Sistemático: Edição 1157 – 15/05/2003


Notícias



UFJF VISITA A UFMG PARA CONHECER SEUS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Na última terça-feira, estiveram em visita à UFMG o Pró-Reitor adjunto de Recursos Humanos, Mauro José Alvim Mauler, o Diretor do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, Ely Edison da Silva Matos e o gerente de sistemas, Carlos Alberto Ribeiro, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Os objetivos da visita foram conhecer os aspectos tecnológicos de desenvolvimento e implantação de alguns dos sistemas de informação da UFMG e verificar as plataformas e ferramentas de software utilizadas e as soluções adotadas na gestão de recursos humanos nos projetos.

Na parte da manhã, os visitantes foram recebidos na ATI pelo Diretor de Tecnologia da Informação, Prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho. Em seguida, se reuniram no CECOM com Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, João Carlos Lages e Maximiliano Luiz Souza Guimarães, quando conheceram detalhes do ambiente tecnológico do Centro de Computação utilizado nos sistemas implantados nos ambientes mainframe, cliente/servidor e web. Com mais detalhes, conheceram os sistemas INA, GED e a integração com o SIAPE.

Na parte da tarde, a equipe da UFJF visitou o LCC, onde esteve reunida com o Prof. Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho e Edré Quintão Moreira, quando então tiveram a oportunidade de conhecer o projeto Grude e o sistema Opus, com sua integração com os sistemas Lattes e DataCapes.

Com as informações colhidas, os visitantes pretendem subsidiar análises que estão sendo conduzidas na UFJF, visando a reestruturação de processos de trabalho e a retomada do desenvolvimento de projetos internos, que havia sido substituída nos últimos anos pela adoção de pacotes de software de terceiros.

ADMINISTRAÇÃO SE ARTICULA PARA VIABILIZAR NOVO SISTEMA PATRIMONIAL

Iniciando o processo de preparação para o novo sistema patrimonial de bens móveis da UFMG, a ser construído nos próximos meses, estiveram reunidos no CECOM a Pró-reitora adjunta de Planejamento, Maria das Graças Fernandes Araújo, o Auditor Geral, Marcos Eustáquio de Oliveira Murta, a Diretora do DSG, Edna Lúcia Gelmini, Gilberto Soalheiro Matos, também do DSG, a Diretora do DCF, Macilene Gonçalves de Lima e o Diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.

O objetivo da reunião foi iniciar a articulação desta equipe e dos demais envolvidos em cada um dos órgãos, para viabilizar o desenvolvimento e implantação do sistema. Foram tratados diversos aspectos estratégicos previstos para serem conduzidos ao longo dos próximos meses, tanto relacionados com questões tecnológicas, quanto com questões organizacionais e operacionais.

Após isso, com a coordenação do DSG, que será o órgão responsável pelo sistema, se iniciarão as reuniões técnicas para viabilizar sua construção.

LIBERADA VERSÃO DO OPUS PARA CONSULTA VIA WEB

O LCC acaba de liberar uma versão com funcionalidades reduzidas do Opus, que pode ser acessada pela web, no endereço opus.grude.ufmg.br.

Ao contrário da versão que roda em cliente Notes, esta versão permite apenas consultas, não sendo possível lançar alguma informação. Esta versão, por ser de acesso livre (não precisa de senha), já permite que qualquer pessoa consulte a produção acadêmica, além de oferecer vários relatórios e um mecanismo muito eficiente de busca a partir de palavras.

Esta versão, via web, será um instrumento muito importante para divulgação atualizada da base de dados da produção bibliográfica da Universidade.

Por ser uma versão acessível via browser, pode ser utilizada a partir de qualquer plataforma dando uma idéia do que poderá oferecer uma futura versão com recursos de atualização da base.

