Sistemático: Edição 1155 – 30/04/2003


Notícias



VELOCIDADE DE ACESSO À REDE UFMG É DUPLICADA PARA DIREITO E FARMÁCIA

A Diretoria do CECOM, apoiada pela DRC e DAA, vem avaliando alternativas para aumentar a velocidade de acesso das unidades externas ao Campus Pampulha, ao backbone da rede UFMG.

A relação de unidades atendidas por esse serviço de comunicação de dados, que é fornecido pela Telemar, é composto pelas unidades do Campus Saúde, Engenharia (centro), FACE, Direito, Farmácia, Arquitetura, Conservatório, Museu e NCA. Através deste serviço, as unidades acessam serviços e informações na Internet e utilizam os sistemas institucionais.

Para viabilizar a ampliação das velocidades contratadas há, principalmente, questões financeiras e contratuais a serem resolvidas. O acompanhamento de desempenho dos links de comunicação de dados é feito rotineiramente e possíveis melhorias são analisadas semestralmente. Durante o ano de 2001 foram ampliadas as velocidades dos links que atendiam ao Campus Saúde, Engenharia e FACE, além de ter sido conectado o Museu de História Natural.

Durante esta semana, a Faculdade de Farmácia e a Faculdade de Direito passaram a utilizar seus links de comunicação de dados com novas velocidades, que foram duplicadas, em ambos os casos, de 256K para 512K. Este aumento deve atender a demanda atual das unidades e acolher o crescimento natural de acesso. No caso da Farmácia, esta deve ser a última ampliação realizada até a transferência da unidade para o novo prédio no Campus Pampulha.

BU REALIZA TESTES COM PERGAMUM

Desde 1998, o acervo bibliográfico da UFMG é controlado pelo sistema VTLS, que permite o gerenciamento do acervo, controle de empréstimos e acesso via Web ao catálogo. Este sistema está instalado em um servidor IBM RS/6000 7013 modelo 590, que é gerenciado pelo CECOM.

Motivada pela obsolescência deste servidor e pelo surgimento de novas necessidades que não são satisfeitas pelo VTLS, a diretoria da BU optou por pesquisar alternativas para substituição deste sistema. Estão sendo avaliados o Virtua, desenvolvido pela mesma empresa que criou o VTLS (VTLS Inc.), e o Pergamum, desenvolvido pela Divisão de Processamento de Dados da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR).

Para viabilizar os testes com o Pergamum, o CECOM disponibilizou um de seus servidores com o banco de dados Oracle, onde foram carregados dados extraídos da base atual. Os testes serão realizados pela equipe da BU, sob a coordenação da diretora Simone Aparecida dos Santos.

Dentro deste processo de avaliação, nesta quarta-feira, dia 30/04, a equipe da BU esteve visitando a PUC/MG que já é usuária do Pergamum, com o objetivo de obter informações quanto ao funcionamento do software e avaliar opiniões e características de funcionamento.

Na próxima quarta-feira, dia 07/05/2003, será realizada uma reunião com o Representante do Software Pergamum, para a qual foram convidados alguns representantes do CECOM. A reunião será às 9:00 horas, na Sala de Treinamento da Biblioteca Universitária.

DAC E UNISYS RECUPERAM IMPRESSORA CENTRAL

Em 2001, ficou danificada a impressora central IBM, modelo 6408, responsável pela impressão de relatórios dos sistemas implantados no mainframe LX5320. Estes sistemas ainda possuem características de impressão centralizada que, apesar de estarem em queda há algum tempo, ainda são em volume bastante significativo.

Com o alto custo orçado para conserto da impressora, o CECOM a desativou e passou a utilizar como alternativa de substituição, ainda que com qualidade e porte inferior, duas impressoras Epson, modelos DFX 8000 e 8500. Além disso, com a colaboração da Biblioteca Universitária, o CECOM recebeu uma impressora IBM, modelo 6400, que estava estragada e fora de uso.

Graças à atuação do funcionário Márcio da Costa Viana, da Divisão de Atendimento e Consultoria, em colaboração com a equipe técnica da empresa Unisys, foi possível recuperar a impressora da BU que, desde a última segunda-feira, está em funcionamento imprimindo os relatórios gerados no LX5320. Com isso, a capacidade de atendimento de serviços de impressão da DCP deve ser normalizada e eliminados os gargalos que estavam existindo em momentos de picos nos últimos meses. O CECOM agradece a colaboração dos principais usuários deste serviços de impressão, no caso o DP, o DRCA e o DSG durante este período de desconforto.

