Sistemático: Edição 1174 – 25/09/2003


Notícias



INICIADAS ATIVIDADES RELATIVAS À GED

Anualmente a UFMG participa do processo nacional da GED – Gratificação de Estímulo à Docência e executa processo interno de avaliação das atividades realizadas por seus docentes no ano em curso. Para isso, existem critérios e itens pré-definidos que estabelecem como se dá este processo de avaliação, que ocorre com a participação de todos os departamentos e unidades acadêmicas da UFMG sendo organizado, de forma centralizada, pela CIAG – Comissão Institucional de Atribuição GED.

Em reunião realizada na ATI, no último dia 16 de setembro, da qual participaram o diretor de Tecnologia da Informação, Prof. Márcio Bunte de Carvalho, o diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, a Profa. Efigênia Ferreira e Ferreira, presidente da CIAG e a Profa. Maria Elisa de Souza e Silva, membro da CIAG, foram acertados detalhes relacionados ao cronograma do sistema GED para 2003.

Desta forma, se iniciaram na universidade, e no Centro de Computação, as atividades necessárias para o lançamento das informações que balizarão a atribuição da pontuação da GED.

A comunidade já dispõe de informações a respeito do processo deste ano, podendo consultá-las no site do CECOM, acessando em “Aplicativos e Sistemas” o item “Recursos Humanos” e, neste, o sistema “GED”, ou indo diretamente para o link https://www.ufmg.br/dti/cecom/aplic_ged_v2.shtml. As páginas relacionadas ao sistema apresentam detalhes relativos a:

– informações gerais;
– serviço de auxílio para esclarecimento de dúvidas e comunicação de problemas;
– formulários para levantamento de dados nas unidades;
– planilha descritiva dos itens pontuáveis;
– instruções sobre lançamento da pontuação;
– informações sobre a importação de dados dos sistemas Acadêmico, Ina e Opus;
– cópias dos ofícios enviados pela CIAG;
– cronograma das atividades do sistema.

Até o início das atividades de lançamento de dados, serão publicadas instruções de uso do sistema GED, que estará disponível para uso a partir de 3 de novembro.

As principais datas do cronograma são:
Em 24/10: – prazo final para lançamento de encargos didáticos no sistema acadêmico.
– prazo final para que as unidades informem a relação de usuários do sistema GED.

Em 28/10: – prazo final para lançamento de dados referentes ao ano de 2003 nos sistemas INA e Opus, que serão importados para o sistema GED.

De 03/11 a 21/11: – lançamento de dados pelas unidades no sistema GED.

De 24/11 a 04/12: – auditoria dos dados.

De 05 a 16/12: – análise e julgamento de recursos.

Em 17 e 18/12: – geração e envio de dados para SESu.

DIRETORIA REVISA NORMA DE FREQÜÊNCIA

O CECOM possui horário de trabalho bastante atípico, se comparado aos demais órgãos administrativos da universidade. Em função das peculiaridades das atividades de cada divisão, o horário de trabalho pode variar, sendo executado, nos dias úteis, no período das 7:00 às 20:00.

Além disso, podem ocorrer atividades fora deste período, que são cobertas por serviços extra-expediente, compensados posteriormente, ou cobertos pelo serviço de Plantão, que vai até as 24:00 nos dias úteis, e das 7:00 às 24:00 aos sábados, domingos e feriados.

O horário de trabalho pode ser cumprido, dependendo de cada função e atribuição, segundo duas possibilidades:
– horário flexível, com média de 8 horas diárias e 40 semanais;
– horário fixo, num total de 6 horas diárias e 30 semanais.

Estão sujeitas ao horário fixo as recepcionistas e as telefonistas. Estão sujeitos ao horário flexível todos os demais funcionários do Centro de Computação.

Assim, para cobrir todas estas situações, há a necessidade de se ter norma interna própria, elaborada com a finalidade de definir os procedimentos operacionais e informar a sistemática do controle de presença dos funcionários do Centro de Computação. Esta norma observa e complementa leis e instruções externas, principalmente as oriundas da Pró-reitoria de Recursos Humanos.

