Sistemático: Edição 1151 – 03/04/2003


Notícias



QUEDAS DE ENERGIA REFORÇAM IMPORTÂNCIA DO PLANTÃO

No final do mês de março, a Diretoria do CECOM e as divisões DRC, DAC, DCP e DAA, cabendo a esta última as atividades de organização do projeto, iniciaram as atividades para estrutura-ção e posterior implantação de um Plantão de Serviços no Centro de Computação, a ser disponibilizado para a comunidade universitária.

Este plantão de serviços será baseado em experiência similar, implantada em 2002 pela PRA – Pró-reitoria de Administração – que criou seu plantão atendendo a atividades emergenciais surgidas fora do horário habitual de funcionamento da universidade. Inspirado nessa experiência, o projeto do CECOM pretende cobrir atividades que envolvem as redes de comunicação, tanto a de voz quanto a de dados, bem como seus principais sistemas, serviços e equipamentos. O objetivo é o de garantir à comunidade universitária que imprevistos ocorridos, fora do horário normal de expediente, serão resolvidos ou terão o devido encaminhamento.

Nos últimos finais de semana, ocorrências seguidas de queda de energia elétrica reforçaram a importância da implantação do Plantão de Serviços. Nos dias 15 e 29 de março, dois sábados, houve interrupção de fornecimento de energia no Campus Pampulha. Em ambos os dias, após a normalização do serviço, o sistema de religamento automático instalado pelo DPFO no subsolo da Reitoria não funcionou. Assim, os equipamentos do CECOM que mantêm em funcionamento o acesso à rede de dados, e aos serviços e sistemas em rede, ficaram indisponíveis. A situação só foi normalizada, posteriormente, com o deslocamento físico e a intervenção manual de pessoal técnico. Esta solução de religamento foi improvisada, já que não há expediente aos sábados no Centro de Computação, nem está operacional o Plantão de Serviços, o que deve ocorrer nos próximos meses, ainda no primeiro semestre de 2003.

Enquanto este serviço não estiver implantado, o CECOM não tem como garantir atendimento em momentos de não disponibilidade de seus serviços aos sábados, domingos e feriados. Entretanto, alerta que atividades críticas podem ser cobertas, desde que se estabeleça cronograma antecipado que permita a adoção de soluções alternativas.
Quanto ao mal funcionamento do religamento automático, a equipe do DPFO já está verificando as possíveis causas para adotar as correções devidas.

SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VAI SER NA UFMG

A ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância – vai promover, no período de 12 a 15 de abril, no Campus Pampulha da UFMG, o I Seminário Nacional de Educação a Distância: “Habilidades e Talentos em EAD”.
Na programação do seminário constam mini-cursos, plenárias, mesas redondas, apresentação de trabalhos científicos, apresentações comerciais em EAD, além da apresentação dos trabalhos ganhadores do concurso da ABED e lançamento do livro “Manual do Professor Virtual”, de Carmem Maia e José Manuel Moran Costa.

Estarão presentes ao evento representantes de empresas, universidades, museus, bibliotecas e ONGs de todo o país.

A abertura oficial do evento vai ocorrer no dia 14 de abril, às 9:00, no auditório da Reitoria, com a participação do prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, Diretor de Tecnologia da Informação da UFMG.

Os interessados em inscrições e informações podem acessar o site da ABED (www.abed.org.br/seminario2003) ou e-mail seminario@abed.org.br.

DAC PARTICIPA DE CURSO DE QUICKPLACE

Na última terça-feira, 1/4, a diretora da DAC, Aleixina Maria Lopes Andalécio, participou de treinamento sobre o QuickPlace, ferramenta Notes para construção de websites colaborativos que o Grude disponibiliza para seus usuários. O QuickPlace é uma ferramenta segura, simples de usar e possui várias funcionalidades integradas, como: publicação na Web de documentos Word, Excel, PowerPoint e HTML; sistema de busca; banco de dados integrado; sistema de gerenciamento de conteúdo; sistema de administração de equipe; sistema de administração de acesso; compartilhamento de informação; e ferramentas de colaboração via Web (chat, discussões e message boards).

O objetivo desta participação é abrir mais uma possibilidade de serviços a serem prestados aos órgãos da Administração Central, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de sites, dada a simplicidade deste tipo de atividade com o QuickPlace.

