Sistemático: Edição 1163 – 03/07/2003


Notícias



INICIADAS AS ATIVIDADES DO PLANTÃO DE SERVIÇOS

Desde a última terça-feira, 01 de julho, está funcionando o “Plantão de Serviços” do Centro de Computação. Através deste plantão, serão cobertas situações que ocorram em horário extra-expediente e que causem a indisponibilidade dos seguintes recursos:

– rede de voz (telefonia);
– rede de dados;
– aplicativos, sistemas e serviços.

Sempre que um destes recursos não estiver disponível para uso, o plantonista escalado pelo CECOM poderá ser acionado pela comunidade universitária através do celular 9636-4009. No atendimento ao solicitante, o plantonista poderá dar solução ao problema apresentado, repassar o serviço para outro membro da equipe do CECOM ou orientar o usuário de que a situação será tratada em um dia útil, dependendo de cada demanda.

Os horários nos quais o “Plantão” estará disponível são os seguintes:
– dias úteis: das 19:00 às 24:00;
– feriados e finais de semana: das 07:00 às 24:00.

O “Plantão” não cobrirá todos os serviços prestados pelo CECOM em seu expediente normal. O objetivo é manter disponível a infra-estrutura principal utilizada pela comunidade. Estão cobertas pelo “Plantão” ocorrências referentes à interrupção de funcionamento dos cabos e equipamentos centrais que mantêm as redes de voz e dados e a queda ou travamento dos equipamentos que disponibilizam os aplicativos, sistemas e serviços centralizados no Centro de Computação.

Para o atendimento a questões relacionadas ao esclarecimento de dúvidas na utilização dos sistemas e serviços do CECOM ou para o encaminhamento de problemas, continua funcionando, em dias úteis, das 07:00 às 19:00, o atendimento via telefone, pelo número 3499-4009.

Após encerrada a etapa de treinamento dos candidatos a plantonistas, a Diretoria do CECOM selecionou os seguintes funcionários: Antônio Eustáquio Rodrigues, Jader Santos, Maximiliano Luiz Souza Guimarães, Márcio da Costa Viana, Nilson José Marinho Vale e Rogério Soares Pinheiro. Durante o mês de julho, os dois primeiros estarão responsáveis pelo “Plantão”, havendo, a partir daí, revezamento na execução da atividade.

A liberação deste serviço é mais uma ação da ATI – Diretoria de Tecnologia da Informação, para permitir a ampliação do uso, com qualidade, dos recursos de TI colocados à disposição da comunidade universitária.

ATI PROMOVEU ENCONTRO COM GERENTES DE REDES

Hoje, pela manhã, a ATI promoveu, no auditório 4 do ICEx, um encontro com os administradores de redes e com os agentes de Informática, com o objetivo de ampliar os canais de disseminação das informações sobre a infra-estrutura de tecnologia da informação da UFMG. O encontro foi aberto pelo Diretor de Tecnologia da Informação, prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho.

Foram oferecidas 4 palestras, com os seguintes assuntos:

Estágio atual da implantação da Fase 3 da Rede UFMG, situação geral da rede e Plantão do CECOM: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca (CECOM)
Uso adequado de recursos da rede, filtros, anti-vírus e anti-spam nos e-mails: Fernando Frota Machado de Morais (CECOM)
Evoluções previstas na Rede UFMG e intervenções nas unidades acadêmicas dentro do projeto CT INFRA 3: Paulo Lessa (ATI)
E-mail local x e-mail Grude e suporte Grude: Daniel Borges de Figueiredo Santos (LCC).

Estiveram presentes ao encontro cerca de 50 pessoas, entre gerentes de rede e agentes de informática.

CRIADO GRUPO DE ESTUDOS PARA O DOMINO.DOC

Ocorreu, na semana passada, a primeira reunião de um grupo de estudos criado com o objetivo de definir uma estrutura que permita a utilização do programa Lotus Domino.Doc, para armazenamento e disponibilização de documentos eletrônicos existentes na UFMG.

O grupo é composto por representantes do LCC, ECI – Escola de Ciência da Informação e CECOM, representado por Aleixina Maria Lopes Andalécio, Antônio Eustáquio Rodrigues e Eugênio Pacceli Pereira de Souza, da DAC. O grupo irá se reunir quinzenalmente.

As primeiras tarefas a serem executadas são: a instalação de um servidor para realização de testes e levantamento da estrutura formal e funcional da UFMG.

ADYR PASSA A COMPOR A EQUIPE DA DRC

O programador Adyr Rodrigues Nascimento está, desde o dia 1o. de julho, fazendo parte da equipe da Divisão de Redes de Comunicação – DRC, onde vai trabalhar com transmissão multimídias em modo Unicast e Multicast, além do apoio aos administradores das redes acadêmicas.

