Sistemático: Edição 1164 – 17/07/2003


Notícias



NOVA METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO PARA A WEB ESTÁ PRONTA

Conforme havia sido previsto, a equipe que vem participando do desenvolvimento do projeto do novo Sistema Acadêmico da Pós-graduação concluiu, no final do mês de junho, a etapa de elaboração e consolidação da Metodologia de Engenharia de Software, que passará a ser adotada pelo CECOM para o projeto, desenvolvimento e implantação de sistemas em ambiente Web.

Com a adoção de novas tecnologias de desenvolvimento de sistemas de informação, tais como as centradas em Orientação a Objetos, com interfaceamento Web e linguagem de modelagem UML, se faz necessária a construção de novos paradigmas que, efetivamente, congreguem a teoria com o pragmatismo contextual da nossa realidade.

Para viabilizar este objetivo, o CECOM contou com consultores externos, oriundos da empresa Squadra Tecnologia em Sistemas. Mesclando e integrando experiências, demandas e estudo da tecnologia, foi desenvolvida a nova metodologia.

Com sua evolução, amadurecimento e validação no uso em um caso real, que neste momento é o desenvolvimento do novo Sistema Acadêmico da Pós-graduação, o CECOM está tendo condições de estabelecer a base que garantirá qualidade técnica no desenvolvimento dos novos sistemas em ambiente Web, seja contando com pessoal do próprio quadro, ou contratado externamente por projeto.

Desta forma, a partir do mês de agosto, a diretora da DAA, Márcia Regina Lemos, o coordenador do projeto da Pós-graduação no CECOM, Gilmar Lima Guimarães, e o diretor do Centro de Computação, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca estarão iniciando estudos para a elaboração de editais de contratação de serviços terceirizados, para que seja possível a montagem de equipes para os novos projetos que virão e que serão baseados na nova metodologia.

Além do coordenador Gilmar Guimarães, participaram da elaboração e consolidação da metodologia os analistas Vinícius Bozzi Nonato e Marco Aurélio S. Mendes, ambos da Squadra, e os analistas Denise Cristina de Assis Moreira, Maria Beatriz de Souza Pereira Prado, Mário Magalhães Lara e Raimundo Natalino Chaves, todos da Divisão de Aplicativos e Sistemas do CECOM.

REDE REITORIA AINDA EM OBSERVAÇÃO

Nas últimas semanas, os usuários dos serviços de rede local da Reitoria vêm enfrentando problemas na utilização dos recursos nela disponíveis. Estes problemas técnicos se relacionam ao software utilizado, no caso o Netware, desenvolvido pela empresa Novell.

Este mesmo software é usado nas redes locais das Unidades Administrativas II e III, BU, Imprensa e CECOM. No caso destas redes, os problemas ocorridos na última semana de junho foram sanados e elas se encontram em funcionamento normal.

No caso da Reitoria, o problema que vinha ocorrendo se relacionava à queda gradual de desempenho do funcionamento do software, limitando sua capacidade de atender a usuários que tentavam acessar a rede no decorrer do dia. Estas situações foram mapeadas e informadas à Novell, de quem o CECOM recebeu algumas orientações com possíveis soluções técnicas a serem adotadas.

Aplicadas estas alternativas a rede Reitoria encontra-se, neste momento, em estágio de observação quanto ao seu comportamento, não sendo mais notadas ocorrências de queda de desempenho.

Entretanto, tem sido comum a chegada de algumas solicitações de serviço à DAC, no serviço de atendimento telefônico, pelo ramal 4009, queixas quanto ao funcionamento da rede que, na verdade, dizem respeito a outras questões, tais como, queda de energia elétrica, travamento de micros, desligamento de switchs e configuração inadequada do correio eletrônico Notes.

Por esta razão, o CECOM recomenda atenção quanto à correta identificação do problema, bem como sua imediata comunicação através do ramal 4009. Agindo desta forma, será possível não só agilizar o processo de acompanhamento dos casos que ocorrerem, como também esclarecer as dúvidas que têm surgido.

