Sistemático: Edição 1152 – 10/04/2003


Notícias



ATI PREPARA ORÇAMENTO E PROJETOS PARA 2003

Nas últimas semanas, a ATI consolidou a relação dos principais projetos para 2003, a serem executados pelos órgãos a ela subordinados, o CECOM e o LCC. A relação de projetos procurou indicar não só prazos e custos envolvidos, como identificar efeitos positivos obtidos com sua implantação, ou negativos se não executados. Outra preocupação foi mostrar quais os principais beneficiados na comunidade usuária em cada sistema e serviço idealizado pela ATI.

Este trabalho serviu de base para a proposta orçamentária de 2003, a ser trabalhada e tratada em conjunto com as demais demandas de outras áreas da universidade.

Em seu escopo de atividades, a Diretoria do CECOM concluiu a definição dos custos reais ou estimados das despesas fixas do Centro, bem como os valores necessários para investimento. Obviamente, a elevação de custos, principalmente em serviços de telecomunicações e contratos, torna um grande desafio viabilizar a manutenção dos serviços, devidamente atrelada à necessidade de evolução e obtenção de maior qualidade.

MATRÍCULA ON LINE SOBRECARREGA SISTEMAS CORRELACIONADOS

Ao longo dos últimos semestres, o CECOM tem apoiado o ICEx, quando da realização de sua matrícula on line. Dados são trocados entre as partes para viabilizar a realização dessa atividade, que é executada por equipe comandada pelo Prof. Antônio Otávio Fernandes, do DCC.

Neste semestre, o serviço de matrícula viabilizado pelo ICEx atendeu a cerca de 10.000 alunos de graduação, de 27 cursos diversos. Durante a realização do processo, foram acionados diretamente dois serviços disponibilizados pelo CECOM: o sistema de “Avaliação da Graduação”, já que foi exigido dos alunos que preenchessem os questionários de avaliação do semestre anterior antes da efetivação da matrícula, e o “Acesso aos dados acadêmicos dos alunos”, para checagem, principalmente, de dados relativos ao histórico escolar e a confirmação de matrícula.

O sistema de “Avaliação da Graduação”, já construído em arquitetura preparada para aplicações Web, contando com o servidor de aplicações WebSphere, banco de dados Oracle e programação JSP, funcionou perfeitamente e a carga de acessos nem chegou a ser percebida.

Já o sistema de “Acesso aos dados acadêmicos dos alunos”, disponível via Web desde 1997, em ambiente mainframe, não suportou a carga e chegou a ficar indisponível durante vários períodos. A razão principal é que os prazos usados na matrícula do ICEx geraram um afunilamento de demanda em dois dias úteis, o que produziu uma carga de acesso maior que o esperado e além da prevista originalmente quando o sistema foi projetado.

Como o sistema acadêmico da graduação, que se encontra em desenvolvimento, só deve estar implantado no próximo ano, os serviços prestados pelo ICEx devem continuar atendendo à matrícula nos próximos semestres. Assim, o CECOM já está se preparando para substituir o atual acesso aos dados da graduação, por um serviço mais adequado a ser disponibilizado nas novas plataformas tecnológicas utilizadas. Em breve, este serviço estará sendo colocado à disposição dos alunos da graduação.

SEMINÁRIO DA ABED VAI TER INÍCIO NO DIA 12

A ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância – vai promover, no período de 12 a 15 de abril, no Campus Pampulha da UFMG, o I Seminário Nacional de Educação a Distância: “Habilidades e Talentos em EAD”.

A Divisão de Atendimento e Consultoria do CECOM está encarregada de providenciar pontos de rede para os estandes que serão montados no saguão da Reitoria, bem como a instalação dos equipamentos (2 microcomputadores e 2 impressoras), que ficarão na Secretaria do evento para controle dos participantes e emissão de certificados. O responsável por esta atividade é o funcionário Márcio da Costa Viana.

CEDECOM PROMOVE ENCONTRO DE ASSESSORES DE COMUNICAÇÃO DA UFMG

O Cedecom vai promover o 3º Encontro de Assessores de Comunicação da UFMG no dia 15 de abril, das 9:00 às 12:00, na sala 6009, no prédio da Reitoria. O objetivo do evento é colher sugestões dos assessores para a elaboração do manual de Orientação para relacionaciomento com a mídia, a ser editado pelo Centro de Comunicação. A publicação pretende disseminar, a todos os segmentos da comunidade interna, conceitos e técnicas que norteiem a relação UFMG/Imprensa.

