Sistemático: Edição 1166 – 31/07/2003


Notícias



NOVO ESQUEMA DE TRANSCRIÇÃO DE DADOS

Serão enviados para os Correios, em meados do mês de agosto, os manuais para inscrição dos candidatos ao processo Vestibular da UFMG 2004.

A novidade da inscrição, a partir deste ano, é a transcrição dos dados do formulário, que utilizará tecnologia ICR (Intelligent Character Recognition), feita através do programa Teleform, adquirido pela Copeve.

Para tanto, a ficha de inscrição, que será escaneada para reconhecimento automático dos caracteres manuscritos, foi projetada pelo programa para atender aos requisitos específicos. O formulário deverá ser preenchido em letra de forma, legível, de forma a facilitar o processo.

Participou deste trabalho junto à Copeve, João Carlos Lages, da DAS.

RESULTADO DA ISENÇÃO AO VESTIBULAR SAI NA PRÓXIMA SEMANA

Vai ser publicado na Internet, na próxima semana, o resultado do processo de isenção da taxa de inscrição ao Vestibular da UFMG de 2004. Os solicitantes também receberão, em suas casas, correspondência sobre o resultado.

O processo, que contou com mais de 40.000 solicitações, que se encontram em fase final de análise, envolveu, este ano, a visita domicilar a uma amostra de candidatos, visando medir o grau de qualidade da avaliação dos pedidos.

Os serviços de análise dos questionários são executados pela equipe de Assistentes Sociais da Fump e o processamento automático dos questionários esteve a cargo do analista Rogério Soares Pinheiro, da DAS.

CECOM PARTICIPA DE EVENTO DA LOTUS

Ontem, dia 30, a Lotus Software e a IBM promoveram, em Belo Horizote, a edição mineira do Lotusphere Comes to You.

Este evento é uma versão brasileira do Lotusphere (evento mundial IBM/Lotus) para apresentar as principais novidades e anúncios da Lotus, como as novas tendências do mercado de e-Learning, mensageria e colaboração.

O evento foi realizado no horário de 08:30 às 12:00, no Liberty Palace, e teve a participação de Gilmar Lima Guimarães, vice-diretor do CECOM, e Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, da Divisão de Atendimento e Consultoria.

CECOM REALIZA MANUTENÇÃO DE SERVIDORES

Na busca de uma solução definitiva para os problemas que vêm ocorrendo com os servidores da Rede Administrativa, foi realizada, ontem, dia 30, a reinstalação do sistema operacional Netware nos servidores Reitoria e UA3. Devido a isso, os serviços de rede local e correio Notes da Reitoria, Unidade Administrativa III (DAP e DRH) e DSG estiveram indisponíveis a partir das 17:00.

Os trabalhos estiveram sob a responsabilidade de Gustavo Araújo, da Informa Tecnologia, com o acompanhamento de Márcio da Costa Viana, da DAC.

BESSA É DESTAQUE INSTITUCIONAL NA PÁGINA DA PRORH

Bessa durante a entrevista

O operador de rede, José Maria da Silva Bessa, da DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria, é o destaque institucional deste mês da página da Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UFMG.

Na entrevista concedida a Marco Túlio Alcântara, da ProRH, Bessa fala sobre a sua atividade no CECOM e a trajetória na UFMG desde os 15 anos de idade, quando entrou para a Universidade.

O Destaque Institucional está no ar desde março de 2003, quando começou com a indicação da Reitora, Profa. Ana Lúcia Almeida Gazzola. A seguir, foram destaques: Maria Célia Nogueira Lima, Coordenadora de Assuntos Comunitários, e Walter Fírbida, funcionário da Seção de Ensino da Escola de Arquitetura.

Os funcionários da UFMG podem indicar o destaque do mês na página da ProRH.

Leia mais no endereço http://www.ufmg.br/prorh/.

UFMG PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE BIOTECNOLOGIA

Nos dias 06 e 07 de agosto, será realizado o Seminário Biotecnologia – Propriedade Intelectual & Desenvolvimento, no Auditório da OAB, em Belo Horizonte.

O objetivo é constituir um fórum de informações, discussão e troca de experiências entre profissionais das áreas jurídica, empresarial e acadêmico-científica sobre Propriedade Intelectual da Biotecnologia como fator de desenvolvimento econômico, tecnológico e social para o País.

O evento tem o patrocínio da Finep e realização do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, CT&IT/UFMG, OAB-Minas Gerais e Fiemg.