EQUIPE DESENVOLVEDORA DO SISTEMA DA PÓS-GRADUAÇÃO PROMOVE "MENTORING"

Com o objetivo de espalhar conhecimento e também de prover maior interação entre todos os desenvolvedores, foi realizado o primeiro “mentoring” do projeto de desenvolvimento do novo Sistema Acadêmico da Pós-graduação. A realização desse tipo de atividade faz parte do plano de mitigação de riscos constante do Catálogo de Riscos do projeto.

O tema escolhido foi a Implementação Completa do Caso de Uso “Atualização e Consulta para Curso da Pós-Graduação”, e a sua realização aconteceu no último dia 12/05, na sala de aula 2 do CECOM.

Nesse primeiro “mentoring”, a idéia foi que todos os profissionais envolvidos com a parte técnica do projeto (analistas, implementadores e também a coordenação) participassem do evento, discorrendo sobre um determinado tópico correlacionado ao tema principal. Assim, foi elaborada uma lista de tópicos com o tempo de apresentação e o respectivo responsável. Também foi gerada uma documentação final do evento, em formato de apresentação eletrônica.

Além da participação especial do diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, que esteve presente na primeira parte do evento a fim de prestigiar e incentivar todo o grupo, participaram desse primeiro “mentoring”: Gilmar Lima Guimarães, Marco Aurélio Mendes, Vinicius Bozzi Nonato, Denise Cristina de Assis Moreira, Maria Beatriz de Souza Pereira Prado, Mário Magalhães Lara, Raimundo Natalino Chaves, Lucas Antônio de Melo, Diogo Freitas Duarte Magalhães, Igor Campos Leal, além dos estagiários Allan Ibrahim Peron e Renato Vaz de Melo Espeschit.

RATIONAL PROMOVE PALESTRA NA UFMG

A empresa de tecnologia da informação Rational Software, agora uma empresa do grupo IBM, apresentou hoje, dia 15/05, pela manhã, no auditório 3 do ICEx, palestra sobre suas soluções para projetos de desenvolvimento de software, divulgando uma gama de produtos voltados para a área de Engenharia de Software. Representando o CECOM, esteve presente o vice-diretor Gilmar Lima Guimarães.

PRORH LEVANTA DEMANDA DE TREINAMENTO

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos iniciou o levantamento das necessidades de treinamento deste ano para os funcionários da UFMG, enviando aos órgãos/unidades uma planilha com todos os cursos que serão oferecidos pelo DRH.

No CECOM, em reunião realizada pela Diretoria na última segunda-feira, ficou estabelecido que, com relação às demandas institucionais, cada funcionário seria inscrito em, no máximo, três cursos definidos por cada diretoria de divisão em conjunto com o funcionário. Estes três cursos deveriam necessariamente ser priorizados, dentro das três escalas possíveis definidas pela ProRH.

O levantamento da demanda foi realizado pelas divisões até a manhã desta quinta-feira, para que a DAA pudesse consolidar os dados do CECOM e enviar o resultado dos questionários para a ProRH até amanhã, dia 16/05, quando se esgota o prazo fixado.

CECOM OFERECE NOVA TURMA DE LOTUS NOTES

O CECOM, através da Divisão de Atendimento e Consultoria, ofereceu ontem, dia 14/05, mais uma turma de treinamento sobre o programa Lotus Notes. Participaram do treinamento os seguintes funcionários:

Turma 11/2003: Ailton Nogueira da Silva (Farmácia), Bruno Henrique Gomes de Araújo (Farmácia), David Lee Nelson (Farmácia), Elizabeth Martins Manhã (Farmácia), Geralda Maria Rosa (Farmácia), José Cornélio Antunes (Farmácia), José Virgílio Coelho (Farmácia), Karen Maria Cruz Guerra (Farmácia), Maria Goretti Rabelo de Oliveira (Farmácia), Maria Lúcia de Lacerda Faria (Farmácia), Marilda Novais Silva (Farmácia), Sheila Silva Monteiro Lodder Lisboa (Farmácia), Tânia Lourdes de Oliveira (Enfermagem), Thaís Horta Álvares da Silva (Farmácia) e Virgínia Soares (Farmácia). Instrutor: Antônio Eustáquio Rodrigues. Monitor: Ivan Pereira Prado.


