Sistemático: Edição 1176 – 09/10/2003


Notícias



CECOM APOIA CONCURSO PARA VAGAS NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS

Esta semana estão abertas as inscrições para o concurso que irá preencher 230 vagas em sete cargos técnicos no Hospital das Clínicas da UFMG. São vagas para Assistente Social, Farmacêutico, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico (incluindo diversas especialidades), Nutricionista e Técnico em Enfermagem.

As inscrições podem ser feitas de 9 às 16 horas, na Faculdade de Direito, à Avenida Álvares Cabral nº 211, Centro – Belo Horizonte – MG, de 9 às 16 horas, ou pela Internet. A taxa de inscrição é de R$ 20 para os cargos de nível superior e R$ 13 para os cargos de nível médio. O candidato só poderá concorrer a um cargo.

Para efetuar a inscrição via Internet, o candidato deve preencher requerimento em formulário próprio, disponível no endereço http://urano.cecom.ufmg.br/ufmgHC/, digitando as informações solicitadas. Depois deve providenciar a emissão do respectivo boleto bancário, o que pode ser feito até o dia 10, sexta-feira próxima, às 16:00, devendo o candidato informar o seu número de inscrição.

A inscrição somente é confirmada após o pagamento do boleto bancário. Este pagamento pode ser efetuado em qualquer agência da rede bancária ou terminal eletrônico bancário, até o dia 10, sexta-feira próxima, obedecendo aos horários de funcionamento estabelecidos pelo Banco Central do Brasil. O Comprovante Definitivo de Inscrição será encaminhado até o dia 7 de novembro para o endereço constante do requerimento de inscrição.

Todas as atividades que envolvem o uso da tecnologia da informação, neste concurso, estão sendo providas pelo CECOM à ProRH. A gerência destas atividades está a cargo de Gilmar Lima Guimarães, apoiado pelos analistas Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, Ronaldo Araújo Costa, Igor Campos Leal e Diogo Freitas Duarte Magalhães.

Como novidade neste processo, vale destacar que a inscrição via Internet está sendo provida pelo servidor de aplicação WebSphere Application Server, em ambiente Linux e arquitetura J2EE, assim como foi feito durante as inscrições ao Vestibular 2004. Entretanto, ao contrário das inscrições ao Vestibular, onde para geração do boleto bancário necessitava-se do uso de recursos de uma segunda servidora para tratamento do código de barras, em ambiente Windows NT, agora todo o processo está sendo executado em ambiente Linux.

DRC FORNECE SERVIÇOS COM NOVA BASE DE DADOS SOBRE RAMAIS

A DRC – Divisão de Redes de Comunicação – vem, desde o início deste ano, conduzindo projeto para reestruturar o controle de distribuição dos ramais internos da universidade, que são, aproximadamente, 5.000.

A rede de telefonia interna da universidade é uma das maiores existentes em empresas e instituições do estado de Minas Gerais. Manter atualizado o quadro de distribuição dos ramais, principalmente guardando fidelidade com sua utilização, não é tarefa fácil, principalmente levando-se em conta a dinâmica da vida universitária, que sempre traz novidades, seja na criação de novos projetos e grupos de trabalho, seja em mudanças na estrutura organizacional ou mesmo, na simples, mas frequente, mudança de ocupação de espaços físicos.

Contando com o apoio das unidades e órgãos da universidade, para que as informações armazenadas fossem as mais corretas e atualizadas, o CECOM realizou levantamento de dados nos locais para permitir a validação dos dados registrados em sua base de dados. O retorno dessas informações foi processado e as mudanças necessárias foram realizadas. Todo este trabalho foi encerrado no início do mês de maio passado.

Este projeto visou facilitar e evoluir o gerenciamento realizado pelo CECOM. Porém, ele já está produzindo outros frutos importantes para a comunidade. O intercâmbio de informações com os catálogos telefônicos externos, realizado pela DAA, está facilitado. Também o CEDECOM já está utilizando a mesma base na geração de dados para a impressão da próxima edição do catálogo telefônico interno. Reuniões tem ocorrido com a participação das equipes de lá e do CECOM, neste sentido. Em outra demanda, o LCC, através do Grude, poderá atualizar os dados disponíveis para consulta via Web.