DRC REALIZOU 2467 ATENDIMENTOS EM 1 ANO

A DRC utiliza o sistema RT para controlar as requisições de serviço desde 01 de abril de 2002. Após exatamente um ano de uso do sistema foram registradas 2467 solicitações, o que dá uma média de 9,7 pedidos por dia. A maioria das solicitações são relacionadas a manutenção do sistema de telefonia mas também são registrados os pedidos relacionados ao funcionamento da rede de dados da UFMG e de suporte aos servidores de e-mail e http (www) de unidades acadêmicas.

A partir desta semana, a DRC passou a direcionar para o RT também as comunicações de abusos de uso da rede efetuadas por usuários externos. Estas comunicações geralmente indicam máquinas invadidas por vírus ou programas do tipo “cavalo de Tróia”, que tentam estabelecer contatos com outras máquinas da internet. SPAMs enviados a partir de computadores da UFMG também são motivo de reclamação mas, até o momento, as ocorrências deste tipo foram causadas por máquinas invadidas, geralmente rodando software desatualizado e cujos usuários não se preocupam em instalar programas de origem não verificada e que não são para uso institucional.

O sistema RT é de uso público e é acionado pela Web ou por e-mail. As informações são armazenadas em um banco de dados também público, o MySQL.

Hoje, a equipe da DRC é composta por um analista, que coordena a divisão, uma funcionária de apoio administrativo, cinco técnicos de telefonia e quatro estagiários de Ciência da Computação.

IMPRENSA UNIVERSITÁRIA GERA FORMULÁRIOS PARA CONCURSOS

Quando da realização de concursos, a chamada “folha de respostas” é o principal mecanismo utilizado para coleta das respostas dos candidatos. A “folha de respostas” é marcada com opções de múltipla escolha e, através de equipamentos de leitura ótica de marcas, a resposta do candidato é transferida para processamento digital em computadores.

Na maioria dos concursos, como é o caso do Vestibular, a “folha de respostas” é pré-identificada. Ou seja, quando o candidato a recebe no dia da prova, ela já vem com os dados que identificam o candidato, a sala, o assunto ou caderno da prova, dentre outras informações, preenchidos previamente pelo computador.

Entretanto, em vários concursos são utilizadas “folhas de respostas” sem pré-identificação. Nestes, só são gerados os dados fixos referentes ao concurso, sem os dados específicos de cada candidato.

Em trabalho, que envolveu as equipes do CECOM e da Imprensa Universitária, foi realizado um projeto-piloto que definiu, testou e aprovou as condições técnicas necessárias para que a Imprensa possa passar a gerar este modelo de “folha de respostas”. Em breve, CECOM e Imprensa utilizarão este tipo de material em um caso real.

UNIVERSIDADE DE UBERLÂNDIA OFERECE CURSO DE TECNOLOGIA PARA EAD

A Universidade Federal de Uberlândia, através do Núcleo Avançado de Computação Sônica e Multimídia, está oferecendo o curso de Extensão Universitária em Tecnologias para Educação a Distância. O curso será oferecido apenas para professores das 70 Instituições consorciadas da UniRede, é totalmente gratuito e será realizado de maio a setembro de 2003.

Maiores informações podem ser encontradas na página da UFU Virtual: http://www.ead.ufu.br.

ADIADO CURSO DA TELEMAR SOBRE CONTAS TELEFÔNICAS

O curso sobre Customização de Contas Telefônicas, que seria oferecido pela Telemar no dia 29/04, para clientes de grandes empresas, foi adiado para o dia 13 de maio. Estarão presentes, representando o CECOM, os funcionários Alda Batista, da DAA, e Adyr Rodrigues Nascimento, da DAC.

CECOM OFERECE TREINAMENTO SOBRE LOTUS NOTES

O CECOM ofereceu, no dia 29/04, treinamento sobre o Lotus Notes, para uma turma criada para atender à demanda da Escola de Farmácia. Estiveram participando os seguintes funcionários:

Turma 9/2003: Ailton Nogueira da Silva (Farmácia), Alan Douglas Soares Santos (Farmácia), Antonina Maria da Silva (FACE), Beatriz Trindade (Editora), Carmem Maria Cortez Durães (Farmácia), Eduardo Portes Gontijo (Farmácia), Ideraldo Bragioni (Farmácia), José de Assis Gualipapes Fideles (FAFICH), Luciano Quaresma (Farmácia), Lucimar Ferreira Vidal Alves (Farmácia), Maria das Graças Silva (Farmácia), Marilda Novais Silva (Farmácia), Natália Mendes Pereira (Farmácia), Rafael Braga Soares Righi (CECOM), Regina Maria de Freitas (Farmácia), Sandra Mara Oliveira Barros (EEFFTO), Solange Moreira Oliveira de Resende (Farmácia) e Vera Lúcia Pereira Andrade Diniz (ICEx). Instrutor: Eugênio Pacelli Pereira de Souza. Monitor: Ivan Pereira Prado.

