Sistemático: Edição 1179 – 30/10/2003


Notícias



SISTEMA GED SERÁ LIBERADO PARA ACESSO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

A partir da próxima segunda-feira, 03 de novembro, o sistema GED estará disponível para que os usuários autorizados pelas unidades e departamentos possam iniciar o processo de lançamento de dados, que irá até o dia 21 do mesmo mês.

Na última sexta-feira encerrou-se o prazo para que os colegiados de curso fizessem o lançamento de dados dos encargos didáticos dos docentes no sistema acadêmico, referentes ao segundo semestre de 2003, conforme previsto no calendário escolar.

No feriado, 27 de outubro, a equipe de desenvolvimento do sistema Inav2.1 extraiu esses dados e os publicou na base de dados do Ina, aonde ficaram disponíveis para possíveis acertos, nos dois últimos dias.

Na manhã desta quinta-feira, 30 de outubro, a equipe desenvolvedora do sistema GED começou o processo de montagem da base de dados, extraindo do Ina as informações relacionadas a encargos didáticos e orientações, além das publicações lançadas no sistema Opus e que são coletadas e gravadas por este na base do Ina.

Encerrado este trabalho, os responsáveis pelo lançamento de dados no sistema GED terão três semanas para concluir suas atividades.

Todas as informações relacionadas ao processo de atribuição da GED em 2003 podem ser obtidas nas páginas disponíveis em https://www.ufmg.br/dti/cecom/aplic_ged_v2. shtml. Nesta página encontra-se também disponível um serviço de atendimento helpdesk, para o qual podem ser encaminhadas dúvidas, problemas ou sugestões. O atendimento a este serviço está a cargo da CIAG – Comissão Institucional de Atribuição GED.

SERVIÇO ANTI-SPAM ESTÁ TEMPORARIAMENTE INDISPONÍVEL

O servidor antivirus/anti-spam da UFMG teve um dos discos corrompidos e encontra-se temporariamente desativado. O equipamento reserva foi ativado, mas apenas para fazer verificação de vírus. No processo, nenhuma das correspondências que estava na fila para encaminhamento aos destinatários foi perdida, já que ficam armazenadas em outro disco. As mensagens arquivadas porque haviam sido classificadas como SPAM se perderam, já que o problema atingiu exatamente este disco. A DRC está estudando um novo método de liberação das mensagens bloqueadas, talvez similar ao utilizado pelo UOL, de maneira a agilizar o processo e eliminar o procedimento atual, feito através de uma página Web. As funções anti-spam do servidor devem ser reativadas até a segunda semana de novembro.

AÇÃO DE VÍRUS E VERMES ATRAPALHA DESEMPENHO DAS REDES

Nas duas últimas semanas, mais de cinqüenta novos vírus e vermes foram identificados circulando na Internet, sendo que a maioria deles realiza SPAM na rede, enviando mensagens para endereços encontrados nos micros infectados. Em conseqüência disso, houve uma sobrecarga no tráfego de rede, prejudicando muito o trabalho dos usuários, inclusive na UFMG, que também foi atingida por essa onda de infecções.

Como medida de controle do problema, a DRC está bloqueando o acesso à rede pelos micros afetados e comunicando o fato aos administradores de rede das unidades, para que estes executem os procedimentos necessários para desinfecção dos equipamentos. No caso da Reitoria, esta tarefa está sendo realizada pela equipe de estagiários da DAC, que solicita aos usuários que tenham o cuidado de executar periodicamente o programa anti-vírus instalado em seus micros. No caso dos micros que utilizam o Windows 2000 ou XP, isto deve ser feito utilizando senha de administrador.

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS COMUNS PODE SER OTIMIZADA PELO NOTES

O Notes oferece a seus usuários uma série de serviços pré-existentes, entre eles a possibilidade de gerenciar recursos como salas, equipamentos de projeção etc. Estas funcionalidades estão à disposição de qualquer unidade ou órgão usuário dos serviços disponibilizados pelo Notes. Para isso, o cadastramento dos recursos que se deseja gerenciar deve ser solicitado ao suporte local, que, no caso das unidades administrativas, é o próprio CECOM.