As vagas são limitadas e as inscrições serão aceitas até o dia 1o. de agosto. Informações no endereço http://www.fiemg.com.br.


Informativo



GENTEWHERE

Ela está bem longe de nós, lá na Austrália. Mas, conseguimos entrar em contato, saber mil notícias, conversar um pouco. E, aproveitando a oportunidade, conseguimos a entrevista para O Sistemático. A entrevistada da semana é Cristiane Maria Nunes, que parece que continua aquela mesma Cristiane daquela época, com o mesmo sorriso e o mesmo modo de contar as coisas.

SIST: Como você entrou para o CECOM?
CRISTIANE: Entrei na Universidade em 1983, no curso de Ciência da Computação. No meio do ano, ficamos sabendo de vagas abertas para estágio no CECOM. Eu era da sala do Luiz Fernando Terenzi e, então, ele me passou todos os detalhes sobre o estágio. Havia vagas para estagiário de suporte, acadêmico e para apoio a usuário. Não me lembro como, mas fui parar no Setor de Apoio ao Usuário. O Flaviano e a Denise entraram na area acadêmica, e o Luiz Fernando Terenzi e o Yokoyama, no suporte. Meu chefe era o Leão e trabalhava com a Cláudia Valente, o Carlinhos, o Luiz Henrique Loureiro e o Rogério. Após 1 mês, mais ou menos, a Cláudia conseguiu um emprego na IBM e, assim, surgiu a vaga para programadora. Isto foi por volta de julho de 1983. Tive uma sorte enorme. Para mim era tanto dinheiro que nem podia imaginar o que fazer. Este foi, então, o primeiro emprego da minha vida…

SIST: Você pertenceu a uma só divisão? Lembra-se dos projetos em que esteve envolvida?
CRISTIANE: Trabalhei no Setor de Apoio ao Usuário que depois se tornou Suporte a Banco de Dados (acho que era este o nome, não me lembro bem!). Éramos responsáveis pelos processamentos de concursos. Me lembro de processar o concurso de residentes da Faculdade de Ciências Médicas e também um concurso público para professores.

SIST: Quais as coisas de que você mais lembra do seu tempo no CECOM? Sente saudades daquela época?
CRISTIANE: Quando processávamos o concurso de professores municipais, me lembro de um evento que nunca me saiu da cabeça. Foi muito engraçado! Trabalhava com o Leão, e um dia, quero dizer, uma noite, ou quero dizer, uma madrugada, fazíamos testes de trocas de nomes on-line, eu e o Leão. Eu escrevi o programa e estávamos fazendo o teste. Trocava os nomes para xxxx, yyy, e toda bobagem que vinha na cabeça… De repente, cheguei a conclusão que estava apontando para o banco de produção… Há há há… Eu o Leão sentamos no chão e só queríamos chorar. Estávamos trocando os nomes reais dos candidatos, e não tínhamos nenhum back-up. Não me esqueço deste dia. A sorte é que a cada nome que trocávamos, eu mandava para a impressora, nome anterior e atual. Aí, fomos nós dois correndo lá para o subsolo pegar os papéis. Foi um sufoco! Eu tenho muita saudade do Leão. Ele foi realmente um grande professor e aprendi muito com ele. Ainda me lembro dele indo às aulas do ICEx tentando formar, tirar o diploma. Ele que sabia mais que qualquer professor do Icex.

SIST: Em que ano você saiu do CECOM e foi para onde? Como foi esse trabalho?
CRISTIANE: Em 1988, consegui um estágio na IBM nos Estados Unidos – New York. Pedi licença sem vencimento por 1 ano. Lembro que na época, o Mário Terenzi não queria me dar e assim fui até ao Reitor para implorar a licença. Consegui. Passei 1 ano e meio em Nova York e foi uma experiência e tanto. Trabalhava no setor de Marketing. A experiência que adquiri no CECOM com o SPSS contribuiu bastante neste meu trabalho. A IBM planejava lançar um produto de vídeo-texto no mercado e precisava definir a estratégia do lançamento. Qual cidade receberia melhor o produto, qual a chance de sucesso etc. Eu trabalhei com um pacote estatístico chamado SAS e fiz um projeto que foi um sucesso.

