Sistemático: Edição 1162 – 26/06/2003


Notícias



ATI PROMOVERÁ ENCONTRO COM GERENTES DE REDE

Com o objetivo de ampliar os canais de disseminação das informações sobre a infra-estrutura de tecnologia de informação da UFMG, a ATI está convidando os administradores de redes e os responsáveis pela gestão deste recurso nas unidades e órgãos da universidade, a comparecer ao encontro que promoverá na próxima semana.

Neste encontro, a ATI espera viabilizar a troca de informações, nivelando o conhecimento de todos e aperfeiçoando o funcionamento dos recursos computacionais da universidade. A expectativa é de que novos encontros sejam rotineiramente agendados.

Este próximo encontro acontecerá no dia 3 de julho, das 9:30 às 12:00, no auditório 4 do ICEx (ao lado do LCC/Cenapad). Serão oferecidas 4 palestras, cada uma com aproximadamente 20 minutos de duração, sobre os seguintes assuntos:

– Carlos Alfeu: plantão do CECOM, estágio atual da implantação da Fase 3 da Rede UFMG e situação geral da rede.
– Fernando Frota: uso adequado da rede; filtros; anti-virus e anti-spam nos e-mails.
– Paulo Lessa: evoluções previstas na Rede UFMG; intervenções nas unidades acadêmicas.
– Daniel Borges: e-mail local x e-mail Grude e suporte Grude.

PLANTÃO DE SERVIÇOS SERÄ ATIVADO NA PRÓXIMA SEMANA

Dentro das atividades previstas para a implantação do Plantão de Serviços do CECOM, foi realizado na última semana um programa especial de treinamento. Além da apresentação das noções técnicas e práticas do trabalho e do contexto e objetivos do projeto, os interessados conheceram os critérios pelos quais seriam avaliados e selecionados.

O processo de treinamento esteve a cargo de membros da diretoria do CECOM, no caso, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Aleixina Maria Lopes Andalécio e Fernando Frota Machado de Morais.

Encerrada esta etapa, na última reunião de diretoria, ocorrida na segunda-feira passada, foi pontuada a planilha de avaliação e seleção que, ao final, relacionou seis funcionários classificados.

Hoje à tarde, as diretorias da DGE, DAA, DAC, DCP e DRC se reuniram para definir a escala de plantão a ser adotada neste início de atividades, que será preenchida obedecendo prioritariamente a ordem de classificação.

O objetivo agora é divulgar o Plantão de Serviços à comunidade e implantá-lo ao longo da próxima semana. Para isso, alguns detalhes organizacionais ainda precisam ser cumpridos.

Conforme tem sido publicado em O Sistemático, o plantão terá o objetivo principal de atender e encaminhar soluções referentes a questões ocorridas fora do expediente normal de trabalho e que estejam relacionadas à disponibilidade dos seguintes serviços:
– rede de voz (telefonia);
– rede de dados;
– aplicativos, sistemas e serviços.

O serviço de plantão cobrirá, nos dias úteis, o horário das 19 às 24 horas. Aos finais de semana e feriados, o plantão cobrirá o intervalo das 7 às 24 horas.

CECOM DÁ INÍCIO A MAIS UM PROCESSO INTERNO DE AVALIAÇÃO

Como já é de praxe, semestralmente, o Centro de Computação realiza o seu processo interno de avaliação que, além do envolvimento direto de todos os seus funcionários, conta ainda com efetiva participação de vários usuários, os quais são solicitados a responderem questionário referente ao atendimento prestado pelo CECOM. A tabela abaixo define o cronograma estabelecido para este 1o. semestre:

Atividade
Responsável
Período
Avaliação de processos anteriores e definição do procedimento dessa avaliação
Toda Diretoria
09 a 13/06/2003
Execução do processo nas divisões
Diretores de Divisão
16 a 27/06
Aplicação do questionário aos usuários
Vice-Diretor
25/06 a 01/07
Levantamento da participação em treinamentos
Vice-Diretor e Diretor da DAC
25 a 27/06
Avaliação de projetos conduzidos no semestre
Toda Diretoria
25/06 a 02/07
Consolidação dos dados de atividades de rotina
Vice-Diretor
30/06 a 04/07
Análise dos resultados da avaliação de rotina
Toda Diretoria
07/07
Consolidação final da avaliação de rotina e de projetos
Diretor Geral
até 09/07
Apresentação e discussão de resultados com a ATI
Diretor da ATI e Diretor Geral
10/07
Avaliação qualitativa em cada divisão com a respectiva divulgação do resultado
Diretores de Divisão
10 e 11/07
Envio de respostas aos usuários referentes a seus comentários, críticas e ugestões
Vice-Diretor
21 a 25/07/2003

 

CECOM BUSCA SOLUÇÃO PARA PROBLEMA NA REDE NOVELL

Desde o início da semana, alguns servidores da Rede Novell estão apresentando problemas no gerenciamento das licenças de uso.

O CECOM realizou uma série de procedimentos padronizados na tentativa de correção do problema, mas não obteve êxito. Em função disso, solicitou o auxílio da empresa Informa Tecnologia, parceira da Novell, que está prestando assessoria na busca de uma solução definitiva.

VICE-DIRETOR VAI PARTICIPAR DE CURSO NO IETEC

O IETEC estará realizando, nos dias 30 de junho e 1o de julho, o curso “Gerenciamento de Projetos”, que vai ter a participação de Gilmar Lima Guimarães, Vice-Diretor do CECOM.


Informativo



GENTEWHERE

Ficamos uns 5 anos sem conversar. E, de repente, chove e-mail de um lado e de outro. Nas cinco últimas semanas estamos conversando bastante e estou a par de todas as notícias made in Canadá, como o calor de 28 a 30 graus em Vancouver, da vontade dela de me pegar pelo pescoço, do telefonema para a Didi para contar que seria a próxima entrevistada do Sistemático… Acabou sendo uma entrevista bem engraçada com Denise Spira Cardoso, nossa segunda ex-ceconiana que mora no Canadá. As histórias são muitas, as saudades também. Mesmo achando que a cabeça não funciona mais para datas, Denise conversou bastante com o Sistemático.

SIST: Conta como foi o início da sua história ceconiana.
DENISE: A minha entrada para o CECOM foi totalmente por acaso! Eu era estudante do ICEx, fazendo Física, e em 1977 fiz um curso de verão chamado Pesquisa Operacional. O instrutor era um estagiário do CECOM, e, como ele estava saindo, me perguntou se eu estaria interessada em entrar para o CECOM. A minha resposta (“é claro que sim!”) mudou o rumo da minha carreira profissional para sempre, e até hoje sou agradecida por isso. Comecei como estagiária do Gino na Divisão de Usuários, cujo chefe na época era o Carlos Quevedo, programando em Cobol. Eram estagiários também na época o Luiz Henrique, Marcelo, Edésio, Luiz Ricardo, André, Diz, Viotti…
(N.R.: Descobri na pasta de estagiários que Amaurício Gomes Lúcio, Dimas Afonso de Souza, Eduardo Cabaleiro Cortizo, Márcio Bunte e Vicente Tadeu Buono também iniciaram o estágio na DU em 1977.)
Foi a época dos cartões perfurados (e o medo do Bauer), dos Plantões de Consultoria, da Divisão de Sistemas. Lembro do Romildo, Bauer, Rainer, Wolney, Eduardo Lima e William no sub-solo com porta com cadeado; e de um ambiente super-gostoso entre todos os estagiários, todos trabalhando e estudando e se divertindo juntos. E aí aconteceu o outro fato marcante da minha vida: o Quevedo entrou na sala dos estagiários, onde compartilhávamos a famosa mesa grande do quinto andar e perguntou quem gostaria de ajudar a Didi, que era chefe do Setor de Assessoria, a trabalhar com o PRTC (um programa de análise estatística). E eu levantei a minha mão!! Começou aí a grande amizade que tenho com a Didi até hoje, a quem também devo grande parte da minha formação profissional.