Representando o Centro de Computação, estarão presentes ao encontro Maria José Cortezzi e Aline Toledo Silva.

CECOM CONTRATA NOVO BOLSISTA

Com a saída de Emerson Henrique Kfuri Pereira, do quadro de bolsistas da DAC, no dia 31 de março, o CECOM contratou o aluno Tiago Alisson Xavier da Silva, do curso de Engenharia de Minas da UFMG.

Tiago iniciou suas atividades ontem, dia 09 de abril.


Informativo



EXPEDIENTE DA UFMG NA SEMANA SANTA
O funcionamento da UFMG durante a Semana Santa vai ser o seguinte:

– dia 17 de abril: Expediente normal
– dia 18 de abril: Feriado Nacional
– Dia 21 de abril: Feriado Nacional.


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas para os leitores:

– Notícias, rádios verdes, com seleções de cantores vegetarianos, link sobre Pitágoras (o primeiro vegetariano) e, é claro, receitas. Essas vão do simples arroz integral, passando por um delicioso bolo salgado de legumes até chegar a uma couve-flor com ricota. O endereço é: www.culinariaecia.hpg.ig.com.br/index.html.

– Receitas de salgados, doces, comidas típicas, saladas e lanches estão disponíveis no endereço www.culinariaonline.com.br. Você pode aprender a fazer camarões à provençal (comida francesa), fondue de chocolate, sanduíche de presunto, espinafre gratinado, bala gelada e creme de papaia, entre outros.

– Sabe conservar alface, preparar drinques de verão e congelar alimentos? Estas e muitas dicas estão no site www.ivitrine.com.br/culinaria/culinaria.htm. Também tem receitas diversas de carnes, aves, peixes, saladas, massas, sopas, tortas, patês, sanduíches, sobremesas e bebidas.

– Uma página feita com receitas de todos os tipos é a www.chefonline.com.br. Tem rocambole, estrogonofe, massa, molho, petiscos, pizzas, doces e sopas. Quem está de dieta não fica de fora, há um atalho com receitas de baixa caloria.

– Confira as receitas do chef Eduardo Maya, na Internet, no endereço www.guloseimas.com.br. Ainda é possível encontrar uma tabela com valores calóricos dos alimentos, guia de vinhos, roteiros gastronômicos em Minas Gerais, comidas típicas do Brasil e diversos países, receitas com baixa caloria e até pratos infantis.

– O Guloseimas tem como cardápio principal o prato da semana. São receitas simples, porém bem incrementadas. No atalho nossas delícias, o navegante encontra pratos leves, tortas, massas, saladas, frutos do mar, sobremesas e lanches rápidos. Os aprendizes de mestre cuca têm tratamento especial. São pratos fáceis e deliciosos para surpreender amigos, familiares e aquela paixão. O endereço é: www.bacalhau.com.br.

– Resgate e preservação também são palavras-chaves de um outro endereço que tem como foco a memória brasileira. O endereço www.mulher500.org.br, é uma página que oferece um dicionário das mulheres que desde o descobrimento se destacaram na construção da história do País. São cerca de 800 pequenas biografias de grandes mulheres que tiveram participação ativa na história política, econômica e social do Brasil nos últimos 500 anos.

– Para quem gosta de música clássica, a Orquestra Sinfônica de São Francisco criou uma página (http://www.sfskids.org) onde ensina, divertimento e como funciona uma orquestra. Começando por explicar as diferenças entre cada um dos instrumentos, com muita animações e sons, é envio de cartão. As crianças poderão brincar de ser um grande maestro e até compor sua própria sinfonia. (Site em Inglês)

– O adjetivo naïf é o mais empregado para o gênero de pintura chamado também de ingênuo e, às vezes, primitiva (no Brasil). Na época em que foi lançado, o termo naïf era um apelido, como em outras épocas, os pintores foram chamados de impressionistas, cubistas, futuristas etc. Vá até o endereço http://www.museunaif.com.br.

– Quem mora em apartamento tem muitas histórias engraçadas para contar. Baseado nestas histórias, surgiu o Zé Lador, um porteiro capaz de levar à loucura os moradores de edifício. Assista às cinco animações, no endereço http://www.porteiroze.hpg.ig.com.br, estreladas por ele mesmo e você vai se lembrar do seu porteiro. Você poderá fazer download.