Adyr pertencia à equipe da DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria.


Informativo



GENTEWARE

Infelizmente, esta é uma entrevista de despedida, já que ele está saindo do CECOM. Quando for publicada, ele vai estar em outro estágio e com saudades. O entrevistado da semana é Augusto Pinho Gomes, estagiário da Divisão de Redes de Comunicação, que se prontificou a conversar com O Sistemático e contar um pouco da sua história no CECOM.

 

SIST: Como e quando você veio fazer estágio no CECOM?
AUGUSTO: Comecei a trabalhar muito cedo, quando cursava o 1o. ano do ensino médio, em um provedor. Depois, em 1998, trabalhei como funcionário da Fundep, na Escola de Arquitetura da UFMG, onde conheci o Frota, a Xina e o Helinho, através do telefone. Fiz vestibular da UFMG em 2000 e passei em Ciência da Computação. Fiquei um ano sem trabalhar e depois comecei no CRC – Centro de Recursos Computacionais do DCC, onde realizava um trabalho parecido com o daqui, só que em escala menor. Em 2002, fiquei sabendo pelo meu chefe do CRC que o Frota estava recrutando estagiários e então, consegui a vaga. Entrei, juntamente com o Leandro, para o CECOM, no início de julho daquele ano.

SIST: Quais os trabalhos que desenvolveu no CECOM?
AUGUSTO: Trabalhei no suporte à rede para todas as unidades da UFMG, tanto local quanto através do telefone, na administração do filtro de e-mail, pesquisando soluções para os problemas da universidade, de preferência gratuitas. Gostei muito do trabalho que fiz no CECOM e acredito que não vou mudar de área.

SIST: O estágio correspondeu às suas expectativas?
AUGUSTO: Correspondeu. Era o que queria: administração de rede em escala maior. O que estava procurando.

SIST: Como foi trabalhar na DRC?
AUGUSTO: Foi muito bom. É um ambiente muito agradável, tanto na sala com o Frota e Antônio Carlos como na sala dos técnicos da telefonia, que são pessoas muito baca-nas. Um ambiente muito descontraí-do. São pessoas que estão aqui na Universidade há muito tempo e, por isto, têm coisas para passar para a gente. Uma característica aqui é uma certa autonomia que temos para trabalhar. O Frota dá uma certa liberdade. É muito importante a confiança que ele deposita na gente e a gente consegue dar o retorno. Outra característica é que trabalhamos sem ser pressionados.

SIST: Você teve pouca convivência com o pessoal do 8o. andar?
AUGUSTO: Tive convivência com a Xina e o Helinho, pelo trabalho deles ter a ver com o nosso. Ia muito pouco ao 8o. andar e tive pouco contato com as pessoas da DCP, que são muito cordiais.

SIST: Você está saindo do CECOM. Vai para outro estágio?
AUGUSTO: Recebi uma proposta para um estágio em um provedor de Internet e esta proposta pode se transformar em um emprego. Como estou perto de me formar, em janeiro de 2004, está sendo uma escolha direcionada, um caminho a ser seguido.

SIST: Vamos falar um pouco sobre você.
AUGUSTO: Nasci em Belo Horizonte. Minha mãe, Conceição, é do Piauí e meu pai, Aderbal, da Bahia. Minha mãe veio estudar Enfermagem em Belo Horizonte e conheceu meu pai. A família do meu pai está quase toda aqui e a família da minha mãe está no Piauí. Estive lá há pouco tempo para conhecer a terra dela.

SIST: Coisas que você gosta.
AUGUSTO: Viajar, principalmente. O que eu ganhar na minha vida, vou gastar com viagens. Gosto também de cinema, música e livros.

SIST: O que gostaria de dizer para todos do CECOM?
AUGUSTO: Sem dúvida, trabalhar no CECOM foi uma experiência muito gratificante. Acho que as pessoas recebem muito bem, deixando a gente à vontade. O período de adaptação foi muito tranqüilo. Acho que as festas de confraternização que acontecem no CECOM são pontos positivos, contribuem para a convivência fora do trabalho.
Quero dizer para aqueles que chegaram agora e que ainda vão chegar, que tentem aproveitar ao máximo o período que vão estar no CECOM. É uma experiência válida. Aprendi muito e desenvolvi mais uma característica para ser um profissional, ou seja, tomar atitude e fazer.

Foi uma conversa agradável e Augusto, muito simpático e sorridente, se prontificou a tirar mais fotos para a entrevista. Agradecemos a ele pelas palavras e pela presença no CECOM em um ano de estágio e esperamos que realmente aqui tenha sido uma escola para ele.