SIST: Quando passou para o cargo de Programador? E para Analista de Sistemas?
DENISE: Se a memória não me falha, fui contratada como programadora em novembro de 1978 e como analista em 1979, através de concurso. Na época, a Divisão de Usuários, chefiada pela Didi, era constituída por dois setores: o de Assessoria aos Usuários, cujo chefe era o Zedu, e o de Projetos de Aplicação (ou nome parecido!), que eu chefiava. Trabalhavam comigo o Elidimar e o Luiz Henrique. Foi a época dos milhares de projetos para pesquisadores da UFMG, dos cursos que demos sobre processamento de questionários e de SPSS, da publicação Comunicacão ao Usuário, dos fondues na casa da Didi, das festas juninas na casa do Zedu, das incontáveis pizzas com a tchurma toda – uma época que realmente deixou muitas saudades.
Nessa época, eu tinha terminado o curso de Física e comecei a fazer mestrado em Ciência de Computação. Foi também a época da divisão, meio traumática, do CECOM e do DCC; era meio esquisito fazer parte dos dois grupos ao mesmo tempo…

SIST: Lembra-se dos trabalhos que desenvolveu no CECOM? Quais os trabalhos que marcaram e dão saudade? Conta como era a turma com quem trabalhava?
DENISE: A grande mudança, que aconteceu em 1983, foi a minha ida para o Hospital das Clínicas com a Didi – mais uma vez, a “culpada” por grandes mudancas na minha vida! Depois foi a vez do Gino, Marcelo, Cláudia e Lindaura irem também para o HC. Foi uma época muito legal e de grande aprendizado para mim. No HC, fizemos de tudo: a seleção do equipamento, o plano para a instalação fisica do Núcleo de Computação de Saúde, a definição dos sistemas a serem desenvolvidos, o desenvolvimento e instalação de todos os sistemas do Hospital (tudo desenvolvido em MUMPS). Participei do desenvolvimento de vários sistemas e os que marcaram mais foram o de Banco de Sangue e o de Controle de Infecção Hospitalar. O interessante é que essa experiência foi de imenso valor para o trabalho que faço hoje no Canadá.

SIST: Sente saudades daquela época?
DENISE: Demais. Foi uma época que marcou muito, tanto profissionalmente como em termos pessoais. Até hoje mantenho contato com o pessoal daquela época e acompanho através do Sistemático.

SIST: Por que saiu do CECOM?
DENISE: Acho que teria continuado no NCS/HC para sempre, se não tivesse acontecido a grande virada na minha vida. Em 1988, juntei mala e cuia e todas as férias a que tinha direito e fui para o Canadá com o Marco, meu marido. Passamos 4 meses numa cidade perto de Toronto, onde conheci pela primeira vez o inverno canadense (por volta dos -25oC). Aí, ele teve que voltar para São Paulo por 3 meses; e eu voltei para o HC. Depois desse tempo, voltamos definitivamente para o Canadá, onde estamos até hoje. Moramos atualmente em Vancouver, que é uma das cidades mais lindas do mundo!

SIST: Atualmente, está trabalhando em que? Conta o tipo de trabalho que desenvolve?
DENISE: Depois que vim para o Canadá, passei uns 6 meses na vida mansa, sem trabalhar. Curti muito! Mas logo depois comecei a trabalhar na mesma firma do Marco, que mexe com controle de processos e instrumentação. E um belo dia, olhando no jornal, achei um anúncio procurando alguém com experiência em MUMPS e sistemas hospitalares! Olha só a coincidência! Comecei então a trabalhar numa companhia que desenvolve software de aplicações na área de sáude. E o meu primeiro projeto foi desenvolver um sistema de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar!!! Tudo igualzinho!! Trabalhei lá por vários anos. Primeiro em tempo integral, depois em tempo parcial, e finalmente como consultoria. Em 1997, comecei também a trabalhar para um grande laboratório de análises clínicas, de novo usando MUMPS e desenvolvendo sistemas de laboratório.