Mas os serviços não param por aí. Encontra-se em testes, para uso das telefonistas no atendimento 5000, um serviço de consulta rápida às informações da base, para que elas possam agilizar e simplificar o fornecimento de informações para a comunidade externa.

Estas atividades de reorganização do cadastro de ramais, coordenadas na DRC por Fernando Frota Machado de Morais, estão sendo executadas pela funcionária Edir Cabral de Lacerda Ferreira, pelo estagiário Leandro Souza Costa e pelo consultor externo Antônio Carlos Soares.

DAC DIVULGA GRUPOS INSTITUCIONAIS DO GRUDE

Visando simplificar a comunicação entre órgãos e unidades com interesses comuns, o CECOM criou, há alguns anos, listas de endereços eletrônicos institucionais, de acordo com a área de atuação dos órgãos administrativos. Ao ser enviada uma mensagem para uma lista, todos os endereços que faziam parte da mesma recebiam esta mensagem.

Com a implantação do Grude, foram criadas caixas de correio institucionais para substituir os antigos endereços de e-mail dos órgãos administrativos da UFMG. Foram criados, também, grupos que agregam estas caixas institucionais, com função equivalente à das antigas listas de endereços. Portanto, estes grupos devem ser utilizados para envio de mensagens de interesse institucional, através do cliente Notes. Para isso, basta, ao criar um novo memorando no Notes, seguir os seguintes passos:

– clicar no botão Endereçar;
– no campo Procurar, selecionar E-mail interno;
– no campo Inicia com, digitar a letra i<enter> para posicionar nos grupos institucionais (todos eles têm o nome iniciado por “i”);
– selecionar o grupo desejado e clicar em Para.

Para verificar quais as caixas postais institucionais que fazem parte de um determinado grupo, deve-se seguir os seguintes passos:

– usando o cliente Notes, clicar em Arquivo, Banco de Dados, Abrir;
– selecionar o servidor pipa/UFMG e banco de dados E-mail Interno;
– uma vez aberto o banco de dados E-mail Interno, selecionar visão Groups e digitar i<enter>, para encontrar os grupos de caixas de correio institucionais;
– clicar duas vezes sobre o grupo desejado.

As antigas listas institucionais, existentes no servidor listas.ufmg.br, serão desativadas dentro de alguns dias.

CECOM E DRH REALIZAM TREINAMENTOS EM INFORMÁTICA

De acordo com o calendário de treinamentos em informática, preparado pelo CECOM e pelo DRH, foi realizado na semana passada, de 30/09 a 03/10, um curso de Powerpoint, Turma 1, que teve a presença dos seguintes funcionários: Andréa Duarte Barbosa (Centro Pedagógico), Antônio Fernandes Ribeiro (Biblioteca Universitária), Lucas Moreira de Paula (CPPD), Lucimary Souto de Oliveira Silva (Escola de Ciência da Informação), Maria Aeda Viveiros (CECOM), Maria Holanda da Silva Vaz de Melo (Escola de Belas Artes) e Valéria Aparecida da Silva (Depto. de Contabilidade e Finanças). Instrutor: Elza Maria Guedes Rozinholi.

Esta semana, está sendo realizado o curso de Excel Básico, Turma 1, que teve início no dia 06 e vai ser encerrado no dia 10/10. O treinamento está contando com a presença dos funcionários: Albenir Sérgio Campos (Escola de Engenharia), Cacilda Eunice Rios Zocratto (FALE), Dora Aparecida da Silva (Biblioteca Univesitária), Edna Maria de Morais (Escola de Ciência da Informação), Lúcia Helena de Oliveira Cruz (FACE), Luciano Quaresma (Faculdade de Farmácia), Márcia Gonçalves do Nascimento (Biblioteca Universitária), Marcilene Fernandes de Souza (Escola de Veterinária), Michele Marie Ribeiro Perpetuo (CECOM) e Samuel de Freitas (CECOM). Instrutor: Eugênio Pacelli Pereira de Souza.

