Sistemático: Edição 1178 – 23/10/2003


Notícias



BASE DE DADOS DA GED SERÁ MONTADA NA PRÓXIMA SEMANA

A próxima semana trará datas e eventos importantes para o processo de montagem da base de dados da GED. A CIAG – Comissão Institucional de Atribuição GED, deu prazo até amanhã, sexta-feira, dia 24 de outubro, para que todas as unidades e departamentos acadêmicos informem quais serão os responsáveis pelo acesso ao sistema em cada local.

Também nesta sexta-feira encerra-se o prazo para que os colegiados de curso façam o lançamento de dados dos encargos didáticos dos docentes no sistema acadêmico, referentes ao segundo semestre de 2003, conforme previsto no calendário escolar.

Durante o final de semana, a equipe de desenvolvimento do sistema Inav2.1 extrairá esses dados e os publicará na base de dados do Ina, onde estarão disponíveis para possíveis acertos, nos dias 28 e 29 de outubro, que são as próximas terça e quarta-feiras. Esta atividade estará a cargo de Maximiliano Luiz Souza Guimarães e Thiago Gabriel Diniz.

Na manhã da quinta-feira, 30 de outubro, a equipe desenvolvedora do sistema GED começará o processo de montagem da base de dados GED, extraindo do Ina as informações relacionadas a encargos didáticos e orientações, além das publicações que o sistema Opus coleta e grava na base do Ina. Esta atividade estará a cargo de João Carlos Lages.

Findo este trabalho, os usuários autorizados pelas unidades e departamentos a acessarem o sistema GED poderão iniciar o processo de lançamento de dados, que começará no dia 3 de novembro e irá até o dia 21 do mesmo mês.

Todas as informações relacionadas ao processo de atribuição da GED em 2003 podem ser obtidas nas páginas disponíveis em https://www.ufmg.br/dti/cecom/aplic_ged_v2.shtml.

 

CECOM FAZ ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL DO LX 5320

No último final de semana, a DAC atualizou o sistema operacional do LX 5320, da versão 4.6 para a 4.9. Por um problema ocorrido com o material entregue pela Unisys, fornecedora do equipamento e do software, os usuários não conseguiram imprimir em suas impressoras locais através do Plenus na manhã da segunda-feira, dia 20. O problema foi acertado com a Unisys na parte da tarde do mesmo dia. A DAC solicitou que qualquer outro problema encontrado na utilização do LX seja comunicado o mais rapidamente possível, para que sejam providenciados os devidos acertos.

A atualização do sistema foi realizada por Thomas Dietrich Kosfeld, da empresa MSA, com acompanhamento de Aleixina Maria Lopes Andalécio e Luiz Eugênio de Almeida Oliveira.

MEDALHA SANTOS DUMONT É ENTREGUE HOJE

O Governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves, está hoje, dia 23, fazendo a entrega da Medalha Santos Dumont, na Fazenda Cabangu, em Santos Dumont, MG.

Entre os agraciados da UFMG, estão o prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, Diretor de Tecnologia da Informação, e Ana Lúcia Ribeiro Diniz, Diretora do Depto. de Registro e Controle Acadêmico.

Prof. Márcio Bunte

Ana Lúcia Diniz

CONTINUAM OS TREINAMENTOS EM INFORMÁTICA

Teve início na segunda-feira, dia 20, o treinamento de Excel II, promovido pelo CECOM e DRH, para funcionários da Universidade. O curso, que vai ser encerrado no dia 30/10, está tendo a participação de: Ana Cristina Caldas (Hospital das Clínicas), Andrea Duarte Barbosa (Coltec), Ivone Santos de Almeida (Hospital das Clínicas), Marília do Nascimento Arcanjo (Hospital das Clínicas), Martha Maria de Castro e Silva (Museu de História Natural), Michele Marie Ribeiro Perpetuo (CECOM), Osana Maria Soares Coelho (Faculdade de Educação), Tânia Lage Moreira (Hospital das Clínicas) e Zilda Maria Silva Dantas (Centro Cultural). O instrutor está sendo Eugênio Pacelli Pereira de Souza.