SIST: Vamos agora contar um pouco sobre você. Fala sobre a sua família. Como está a família no Brasil? Vem sempre aqui? Pretende voltar para o Brasil? Como é a vida no Canadá?
DENISE: Como falei antes, vim para o Canadá com o Marco, com quem estou casada há 14 anos. Marco é meu melhor amigo e companheiro, além de ser o melhor pai do mundo! Temos dois meninos: Daniel, com quase 12 anos, e David, com 10. Os dois nasceram aqui mesmo, em Vancouver. Eles participam de esportes (baseball, baskette etc.), e nos mantêm ocupados o tempo todo!
Atualmente, eu trabalho em tempo parcial: levo os meninos na escola; trabalho; e depois pego eles na escola de novo.
Em 1999, mudamos para Calgary, na província de Alberta (Marco mudou de emprego), perto das montanhas rochosas – um lugar absolutamente maravilhoso! – onde moramos por 3 anos. Trabalhei durante um tempo num instituto de pesquisa mexendo com Informática Médica. Foi uma experiência interessante. Em 2001, mudamos de volta para Vancouver (Marco voltou para o emprego antigo!), onde estamos agora. O Canadá realmente é o nosso lugar e voltar para o Brasil em definitivo não faz parte dos nossos planos a médio prazo. Quando aposentarmos, talvez? Mas por enquanto, vamos ficando por aqui. Essa nossa escolha tem um preço: a distância da família e dos amigos antigos é o preço mais caro a pagar. Só temos uma pessoa da família brasileira que mora aqui, a sobrinha do Marco, que é casada com um canadense. O resto da minha família e do Marco está todo no Brasil. Dois deles trabalham na UFMG: meu irmão Michel, no departamento de Matemática; e a irmã do Marco, a Vera Alice, na Fafich. Mas ao longo do tempo fizemos boas amizades por aqui; e há 7 anos atrás a Didi veio para cá! Dessa vez, fui eu a “culpada” por mudanças na vida dela… Tem sido super legal tê-la aqui, e volta e meia nos encontramos e de vez em quando relembra-mos os “bons” tempos!
Antes dos meninos nascerem, íamos todo ano ao Brasil. Depois ficou mais difícil e caro! Mas mesmo assim, comemoramos o primeiro aniversário de cada um dos meninos no patropi; e depois disso fomos mais umas 3 vezes com eles. A última vez foi no final do ano passado, quando curtimos 2 semanas de praia! Que saudade de praia com areia branquinha e água quentinha! A água aqui é gelada!! A vida no Canadá é boa e apesar de vivermos numa cidade grande, é razoavelmente seguro. E a natureza por aqui é realmente fantástica!

SIST: Tem alguma coisa para dizer para todos do CECOM?
DENISE: Que lembro do CECOM e de todos com muita saudade!

Agradecemos à Denise pela boa conversa e lembranças de um tempo que foi muito curtido. Muitas saídas para pizzas e canelones, muito vinho, muitas fotos e exibição de slides. Um tempo muito bom compartilhado com muita harmonia! Esperamos que lá do Canadá ela continue lendo O Sistemático e nunca se esqueça de todo nós.

A Família Cardoso: Denise, Daniel, Marco e David

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A forca e um canguru, muito atrevido, que está com a corda no pescoço. O objetivo é escolher as letras certas, preencher as lacunas e salvar a vida do bichinho. Legalzinho e muito bem feito, o jogo é gratuito e conta com 8.500 palavras e frases em 100 categorias. Você pode fazer o download da página Tucows (http://games.tucows.com/preview/212339.html) ou
NCBuy
(http://enetwork.ncbuy.com/downloads/ntchanga.html), onde você também encontra uma demonstração on line. Uma pena que é em Inglês.