Já explorando esta característica, a DAC criou um banco de reserva de recursos para o CECOM, onde foram cadastradas as duas salas de aula e a sala de reuniões.

A reserva de recursos cadastrados pode ser feita de duas formas diferentes.

1. Usando a agenda do Notes:
– clicar em Programar uma reunião;
– definir a data e o horário desejados;
– clicar na aba Convites de Reunião e Reservas;
– posicionar o cursor no campo Reservar salas e selecionar a sala desejada.
– clicar no botão Programador, Verificar todos os programas, para verificar se a sala está disponível. Ajustar a data e o horário, se necessário.
– clicar no botão Salvar e enviar convites.

Não é necessário convidar pessoas para a “reunião” agendada, se isto não for desejado, bastando reservar a sala. O responsável pela sala (DCP, no caso das salas de aula, e secretária da diretoria, no caso da sala de reuniões) receberá uma mensagem avisando que a reserva foi feita e deve confirmá-la. Só depois disso a agenda da sala refletirá a reserva feita.

2. Usando diretamente o Banco Reserva de Recursos, também através do Notes:
– no Notes, clicar em Arquivo, Banco de Dados, Abrir;
– no campo Servidor, selecionar pipa/UFMG;
– no campo Banco de dados, selecionar a pasta reitoria, cecom, Banco Reserva de Recursos;
– na primeira vez que isso for feito, clicar no botão Indicador, para criar um atalho para este banco. Escolher pasta Indicadores Favoritos e clicar em OK;
– clicar em Nova Reserva, para reservar a sala, preenchendo os campos de acordo com a reserva desejada;
– clicar em Salvar e Fechar.

Da mesma forma que no modo anterior, o responsável pela sala receberá uma mensagem avisando que a reserva foi feita, devendo confirmá-la para que seja realmente válida.

Este procedimento de reserva será o único adotado no CECOM a partir do dia 1/11. Para evitar conflito de informações, serão eliminados os quadros de utilização da sala de reuniões e das salas de aula, hoje disponíveis na Intranet.

ANIVERSÁRIO DO CECOM

 

 

Na terça-feira, dia 04 de novembro, o Centro de Computação estará completando 33 anos. É a data em que saiu a Portaria no 569, de 04/11/1970, criando o Centro de Computação, em substituição ao antigo Centro de Processamento de Dados, que existia desde 1967.

Os parabéns para todos os ceconianos e ex-ceconianos.

 

 


Informativo



GenteWhere

Ele parece estar sempre feliz. Todas as vezes em que o encontramos, o sorriso está sempre estampado no rosto, e ele tem muitas coisas para perguntar e contar.

O entrevistado da semana é Rodolfo Sérgio Ferreira de Resende, professor do Depto. de Ciência da Computação da UFMG, que se prontificou a contar a sua história.

SIST: Como começou a sua história na UFMG?
RODOLFO: Eu comecei o curso de Engenharia Civil em 1977 e em setembro deste mesmo ano fiz um concurso para estágio na Divisão de Tecnologia do CECOM. Eu e o Sérgio Brant passamos e nos juntamos ao Felipe e ao Fernando, os quatro estagiários da divisão. Nosso chefe era o José Monteiro, que também é professor no DCC.

SIST: No CECOM, você foi somente estagiário?
RODOLFO: Fui estagiário no CECOM até a época em que houve a separação entre CECOM e DCC. E, assim, alguns de nós da Divisão de Tecnologia fomos para o antigo prédio do ICEx.

SIST: Lembra-se dos trabalhos em que esteve envolvido no CECOM?
RODOLFO: Trabalhavamos com pacotes de subrotinas gráficas, rotinas de comunicação, software de controle para sistemas desenvolvidos em vários projetos. Estive envolvido no desenvolvimento de um montador para um terminal gráfico (TIGRE), que foi projetado e desenvolvido por pessoas da divisão.