 

CECOM DIVULGA ASPECTOS SOBRE MIGRAÇÃO DE SOFTWARE

Na terça-feira da última semana, dia 08/07, o CECOM recebeu a visita de Frederico Fernandes de Andrade, da equipe de informática da Procuradoria Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais. O objetivo da visita foi conhecer os procedimentos, executados na universidade, para abrir alternativas técnicas e econômicas viáveis de substituição do pacote Microsoft Office.

Frederico Andrade foi recebido pela diretora da DAC, Aleixina Maria Lopes Andalécio, que relatou todos os passos seguidos, destacando a importância da conscientização dos usuários sobre a necessidade de mudança dos programas e da não utilização de softwares que não estivessem corretamente licenciados. Nesta explanação, foram apresentados os passos estratégicos adotados para a utilização do Lotus SmartSuite nas redes administrativas e as experiências existentes de adoção do pacote gratuito OpenOffice, principal interesse da Procuradoria, que deve realizar processo semelhante.

MAIS DE TRÊS ANOS DE "O SISTEMÁTICO" DISPONÍVEIS NA WEB

Desde o início do mês de julho, já se encontram disponíveis para consulta, no site do CECOM, as edições de O Sistemático publicadas na Internet desde o número 1058, de 11/01/2001. A consulta a estas edições está disponível na página https://www.ufmg.br/dti/cecom/si_ed_anteriores.shtml.

Outra possibilidade para se ter acesso a esta coletânea de edições é entrar no box Sistemático, localizado na faixa amarela, na parte de cima da primeira página do site do CECOM, e clicar em seguida Edições Anteriores, cujo link está disponível à esquerda, embaixo, na primeira página de “O Sistemático”.

Este trabalho de levantamento e publicação das edições anteriores publicadas na Web esteve a cargo da editora do jornal, Maria José Cortezzi, e da estagiária Aline Toledo Silva.

CECOM CONTRATA NOVO ESTAGIÁRIO

Com a saída de Aline Toledo Silva, estagiária da Divisão de Apoio Administrativo, o CECOM contratou para ocupar a vaga o aluno Antônio Carlos de Souza Lima Junior.

Antônio é aluno do 5o. período do curso de Comunicação Social da UFMG e iniciou o estágio no dia 07 de julho/2003, prestando serviços na DAA, em atividades de manutenção do site do CECOM.


Informativo



GENTEWARE

Mais uma entrevista de despedida! O seu último dia no CECOM foi 08 de julho e, na correria em que estava, nem deu tempo de se despedir de todos. Ela é Aline Toledo Silva, estagiária lotada na DAA – Divisão de Apoio Administrativo. Tímida, Aline sempre chegava tranqüila para trabalhar, mas só quem conviveu com ela nos último meses, sabia o tanto de trabalho em que estava envolvida. De longe, Aline conversou com O Sistemático para contar a sua experiência no CECOM.

SIST: Quando entrou para a UFMG?
ALINE: Entrei na UFMG, no curso de Comunicação Social, no primeiro semestre de 2001. Hoje, estou no quinto período de Publicidade e Propaganda, uma das 4 habilitações do curso.

SIST: Como veio fazer estágio no CECOM?
ALINE: Foi no final do terceiro período, no ano de 2002, que fiquei sabendo sobre o estágio. O Carlos Alfeu ligou para C.R.I.A., empresa Júnior de Comunicação Social da UFMG, pedindo à presidente a indicação de alguém com conhecimento do Dreamweaver e HTML, para o estágio. E ela me indicou. Era o mês de Setembro, e a gestão da C.R.I.A. estava chegando ao fim. Eu era diretora de Marketing e não pretendia me recandidatar. Achei que era uma boa oportunidade para aprimorar meus conhecimentos sobre webdesign e sobre os softwares. Liguei, então, para o CECOM e marquei uma entrevista com o Carlos Alfeu. Deu tudo certo e fui contratada no dia 01 de outubro de 2002.

SIST: Como é o trabalho na C.R.I.A.?
ALINE: Desde o segundo período do curso, eu trabalho lá. Passei por todas as áreas da empresa: Atendimento, Criação, Marketing, Planejamento Estratégico, dentre outras. Mas hoje estou só na criação. A gente fazia de tudo, atendia os clientes, pegava as informações sobre a demanda, realizava a demanda, pedia orçamento na gráfica, fazia o acompanhamento gráfico, planejava as estratégias de marketing da empresa e seu planejamento estratégico e posicionamento frente aos públicos. É muito trabalho!