Informativo



PRESIDENTE DO ITI FALA DE CERTIFICAÇÃO DIGITAL, INCLUSÃO DIGITAL E SOFTWARE LIVRE

No dia 12/05/2003, o site da Agência Estado publicou uma entrevista com Sérgio Amadeu da Silveira, presidente do ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação -, onde ele falou sobre certificação digital, inclusão digital e software livre. O texto abaixo foi montado por Carlos Alfeu, com partes da entrevista.

O presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Sérgio Amadeu da Silveira, explica a política de TI do governo Lula. Autor do livro “Exclusão Digital: A Miséria na Era da Informação” ele é professor licenciado da Faculdade de Comunicação Cásper Líbero. O órgão que Sérgio Amadeu preside, o ITI, é a AC-RAIZ da ICP Brasil, ou seja, está no topo da cadeia de certificação digital, credenciando empresas. Amadeu foi coordenador do governo eletrônico da Prefeitura de São Paulo, implementando softwares livres na rede de tele-centros municipais. Vê no Linux a chave para que o Brasil se torne um pólo de desenvolvimento de software.

Agência Estado – O Fórum Econômico Mundial avaliou muito bem o Brasil em relação à incorporação da TI nas práticas governamentais. Quais são os próximos passos?
Sérgio Amadeu – O Brasil já ocupa a 9ª posição em número de hosts. Ultrapassou a França e, em breve, ultrapassará o Reino Unido. A Internet cresce e com ela crescerá a política de governo eletrônico. Os próximos passos estão ligados à inclusão digital e ao uso do enorme poder de compra do Estado para incentivar o desenvolvimento da capacidade tecnológica nacional.

AE – Qual os principais desafios e metas do senhor à frente do ITI?
Sérgio Amadeu – São muitos. Se tivermos que citar um, seria a popularização dos certificados digitais em nosso país. Mas há o uso do software livre e o tema da inclusão digital. A discussão de padrões de hardware para a certificação digital (como os tokens e smart cards), o desenvolvimento alternativo de uma plataforma aberta para os nossos criptossistemas seriam outros desafios.

AE – Ter a certificação digital centrada no governo é conveniente? Que ganhos isso traz à sociedade como um todo?
Sérgio Amadeu – A certificação digital requer confiança e segurança. O interesse público deve prevalecer quando o que está em jogo são direitos dos cidadãos.

AE – Mas se até a internet é vulnerável à ação dos governos…
Sérgio Amadeu – O governo norte-americano sempre tentou controlar a rede mundial. Dos 13 servidores-raiz da Internet, 10 estão em solo americano e, atualmente, sob as práticas vigilantistas da gestão George W. Bush. Como bem afirmou Andrew Tanenbaum, autor do clássico Computer Networks, políticas de roteamento obedecem a critérios econômicos, sociais e geopolíticos. Veja as limitações absurdas para a exportação de criptografia forte praticada pelos Estados Unidos. Já o Brasil segue outra posição. Temos uma Internet mais democrática que até maio está reorganizando seu modelo de governança. Também somos contrários a qualquer prática que viole a privacidade.

AE – O que se pode fazer na prática pela melhoria da segurança?
Sérgio Amadeu – Vamos aumentar ainda mais a segurança com o convênio para a produção de uma plataforma aberta e totalmente auditável para a criptografia de chaves públicas. Vamos lançar campanhas de esclarecimento público sobre a importância da assinatura e da certificação digitais para a defesa da segurança e privacidade dos cidadãos e das empresas. Gostaria de alertar a todos que podem surgir resistências à disseminação do uso da criptografia pela sociedade. Considero isto perigoso, pois só retirará dos cidadãos honestos o uso de aplicativos que assegurem a sua privacidade.

