Sistemático: Edição 1161 – 12/06/2003


Notícias



PCA DA ENGENHARIA MIGRA PARA NOVO BACKBONE DA REDE UFMG

Nos últimos dois anos, as unidades e órgãos localizados no Campus da Pampulha foram gradativamente migrados, do backbone antigo que servia à rede UFMG, para o atual, denominado de Fase 3 da rede UFMG. A conexão a esse backbone garante maior velocidade de comunicação, maior segurança de continuidade do serviço e possibilidade de utilização de uma maior gama de serviços de rede.

Dados relacionados ao histórico de evolução da rede de dados da universidade, bem como sua situação atual, podem ser consultados no site do CECOM. As informações estão publicadas em https://www.ufmg.br/dti/cecom/se_redes.shtml.

Na semana passada, foi a vez do PCA da Escola de Engenharia migrar para a rede atual. Agora, todo o roteamento da rede interna do PCA é feito através de equipamentos pertencentes ao backbone da Rede UFMG do Campus Pampulha.

As atividades de migração, realizadas pela DRC, ocuparam a segunda quinzena de maio e a primeira semana de junho, sendo conduzidas com o apoio do pessoal responsável pela informática na Engenharia e coordenadas pelo diretor da DRC, Fernando Frota Machado de Morais. Participaram também das atividades os estagiários Aline Serrão de Filippo, Augusto Pinho Gomes, Leandro Souza Costa e Vicente Joel Prates Cordeiro Valadares, da DRC.

A próxima unidade a migrar para o novo backbone será a Odontologia. Após sua migração, restarão somente a Veterinária e a Educação Física sendo atendidos pela estrutura da Fase 2. Estas duas últimas unidades dependem de recursos previstos no projeto CTInfra 3 e devem estar atendidas pelo novo backbone até o próximo mês de novembro.

DRCA ESTENDE USO DO DIÁRIO À FACULDADE DE LETRAS

Conforme divulgado em recente edição de O Sistemático, após a utilização do sistema Diário de Classe na Escola de Engenharia, no semestre letivo passado, o DRCA estendeu a utilização do sistema, a partir deste semestre, também aos professores do ICEx que optarem pelo lançamento de dados por este novo instrumento. Este processo encontra-se bastante adiantado, em razão das ações tomadas pelas diretorias do ICEx e do DRCA.

Além de ter antecipado o lançamento de dados dos encargos didáticos dos docentes, o ICEx está montando uma equipe de suporte local para apoiar a implantação do sistema, sendo que treinamentos específicos neste sentido têm sido dados pelo diretor da DAS, João Carlos Lages.

Agora, em decisão conjunta da Diretora do DRCA, Ana Lúcia Ribeiro Diniz, e do Coordenador do Colegiado do curso de Letras, Jacyntho José Lins Brandão, o sistema Diário também poderá ser utilizado pelos docentes da FALE que assim o desejarem. Neste sentido, DRCA e FALE estão se organizando, da mesma forma como foi feita com o ICEx, para viabilizar a divulgação e utilização do sistema a partir das próximas semanas.

Com a participação das três unidades, Engenharia, ICEx e Letras, esgota-se a capacidade operacional de fornecimento do sistema neste semestre letivo, durante o qual, DRCA e CECOM estarão avaliando a viabilidade operacional e técnica de ampliação do uso do Diário, atendendo a outras unidades interessadas.

CECOM INSTALA NOVO SERVIDOR PARA www.ufmg.br

O servidor que respondia pelo endereço www.ufmg.br trabalhava com um processador K6 2 de 450 MHz, 256 MBytes de memória e 16 Gbytes de disco.

Quando de sua instalação, há cerca de três anos, era o equipamento de maior capacidade disponibilizado pelo CECOM. Como era de se esperar, dada a evolução das tecnologias da informação, este equipamento deixou de atender às necessidades do tipo de serviço a que se destinava. Por esse motivo, nesta quarta-feira, 11 de junho, foi feita sua substituição por um servidor IBM com processador Pentium III de 1 GHz, memória de 1 Gbytes e disco de 18 Gbytes.

