Sistemático: Edição 1173 – 18/09/2003


Notícias



LIBERADA VERSÃO 2.1 DO SISTEMA INA

Concluída a etapa de lançamento de dados no sistema INA, referentes ao ano base 2002, e após a geração dos relatórios departamentais exigidos pela CPPD, cuja data limite estabelecida era 30 de junho de 2003, a comunidade usuária do INA reduziu a carga de utilização do sistema. Assim, foi aberta a oportunidade da equipe técnica da DAS se dedicar à introdução de ajustes e melhorias no sistema, de acordo com o planejamento estabelecido com os usuários que o gerenciam.

As intervenções relacionadas a ajustes e melhorias no sistema e que dependem de atividades típicas de programação e desenvolvimento, foram agrupadas em três conjuntos principais e iniciadas em meados de agosto. Estes três conjuntos são:

– alterações ou criação de funcionalidades que envolviam mudanças estruturais da base de dados;
– tratamento de pendências de acertos ou melhorias de funcionalidades que estão apresentando algum tipo de restrição de uso;
– implantação de perfis específicos de usuários, tais como secretarias de colegiados de curso e secretarias administrativas.

Destes três conjuntos de atividades, previstos para serem encerrados até o mês de novembro, já foi concluído o primeiro, estando o segundo em andamento.

Em razão das mudanças introduzidas neste primeiro conjunto, que modificaram a estrutura da base de dados e passaram a permitir novas funcionalidades e relacionamentos de dados de Projetos, Orientações, Capacitação, Formação, Comissões, Bancas e Externos, foi criada uma nova versão do sistema, denominada como INAv2.1. Esta nova versão foi implantada durante o último final de semana estando, desde então, disponível para os usuários do sistema.

A equipe técnica da DAS que está trabalhando nestas atividades está composta por Maximiliano Luiz Souza Guimarães, Rogério Soares Pinheiro e Thiago Gabriel Diniz, sendo coordenados por Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e João Carlos Lages. A coordenadora do projeto é a Profa. Zélia Maria Oliveira Falcão de Almeida, responsável na Proplan, pela Gestão da Informação na universidade.

GRUDE PREPARA AMPLIAÇÃO DE INFRA-ESTRUTURA

Cláudio Costa
Laboratório de Computação Científica [LCC]

Atento às necessidades dos usuários, o Grude implanta, a partir deste mês de setembro, o projeto “Estruturação dos Servidores”, que contempla a distribuição das caixas postais dos usuários em servidores instalados nas unidades que estão fora do campus UFMG.

Isto possibilitará um melhor tempo de resposta para os usuários durante o acesso ao correio Notes/WebMail e às aplicações existentes, como OPUS.

O projeto beneficia todos os 8.173 usuários da comunidade Grude. Em particular, aqueles que estão distribuídos nas unidades fora do campus Pampulha (Campus Saúde, Engenharia, Arquitetura, FACE, Direito, Farmácia ), representando 15% do total, que terão suas caixas postais migradas para os servidores locais.

Num primeiro momento, serão instalados os servidores Domino nas unidades em que não existe este servidor, para a disponibilização da aplicação OPUS.

Além da distribuição das caixas postais, o projeto prevê remanejamentos de serviços e aplicações entre servidores e a implantação de um sistema de backup independente para o Grude, que contempla todas as bases de dados do ambiente, incluindo as das unidade remotas.

Com a implantação deste projeto, o LCC estará preparado para suportar a carga de adesão ao Grude que hoje corresponde a 1.000 usuários a cada 3 meses. A meta é aumentar esta taxa e atingir um total de 20.000 usuários até 2005.

O prazo previsto para a conclusão deste projeto é dezembro de 2003, e o seu custo ( só em equipamentos) foi de R$ 170.000 (cento e setenta mil reais)

Colaboram com este projeto, o LCC e o CECOM, além das unidades contempladas.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO É OFICIALMENTE REATIVADO

Conforme havia sido confirmado por O Sistemático, em edição do início de agosto, o CECOM, com o apoio da ProRH e da Proplan, estava preparando a reativação do serviço de atendimento telefônico ao ramal 5000 e estruturando tanto os recursos humanos, como os equipamentos, ambiente físico e materiais necessários para o início dos trabalhos.

Estas atividades se desenvolveram ao longo do mês de agosto, sendo concluídas no dia 11 de setembro, quando as telefonistas que assumiram o serviço foram incorporadas ao quadro de funcionários do CECOM, sendo lotadas na DAA – Divisão de Apoio Administrativo, em razão das características de trabalho.