O curso de Corel Draw, marcado para o período de 20 a 24/10, foi transferido para os dias 4, 6, 11, 13 e 14 de novembro. E o curso de Word II sofreu alteração nos dias de realização, estando, agora, marcado para o período de 05 a 11 de novembro.


Informativo



GENTEWHERE

Quando falamos sobre os ex-ceconianos da década de 70, lembramos dele com seus cabelos loiros e encaracolados, conversando muito, e sempre perto das amigas Lurdinha e Perrela. Ele sempre deu muita atenção à Beatriz Perrela. O ex-ceconiano focalizado esta semana é Paulo Vianna Affonso, que após algumas viagens e falta de tempo, conseguiu contar a sua história para O Sistemático.

SIST: Conta um pouco sobre a sua vida antes de entrar para a UFMG.
PAULO VIANNA: Nasci e passei toda a minha infância e juventude na cidade de Niterói, onde passei bons momentos da minha vida. Ia quase que diariamente à praia, jogar futebol , nadar e pescar com os amigos de rua. Em 1971, vim passar as férias em BH, pois a maioria dos familiares de minha mãe morava aqui, como também uma de minhas irmãs. Fiquei conhecendo um nadador do Minas Tênis Clube, que me convidou a ir para os jogos universitários em Goiânia. Como a equipe de natação não tinha treinador, eu fui como treinador para poder fazer a viagem. O engraçado é que, no final, como a equipe ficou em segundo lugar na soma dos pontos, o treinador é que ganhava a medalha. Então, eu que subi no podium para recebê-la e a tenho até hoje.
Ao voltar de Goiânia, estava tendo vestibular para FUMEC e me inscrevi para o curso de Administração, vindo a me formar em 1974.

SIST: Quando teve contato com a informática?
PAULO VIANNA: O meu primeiro contato com a informática foi em 1971, quando a IBM fez um concurso para quem queria ser programador Cobol (“que bicho é esse?”) e eu passei, iniciando assim a minha carreira. Lá era engraçado, pois apesar de ser programador, tinha que usar gravata. E eu sempre fui relaxado em relação a roupa e usava tênis, camiseta e gravata. Imagine a figura!
Depois da IBM, fui trabalhar na COPASA, na área de custos, e o conhecimento de informática me ajudou bastante nesta tarefa.

SIST: Quando e como você entrou para a UFMG?
PAULO VIANNA: Fiquei na COPASA até 1977, quando fiquei sabendo de um concurso na UFMG, o que me atraiu bastante, pois era para a área de informática. Já tinha vontade de trabalhar na UFMG, pois jogava bola no CEU com amigos, que estudavam ou trabalhavam na UFMG. Eles comentavam que era bom trabalhar aí, pois havia a possibilidade de se fazer cursos sendo funcionário. E isto acabou acontecendo, pois fiz várias matérias isoladas na pós-graduação do ICEX.
Fiz o concurso na UFMG e passei no cargo de analista de sistemas, para trabalhar no Depto de Racionalização. Passaram também no concurso: Inez Amorim, Aroldo Batista, Ivan Araújo, Beatriz Perrela e outros. Logo que entramos, foi nos dado um curso de Análise de Sistemas, que durou uns 3 meses.
Nessa época, aconteceu um fato muito engraçado, pois houve uma discussão de cunho político que dividiu o Depto. de Racionalização e teve como conseqüência a demissão de alguns e o deslocamento de outros para outras áreas. Eu e o Ivan fomos punidos sendo colocados na Prefeitura da UFMG. Servíamos como representante da Racionalização para atender as solicitações da Prefeitura. Esse era o início de um novo profissional, que depois passou a se chamar analista de negócio. Como era perto, íamos para o CEU quase todos os dias. Quer punição melhor que essa?

SIST: Quando veio para o CECOM?
PAULO VIANNA: Após um longo tempo na Prefeitura da UFMG, consegui passar para o CECOM e retornei para o prédio da Reitoria.