Devido a este fato, durante o período da manhã daquele dia, não foi possível realizar qualquer manutenção nas páginas e serviços sediados no referido servidor, pois estava sendo feita a cópia dos arquivos do mesmo para o novo equipamento. As consultas às páginas, por sua vez, deixaram de funcionar apenas por alguns minutos, quando da troca de endereço dos equipamentos. Como sempre são necessários alguns ajustes após uma atividade deste tipo, a DAC solicitou ser comunicada sobre qualquer ocorrência de problema observada neste servidor.

O processo de instalação foi realizado pelo estagiário Emerson Henrique Kfuri Pereira, sob a supervisão de Hélio Teixeira da Costa.

CECOM TREINARÁ CANDIDATOS A PLANTONISTA

Conforme vem sendo divulgado em O Sistemático, o CECOM está se preparando para implantar, a partir do início do mês de julho, seu Plantão de Serviços para atendimento fora do expediente normal de trabalho. O serviço de plantão cobrirá, nos dias úteis, o horário das 19 às 24 horas. Aos finais de semana e feriados, o plantão cobrirá o intervalo das 7 às 24 horas.

Após a inscrição dos interessados em atuarem como plantonistas, se iniciará a etapa de treinamento, avaliação e seleção daqueles que passarão a atuar nos horários de plantão.

Sendo assim, estão previstas para a próxima semana as seguintes atividades:

Primeiro dia: 18/junho/2003, quarta-feira, sala 2, subsolo, de 13 às 17hs.
1. Apresentação geral do projeto do plantão
Responsável: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca – Tempo previsto: 0,5 h

2. Apresentação da infra-estrutura de servidores (mostrar servidores, descrevendo o ambiente operacional de cada um)
Responsáveis: Aleixina Maria Lopes Andalécio e Hélio Teixeira da Costa – Tempo previsto: 0,5 h

3. Explicação sobre procedimentos de verificação de servidores
Responsáveis: Aleixina Maria Lopes Andalécio e Hélio Teixeira da Costa – Tempo previsto: 1 h

4. Explicação sobre procedimentos de teste de telefonia e rede
Responsável: Fernando Frota Machado de Morais – Tempo previsto: 1 h

Segundo dia: 19/junho/2003, quinta-feira (feriado), subsolo, de 8:30 às 12:30.
Prática dos procedimentos de teste
Responsáveis: Aleixina Maria Lopes Andalécio, Helio Teixeira da Costa e Fernando Frota Machado de Morais – Tempo previsto: 4 h.

UFMG É AFETADA PELA PROPAGAÇÃO DO VÍRUS BUGBEAR

No último dia 04 de junho, quarta-feira, surgiu na Europa um vírus de computador denominado W32.Bugbear.B, que se propagou pela Internet em arquivos anexados a e-mails. Este vírus rapidamente se espalhou pelo mundo, e pelo Brasil, a partir daquele dia. Durante o dia 05, quinta-feira, empresas produtoras de software antivírus distribuíram programas, denominados vacinas, para identificar e permitir sua remoção.

Também durante a quinta-feira, o CECOM e o LCC iniciaram atividades para bloquear a ação deste vírus na UFMG. Porém, pela velocidade de sua propagação, que já havia afetado cerca de 135 países, não foi possível evitar sua entrada na universidade.

Desde então, foram realizadas as seguintes atividades pela equipe da ATI, envolvendo, tanto o CECOM, quanto o LCC:

– atualização do antivírus que protege a entrada e saída de e-mails na universidade, permitindo eliminar novas entradas do vírus e evitando que a UFMG fosse usada para propagação;

– inclusão emergencial, neste filtro, das mensagens dirigidas para a Engenharia, Face e Fafich, que ainda estavam fora desta proteção, fazendo com que todos os e-mails que chegam à universidade passem pelo antivírus principal;

– análise das características de atuação do vírus nos computadores infectados;

– divulgação de instruções operacionais aos responsáveis, nas unidades, pelo apoio à informática, sobre procedimentos para identificação e eliminação do vírus, bem como ações complementares para reparo de danos causados por ele.