– Não perca tempo e participe da “Quarta edição do Concurso Internacional de Animação para Internet”, do Festival Internacional de Animação do Brasil, que é conhecido por Anima Mundi Web 2003. Tem 10 brasileiros entre os 20 finalistas. Inscreva-se no Cyber-Jury para escolher, até 18 de julho, e participe do juri. O endereço é: htttp://www.animamundiweb.com.br/animamundi/calandra.nsf.

– Muito bonita é a página criada para comemorar os 100 anos da Ford. Fundada por Henry Ford, o criador da produção industrial em série, a Ford comemora seu centenário mundial. O Informe Publicitário na Folha (http://www1.folha.uol.com.br/folha/publicidade/ford100anos/) e um especial (http://www.ford.com.br/centenario/centenario.asp) em sua página, você vai conhecer ou relembrar modelos antigos da empresa que hoje atua em 25 países com oito marcas diferentes, incluindo Volvo, Mazda e Land Rover.

– A e-Cursos (http://www.e-cursos.com.br/) é uma escola virtual voltada ao aprimoramento pessoal e profissional. Proporciona cursos on-line através da internet em diversas áreas de atividade, ampliando a experiência humana.

– O site http://www.cinemaparadiso.com.br/ é dedicado a uma categoria especial de cinéfilo: os apaixonados por trilhas sonoras. A ênfase é dada às trilhas instrumentais, havendo seções dedicadas à história da música incidental nos filmes (inclusive no Brasil), e aos seus principais compositores, com destaque especial ao incrível Max Steiner, meu favorito. Mas também há uma seção sobre os mestres da canção, cujos musicais encantam o mundo inteiro. Além disso, o internauta vai encontrar uma matéria semanal sobre música de cinema.

– A página TV Magazine (http://www.tvmagazine.com.br/) é um guia para quem não desgruda os olhos da telinha, TV aberta ou por assinatura. Além de informações por temas (esporte, seriados, novelas, filmes, desenhos etc.), tem um bloco com os programas que estão no ar na hora em que você acessa.

– Veja aqui como encontrar o filme que você gostaria de ver os erros. Você pode fazer sua busca de várias maneiras: a primeira, busca pela imagem do filme. Caso você não se lembre do nome, mas com certeza se lembra da imagem, você pode navegar pelas seções do site. Cada seção contém de 19 a 24 filmes, cada um com a imagem respectiva do filme. Clique na seção, olhe as imagens, e clique no filme que você quiser ver os erros. Você irá diretamente para o filme escolhido. Lá você encontrará uma pequena descrição do filme e logo em seguida os erros. Veja como: http://www.falhanossa.com.br/.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nas primeiras semanas do mês, as seguintes notícias:

AT&T inicia telefonia fixa no Brasil (05 de junho/2003) – A AT&T Latin America inicia hoje a oferta de telefonia fixa local e longa distância no país. Os serviços da empresa são válidos apenas para o mercado corporativo.
A AT&T possui infra-estrutura própria através da qual já oferecia serviços de telecomunicações para empresas brasileiras. A operadora tem operações em Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Ao todo, a AT&T possui mais de 69 000 quilômetros de fibra óptica instalados por aqui.
Para tentar ganhar mercado nas empresas, a AT&T pretende focar na oferta de planos sem horários diferenciados e sem degraus tarifários, bilhetagem por minuto e uma única conta detalhada.

