Sistemático: Edição 1168 – 14/08/2003


Notícias



REDE REITORIA COMPLETA DUAS SEMANAS DE DISPONIBILIDADE INTEGRAL

No final do mês de junho, as redes locais das Unidades Administrativas II e III, BU, Imprensa, CECOM e Reitoria, começaram a apresentar problemas relacionados com o desempenho do software Netware, desenvolvido pela empresa Novell, e que é o responsável pelos serviços de compartilhamento de diretórios, arquivos e impressoras, além de manter configurações individuais de cada usuário relacionadas aos softwares disponíveis, dentre eles, o Notes.

No caso de todas essas redes, à exceção da Reitoria, os problemas ocorridos foram gradativamente sanados, nas primeiras semanas de julho, permitindo que elas mantivessem seu funcionamento normal.

As indisponibilidades de serviço ocorridas no caso da rede Reitoria eram frequentes, em função dela ser a que possui o maior número de usuários. O problema que vinha ocorrendo se relacionava à queda gradual de desempenho do funcionamento do software Netware, limitando sua capacidade de atender a usuários que tentavam acessar a rede no decorrer do dia. Como a rede Reitoria é a que possui o maior número de usuários, ela foi a mais afetada.

A equipe técnica da DAC mapeou as situações que ocorreram e manteve contato direto com a Novell na busca de soluções técnicas definitivas. A última ação neste sentido foi a reinstalação completa do Netware no servidor que atende à rede Reitoria, com a posterior aplicação das correções de software liberadas pela Novell. Esta ação também foi feita nos servidores que atendem à Unidade Administrativa III e Imprensa.

Desde então, completadas hoje duas semanas, a Rede Reitoria não apresentou qualquer interrupção de funcionamento. Assim, a equipe da DAC considera vencido o período de problemas enfrentado no último mês.

Apesar disso, ainda é comum a chegada de algumas solicitações de serviço no atendimento telefônico do CECOM, com queixas quanto ao funcionamento da rede que, na verdade, dizem respeito a outras questões, tais como, queda de energia elétrica, travamento de micros e desligamento de switches.

Por esta razão, o CECOM reforça a recomendação de que se tenha atenção quanto à correta identificação do problema, bem como sua imediata comunicação através do ramal 4009. Agindo desta forma, é possível não só agilizar o processo de acompanhamento dos casos, como também esclarecer as dúvidas que surgem.

LCC DIVULGA ORIENTAÇÃO PARA USUÁRIOS GRUDE DE UNIDADES ACADÊMICAS

Durante a utilização dos recursos de e-mail do Grude nas unidades acadêmicas foram verificadas, pela equipe de suporte Notes do LCC, algumas situações que demandavam uma melhor orientação aos usuários.

Estas situações afetam somente os usuários de unidades acadêmicas que começaram a utilizar os serviço de e-mail do Grude antes de Junho de 2003. Quanto aos usuários do Grude nas unidades administrativas, estes não são afetados pelas situações informadas pela equipe do LCC.

O Sistemático transcreve, abaixo, o conteúdo da mensagem enviada pelo coordenador do suporte Notes, Daniel Borges (daniel@lcc.ufmg.br):

“Um usuário que ativa o e-mail no Grude, possui dois endereços de e-mail que são direcionados para a mesma caixa postal:

1 – E-mail Grude: login@ufmg.br
2 – E-mail Internet: login_no_domínio@dominio.ufmg.br (deve ser igual ao existente na unidade).

Por exemplo, um professor do ICB possui os seguintes e-mails no Grude:
joao@ufmg.br e joaoabc@icb.ufmg.br.
Reparem que o e-mail da unidade tem a mesma terminação que o e-mail já existente no servidor de correios da unidade.

Ao enviar, de dentro do Grude (Seja Webmail ou Lotus Notes), um e-mail para joao@ufmg.br ou joaoabc@icb.ufmg.br, a mensagem será direcionada para o e-mail do Grude desta pessoa. Ou seja, há um reconhecimento por parte dos servidores do Grude que o usuário joaoabc@icb.ufmg.br é o próprio joao@ufmg.br. Então, a mensagem é direcionada para o Grude.