SIST: Lembra-se dos trabalhos de que participou? Trabalhou com quem e em quais divisões?
PAULO VIANNA: No CECOM, trabalhei em vários projetos, mas os que mais me deram satisfação foram os de Currículo Escolar e o do COLTEC, pois me deram a chance de conhecer como funciona o processo acadêmico. A equipe do projeto COLTEC era formada por mim, Lurdinha e o Evandro, e acho que fizemos um bom trabalho, pois fiquei sabendo que ele durou vários anos.
Trabalhei com vários analistas e tive como chefe a Vânia, que foi uma das únicas chefias com quem me dei bem. Na verdade, eu sou meio rebelde em relação a chefes.

SIST: Lembra-se de algum caso engraçado?
PAULO VIANNA: Um caso engraçado, foi quando o seu Zé (lembra-se dele?) quis passar para o cargo de programador, porque carregava as caixas de cartão (no grande porte, no início, era cartão perfurado) de programas do 8º andar para serem lidos no subsolo. E ele achava que era programador.
Pôxa, estou me lembrando dos cartões perfurados. Acho que sou um Dinossauro da informática!

SIST: Qual o melhor trabalho em que esteve envolvido? Por que classifica como o melhor?
PAULO VIANNA: Como citei antes, o melhor trabalho foi o do COLTEC, que envolvia todo o processo acadêmico, que ia desde a entrada para o COLTEC até a formatura.

SIST: Era uma turma muito unida? Quem fazia parte dessa turma? Como era o CECOM naquela época? Sente saudades daquela época ou não?
PAULO VIANNA: É difícil, depois de muito tempo, lembrar de todos, mas tinha uma turma do truco que aprontava todo dia, que era eu, Perrela, Lurdinha, Marutia, Clélia, Piau, Farina e outros. Diariamente, jogávamos e era aquela bagunça (no bom sentido). Eu sempre acreditei que temos que fazer do trabalho um lugar de lazer, pois alguém acha ruim quando vai se divertir?
Éramos tão unidos que, além de estarmos juntos no CECOM, ao terminar o expediente íamos nos encontrar, para continuar jogando e nos divertindo.
Acredito que trabalharíamos mais satisfeitos se tivéssemos essa visão.
Lembro-me também das festas, principalmente a de Natal quando inventamos o Inimigo Oculto, que era para dar presentes sacanas. Em uma dessas festas, uma analista (esqueci o nome) recebeu uma língua de boi, pois falava muito; o Lino, que trabalhava na Administração e era controlador do ponto, recebeu um chicote de carrasco, e a Clélia recebeu um microfone, pois gostava de falar nas assembléias dos funcionários, e assim por diante.
Sem querer “puxar saco”, dos lugares onde trabalhei, o que eu tenho mais saudades é do CECOM. Também não é para menos, pois me divertia todos os dias.

SIST: Quando saiu do CECOM? Foi para onde?
PAULO VIANNA: Saí do CECOM em 1984 e fui trabalhar nos Correios, como gerente da área de informática. Foi para mim desafiador, pois passei a ter uma visão gerencial, o que obriga a enxergar de maneira macro. Coordenava várias seções que, no total, envolvia, aproximadamente, umas 50 pessoas. Foi muito bom, pois era a implantação da área de informática na Diretoria de Minas.

SIST: Desde essa época você está nos Correios? Como é o seu trabalho? Gosta do trabalho que faz?
PAULO VIANNA: Saí dos Correios em 1987 e fui para COWAN, que é uma empresa de Engenharia. Lá fiz vários projetos, a maioria na área financeira. O que mais me chamou a atenção é que nas empresas privadas o pagamento de pessoal é mais flexível do que nas empresas públicas. Quando a COWAN ia bem, ela pagava até 17 salários no ano.
Acho que fiz um bom trabalho nos Correios, pois em 1989 o diretor me chamou de volta. Estou até hoje nos Correios, como coordenador de projetos e a equipe é legal também, pois apesar de não jogarmos diariamente, nos reunimos para momentos gastronômicos (veja foto da turma dos Correios).