Formato GIF passa a ser livre dia 20 (09 de junho/2003) – No próximo dia 20, expira, nos EUA, a patente do algoritmo de compressão LZW, base do formato GIF e hoje propriedade da Unisys.
O fim da validade da patente da Unisys sobre o algoritmo LZW (Lempel-Ziv-Welch) deve encerrar uma polêmica de quase uma década. A briga começou em 1994, quando a Unisys e a Compuserve, criadora do formato GIF, resolveram cobrar royalties dos produtores de software que empregavam essa tecnologia.
A turma do software livre iniciou, então, um boicote ao formato GIF, propondo o uso do PNG (Ping) no lugar dele. Apesar disso, o GIF se espalhou junto com a Web e tornou-se, ao lado do JPEG, um dos dois formatos mais populares para gráficos na internet.
A Unisys já declarou que não pretende pedir a prorrogação da patente, que se encerra na próxima semana nos Estados Unidos. A empresa ainda detém patentes que continuam valendo por mais um ano em países como Canadá, Japão e Alemanha.
A liberação do GIF acontece quase ao mesmo tempo que o World Wide Web Consortium (W3C) anuncia uma nova versão do formato PNG. Essa especifi-cação, ainda em discussão, propõe aperfeiçoamentos num padrão de arquivo que já tem algumas vantagens em relação ao GIF, como a possibilidade de trabalhar com mais de 256 cores.

Você já tirou o seu e-CPF? (10 de junho/2003) – A Receita Federal iniciou a emissão de CPFs eletrônicos, que garante a privacidade nas transações eletrônicas entre contribuintes e o Fisco.
Baseado no conceito de assinatura digital, o documento poderá ser usado para assinar declarações de renda, para obter certidões de Receita Federal e para cadastrar procurações e acompanhar processos eletronicamente.
Estão sendo emitidos dois tipos de certificados. O A1, criado a partir do próprio computador, utilizando as bibliotecas criptográficas e permite cópias de segurança. E o A3, criado pelo titular de um smart card, que não permite a criação de um backup.
Com o CPF eletrônico aumenta as possibilidades de auto-atendimento do contribuinte. Boa parte dos serviços está no Receita.222, uma central de atendimento virtual da Receita Federal. O documento só pode ser emitido por uma Autoridade Certificadora credenciada pela ICP-Brasil e habilitada pela Autoridade Certificadora da Secretaria da Receita Federal. As duas Acs cadastradas até agora são a Certisign e o Serpro.

Spams vão custar US$ 20 bilhões este ano (10 de junho/2003) – Ainda em 2003, o prejuízo registrado com o envio de spams vai girar em torno de 20 bilhões de dólares. Até 2007, esse valor pula para nada menos de 197 bilhões de dólares. Essas conclusões são da consultoria americana Radicati Group.
O estudo Anti-Spam Market Trends, 2003-2007 diz que uma companhia com cerca de 10 mil funcionários vai gastar cerca de 49 dólares – para cada usuário de correio eletrônico – para processar spams (abrir, deletar e excluir definitivamente da caixa de mensagens), somente em 2003.
O estudo diz que a cada 21 servidores de mensagens, cinco são utilizados apenas para processar spams. E mais: se a avalanche de spams não diminuir, em 2007, a cada 50 servidores de correio eletrônico, 25 deles serão de uso exclusivo de mensagens de spam.