O treinamento foi realizado no LCC, no horário de 8 às 12 horas.

CECOM CONDUZ VERIFICAÇÃO DE CÓDIGOS DE USUÁRIOS

Periodicamente, o CECOM faz a verificação dos códigos de usuários cadastrados nas redes locais por ele gerenciadas, para garantir que apenas usuários devidamente autorizados tenham acesso a estas redes. No início do mês de fevereiro, este processo teve início na rede da Reitoria, com a solicitação de indicação de responsáveis pela verificação em cada órgão.

Os indicados receberam, através de e-mail, a relação dos usuários do órgão e o tipo de acesso que cada um pode fazer na área de disco alocada para o órgão (discos virtuais L: e P:). Foi informado também, pela primeira vez, o grupo correspondente ao órgão no Grude, para que fosse verificado se os componentes deste grupo estavam corretos. Como a orientação era para retornar as informações até o dia 31/3, as alterações solicitadas já estão sendo efetuadas.

O processo de verificação está sendo conduzido pela DAC, e será ser estendido, a partir da próxima semana, às demais unidades da Administração Central.

SAÍDA DO CECOM

O estagiário Matheus Moreira dos Santos, da Divisão de Atendimento e Consultoria, pediu demissão do quadro do CECOM no dia 31 de março/03.

Matheus estava no CECOM desde março de 2002 e, no período em que esteve no CECOM, trabalhou no atendimento a usuários e instalação de softwares em microcomputadores da Reitoria.

 

CECOM CONTRATA NOVO ESTAGIÁRIO

Com a saída de Matheus Moreira dos Santos do quadro de estagiários do CECOM, a DAC selecionou, para ocupar a vaga, o aluno Rafael Braga Soares Righi, do curso de Engenharia Elétrica da UFMG.

Rafael iniciou o estágio no dia 1o de abril, lotado na DAC, onde vai trabalhar na área de atendimento a usuários.


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE MARÇO
A DRC divulgou os números relativos ao desempenho do sistema anti-virus/antispam da UFMG durante o mês de março. A quantidade de mensagens recebidas diariamente caiu em relação aos meses anteriores, assim como o número de mensagens classificadas como SPAM. A principal causa desta queda foi o aperfeiçoamento de mecanismos que dificultam o envio de SPAMs para a Universidade, conseguido principalmente com o bloqueio do acesso de máquinas conectadas a linhas discadas ou a serviços de internet banda larga. A última coluna do gráfico mostra as mensagens que foram barradas devido a este mecanismo.

 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Uma página quente é da Sony (http://www.sonytv.com.br). Apesar dos problemas técnicos, traz informações como guia completo dos episódios, a história das séries e uma mini biografia dos atores e de seus personagens.

– E se você gosta de letras de músicas e wallpapers é só apontar o seu navegador para http://www.canalsony.com.br e fazer a festa.

– Se você acredita na força do seu cabelo, é só ir na página que alguns cientistas fundaram. É um clube para cientista louco (http://www.improb.com/projects/hair/hair-club-top.html). (Site em Inglês)

– Muito divertido é o passatempo SpaceRunner. Na página http://www.karn.nu/spacerunner.htmle, com as teclas para cima, para baixo, para o lado direito e esquerdo, você pode vencer os obstáculos. O objetivo é chegar o mais longe possível e os obstáculos vão ficando mais difíceis de acordo com o nível. (Site em Inglês)