AE – Como garantir a segurança e idoneidade do sistema?
Sérgio Amadeu – Vou repetir o que os membros da comunidade que defendem o código aberto costumam dizer quando alguém lhes apresenta um produto que diz ser “a solução” em segurança digital: tudo bem, mas temos de ver o código antes para falarmos na idoneidade de qualquer sistema digital.

AE – E como disciplinar o fator humano?
Sérgio Amadeu – O “fator humano” é decisivo na questão segurança. Não é nenhuma novidade que ele é uma das maiores causas de incidentes. O especialista no tema, Bruce Schneier, costuma dizer que segurança não é um produto, mas sim um processo que deve levar em conta o fator humano. Isto derruba a ilusão de que um produto apenas resolve nossos problemas, – grandes sistemas digitais são derrubados por ataques internos.

AE – Como financiar o sistema de certificação digital com justiça e eficiência?
Sérgio Amadeu – Somos contrários à tributação que sufoca as forças do mercado. Apresentaremos um novo Projeto de Lei mais simples, mais justo e objetivo. Não trabalharemos com tarifas. Teremos taxas compatíveis com o gasto da atividade fiscalizadora. Propomos ainda um fundo cujos recursos excedentes sejam devolvidos à sociedade em projetos de inclusão digital. Quanto mais cidadãos tiverem acesso à sociedade da informação, maior será a extensão do mercado de certificação digital. Ganha o País e ganham as empresas.

AE – O governo tem meios para realizar a inclusão digital?
Sérgio Amadeu – A inclusão digital deve se tornar uma política pública, tal como a Educação. O Brasil só conseguiu escolarizar e alfabetizar sua população quando assumiu o seu papel e gastou recursos do fundo público para tal. Temos ainda os recursos do Fust que devem ser empregados no combate da exclusão digital.

AE – Qual o papel que o governo deve ter neste processo?
Sérgio Amadeu – A queda dos preços dos produtos do setor fará a popularização. O problema está na velocidade da sua incorporação porque a tecnologia da informação é fundamental para a ampliação da capacidade de decidir, conhecer e pensar. E, atualmente, está sendo usada efetivamente para acelerar o distanciamento entre segmentos sociais. As escolas devem estar conectadas e os professores capacitados a usar a TI como instrumento didático-pedagógico. Mas é necessário integrar a maioria da população que não está na escola. Por isso, a inclusão digital é uma ação de cidadania que envolve as escolas, mas não se restringe a elas.

AE – Quanto ao Linux, como o governo pretende estimular o seu uso?
Sérgio Amadeu – Primeiro, construindo um plano de migração que vá do desktop até os sistemas mais complexos. Segundo, criando uma cultura de uso. Terceiro, configurando uma distribuição que tenha todas as funcionalidades para o uso governamental.

AE – Com o impulso ao Linux, o Brasil não corre o risco de estar remando contra a maré e se isolando do mercado mundial?
Sérgio Amadeu – Ao contrário, o mercado mundial está rumando cada vez mais para o software livre. Vejam os casos da IBM, Ciclades, HP, Sun e Oracle. O mercado de servidores web é dominado pelo Apache, software de livre distribuição. O livre é superior em segurança, tecnologia e economia. O Brasil não pode continuar perdendo anualmente quase US$ 1 bilhão de royalties nesta área. O software aberto privilegiará a inovação constante ao invés de se basear em venda constante de licenças de um produto velho. Não podemos ficar aprisionados às velhas soluções e perder a chance de nos tornarmos um grande desenvolvedor mundial de software aberto.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou, esta semana, as seguintes dicas:

– Você sabe qual é o o sistema de governo da Eslováquia? Qual idioma é falado em Belize? Qual é a capital da Libéria? Qual é a moeda da Suécia? Como é o clima em Bangladesh? Que horas são na Guatemala? Que área tem a Estônia? Na página http://www.geographyiq.com/, você pode saber mais sobre economia, geografia, política, história e cultura de todos os países do mundo. Gosta de bandeiras? A página traz também mapas e bandeiras, além de um sistema para conversão de moedas. (Site em Inglês)