Site do Banco do Brasil é clonado (13 de junho/2003) – Usando como pretexto uma promoção com prêmios em dinheiro, um e-mail malicioso chega à caixa postal do internauta com o assunto “BB Internet E-mail Banking”. No final da mensagem, o usuário encontra um link para uma página fria do Banco do Brasil.
Se o correntista digitar os dados (agência, conta e senha), as informações serão automaticamente enviadas para o suposto estelionatário. Trata-se de um golpe.
Segundo o consultor de tecnologia Hélio Silva, que acompanha e investiga a evolução desse tipo de spam, essa é a sétima versão do golpe, que está cada vez mais sofisticado. Os golpistas chegaram ao ponto de registrar o domínio 2bancodobrasil.com.
Silva explica que, inicialmente, os links falsos do BB anexados às mensagens apontavam para um site pendurado em lycos.co.uk. Agora, as informações digitadas sob o domínio falso são enviadas para o site http://www.personalassistantservices.com/processar. asp onde um script asp recebe os dados. “Não dá para saber se o site está envolvido no golpe. Pode simplesmente ter sido hackeado e estar sendo usado pelo estelionatário para recolher as informações dos correntistas”.
Cinco dos spams recebidos por Hélio Silva foram transmitidos via Brasil Telecom em IPs do tipo 200.140.62.*, que, segundo o consultor, são prováveis números de acesso dial-up. Uma das mensagens chegou pela rede Speedy da Telefônica. “A última veio por um provedor chamado Secrelnet”, diz.
“O Banco do Brasil não envia e-mails aos seus clientes, exceto quando é expressamente autorizado por eles, somente para a remessa de boletins e informativos. Quanto aos procedimentos de troca de senha, só podem ser efetuados no próprio site do Banco, nos terminais de auto atendimento ou nas agências”, diz o Banco do Brasil, em nota oficial.
O BB aponta ainda procedimentos de segurança para que o correntista verifique a autenticidade do site que está visitando.
“Na página verdadeira do BB, quando o cliente digitar os dados de agência, conta e senha, encontrará sempre o https no endereço da página, indicando que está numa página segura. No rodapé, existe um cadeado. Clicando, o cliente terá o certificado da página.”

Uso do Linux nos servidores deve triplicar (16 de junho/2003) – Uma pesquisa realizada pelo IDC na Europa prevê um crescimento massivo do uso do Linux nos servidores das empresas.
O estudo, publicado pelo site inglês The Register, prevê que este ano serão comercializados mais de 162 mil servidores com Linux na Europa Ocidental. Só que, até 2007, o número deverá triplicar, segundo as projeções do IDC.
A tendência do crescimento não se restringe apenas aos servidores. O IDC também pesquisou, entre os usuários corporativos, o interesse em rodar o sistema operacional nos desktops – e 15,5% deles consideraram essa opção.

PROGRAMA BOLSA PRÉ-VESTIBULAR DA UFMG

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos reeditou o Programa de Apoio aos Servidores Técnicos e Administrativos para Preparação a Curso Superior/2003, também conhecido como Bolsa Pré-Vestibular.

Todas as informações necessárias podem ser encontradas no site www.ufmg.br/prorh ou obtidas através dos telefones 3499-4489 ou 3499-4429.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Na época em que o pessoal do CECOM era bem animado, Festa Junina tinha até Quadrilha e Casamento na Roça. Isto aconteceu no dia 03 de julho de 1981, na festa realizada no Clube XV Vernanistas, com a presença maciça dos ceconianos.

Esta foi a primeira Festa Junina do CECOM, com o nome de Araiá do Byte Coxa, nome sugerido por Aldemar Lopes de Souza, funcionário hoje lotado no DPFO.

As fotos são de autoria da Lelé e do Leão.

Caetano (o delegado) e Luiz Ricardo (o noivo)

O casamento na roça: Bel (mãe da noiva), Zédu (pai da noiva) de costas, Luiz Ricardo (o noivo), Bárbara (a noiva), Adriana Figueiredo (madrinha), Marcelo (pai do noivo), Manoela (mãe do noivo), Mário Terenzi (padrinho) e Caetano (delegado).

O desmaio da noiva – Joãozinho (sacristão), Bel e Zédu.Ao fundo: Ricardo Bueno (Juiz de Paz), Adriana Figueiredo, Luiz Ricardo, Marcelo Novaes (pai da noivo), Mário Terenzi, Margarida, Caetano, Lelé e Vânia.

O começo da quadrilha – Luiz Diniz (o padre), Joãozinho, Margarida e Manoela.

A Quadrilha: Adriana, Caetano, Lúcia, Mário Terenzi, Patrícia, Viotti, Elisa e Evandro.

Monteiro, Marli, Tânia e Leão.