Tendo em vista a grande demanda pelo treinamento sobre o Lotus Notes, o CECOM estará oferecendo uma outra turma voltada para os setores administrativos da universidade. Esta turma, com 18 vagas, será realizada no dia 06 de maio, no horário de 13:00 às 17:00, na sala de aulas 2 do CECOM, no subsolo da Reitoria. Estarão participando do treinamento os seguintes funcionários:

Turma10/2003: Adriana Gomes Pereira (Farmácia), Ana Maria Gonçalves (EEFTO), Gláucia Maria Barbosa de Almeida (FACE), Ivonete Lima Monteiro (Veterinária), Marcilene Fernandes de Souza (Veterinária), Márcio Luiz de Campos Prado (Veterinária), Maria Antônia Martins (EBA), Maria Paula Borges Berlando (IGC), Maria Elizabeth Carvalho Duarte (Veterinária), Michael Kick de Souza Lima (EBA), Miriam M. S. Ribeiro (FAFICH), Noeli Maria França Viegas (IGC), Patrícia Falco de Carvalho (EEFTO), Rosana Martins da Silva (EEFTO), Soraya Cortez Ribeiro (Direito), Sumara Ferreira (ICB), Vanderlei Augusto da Silva (DPFO) e Vânia Cleusa Soares de Oliveira Silva (FACE). Instrutor: Antônio Eustáquio Rodrigues. Monitor: Rafael Braga Soares Righi.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES
Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A Escrita, como um sistema de signos que serve para exprimir graficamente a linguagem, constitui uma das grandes conquistas da Humanidade. Desde os primeiros signos conhecidos até chegar aos sistemas alfabéticos atualmente em uso, a escrita passou por inúmeras mudanças e transformações. Nesta evolução distinguem-se claramente duas fases essenciais: a escrita ideográfica e a escrita fonética. No primeiro estágio, a escrita compunha-se por signos pictóricos que representavam objetos ou idéias, com um simples valor ideográfico. Visite o endereço http://www.imultimedia.pt/museuvirtpress/port/frame1.html.

– Sabe aquele arquivo que precisamos e que já não está mais no computador? E sabemos como é difícil encontrar algo no meio de tantos CDs de backup. O Offline CD Browser, produto totalmente gratuito, se propõe a resolver esse problema, guardando no seu HD a relação de conteúdo de cada um desses discos, o que permite uma consulta rápida, sem olhar CD por CD. O endereço é: http://hem.spray.se/anders.peterson/ocdb.html. (Site em Inglês)

– Coordenado pelo Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, o Programa Fome Zero (http://www.fomezero.gov.br/) tem em seu programa ações para resolver um dos maiores problemas do país. Com políticas específicas, permitindo às famílias o acesso aos alimentos, combatendo as causas profundas da fome e da pobreza, explica como funciona o programa e mostra como pessoas e empresas podem dar sua contribuição em serviços, alimentos e dinheiro.

– O trabalho do Bauhaus – Archive está voltado para a pesquisa e divulgação da história. Importante escola de arquitetura, arte e design do século XX, mostra nesta página (http://www.bauhaus.de/) um pouco sobre o museu e suas instalações, além de obter informações sobre o acervo, que inclui peças de arquitetura, fotografia, pintura e escultura. A página é alemã, mas possui versão em inglês (http://www.bauhaus.de/english/index.htm).

– Uma dica que é super importante para todos os que fazem o vai e vem nesta cidade. Se for escrever sobre todas as facilidades que esta página oferece, irei ocupar várias páginas do jornal. Por isso, aponte o seu navegador para a página http://www.guiabus.com.br/, e veja o quanto ela pode ser útil no dia-a-dia. E tem mais: o MapLink é uma página de mapas digitais, rotas e serviços, onde você pode achar um endereço qualquer na sua cidade, o caminho mais rápido entre dois pontos, além de diversos estabelecimentos e informações. (Dica do Gerson, da DAC)

– O filme “Um corpo que cai”, é um dos maiores filmes do mestre Alfred Hitchcock. Na página http://www.widescreencinema.com/vertigo, criada por um fã de Hitchcock, você poderá conhecer melhor a história do filme, saber mais sobre o diretor, poderá fazer um tour virtual pelas principais locações, na cidade de São Francisco, na Califórnia, EUA. (Site em Inglês)