Os serviços relacionados à telefonia vêm sofrendo mudanças desde que, em dezembro de 1999, a diretoria do CECOM, por solicitação da Pró-reitoria de Administração e da Diretoria de Tecnologia da Informação, iniciou uma avaliação da estrutura organizacional da área, buscando propostas de mudança, que culminaram com a criação no CECOM, em meados de 2000, da DRC – Divisão de Redes de Comunicação, que passou a ser responsável pela gestão técnica dos serviços de infra-estrutura das redes de voz e dados, incluindo-se aqui os equipamentos, cabeamento, dutos, conexões de rede etc. A gestão administrativa dos serviços de telefonia, tais como a preparação de editais, contratos e normas, além do controle orçamentário e financeiro do pagamento de contas, foi agregada ao conjunto de atribuições da DAA – Divisão de Apoio Administrativo. Em complemento às atividades coube à DCP – Divisão de Controle do Processamento – o processamento mensal de dados do sistema de tarifação e a posterior distribuição à comunidade das contas internas dos serviços telefônicos.

O serviço de atendimento telefônico feito via 5000, por sua característica mais voltada a serviço de fornecimento de informação à comunidade, não ficou sob a responsabilidade do CECOM àquela época. Entretanto, seu funcionamento inadequado causou a necessidade de que se avaliasse sua reativação em outros moldes. A diretoria do CECOM elaborou uma análise aprofundada deste serviço e, por decisão da Reitoria, o mesmo foi reativado como atribuição do Centro de Computação.

A nova equipe que compõe o atendimento foi mensurada após análise dos dados estatísticos, que caracterizaram volume e tipo das demandas que chegam ao 5000, está formada por quatro telefonistas. No turno da manhã, que irá das 7 às 13 horas, estão alocadas Tereza Cristina Andrade Oliveira e Maria Aeda Viveiros. No turno da tarde, que irá das 13 às 19 horas, estão Diva Corrêa Vieira e Selma de Paoli Loureiro Damasceno.

Aeda e Cristina

Selma e Diva


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES
Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Quem busca novos negócios, a melhoria de seus produtos e está sempre antenado nas necessidades das pessoas, pode ser considerado um empreendedor. Veja na página http://www.ij.ig.com.br/ uma série de dicas do Sebrae para buscar novas oportunidades ou melhorar o négócio. E não é só isto. Tem também notícias de ecomonia e ainda como hospedar a sua página.

– O iG lançou uma página dedicada ao novo livro de Chico Buarque, Budapeste (http://www.ig.com.br/paginas/hotsites/chicobuarque). A página traz um áudio e vídeo de Chico lendo o primeiro capítulo da obra e recitando trechos do livro. Na página tem uma promoção que premiará dez usuários com um exemplar do livro. Para participar, você deve enviar um texto contando uma experiência interessante envolvendo uma língua estrangeira.

– Se você é ligado em som, os estudantes do curso de Produção Fonográfica da Estácio de Sá criaram duas páginas para debater o assunto, nos endereços http://www.inmusica.net/forum e http://www.soundworks.com.br/vitrola.

– O portal definitivo (http://www.revistamuseu.com.br/default.asp) mostra os bastidores dos museus, a criatividade dos profissionais da área e seus projetos inovadores, divulgando a cultura no Brasil e no mundo.

– Você já sentiu a necessidade de criar sua própria cidade? Aponte seu navegador para a página City Creator (http://www.citycreator.com) e escolha entre três cenários: medieval, urbano ou de inverno. Crie sua própria cidade seguindo o esquema, e arraste e cole com as peças encontradas do lado esquerdo da tela. Os cadastrados ainda podem enviar um cartão eletrônico com a imagem de sua cidade. (Site em Inglês)

– Entre 17 a 28 de setembro de 2004, duas semanas após o término das Olimpíadas de 2004, Atenas dará boas-vindas a 4.000 atletas paraolímpicos de 130 países. Eles disputarão a Paraolimpíada, o segundo maior evento esportivo do mundo, só perdendo para a própria Olimpíada. Durante 12 dias estarão em ação os melhores atletas paraolímpicos do mundo. O Brasil estará lá, representado por seus melhores atletas, portadores de deficiências. Visite o endereço http://www.paraolimpiadas.com.br.