SIST: Como era a turma daquela época?
RODOLFO: Havia uma boa integração entre os estagiários de quase todas as divisões, basta ver as fotos da época. Vou evitar relacionar nomes para não esquecer de ninguém.

SIST: O que mais se lembra e dá saudade do CECOM? Ou não tem saudade?
RODOLFO: Tenho boas lembranças de muitas coisas. Lembranças da diversidade de pessoas, tarefas e ambientes. Chegamos a ter sala no quinto andar da Reitoria e também no subsolo, e tínhamos contato com várias pessoas.

SIST: Tem contato com o pessoal do CECOM? Por que tão perto e tão longe ao mesmo tempo?
RODOLFO: Depois da separação, onde parte das pessoas ficaram no DCC e parte no CECOM, acho que foi normal um certo distanciamento. Antes mesmo da separação, já havia pessoas que lamentavam a distância entre o pessoal do subsolo e o pessoal dos andares de cima da Reitoria.

SIST: Quando fez concurso para professor do DCC?
RODOLFO: Fui bolsista no DCC até 1982. Depois, fiz um concurso para professor e passei, mas não havia vaga. Depois deste concurso de 1982, o DCC ficou quase sete anos sem concursos. Fui contratado como analista em 1982, depois do concurso, e fiquei lotado no DCC, já fazendo o mestrado. Nesta época, decidi me dedicar à carreira acadêmica e comecei a me preparar para ir para o exterior fazer o doutorado. Fiz o Doutorado na Universidade da California, em Santa Barbara, de 1989 até 1994. Retornando, em 1994 fiz o concurso e passei a ser professor do DCC em janeiro de 1995.

SIST: Você ocupou cargos no DCC?
RODOLFO: No DCC, eu fui coordenador do Bacharelado em Ciência da Computação de 1998 a 2000. Foi uma atividade muito gratificante.

SIST: Quais os trabalhos desenvolvidos no DCC e em qual área atua?
RODOLFO: Minhas atividades no DCC giram em torno de programação e modelagem. Dou aulas de várias disciplinas relacionadas com esses assuntos. Atualmente, oriento alunos de doutorado, mestrado e graduação. Os trabalhos que oriento são relacionados com modelagem e o desenvolvimento de ferramentas. Já estive trabalhando também em diversos convênios e cooperações. Passei o ano de 2002 na Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign, fazendo pós-doutorado, que foi sobre Negociação de Confiança e Sistemas de Informação na Web.

SIST: Vamos sair um pouco do trabalho. Como está a sua vida lá fora?
RODOLFO: Eu tenho dois filhos. O Leonardo está com 11 anos e a Kyra tem quase dois anos. Eu tento ter alguma atividade esportiva regular e tenho conseguido. O Leonardo, algumas vezes, me acompanha nas corridas e é legal já poder ter a companhia dele. Gosto de música e cinema, gosto de ler sobre quase tudo: cinema, história, geografia e religião.

SIST: Tem algum recado para o pessoal do CECOM?
RODOLFO: Um abraço para todos.

Ao final da conversa e durante a sessão de fotos, a conversa com Rodolfo rendeu mais do que durante a entrevista. Lembranças de um tempo muito engraçado, de pessoas que sempre vemos e de pessoas que sumiram. Deu para rir bastante.

Rodolfo contou, também, que achou fotos daquela época do CECOM e logo deve repassá-las para a memória fotográfica que O Sistemático publica.

Agradecemos o carinho com que ele recebeu O Sistemático e esperamos que os demais ex-ceconianos que se encontram no DCC façam como ele e relatem também os momentos passados no CECOM.