– Até o advento dos selos postais, a correspondência era entregue ao destinatário sem pagamento antecipado. Quem recebia a carta é que pagava, na hora, pelo serviço. No entanto, com o tempo, as pessoas acabaram recusando-se a receber as cartas, dependendo de quem fosse o remetente, o que acabava gerando prejuízo para quem entregava a correspondência. Assim, em 1840, na Inglaterra, nascia o primeiro selo postal utilizado no mundo, o famoso Penny Black, lançado pelo governo inglês, de acordo com um projeto criado por Sir Rowland Hill, a quem podemos chamar de “o pai da filatelia”. Com a criação do selo postal, a correspondência passou a ser paga pelo remetente da carta, e não mais pelo destinário que, recusando-se ou não a recebê-la, não mais dava prejuízos ao serviço postal. Vá até o endereço http://www.siteok.com.br/imperio/.

– Uma boa maneira de treinar o Inglês é trocando e-mails. Outra boa maneira de fazer amigos e treinar Inglês é visitar a página MailFriends, no endereço http://www.mailfriends.com/ onde você vai encontrar pessoas de todo o mundo que também procuram um correspondente. (Site em Inglês)

– Olhe   para   o  céu   numa  noite  limpa e verá milhares de estrelas. O Universo contém outros milhões de estrelas, que estão longe demais para  serem  vistas.   Nossa   pequena parte deste vasto universo chama-se “sistema solar”. Se pudéssemos viajar de um lado a outro do sistema solar, levaríamos muitos anos. Não é de se surpreender que os cientistas tenham tido dificuldades para decifrar o sistema solar, mas na página http://www.allsites.kit.net/solar/ você vai começar a entendê-lo um pouco.

– Na página http://www.vaidosa.com.br/vaidosa/main/, para as mulheres vaidosas, você vai descobrir as melhores datas para cortar seus cabelos. Se você quiser enviar sua foto e não sabe como fazer… Clique e descubra as melhores dicas para ajudá-la a brilhar na tela do virtualfaces. Peitos fartos, bumbum empinadinho, abdomem de tanquinho e muito mais…

– Na página D-Film Moviemaker, http://www.dfilm.com, você pode criar filminhos de animação com uma infinidade de combinações de diferentes cenários, roteiros, personagens, trilhas sonoras e diálogos. O resultado é super legal e pode ser enviado por email para os amigos. Só tem um detalhe: como o serviço é gratuito, seus criadores pedem doações para mantê-lo em funcionamento. O valor sugerido é de 2.400 dólares, mas 10 dólares também servem. Eu hein! (Site em Inglês)

– Quando assistimos a imagens de guerras ou desastres naturais, nem sempre lembramos que há uma pessoa filmando e arriscando a vida. A página http://www.tvcameramen.com/ traz relatos e fotos desses homens que estão por trás das câmeras. Mas se você é operador de câmera, pode consultar o link Tips, Tricks and Advice (Dicas, truques e conselhos) e tirar proveito das dicas. (Site em Inglês)

– Cartão Vermelho, no endereço http://www.cartaovermelho.esp.br/, é o novo portal da arbitragem do futebol brasileiro, que pretende ser uma referência do setor em âmbito nacional. Aqui você vai encontrar: notícias atualizadas, com calendários dos campeonatos, notícias do dia, opiniões de colunistas, perfis de personalidades, matérias; documentos, com as regras de futebol e regulamentos das federações estaduais e exclusivo, com e-mail personalizado, promoções, dicas, links e muito mais!