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– As impressoras tradicionais, em geral, funcionam com um mecanismo que puxa o papel de uma bandeja e faz deslizar sobre ele, linearmente, as cabeças de impressão. É assim, nestes últimos tempos, que conhecemos as impressoras. Mas, totalmente diferente é a PrintDreams, com a tecnologia Random Movement Printing Technology – RMTP, que permite o surgimento de impressoras de bolso capazes de produzir impressões em folhas de papel mais largas e compridas. Quanto ao processo, é muito estranho: esfrega-se a impressora sobre a folha de papel, como se fosse um ferro de passar. Visite o endereço http://www.printdreams.com/inside/rmpt.html. (Site em Inglês)

– Apesar de ser popular, o .zip não é o único formato de compressão de dados. Dezenas de outros tipos, como .cab, .rar, .arc. e arj, podem ser usados. Mas uma boa opção é o Filzip, que é um programa gratuito que oferece suporte a diversos formatos e ainda permite convertê-los entre si. O endereço é: http://www.filzip.com/en/index.html. (Site em Inglês e Alemão)

– Os primeiros Jogos Olímpicos do século XXI e do terceiro milênio são uma ligação entre o passado e o futuro. Com o retorno para a Grécia, os Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas, retornam a seu local de origem, que procura dar um novo significado aos ideais olímpicos. Vá até o endereço http://atenas2004.ig.com.br/.

– Muito legal é a página dedicada para o desenhos de “As Panteras”. A Demi Moore participa do filme e rouba a cena das três panterinhas Cameron Diaz, Drew Barrymore e Lucy Liu, segundo os comentários. Como o filme ainda vai demorar um pouco a chegar ao Brasil, acesse a página http://www.animatedangels.com e veja os “Anjos de Charlie” divididos em seis capítulos numa perigosa aventura. São lindas as panteras animadas, mas de carne e osso… (Site em Inglês)

– O BioOnline (http://www.bioonline.com.br/) é um portal que tem como objetivo informar e integrar estudantes e profissionais de biologia e áreas afins. O portal foi criado em 2003 com a missão de usar a Internet para noticiar, fomentar e divulgar toda a riqueza que caracteriza a produção científica brasileira. Ao entrar no site, é possível: ler o conteúdo exclusivo de artigos, ler notícias dos principais meios de comunicação, assinar newsletters gratuitas contendo um resumo dos principais artigos e notícias apresentadas no site, comprar livros e recebê-los diretamente na porta da sua casa. (O BioOnline não realiza comércio e transfere esta atividade, competência e responsabilidade para o parceiro Submarino, empresa líder em venda pela Internet no Brasil.).

– “O texto da página é obra de ficção. Com pessoas e acontecimentos reais é mera coincidência”. É assim que a página http://www.sacolaobrasil.com.br/ trata os assuntos. Dê boas gargalhadas com a abordagem de vários temas nacionais e internacionais. A notícia principal é: “Cariocas criam Sede Zero e se surpreendem com as adesões”. Vale a pena conferir.

– Entrou no ar, na semana passada, a nova página da BBC (http://www.bbcbrasil.com.br), em Português. Com um novo layout, ficou parecida com a versão inglesa e oferece alguns recursos multimídia para que os internautas possam participar dos fóruns e pesquisas interativas. Além disso, com mais conteúdo, as seções Mundo, Economia, Cultura, rádio e vídeos com uma sala de aula de inglês.

– Se você é daqueles que gosta de velocidade, não pode perder esta chance de ficar por dentro do que rola no mundo da motosvelocidades, além de saber tudo sobre o GPRIO (http://www.riogp.com.br).

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, na segunda quinzena de junho, as seguintes notícias:

DNS completou 20 anos (24 de junho/2003) – No dia 23, foi o 20º aniversário do DNS, sistema de endereçamento da internet que ajuda a encaminhar e-mails e a localizar os sites na web.
O sistema, fundamental para que a empreitada comercial da internet pudesse deslanchar, foi testado pela primeira vez no dia 23 de junho de 1983, por dois cientistas do Instituto de Serviços da Informação da Universidade do Sul da Califórnia, Paul Mockapetris e Jon Postel.
Segundo o New York Post, Mockapetris e Postel (que morreu em 1998) criaram o DNS enquanto desenvolviam um sistema para traduzir códigos numéricos em nomes para o endereçamento dos pontos da rede mundial.

