Sistemático: Edição 1177 – 16/10/2003


Notícias



CHEGOU O HORÁRIO DE VERÃO: FIQUE DE OLHO NA SUA AGENDA NOTES!

No próximo domingo, dia 19, entrará em vigor novo período de horário de verão, que deve se estender até o dia 14 de fevereiro. Com isso, são necessárias ações para que os computadores ajustem seus relógios. Alguns deles o fazem correta e automaticamente. Outros dependem de ajustes feitos pelo próprio usuário. Diversos, principalmente servidores, em sincronismo com padrões da Internet, ajustam-se por conta própria, às vezes em desacordo com os padrões nacionais.

Estas variações de comportamento ocorrem, às vezes, por razões técnicas. Mas, a razão principal é que, apesar do Brasil implantar o horário de verão há anos, não o faz de maneira padronizada, o que impede a automação completa deste processo.

No caso da UFMG, o acompanhamento e execução de ajustes necessários é feita, em sua grande maioria, de forma transparente aos usuários, pelas equipes do CECOM e LCC. Entretanto, no caso da agenda Notes, há a necessidade de se executarem determinadas ações nas estações de trabalho dos usuários deste serviço. Assim, durante esta semana, o CECOM está tomando as providências necessárias para garantir a correta entrada das estações da rede administrativa no período do horário de verão, seja divulgando ou implantando, ela própria, ações definidas pelo LCC. A coordenação dessas atividades está a cargo de Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC.

Ainda assim, será necessário ajustar o horário dos compromissos já agendados, os quais serão deslocados em uma hora. Os novos compromissos marcados terão o horário correto.

INSCRIÇÕES VIA WEB PARA VAGAS NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS SÃO 53% DO TOTAL

Foram realizadas na semana passada as inscrições para o concurso que irá preencher 230 vagas em sete cargos técnicos no Hospital das Clínicas da UFMG. As vagas são para os cargos de Assistente Social, Farmacêutico, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico (incluindo diversas especialidades), Nutricionista e Técnico em Enfermagem.

As inscrições puderam ser feitas pelo método convencional ou via Internet. Neste último, o candidato podia preencher requerimento em formulário próprio e providenciar a emissão do respectivo boleto bancário. A inscrição somente é confirmada após o pagamento deste boleto.

Esta semana, o CECOM iniciou, com o apoio da Copeve, a etapa de leitura das fichas de inscrição feitas pelo método convencional, utilizando da tecnologia de ICR adquirida este ano para uso nos concursos vestibulares. Ainda passível de confirmação, o número de inscritos através das fichas tradicionais gira em torno de 3.200.

A boa surpresa foi o número de inscritos via Internet, das cerca de 4.500 inscrições preenchidas, foi confirmado pelo Banco do Brasil o pagamento de 3.622 inscrições. Assim, as inscrições realizadas pela Web devem significar cerca de 53% do total. Este percentual é, até agora, o maior já apurado em concursos nos quais o CECOM deu apoio às atividades de tecnologia da informação.

UNIDADES E DEPARTAMENTOS JÁ PODEM CUSTOMIZAR SUA PLANILHA GED

Nesta quarta-feira foram liberadas pela equipe do CECOM novas páginas com informações acerca do processo de atribuição da GED em 2003. A principal novidade diz respeito à liberação de uma versão prévia do sistema, que permite que todos os usuários que o acessam já possam entrar, customizar a planilha de sua unidade/departamento, visualizá-la e imprimi-la, somente incluindo os itens desejados e respectivas pontuações.

Com isso, o processo ganha mais agilidade e simplicidade, possibilitando que a coleta das informações possa se iniciar, antes do dia 3 de novembro, que é a data a partir da qual o sistema estará liberado para lançamento de dados. Esta novidade está disponível para todos os usuários que já possuem acesso ao sistema GED.

A CIAG – Comissão Institucional de Atribuição GED, deu prazo até o próximo dia 24 de outubro para que as todas as unidades e departamentos acadêmicos informem quais serão os responsáveis pelo acesso ao sistema em cada local.