SIST: Quando você retornou ao Brasil? O que aconteceu neste período?
CRISTIANE: Após 1 ano e meio nos Estados Unidos, voltei para o Brasil em agosto de 1989. E retornei para o CECOM. Me casei no Brasil em maio de 1990. Por isto, saí do CECOM e voltei para os Estados Unidos.

SIST: Depois disso tudo, o que aconteceu?
CRISTIANE: Retornamos ao Brasil em 1992. Eu estava feliz em retornar, pois sentia muita saudade. Acho que para o meu marido foi muito difícil acostumar com a língua, o mercado de trabalho etc. Mas sobrevivemos. Montamos uma empresa especializada em Macintosh, chamada Genesys. Tínhamos uma loja no Ponteio e Assistência Técnica na Raja Gabaglia. Neste meio tempo, trabalhei na Magnesita (com o SADS) e depois trabalhei na UPSI, com cartão de crédito. Foi muito bom, aprendi muito e ralei muito também. No ano de 2000, iniciamos a carreira no mercado de consultoria. Trabalhamos em uma empresa chamada Vantive. Eu era analista de pré-vendas e nosso maior cliente era a Telemig. Depois, a Vantive foi comprada pela PeopleSoft. Fizemos muito sucesso, pois vendemos o software para a Telemig, Telet, Amazônia Celular e Americel. Isto me fez ganhar um prêmio de melhor pré-vendas internacional. Quando recebi o prêmio, recebemos a proposta de vir para a Austrália trabalhar na mesma empresa, pois precisavam de pessoas experientes na área (CRM – Customer Relationship Management). Viemos para a Austrália em 2001 e aqui estamos.

SIST: E a família, como está?
CRISTIANE: Tenho dois gatos: Daniel, de 10 anos e Lucas, de 8 anos. Eles são lindos…

SIST: Ficamos sabendo de um caso muito engraçado que aconteceu com você. Conta como foi.
CRISTIANE: Estava na África do Sul, de férias com a família. De repente, em uma loja em um Shopping Center escuto duas meninas conversando em Português. Como todo brasileiro, me aproximei, puxei conversa e perguntei de onde elas eram. Elas disseram que eram de São Paulo, que estavam lá com a mãe e o pai e que a mãe era de Minas. Aí, eu disse: – Eu também! De repente, vem a mãe se aproximando com um cabelo enorme. Quando olho para ela, nós duas começamos a rir. Que mundo pequeno, não? Eu estava conversando com as filhas da Cláudia Valente!

SIST: Tem algum recado para todos do CECOM?
CRISTIANE: Eu tenho um recado para todos do CECOM, sim. O CECOM foi um lugar muito especial para mim, para minha carreira e para a minha vida. Quero dizer a todos que o mundo aqui fora não é fácil não. Muita disputa, muita política e pes-soas difíceis de se relacionar. Tenho saudade da amizade e do profissionalismo de todos vocês. Se qualquer ceconiano quiser vir passear na Austrália, a minha casa está de portas abertas. Um abraço apertado para todos!

Um outro abraço também para você de todos nós. E agradecemos pela entrevista que, segundo ela, foi a primeira da sua vida. Cristiane veio provar, mais uma vez, que ceconiano é igual praga: sempre encontra um em qualquer lugar! Do mundo!



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas, esta semana:

– Parece propaganda de isqueiro, mas na verdade, Acenda a Chama (http://www.acendaachama.com.br) é um portal educativo sobre sexualidade masculina.

– Na página Web Speed (http://www.numion.com) é possível medir não só a velocidade de sua conexão (que é calculada através do acesso a 40 sites do país a escolher) como a velocidade de um site. Outro endereço com um serviço parecido é o Bandwidth Meter, da CNet (http://webservices.cnet.com/bandwidth/). Esse só mede a velocidade de sua conexão, mas conta com uma ferramenta que permite que o serviço seja colocado em outro website.

– Para quem gosta de gato (eu prefiro gata!:):)), não vai se decepcionar nem um pouco com a quantidade de informações sobre os gatos. Tucka (http://www.tucka.kit.net) é favorito na certa para fãs de gatos. Conta com informações como velhice e doenças mais freqüentes, traz um pouco de mitologia relacionada a gatos (como o olho de Rá), história de gatos famosos, papéis de parede e muito mais.