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Na página Gaudí Central (http://www.op.net/~jmeltzer/gaudi.html), você vai conhecer a obra e vida de um dos arquitetos mais famosos de todos os tempos e responsável por boa parte das grandes obras da arquitetura catalã. O trabalho do espanhol Antonio Gaudí é reconhecido em muitas das construções de Barcelona, principalmente a Casa Mila (La Pedrera), construída entre 1906 e 1910, e a Igreja da Sagrada Família, projeto em que trabalhou até o fim da vida. (Site em Inglês)

– Faça um passeio histórico pela Londres do ano de 1753. O British Museum (http://www.thebritishmuseum.ac.uk/) dispõe de itens das mais diversas culturas, como a grega, a egípcia, a japonesa, a romana, a africana e a americana. Confira toda história do dinheiro, no World of Money e Compass Children, que são desenhos de crianças sobre várias culturas. (Site em Inglês)

– Se você tiver abaixo dos 25 anos é bem provável que nunca tenha ouvido falar da revista “O Cruzeiro”. Esta publicação foi um marco na história da imprensa brasileira. Para não perder a memória, a página “Memória Viva” (http://www.memoriaviva.digi.com.br/ocruzeiro/index.htm) lançou a versão online da revista. E não são apenas reproduções das páginas de “O Cruzeiro”. Com atualizações semanais, na página você poderá ver a capa da revista, entrar no sumário, escolher a matéria, ler na íntegra, ver as fotos tratadas, como qualquer revista online dos dias de hoje.Uma ótima idéia.

– Se você gosta de filme de terror, se já não bastasse o dia a dia, pode acessar a página do filme “O Massacre da Serra Elétrica”, que liderou a bilheteria americana. É uma refilmagem e na página oficial você fica sabendo de tudo sobre este clássico do genero. Visite http://www.texaschainsawmovie.com. (Site em Inglês)

– O objetivo principal desse projeto (http://www.doutoramoroso.com.br) é proporcionar alegria e devolver a esperança aos pacientes em recuperação. Com orientação dos médicos, mas de forma descontraída e carinhosa,o Dr. Amoroso e Dr. Palmeira estimulam o sorriso nos pacientes. Os resultados deste projeto são aparentes: o entusiasmo e a alegria de viver fortalecem o paciente, permitindo uma recuperação mais rápida e proporcionando uma melhor qualidade de vida, reduzindo em alguns casos, os medicamentos e a permanência do paciente no hospital. Restituir a dignidade, minimizar o medo e a dor; proporcionar carinho, esperança e tranqüilidade ao paciente e um ambiente alegre aos funcionários (médicos, enfermeiros, recepcionistas, cozinheiros etc.), constituem a missão do Dr. Amoroso e Dr. Palmeira, que usam o humor como remédio.

– O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça colocou no ar esta semana um site específico para tirar as principais dúvidas dos consumidores sobre regulação do comércio eletrônico. Explicações sobre cuidados necessários para as compras via internet, procedimentos que devem ser adotados com o recebimento não autorizado de e-mails (spam) e a aplicação do Código de Defesa do Consumidor no comércio eletrônico, entre outras informações, podem ser encontradas em http://www.mj.gov.br/DPDC/internet.htm. O material do “tira-dúvidas”, como vem sendo chamado o site, foi desenvolvido pela Comissão de Proteção ao Consumidor no Comércio Eletrônico, idealizada para auxiliar o DPDC nas discussões sobre o direito do consumidor na web. A criação da Comissão faz parte de um plano de ação dos países do Mercosul voltado para a defesa do consumidor entre os integrantes do bloco.

– A Turma do Chiquinho (http://www.turmadochiquinho.com.br/) é uma aventura interativa no mundo do conhecimento criada e desenvolvida pela TV1, com intuito de despertar a curiosidade da criança pelo mundo a sua volta.

– Se você gosta de soltar a bruxa, visite a página de Halloween, (http://www.odia.com.br/sites/halloween) e confira a história da data e receitas para deixar o dia 31 de outubro mais gostoso: idéias de fantasias, decoração, lista de filmes e livros de arrepiar. Quem não concorda com a celebração da data por achar “americanizada” demais, pode visitar sem medo e conferir a matéria com o pessoal do MV-Brasil.