Na próxima semana, serão realizados os cursos de Powerpoint, Turma 2, de 13 a 16/10, e Excel Básico, Turma 2, de 13 a 17/10, na Sala de Aulas 2 do CECOM.


Informativo



GENTEWHERE

Ela continua meiga, conversando muito e baixinho. Se quiser encontrá-la, é só dar um pulo na Biblioteca Central ou esperá-la bem cedo, passar pela Reitoria, fazendo caminhada com o Cleto, seu marido. A entrevistada da semana é Patrícia Lúcia Pereira Ferri Véo, a ex-ceconiana que trabalha no 4o. andar do prédio da BU e que fica na maior felicidade quando recebe visita de seus amigos do CECOM.

SIST: Quando você entrou para a UFMG?
PATRÍCIA: Fui para o CECOM como bolsista da FUMP, em 1978. Nesta época, fazia o 2º período de Biblioteconomia. Tinha duas colegas de turma que eram bolsistas aí, a Ángela Dias e a Tereza França. Elas me orientaram para que eu me inscrevesse na FUMP e pedisse para ir para o CECOM, e me “apresentaram” aí. Trabalhei na Secretaria Administrativa com a Sônia e com o Lino. A Sônia era compenetrada , muito séria, e o Lino era brincalhão. E ele me pegou para Cristo sem dó! A gente ria muito…

SIST: Depois disso tudo, onde você foi parar? Quando foi a sua segunda fase no CECOM?
PATRÍCIA: Saí daí para fazer um estágio na minha área, em outras bibliotecas aqui no Campus mesmo, sempre na área de humanas e educação. Eram áreas com as quais eu me identificava muito. Em 1980, terminei o curso de Biblioteconomia. Mas a amizade com o pessoal do CECOM continuou e eu estava sempre por aí. Certo dia, o Aldemar me falou que iriam contratrar um profissional para a Biblioteca do CECOM, e eu me candidatei. Como já havia trabalhado aí, conhecia o setor e o serviço, fui contratada pela FUNDEP. Se não me engano, a diretora do CECOM era a Maria Miriam. Nesta época, comecei a fazer o curso de pós-graduação na área de Informação e Educação. Nesta segunda fase no CECOM, trabalhei na Divisão de Documentação, na Biblioteca, com a Help. Trabalhavam também no setor o Aldemar, o Gerson, a Vivi (Vicentina), a Dôra e o Eduardo Tostes.

SIST: Ficou no CECOM até quando? Saiu para ir para onde? Qual o trabalho que desenvolve? Gosta do que faz?
PATRÍCIA: Acho que fiquei no CECOM uns três ou quatro anos. Então, apareceu um concurso público para a minha área. Passei, e quando fui chamada para assumir teria que ser lotada no Sistema de Bibliotecas, não podendo prestar serviço em bibliotecas que não fossem do Sistema. Então, optei pelo quadro permanente, saindo do CECOM. Na época, fui para o Setor de Legislação do DP, onde tinha uma pequena biblioteca na área de legislação, além do Arquivo. A bibliotecária de lá queria ir para uma unidade no Centro e eu queria ficar na Pampulha. Foi bom para nós duas. Como o DP havia funcionado na Reitoria, eu já conhecia quase todo mundo de lá. Alguns meses depois, apareceu uma vaga na Biblioteca da FALE e, como eu estava fazendo o curso de Letras, também achei interessante a idéia e fui relotada lá. Hoje, estou na Biblioteca Central. Como aqui nós fazemos rodízio nas atividades, a gente acaba passando por todos os setores. Atualmente, estou no Setor de Periódicos, onde trabalho diretamente com atendimento ao usuário e na parte de pesquisa, que é uma área da qual gosto muito.