A turma do Paulo Vianna nos Correios

SIST: Saindo das coisas do trabalho, como está a sua vida?
PAULO VIANNA: Tenho 4 belos filhos e estou casado desde 1982 (21 anos, putz quanto tempo!) e adoro ir para o sítio no Condomínio Canto das Águas, em Rio Acima, onde curto a natureza. Por falar em natureza, estou como pré-candidato a vereador de BH pelo Partido Verde-PV, como o meu apelido nos Correios, que é PV de Paulo Vianna. Estou aproveitando para fazer minha propaganda e lá pelo mês de junho de 2004, como todo político chato, irei aí chatear vocês para me apoiarem.

SIST: Tem contato ainda com o pessoal do CECOM? Continua lendo O Sistemático?
PAULO VIANNA: Quanto a contato com o CECOM, eu leio o Sistemático, mas já tem algum tempo que estou atrasado com a leitura. Do pessoal que trabalhei no CECOM, encontro, às vezes, com a Lurdinha, Evandro, o Aroldo e acho que só.

SIST: Quer deixar um recado para todos do CECOM?
PAULO VIANNA: Quero deixar um recado: procurem fazer do trabalho um lugar agradável. O trabalho em equipe é fundamental e essas são as pessoas com que passamos o maior tempo de nossa vida.
Deixo também uma mensagem de campanha:
“Contra o desmatamento,
Contra a poluição,
Vote PV
Nesta eleição”.

Político não perde a oportunidade. Um beijão para todos.

Agradecemos ao Paulo Vianna o tempo dispensado ao Sistemático com a sua história ceconiana e as suas lembranças. Esperamos que ele formate logo o seu micro para poder ler O Sistemático via Internet e colorido e estaremos aguardando a sua visita.


FERIADO DO DIA 28 ANTECIPADO PARA O DIA 27

Seguindo orientação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a UFMG terá o ponto facultativo do dia 28/10, terça-feira, transferido para o dia 27/10.

As unidades que tiverem atividades agendadas para o dia 27/10, que sejam instransferíveis, deverão manter uma escala mínima de funcionamento para viabilizar a consecução de tais atividades.

BANCOS ALERTAM: CUIDADO COM SITES FALSOS

Nos últimos dias, inúmeras pessoas da UFMG estão sendo vítimas de golpes originados por e-mails e por imitações de sites como o do Banco do Brasil e o da Caixa Econômica Federal.

Em vista do que vem ocorrendo, o LCC alerta para que todos sejam cuidadosos e desconfiem sempre quando receber uma mensagem oferecendo dinheiro ou solicitando os seus dados “para fins de recadastramento”.

O Sistemático publica abaixo a mensagem preparada pelo Banco do Brasil com orientações gerais neste sentido.

O BANCO DO BRASIL NÃO ENVIA E-MAIL PARA SEUS CLIENTES SEM SUA PRÉVIA AUTORIZAÇÃO
Nos últimos dias, muitos professores e funcionários da Universidade têm recebido email, supostamente enviados pelo Banco do Brasil, oferecendo prêmios gratuitos, seguros de vida e premiações em loteria. De forma a garantir maior segurança nas transações efetuadas via Fone/Fax e internet, orientamos os nossos clientes a adotarem os seguintes procedimentos:
– Certifique-se da inexistência de vírus/cavalo-de-Tróia na sua máquina. Em caso de dúvida consulte um técnico da sua confiança;
– Instale software anti-vírus e mantenha-o sempre atualizado;
– Certifique-se, sempre que estiver na página onde digita suas senhas, de que realmente está acessando uma página do BB, observando:
– No campo endereço do navegador a expressão “https”\\…” ao invés de “http:\\..>” e no rodapé da página o desenho de um pequeno cadeado indicando que a página é certificada. O certificado poderá ser observado com um clique duplo no cadeado para conferência do enderço nele constante com o da caixa de endereço no alto do navegador.
– Não abrir e-mail suspeitos ou provenientes de remetentes desconhecidos nem que tragam anexados arquivos com extensões .exe, .bat, .com, .pps e .ppt.
Maiores informações poderão ser encontradas no site http:\\www.bb.com.br, no link “acesso e segurança” no rodapé da página, ou com o seu gerente de relacionamento.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Muito legal é escrever como os antigos egípcios. O Online Hieroglyphics Translator (http://www.quizland.com/hiero.mv) traduz nomes, palavras ou frases para a escrita hieroglífica. É uma brincadeira muito interessante.