– Uma página legal para quem gosta de música é a CoverProject (http://www.coversproject.com). Nesta página, você encontrará uma relação enorme de músicas que foram regravadas. Para você não ficar na dúvida se é ou não uma regravação, dê uma navegada e leia a relação.

– O TCInet (http://www.tcinet.com.br) traz notícias, testes e orientação para compra de hardware, software e games, informações sobre carreira, download de programas e dicas técnicas. Além do conteúdo editorial espalhado pelos canais temáticos, o TCInet congrega a comunidade de pessoas interessadas em assuntos tecnológicos em dezenas de salas de fórum.

– Dica do Gecomob: estive passeando na Internet e achei um site muito interessante, que é o www.vestibular1.com. Você verá nele um verdadeiro pré-vestibular on-line.

DICAS PARA USUÁRIOS DA INTERNET

Eugênio Pacceli, da DAC, repassou um e-mail recebido por ele, com dicas muito importantes para quem usa a Internet.

1. Grandes empresas não usam correspondência do tipo corrente:
1.1. A Microsoft e a AOL não estão oferecendo US$ 245 a cada repasse de e-mail:
1.2. A Ericsson não está doando celulares de graça;
1.3. A AMBEV e a Nestlé não estão dando kits gratuitos para quem repassar e-mails e mandar confirmação para o endereço indicado;
1.4. A MTV não lhe dará o direito de ficar nos bastidores se você remeter correspondência a um monte de gente;
2. Não é porque alguém escreveu, “quatro degraus anteriores da pirâmide” que é verdade (observe, é + uma mera mentira);
3. Não existe uma organização de ladrões de fígado. Ninguém está acordando numa banheira cheia de gelo, mesmo se um amigo jurar que isto aconteceu ao primo do amigo dele;
4. Se o(s) último(s) desastre(s) envolvendo foguetes da NASA espalharam partículas de plutônio sobre a Costa Leste Americana, você acha realmente que esta informação chegaria ao público por mail?;
5. Não existem os vírus Good Times, Bad Times, SapinhosBudweiser etc.
Na verdade, você nunca, mas nunca mesmo, deve reenviar qualquer e-mail alertando sobre vírus antes de primeiro confirmar se um site confiável, de uma companhia real, o tenha identificado;
6. Corte aqueles quilômetros de cabeçalhos dos e-mails;
7. Existem mulheres que estão realmente sofrendo no Afeganistão e as finanças de diversas empresas filantrópicas estão vulneráveis. Mas, reenviar um mail não ajudará esta causa. Se você quiser ajudar, procure seu deputado, a Anistia Interna-cional ou a Cruz Vermelha.
Mails de abaixo-assinado geralmente são falsos, e nada significam para quem detém o poder para fazer alguma coisa sobre o que está sendo denunciado. Este tipo de mensagem são meios de obterem endereços eletrônicos;
8. Não existe nenhum projeto para ser votado no Congresso que reduzirá a área da Floresta Amazônica em 50%, nem para deixar de cobrar pedágio!
Portanto, não perca tempo nem pague mico assinando e repassando aqueles furiosos abaixo-assinados de protesto ou comunicando este tipo de coisa;
9. Você não vai morrer nem ter azar no amor se arrebentar uma corrente;
Obs.: Sejamos inteligentes e recusemos esse tipo imbecil de ajudar hackers e spammers (propagandas).
10. Escrever um mail ou enviar qualquer coisa pela Internet é fácil!!! Não acredite automaticamente em tudo. Observe o texto, reflita e analise tudo isto antes de repassar aos amigos;
11. Quando nós recebemos mensagens pedindo ajuda para alguém, com alguma foto comovente, não repasse apenas prá fazer a sua parte…
Pode haver alguém cheio de má intenção por trás deste e-mail. Verifique a veracidade das informações. Afinal, próximo de sua casa, há sempre alguém carente que você poderá ajudar, se esta for sua opção de vida;
12. Cuidado! Muito cuidado com mensagens-lista de dados de pessoas, que cada um vai assinando, colocando seus endereços e telefones reais, repassando… Podem facilmente serem utilizados por assaltantes, seqüestradores etc;
13. Lembre-se de que a cada dia chegam milhares de inexperientes na Internet E quanto mais pudermos ensinar, será de grande valia a todos;
14. Seja educado e responda a todos.
Utilize-se sempre de endereçamento no campo “cco” (com cópia oculta) quando enviar e-mails. Se você não estiver encontrando o campo “cco”, é simples: basta criar novo e-mail (criar e-mail – responder – encaminhar), que aparecerá o campo “Para:” “cc.” (com cópia) e cco.(com cópia oculta) – se este último não aparecer.
1 – Click em Exibir
2 – Todos os cabeçalhos, que ele aparecerá.
E agora o mais, muito mais importante:
Quando vocês reenviarem mensagens, retirem os nomes e e-mails das pessoas por onde os e-mails já passaram!
Existem programas rodando na Internet para “pegar” tudo que tiver antes e depois de um “@”. Isso é vendido para Spamers, que muitas vezes espalham vírus.
Quando for mandar uma Mensagem ou um E-Mail para mais de uma pessoa, não envie com o “Para” nem com o “cc”!
Envie com o “cco” (carbon copy ocult) ou “bbc” (= blynd copy) que não vai aparecer o endereço eletrônico de nenhum destinatário…
Exemplo:
Em “Para” ou “To” coloque um outro endereço seu ou um endereço até mesmo inexistente.
Em “co” ou “cc” (=Com Cópia) não coloque ninguém, ou seja, não coloque nenhum endereço de e-mail.
Em “bcc” ou “cco (= Com Cópia Oculta) coloque todos os endereços de e-mail que quiser!
Assim, ninguém ficará sabendo para quantas pessoas e para quem foi enviada a mensagem!
Agora, SIM, envie esta mensagem a seus amigos e conhecidos colocando todos eles em “cco” (= Com Cópia Oculta) e ajude a colocar ORDEM nessa imensa casa chamada Internet.
Quando todos fizermos isso, livraremos a Internet de 80% dos vírus.