SIST: Você se lembra do Trio das Vicentes? Como era isto? Vocês não se desgrudavam, nem no CECOM nem lá fora e viveram muitas aventuras engraçadas. Quais as coisas engraçadas de que se lembra?
PATRÍCIA: Volta e meia me lembro das aventuras boas e engraçadas do “trio” (eu, Vivi e Bárbara). Todas no bom sentido (há, há, há!). Tem sempre alguém para fazer a gente se lembrar… Aquele tempo foi muito bom, nós éramos mesmo muito unidas, e onde uma ia dava um jeito de carregar as outras duas. Foram viagens, passeios, saídas, e as pessoas achavam que éramos parentes. Isto acontecia nos almoços no Setorial, nos lanches do 2º andar. Nas angústias, decepções, preocupações, decisões, havia sempre o apoio do trio, como nas coisas boas e engraçadas também. Você sabia que eu conheci o Cleto nessa época? Será que preciso falar de que jeito? Foi através da Vivi e da Bárbara, é claro! Depois, outras pessoas foram se incorporando ao trio, como a Sol e a Manuela.

SIST: Sente saudades daquela época do CECOM? Algumas amizades ainda continuam?
PATRÍCIA: Foi um tempo muito bom de boas lembranças, experiências e aprendizado. No CECOM, tive o meu primeiro emprego, e isso deixa uma marca com muito valor. Também conheci o Cleto aí. O CECOM foi muito importante para mim, tanto pelo lado profissional quanto pessoal. Nesta época, eu tomei conhecimento da UFMG como instituição, pela inter-relação com as várias áreas e departamentos, o que me abriu um campo imenso e ainda hoje ajuda. Tive oportunidade de conhecer a Instituição com o seu lado humano e social como também muitas pessoas. Tenho várias amizades desta época, tanto aí no CECOM como na Reitoria.

SIST: Saindo das coisas da UFMG, como está a sua vida lá fora?
PATRÍCIA: Eu e o Cleto estamos casados desde 1989, temos o Matheus que está com um ano e quatro meses, e pretendemos ter outros filhos. O Matheus chegou e revolucionou a casa e está sendo uma mudança maravilhosa em nossas vidas. Uma mudança de 180 graus, é claro, mas tão acertada e feliz. Foi uma decisão amadurecida e trabalhada e estamos muito felizes com ele.

SIST: Tem feito muita caminhada cedo na UFMG? Você faz isto todos os dias?
PATRÍCIA: Depois do Matheus, vimos que não estávamos em forma física adequada (o acordar de madrugada, rolar no chão, carregar carrinho de bebê, bolsa e uma quantidade de coisas, olheiras etc. e tal.), porque bebezinhos não são tão fáceis, exigem muito preparo físico dos pais. Até que a gente antes fazia esteira em casa, ou saía para caminhar. Tudo mais ligth e com tempo, e fazia quando queria. Resolvemos fazer o tal preparo físico aqui. Vimos que o Campus é um ótimo local para caminhadas agradáveis. Até você já nos viu caminhando cedinho aqui. Toda 2 ª, 4ª e 6ª a gente chega mais cedo, deixa o Matheus lá na creche e de lá mesmo saímos, andamos uma média de 40 minutos, e nas 3ª e 5ª fazemos yoga. Conseguimos uma professora que vem aqui na UFMG e utilizamos uma sala no ICEx. Temos até 3 colegas ex-ceconianas na turma de yoga: a Bernadete, a Mariinha e a Ismênia.

SIST: Tem algum recado para todos do CECOM?
PATRÍCIA: Gostaria de dizer que tenho boas recordações desse tempo, que aprendi. Comecei no CECOM a minha formação profissional, tendo sido aí o meu primeiro estágio e o meu primeiro emprego. Ficaram muitas amizades e conhecimentos desta época e também alguns elos. Desejo que sejam felizes e que a gente continue se encontrando.

Agradecemos à Patrícia pela entrevista e desejamos que ela continue mantendo as amizades com o pessoal do CECOM, não se esquecendo nunca de tudo que viveu no início de sua carreira profissional.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Esta semana, Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A página Teatro (http://www.teatroemsite.com.br/), além de trazer críticas e notícias sobre as peças em cartaz no Rio e em São Paulo, também tem um espaço especial para novos talentos. Existem informações sobre oportunidades, como testes, e é possível cadastrar currículos. Há também cursos virtuais e divulgação de eventos voltados para o aprimoramento profissional, como oficinas. Acho que vou procurar se tem vaga para papel de árvore em peça infantil! Afinal, o diretor Moacyr Góes começou assim a sua carreira no teatro.