SIST: Como foi o estágio no CECOM?
ALINE: O estágio no CECOM foi muito proveitoso. Atendi aos meus objetivos, aperfeiçoei meus conhecimentos nos softwares e em webdesign, aprendi como é o funcionamento de uma instituição pública, apesar de o CECOM não ter um caráter essencialmente público. Aprendi algumas coisas sobre computadores, como instalar uma entrada USB (não é, Frota?) e memória (né, Márcio?).
No CECOM, eu tinha bastante oportunidades de pesquisar sobre diversas coisas na internet, estudar, além do suporte necessário para o que eu precisava para a faculdade e aprender mais sobre os programas que já sabia e os que sabia menos.

SIST: Como foi trabalhar na DAA?
ALINE: O trabalho na DAA era muito divertido. As pessoas são muito legais. Não vou citar nomes para não cometer a indelicadeza de esquecer alguém, mas eu me dei bem com todo mundo. Vou sentir muita falta de vocês, dos almoços, das conversas na sala do café, das festinhas de aniversário. Dá pra perceber que são pessoas que sentem alegria em viver, que fazem de pequenos acontecimentos, acontecimentos marcantes. Esse recadinho vai para todo mundo com quem convivi no CECOM, não só para a DAA.

SIST: Por que saiu do CECOM?
ALINE: Não queria sair do CECOM. Estou saindo porque não tenho alternativas. Estava envolvida em muitas atividades da faculdade e extra-curriculares. Não tinha tempo para realizar meus trabalhos, tanto da faculdade quanto de fora, com o capricho que mereciam. Passei a fazer as coisas de madrugada, na hora do almoço. Vivia correndo de um lado para o outro, me alimentando mal. Tinha que abrir mão de algo, e o único que era possível era o estágio aqui.

SIST: Conta um pouco sobre você.
ALINE: Nasci em Teófilo Otoni. Morei lá até passar no vestibular da UFMG e, então, tive que mudar para cá. Minha família toda é de lá. Moro com meu irmão Marcelo, que veio para Belo Horizonte fazer a terceira série do ensino médio.

SIST: Tem ido à sua cidade?
ALINE: Ultimamente, não tenho ido muito à minha cidade. Nos feriados nunca dá tempo, e minhas férias na faculdade não coincidiram com as do CECOM. Dobrei uma semana no trabalho e passei outra em Teófilo Otoni. Mas é difícil ter uma oportunidade para viajar, e quando tenho, vou.

SIST: Coisas que você gosta.
ALINE: Eu adoro ir ao cinema, sou fascinada com isso. Gosto de coisas simples, como tomar um milkshake de ovomaltine e passear na praça da Liberdade, deitar na grama e observar as nuvens passar, ler um livro, uma revista, ouvir música…

SIST: O que pretende fazer daqui prá frente?
ALINE: A curto prazo, pretendo descansar um pouco, fazer um curso de Design Gráfico e de desenho, para aperfeiçoar o que sei, e me formar em Inglês. A médio prazo, pretendo trabalhar em alguma agência, fazer um curso de especialização na minha área fora do Brasil. A longo prazo, ainda não sei. Pretendo chegar até lá para ver o que vai acontecer.

Agradecemos à Aline pela entrevista, que quase foi impossível de ser feita. E agradecemos à ela pela sua presença, nos últimos meses, no CECOM.

ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE JUNHO

Os gráficos mostram, dia a dia, os números de mensagens trabalhadas e recusadas durante o mês de junho de 2003. O pico de mensagens rejeitadas ocorrido no dia 04 deve-se, provavelmente, a uma tentativa de ataque por um programa de SPAM mal implementado, que não reconhecia as mensagens de erro enviadas pelo servidor de e-mail da UFMG.