– Quer se divertir um pouco? Você não consegue ler nada? Experimente vencer o desafio (http://smallcampus.net/html/maths_games/2001-05-03/riverIQGame.swf) de levar um grupo de pessoas (pai, mãe, 2 filhos, 2 filhas, um criminoso e um policial) para o outro lado de um rio, utilizando um barco, com as seguintes condições: somente o pai, a mãe e o policial sabem guiar o barco, que só pode transportar 2 pessoas por vez; a mãe não pode ficar sozinha com os filhos; o pai não pode ficar sozinho com as filhas; o criminoso não pode ficar sozinho com nenhum integrante da família. Clique numa pessoa para colocá-la ou retirá-la do barco e na bolinha vermelha para o barco andar. A página está em Japonês, mas conhecidas as regras do jogo não é preciso ler nada. Basta apertar o botão redondo. Grande dica esta, não é? 🙂

– Para os apaixonados pelo futebol, a página Sonar 2002 (http://fire.he.net/~sonarr/sonarchallenge.html) vai testar a sua habilidade e sua paciência, fazendo embaixadas com o mouse. O Sonar Challenge marca o tempo e o número de toques na bola. Um bom passatempo para os craques de bola.

– A web muitas vezes é engraçada e divertida. Uma simpática formiguinha (http://img.tapuz.co.il/forums/8572800.swf) de voz estridente canta. Ligue o som.

– Prepare o corpo e prepare as pernas! Elas serão muito vistas neste verão. Você já deve ter visto as mini em algumas vitrines no Inverno, mas é no próximo Verão … A página Mais Moda (http://www.maismoda.com.br/) traz as tendências da temporada e diversos artigos do mundo da moda, além de divulgar eventos, livros e páginas relacionadas ao assunto.

– Criança pequena tem o maior interesse por ciências. Deve ser por causa da curiosidade natural delas. Mas quando vão crescendo, passam a achar tudo um saco. Por isso é importante estimulá-las ao máximo. O site http://www.sciencenewsforkids.org traz uma série de notícias sobre variados ramos da ciência, mas tudo em uma linguagem voltada para a criança. O site vai despertar a curiosidade dos adultos também. Pelo menos, a matéria sobre a busca dos cientistas pela batata frita perfeita me pareceu muito interessante.

– O que é preciso para ser um bom inventor? Curiosidade, persistência, imaginação e comunicação. E tudo isso pode ser exercitado através de simples brincadeiras de crianças. O site http://www.inventionatplay.org traz histórias de inventores, contando como tiveram suas idéias brincando e uma série de atividades para exercitar o nosso lado inventivo.

ESCOLA DE MÚSICA RECEBE INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE EXTENSÃO

Encontram-se abertas, na FUNDEP as inscrições para a seleção aos cursos de extensão em música no segundo semestre de 2003, oferecidos pela Escola de Música da UFMG. Neste semestre, existem vagas nas seguintes áreas:

Curso em Instrumentos e Canto: o objetivo desses cursos é de atualizar instrumentistas e cantores. Há vagas para os interessados em piano, viola, violoncelo, trombone, bombardino, tuba, flauta, harpa e trompa. A seleção constará de entrevista e execução de uma peça livre, às escolha do candidato, nível de iniciante. A taxa de inscrição custa R$18 e as mensalidades serão pagas em 5 parcelas de R$148.

Música Popular – estes cursos buscam aprimorar os participantes na linguagem da música popular, através do seu desenvolvimento teórico e prático, bem como proporcionar aos alunos uma reflexão sobre os gêneros musicais do universo brasileiro e de outros países. Para o próximo semestre, serão oferecidas vagas nas seguintes áreas: Percussão, Harmonização ao Teclado, Arranjo, Oficina de Saxofone, Bateria, Contrabaixo e Violão Popular. A seleção constará de entrevista com os inscritos. A taxa de inscrição custa R$10 e as mensalidades serão pagas em 5 parcelas de R$65.

Percepção Musical/Canto Coral: o objetivo deste curso é de desenvolver as capacidades de apreciação, criação e interpretação musicais, através da prática de música em conjunto, treinamento auditivo, leitura, notação, técnica vocal, repertório coral e teoria musical. A seleção constará de testes de ditado, solfejo, leitura ritmíca e teoria musical para Percepção Musical e teste de classificação vocal, com a realização de vocalises e interpretação de um trecho de peça vocal (popular, erudita ou folclórica). A taxa de inscrição é de R$18 e as mensalidades serão pagas em 5 parcelas de R$54,12.

