festival de Woodstock. O endereço é: http://www.senhorf.com.br.

– Para que gosta de heavy metal, a página http://www.hardradio.com tem tudo para agradar. Entrevistas com os líderes das principais bandas estão disponibilizadas em MP3 para download. Na página, você vai escutar música durante 24 horas por dia. (Site em Inglês)

– Os últimos lançamentos, entrevistas, história e shows pelo mundo do Rock in roll está em http://rockwave.virgula.terra.com.br/. Eddie Vedder, U2, Kiss, Metallica e outros regravam Ramones em disco tributo. Exclusivo: ouça as músicas do novo disco do Matchbox Twenty previsto para março. Isto é só o começo!

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nas últimas semanas, as seguintes notícias:

Google: a marca do ano em 2002 (14 de março/2003) – Que marca causou mais impacto em sua vida em 2002? Exatas 1 315 pessoas responderam “Google” a esta pergunta da Brandchannel, tornando a ferramenta de busca mais influente que a onipresente Coca-Cola.
O Google foi a marca mais importante para 15% dos entrevistados pela segunda pesquisa mundial Marca do Ano na Escolha dos Leitores, comandada pela Brandchannel. No ano passado, o portal de serviços ocupou a quarta posição. Segundo o instituto, pode-se dizer que o Google é a ferramenta do momento para quem busca uma utilização mais eficiente da internet, além de ser “fácil de usar, clara e com visual limpo”. Isso é que é prestígio!
A marca virou até verbo para conversas informais nos Estados Unidos; “to google” alguma coisa.
Atrás do Google, e até bem perto (com 14% dos votos), aparece a Apple, campeã no ano passado; uma marca “amada por um grupo pequeno de pessoas, mas capaz de fazer um grande barulho”, nas palavras do Brandchannel. A já citada Coca-Cola aparece em terceiro lugar (12%), seguida pela rede de cafés Starbucks (11%), popularís-sima nos Estados Unidos.
Listas independentes feitas com internautas europeus e africanos incluem ainda as marcas Nokia (19% dos votos locais, ou 1 290 votos), a designer de móveis escandinava Ikea (16%), e a BMW (12%). Na América Central e do Sul, destaque para a cerveja Corona (31% dos votos), o rum Bacardi (28%), e o Café de Colombia (17%), e a brasileira Varig (10%).

HP vira representante mundial da Red Hat (19 de março/2003) – Depois da IBM, mais uma gigante da tecnologia abraça com mais empenho a iniciativa de levar o Linux para as empresas: a HP, que assinou hoje, 19/03, um acordo de distribuidora preferencial da Red Hat para o mercado corporativo.
Pelo acordo, a HP passa a ser responsável não apenas pela oferta de pacotes (hardware e software) Linux como também pela prestação dos serviços agregados (neste ponto, como provedora de serviços e também no esquema de colaboração, quando for o caso). A parceria das duas empresas é global, ou seja, vale para todas as regiões onde a HP atua, incluindo Brasil.
Fazem parte do acordo as edições Enterprise Linux AS, Enterprise Linux ES (lançado na semana passada) e Enterprise Linux WS (este, para estações de trabalho) do sistema operacional da Red Hat, com suporte para as plataformas Intel de 32 bits e Itanium.

MICROSOFT NÃO VAI PARTICIPAR DE GRUPO DE PADRONIZAÇÃO DE SERVIÇOS WEB

A Microsoft saiu nesta semana da força-tarefa de serviços da web para o World Wide Web Consortium (W3C), organização que define os padrões para a web, logo depois de ter anunciado sua participação.
Segundo o VNUNet.com, a empresa disse que não vai participar da iniciativa da W3C para definir os padrões para serviços da web. O objetivo do grupo é padronizar as conexões e padrões de uso entre serviços web para oferecer mais transações automáticas.
Segundo o site, a Microsoft teria saído do grupo ao descobrir que a linguagem de trabalho do grupo não coincidia com seus esforços independentes.
(Fonte: O Globo, 27/03/2003)

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No período de 10 a 14 de março, mais de 4100 calouros fizeram seu registro acadêmico na universidade, recepcionados pela equipe do DRCA, no saguão do prédio da Reitoria.

Conforme divulgado nas últimas edições de O Sistemático, “foi adotada, pela primeira vez, a unificação dos procedimentos de registro acadêmico e matrícula em disciplinas.”

Ao serem encerrados os trabalhos na sexta-feira, dia 14, o DRCA reuniu a sua equipe e a equipe de apoio do CECOM para um lanche de congraçamento.

Como O Sistemático estava registrando os trabalhos, não podia deixar de lado o último dia e a alegria de todos que participaram da matrícula dos calouros de 2003 da UFMG.

Da equipe do CECOM estavam presentes: Gilmar Lima Guimarães, Aleixina Maria Lopes Andalécio, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, Raimundo Natalino Chaves, Márcio da Costa Viana, Vinicius Bozzi Nonato, Luiz Carlos Atayde Júnior, Lucas Antônio de Melo Aleixo e Matheus Moreira dos Santos.

As fotos são de autoria do Leão e da Xina.

O penúltimo calouro a fazer o seu registro

A última caloura

Ana Lúcia, do DRCA, verificando os papéis da última caloura

A confirmação do registro acadêmico

A equipe da DRCA e a equipe de apoio do CECOM

Ana Lúcia e Xina

Os desenvolvedores da aplicação: Luiz Carlos, Lucas e Vinicius

O lanche de encerramento, vendo-se Gilmar perto da mesa e Raimundo ao fundo

O lanche de encerramento

Gilmar e o lanche

A equipe do DRCA



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 12, de 24/03/1983, publicou notícias sobre paralisação do Sistema Burroughs 6700, treinamento para utilização do equipamento Cobra, curso de datilografia para os Agentes Administrativos da UFMG, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

VERSÃO 3.2
Na quinta-feira passada, dia 17, entrou em operação, em carater definitivo, a versão 3.2 do sistema operacional.
Como se trata de uma nova versão, a Divisão de Sistemas de Computação lembra que é imprtante que o usuário fique atento a possíveis problemas. Quando isso ocorrer, o usuário deve entrar em contato imediatamente com a Divisão de Usuários.

VISITAS AO CECOM
Teve início na terça-feira, dia 22, a visita às instalações do Centro de Computação pelos alunos da disciplina Programação de Computadores do ICEx.
Até ontem, 16 grupos de 12 alunos cada, conheceram os equipamentos Burroughs e Facom, acompanhados por Fernando Frota Machado de Morais, da Divisão de Usuários.
Hoje, pela manhã, mais 4 grupos estiveram no subsolo e à tarde mais outros 4 grupos.
As visitas vão se encerrar no dia 29 de março.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os aniversariantes da semana: Augusto Pinho Gomes, hoje, dia 27; Alda Batista, no dia 31; Hélio Teixeira da Costa, no dia 1o. de abril; e Elizabeth Gomes Oliveira Clementino, no dia 03.
E envia os parabéns para os ex-ceconianos: Anderson Borboleta de Lima, hoje, dia 27; Célio Casemiro de Sousa, no dia 30; Maria Eugênia Melo da Cunha e Milton Pifano Soares Ferreira, no dia 31; e César de Almeida Correia, no dia 1o. de abril.

NOTÍCIAS DE GUARAPARI: William Andalécio já está em Guarapari, onde comprou um apartamento. Pediu para avisar que tem um quarto de hóspedes à espera das visitas!