DRH DIVULGA RESULTADO DO SORTEIO DAS BOLSAS PRÉ-VESTIBULAR

O Depto. de Desenvolvimento de Recursos Humanos divulgou, através de e-mail, para os diretores das unidades/órgãos, o resultado do sorteio das Bolsas Pré-Vestibular deste ano. Na lista, estão relacionados os servidores sorteados, titulares e suplentes.

Este ano, não foi incluído nenhum funcionário do CECOM.

ENAP PROMOVE CURSOS A DISTÂNCIA

A ENAP – Escola Nacional de Administração Pública está promovendo cursos a distância – Via Internet. A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas. Para participar, o interessado deve ter conta de e-mail individual, saber usar a Internet e os programas Word e Excel.

Informações e inscrições através da página da ENAP – www.enap.gov.br, Educação a Distância, no link e-cursos.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, no início do mês de julho, as seguintes notícias:

Steven Spielberg adere a Linux em Simbad (03 de julho/2003) – O pingüim foi ao cinema. Já estreou nos Estados Unidos Simbad: A Lenda dos Sete Mares, primeira animação desenvolvida totalmente em Linux.
Para recriar a atmosfera do épico, a DreamWorks, de Steven Spielberg, usou apenas máquinas da HP rodando a distribuição RedHat do Linux. Segundo o Vnunet.com, além de elogiar a performance do sistema, a equipe de animação da produtora declarou que conseguiu criar mais em menos tempo, economizando dinheiro no processo.
A chegada do pingüim afetou até uma área tradicional da animação: a ferramenta da Silicon Graphics para a revisão das artes digitais criadas foi substituída por um programa baseado em Linux, criado pela própria DreamWorks.

IBM fatura 1,5 bilhão de dólares, diz EXAME (04 de julho/2003) – Maior empresa de tecnologia e computação do país, a IBM teve um faturamento de 1,591 bilhão de dólares no ano passado. O número foi divulgado no dia 03/07 pela publicação Melhores e Maiores da EXAME, a principal revista de negócios do país.
Trata-se de uma estimativa da revista, pois a Big Blue não revela suas vendas por país. No ranking de M&M, depois da IBM vem a Xerox, com 801 milhões de dólares de faturamento, seguida da Intel, com 622,9.
Entre as 10 primeiras colocadas em faturamento, duas empresas são brasileiras: a Itautec Philco, em quarto lugar, com faturamento de 477,5 milhões de dólares, e o Serpro, com 335, 3 milhões.

CarTrack monitora veículos pela rede 2,5G (04 de julho/2003) – A empresa Mowa – Mobile Wireless Application criou um novo aplicativo para monitoramento de veículos pela rede 2,5G CDMA 1X da operadora Vivo. O dispositivo combina rastreamento via GPS e transmissão imediata pela rede celular.
Chamada de CarTrack, a solução é composta por hardware e software, ambos desenvolvidos pela Mowa. O equipamento integra uma antena de localização GPS e um modem celular numa caixinha de 13 centímetros de comprimento por 10 centímetros de largura e 4 centímetros de altura.
A antena se encarrega de captar longitude e latitude dos satélites e velocidade e direção do veículo. Essas informações são criptografadas e enviadas pela rede CDMA 1X.
As coordenadas são enviadas em intervalos de até um segundo. Irregularidades como velocidades acima do normal ou sinal de arrombamento de portas (detectado por sensores instalados no veículo) são enviadas, via SMS, para o celular do dono do carro. A partir daí, ele pode acionar a central de segurança da CarTrack. A solução pode ser adotada por companhias ou por úsuários finais.

México testa urna eletrônica brasileira (04 de julho/2003) – O México será o primeiro país fora da América do Sul a testar efetivamente as urnas eletrônicas brasileiras – que já foram demonstradas, só neste primeiro semestre, em 14 países.
No domingo, dia 6, 150 urnas brasileiras estarão à disposição dos eleitores mexicanos para a escolha do novo Parlamento daquele país. O uso da urna eletrônica é opcional, mas todos deverão também dar seu voto em papel.
Pelas estimativas do Tribunal Superior Eleitoral, o teste atingirá cerca de 2,5% dos eleitores mexicanos.