ÔNIBUS INTERNO TERÁ ALTERAÇÃO NO TRAJETO

No dia 22 de setembro, o trânsito no quarteirão 7 do Campus Pampulha vai sofrer alteração. Com isso, o trajeto da linha “A”do ônibus interno (branquinho) vai ser modificado, a partir daquela data, adotando o seguinte itinerário:

Linha A: Belas Artes – Creche – Centro Pedagógico – FAE – Almoxarifado Central (Setorial I) – IGC – ICEx – Praça de Serviços – Biblioteca Central – Reitoria – ICB – Farmácia – Veterinária – Odontologia – Educação Física – Veterinária – CEU – Unidade Administrativa II (Fisioterapia/Terapia Ocupacional/DPFO/SAST/Fundep) – Unidade Administrativa III (Laboratório de Química/DP/DRH) – Reitoria – FAFICH – Ciência da Informação – Letras – Belas Artes.

Assim, a linha A não mais atenderá aos usuários da CBTN. Apenas a linha “B”, que não terá seu trajeto alterado, seguirá até aquele local. A linha “C”, que funciona só no período de férias acadêmicas, passará a adotar o percurso da linha “B”.

Quanto ao horários, estes não sofreram modificação.

O quadro e itinerário dos percursos A, B e C estão disponíveis na Internet, no endereço http://www.ufmg.br/servicos/onibus.shtml.

CONSERTO DE VAZAMENTOS NA REITORIA

Devido à necessidade de conserto de vazamento de água na Reitoria, as instalações das copas situadas no lado direito do prédio não poderão ser utilizadas na próxima sexta-feira, dia 19, no sábado, dia 20/09, na segunda-feira, dia 22/09 e na terça-feira, dia 23/09.

As instalações sanitárias poderão ser usadas normalmente.

PROGRAMAÇÃO DA QUARTA DOZE E TRINTA

O Projeto Quarta Doze e Trinta está com a seguinte programação nos meses de setembro e outubro:

dia 24/09 – Anthonio e Banda: Neste show, Anthonio reúne conceitos variados: inventários musicais, referências urbanas, guardas de congado, tambores de Minas, suingue, ligando uma sonoridade ancestral e uma linguagem contemporânea e bem brasileira. Acompanhado por Rodrigo Borges na guitarra e violão, Juliano Nunes no baixo, Tininho Silva na bateria e Bodô na percussão, Anthonio traz em seu repertório, músicas de seu primeiro cd, “Do Rosário” uma parceria com Milton Nascimento que se transformou num videoclipe veiculado na MTV, releituras de compositores como Ary Barroso, Nando Reis, Os Tribalistas, Cidade Negra, além de parcerias inéditas com Makely Ka, Bê Sant’Anna, e Chico Amaral. Local: Praça de Serviços.

dia 01/10 – “Rua” – Quik Companhia de Dança. Local: Praça de Serviços.

dia 08/10 – Banda Cálix. Local: Praça de Serviços.

dia 15/10 – “Eternamente Caim”. Espetáculo com os alunos do 6º período do Curso de Artes Cênicas. Direção: Dayse Bélico. Local: Auditório da Reitoria.

dia 22/10 – “Cada Lugar na sua Coisa”. Show de Selmma Carvalho e Banda. Local: Auditório da Reitoria

dia 29/10 – Quarteto Carajazz. Local: Auditório da Reitoria.