SEMINÁRIO DA ATI ACERTA DIRETRIZES PARA INTERFACES ENTRE BASES DE DADOS

Conforme divulgado, em edição anterior de O Sistemático, foi realizado na última sexta-feira, 10 de outubro, um seminário envolvendo as diretorias da ATI, CECOM e LCC, bem como parte das equipes técnicas envolvidas nos projetos do novo sistema acadêmico da Pós-graduação, do Inav2.1 e do Opus.

Este seminário foi realizado no Centro de Computação e a apresentação, que foi a linha mestra de debate do seminário, foi realizada pelo coordenador do projeto da Pós, Gilmar Lima Guimarães e por Vinícius Bozzi Nonato. Nela foram abordados aspectos relacionados ao escopo e funcionalidades do novo sistema, bem como aspectos técnicos e metodológicos que estão sendo utilizados.

Com a próxima implantação do novo sistema da Pós, passa a ser importante a definição de estratégias de compartilhamento e interface das estruturas de banco de dados existentes, já que ele terá dados que interessam aos sistemas Ina e Opus, e vice-versa.

Para melhor organizar as ações na busca por integração e compartilhamento entre estas demandas foi realizado este seminário. Ao seu final, as equipes técnicas definiram como se dará o compartilhamento de dados referentes ao cadastramento de bancas examinadoras, dissertações e teses, bem como planejaram ações para unificação dos cadastros de pessoas externas. Estas definições cobriram tanto o planejamento para o momento atual, quanto para o futuro, quando os três sistemas estarão ativos e integrados.

Participaram do seminário, o diretor de Tecnologia da Informação, Márcio Luiz Bunte de Carvalho, além de Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho, Jeroen Maria Antonius van de Graaf, Fabiana Costa Pereira, Letícia Santos Neto, Edré Quintão Moreira e Wilton Speziali Caldas, pelo LCC, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Gilmar Lima Guimarães, João Carlos Lages, Raimundo Natalino Chaves e Maximiliano Luiz Souza Guimarães, pelo CECOM.

DAC FAZ APRESENTAÇÃO PARA DEPTO. DE PSICOLOGIA

Atendendo a convite da chefe do departamento de Psicologia da FAFICH, profa. Vanessa Andrade de Barros, a diretora da DAC, Aleixina Maria Lopes Andalécio, esteve naquela unidade fazendo uma apresentação para os professores do departamento.

O objetivo da apresentação, realizada na manhã desta quarta-feira, dia 15/10, foi esclarecer os professores sobre os procedimentos necessários para lançamento de dados nos sistemas INA e Opus, desde a solicitação de acesso até a efetiva utilização dos sistemas.

CONTINUAM OS TREINAMENTOS DE INFORMÁTICA PARA FUNCIONÁRIOS DA UFMG

Esta semana, de 13 a 16/10, somente foi realizado o curso de Power Point, oferecido pelo CECOM e DRH aos funcionários da Universidade. O curso de Excel Básico, programado para o período de 13 a 17/10, foi cancelado.

Estão participando da Turma 2 do treinamento de Power Point os seguintes funcionários: Antônio Último de Carvalho (Escola de Veterinária), Jane Rodrigues Guirado (Biblioteca Universitária), Júnia Maria Cordeiro de Menezes (Escola de Veterinária), Kátia Aparecida Toledo Fernandes (Faculdade de Letras), Luzia Helena Amaral de Miranda Machado (Faculdade de Letras), Maria do Carmo Bezerra (Faculdade de Ciências Econômicas), Rolma Rocha Galvão (Biblioteca Universitária), Valquíria de Oliveira Pereira (DRH) e Veraci Silveira Teixeira (ProRH). Instrutor: Elza Maria Guedes Rozinholi.

Na próxima semana, estão programados os treinamentos de Corel – Turma 1, na parte da manhã, e Excel II – Turma 1, na parte da tarde, na Sala de Aulas 2 do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria.


Informativo



GenteWhere

Ela não mudou quase nada. Só engordou um pouquinho! Sempre encontramos com ela pelo Campus e ficamos sabendo de mil coisas. A entrevistada da semana é Solange Guimarães que, mesmo sem tempo por estar envolvida no trabalho, às voltas com problemas de área no servidor Novell e os novos usuários da Escola de Engenharia da UFMG, conseguiu conversar com O Sistemático e contar a sua história ceconiana.