Como sua última versão foi elaborada em 1995, a norma em vigência passou a não atender a diversas situações atualmente vivenciadas no ambiente de trabalho do CECOM. Assim, durante este mês, a Diretoria discutiu as demandas de modificação da norma, buscando adequá-la à nova realidade. O texto discutido e aprovado, na reunião de diretoria da última segunda-feira, será agora publicado pela DAA na Intranet e, em seguida, o atual sistema de controle, ainda desenvolvido em ambiente Cobol/DOS, será substituído por um novo, em ambiente cliente/servidor, a ser desenvolvido pelos estagiários da DAS, sob a coordenação de João Carlos Lages, como atividade complementar ao treinamento que realizaram nos últimos meses.

DAC FAZ TREINAMENTO SOBRE O SGBD ORACLE

A diretora da DAC, Aleixina Maria Lopes Andalécio, participou, no período de 15 a 19 de setembro, do treinamento Oracle9i: Fundamentos de DBA I, oferecido pela Casa de Software. Após o treinamento, Aleixina está repassando, desde o dia 23/09, para os demais membros da equipe da DAC, os conceitos adquiridos no curso.

Desta vez, além da equipe da Divisão de Atendimento e Consultoria, estão participando do treinamento os funcionários da DAS: Denise Cristina de Assis Moreira, Maria Beatriz de Souza Pereira Prado, Mário Magalhães Lara, Raimundo Natalino Chaves e Ronaldo Araújo Costa, além dos estagiários Joaquim Lopes Júnior e Josemar Pereira dos Santos.

O treinamento será encerrado amanhã, dia 26.

CECOM PARTICIPA DO ORACLE LINUX DAY

A Oracle promoveu no dia 18 de setembro, em Belo Horizonte, o evento Oracle Linux Day.

O diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, esteve presente ao evento assistindo palestras sobre:
Oracle e Linux Corporativo
Conectiva Linux nas Corporações – Soluções Personalizadas.


Informativo



GENTEWHERE

Infelizmente, a foto da Manuela não chegou a tempo. Esta é da Festa Junina de 1981.

Quando nos referimos à ela, lembramo-nos de uma pequena frase: – “Ai, Jesus!” Todos já descobriram que a entrevistada da semana é Maria Manuela Martins Tavares Reyes, a angolana que veio parar no CECOM, de teimosia. Pela entrevista, podemos concluir que ela continua conversadeira e alegre, como nos velhos tempos.

SIST: Conta sobre a vinda da família para o Brasil.
MANUELA: Saí de Angola em maio de 1975 e, após passar 6 meses em Lisboa para terminar o 2º científico (agora é Ensino Médio: estou velha!), cheguei ao Brasil. Era um dia de semana e o fato que mais me marcou foi que, passeando por Copacabana e Ipanema, observei várias pessoas na praia, em horário comercial. Perguntei então, se era feriado. O carioca que me respondeu era um daqueles legítimos, bem-humorados, que me explicou que no Brasil era assim : tudo na paz. Gostei!!
Fui morar em Montes Claros, terra de gente boa . Quem pode falar melhor dessa época minha é o Fernando Frota, já que foi lá que o conheci e toda a sua família. Montes Claros naquela época estava começando a crescer, a receber pessoas de fora, mas não era comum estrangeiros na cidade. Eu me sentia um peixe fora d’água. Mas as pessoas eram muito acolhedoras. Na escola onde estudava tinha um professor de Português, Antônio Augusto, do qual nunca mais vou esquecer. Ele gostava muito do meu sotaque e, algumas vezes, pedia para eu ler em voz alta alguns textos na sala de aula. Ele foi meu professor no 3º científico.