Regina, espôsa do Zédu, e Míriam



Há 20 anos…

As edições do Sistemático, Ano VII, números 24 e 25, de 1983, publicaram notícias sobre o 6o. aniversário do Sistemático, visitas ao CECOM, palestra Informática Médica, reservas de horário para utilização do Facom, perda de arquivos nos packs, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

PRÊMIO EM CONCURSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO
Luiz Ricardo de Faria e Silva, programador da Divisão de Usuários do CECOM, foi classificado como Hour Concour no concurso de trabalhos de Iniciação Científica da SBC – Sociedade Brasileira de Computação.
Ele participou do concurso com o artigo “Lamb-Um Interpretador do Lambida-Cálculo Estendido”, que vai ser apresentado em Campinas durante a realização do SEMISH, em julho próximo.
(Ano VII, no. 24 – 16/06/1983)

QUINTAS-FEIRAS LIBERADAS AOS USUÁRIOS
A partir do mês de julho, a manutenção de software básico, que vinha sendo realizada pelo Setor de Suporte de Sistemas às quintas-feiras, passará a ser realizadas às segundas-feiras, o horário de 8:00 às 12:00, na 2a. e 4a. semanas do mês e em uma madrugada na 1a. e 3a. semanas do mês.
Desta forma, os usuários terão à sua disposição mais 4 horas semanais de utilização do Burroughs durante o horário nobre.
(Ano VII, no. 25 – 23/06/1983)

SAÍDA DO CECOM
A analista Margareth Alves de Almeida pediu demissão do Centro de Computação, no último dia 10.
Com a sua saída, o CECOM se vê privado de uma profissional capaz e de uma grande amiga.
(Ano VII, no. 24 – 16/06/1983)



Eventos



SORTEIO DA RIFA PARA A FESTA JUNINA

Ontem, dia 25, foi realizado o sorteio da rifa das cestas de guloseimas, promovida pela Comissão Organizadora da Festa Junina do CECOM. As contribuições dos funcionários foram tantas que foi possível sortear duas cestas. A primeira, a maior, saiu para Henrique Eustáquio Pereira, do Convênio UFMG/Cruz Vermelha, lotado na Pró-Reitoria de Pesquisa, com o número 296. A segunda cesta saiu para Sérgio Ramos Ferreira, marido da Edir, com o número 239.

A comissão agradece a todos que colaboraram com os itens para as cestas e também àqueles que compraram as rifas.

Agora, é só pensar na festa que vai ser no dia 04 de julho/03, com direito aos jogos de argolas, pescaria e boca do palhaço, além da participação na Corrida do Saco.

A comissão aguarda a confirmação da presença de todos na festa e a contribuição de todos com as prendas para os jogos.

Henrique e sua cesta número 1

Sérgio e sua cesta número 2

PROGRAMAÇÃO DA QUARTA DOZE E TRINTA

Na próxima semana, no dia 02 de julho, o Projeto Quarta Doze e Trinta vai apresentar “Um solo para uma dança e um violão”, com Dudude Herrmann e Renato Matha. O espetáculo vai ser realizado no Auditório da Reitoria.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para Vicente Joel Prates Cordeiro Valadares, aniversariante do dia 20, e José João Teixeira, no dia 24. Os parabéns para Carlos Roberto Alves Rodrigues, no dia 28; Regina Helena Moura Brandi, no dia 1o. de julho; Norberto de Souza Lage, no dia 02; e Diarley Rone Silva, no dia 03. Os parabéns para os ex-ceconianos: Marcos Aurélio Nunes de Morais, no dia 22; Maria Tereza Gonçalves Diniz, no dia 23; Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, no dia 25; Ângela Lage Ribeiro e José Eduardo Valle Santos (Zédu), no dia 26; Jader de Freitas Batista, no dia 1o. de julho; Luiz Carlos Campos, Paulo César Marciano de Oliveira e Joaquim Coelho da Fonseca Neto, no dia 03.