Caso uma mensagem seja escrita de fora do Grude (Dedalus, Hotmail, Yahoo, UOL, Terra, servidor antigo da unidade sem ser do Grude), a mensagem é enviada para o servidor de correio do ICB, no caso a máquina mono.icb.ufmg.br. Assim, a pessoa receberá uma mensagem no servidor antigo dela.

A pessoa não perderá mensagens, mas pode não estar checando os dois e-mails. Isso causará a sensação de e-mail perdido, o que é errado. Ela simplesmente ficará confusa do local em que a mensagem foi entregue.

O único caso em que há perda de mensagens é quando o e-mail da unidade escolhido no Grude for diferente do e-mail da unidade. Utilizando o mesmo exemplo acima, suponhamos que joaoabc@icb.ufmg.br não exista no servidor de correio do ICB. As mensagens enviadas de fora do Grude serão retornadas com erro de destinatário.

Há três soluções para estes problemas:
1 – A pessoa que já está cadastrada no Grude deverá checar os dois e-mails;

2 – Os e-mails da unidade serem redirecionados para o Grude (no caso, a máquina mono.icb.ufmg.br deve ser configurada para redirecionar todas as mensagens de joaoabc@icb.ufmg.br para joao@ufmg.br. Isto pode ser feito pelo suporte de informática da unidade ou envie um e-mail para suporte@lcc.ufmg.br)

3 – Os e-mails do Grude serem redirecionados para a Unidade (Entrar no site do Grude, www.grude.ufmg.br, efetuar o LOGIN, clicar em Configurações -> Redirecionar Mensagens. Colocar no endereço de redirecionamento joaoabc@icb.ufmg.br. Ou seja, todas as mensagens serão redirecionadas para a conta antiga do usuário, hospedada na máquina mono.icb.ufmg.br. É possível enviar e-mail para suporte@lcc.ufmg.br para que seja feito o serviço)”

Conforme informado pelo LCC, os novos usuários, que entraram para o Grude a partir de Junho de 2003 não precisam se preocupar com estas questões, pois os ajustes são feitos previamente.

Qualquer dúvida com relação a este assunto pode ser encaminhada para o suporte local de informática da unidade acadêmica ou direto para o LCC, através do e-mail suporte@lcc.ufmg.br ou pelo telefone 3499-4916.

CECOM CONTRATA NOVO ESTAGIÁRIO

O CECOM contratou para o seu quadro de estagiários o aluno Rodrigo Fontes Ribeiro, do 5o. período do curso de Ciência da Computação da UFMG.

Rodrigo iniciou o estágio no dia 1o. de agosto, lotado na DRC – Divisão de Redes de Comunicação.


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE JULHO
Os gráficos mostram, dia a dia, os números de mensagens trabalhadas e recusadas durante o mês de julho de 2003:

 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou, esta semana, as seguintes dicas:

– Há boas opções na Internet para quem quer acompanhar o andamento dos Jogos Pan-Americanos. O Terra Esportes faz um bom trabalho e traz, entre outras coisas, as últimas notícias, várias fotos, dados sobre os países participantes e um quadro de medalhas bem completo, que pode ser consultado por país, por esporte e por dia. No site do UOL, que também oferece uma ótima cobertura, os destaques são o calendário completo da competição, a ficha de todos os esportes e informações sobre a República Dominicana, país sede do Pan em 2003. Vale a pena também fazer uma visita à página oficial http://www. virtual-bubblewrap.com/popnow.shtml. (Site em Inglês e Espanhol)

– Algumas empresas procuram fazer da sua página mais do que um espaço institucional. Para divulgação de produtos e serviços, a Johnson & Johnson (http://www.jnjbrasil.com.br/canal.asp?canal=3) disponibiliza artigos ligados à saúde e nutrição, com diversos temas: "Ácaros, o pesadelo dos alérgicos", "Boa forma na gravidez", "Caspa, uma velha conhecida", "Unha encravada: o incômodo que cresce nos pés", "Os perigos do bronzeamento artificial" e "Tirar as amígdalas. Sim ou não?". Vale a pena conferir.