– Na página do Inca (http://www.inca.gov.br), você encontra mais de 3 mil páginas esclarecendo dúvidas sobre o câncer e ainda conta com o e-mail contato@inca.gov.br, com uma equipe preparada para responder às suas perguntas.

– Fique por dentro de tudo que rola sem sair da sua casa na página http://www.jovemnerd.com.br. São artigos de assuntos como RPG, quadrinhos, filmes, séries e tudo envolve entretenimento. Tem um especial sobre Matrix Revolutions, propondo até a idéia de um flash mob. Sucesso também é a série The Skywalkers, espécie de The Osbournes, com personagens de Star Wars.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info publicou, na segunda quinzena de outubro, as seguintes notícias:

Internet tem novo recorde de velocidade (17 de outubro/2003) – Baixar um filme com qualidade de DVD em segundos é um sonho distante para os internautas, mas não para os técnicos do CERN (Conseil Européene pour la Recherche Nucléaire) e do Caltech (California Institute of Technology). No início deste mês, eles transmitiram dados a uma taxa de 5,4 Gbps, um novo recorde em transferências pela internet.
Segundo o NewScientist.com, os pesquisadores transmitiram 1,1 terabyte de dados em menos de 30 minutos. A taxa de transferência é quase o dobro do recorde anterior, de 2,3 Gbps.
Para conseguir essa proeza, os pesquisadores contaram com roteadores experimentais e um link de fibra óptica, que cobriu os sete mil quilômetros que separam o CERN do Caltech.
O CERN é mais conhecido como o berço da web. Foi lá que, no início dos anos 90, o pesquisador Tim Berners-Lee criou a linguagem HTML e o protocolo HTTP.

Você ganha bem? Consulte a tabela de salários (20 de outubro/2003) – O canal Carreira de INFO Online estréia hoje uma tabela de salários na área de TI para você consultar, comparar e saber mais sobre cada função.
Elaborada pela Manager Assessoria em Recursos Humanos com dados fornecidos por 387 empresas de 35 segmentos da economia, a tabela inclui 43 cargos, que vão do operador de computador júnior ao gerente de sistemas, passando pelas diversas faixas de técnicos e analistas, sem esquecer dos profissionais de telecomunicações, webdesign e e-commerce.
Cada função é acompanhada de um texto que especifica suas atribuições – basta clicar sobre o cargo para a janela de texto se abrir. Os valores apresentados referem-se aos salários fixos (sem bônus, participação em lucros e outros benefícios) mínimo, médio e máximo praticados no mercado em outubro de 2003. Como as variações salariais não ocorrem com muita freqüência, a atualização será, a princípio, semestral. Clique em http://info.abril.com.br/carreira/salarios.shl para ver a tabela.

Novo Red Hat promete estabilidade (22 de outubro/2003) – O Red Hat Enterprise Linux 3.0, anunciado hoje, promete estabilidade e upgrades pré-agendados.
A Red Hat diz que o novo Linux terá atualizações a cada 12 a 18 meses. Além disso, ela afirma que vai suportar todas as versões do produto por pelo menos cinco anos após seu lançamento.
A idéia da Red Hat é oferecer uma resposta a uma das principais reclamações das corporações sobre o Linux: seu ciclo errático de atualizações.
O Red Hat Enterprise Linux 3.0 também traz melhoramentos no desempenho e na escalabilidade. Ele roda em mainframes e em servidores com até 32 processadores.
O preço, semelhante ao da versão anterior, varia conforme o hardware e o tipo de suporte técnico. Uma versão básica para estações de trabalho custa a partir de 179 dólares por ano. Já uma versão para servidores com suporte mais abrangente sai por 3 mil dólares anuais.