SIST: Quando e como entrou para a UFMG?
SOL: Comecei a me interessar por computação em 1975, quando trabalhei no SERPRO. No mesmo ano, fiz o vestibular para o Curso de Processamento de Dados e entrei para a UFMG. Continuei meus estudos e me formei também em Ciência da Computação.

SIST: Conta a sua história ceconiana.
SOL: Entrei como estagiária na Divisão de Usuários em novembro de 1976, onde fiquei durante dois anos. Depois, fui para a DivSis, no subsolo (Divisão de Sistemas). Em 1978, passei no Concurso e fui lotada na DivSis, onde trabalhei com Leão, Rainer, Bauer, Romildo e William. Retornei à Divisão de Usuários e depois fui para a Divisão de Desenvolvimento de Sistemas. Algum tempo depois voltei para a Divisão de Suporte Técnico, cujo chefe era o Leão.

SIST: Lembra-se dos trabalhos em que esteve envolvida? Qual o mais importante para você?
SOL: Sempre suporte, resolução de problemas do UNISYS (A Maldição do MCP) e um pouco de programação. O mais gostoso de fazer foram os utilitários da DivSis.

SIST: Trabalhou com quais chefes? Qual foi a melhor divisão?
SOL: O chefe e a pessoa com quem eu mais briguei e de quem eu tenho as melhores lembranças e o maior carinho é o Leão. Não existiu a melhor divisão e eu sempre gostei muito de trabalhar com o Leão. Estivemos juntos boa parte do tempo.

SIST: Sente saudades do tempo do CECOM?
SOL: Saudades não. Tenho sim boas lembranças e alguns bons amigos.

SIST: Lembrei-me de que você fez curso no Teatro Universitário. Quando foi e por que foi para uma área completamente diferente?
SOL: Quando, é difícil lembrar. O porquê é muito fácil: o lado mais lúdico, mais light e criativo da vida, fica mais acessível se for usada a arte para isto. Até hoje, estou sempre ligada a estas questões mais Zen.

SIST: Você foi uma das poucas pessoas do CECOM que ganhou prêmio em sorteios na UFMG. Conta o caso.
SOL: A Vicentina me convidou para ver o carro, um Niva, da Lada e nós fomos. Eu não ia comprar a rifa, mas como a Vi comprou e eu estava lá, comprei dois bilhetes. E foi muito, muito bom!

SIST: Quando saiu do CECOM? Foi para onde? E qual o tipo de trabalho que passou a fazer?
SOL: Saí e fui para a ECI – Escola de Ciência da Informação. O trabalho que fiz foi suporte a redes Novell 3.12 e depois WindowsNT 4.0.

SIST: Depois da ECI foi para onde? Qual o tipo de trabalho que está fazendo? Gosta do que faz?
SOL: Estive na Escola de Veterinária. Depois, na Escola de Educação Física e, atualmente, estou na Escola de Engenharia, no PCA. Trabalho no Centro de Cálculo Eletrônico. Continuo fazendo suporte de redes de computadores e, agora, temos Windows 9x 2000 e Linux. Amo o que faço e tenho certeza de que a escolha por informática foi uma opção correta que fiz na vida.

SIST: Vamos sair um pouco do trabalho e vamos para a sua vida lá fora. Conta sobre a sua família.
SOL: Olha, ficar grávida foi realmente um presente de Deus. A maternidade é uma experiência única e eu recomendo principalmente se você já não for tão jovem. Você perde o direito de envelhecer e ganha a obrigação de estar feliz e ativa na vida. A minha família é o mais importante para mim.
O Alexandre é meu companheiro , é um pai dedicado e continua um ótimo cozinheiro. Esperamos fazer novo encontro na nossa casa.

SIST: Tem algum recado para todos do CECOM?
SOL: Do tempo em que trabalhei aí ficou uma lembrança carinhosa. Vocês são parte da história da minha vida. Muita paz e muita luz a todos.

Foi muito bom ver a Sol trabalhando no Centro de Cálculo Eletrônico, ver a sua felicidade em estar lá. A sua alegria contagia qualquer um que a visita e pergunta como é o trabalho ali desenvolvido. Agradecemos à ela pela entrevista e pela acolhida. E esperamos que ela continue gostando do trabalho que faz.