– O que são Transgênicos? São plantas criadas em laboratório com técnicas da engenharia genética que permitem “cortar e colar” genes de um organismo para outro, mudando a forma do organismo e manipulando sua estrutura natural a fim de obter características específicas. Não há limite para esta técnica. Por exemplo, é possível criar combinações nunca imaginadas como animais com plantas e bactérias. Saiba mais no endereço http://www.greenpeace.org.br/transgenicos/home.asp.

– Chamamos transgênicos (ou OGMs – organismos geneticamente modificados) aqueles organismos que adquiriram, pelo uso de técnicas modernas de Engenharia Genética, características de um outro organismo, algumas vezes bastante distante do ponto de vista evolutivo. Assim, o organismo transgênico apresenta modificações impossíveis de serem obtidas com técnicas de cruzamento tradicionais, como uma planta com gene de vagalume ou uma bactéria produtora de insulina humana. Visite o endereço http://www.ecoambiental.com.br/mleft/trangenicos.htm.

– A Polêmica sobre os Alimentos Transgênicos. Que tal relembrar o passado? Em 1778, um cientista inglês chamado Edward Jenner foi duramente criticado pela sociedade e pela comunidade científica de sua época por causa de sua nova descoberta. Passaram-se sessenta anos até que a vacina contra a varíola tivesse maior aceitação popular. Hoje a varíola não é mais uma ameaça porque foi banida da face da Terra graças à vacina de Jenner. O brasileiro Oswaldo Cruz passou por situação semelhante quando iniciou a campanha contra a febre amarela no início do século, encontrando uma grande resistência contra a vacinação, uma tecnologia desconhecida dos brasileiros de então. Houve até um movimento popular para impedir a vacinação que ficou conhecido como a “Revolta da Vacina”. Mas a história foi esquecida e, paradoxalmente, com o ressurgimento da febre amarela, em sua versão silvestre, o movimento nos postos de saúde tem aumentado bastante por causa de pessoas que procuram se vacinar. Vá até http://www.epub.org.br/nutriweb/n0201/transgenicos.htm.

– Muita gente diz que adoraria pegar um carro e sair dirigindo sem direção. Só que algumas pessoas não ficam só no papo e realmente caem na estrada. Para os que ficam só nos sonhos, resta viajar na tela do computador com fotos e relatos desses aventureiros. O site Notes from the road (http://www.notesfromtheroad.com) não pretende ser um guia para futuros viajantes. Os textos não trazem dicas de estradas ou locais para visitar. São relatos subjetivos sobre as impressões de um viajante que percorre sozinho as grandes planícies ou os desertos americanos.

– Os Cadernos Eletrônicos são dirigidos aos monitores, usuários de Infocentros e público em geral. Seu objetivo é desenvolver diferentes competências nas áreas de informática e Internet e contribuir para a inclusão digital das comunidades de baixa renda. O endereço é http://cidec.futuro.usp.br/cadernos/. (Dica de Rodrigo de Oliveira Sá, Agente de Informática da Faculdade de Direito UFMG)

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nas últimas semanas, as seguintes notícias:

Receita põe cópia da declaração do IR na web (26 de setembro/2003) – Tem serviço novo no site da Receita Federal: o contribuinte já pode obter uma cópia da declaração do Imposto de Renda na internet. Antes, era necessário ir pessoalmente a um posto de atendimento da Receita para solicitar o documento.
Em ambiente seguro, o novo serviço já pede que o internauta obtenha a certificação digital (e-CPF ou e-CNPJ) para ser acessado, como garantia da autenticidade dos emissores e destinatários do documento eletrônico. A emissão, renovação e revogação de e-CPF ou e-CNPJ podem ser feitas no link Receita 222 do menu do site da Receita Federal.
Inicialmente, explica a Receita, poderão ser emitidas cópias dos arquivos das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e do ITR (Imposto Territorial Rural) dos últimos cinco anos.