Novell revela seus planos para o Linux (24 de junho/2003) – A Novell anunciou, no dia 24, o Nterprise Linux Services, pacote de serviços para usuários do Red Hat Enterprise Linux e SuSE Linux Enterprise Server.
Os testes com a versão beta do produto começam agora em julho e, segundo o Vnunet.com, o sistema deve ser lançado oficialmente antes do final do ano. Pelos planos da empresa, já no ano que vem toda a gama de serviços Netware estará rodando no Linux, sendo que o suporte será total a partir do Netware 7 (que ainda não tem previsão de lançamento, já que a versão 6.5 sai no próximo mês de agosto).
Nesta primeira versão do Nterprise, os usuários terão acesso a serviços de impressão (via iPrint), mensagens (NetMail), arquivos (iFolder), gerenciamento (Zenworks for Servers), e de identificação (via Novell eDirectory e DirXML). O pacote inclui o Virtual Office, para acesso remoto nas estações de trabalho, e outros aplicativos de produtividade.
O diretor da Novell na Inglaterra, Steve Brown, disse ao Vnunet.com que a empresa vai ampliar a compatibilidade destes serviços para usuários de outras distribuições Linux, incluindo Turbo Linux e Conectiva, mas não deu uma previsão de quando isto acontecerá.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Em 1992, surgiu a primeira máquina digital no CECOM, de propriedade do Leão. Era uma máquina japonesa, Cannon, que utilizava disquete para armazenar a fotos (depois, esta câmera foi trocada por uma Logitech, que não resistiu muito tempo).
Na época, a diretoria do CECOM teve a idéia de identificar todas as portas com os nomes e as fotos de cada funcionário em suas salas. Apesar de algumas pessoas não permitirem que fossem fotografadas, o Leão fotografou quase todos do CECOM.
Após tantos anos, ele reencontrou estas preciosidades em um disquete de 5 1/4 e repassou as primeiras fotos para a Redação. Entre os primeiros focalizados pela câmera do Leão, estão Eduardo Henrique Lima, Cláudia Galinkin, João Carlos Lages, Benjamim Pinto Neto, Ana Maria da Rocha, Iremar Nunes de Lima e Norberto de Souza Lage.

Eduardo Henrique

Ana Maria

Benjamim

Cláudia Galinkin

João Carlos

Iremar

Norberto



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 26, de 30/07/1983, publicou notícias sobre a palestra Informática Médica, com a presença de vários ceconianos, visita ao CECOM, almoço na Sucesu-MG, término do Campeonato Livre de Buraco da Reitoria (1o. Calibre) que teve a dupla do CECOM Lubel (Luiz Henrique e Bel) classificada em 4o. lugar, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

VISITA AO IPSEMG
Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, Denise Spira, Luiz Ricardo de Faria e Silva e Gino Ottoni Durante estiveram visitando, no dia 28, o Hospital do IPSEMG, onde existe instalada uma unidade de Processamento de Dados destinada à execução dos serviços de administração hospitalar. …

RESULTADO DO CONCURSO DE ADMISSÃO À PÓS-GRADUAÇÃO DO DCC
Luiz Ricardo de Faria e Silva, programador da Divisão de Usuários do CECOM, passou em 1o. lugar no concurso de admissão à Pós-Graduação do curso de Ciência da Computação do DCC. Em 3o. lugar ficou André Maurício Lopes da Gama Cerqueira, chefe do Setor de Programação do CECOM. …



Eventos



ADIADA A FESTA JUNINA DO CECOM

Devido à realização da Festa Julina da Reitoria no dia 04 de julho, a data da Festa Junina do CECOM foi alterada para o dia 11 de julho, a partir das 18:00.

A lista de confirmação da presença está sendo passada entre os funcionários, como também está sendo recolhida a contribuição de cada um.

Enquanto isto, a comissão da festa está aguardando a contribuição das prendas para os jogos de argolas, pescaria e boca do palhaço. A caixa de prendas está no corredor do 8o. andar à espera das doações que, a cada dia surpreendem mais e mais.

A comissão espera a participação dos ceconianos e seus familiares na festa e espera que tudo corra bem.

Animem-se!

I ARRAIÁ DA REITORIA

A Reitoria vai realizar amanhã, dia 04 de julho, a sua primeira festa julina, a partir das 17:30, no Clube do Churrasqueiro.

O clube fica localizado na Av. Tancredo Neves, 1200, Bairro Castelo.

Todos os funcionários do CECOM, interessados em ir à festa, devem confirmar a presença com Vicentina, Michele, João Paulo ou Haroldo, na recepção do 8o. andar.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Diarley Rone Silva, aniversariante de hoje, dia 03; Geraldo dos Reis, no dia 06; e Vinicius Bozzi Nonato, no dia 07. Os parabéns para os ex-ceconianos: Luiz Carlos Campos, Paulo César Marciano de Oliveira e Joaquim Coelho da Fonseca Neto, hoje, dia 03; Vânia Maria de Menezes, no dia 05; Ana Lúcia Ribeiro Diniz (DRCA), e Carlos Gonçalves da Cruz (Coró), no dia 07; Bernadeth Marques Gontijo Oliveira (LCC) e Maria Manuela Martins Tavares Reyes, no dia 09.