O Quarta Doze e Trinta é realizado pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG e pela Coordenadoria de Assuntos Comunitários da UFMG e é patrocinado pela NOSSACOOP, a Nossa Cooperativa de Crédito.

Nesta temporada, o projeto estará arrecadando alimentos não perecíveis que serão destinados à população atingida pela seca no Vale do Jequitinhonha.

CURSO BÁSICO DE CESTARIA EM JORNAL

"O que você faz com o jornal depois de terminada a leitura? Venha aprender a reutilizar jornais através da técnica da cestaria."

O Projeto Geresol está promovendo mais um curso Básico de Cestaria em Jornal. Vai ser na próxima semana, de 23 a 26 de setembro, no horário de 14:00 às 17:00, em suas instalações, entre a Escola de Belas Artes e Escola de Música.

As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas são feitas pelo telefone 3499-4361, com Cida ou Daniel.

CLASSIFICADO

Não jogue fora embalagens usadas de plástico e de vidro (de maionese, achocolatado, sorvete etc.). Traga para a Alda, na DAA, que ela encaminhará para uma entidade que presta assistência a pessoas carentes.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Frota conseguiu escanear diversos slides guardados, há anos, pela Redatora do Sistemático. As fotos foram tiradas por Lelé, Edésio e Leão, no ano de 1978.

Entre as fotos escaneadas, a que mais chamou a atenção do Frota foi a que está sendo publicada na edição de hoje. Naquela época, o Sistema Burroughs 6700 era o computador central da UFMG, e ocupava todo o espaço que hoje é a sala dos servidores. A Divisão de Produção ficava no subsolo e era responsável pelos setores de Controle, Operação e Digitação. E o chefe da Divisão era o Romildo Monte.

Os operadores trabalhavam em turnos e eram dessa época: Arnaldo, Joaquim, Avair, Bessa, Renato, Cleto, Marcos Moreira, Paulo Inácio, Nilson, Reinaldo e Walter.

A turma era muito animada, muito unida, e todos têm muitas saudades daquela época.

A foto deve ser de autoria do Leão.

Um momento de relax no turno da noite, com Walter, ao violão, e Paulo Inácio.



Há 20 anos…

PO Sistemático Ano VII, no. 35, de 22/09/1983, publicou notícias sobre a participação de Maria Miriam na Comissão Técnica para escolha do equipamento do Hospital das Clínicas, em Brasília, elaboração do treinamento interno do CECOM, treinamento da equipe de consultores do Setor de Apoio ao Usuário,visitantes no CECOM, a entrevista de Maria Laura Baptista Rodrigues na seção “Um Pouco de Nós”, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

REUNIÃO EM PORTO ALEGRE
William Andalécio e Adriana Maria Cunha Melo Figueiredo estão em Porto Alegre, desde o dia 20, participando de uma reunião sobre alteração do software da Burroughs.
Além da UFMG, estão presentes representantes das universidades do Rio de Janeiro, Brasília e Rio Grande do Sul.

RELOTAÇÃO DE PESSOAL
A funcionária Rosa Amélia dos Santos foi relotada no Centro de Computação a partir do dia 19 de setembro.
Rosa veio da Prefeitura da UFMG e está traballhando no Setor de Serviços Gerais da Divisão de Apoio Administrativo.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Luiz Henrique Loureiro dos Santos (ECI) e Ricardo Yokoyama, hoje, dia 18; Ênio Fernando Vilela e André Luís Cioffi, no dia 19; Edésio Costa e Silva e Maria do Carmo Viegas, no dia 20; Heloísa Helena Pimenta e Marlene de Almeida Marques, no dia 21.

RESTABELECIMENTO: Nilson (DCP) quebrou o tornozelo e está de molho em casa. Desejamos seu pronto restabelecimento.