– Qual país tem o maior número de divórcios? Ou de vencedores do prêmio Nobel? Se você é fã de estatísticas deste tipo, vai adorar a página http://www.aneki.com/lists.html. Ela apresenta dezenas de rankings, que talvez não sirvam para nada, mas são engraçados. (Site em Inglês)

– Para aqueles que querem parar de fumar e não conseguem, a página Licensed to Kill (Licenciada para Matar), no endereço http://www.licensedtokill.biz é uma companhia de tabaco que assume que mata pessoas pelo lucro. Entre suas marcas de cigarro, se destacam a Global Massacre (Massacre Global) e a Serial Killer (Assassina em Série). Com todo respeito, fumar está por fora. Palavra de ex-fumante.

– A página http://www.literarytraveler.com é para quem gosta de viajar com livros. O Literary Traveler mostra os locais onde viveram escritores famosos como Edgar Allan Poe, Hemingway e Jane Austen, por exemplo, e os cenários que fazem parte de seus livros. (Site em Inglês)

PRORH PROMOVE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE NA UFMG

A ProRH conta com o recém apresentado Programa Integrado de Desenvolvimento (PROGRID), que traz como um de seus eixos norteadores a articulação de programas de qualidade de vida no trabalho, através de projetos próprios ou desenvolvimentos mediante parcerias.

Uma dessas articulações é a Campanha de Vacinação contra a Gripe, implementada pela Caixa de Assistência à Saúde da Universidade (CASU), em parceria com a Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), a ser realizada no período de 6 a 9 de maio/2003, para associados e não associados da CASU.

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos estará arcando com os custos de vacinação de todos os servidores ativos da UFMG não associados da CASU, e sem limite de idade, durante aquele período.

Os associados devem comparecer aos postos de vacinação portando cartão da CASU e carteira de identidade e os não associados devem apresentar carteira funcional e o último contra-cheque, nos seguintes dias e horários:

– dias 06, 07, 08 e 09/05: de 09:00 às 16:00, na Praça de Serviços do Campus Pampulha
– dias 07 e 08/05: de 09:00 às 16:00, na Faculdade de Medicina.


SAST ALTERA HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Tendo em vista a necessidade de realização de exames de servidores da UFMG, que participam do Programa Ginástica no CEU, o SAST – Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador – alterou provisoriamente o seu funcionamento, no período de 07 de abril a 16 de maio/03:

– O atendimento geral à comunidade será realizado na parte da tarde.

– Caso haja algum caso para atendimento de emergência, este deverá ser avaliado pela enfermeira e/ou médico. Se configurada a emergência, será dada prioridade para este caso, e os exames agendados para o Programa Ginástica no CEU deverão ser remarcados.

PRORH OFERECE CURSO FUNDAMENTAL PARA JOVENS E ADULTOS DA UFMG

A ProRh, através do PROEF- Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos – , está organizando a oferta do curso de escolarização formal para os servidores da UFMG neste ano, oferecendo o 1º Segmento – 1a. à 4a. séries do Ensino Fundamental.

As fichas de inscrição deverão ser encaminhadas pela direção da Unidade/Órgão à Secretaria do Projeto, na Faculdade de Educação/CEALE – Sala 528, de segunda a sexta-feira, no horário de 13:00 às 17:00, até o dia 15/05/2003.

O PROEF é um dos espaços de pesquisa e de capacitação de profissionais na área da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que se abre a professores e alunos da UFMG e faz parte do projeto integrado entre o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) e o Programa de Educação Básica da UFMG.

Dirigido a jovens e adultos servidores da UFMG e da comunidade externa à Universidade, este projeto oferece um curso presencial com duração de dois anos, sendo equivalente da alfabetização à 4 ª série do Ensino Fundamental, com 10 horas/aula semanais. As turmas e horários das aulas são:

– Instituto de Ciências Biológicas (ICB/campus): de 15:00 às 17:30;
– Escola de Engenharia (centro): de 15:00 às 17:30;
– Escola Fundamental do Centro Pedagógico (CP/campus): de 17:30 às 20:00 e de 19:00 às 21:30;
– Faculdade de Educação (FaE/campus): de 18:00 às 20:30.

Na matrícula, os candidatos devem apresentar Carteira de Identidade e comprovante de endereço.

DIA DO TRABALHO

 

Amanhã, é dia 1º de maio, Dia do Trabalho.
Um bom descanso para todos!