FUNCIONAMENTO DA UFMG NA ÚLTIMA SEMANA DE OUTUBRO

O funcionamento da UFMG durante a semana de 27 a 31/10/03 vai ser o seguinte:

– Dia 27/10/03 – Expediente normal
– Dia 28/10/03 – Feriado

COTEMIG VAI REALIZAR A TECNOFEIRA 2003

De 23 a 25 de outubro, a Cotemig estará realizando a XI Exposição Brasileira de Informática, no Minascentro, em Belo Horizonte. A feira é destinada às áreas de hardware, software, novas tecnologias, Internet, Robótica, redes, além de um espaço científico com trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Faculdade e Colégio Cotemig. A exposição vai funcionar de 13:00 às 21:00.

Estão programadas palestras com representantes da Avati Segurança Digital, PowerLogic, RM Sistemas, DCC/UFMG, Microsiga, Itambé e BHJUG, no horário de 15:00 às 21:00.

Os interessados em visitar a feira e assistir às palestras poderão pegar convite com Igor Campos Leal, na sala 819, no CECOM.

ALTERADO O NÚMERO DE TELEFONE DA CASU

A CASU – Caixa de Assistência à Saúde da UFMG teve alterado o seu número telefônico, atendendo agora no (031) 3499-7200.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou, esta semana, as seguintes dicas:

– A Fitness Brasil (http://www.fitnessbrasil.com.br/), maior empresa especializada em atualização e desenvolvimento profissional do Brasil e da América Latina para profissionais de fitness e qualidade de vida, nasceu em 1990 a partir da agência de eventos Mecânica de Produção, administrada por Douglas Barbosa e Waldyr Soares, idealizador da Fitness Brasil.

– Você sabe como colaborar com a coleta seletiva? Sabe qual lixo é reciclável e o que deve ser separado? Quanto do lixo volta a circular como mercadoria depois de ser transformado? Sabe o que os catadores de papel e ex-moradores de rua fazem pela cidade? As respostas para essas e outras perguntas estão na página www.asmare.org.br, da Associação de Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Belo Horizonte.

– A G&P (Gennari & Peartree) lança nove cursos gratuitos (www.terradoaprender.com.br) para usuários finais pelo seu portal de edução a distância. Os cursos têm a duração de uma hora e abordam vários temas, como tecnologia e economia domésticas.

– O Brincando na Rede (www.bancoreal.com.br/brincando), é um site infantil lançado há dois anos pelo Banco Real, que vai premiar as crianças que enviarem as adivinhações e as perguntas mais criativas durante o mês de outubro.

– Entre um assunto e outro com um amigo que usa um software chamado Intellicad, segundo ele, é a mais vantajosa alternativa de trabalho com arquivos no formato DWG. O IntelliCAD 4 completa-se com novos desenvolvimentos e novos recursos aumentando, ainda mais, a abrangência e a aplicabilidade dessa poderosa ferramenta CAD,mantendo todas as características de customização na criação de menus e arquitetura aberta para programação interna nas linguagens LISP, VB, C, C++, etc, dando mais estabilidade operacional no ambiente Windows. IntelliCAD R&C/TASK suporta agora múltiplos layouts, inclui um “display engine” para melhor desempenho visual, suporta modelamento com sólidos ACIS, possui melhor gerenciamento de memória e um grande número de melhoramentos solicitados por inúmeros usuários. É bem mais barato que o AutoCad e você pode dar um Download na versão Trial. Entre na página http://www.rctask.com.br. Se você quiser conhecer mais sobre o produto, entre em contato com Weberson Rodrigo, Tel.: 3418-2585, celular: 96471699.

– Normalmente, quando aparece alguém que está fora há algum tempo, logo fazemos a pergunta: “– Ué, ele ainda estava vivo?” Então, fique ligado e não faça este tipo de comentário acessando a página http://www.whosaliveandwhosdead.com/. Você pode fazer busca por atores, esportistas ou políticos. A página também traz as mortes mais recentes. Nesta página, descobri que Carolyn Jones, Jackie Coogan, Ted Cassidy, da Família Adams, morreram.