SIST: Conta como começou a sua vida na UFMG.
MANUELA: Quando estava cursando o 1 º ano do curso superior de Matemática, em Montes Claros, tomei conhecimento dos cursos de extensão da UFMG. Como já estava interessada em conhecer esta área, escrevi para a Lelé, consegui as informações necessárias e vim fazer Fundamentos de Computador e Cobol Básico. Como me identifiquei bastante e estava querendo vir de alguma forma para a UFMG, resolvi voltar nas férias seguintes (estes cursos eram dados só nos períodos de férias) e fiz Cobol Avançado. Não me lembro se fiz mais algum.
Em Montes Claros fiquei 2 anos e vim para BH. Fui inicialmente para a Fafi-BH, sempre com o intuito de entrar para a UFMG. Ao final de dois semestres, consegui a transferência. Entretanto, surgiu o curso de Ciência da Computação na UFMG. Fiquei sem saber se deveria fazer outro vestibular e começar tudo de novo. Resolvi continuar o curso de Matemática, pois percebi que muitas matérias básicas eram iguais. Porém, ao longo do curso, já bem familiarizada com a UFMG e com o ICEx, fui cursando como matérias eletivas, tudo o que eu podia e não podia, relativas ao curso de computação. Era mais entrosada com a turma de Computação do que com os colegas de Matemática.

SIST: Como e quando você entrou para o CECOM?
MANUELA: Decidida a trabalhar nesta área (queria terminar Matemática apenas para poder fazer pós-graduação em Ciência da Computação), entrei para o CECOM em novembro de 1980, como bolsista da FUMP, lotada na Divisão de Usuários.

SIST: Você trabalhou em outras divisões? Quando passou para o cargo de Programador? Lembra-se dos trabalhos que desenvolveu no CECOM?
MANUELA: Em agosto de 1981, passei para a Fundep, contratada como programador-bolsista. Em maio de 1982, fui contratada como Programador da UFMG, atuando na Divisão de Usuários e depois no Setor de Programação da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas. Trabalhei tendo como chefes, respectivamente, a Dilma e o Zédu.
Quanto ao tipo de trabalho efetuado, acho que a minha atuação na Divisão de Usuários foi muito útil, sob o aspecto de me dar traquejo, agilidade para conversar com usuários de áreas completamente diferentes (veterinários, médicos etc.) e conseguir “pescar” (entender) o que eles precisavam. Lembro-me de um veterinário que só sabia falar de raças bovinas, mas não conseguia expressar o que precisava, que resultados queria.
Hoje, tenho facilidade em entrar no mundo do usuário, entender as suas reais necessidades e espelhar o seu modo de trabalho do dia-a-dia em várias telas.
Quando trabalhei no setor de programação, também foi interessante, porque treinei bastante a programação própriamente dita.
Ao longo deste tempo, em paralelo, terminei Matemática e fiz pós-graduação em Ciência de computação.

SIST: Quando e por que você saiu do CECOM? Foi para onde? E foi para trabalhar em que?
MANUELA: Quando saí do CECOM, para ir trabalhar numa empresa do setor privado, em março de 1985, saí sabendo que deixaria para trás boas amigas, boas recordações. Fui para a Leme Informática, como analista de sistemas, na qual trabalhei 3 anos e meio. Mais uma vez uma experiência boa. Trabalhei com MUMPS e com um sistema gerenciador de banco de dados.

SIST: Lembra-se de muita coisas do CECOM? Tem ainda contato com algumas pessoas daqui? O que mais sente falta?
MANUELA: Em relação às amigas, tenho ótimas recordações das saídas com a Bárbara para dançarmos forró e rirmos bastante. As saídas e as peripécias com a Solange, eu conto até hoje. Tem umas que até choro de tanto rir. A Patrícia e a Vicentina também era ótimas companheiras. Até hoje mantenho contato com elas. Quando vou a BH, encontramo-nos na casa da Bárbara e os nossos respectivos maridos não têm tempo de falar.