– Muito maluco e divertido é o Zoológico (http://www.switchzoo.com/), que você pode fazer mistura de bichos. A idéia aqui é você misturar cabeças, patas e caudas de vários animas como quiser. Mas o melhor da brincadeira é pedir para as crianças e marmanjos ficarem inventando nomes para as estranhas misturas. Crie o seu próprio animal e batize-o. Vale a pena conferir! (Site em Inglês).

– Eu não entendo nada do idioma Russo, apesar do texto explicativo ser em Inglês. Mas é possível ver as mudanças que ocorreram neste país nos livros infantis antes e depois da revolução. Mesmo que seja só para ver as fotos, vale a pena conferir em http://digital.library.mcgill.ca/russian/toc.htm. (Site em Inglês)

– Muito interessante é a galeria sacra bíblica representada por bonecos Playmobil. Visite a página http://www.annabeth.co.uk/playtarot/0.html, onde os bonecos representam cartas de tarô. Além da galeria, você pode fazer uma consulta com uma cartomante. (Site em Inglês)

– Bom para a Macromedia e bom para nós que gostamos do programa de animação Flash. Não deixe de conferir a animação da página Primo Web (http://www.primoweb.com.br), que traz o filme vencedor do Anima Mundi Web na preferência do Júri Popular. Tem outras animações da empresa de mídia digital.

– Para quem gosta e não perde um capítulo de qualquer novela, vai ter um bom motivo para desgrudar os olhos da TV e se aventurar na Web. A página Teledramaturgia, http://www.teledramaturgia.com.br, traz história das novelas e seriados brasileiros, com fotos e trilhas sonoras. Recordar é viver.

– Mas se o seu interesse é pelos seriados da TV paga, uma boa fonte de pesquisa é a página http://www.seriesonline.com.br. A Serie Online tem todas as informações de todos os seriados das tvs pagas no Brasil. Faça uma visita e fique por dentro de tudo. Arquivo X, Barrados no Baile, Sex and the City, C.S.I, Fastlane etc. Mas se você procurou e não encontrou a sua série preferida, clique no link “Outras Séries” e veja se não está lá. Vale a pena conferir.

– Deixe a meninada navegar. Brinque com seu filho na página do Banana Kids (bananakids.bananagames.com.br/playground/) e aproveite as brincadeiras do playground, como joguinhos, criar e montar e pintura. No “Laboratório” você aprende a criar coisas e ainda tem dicas de receitas.

– Conheça o ABC da Segurança do João Esperto (http://www.pr.gov.br/joaoesperto). Nesta página você vai aprender a ficar esperto quando for brincar na rua. Na hora de fazer um novo caminho, aprendendo a recusar convites e presentes de estranhos e outrasdicas que irão ajudar você. Esta página também ajuda o Movimento Nacional das Crianças Desaparecidas, com a divulgação de fotos das crianças, tentando buscar informações que venham a auxiliar as autoridades em suas investigações.

– O produto orgânico é cultivado sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos. É um produto limpo, saudável, que provém de um sistema de cultivo que observa as leis da natureza e todo o manejo agrícola está baseado no respeito ao meio ambiente e na preservação dos recursos naturais. O solo é a base do trabalho orgânico.Vários resíduos são reintegrados ao solo; esterco, restos de verduras, folhas, aparas etc., são devolvidos aos canteiros para que sejam decompostos e transformados em nutrientes para as plantas. Essa fertilização ativará a vida no solo; os microorganismos além de transformar a matéria orgânica em alimento para as plantas, tornarão a terra porosa, solta, permeável à água e ao ar. O grande valor da horticultura orgânica é promover permanentemente o melhoramento do solo. Ao invés de mero suporte para a planta, o solo será sua fonte de nutrição. Acesse as páginas abaixo e fique por dentro de tudo:
http://www.agriorg.hpg.ig.com.br/ciencia_e_educacao/6/index_int_2.html
http://www.planetaorganico.com.br/saiba.htm
http://www.nativealimentos.com.br/portuguese/principal.php
http://www.estado.estadao.com.br/editorias/2002/11/10/ger012.html.

