Sistemático: Edição 1175 – 02/10/2003


Notícias



ATI PROMOVE SEMINÁRIO INTERNO SOBRE SISTEMA DA PÓS-GRADUAÇÃO

Desde o final do ano passado está sendo desenvolvido o sistema acadêmico da Pós-graduação que, além de substituir o atual sistema existente no mainframe, será o primeiro sistema de grande porte da universidade desenvolvido totalmente em padrões abertos, utilizando-se da arquitetura J2EE e metodologia Orientada a Objetos com linguagem UML.

O novo sistema terá todas as suas funcionalidades disponíveis para acesso via browser e, o controle de segurança de acesso, em padrões LDAP, utilizará os conceitos implantados pelo projeto Grude. Assim, a senha utilizada pelos membros da comunidade para acesso aos serviços de e-mail e agenda, passará também a definir direitos de acesso aos dados acadêmicos da Pós. Com as mesmas características e definições técnicas deve ser iniciado em 2004 o desenvolvimento do sistema da Graduação.

Com a implantação do novo sistema, cujo banco de dados poderá, então, estar integrado a outros sistemas já em uso fora do mainframe, passa a ser importante a definição de estratégias de compartilhamento e interface das estruturas de banco de dados existentes.

O sistema acadêmico da Pós-graduação terá dados que interessam ao sistema Opus, aonde é registrada a produção docente, ao sistema Ina, que mantém registros de projetos, cursos e orientações, bem como a novos serviços, como o catálogo de Teses e Dissertações.

Para melhor organizar as ações na busca por integração e compartilhamento entre estas demandas, a ATI estará realizando na sexta-feira, 10 de outubro, na próxima semana, um seminário envolvendo as diretorias da ATI, CECOM e LCC, bem como parte das equipes técnicas envolvidas nestes projetos. Este seminário será realizado no Centro de Computação e a apresentação do novo sistema acadêmico da Pós-graduação, que será a linha mestra de debate do seminário, será realizada pelo coordenador do projeto, Gilmar Lima Guimarães.

CECOM E DRH OFERECEM TREINAMENTOS EM INFORMÁTICA

Anualmente, o DRH realiza levantamento de demandas de treinamento para os servidores da instituição e um dos itens que compõe este treinamento diz respeito aos treinamentos necessários para o uso de recursos de tecnologia da informação.

Visando a execução do programa planejado pelo DRH para o segundo semestre de 2003, o CECOM, representado pelo funcionário Eugênio Pacelli Pereira de Souza, que gerencia a locação de recursos para o programa, montou o cronograma abaixo indicado:

Curso
Turma
Período
Turno
Local
Powerpoint
T1
30/09 a 03/10
Tarde
Sala de Aula 2 CECOM
Excel Básico
T1
06 a 10/10
Tarde
Sala de Aula 2 CECOM
Powerpoint
T2
13 a 16/10
Manhã
Sala de Aula 2 CECOM
Excel Básico
T2
13 a 17/10
Tarde
Sala de Aula 2 CECOM
Corel
T1
20 a 24/10
Manhã
Sala de Aula 2 CECOM
Excel II
T1
20 a 28/10
Tarde
Sala de Aula 2 CECOM
Word II
T1
30/10 a 07/11
Tarde
Sala de Aula Imprensa
Excel Básico
T3
03 a 12/11
Manhã
Sala de Aula 2 CECOM
Informática Instrumental
T1
03 a 21/11
Manhã
Sala de Aula Imprensa
Lotus Notes
T1
10 e 11/11
Tarde
Sala de Aula 2 CECOM
Excel II
T2
13 a 21/11
Tarde
Sala de Aula Imprensa
Lotus Notes
T2
24 e 25/11
Tarde
Sala de Aula Imprensa
Word II
T2
01 a 09/12
Tarde
Sala de Aula Imprensa

 

FUNCIONÁRIO DO CECOM RECEBE BOLSA PARA A GRADUAÇÃO

No dia 18/09, a ProRH divulgou a lista de servidores sorteados (titulares e suplentes) no Programa de Incentivo à Capacitação de Nível Superior (Bolsa para graduação).

Geraldo dos Reis, da Divisão de Redes de Comunicação do CECOM, foi um dos servidores sorteados (titular) com o incentivo ao curso de Engenharia Civil, da Escola de Engenharia Kennedy, que está cursando.


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE SETEMBRO
Os gráficos mostram, dia a dia, os números de mensagens trabalhadas e recusadas durante o mês de setembro de 2003:

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou, esta semana, as seguintes dicas:

– Para quem gosta da arte Japonesa, o melhor é visitar a página http://www.origami.com/index.html e se divertir prá valer com o origami, que é arte de construir objetos com dobraduras de papel. Com centenas de esquemas em formato PDF, você pode construir borboletas, flores, moinhos, carros, aviões, caixas, gatos, elefantes, caranguejos e até o Picachu. (Site em Inglês)

– A página oficial da Fórmula 1 (http://www.formula1.com/) traz informações completas sobre a temporada 2003, que já está terminando, com as últimas notícias e uma galeria de fotos de todos os circuitos. O quadro de resultados de pilotos e equipes também está disponível com dados não apenas deste ano, mas desde 1993. Para quem gosta e curte as corridas, a página também oferece papéis de parede para seu micro.