Comissão Européia estimula migração para Linux (22 de outubro/2003) – A Comissão Européia enviou uma espécie de “carta de recomendação” a membros dos governos com instruções sobre como migrar para o software livre em servidores e desktops.
A idéia da IDA (senha em inglês para Intercâmbio de Dados entre Administradores), divisão da Comissão Européia, é agilizar a troca de informações entre as administrações de cada país participante do bloco, conta o site Vnunet.com. As instruções enviadas aos gerentes e diretores de TI dos governos traz também indicações para mudanças nas equipes de funcionários e informações sobre segurança, interoperabilidade e suporte a usuários móveis e remotos.
Entre outras coisas, as recomendações desenhadas pela IDA pedem aos governos que tenham uma idéia clara e precisa dos motivos para a migração antes de iniciarem o trabalho; que garantam suporte ativo para os funcionários e usuários do novo sistema; que assegurem que cada etapa da migração seja bem gerenciada; e que o trabalho seja iniciada com sistemas que não sejam de missão crítica. O documento inclui ainda um comparativo de custos entre as plataformas abertas e proprietárias.

Telecentro em SP distribui software livre (22 de outubro/2003) – O Telecentro dos Gráficos, que fica na Cohab de Cidade Tiradentes (zona leste de São Paulo) está fazendo uma distribuição de software livre para seus freqüentadores.
A campanha prevê a troca de programas irregulares por versões equivalentes em código aberto. Quem quiser trocar precisa levar seu computador até o Telecentro.
Segundo a Coordenadoria do Governo Eletrônico da Prefeitura de São Paulo, em cinco meses cerca de 50 computadores já foram atendidos pelo projeto – que oferece a instalação e manutenção gratuitas dos programas, basicamente os sistemas operacionais Linux, nas distribuições Conectiva e Kurumin.
O Telecentro dos Gráficos anunciou que pretende fazer um “Install Fest” no mês de novembro, quando um dia inteiro será dedicado exclusivamente à instalação de software livre nos computadores da comunidade.

40% dos usuários ingleses já agrediram seus PCs (23 de outubro/2003) – A Symantec do Reino Unido divulgou um estudo onde diz que os computadores não fazem bem à saúde porque transformam todos nós em histéricos: quase 40% dos usuários ingleses já gritaram, xingaram e agrediram fisicamente seus PCs.
Obviamente isto aconteceu em casos de estresse, quando o computador apresentou problemas – o que nem sempre é algo raro de acontecer, convenhamos.
O estudo diz também que spams, scams e toneladas de mensagens (válidas) nas caixas de correio eletrônico todos os dias só estão piorando o problema: um quarto dos entrevistados ameaçou desistir do computador para sempre por estes motivos, alegando que estão ficando loucos.
A pesquisa da Symantec, elaborada em conjunto com a Associação Britânica de Administração da Raiva, foi publicada nos principais sites de TI do Reino Unido, como o TheInquirer.
Apenas 14% dos entrevistados disseram nunca ter se irritado com os problemas de seus PCs. Dentro dos 86% que já perderam a paciência, 23% acham que a má-performance e as panes são a pior coisa na vida de um usuário de computador; 20% odeiam spams, scams e e-mails além da conta; 15% querem ver os pop-ups eliminados de suas vidas; e 14% acreditam que o pior mal mesmo é causado pelos vírus.

PROGRAMAÇÃO DA QUARTA DOZE E TRINTA

A programação da próxima temporada do Projeto Quarta Doze e Trinta, que vai de 05 de novembro a 10 de dezembro, é a seguinte:

05 de novembro: Grupo de Percussão da UFMG – Direção: Fernando Rocha – Local: Auditório da Reitoria

12 de novembro: Mostra de Filmes: “ Uakti Oficina Instrumental” , “Musika”, “A Hora Vagabunda”, “Françoise” e “Rua da Amargura” – Direção: Rafael Conde – Local: Auditório da Reitoria. (Esta exibição faz parte da mostra anual “A Criação e a Pesquisa na Arte Contemporânea”, de trabalhos dos professores da Escola de Belas Artes UFMG, na qual o cineasta Rafael Conde dá aulas no Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema)