– Se você é um daqueles que usa chavões, clichês, lugares-comuns, frases feitas, trocadilhos, bordões, ou qualquer outro membro desta rica família de vocábulos, está convidado a participar. Se você não usa, mas conhece alguém que usa, tire este alguém do anonimato e mostre o talento dessa pessoa para o mundo. Ela merece! Visite o endereço http://www.homemchavao.kit.net/.

– Se você gosta de brincar, que tal brincar de balconista? É um jogo on-line (http://www.fusebox.com/fb_pages1/flash/biz_wiz_game/clerk_final.html), onde seu chefe deixa você tomando conta do caixa registradora e, para não decepcioná-lo, é preciso atender todos os clientes que estão na loja no tempo determinado e dar a eles o troco correto. É possível trabalhar em um pet shop, em uma loja de discos e de roupas. Mas fique atento ao botão vermelho debaixo do balcão! Se aparecer alguns ladrões, é só chamar a polícia!

– Uma pagina para os profissionais ou dublês de designer é a DW Online (http://www.dwonline.com.br). A página tem tudo que você precisa saber sobre o programa Dreamweaver. Com fórum, notícias, muitos artigos e um ótimo glossário de HTML, com as tags mais importantes.

– Se você gosta de jogos para PC, a página http://www.bombagames.com.br conta com uma espécie de blog, com espaço para comentários, além de dicas, lista de emuladores (atari, game boy, nintendo 64 e muito mais) e espaço para download de diversos games (como Counter-Strike, só para citar o mais famoso). Tem jogos on-line, como um ótimo passatempo.

– Para você que é chegado num hip-hop, não deixe de visitar a pagina http://www.realhiphop.com.br/index.htm. Música e muita treta. Mas os fãs vão encontrar muitas coisas, como shows, viagens e bandas.

– O Brasil representa a maior reserva de água doce da Terra, com 12% do total mundial. Com a taxa atual de consumo, duas em cada três pessoas estarão vivendo em condições de escassez em 2025. Visite a página http://www.brasildasaguas.com.br/index_ie.htm.

– A organização Médicos Solidários (http://www.medicossolidarios.org.br/) foi fundada por voluntários que prestam assistência gratuita a pessoas com dificuldade de acesso aos serviços públicos. O principal projeto é o Saúde Solidária, que beneficia 48 instituições e tem o apoio de 180 profissionais. Lá você encontra informações como: Oftalmologia, do grego, e oculística, do latim, é uma especialidade médica que trata das doenças dos olhos.

– Algumas páginas trazem listas de eventos que aconteceram em determinadas datas. O Today in Literature (http://www.todayinliterature.com/) segue esta linha, mas é voltado para a literatura. Além das informações históricas, traz também passagens da vida de grandes escritores da humanidade.

– Já em fase de desenvolvimento, duas propostas que, em breve, se tornarão realidade no site http://www.rpgonline.com.br/: uma delas é o “RPG Online”, que basicamente é um MMORPG (Multi Massive Online RPG ), que consiste em uma interface gráfica dinâmica com tudo que um RPG tem direito; a outra proposta é o RPG 2ic, que consiste de uma ferramenta auxiliar para que mestres organizem jogos pela internet.
A data de estréia do RPG 2ic está marcada para o dia 1º de novembro, mas os testes irão começar no dia 25 de Outubro. Se você quiser participar dos testes, poderá preencher o formulário do jogo. Atenção, para as primeiras semanas de testes, apenas os 200 primeiros usuários poderão se cadastrar.