– Uma das maiores escritoras de literatura infantil no Brasil, Ruth Rocha, lançou a sua obra na página oficial (http://www.uol.com.br/ruthrocha/), com comentários sobre cada livro e imagens das capas. A página também traz diversas brincadeiras para as crianças, como palavras cruzadas, O que é?, jogo da velha, além do currículo da escritora, uma entrevista e as últimas notícias sobre sua carreira.

– Muito legal é o banco de dados (http://www.songfacts.com/) com informações sobre músicas internacionais para que as pessoas compreendam melhor as canções. Cada música vem com fatos interessantes sobre o que fala a letra, quem a escreveu e diversas curiosidades a respeito de cada uma.

– Com um extenso índice de receitas de sopas, carnes, peixes, frutos do mar, bolos, pizzas, sobremesas, molhos, entradas, saladas e muito mais, o site http://www.receitasemenus.com/ é uma ótima dica para quem gosta de cozinhar. Vale a pena conferir também os truques e dicas sobre pesos, medidas e preparo de alimentos.

– A expressão acessibilidade, presente em diversas áreas de atividade, tem também na informática um importante significado. Se você quiser saber, acesse a página http://www.acessobrasil.org.br/.

– Mais de 80% do bacalhau consumido no Brasil vem da Noruega. Só ficamos atrás de Portugal. Mas a Noruega tem muito mais a oferecer. Por exemplo, o pintor Edvard Munch, autor do famoso quadro “O Grito”, nasceu lá. Aproveitando a visita do rei Harald (pronuncia-se Rárald) e da rainha Sonja (pronuncia-se Sônia) a várias cidades do Brasil em outubro, a embaixada norueguesa colocou no ar uma página repleta de informações sobre o país e sobre a família real (http://www.brasilnoruega.com.br/).

PRIMEIRO MICROCOMPUTADOR COMPLETA 30 ANOS

Há exatos 30 anos, uma pequena empresa de computadores, a canadense Micro Computer Machines (MCM), criou o primeiro microcomputador, o MCM/70, que tinha o processamento comparável ao de uma secretária eletrônica digital atual.

De acordo com Mers Kutt, proprietário da MCM, em entrevista ao jornal local The Star, o modelo não foi concebido para ter um bom processamento de dados: o que importava mesmo era o seu reduzido tamanho.

Mers Kutt disse que o MCM/70 foi utilizado principalmente em empresas de seguro e que seu tempo de vida foi curto, visto que em 1976 a Apple lançou um produto semelhante e mais poderoso, o Apple 1 PC.

Mais informações sobre o MCM/70 podem ser acessadas no http://www.cs.yorku.ca/museum/collections/MCM/MCM.htm do museu da York University. (Fonte: http://informatica.terra.com.br/interna/0,,OI150217-EI553,00.html)

PROGRAMA UFMG JOVEM PROMOVE CAMPANHA PARA O HOSPITAL DAS CLÍNICAS

O Programa UFMG Jovem está mobilizando uma campanha de doação de produtos de higiene pessoal (sabonete, creme dental, cotonete, shampoo, escova de dente etc.), a serem encaminhados para o Hospital das Clínicas da UFMG. Estes produtos serão entregues às mães das crianças enfermas.

As doações deverão ser entregues no prédio da Reitoria, 2º andar, sala 7 ou na CAC (Coordenação de Assuntos Comunitários). Maiores informações poderão ser obtidas através dos telefones 3499-4427 e 3499-4589 ou pelo e-mail info@ufmgjovem.ufmg.br.

CLASSIFICAÇÃO DE AMIGOS VIA e-MAIL

Podíamos classificar nossos amigos de diversas maneiras. Mas depois que inventaram o e-mail, um novo tipo de classificação passou a ser feita.

Eis aqui alguns tipos de amigos, e veja onde você se enquadra:

On-line: Mal mandamos e a resposta já está de volta.

Off-line: Depois de um ano e oito meses a resposta vem… e sem referência.

ADSL: Aquele que pensa que todo mundo tem banda larga. Só manda e-mails enormes com animações em flash, vídeos, mp3, mpeg etc…

Tarado: Só manda sacanagem. Quase te mata de vergonha quando você abre o e-mail dele perto de alguém.

Vale a pena ver de novo: Aquele que te manda aqueles e-mails que circulam na internet há mais de cinqüenta anos como se fosse a primeira vez. Depois de seis meses, manda de novo.

Fox Mulder: Acredita em todas teorias conspiratórias e reenvia pra todo mundo. Ainda faz o comentário pra todos lerem com atenção.

Madre Tereza: Vive mandando e-mails de pessoas com doenças, crianças desaparecidas, creches necessitadas etc.

Marcos Mion: Manda sempre os piores e-mails do mundo.