– Para ficar por dentro de tudo que rola no campeonato da NBA, acesse a página http://www.odia.com.br/sites/ataque/nba. Você fica por dentro de tudo sobre os times que compõem as conferências leste e oeste, a tabela dos jogos, estatísticas, história e os recordes. Caso você prefira a página oficial da liga de basquete americano, navegue em http://www.nba.com e também o http://sports.yahoo.com/nba, com muitas informações.

– Para os aficionados pelo Star Wars, já tem uma página onde os colecionadores podem comprar diversos itens. A página Galactic Hunter (http://www.galactichunter.com) é uma espécie de shopping virtual.

– Que dom maravilhoso, a arte de expressar sentimentos !!! Eles nos tocam, elevam, embriagam-nos, trazendo sonhos por muitas vezes contidos, escondidos, envolventes. Esse site é para pessoas românticas e sonhadoras como você, que gosta de viajar em textos e músicas que sempre trazem boas lembranças. É assim a página http://www.kixiki.com.br.

– O Kadikê (http://www.kadike.com.br/) é uma página feita para as crianças brincarem de imprimir, pintar, recortar e montar. Além das tirinhas e da brincadeira da semana, vale a pena conferir também a seção Baú do Vovô, que traz atrações como os jogos resta um, memória e bingo matemático, instruções para se construir um móbile e um relógio para as crianças montarem e aprenderem a ver as horas.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

As fotos desta semana foram tiradas na Cantina do Ângelo e pertencem ao acervo de slides da Redatora de O Sistemático. Lá pelos idos de 1978, qualquer motivo bastava para sair e comer massas ou churrasco. E tirar fotografias! Uma hora era o Edésio, outra hora era a Lelé, como também podia ser o Luiz Ricardo o dono da máquina fotográfica.
No dia destas fotos, só estavam presentes Edu, Leão, Rodolfo, Solange, Edésio, Luiz Ricardo e Lelé.

As fotos foram tiradas por Edésio e Lelé.

Edu servindo um pedaço de pizza para Lelé

Será que o Edésio não vai parar de fotografar?

Lelé

Leão (no cantinho), Rodolfo, Sol, Edu, Edésio e Luiz Ricardo

Luiz Ricardo, Leão (mostrando a sua calculadora de última geração – era um tijolo), Sol e Rodolfo (lendo o manual da calculadora)

À esquerda: Edu, Sol e Rodolfo. À direira: Luiz Ricardo, Edésio e Leão.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 39, de 20/10/1983, publicou notícias sobre a seleção de pessoal para trabalhar no Vestibular de 1984, a participação de funcionários do CECOM no XVI CNI – Congresso Nacional de Informática, inscrições para Concurso Público da UFMG, reserva de horários para utilização do equipamento COBRA-305, implantação de formulário de controle do Setor de Digitação, a entrevista de Avair Eustáquio na seção “Um Pouco de Nós”, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

FUNCIONÁRIO NOVO NO CECOM
O Centro de Computação está contando desde o dia 17 de outubro com os serviços de Haroldo Alves. Ele está lotado no Setor de Serviços Gerais da Divisão de Apoio Administrativo.

REMANEJAMENTO DE PESSOAL
O funcionário Jader Santos, do Setor de Digitação, está em fase de treinamento no Setor de Operação, desde a semana passada. Após o período de treinamento, Jader deverá fazer parte da equipe do turno da madrugada da Operação.

CHEFIA DO TURNO DA MADRUGADA – OPERAÇÃO
O funcionário Rubens Crispim da Silva assumiu, desde ontem, dia 19, a chefia do turno da madrugada do Setor de Operação da Divisão de Produção.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Maria Helena Caldeira dos Reis, aniversariante do dia 19. E envia, também, os parabéns para os ex-ceconianos: Wesley Augusto Araújo Ribeiro, hoje, dia 16; Wanderson Machado Horta, no dia 18; José Diz Ramos e Patrícia Lage, no dia 20; José Marcos Silva Nogueira (DCC) e Clayton Ricardo Santos, no dia 22; e Alexandre Castor de Oliveira Pires, no dia 23.