– Um site muito interessante é o http://www.curriculo.com.br, que é uma base de currículos da Internet e oferece serviços, tais como: serviço de cadastramento, vagas, estatísticas de cargos e salários, análise de currículo, manual de recolocação profissional e orientação vocacional. (Dica do Gecomob)

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou as seguintes notícias:

MS deve pagar US$ 521 mi a pesquisador dos EUA (12 de agosto/2003) – Um ex-pesquisador da Universidade da Califórnia pode receber a singela quantia de 521 milhões de dólares da Microsoft. Pelo menos este foi o valor estipulado no julgamento sobre infração de patente aberto por Michael Doyle, hoje dono de uma empresa de tecnologia em Chicago.
Doyle acusou a Microsoft de usar uma patente sua, referente ao acesso a aplicativos remotos via web, no Internet Explorer. O processo foi aberto em 1999, com o argumento de que esta tecnologia patenteada foi crucial para que o IE se tornasse um concorrente de peso para o Netscape – navegador que acabou suplantado depois pelo IE.
Segundo a versão online do jornal The New York Times, Doyle e a Universidade da Califórnia queriam receber 1,2 bilhão de dólares pela infração da patente 5 838 906, registrada em 1998. O porta-voz da Microsoft já informou que a companhia vai apelar da decisão e questiona a validade da patente, enquanto os advogados de acusação ainda pensam em entrar com um pedido para que a empresa seja impedida de distribuir o navegador.

IBM e governo brasileiro vão cooperar em Linux (10 de outubro/2003) – O governo brasileiro e a IBM vão trabalhar juntos no desenvolvimento de projetos que usem programas de código aberto. A carta de intenção com a formalização do interesse comum foi assinada ontem, dia 9.
No primeiro momento, a parceria vai incentivar o uso do Linux no setor público com a criação da infra-estrutura necessária e preparação dos profissionais.
Segundo a IBM, a cooperação entre a empresa e o governo federal vai envolver esforços e recursos de ambas as partes.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Vamos dar um tempo com as fotos muito antigas! Esta semana, fotos bem recentes, numa simples comemoração do aniversário de Maria Helena Caldeira dos Reis, na terça-feira, dia 21. O aniversário de Maria Helena foi no domingo, dia 19 de outubro, e Alda teve a idéia de trazer sorvete para o lanche da tarde, para não deixar a data “passar em brancas nuvens”.

Como foi uma comemoração íntima, somente estiveram presentes o pessoal da DAA, alguns funcionários da DAC e ATI.

As fotos são de autoria da Lelé.

Maria Helena servindo sorvete para os ausentes

Maria Helena e Alda

Márcia, Beth e Alda

A aniversariante rodeada por Beth, Samuel e Alda

Márcia e Maria Helena

CLASSIFICADO

Vende-se Parati, Ano 95/96, 1.6, azul marinho, muito bem conservado, carro de uma única dona. Tratar com Áurea, através do telefone 3441-2253.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 40, de 27/10/1983, publicou notícias sobre a III Feira Internacional de Informática, recesso na UFMG, implantação do formulário de controle de manutenção de equipamentos do Setor de Operação, programa de treinamento do CECOM, entrevista de Denise Cristina de Assis na seção “Um Pouco de Nós”, entre outras. A notícia que se destacou foi:

I ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFMG
Nos dias 08, 09 e 10 de novembro, o Centro de Computação estará participando das atividades do I Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, evento que será promovido pela Coordenação de Ensino e Pesquisa da Universidade.
O CECOM terá, em exposição no saguão da Reitoria, um microcomputador COBRA-305 e um S!D-3800 funcionando como informativo da programação geral do encontro, projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no CECOM e informações gerais sobre a utilização de microcomputadores.
No dia 10, haverá uma visita aos equipamentos do CECOM, com explicações sobre seu funcionamento
.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Alexandre Castor de Oliveira Pires, hoje, dia 23; Carlos Rafael Quevedo Aguilar, no dia 24; Margareth Alves de Almeida, no dia 27; Nilza Magalhães Lara e Delfin Eduardo Michue Bendezu (Dudu Gringo), no dia 29.