Submarino alerta sobre e-mail falso (26 de setembro/2003) – Depois das Americanas.com, mais um grande magazine virtual brasileiro virou vítima dos e-mails fraudulentos: o Submarino.
A mensagem falsa promete um prêmio – home theater ou vale-compras – em nome da empresa.
Em comunicado, o Submarino alerta que seus e-mails têm link direto para seu site e que as mensagens não trazem arquivos anexos executáveis nem links para download. Avisa, também, que a mensagem fraudulenta não usou o cadastro de clientes da empresa para se propagar. “A base de dados permanece segura e fora do alcance de invasores”, garante a pontocom.
O Submarino anunciou que está tomando as medidas necessárias para identificar, processar e punir os responsáveis pelo envio da mensagem.

Governo federal faz edital para software livre (29 de setembro/2003) – O Ministério da Ciência e Tecnologia, com recursos de CNPq, vai liberar 2,3 milhões de reais para o desenvolvimento de software livre para o governo federal. O dinheiro será distribuído por edital, que será lançado hoje, dia 29.
Segundo o MCT, a idéia é apoiar projetos de pesquisa aplicada ou de desenvolvimento científico com inovação tecnológica e estimular a criação de aplicações em software livre para as áreas de governo eletrônico, educação, saúde, segurança, comércio eletrônico, geoprocessamento e entretenimento.
As propostas devem ser apresentadas até o dia 28 de outubro de 2003, com divulgação dos resultados no dia 30 de novembro e início da contratação dos projetos aprovados em 1º de dezembro. A íntegra do edital deve ser publicada ainda hoje nos sites do MCT (www.mct.gov.br) e do CNPq (www.cnpq.br).
Até o final de outubro, será lançado um novo edital em software livre, desta vez financiado pela FINEP, no valor de quatro milhões de reais.

Metron pede concordata preventiva (29 de setembro/2003) – A fabricante nacional de computadores Metron entrou com pedido de concordata preventiva na tarde do dia 29, por causa de suas dificuldades financeiras.
A empresa, que tem quase 20 anos de existência e capital 100% brasileiro, disse que o pedido de concordata preventiva foi necessário porque seu nome foi incluído na lista dos devedores do SERASA e porque o banco BBM S/A, um dos credores, pediu sua falência – o pedido ainda está tramitando na justiça cível.
No documento, o advogado da empresa, Jeremias Alves Pereira Filho, listou como fatores para a moratória a crise cambial do último semestre de 2002; as taxas de juros praticadas pelo BACEN (“que não estimulam o comércio de varejo e, assim, as compras às indústrias”); e a pressão exercida pelo BBM.
A Metron é um dos principais nomes da indústria de computadores pessoais no país – além de figurar entre os maiores vendedores da América Latina, ganhou fama ao participar de projetos para a popularização do PC como o Computador do Milhão, ao lado do SBT. Em 2002, o faturamento declarado da fabricante foi de 400 milhões de reais, com produção de 200 mil computadores.
Cássio Fernandes Augusto, diretor comercial e de marketing da Metron, disse que a empresa vai enxugar números em geral e que vai seguir em busca de novos parceiros e investidores – recentemente, a fabricante anunciou um programa para receber capital de empresas estrangeiras.
A Metron também vai passar por auditoria externa de suas contas para o detalhamento de ativo e passivo no pedido de concordata preventiva e, segundo o advogado Pereira Filho, apenas sua marca já foi avaliada em aproximadamente 50 milhões de reais.