Lexmark reduz preço dos cartuchos (07 de julho/2003) – A partir desta semana, os cartuchos da Lexmark para impressoras jato de tinta estão mais baratos. A fabricante, que promete descontos de 25%, em média, espera combater a procura por produtos piratas.
Os novos preços sugeridos para os cartuchos 10N0016 (preto) e 10N0026 (colorido) são, respectivamente, 99 e 115 reais, em média. Estes são os cartuchos da empresa compatíveis com os modelos de impressoras Z13, Z23, Z33, IJ650, Z25 e Z35.
Além da redução do preço, a Lexmark também lançou dois modelos de cartuchos de uso moderado, ou seja, aqueles que vêm com menos carga para usuários que usam pouco a impressora. O preço médio sugerido para o 10N0217 (preto) é de 65 reais; para o colorido (10N0227), é de 75 reais. Os dois modelos também são compatíveis com as impressoras listadas acima.
Estamos adequando nossas estratégias ao mercado brasileiro e à atual situação econômica, quando todos, empresas e usuários domésticos, buscam reduzir custos”, declara Ricardo Kamel, diretor comercial da divisão de produtos de consumo da Lexmark. “Agora estamos empenhados em reduzir o custo da solução completa, incluindo os suprimentos. Com iniciativas como essa, o grande beneficiado é o consumidor final”, promete.
A empresa também criou uma campanha para incentivar a reciclagem dos cartuchos e inibir o reaproveitamento dos mesmos por empresas que vendem cartuchos recauchutados, distribuindo ingressos de cinema para quem levar as embalagens vazias às lojas que vendem seus produtos.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

João Paulo Rodrigues da Costa, do Convênio UFMG/Cruz Vermelha, vai completar 18 anos no dia 25 de julho. Como muitos vão estar de férias na data, o aniversário foi comemorado no dia 10 de julho, para grande surpresa dele.

Muitos ceconianos estiveram presentes à comemoração, cantando o Parabéns prá você para um menino muito sorridente e feliz com o enorme bolo de chocolate com as 18 velas.

As fotos são de autoria do Leão.

A mesa com os bolos e os refrigerantes

Raimundo, Elizângela, Timé, Eliane e Mário

Beth, João Paulo e Rubens

João Paulo olhando a Lelé acender as velas. Ao fundo: Michele e Frota.

O Parabéns prá você

João Paulo soprando as velas



Há 20 anos…

Nas primeiras semanas do mês de julho de 1983, O Sistemático não circulou, “em virtude de férias coletivas na Redação do jornal”, conforme publicado na edição no. 26, de 30/06/1983.



Eventos



FESTA JUNINA DO CECOM

A Festa Junina do CECOM foi realizada na última sexta-feira, dia 11 de julho, no Espaço de Festas Sarau, no Bairro Santa Amélia, com a presença de cerca de 80 pessoas, entre funcionários e seus familiares.

A Comissão Organizadora da festa agradece a presença de todos e a colaboração de muitos. Sem o empenho dos ceconianos, a festa não teria alcançado êxito.

Agora, é aguardar a Festa de Natal!

UFMG PROMOVE FÉRIAS NO MUSEU

O Museu de História e Jardim Botânico da UFMG está promovendo, no período de 15 de julho a 03 de agosto, o programa Férias no Museu. Estão previstas caminhadas na mata, oficinas temáticas, jogos, teatro e concertos nas atividades educativas, culturais e lúdicas.

A taxa de visitação é de R$ 3,00 por pessoa. Crianças até 5 anos e adultos acima de 65 anos não pagam. Para participar de algumas oficinas é necessário fazer inscrição.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para Elza Maria Guedes Rozinholi, no dia 10; e Alfredo Ventura dos Anjos, no dia 14. Os parabéns para Ivan Pereira Prado, aniverasriante de amanhã, dia 18. Aproveitando a oportunidade, envia os parabéns para os ex-ceconianos: Carlos Alberto Ribeiro Silva, no dia 13; Kátia Lisboa Macedo, no dia 18; Simone Lopes de Moura, no dia 19; Márcio Benedito Baptista, no dia 20; Luiz Fernando Costa e Fátima Daniel de Sales, no dia 21; e José Eduardo de Azevedo Carvalho, no dia 23.