SIST: Atualmente está trabalhando em que e onde? Quais os trabalhos mais interessantes em que esteve envolvida?
MANUELA: Quando casei, em setembro de 1988, e vim para São José dos Campos, resolvi fazer mestrado no ITA (no CTA – Centro Tecnológico de Aeronáutica) para me atualizar e ao mesmo tempo conhecer colegas que me ajudassem a entrar no mercado de trabalho, uma vez que não conhecia ninguém na cidade. De fato, isto aconteceu, pois uns tempos depois já estava ministrando treinamento em informática para algumas empresas e lecionando na Univap (Universidade do Vale do Paraíba). Pelo fato do ITA ser uma escola, uma instituição de pesquisa, era mais fácil conseguir trabalho ligado ao ensino.
Ao longo do meu mestrado (que na realidade começou em fevereiro de 1989), conheci pessoas muito interessantes, civis e militares, gente de todos os lugares do Brasil e exterior. Assisti a várias defesas de tese e comecei a me interessar por tráfego aéreo. Para trabalhar com este assunto tão específico, fui desenvolver a minha tese para outro Instituto dentro do CTA – o IPV (Instituto de Proteção ao Vôo). Lá só trabalhava com militares e eles possuíam um contato com vários países da América do Sul, sendo que algumas pessoas destes países conheceram a minha tese e com as quais troquei algumas idéias. Foi muito enriquecedor. Defendi a minha tese em 1992 e em 1993 nasceu a Juliana.
Após alguns meses, voltei a trabalhar na área de treinamento e, aos poucos, fui conhecendo empresários que me solicitaram não um treinamento, mas um desenvolvimento de sistema. O mestrado no ITA sem dúvida me ajudou muito a entrar nesse mercado de trabalho. Assim,voltei a trabalhar como analista de sistemas. Foram surgindo várias oportunidades e hoje eu trabalho como autônoma em diversas empresas. É aqui que eu digo que a experiência na Divisão de Usuários foi importante. Trabalho em clínicas médicas, em fábricas de antenas e equipamentos para TV a cabo, escolas de 1º e 2º grau, lojas, clubes de campo, enfim, empresas variadas.

SIST: Saindo um pouco de trabalho, como está a sua família?
MANUELA: Tenho dois filhos (Juliana e Felipe) com respectivamente, 10 e 6 anos.

SIST: Gostaria de deixar um recado para todos do CECOM?
MANUELA: Ficaram as saudades dos bons tempos, das viagens, das saídas à noite, de um ambiente bom: satisfação pelas amizades que deixei e um xodó com o primeiro local em que trabalhei. Um dia destes, quem sabe nas próximas férias, eu apareço por aí !!

Foi bem difícil conseguir entrevistá-la, pois a vida lá em São José dos Campos está uma correria. Manuela estava trabalhando duas vezes por semana em Guararema, que é uma cidade perto de São José dos Campos. Depois, passou a trabalhar lá todos os dias, chegando muito cansada, pois além de pegar a Dutra durante uma hora e do trabalho pesado, ainda ficava sem almoçar. Agora, no final de setembro, voltou a trabalhar em Guararema somente dois dias e deve retornar às empresas de São José.

O importante foi conseguir a entrevista para contar aos amigos daquela época onde se encontra a Manuela. Agradecemos pela entrevista, pelas lembranças e aguardamos a sua visita.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Não deixe de visitar a página de Um dos maiores predadores do mundo (http://www.apexpredators.com), onde é apresentado o tubarão branco. São diversas fotos de reportagem de uma expedição à Africa do Sul. (Site em Inglês)

– Outra página que trata dos tubarões na África do Sul e com fotos super legais é a African Shark (http://www.ultimate-animals.com). São registrados momentos do aterrorizante animal, como os saltos de até 2 metros que um tubarão pode dar. Navegue nesta página. (Site em Inglês)

– Já assistiu ao filme “9 1/2 semanas de amor”? Lembra-se daquela cena em frente da geladeira? Bem, nossas avós costumavam dizer que “homem se pega pelo estômago”. E com aquela inesquecível seqüência com Mickey Rourke e Kim Basinger em frente a uma geladeira… Na página Sex and the kitchen (www.sexandthekitchen.com), você vai encontrar receitas e dicas de como preparar uma mesa para apimentar uma bela noite de amor. (Site em Inglês)

– Você sabe o que se esconde em uma lata de refrigerante? Faça uma viagem legal e descubra no endereço www.strangematterexhibit.com, de forma divertida, o que há além de uma lata. É uma visão microscópica para sua análise. (Site em Inglês)

– A Cartilha que está em http://www.nbso.nic.br/docs/cartilha/ tem por finalidade sanar algumas dúvidas comuns sobre segurança de computadores e redes e o significado de termos e conceitos amplamente utilizados na Internet. Além disso, procura enumerar, explicar e fornecer um guia para uma série de procedimentos que visam aumentar a segurança de um computador e de posturas que um usuário pode adotar para garantir sua segurança na Internet.