O W32.BugBear.B é um vírus do tipo worm que contém as mesmas funcionalidades de seu antecessor, agora denominado W32.BugBear.A, mais algumas capacidades de infecção de arquivos e criação de backdoor. Foi possível identificar as seguintes funcionalidades do vírus:

– transmissão através de anexo em e-mail. O nome do anexo pode ser formado por uma lista de nomes pré-definidos, mais qualquer uma das extensões .EXE, .PIF ou .SCR. Ex: photo.exe ou readme.doc.scr;

– após a infecção, o vírus se copia automaticamente para o diretório de inicialização do Windows. O nome do arquivo é composto de 4 letras aleatórias, mais a extensão .EXE;

– transmissão através de compartilhamentos do Windows. O vírus tenta identificar, na rede, máquinas com o compartilhamento aberto (sem senha) e se copia para os diretórios de inicialização do Windows das máquinas remotas;

– coleta de todos os endereços de e-mails armazenados no computador da vítima. Todos os e-mails armazenados no “Address Book” do Outlook, ou em arquivos de cookies, arquivos temporários do Internet Explorer, arquivos texto ou com as seguintes extensões: .ODS, INBOX, .MMF, .NCH, .MBX, .EML, .TBB, .DBX. O vírus tenta, então, descobrir no registro do Windows as configurações de servidor de e-mail SMTP, e começa a enviar mensagens infectadas para todos os endereços encontrados. O assunto e o texto da mensagem contêm fragmentos de e-mails e textos encontrados no computador da própria vítima, por isso os e-mails “parecem” bastante reais;

– o vírus tenta desativar uma série de programas de antivírus e firewall pessoais instalados;

– diferente da versão original do vírus, esta variante também tenta infectar uma série de programas bastante utilizados, tais como Media Player, Real Audio Player, Internet Explorer, Notepad, Winzip, entre outros;

– um keylogger é executado junto com o vírus. O keylogger é um programa que captura todas as teclas digitadas pelo usuário, e armazena em um arquivo criptografado. Assim, o vírus consegue capturar senhas de banco, cartões de crédito e informações digitadas pelo usuário. O keylogger é instalado no diretório SYSTEM ou SYSTEM32 do Windows. O nome do arquivo é composto de 7 letras aleatórias, com extensão .DLL. Dois outros arquivos .DLL, com nomes de 7 letras aleatórias, são criados no mesmo diretório;

– o vírus abre um backdoor na porta 1080 da máquina infectada. Este backdoor permite que um atacante entre posteriormente na máquina e tenha controle sobre a mesma. Para facilitar esta ação, são copiados arquivos de 8 letras aleatórias, com extensão .TMP, para os diretórios Temp, do Windows e do diretório raiz.

Desde seu aparecimento nas redes administrativas, o CECOM tem distribuído orientações sobre como eliminar o vírus e tomado algumas ações automáticas que são executadas nas estações de trabalho através da rede.

Mais uma vez, é bom reforçar a recomendação a todos os usuários para que evitem abrir arquivos anexados de qualquer espécie, sem antes analisá-los com um antivírus e que, mesmo assim, se certifiquem da autenticidade do endereço de origem do e-mail.
2

BANCO DE DADOS DA REDE ADMINISTRATIVA ESTÁ EM FASE DE LEVANTAMENTO DE DADOS

A DAC realizou um encontro, nos dias 05 e 10 de junho, com os Agentes de Informática e usuários responsáveis de cada órgão da Rede Administrativa. Na ocasião, foram entregues os formulários para levantamento dos dados para o banco de dados criado para armazenar as informações sobre hardware e software dos microcomputadores da Rede Administrativa.

Agora, a DAC solicita aos responsáveis a devolução dos formulários devidamente preenchidos até as seguintes datas:

– Reitoria: até 30/06/03
– outras unidades administrativas:até 07/07/03.

ANIVERSÁRIO DO SISTEMÁTICO

Na próxima segunda-feira, dia 16 de junho, O Sistemático estará completando 26 anos de existência. Isso mesmo! Já são 26 anos publicando as notícias do Centro de Computação da UFMG.

Criado em 14 de junho de 1977, a sua primeira edição foi publicada no dia 16/06/77, com um ponto de interrogação em seu cabeçalho. Ainda não tinha nome e, então, um concurso foi instituído, entre os funcionários do CECOM, para a escolha do nome com que seria conhecido até hoje. A vencedora foi Cleuza Maria Bento, a QQ, que, além de batizar o jornal, datilografou-o durante vários anos.