Três em cada cinco e-mails serão spam em 2004 (01 de outubro/2003) – Em meados do ano que vem, os spams já representarão 60% de todos os e-mails trafegados no mundo, ou cerca de três em cada cinco mensagens recebidas. A previsão é do Gartner.
O instituto também acredita que, no final de 2004, mais de 80% das empresas de marketing estarão fazendo campanhas por e-mail, principalmente por causa da necessidade de redução de custos no marketing direto, diz o site Vnunet.com.
O Gartner alertou as empresas da área sobre a urgência de se adotar medidas que diferenciem as ações de marketing na web do spam puro e simples “se quiserem ter sucesso em suas campanhas por e-mail”. Mesmo porque, pelas contas do instituto, em 2005 os provedores de internet e gerentes de conteúdo terão facilmente colocado cerca de 80% de todos os e-mails recebidos na lista negra do spam.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A primeira festa, com cobertura fotográfica utilizando a máquina digital do CECOM, foi a comemoração do aniversário de Aline Toledo Silva, que foi estagiária da DAA, no dia 20 de fevereiro de 2003. Ninguém sabia com certeza como era o funcionamento da máquina e por esse motivo, quase não sobraram fotos para contar a história. Mesmo assim, o Leão conseguiu algumas fotos e não deixou de tirar uma quase de cabeça prá baixo. Segundo Renato Righi, este foi o dia de sua demissão como fotógrafo do CECOM (ele disse que com a nova máquina fotográfica digital, não iriam precisar mais dele!!!) Na sua despedida, tirou uma foto da Aline, como lembrança.

Aline e Alda cantando o Parabéns prá você

O parabéns prá você com Lelé, Ronaldo, Timé, Eugênio (atrás), Rubens, Elizângela, Vicentina e Michele.

Renato, Beth (escondida) e Aline

Aline

Aline cortando o bolo de aniversário

Aline e Carlos Alfeu

Aline, fotografada por Renato Righi



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 38, de 13/10/1983, publicou notícias sobre a seleção de pessoal para a Coordenadoria de Processamento de Dados do Vestibular de 1984, XVI Congresso Nacional de Informática, treinamento interno, Torneio de Vale-Tudo de Vôlei da UFMG, a entrevista de Bernadete Marques Gontijo Oliveira na seção “Um Pouco de Nós”, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

TREINAMENTO S!D/CPM
Dando continuidade ao treinamento que está sendo realizado pelo Setor de Apoio ao Usuário-SAU, para a equipe de funcionários do CECOM, foi realizada na última terça-feira, dia 11, a palestra S!D-3000, por Antônio Melquíades Barbosa Leite, da S!D.
Esteve presente à palestra o analista Elidimar Sérgio Soares, que está atuando na FACE
.

XII CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO
Patrícia Lúcia Pereira Ferri, do Centro de Computação, estará presente no XII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, que será realizado no período de 23 a 28 de outubro, em Camboriú, Santa Catarina.
Patrícia vai apresentar no congresso o trabalho “A Biblioteca como Sistema”, juntamente com Olga Maria G. Soares.



Eventos



CECOM FAZ ENTREGA DO PRÊMIO DA RIFA

Com o número 311, Geralda de Souza Lima, mãe do estagiário da DAA, Antônio Carlos Souza Lima Júnior, foi a ganhadora da rifa de um teclado Yamanha PSR-210, no sorteio realizado no dia 1o. de outubro, na Sala do Café do 8o. andar. Como não foi possível a sua vinda ao CECOM para recebimento do prêmio, ela recebeu o teclado em sua casa, onde pôde tirar fotos para O Sistemático.

Muito feliz com o prêmio, agora, Geralda se prepara para fazer um curso e utilizar bastante o teclado.

 

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para Allan Ibrahim Peron, aniversariante do dia 1o. de outubro. E os parabéns para os próximos aniversariantes: Adyr Rodrigues Nascimento, no dia 11 e Adriana Aparecida de Melo, no dia 15. Os parabéns para os ex-ceconianos: Jorman Bernardino Soares, no dia 11; Mário Fenando Montenegro Campos (DCC), no dia 14; Geraldo Robson Mateus (DCC) e Rômulo Chaves Mendes, no dia 15; e Wesley Augusto Araújo Ribeiro, no dia 16.

NASCIMENTO: Renata e Iremar Nunes de Lima comunicaram o nascimento de Beatriz, no dia 30 de setembro. O Sistemático envia as felicitações.