Lair Ribeiro: Manda aquele monte de PPS cheios daqueles anjinhos malas com mensagens de auto-ajuda como se isso fosse mudar a sua vida definitivamente.

Paulo Coelho: Vive mandado totens, correntes, esoterismo, numerologias etc.

Nem Aí: Você manda dez e-mails e ele não te retribui nem com meio.

Bin Laden: Só manda e-mail bomba: ou tem vírus ou não abre.

Gaúcho Alegre: Prá dizer que está rindo, escreve (rs,rsrs).

Telegrama: nao usa acento nem pontuação

Código Morse: Aq q so sb esc em cod.

Mobral: Prissiza voutar pra aufabeti-sassão.

FHC: Aquele que só responde: “- Não te respondi porque estava viajando”.

Lá Vem Ele: Aquele que lembra de te mandar e-mail só para pedir alguma coisa.

Metrô das 18h: Aquele que os e-mails que você manda prá ele vivem voltando porque a caixa postal dele está sempre lotada.

Fanático: Manda e-mail só sobre um único assunto.

Sem Noção: Manda no mínimo 118 e-mails por dia. Pensa que você tem todo tempo do mundo para lê-los.

Jack in the Box: Encaminha o texto dentro de um anexo, que está dentro de um anexo,que está dentro de um anexo, que está dentro de um anexo, que está dentro de…

Ana Paula Arósio: Ao invés de te mandar resposta via e-mail, te telefona.

(Colaboração de Eugênio Pacelli Pereira de Souza)

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Enquanto o Leão não encontra o disquete para converter as fotos tiradas, no século passado, com sua primeira máquina digital e o pessoal não colabora cedendo fotos antigas, O Sistemático publica fotos recentes. Desta vez, as fotos são da comemoração do aniversário de Rosa Amélia dos Santos no dia 30 de setembro/2003 e, aproveitando a oportunidade, o Dia da Secretária. Na hora do lanche da tarde, teve um enorme bolo de chocolate. As fotos são de autoria do Leão e da Lelé.

O bolo de chocolate

O parabéns prá você com Carlos Roberto, Gerson, Beth e Regininha

Rosa soprando a vela

Rosa e Carlos Alfeu

Elizângela, Rosa e Michele

Rosa cortando o bolo

Michele e Bia

Gilmar e o ex-ceconiano Efigênio

Beth cortando bolo para Carlos Alfeu

CLASSIFICADO

Oportunidade para o Dia das Crianças! Videogame Super Nintendo semi-novo, com 2 manetes, 10 cartuchos, na caixa, completo, em ótimo estado. R$ 180,00. Tratar com Ronaldo – 9604-4017.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 37, de 06/10/1983, publicou notícias sobre a participação de Maria das Graças Santa Bárbara e José Maria da Silva Bessa na VI Semana da Administração e Contábeis, do Instituto Cultural Newton Paiva, informações sobre o XVI Congresso Nacional de Informática em São Paulo, visita de alunos ao CECOM, treinamento S!D/CPM, a entrevista de Cláudia Galinkin na seção “Um Pouco de Nós”, entre outras. A notícia que se destacou foi:

PARTICIPAÇÃO DO CECOM NO XVI CNI
O Centro de Computação estará presente no XVI Congresso Nacional de Informática, a ser realizado em São Paulo de 17 a 23 de outubro. Os representantes do CECOM são os funcionários: Denise Spira Entin, da Divisão de Núcleos Computacionais, que vai participar do curso de Informática Médica; Luiz Ricardo de Faria e Silva, Eduardo Henrique Lima, Mário Luís Terenzi e Romildo Monte, da Divisão de Tecnologia e Suporte, que vão ver a Feira; Evandro de Paula Godoy e Paulo Vianna Affonso, da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas, que vão participar das sessões técnicas. ...



Eventos



SORTEIO DA RIFA PARA A FESTA DE NATAL DO CECOM

Ontem, dia 1o. de outubro, foi realizado o sorteio da rifa de 1 teclado Yamaha PSR-210, com a presença de inúmeros ceconianos e de Maria Helena Araújo Rodrigues. A rifa foi realizada com o intuito de angariar fundos para a Festa de Natal do CECOM.

Josemar, da DAS, sorteou o número 311, contemplando Geralda Souza Lima com o teclado que muitos gostariam de ganhar. Ela deve receber o prêmio ainda hoje, no CECOM.

A Comissão da Festa de Natal agradece a todos que colaboraram com a venda e com a compra das rifas, como também à Xina (ex-dona do teclado).

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Paulo Inácio Sobrinho, amanhã, dia 03; Thiago Gabriel Diniz, no dia 04; Jader Santos, no dia 05; e Igor de Carvalho Ferreira, no dia 06. Os parabéns para os ex-ceconianos: Patrícia Lúcia Pereira Ferri Véo, no dia 03; e Rosilene Terra Zeferino, no dia 04. Com mil desculpas, O Sistemático envia os parabéns atrasados para Rosa Amélia dos Santos (ATI), aniversariante do dia 30/09.