– Se você precisa de drivers para instalar algum componente de hardware, é só apontar o seu navegador para a página http://gratis.ibest.com.br/index.mv?pagina=secoes&sistema=Driver&titulo=Drivers e baixar os programas necessários para instalar a sua impressora, placa de fax-modem e outros produtos.

“Realmente, ela é azul!” (Yuri Gagarin, em 12 de abril de 1961) A frase, em russo, é atribuída ao cosmonauta Yuri Gagarin, endeusado até hoje, como um herói da antiga União Soviética. Por bons motivos: no dia 12 de abril de 1961, Gagarin, um homem baixo (1,58 metro) e atarracado (69 quilos), teve a suprema ousadia de se enfiar numa cápsula claustrofóbica na ponta de um foguete que decolou da base de Baikonur, no Casaquistão, e antes dos oponentes americanos, dar a volta durante 1 hora e 48 minutos em órbita da Terra. Enquanto isso, nos EUA, em que o vôo era rastreado pelos serviços de inteligência, o presidente John Kennedy preparava um discurso reconhecendo o feito da nação adversária. Seu país lançaria um astronauta no espaço (Alan Shepard) quase um mês depois, em uma viagem menor e por cerca de cinco minutos – fato que ficou marcado como uma derrota naqueles tempos de guerra fria. Vá até o endereço http://www.ajornada.hpg.ig.com.br/ciencia/ciencia00018.htm e saiba mais sobre o assunto.

– A Câmara de Arquitetos e Consultores é uma empresa brasileira especializada em cursos, treinamentos e consultorias para arquitetura, engenharia e construção. Nos cursos de atualização e aperfeiçoamento profissional, são reunidos profissionais altamente capacitados e especializados em diversas áreas de importantes empresas do mercado, para oferecer informações técnicas elaboradas e atualizadas para profissionais do setor. O endereço é: http://www.camaradearquitetos.com.br/.

– Confira os destaques de lançamentos, novos produtos para construir, decorar ou reformar, além das novidades do mercado em http://www.cadhouse.com.br/.

– Criada em 01 de novembro de 1999, a Casa Minas Editora Publicações e Multimídia Ltda. (http://www.casaminas.com.br/), tem sua sede na cidade de Varginha, Minas Gerais e está situada na Rua Delfim Moreira, Edifício Empresarial Central Adell Lello 246 – sala 302. O Objetivo da Empresa é a prestação de serviços em editoração gráfica, publicação de livros e revistas técnicas, distribuição em livrarias e trabalhos em multimídia na área técnica da construção civil.

– Nos dias de hoje é imprescindível que tenhamos em nossos lares e escritórios uma instalação elétrica bem projetada e instalada, de acordo com a Norma Brasileira de Instalações Elétricas, a NBR 5410, garantindo para estes locais e seus ocupantes um elevado grau de segurança, conforto e confiabilidade.Veja o endereço http://www.procobrebrasil.org/.

– Quem esteve na “The Royal Society” no dia último dia 22 de setembro, para falar ao vivo, transmitido pela Internet, foi o professor Berners-Lee, o inventor da Web (World Wide Web). O professor Berners-Lee falou sobre o tema: “‘The future of the World Wide Web”. A palestra foi gravada e se quiser assistir, é só apontar o seu navegador para http://www.royalsoc.ac.uk e logo após clicar no link “Whats News” (http://www.royalsoc.ac.uk/live/)

– Se você gosta de conhecer novos lugares, que tal fazer isso sem sair de casa? A página Virtual Tourist (http://www.virtourist.com/) tem atração turísticas de diversas cidades, localizadas em países como Romênia, Nepal, Áustria, Tailândia, Escócia, Austrália e Costa Rica.