Em todos os seus aniversários, O Sistemático agradece a todos. Neste ano, agradece novamente e não vai parar nunca de fazê-lo, pois sem os ceconia-nos o seu trabalho não conseguiria sobreviver. Ele depende de todos, como também do carinho que sempre recebeu.


Informativo



GENTEWARE

Ele é quieto, fala pouco, é risonho e muito simpático. Bem tímido, se dispôs a conversar com O Sistemático para contar para todos quem ele é e a sua também recente história ceconiana. Ele é Leandro Souza Costa, estagiário da DRC – Divisão de Redes de Comunicação. Leandro trabalha na sala ao lado da sala dos técnicos da divisão, no subsolo, não tendo muita oportunidade de visitar o 8o. andar. Assim, com a entrevista para O Sistemático, teremos a oportunidade de contar um pouco quem ele é.

SIST: Como você veio fazer estágio no CECOM?
LEANDRO: Sou aluno do curso de Ciência da Computação da UFMG. No meio do ano passado, fiquei sabendo por uma amiga minha, a Pollyana, do POP-MG, que o Frota estava fazendo entrevista para contratar estagiários para o CECOM. Através dela, ele entrou em contato comigo e vim fazer a entrevista. Consegui e iniciei o estágio no dia 1o. de junho de 2002. Tinha interesse na área de administração de rede, pois já tinha feito um estágio na empresa Acesso Engenharia de Informação, um provedor de Internet e um informador jurídico, onde trabalhava como desenvolvedor do sistema do Informador Jurídico. Queria outro estágio, desta vez na área de administração de rede. Foi perfeito.

SIST: Por que escolheu o curso de Ciência da Computação?
LEANDRO: Queria um curso que envolvesse Matemática, mas que não fosse o curso de Matemática nem Engenharia. Uma amiga comentou sobre o curso de Ciência da Computação e como também estava na moda, resolvi fazer o vestibular. Não sabia quase nada de computação, não tinha computador em casa. Tinha alguma noção, por ter feito alguns cursos, mas nunca tinha trabalhado com computador.

SIST: Qual o trabalho que desenvolve na DRC?
LEANDRO: Diariamente, prestamos suporte de rede às unidades, testamos ferramentas na área de administração de redes e para segurança de redes. Basicamente, todas as atividades estão focadas para a rede da Universidade.

SIST: O estágio está correspondendo às suas expectativas?
LEANDRO: Sim, está correspondendo ao que estava esperando.

SIST: Como é o relacionamento com o pessoal da divisão?
LEANDRO: É legal. Agora, como estamos ocupando uma sala ao lado da dos técnicos da telefonia, estamos nos relacionando mais. Entre os estagiários, sempre conversamos muito. Existe muita troca de informações, uma interação dos trabalhos. Um sempre conta o que está fazendo.

SIST: Quase não vai ao 8o. andar. Por que?
LEANDRO: Sinto não ter tanto contato com o pessoal do 8o. andar, pois ia ser muito interessante. Na Festa de Natal, sempre tinha alguém na nossa mesa, conversando. Passava alguém e ia lá conversar com a gente. Toquei violão com o pessoal e conversei com a Beatriz, que é mãe do Ivan.

SIST: É bom trabalhar no CECOM?
LEANDRO: Sim. Dos dois lados, tanto na parte pessoal quanto na parte técnica. É uma área em que a gente não domina tudo, não tem limitação para o aprendizado. Trabalhando na DRC, temos contato com muitas pessoas das unidades, aqui no Campus e fora. Vamos muito à Fae, ICEx, Música, Belas Artes, Centro Pedagógico, ICB, Farmácia.

SIST: E trabalhar com o Frota, como é?
LEANDRO: Trabalhar com o Frota é bom. Ele ajuda muito a gente, conversa muito.

SIST: Saindo um pouco do trabalho, como é a sua vida lá fora?
LEANDRO: Nasci em Belo Horizonte e fui para Teófilo Otoni com dois anos de idade, e morei lá até passar no vestibular da UFMG. Lá eu conheci a Aline, estagiária da DAA. Minha família mora lá: minha mãe, Maria Clara; meu pai, Roberto; e meus irmãos: Ana Flávia, de 8 anos, e Fernando, de 5 anos. Moro aqui em Belo Horizonte com um tio. Somente nas férias é que vou a Teófilo Otoni, mas telefono sempre para eles. Se a distância fosse menor entre as duas cidades, iria mais.