– Através da luz infravermelha, que irradia o calor do mundo à nossa volta, é possível “ver” as diferenças entre animais de sangue frio e quente. Bem como entender de que modo penas, pêlos e gordura protegem os animais do calor ou do frio. O endereço é: http://sirtf.caltech.edu/Education/Zoo/zoo.html. (Site em Inglês)

– A internet dissemina modismos mesmo. Até agora, não há registros de bebês com nomes originários na Web ou mesmo no mundo da informática. Enquanto isso, quem quiser conferir os nomes mais utilizados em vários países tem uma base valiosa em http://www.idescat.es/onomastica/noms.stm. (Site em Francês)

– Numa escala maior é o programa IST (Information Society Technologies) da União Européia, que tenta articular a tripla convergência entre as tecnologias de informação, comunicação e mídias. Uma parte importante dos seus recursos se destinam a pesquisa e desenvolvimento em tecnologias de redes avançadas, e estão sendo sustentados diversos projetos na área de redes fotônicas, onde não apenas a transmissão é óptica, como também a comutação. Alguns destes projetos interessantes e inovadores são Lion, David, Capricorn e Stolas. O endereço é: http://www.ist-optimist.org/proj.asp.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nas últimas semanas, as seguintes notícias:

83% das compras na web são pagas com cartão (27 de março de 2003) – Em 2002, os internautas gastaram 745 milhões de reais no cartão de crédito em compras online – e isso sem contar carros, passagens aéreas e leilões. Pelas contas da Credicard, 83% das compras virtuais foram pagas no cartão no ano passado.
O valor é 62% mais alto do que o do ano anterior, quando as compras online pagas com cartão de crédito somaram 460 milhões de reais. Cresceu, também o número de portadores de cartões de crédito que compram na internet: de 5%, em 2000, para 10% em 2002; mas 39% das pessoas que têm cartão de crédito no país possuem acesso à web.
O estudo Cartões de Crédito e a Internet, encomendado pela Credicard, levou em consideração os pagamentos efetuados com todas as marcas e bandeiras. Enquanto o tíquete médio na web é de 230 reais, o valor médio gasto por internautas com cartão de crédito a cada compra é de 250 reais, diz a empresa. O tíquete médio é alto, explica, principalmente por causa da aquisição de eletroeletrônicos, que hoje representam 16% do total de compras virtuais feitas no país – sempre sem contar carros, bilhetes aéreos e as vendas em leilões virtuais.
O perfil do comprador virtual que paga com cartão de crédito é homem (70%), de 30 a 49 anos (69%), morador da região sudeste (70%), e que ganha a partir de 1,5 mil reais por mês (55%).
Para 2003, consolidando dados da Credicard, do e-Bit e do Ibope e-Ratings, espera-se que os internautas gastem 1,2 bilhão de reais na internet – 1,02 bi com cartão de crédito -, com tíquete médio de 245 reais.

Linux avança na preferência das empresas (28 de março de 2003) – O sistema de código aberto Linux registra a expansão mais expressiva na preferência das empresas do país quando questionadas sobre qual o sistema operacional de rede que utilizam. Assim é no cenário revelado pela oitava pesquisa INFO “As 100 Empresas mais Ligadas do Brasil”.
O Linux, ancorado na combinação de estabilidade com custo menor, saltou de 39% em 2002 para 52% em 2003. Na relação dos mais utilizados, é dono do terceiro lugar.
O Windows (NT e 2000) ainda tem a presença mais forte, 97%, sequido pela plataforma Unix que, em relação a 2002, subiu de 59% para 66% da preferência.
McAfee oferece antivírus online gratuito (03 de abril de 2003) – A McAfee decidiu liberar uma ferramenta para a detecção e limpeza de vírus gratuita, que pode ser acessada via internet. É o WebImmune, que já está no ar.
Segundo Patrícia Ammirabile, analista do Avert (AntiVirus Emergency Response Team) da McAfee Brasil, o serviço traz tecnologias que analizam documentos suspeitos e criam vacinas, em tempo real, para as ameaças provenientes da internet. Para usar o WebImmune, não é necessário ter instalado um programa antivírus no computador.
Para usar, basta acessar o endereço www.webimmune.net e se cadastrar. O sistema gera uma senha pessoal e um código de acesso, enviados ao internauta por e-mail, para serem usados nos novos acessos ao serviço. O WebImmune está em inglês.