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, na semana passada, as seguintes notícias:

Sai novo OpenOffice em português (05/05/2003) – O pacote de aplicações Open Office ganhou hoje mais uma versão em português. Agora, a versão em idioma nacional está mais próxima da última lançada em inglês.
Entre as novidades da versão 1.0.3 estão a correção de diversos bugs, assim como melhorias nos mecanismos de importação de arquivos. Com o lançamento da versão em português, os fãs brasileiros do OpenOffice agora podem desfrutar dessa versão mais estável.

Cientistas preparam e-papel maleável (08/05/2003) – Já disseram que os computadores iriam substituir o papel – o que, principalmente no caso dos livros, jornais e revistas, ainda não decolou. Mas os cientistas ainda não desistiram.
Segundo a revista eletrônica Nature.com, os pesquisadores da E-Ink Corporation, do Massachusetts, criaram um display ultrafino (tem menos de 0,3 milímetro, ou três décimos de milímetro, de espessura) flexível, que o usuário poderá até enrolar como um papiro, se quiser.
E o melhor de tudo, prometem os inventores, é que o que estiver escrito neste display poderá ser lido em quase qualquer ângulo. Ele usa uma tecnologia, a thin-film transistor array, que é energia pura. Ela distribui voltagens opostas pelas diferentes áreas da telinha, e inclui uma camada condutora com milhões de microcápsulas de pigmentos pretos e brancos sensíveis à energia.
As voltagens negativas controlam os pigmentos brancos, e as positivas controlam os pigmentos pretos. O efeito é semelhante ao da impressão de uma página, e o efeito se mantém por até 10 minutos na tela antes das voltagens retornarem a seus locais de origem e cada nova “página” pode ser carregada em apenas um quarto de segundo. De acordo com a Nature.com, a tecnologia apresentada pela E-Ink é muito semelhante à usada para transformar roupas em telas de projeção de vídeo.

EMPRÉSTIMO DE FOTOGRAFIAS CECONIANAS

A Redação de O Sistemático solicita, novamente, aos ceconianos e ex-ceconianos que tiverem fotografias tiradas em qualquer época nas instalações do CECOM ou no Campus, que emprestem essas preciosidades para serem escaneadas. As fotos serão devolvidas.

Existem fotos que somente a Sálvia (inauguração do CECOM), o Rainer, o Edésio, a família do Luiz Ricardo têm.

Aqueles que puderem emprestar, devem entrar em contato com a Redação de O Sistemático, através do e-mail sist@cecom.ufmg.br, lele@cecom.ufmg.br ou o telefone 3499-4006.

CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS ALTERNATIVOS

A FUNDEP recebe, até o dia 21/05, inscrições dos interessados em participar da oficina “Construção de Instrumentos Alternativos de Percussão e sua Aplicação Pedagógica”, da Escola de Música da UFMG. Voltado para alunos de graduação em Música e Pedagogia, professores de educação infantil e ensino fundamental e demais interessados, a oficina tem como objetivo ensinar a construir instrumentos percussivos, como tambor, reco-reco, pau-de-chuva, xequerê, dentre outros, bem como orientar os participantes a trabalhar com o reaproveitamento de materiais como latas, ferro velho, chaves, cabaças, tubo de papelão e a conhecer a função, origem e história dos instrumentos confeccionados.

A oficina, de 45 horas/aula, acontecerá no Centro de Musicalização Infantil da UFMG, no período de 23/05 a 12/09/2003. Não haverá teste de seleção e o valor da mensalidade é de R$40 mensais. Os interessados podem se inscrever na FUNDEP, nos endereços: Praça de Serviços da UFMG, Campus Pampulha e Conservatório UFMG, av. Afonso Pena, 1534, Centro. Mais informações pelo fone: 3499-4220; e-mail: praca@fundep.ufmg.br; home-pages: www.fundep.ufmg.br e www.musica.ufmg.br.