SIST: Como você é?
LEANDRO: Sou tímido, divertido, estou sempre de bom humor. Gosto de sair, de música, de cinema, de estudar e namorar. Sou muito caseiro e gosto de sair para lugares que já conheço. Não gosto de lugares cheios nem de muito barulho.

SIST: Quais são os planos para o futuro?
LEANDRO: Depois que me formar, pretendo começar a trabalhar, ter um emprego estável. Gostaria de trabalhar em Belo Horizonte, não gostaria de ir para outro local maior ou menor do que aqui. Mas não descarto as possibilidades.

SIST: Gostaria de dizer alguma coisa para todos do CECOM?
LEANDRO: Quero agradecer ao pessoal por ter me recebido bem, apesar de não ir muito lá em cima e ao pessoal que trabalha comigo pelo apoio. Gostaria de agradecer ao Sistemático pela oportunidade da entrevista.

Assim conhecemos um pouco o Leandro. Agradecemos a ele pelo tempo dispensado ao Sistemático e esperamos que nas próximas festas do CECOM ele possa mostrar mais o seu lado artístico, tocando violão.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas, esta semana:

– Se você é viciado em bater papo pela Web, vai mais uma dica para fazer amigos. No Friendster, http://www.friendster.com, você pode se conectar a todos os seus amigos. Só tem um detalhe: você e ele tem que se cadastrar na página Friendster. Outra coisa legal é que pelo serviço “Bulletin Board”, você pode enviar mensagens para qualquer cadastrado e não somente para seus amigos. (Site em Inglês)

– Curtir a tradição das festas juninas não depende de grandiosidade, mas de um bom “espírito junino”. O Rio de Janeiro tem suas festas, quadrilhas, forrós e arraiás que, embora não tão famosos quanto o de Campina Grande, ainda mantêm acesa a fogueira carioca de São João. Vá até o endereço http://odia.ig.com.br/sites/festa junina/.

– Na página http://www.eptv.com/virandobixo, estudantes podem fazer, gratuitamente, um simulado do Enem. Basta baixar a prova e depois conferir o gabarito, que já está no ar. No site, os estudantes ainda encontram diversas informações sobre vestibular, os calendários das principais provas e inscrições.

– Muito divertida é a página do Menino Maluquinho (http://www.meninomaluquinho.com.br/), criado por Ziraldo. Tem história on-line com imagens em tamanho natural para ler, imprimir e colorir. Uma ótima dica para a garotada com os principais personagens da turma do Maluquinho e também conta com piadas, tirinhas, jogos e outros entretenimentos.

– O que é a notafilia? A notafilia, como uma parte da numismática, traz o estudo ou colecionamento de notas, bilhetes e qualquer outro objeto impresso ou grafado que tenha valor para troca. As moedas são os objetos mais comuns para a coleção, mas levando-se em consideração, as cédulas são também muito comuns, existindo também os bilhetes ou notas de banco, que podem ser as cédulas emitidas por instituições financeiras particulares. Além disso, existem ainda os bilhetes de loteria e alguns papéis cujas emissões são emergenciais, como por exemplo, o Notgeld. Visite o endereço http://www.notafilia.com.br/.

– Você se lembra do Ghostbusters, ET, Top Gun, Blade Runner e seriados como As Panteras, Daniel Boone, Os Três Patetas, Vila Sésamo? E os desenhos Coelho Ricochete, Papaléguas, Corrida Maluca, Capitão Caverna etc? Então vamos força mais um pouco. Você se lembra dos brinquedos Genius, Falcon, Detetive, Playmobil, Ferrorama? Não? Então, visite a página http://www.quantotempo.kit.net/ e refresque a sua memória.