– Tetris, Gamão, Pôquer, Dominó, Reversi, Batalha Naval, Paciência e Mini Golfe são algumas das opções que você encontra para se divertir na página “Atrativa Games” (http://atrativa.uol.com.br/). As partidas funcionam on line, mas há também jogos para download. Para ter acesso gratuito, basta se cadastrar.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, esta semana, as seguintes notícias:

W3C estuda mudanças no padrão HTML (23/09/2003) – O W3C, órgão que regulamenta os padrões técnicos da web, criou hoje um grupo de estudos para avaliar possíveis mudanças na linguagem HTML. A ação foi motivada pela vitória parcial da empresa americana Eolas contra a Microsoft num processo por quebra de patente.
O ponto principal da discussão é o método usado pelo Internet Explorer para acessar plug-ins e objetos externos, como animações Flash e applets Java. A Eolas acusa a Microsoft de ter violado sua patente na implementação deste recurso no IE. No mês passado, a Justiça dos Estados Unidos deu vitória à Eolas. A Microsoft recorreu da decisão e o veredito final deve sair antes do fim do ano.
Em seu site, o W3C afirma que tentou entrar em contato com a Eolas sobre a patente, mas não obteve resposta. No caso de derrota definitiva da Microsoft, podem ser necessárias mudanças na linguagem HTML para que ela continue sendo um padrão aberto. O comitê criado pelo W3C avaliará não somente aspectos técnicos, mas também as implicações legais do caso.

OpenOffice.org.br pede ajuda para tradução (23/09/2003) – A comunidade OpenOffice.org.br quer fazer um “mutirão” para a tradução da Ajuda On-line do pacote de escritório OpenOffice.org.
Para isso, está convocando instituições de ensino, entidades públicas e demais interessados em participar, desde que já sejam usuários do pacote. O trabalho é voluntário, como reza a cartilha da comunidade do software livre, e vai requerer, avisa a OpenOffice.or.br, pelo menos 10 horas de dedicação semanal das equipes envolvidas – que serão coordenadas localmente por uma ou duas pessoas ligadas ao projeto.
A gestão do trabalho coletivo ficará nas mãos de colaboradores da própria OpenOffice.org.br e da Conectiva, UFMG, Univates, Estácio de Sá, Cesur e ITI. Os interessados em participar devem entrar no endereço www. openoffice.org.br/l10n_help. php e contatar o coordenador do projeto, Cláudio Ferreira Filho.

Intel divulga novo padrão para placas-mãe (24/09/2003) – Um novo padrão de placas-mãe está surgindo. A Intel já liberou a especificação BTX (Balance Technology Extended) para os fabricantes de motherboards. Os primeiros produtos com a nova tecnologia devem estar nas lojas em meados de 2004.
A especificação BTX poderá ser usada para a fabricação de placas-mãe de três tamanhos, sendo mais flexível do que os atuais ATX e Micro ATX. As principais novidades do formato estão no design das placas, otimizado para facilitar a circulação de ar e a refrigeração dos componentes, e o suporte a padrões como PCI Express e Serial ATA.

OBRAS NAS TUBULAÇÕES DA REITORIA

Continua a obra de conserto de vazamento de água e de entupimento nas tubulações das copas situadas no lado direito do prédio da Reitoria. O encerramento da obra estava previsto para a terça-feira, dia 23, o que não foi possível, estendendo então, até amanhã, dia 26 de setembro.

Como na semana anterior, as instalações sanitárias poderão ser usadas normalmente.

CLASSIFICADO

Vende-se uma roupa de dança do ventre, com véu, por R$ 110,00. O pagamento pode ser negociado. A roupa é da Elma Bichara, que é uma das lojas mais famosas do Brasil na área, inclusive fez as roupas do grupo “É o Tchan”, na época em que utilizavam roupas de dança do ventre.