– Um provérbio chinês diz que o apetite vem com a comida. Um merengue de morango aqui, mais um prato de camarão à provençal ali, e pronto: só de pensar, você já ganhou uns quilinhos a mais. Os responsáveis pelas receitas que enchem os olhos dos internautas são culinaristas experientes. Luzinete da Veiga, 53 anos, por exemplo, tem 25 anos só de cozinha. Criou o site (www.luzinete.com.br) há três anos e, já no primeiro, recebeu o prêmio do iBest por ter sido um dos mais visitados da categoria. Uma vez por mês, Luzinete passa duas horas no bate-papo do site conversando com os leitores. “As pessoas perguntam, pedem dicas, e receitas”, conta. “Mas sempre tem gente que pergunta da minha vida pessoal”, completa Luzinete. A “mestre cuca” também divulga receitas na telinha da TV. Fez programa com Ana Maria Braga, na Record, durante seis anos. E, continua sendo convidada para ensinar as receitas de seus pratos no programa de Ana Maria, na Rede Globo. Ela é especialista em doces, mas trabalhou muito com salgados na televisão. “Ana Maria acabou fazendo meu marketing de salgadeira”, comenta. Os visitantes do seu site vão encontrar uma média de 20 receitas quentinhas toda semana. “A parte mais procurada é o link Faça e Venda”, ressalta Luzinete.
Uma grande equipe trabalha dia a dia para manter este novo conceito de site de Culinária. Aliás, não é só um site de Culinária, é também uma Revista Eletrônica com notas diversas. É também um utilíssimo Manual de Cozinha. Tem uma valiosa coleção de receitas de Faça e Venda e é um Shopping de produtos direcionados. Não podemos esquecer da importante coleção de receitas de pratos doces, salgados, bebidas, panificação e muito mais

– Helena Rizzo, chef de Cozinha e Banqueteira, escreve uma vez por semana para o Bol na Mesa. Retrospectiva. Confira as melhores colunas de Helena Rizzo em 2002 e aproveite para refazer seus pratos preferidos. O endereço é: www.uol.com.br/cybercook.

– Se você não sabe o que vai preparar na Semana Santa, uma boa dica é a página http://www.cozinhajaponesa.com.br/#. Pratos deliciosos para aquele almoço com a família ou alguém muito especial. Não perca as dicas de molhinhos rápidos. Bom apetite!

– Arroz, assado, conserva, cozido, doce, fritura, grelhado, lanche, massa, molho, sushi e sashimi são algumas das opções para encontrar maravilhosos pratos em www.vegetarianas.kit.net. E você ainda pode dar a nota para a receita. Conheça os restaurantes japoneses em todas as regiões do país e cursos da cozinha japonesa que acontecem no Rio de Janeiro e em São Paulo. Tem dica de como fazer uma horta.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nas últimas semanas, as seguintes notícias:

Câmara aprova penalidades para pirataria (24 de março/2003) – No final da tarde de quinta-feira, dia 20, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2681/96, que combate a pirataria de direitos autorais – a pena pode ser de dois a quatro anos de prisão, mais multa.
Segundo a Agência Câmara, a proposta ainda deve passar pelo Senado, mas inclui a reprodução ilegal de músicas, vídeos, livros, obras de arte, e programas de computador e ainda qualquer violação de direitos autorais praticada via internet – a cópia para uso individual, sem finalidade comercial (como baixar uma música para o PC ou gravá-la no MP3 player ou em um CD para consumo próprio), não é considerada pela lei como pirataria.
Estão abrangidos pelo projeto de lei não só quem faz cópias não-autorizadas de material protegido, mas também quem distribui ou oferece ao público reproduções piratas das obras artísticas.
Além das penalidades já citadas, o juiz envolvido no caso poderá determinar a destruição do material apreendido e a desapropriação dos equipamentos usados para a sua produção. Estes equipamentos, diz a Agência Câmara, passarão à responsabilidade da Fazenda Nacional, que poderá distruí-los ou doá-los aos estados, municípios, instituições oficiais de ensino ou pesquisa ou de assistência social.

Hackers tiram site da Al-Jazeera do ar (26 de março/2003) – Com apenas dois dias de vida, o site em inglês da tevê Al-Jazeera já foi atacado por hackers. Tanto ele quanto a versão original, em árabe, do site, estão fora do ar desde ontem à noite.
Ainda não há confirmação sobre os ataques, mas a emissora declarou ao Guardian Unlimited que suspeita que ataques do tipo DDoS forçaram os sites a sair do ar. No final de semana, informou, mesmo com Al-Jazeera sendo a palavra mais procurada em vários serviços de busca na web, a página em árabe não apresentou nenhum problema de conexão. “Estamos fazendo o possível (para colocar as páginas no ar de novo), mas isto deve levar algum tempo”, disse ao Guardian o gerente de comunicações da tevê, Jihad Ali Ballout.
Ballout declarou ainda que não sabe a origem dos ataques; é claro que as suspeitas recaem sobre os Estados Unidos, mas o executivo disse que ainda “não houve tempo para verificações”. “O que nos preocupa é que este ataque parece indicar que em alguns lugares existe medo da liberdade de expressão e da liberdade de imprensa”.
O site em inglês (http://english. aljazeera.net) traz muitas imagens fortes, mas nada se compara aos vídeos mostrados pela versão em árabe (www.aljazeera. net): no domingo, por exemplo, entraram no ar cenas dos soldados e mulheres capturados pelos iraquianos. O número de acessos, diz o Guardian, foi bastante elevado, mas mesmo assim o site se manteve no ar.