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Em maio de 1975, quando nem O Sistemático existia, o Boletim Informativo do Centro de Computação publicou uma matéria sobre a instalação do Sistema Burroughs 6700. A instalação do sistema ocorreu até setembro daquele ano.

Foram 13 anos de trabalho, como computador central da UFMG, até que foi instalado o Sistema A10.

Segundo notícia de O Sistemático, de 27/05/1988, no dia 31 de maio/88, estava programada a presença no CECOM do então Reitor da UFMG, prof. Cid Veloso, para desligar “pela última e tardia vez o Sistema B6700 e ligar, simbolicamente, o novo Sistema A10”.

Para os saudosistas e para aqueles que não conheceram o B6700 e a sala que ele ocupava, ficam registradas as fotos tiradas por volta de 1976. O autor das fotos talvez tenha sido Renato Righi (nem ele tem certeza!)

Ao fundo, a CPU do 6700; à direita, as unidades de discos removíveis e à frente, as consoles de operação.

As unidades de fitas magnéticas

As unidade de discos fixos

As consoles de operação

As leitoras de cartão sem as filas de funcionários e alunos



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 17, de 28/04/1983, publicou notícias sobre as quatro unidades de disco vindas de Brasília, visitas ao CECOM, 1a. Olimpíada do CECOM, 1o. Calibre – Campeonato Livre de Buraco da Reitoria, seminários da Compucenter, entrevista de Cantídio Lelis Pereira na seção Um Pouco de Nós e uma charge sobre a ida do Joãozinho para uma sala localizada entre a Sala Verde e a Redação de O Sistemático. A notícia que se destacou foi:

REUNIÃO NO ICEx
Ontem, foi realizada uma reunião no ICEx com a participação da Diretoria do Instituto e todos os chefe de departamentos, DRCA e Centro de Computação. A reunião teve a finalidade de formalizar a entrada do ICEx no Sistema de Registro e Controle Acadêmico (Histórico Escolar) e apresentar a nova forma de entrada de dados através da OMR do Facom.
Do Centro de Computação estavam presentes: Maria Miriam Arruda Salvador, Nilza Magalhães Lara e José Eduardo Valle Santos.



Eventos



PRÓXIMO DOMINGO NO CAMPUS COM ARTE E CIÊNCIA

A Diretoria de Ação Cultural, o Programa UFMG Jovem, e a Coordenadoria de Assuntos Comunitários da UFMG estarão promovendo o II Domingo no Campus, no dia 4 de maio de 2003, de 09 às 14 horas, na Praça de Serviços do Campus Pampulha da UFMG.

Várias atividades foram pensadas para proporcionar a todas as faixas-etárias momentos de lazer, cultura e conhecimento.

Na programação de domingo constam as seguintes atividades:

Oficinas: Origami, Boneca de corda, Caixas de presente e Fuxico

Mostras interativas: Benditas Aranhas, Química na Cabeça, Paramec – Projetos para Acessibilidade, Ciência mais que divertida, Estação Sorriso, Qualidade de Vida, Florindo, A estrutura do DNA, A história do café e seu cultivo, Armas Biológicas, Golfinhos, Homem Aranha, O que é cunicultura?

Visita Monitorada: Conheça seu corpo…por dentro! Visita monitorada ao Museu de Ciências Morfológicas da UFMG.

Atividades Recreativas: Espaço de Brincadeiras, Brincando com o Corpo, Saltos no Mini-Tramp e Cama Elástica.

Atividades Culturais: Carro Biblioteca – A Descoberta da Leitura
10:30 – Musiclown – Grupo Teatro Andante
13:00 – O Contador de estórias – com Roberto Carlos Ramos

Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha: exposição e venda de peças de cerâmica, artigos em madeira e couro, cestaria, gêneros alimentícios, renda e tecelagem.

O acesso ao Campus Pampulha da UFMG e a participação nas atividades são gratuitos e não demandam inscrição.

Maiores informações através do telefone/fax 3499-4427, e-mail: info@ufmgjovem.ufmg.br e home page: www.ufmg.br/jovem.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para João Carlos Lages, aniversariante do dia 08 de maio. E os parabéns para os ex-ceconianos: Paulo Eduardo Rocha Brant, no dia 1o de maio; Sérgio Maurício de Oliveira (LCC) e Paulo Sérgio Moura Brandi, no dia 04; Iremar Nunes de Lima, Reuber Luiz Neves Kouri e Cristina Campos Brasil da Fonseca, no dia 05; e Eduardo Miguel Raposo, no dia 08.