Brasileiro assume IBM na Colômbia (02 de abril de 2003) – O executivo brasileiro Luiz Flaviano dos Santos é o novo presidente da subsidiária da IBM na Colômbia. Ele já assumiu sua nova função.
Flaviano, 38 anos, trabalha na Big Blue há 15 anos. Mais recentemente, respondia como diretor de vendas para o setor público – cargo no qual foi substituído por Haroldo Hoffman.
Sua principal missão no comando da IBM Colômbia será retomar o crescimento da subsidiária e ampliar sua participação no mercado.

(Nota da Redação: Luiz Flaviano é ex-ceconiano. Pertenceu ao quadro do CECOM como estagiário, no período de setembro de 1984 a julho de 1985, e como Programador e Analista de Sistemas, no período de julho de 1985 a março de 1987.)

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Dando continuidade à comemoração do aniversário da Lelé, ocorrida no dia 26 de março/03, O Sistemático publica hoje as fotos do lanche da tarde, que teve a presença de quase todos os ceconianos.

No lanche foram servidos: a torta salgada da Tatá, o bolo de chocolate da Vânia, sorvete (contribuição do Rubens) e refrigerantes (levados pelo Leão).

As fotos são de autoria do Leão.

O bolo de chocolate

A mesa com o sorvete, o bolo, a torta e os refrigerantes

Rubens, Regininha e Lelé

Carlos Alfeu, Rosa, Rubens, Regininha, Lelé e Renato

Um trio muito animado cantando o Parabéns prá você: Emerson, João Paulo e Eugênio

A turma se preparando para uma foto, vendo-se Adriana, Rosa, Alda, Lelé, Beth, Timé, Michele, Carlos Alfeu e Regininha

Ronaldo (dando palpite) e ao fundo: João Paulo, Eugênio, Luiz Carlos e Gilmar

A foto oficial da festa: Adriana, Vilma, Rosa, Alda, Beth, Lelé, Carlos Alfeu, Michele e Regininha

Mariozinho, Eugênio, Raimundo e Ronaldo (de costas)

Gilmar, Lelé e Rosa

Vilma, Márcia, Lili, Adriana, Beth, Michele e Carlos Alfeu



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 14, de 07/04/1983, publicou notícias sobre a programação do treinamento para utilização do equipamento Cobra, 1a. Olimpíada do CECOM, 1o. CALIBRE – Campeonato Livre de Buraco da Reitoria, entre outras. A notícia que se destacou foi:

VISITAS AO CECOM
Foram encerradas, na semana passada, as visitas dos alunos de Programação de Computadores do ICEx aos equipamentos Burroughs e Facom do Centro de Computação.
Na última terça-feira, estiveram visitando as instalações do CECOM, os alunos do curso de pós-graduação em Engenharia Metalúrgica da UFMG.



Eventos



VÃO COMEÇAR AS RIFAS PARA A FESTA JUNINA DO CECOM

Como sempre acontece, a Xina tem sempre uma contribuição para as rifas das festas do CECOM. Desta vez, a Redação recebeu uma belíssima colcha para angariar fundos para a Festa Junina deste ano.

Após a Semana Santa, as rifas serão distribuídas para os funcionários também ajudarem na venda.

Não pensem que será somente esta rifa que vai ser passada no CECOM. A Redação já está providenciando uma cesta de biscoitos diversos, outra de sucos e refrigerantes e, se tudo der certo, uma com todas as guloseimas possíveis. Acreditem, todos vão ajudar!

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Nilson José Marinho Vale, hoje, dia 10; e Rubens Crispim da Silva, no dia 18. E envia, também, os parabéns para os ex-ceconianos: Miriam Lúcia dos Santos Jorge, no dia 07 (parabéns atrasados); Benício Alves de Souza e Nair Vieira Sales, hoje, dia 10; André de Paula Dias Couto, no dia 12; Alberto Henrique Frade Laender (DCC), no dia 20; Patrícia Aniger de Barros, no dia 21; Wallace de Almeida Rodrigues, no dia 22; e Christiano Gonçalves Becker (DCC), no dia 23.

FORMATURA: A colação de grau dos formandos em Ciência da Computação da UFMG será realizada hoje, dia 10 de abril, às 20:00, no Auditório da Faculdade de Direito. Entre os formandos está Herbert Mendes Leal, estagiário da Divisão de Redes de Comunicação que, nos agradecimentos do convite, citou “a galera do CECOM”. O Sistemático, em nome de todos, agradece e envia os parabéns.