Informações também no CENEX da Escola de Música da UFMG, telefone 3499-4715.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Para os saudosistas, nada melhor do que retornar com as fotos do Sistema Facom 230-15, na seção Memória Fotográfica do CECOM. Denominado por alguns de Faconzinho, era um computador de pequeno porte, de fabricação japonesa, que foi instalado no CECOM em maio de 1975, destinado a: manipulação de dados fornecidos por meio de páginas marcadas (provas de múltipla escolha, questionários de pesquisas etc.); apoio aos usuários do B6700 na conversão de dados e laboratório modelo para treinamento dos alunos do curso de Processamento de Dados.

Como o Leão gosta muito de citar as características técnicas dos equipamentos antigos, vale registrar novamente que o Facom tinha uma unidade central de processamento de 16 KB de memória, duas unidades de discos magnéticos de 2,45 MB e uma leitora de marcas óticas com, no máximo, de 1584 marcas, 200 folhas/minuto.

Na época em que o Facom foi instalado, ele ocupou o espaço em que se encontrava também o IBM-360/40. Depois, ele foi transferido definitivamente para outro local, onde hoje é a sala de conferência, no subsolo do prédio da Reitoria.

As fotos são de autoria de Renato Righi.

Da esquerda para a direita: unidade de fitas magnéticas,unidade de discos, CPU, console e leitora de cartões.

Unidade de disco, CPU, console e leitora de cartões

Leitora de cartões, leitora de marcas óticas (OMR) e impressora

Impressora, unidade de fita e unidade de disco.

CPU

Agradecimentos: A Redação agradece a Renato Righi, pelo empréstimo de seu scanner, que possibilitou a publicação das fotos desta semana no Sistemático.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 19, de 12/05/1983, publicou notícias sobre o Catálogo de Eventos em Informática da SEI – Secretaria Especial de Informática – , a participação de Maria Miriam Arruda Salvador, diretora do CECOM na época, no 20o. ENACUB – Encontro Nacional do Clube de Usuários Burroughs, em Canela/RS, e viagem da diretora à Brasília para discutir o projeto do Hospital das Clínicas, na Secretaria de Informática do MEC, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

CURSO DE SPSS NA FACE
Terminou ontem o curso sobre SPSS, ministrado pela analista Denise Spira Entin, da Divisão de Usuários, para os alunos da pós-graduação e professores da FACE.
O curso teve como objetivo mostrar aos participantes as potencialidades do referido software, que se encontra implantado no B6700, à disposição de todos os pesquisadores da UFMG.

COBRA 305
A Divisão de Usuários comunica que está sendo implantado um novo esquema de reserva de horário para a utilizção do COBRA 305, colocado à disposição de funcionários e bolsistas do CECOM, para treinamento.
Inicialmente, as reservas poderão ter uma duração máxima de duas horas e deverão ser feitas no Setor de Assessoria da DU. Cada usuário só poderá reservar um período por vez, isto é, uma nova reserva só será aceita após vencida a primeira.
Disquetes – A DU solicita a todos os usuários do COBRA 305 que estão de posse de disquetes que confirmem os seus números junto ao Setor de Assessoria.



Eventos



RIFA DA FESTA JUNINA

Conforme divulgado no Sistemático da semana passada, a comissão organizadora da Festa Junina do CECOM solicitou a colaboração de todos na venda da rifa de uma colcha em matelassé para angariar fundos para a festa. Na segunda-feira, dia 12, os blocos da rifa foram entregues para alguns funcionários do CECOM.

O sorteio está marcado para o dia 23 de maio, às 16:00, na Sala do Café do 8o. andar, com a presença de todos os interessados.

Quanto aos brindes para a festa, as colaborações já podem ser entregues na Redação de O Sistemático.

Vale lembrar que a colcha que está sendo rifada foi doada pela Xina, que sempre prestigiou, com muitos brindes, todas as festas organizadas no CECOM.

 

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Paulo Nélio Lage Malvar, no dia 16; prof. Roberto da Silva Bigonha (DCC) e Eduardo Costa e Silva, no dia 19; e Wang Kui Ying, no dia 22.