Musicalização pelo Método Kodály: propõe dar continuidade ao processo de aquisição da linguagem musical, utilizando basicamente as ferramentas de voz, corpo e ouvido e treinar a leitura e o ditado musical via solfejo relativo. Aberto aos interessados com e sem conhecimento musical. A seleção constará de entrevista e teste individual. A taxa de inscrição custa R$18 e as mensalidades serão pagas em 5 parcelas de R$50.

Mais informações e inscrições na FUNDEP, em dois endereços: Praça de Serviços da UFMG, loja 7, Campus Pampulha, ou no Conservatório UFMG, à av. Afonso Pena, 1534, Centro, fone: 3499-4220 e e-mail: praca@fundep.ufmg.br e home-page: www.fundep.ufmg.br.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Os Encontros Nacionais de Usuários Unisys – ENANUNIs – eram realizados duas vezes ao ano, sempre nos meses de junho e novembro, alternando cidades do Sul/Sudeste e do Norte/Nordeste.

A foto abaixo foi tirada no dia 07 de junho de 1994, durante um jantar do 42o. ENANUNI, realizado na cidade de Blumenau, Santa Catarina.

Como sempre, os representantes do CECOM, Carlos Alfeu, Luiz Eugênio, João Carlos e Rogério, participaram de diversas reuniões de grupos de atividades, debates e palestras. Uma programação bastante extensa, que deveria ser seguida pelos participantes para depois ser repassada aos funcionários do CECOM.

Diferente dos outros eventos, desta vez, somente João Carlos Lages apresentou uma palestra, intitulada “Uma Experiência Produtiva e de Baixo Custo na Integração Micro-Mainframe”.

No Sistemático Ano XVIII, no. 20, de 16/07/1994, foi publicada a seguinte notícia:

HÁ 9 ANOS…
42o. ENCONTRO NACIONAL DE USUÁRIOS UNISYS
No período de 05 a 10 de junho, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, João Carlos Lages além de Rogério Soares Pinheiro, estiveram presentes ao 42o. ENANUNI – Encontro Nacional de Usuários Unisys.
Os participantes resolveram, desta vez, não escrever um relatório do encontro, mas sim apresentar um painel e gerar artigos técnicos para serem publicados no Sistemático.
O painel vai ser apresentado no próximo Bate Papo, no dia 01 de julho. Na semana que vem, O Sistemático vai divulgar o conteúdo do painel.

 

Rogério, Joãozinho, Carlos Alfeu e Leão

 



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 28, de 04/08/1983, publicou notícias sobre o 1o. Concurso Catarinense de Monografias sobre Informática, palestras da Control Data do Brasil, Programa Educacional para Clientes da Burroughs Eletrônica Ltda., a entrevista de Maria Helena Caldeira dos Reis na seção “Um Pouco de Nós”, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

NOVOS BOLSISTAS NO CECOM
O Centro de Computação está contando com mais dois novos bolsistas no seu quadro. São eles: Simone Valéria Boges, aluna do curso de Ciência da Computação e Antônio Carlos Cortez e Silva, aluno do curso de Química. Eles entraram para o CECOM no início do mês de julho e estão desenvolvendo suas atividades no Setor de Programação da Divisão de Projetos Administrativos.

REMANEJAMENTO DE PESSOAL
O funcionário Marcos Aurélio Nunes de Morais, do Setor de Controle da Divisão de Serviços IImplantados, foi remanejado no início dessa semana para o Setor de Programação da Divisão de Projetos Administrativos.



Eventos



COMEÇAM AS RIFAS PARA A FESTA DE NATAL

Nem bem tomou fôlego após a Festa Junina, a Comissão Organizadora de Festas do CECOM já está providenciando arrecadação de verba para a Festa de Natal, no final do ano.

Como sempre acontece, a Xina tem sempre uma carta na manga. Desta vez, ela passou um teclado (o da foto abaixo) para ser rifado. As rifas serão vendidas durante os meses de agosto e setembro e o sorteio será realizado no dia 1o de outubro de 2003, no CECOM.

O teclado eletrônico é da marcaYamaha PSR-210, Portatone, 61 teclas, 100 vozes, 50 estilos musicais, memória com acordes, som estéreo, a pilha e energia elétrica.

 

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Diva Corrêa Vieira (Telefonista), no dia 31. E os parabéns para os ex-ceconianos e ex-ATI: Eliane Pawlowski, no dia 31; Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua (DCC), no dia 1o. de agosto; Evandro de Paula Godoy e Iracema Alves Torres (Engenharia), no dia 04.