– Para quem não sabe o que é Windows XP, ele é o mais novo sistema operacional da Microsoft. O Windows XP apresenta novas telas amigáveis, menus simplificados e muito mais. A computação pessoal fica muito mais fácil e agradável. Vem com tudo o que você precisa: capacidade, desempenho, novo layout e muita ajuda quando você precisar. O WindowsXP tem tudo isso, além de confiabilidade e segurança inigualáveis. Se você deseja saber mais sobre o Windows XP basta dar uma navegada no Windows XP OnLine.(http://www.windowsxponline.hpg.ig.com.br/)

– Muito bem bolada é a casa noturna do Alto da Serra, com seu estilo country. Lá, você encontra um link (http://www.estanciaaltodaserra.com.br/index.htm) que destaca a história do rodeio no Brasil e no mundo. Não perca esta oportunidade.

– Mas se você gosta de assistir rodeio, aponte o seu navegador para a página http://www.tvom.com.br/ e assista ao vivo os peões em ação.

– Não é fácil superar alguns momentos da vida. Nada como uma palavra amiga, uma frase ou leitura que nos faça refletir. Vamos lá, navegue até a página http://www.wernerwanderer.com.br/anti_estresse_powerpoint.htm e alivie o seu coração. Você também pode enviar para uma pessoa amiga

Para quem acha que novela não faz parte das conversas no CECOM, aqui estão as dicas de sites sobre Betty, a Feia, enviadas pela Xina, ardorosa fã desta comentada novela:
Sobre a novela:
– Betty la Fea – Antena 3: Site oficial da novela na rede Antena 3, de Madrid, com os protagonistas, resumos dos capítulos, fotos, fórum e análises do fenômeno Betty. http://betty.canal13.cl/cgi-bin/link.exe/

– Betty la Fea en Telépolis: Entrevistas, montagens, resumos dos capítulos e curiosidades sobre a popular telenovela. http://www.telepolis.com/cgibin/web/DISTRITOSEC?distrito=Betty+la+fea&pag=1

– Betty La Fea! – Ecomoda!: Fórum sobre a novela, com autógrafos, pesquisas, canções e links para outros sites relacionados com o tema. http://www.network54.com/Hide/Forum/122376

– Betty La Fea.com: Resumos dos capítulos, informes sobre a Ecomoda e notícias. http://www.pcreativas.com/betty/

– Club de Fans de Yo Soy, Betty la Fea: Página do fã-clube de Betty, a feia, com fotos, perfil dos atores protagonistas e fórum de discussão. http://bettylafea.8k.com/

– Especial de Betty la Fea: Perfis dos atores e atrizes protagonistas. Descubra que Nicolas Mora é um cantor de rock muito conhecido na Colômbia. http://www.dealante.com/nodo.php?nodoid=1

– Preferimos Feas que Plásticas, Las: Página enfocando a estréia da novela nos EUA. Conversas e fotos em torno da estética dos personagens da série. http://www.tvchismes.com/fea/betty.html

– Rincón de Betty: Resumo de episódios e da vida dos protagonistas. Apresenta os vídeos de abertura da novela. http://www.rincondebetty.com/

– Yo Soy Betty, la Fea – Terra: Página da novela na República Dominicana, Tem história, fotos, estatísticas e discussões filosóficas sobre o êxito desta série. http://www.terra.com.do/especiales/bettylafea/

– Yo Soy Betty, la Fea [Canal 13]: Site oficial da telenovela no Canal 13, do Chile. Inclui resumos, personagens e uma amostra do próximo capítulo. http://betty.canal13.cl/cgibin/link.exe/

– EcoModa: História desta empresa de confecções, fotografias dos protagonistas, papéis de parede e links. http://www.reynaonline.com/bettylafea/

Sobre Ecomoda, a continuação da novela:
– EcoModa: Elenco, resumo dos capítulos e canções. http://www.rincondebetty.com/ecohome.htm

– Prepare-se para ver Ecomoda: História da segunda parte, imagens dos personagens, fórum e links. http://www.iespana.es/superbetty/

UFMG VAI REALIZAR O SEU 35o. FESTIVAL DE INVERNO

Vai ser em Diamantina, no período de 06 a 26 de julho, o 35o Festival de Inverno da UFMG, cujo tema principal será Limites: rupturas e desdobramentos. O evento será organizado em três módulos semanais, totalmente independentes. A abertura oficial do festival vai acontecer num domingo, dia 6 de julho, seguindo-se o restante da programação nas três semanas subseqüentes, durante as quais acontecerão um fórum internacional, dois cursos, 27 oficinas e 25 palestras, além de uma programação variada de eventos artísticos.