Receita já recebeu 3,18 mi de declarações (01 de abril/2003) – Até hoje, dia 1º, a Receita Federal já recebeu 3,180 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2003, ano-base 2002. Pela internet, chegaram três milhões de documentos.
Os outros 180 mil contribuintes também usaram a internet para fazer a declaração, mas na versão Simplificada Online, que está liberada para quem tem patrimônio inferior a 20 mil reais. A Receita ainda não computou o total de documentos entregues em disquete no Banco do Brasil, na Caixa Econômica Federal ou nos Correios.
Segundo a Receita, o volume de declarações recebidas até hoje já é 35% superior ao número de documentos entregues no mesmo período no ano de 2002.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O dia 26 de março, data do aniversário da Lelé, foi um dia muito alegre no CECOM. As visitas começaram cedo, com a presença da Vânia e seu filho Pituca, que levaram um bolo de chocolate para a tia, e da Naná, irmã da aniversariante. Foram muitos abraços, muita cantoria do Parabéns prá você, um almoço da turma com feijoada da Rosa, arroz da Beth, Michele e Timé, salada da Alda, couve da Timé, laranja da Márcia, e refrigerantes trazidos pelo Leão e Rubens. À tarde, na hora do lanche, mais Parabéns prá você, com o bolo de chocolate e a torta salgada da Tatá, com a presença dos ceconianos.

Hoje, O Sistemático publica as fotos das visitas e do almoço, que são de autoria da Rosa, Lelé e Leão. Na próxima semana, serão publicadas as fotos do lanche da tarde.

É ou não é o dia mais alegre do ano?

A primeira surpresa do dia com os sobrinhos Vânia e Pituca

Vânia, Lelé e Pituca

Timé (de costas), Alda, Beth e João Paulo

Maria Helena Rodrigues, Beth, João Paulo, Ronaldo e Rubens

Márcia, Timé, Alda e Michele

Leão, Beth e Rosa, Alda e Márcia de costas

Hélio, João Paulo e Rubens

Rosa, Lelé e Alda

Maria Helena Rodrigues, Hélio e João Paulo

Beth fazendo suco

Quem lavou os pratos? Foi o Leão!

Adriana foi a última a almoçar

O descanso após a feijoada: Timé e Michele.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 13, de 04/04/1983, publicou notícia sobre o treinamento para utilização do equipamento Cobra, com aulas práticas e teóricas, e os nomes dos participantes dos módulos, 1a. Olimpíada do CECOM e o cupom de preenchimento por parte dos funcionários nas diversas modalidades oferecidas, entrevista na seção “Um Pouco de Nós”, com Luiz Diniz Ferreira e uma charge sobre a Sala Verde, cujos ocupantes (Laura, Regininha e Gilmar) trabalhavam entre várias samambaias e outras plantas.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Elizabeth Gomes Oliveira Clementino, hoje, dia 03; Eugênio Pacelli Pereira de Souza, no dia 05; Denise Cristina de Assis Moreira, no dia 08; e Nilson José Marinho Vale, no dia 10. Envia, também, os parabéns para os ex-ceconianos: prof. Wilson de Pádua Paula Filho (DCC) e Werner Streitwieser, no dia 05; Eduardo Jaime Quirós Batres (UFV), no dia 07; e Nair Vieira Sales, no dia 10.

FORMATURA: A colação de grau dos formandos em Engenharia Elétrica da UFMG será realizada no dia 05 de abril, às 10:00, no Colégio Militar de Belo Horizonte. Entre os formandos está Daniel Borges de Figueiredo Santos, ex-estagiário do CECOM, que citou os seus amigos do CECOM na dedicatória do convite. O Sistemático, em nome de todos, agradece a lembrança e envia os parabéns para o Daniel.