19 de novembro: Kadu Vianna e Banda – Local: Auditório da Reitoria

26 de novembro: “Moteto: Singet den Herrn ein neues Lied, de Bach e Missa in Angustiis, de Haydn” Coro de Câmara e Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG – Regência: Iara Fricke Matte – Solistas: Mônica Pedrosa, Luciana Monteiro, Sandro Assumpção e Giancarlos de Souza – Local: Auditório da Reitoria

03 de dezembro: “Nossa Pequena Mahagonny” – GRUPA – Grupo de Pesquisa-Prática em Atuação (Bya Braga, Juliana Coelho, Rita Maia, Leonardo Lessa e Rogério Araújo) – Direção: Lenine Martins – Direção Musical: Ernani Maletta e Fernando Rocha – Local: Gramado da Reitoria. (Este espetáculo faz parte da mostra anual “A Criação e a Pesquisa na Arte Contemporânea”, de trabalhos dos professores da Escola de Belas Artes UFMG, onde a atriz Bya Braga dá aulas no Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema.)

10 de dezembro: “Maurício Tizumba e Tambores Pela Vida” – Local: Praça de Serviços.

COLETORES DA SLU SÃO RETIRADOS PARA REFORMA

Segundo informação de Eliane Pawlowski, do Projeto Geresol, os coletores de lixo reciclável foram retirados do campus da UFMG para reforma na SLU – Serviço de Limpeza Urbana. Os coletores estarão de volta no mês de novembro.

CAMPANHA

O Grupo de Estudos e Fraternidade Irmão Carmélio – GEFIC – iniciou uma campanha de arrecadação de sabonetes para os Hospitais Mário Pena (Infantil) e São Francisco, que atendem portadores de câncer. Os sabonetes serão entregues para as pessoas carentes que vem do interior para o tratamento em Belo Horizonte.

Quem quiser colaborar, pode entregar a doação na Redação do Sistemático.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Esta semana, Helinho encontrou, guardadas lá no fundo de uma das gavetas de sua mesa, fotografias antigas. É claro que elas foram parar na Redação do Sistemático para espanto da Redatora, que ignorava a existência de mais estas fotos.

Elas foram tiradas durante a I Olimpíada do CECOM, realizada no dia 18 de junho de 1983, no sítio da família de Maria Miriam, diretora do CECOM na época.

As fotos registram a turma da batucada e o torneio de vôlei. Nesta olimpíada foram realizados: corrida rústica, torneios de futebol, vôlei, peteca de mesa e de buraco. Fora o churrasco que aconteceu paralelo aos torneios.

Se as fotos estavam com o Helinho, elas só podem ser de autoria dele e da Nini.

Lino junto à turma da batucada

A batucada com Sérgio Maurício e Geraldo, primo do Joãozinho. Ao fundo: Miriam e Bel

Ainda a batucada: Helinho e Lino, de costas, vendo-se ainda Sérgio Maurício, Geraldo e Walter.

Sérgio Maurício, Geraldo (DCC), Lino e Wang

Gilmar e Paulo Vianna, uma das duplas do vôlei

A outra dupla do vôlei: Geth e seu Zé



Há 20 anos…

O Sistemático não circulou na semana do feriado de 02 de novembro/1983, devido ao recesso na UFMG, retornando no dia 10/11/1983.



Eventos



FESTA DE NATAL DO CECOM

Preparem-se!

Vem aí mais uma rifa para arrecadação de fundos para a Festa de Natal do CECOM.

Os preparativos para a festa estão no início e a comissão organizadora está pesquisando locais e fazendo orçamentos para o churrasco de confraternização.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Gilmar Lima Guimarães e Vicentina Maria Queiroz, aniversariantes do dia 1o de novembro; e Rafael Braga Soares Righi, no dia 05. Envia os parabéns, também, para os ex-ceconianos: Ângelo de Moura Guimarães (DCC) e Helton Fábio de Matos (DCC), no dia 03; e Euclídia Leopoldina de Macedo Vale (Editora), no dia 04.