As inscrições estarão abertas a partir do dia 24 de junho, seguindo as seguintes datas:
– até 30/06 – atividades da primeira semana
– até 09/07 – atividades da segunda semana
– até 16/07 – atividades da terceira semana – somente para Diamantina.

As inscrições estão a cargo da Fundep, na Internet (www.fundep.ufmg.br) e nos seguintes locais: Praça de Serviços no Campus Pampulha e Conservatório UFMG, à Av. Afonso Pena 1534, Centro.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Nos dias 05 e 06 de junho, os estagiários do CECOM passaram por um treinamento sobre questões relacionadas ao ambiente de trabalho e atividades das divisões em que estão alocados. O treinamento foi apresentado, em conjunto, por cinco membros da diretoria do CECOM: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Gilmar Lima Guimarães, Aleixina Maria Lopes Andalécio, João Carlos Lages e Fenando Frota Machado de Morais.

Aproveitando o ensejo, Aline Toledo Silva, estagiária da DAA, fotografou o treinamento no segundo dia, focalizando a Xina, o Frota e o João Carlos.

A apresentação do Frota

A palestra do João Carlos

Xina, Emerson, Marcus Vinicius, Joaquim e Tiago

Xina em sua apresentação

CLASSIFICADO

Se você precisa da ajuda de uma Administradora de Condomínios, procure Luiz Júlio Rocha Oliveira, filho da Ana Maria da Rocha, na Listo – Administração de Condomínios. O endereço é: Av. Barão Homem de Melo 4500, sala 1120, e os telefones são 9113-7330 e 3247-6247.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 23, de 09/06/1983, publicou notícias sobre visitas ao CECOM, saída do bolsista Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, cursos da Sucesu-MG, Olimpíada do CECOM, Olimpíada da Sucesu-MG, entrevista da digitadora Cristina Campos Brasil da Fonseca na seção “Um Pouco de Nós”, entre outras. A notícia que se destacou foi:

VISITA À RIBEIRÃO PRETO
Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, chefe da Divisão de Usuários do CECOM, esteve em visita ao Centro de Processamento de Dados do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, nos dias 30 e 31 de maio. Na oportunidade, foi feito contato com o Dr. Renato Sabbatini, que deverá vir ao Centro de Computação ainda este mês para proferir palestra sobre Informática Médica.



Eventos



FESTA JUNINA DO CECOM

A Comissão Organizadora da Festa Junina do CECOM já iniciou a distribuição dos blocos da rifa de uma cesta de guloseimas, com o objetivo de angariar fundos para a festa. O sorteio da rifa está marcado para as 16:00 do dia 25 de junho, na sala do café do 8o. andar.

Os funcionários estão contribuindo com itens para a cesta e ainda está faltando muita colaboração. Quanto à caixa de prendas, esta continua com poucos itens. Não se esqueçam de trazer as contribuições.

A Festa Junina do CECOM está marcada para o dia 04 de julho e, como sempre, terá os jogos de argolas, pescaria, boca do palhaço e a corrida do saco para adultos e crianças. A comissão está solicitando a alguns ceconianos os prêmios da corrida do saco.

Aguardem as novidades da festa!

PRÓXIMA QUARTA DOZE E TRINTA

Não percam a próxima atração da Quarta Doze e Trinta! No dia 18 de junho vai ter a apresentação de “Carmina Burana”, de Carl Orff, com o Coro do Curso de Extensão da Escola de Música da UFMG, no Auditório da Reitoria. Vamos prestigiar a Xina, que faz parte do coro!

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os próximos aniversariantes: Lísia Rocio de Abreu, hoje, dia 12. E os parabéns para os ex-ceconianos: Aléxia Loureiro Araújo, no dia 12; Antônio Carlos Cortez e Silva e Ignez Amorim de Almeida, no dia 13; Maria Lúcia Valadares e Silva, no dia 14; Adriana Lima Leonel, no dia 15; Antônio Pedro Lima Santos, no dia 16; Carlos Farina, no dia 17; e Maria Aparecida (Nina) Faria (Belas Artes), no dia 18.