– Muito legal para a criançada é a página Guri (http://www.guri.com). Passatempos, quebra-cabeça, ligue os pontos, jogo dos sete erros, atividades para pintar, histórias e muito mais jogos. Lembre-se: é só para a meninada.

– Esta dica é para os professores. Se você precisa de algum material sobre uma determinada matéria, não perca tempo e aponte seu mouse e navegue pelas ondas da http://www.moderna.com.br/mapa. Lá tem tudo que você precisa para desenvolver projetos em sala de aula com artigos nas seguintes áreas: Arte e Literatura, Biologia, Física, Geral, Livros e Leituras, História, Interdisciplinaridade, Pedagogia, Química e Tecnologia. Vale a pena conferir.

– No dia 01 de agosto, a Academia Brasileira de Letras Agrárias fez o lançamento de seu site oficial (www.academiaagraria.org.br). O objetivo do site é a divulgação da Academia e de suas atividades. O site disponibiliza a parte institucional da Academia (acadêmicos e patronos; estatuto), artigos científicos, notícias atualizadas semanalmente, eventos, etc. A partir do lançamento do site, a Academia fará a divulgação de seu principal evento neste ano, que é o Congresso Internacional de Direito Amazônico, a ser realizado na cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima, no período de 01 a 05 de dezembro de 2003. Mais informações, visite www.academiaagraria.org.br/congresso/. (Dica da Michele, DGE)

FERIADO

Amanhã, dia 15, é feriado municipal, Assunção de Nossa Senhora.
Um bom fim-de-semana prolongado para todos!

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais uma galeria de fotos tiradas, em 1992, pela primeira máquina digital do Leão. Dá para rir bastante como também dá muita saudade.

Ainda tem muita preciosidade, só que o Leão precisa achar o disquete para conversão das fotos. Vamos aguardar!

O dono da máquina: Leão

Beatriz Josephina Perrela

Denise Cristina

Beatriz Pereira

Dôra

Euclídia

Hamilton

Ronaldo



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 30, de 18/08/1983, publicou notícias sobre indisponibilidade de uso de equipamento Cobra, seminário Técnicas para Geração de Documentação de Hardware, 1o. Simpósio de Micro-Informática de Minas Gerais, turno da tarde do Setor de Operação sob a chefia de José Maria da Silva Bessa, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

IV ENCONTRO DAS IES FEDERAIS
Será realizado em Florianópolis, de 23 a 26 de agosto, o IV Encontro das Instituições de Ensino Superior Federais. Nesse encontro, estarão presentes Maria Miriam Arruda Salvador, Diretora Geral do CECOM, e o prof. João Carlos Pires Bauer.
Maria Miriam é candidata a membro da CPA – Comissão Permanente de Assessoramento e, ainda no encontro, o prof. Bauer vai apresentar a palestra “Desempenho de Sistemas de Computação”.

CECOM RECEBE VISITAS
O Centro de Computação recebeu, na última sexta- feira, dia 12, a visita de elementos da área financeira e de processamento de dados do Mobral, do Rio de Janeiro. Eles estiveram no CECOM com a finalidade de conhecer o Sistema de Contabilidade da UFMG.
A visita se deu por indicação do MEC, já que os visitantes têm intenções de fazer o sistema de Contabilidade do Mobral nos mesmos moldes do sistema da UFMG.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Marcelo Novaes Machado, hoje, dia 14; e Heitor Mota Belisário de Moraes, no dia 18. E aproveita para enviar os parabéns para os ex-ceconianos: David Lan Kwai Pan, no dia 16; Izaías Marques de Oliveira, no dia 17; e Eduardo Henrique Lima, no dia 21.