Tratar com Marina, telefone 3443-3132.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Áureos tempos! Além de todos ainda serem novos, solteiros, tinham sempre um dinheiro extra para saídas na hora do almoço. Um dos locais preferidos da turma era a Churrascaria Norma’s da Pampulha. Fosse alguma comemoração ou não, havia sempre aquela desculpa para um churrasco e uma máquina fotográfica na mira. As fotos desta semana pertencem aos slides, de propriedade da Lelé, que foram escaneados pelo Frota, e parecem ter sido tiradas por ocasião do aniversário do Rodolfo no ano de 1978. Lá estavam: Viotti, Marcelo Novaes, Diz, QQ, Solange, Rodolfo, Leão, Lelé, Evandro, Denise Spira, Frota, Edésio e Luiz Ricardo. As fotos devem ser de autoria do Edésio.

Apesar de não se econtrarem em bom estado de conservação, vale a pena publicar esse momento de confraternização.

À esquerda: Viotti, Marcelo Novaes e Solange. À direita: Lelé (de costas) e Rodolfo.

À esquerda: Marcelo, Solange e Diz. À direita: Evandro, Lelé, Rodolfo e QQ.

Leão, Evandro, Lelé e Rodolfo

Lelé deve estar perguntando por que não param de fotografar. Não estava dando nem para esconder!

Leão, Rodolfo e QQ

O parabéns prá você com Leão, Lelé, Rodolfo, QQ, Frota e Denise Spira



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 36, de 29/09/1983, publicou notícias sobre a viagem da diretora do CECOM, Maria Miriam Arruda Salvador, à Brasília, palestra Aspectos Comportamentais na Gerência de Projetos, promovida pelo Setor de Treinamento e Divulgação, palestra sobre S!D/CPM, saída de Arnaldo José de Oliveira do CECOM, concursos públicos da UFMG, a entrevista de José Maria da Silva Bessa na seção “Um Pouco de Nós”, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

TREINAMENTO INTERNO
Conforme divulgado no Sistemático anterior, o Setor de Treinamento e Divulgação distribuiu um formulário a todos os funcionários do CECOM com o objetivo de elaborar um plano de treinamento interno.
Os formulários estão sendo recebidos no Setor de Treinamento e Divulgação, e o prazo de entrega expira hoje, quinta-feira.

CARTÕES NA ÁREA DE USUÁRIOS/TERMINAIS NO SUBSOLO
O SAU – Setor de Apoio ao Usuário solicita aos funcionários do CECOM que porventura tenham “abandonado” caixas de cartões na Área de Usuários e Terminais do subsolo, que as recolham urgentemente, sob pena de “defenestração” sumária das ditas caixas, medida esta necessária à reorganização da referida área.



Eventos



DIA DA SECRETÁRIA

O Dia da Secretária é comemorado no dia 30 de setembro. Através de O Sistemático, o CECOM parabeniza e cumprimenta Michele Marie Ribeiro Perpétuo, Secretária da Diretoria, e Rosa Amélia dos Santos, secretária da ATI.

Mas não se pode esquecer de Adriana Aparecida de Melo e Elizângela de Souza Prado, recepcionistas do 8o. andar, e secretárias de todos nós.

RIFAS PARA A FESTA DE NATAL

Está marcado para dia 1o. de outubro, o sorteio da rifa de um teclado Yamaha PSR-210, promovido pela Comissão da Festa de Natal do CECOM, para angariar fundos para a festa.

Até o momento, a participação dos funcionários está bem tímida, faltando muitos cupons para serem vendidos. Desta vez, a turma não está muito animada!

A comissão solicita uma maior participação de todos, uma vez que o sorteio será na próxima quarta-feira, às 16:00, na sala do café do 8o. andar.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Antônio Carlos Souza Lima Junior, no dia 27; Gino Ottoni Durante, no dia 29; e Rosa Amélia dos Santos, no dia 30. E os parabéns para os ex-ceconianos: Janer Olinto de Andrade, no dia 26; Aléxia Maria Müller de Gouveia, no dia 29; João Carlos Bretas Leite, no dia 01 de outubro; e Geraldo José Coelho Ribeiro, no dia 02.