Sistemático: Edição 1180 – 06/11/2003


Notícias



CERCA DE 52% DOS DADOS DA GED JÁ FORAM LANÇADOS DE FORMA AUTOMÁTICA

Nesta segunda-feira, 3 de novembro, o sistema GED foi liberado pelo Centro de Computação para que os usuários autorizados pelas unidades e departamentos pudessem iniciar o processo de lançamento de dados, que irá até o dia 21 deste mês.

Na manhã da última quinta-feira, 30 de outubro, a equipe desenvolvedora do sistema GED começou o processo de montagem da base de dados, extraindo do Ina as informações relacionadas a encargos didáticos e orientações, além das publicações lançadas no sistema Opus e que são coletadas e gravadas por este na base do Ina.

Foram incluídos na base de dados da GED exatos 3.616 registros de atividades pontuáveis referentes a encargos didáticos do primeiro e segundo semestres de 2003, 3.423 registros relativos a atividades de orientação e 3.944 referentes a publicações. Comparando-se este trabalho automatizado com o volume final de lançamento de dados do ano passado é possível concluir, por estimativa, que 52% do total do trabalho de lançamento de dados previsto para a universidade já está realizado, necessitando apenas ser checado. Este percentual varia em cada unidade/departamento. Há departamentos com cerca de 93% dos dados lançados, sendo que apenas 36 departamentos estão abaixo da faixa de 50%.

Esse nível de aproveitamento de dados, que deve crescer nos próximos anos, só foi possível em função da integração existente entre as bases de dados do sistema acadêmico, do Ina, do Opus e da GED.

A partir de agora, e até o dia 21 de novembro, as unidades e departamentos completarão o preenchimento dos dados relativos à GED, que deverá conter os outros dados pontuáveis. Além disso, deve ser feita a necessária verificação dos dados importados, já que algumas unidades não conseguiram encerrar o lançamento de dados nos prazos definidos no calendário escolar e nas orientações emitidas pela CIAG – Comissão Institucional de Atribuição GED.

Todas as informações relacionadas ao processo de atribuição da GED em 2003 podem ser obtidas nas páginas disponíveis em https://www.ufmg.br/dti/cecom/aplic_ged_v2. shtml. Nesta página encontra-se também disponível um serviço de atendimento helpdesk, para o qual podem ser encaminhadas dúvidas, problemas ou sugestões. O atendimento a este serviço está a cargo da CIAG.

VESTIBULAR 2004 TEM NOVOS SERVIÇOS DE IMPRESSÃO

A partir do Concurso Vestibular deste ano, todo o serviço de impressão necessário para a infra-estrutura de aplicação que, devido ao grande volume, era feito por terceiros, passará a ser executado dentro da própria Universidade, o que poderá agilizar algumas fases que normalmente têm datas de cronograma muito apertadas. Isto se deve à aquisição por parte da Imprensa Universitária de uma impressora de maior velocidade e de duas impressoras de porte médio que estão sendo adquiridas pela COPEVE.

Assim, a Imprensa será responsável pela impressão das 180.000 folhas de resposta para a primeira etapa e das 45.000 folhas de identificação da segunda etapa. Estas folhas que eram impressas em formato A4, passaram a ser impressas no formato A5 (a metade de uma folha A4). Além de reduzir os custos de impressão, esse novo formato melhorará a manipulação das folhas, tanto pelos candidatos, quanto pela equipe de processamento.

Pelo CECOM está participando do processo o analista Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, responsável pelo projeto gráfico e formatação das folhas.

O restante do material será impresso na própria COPEVE: listas de presença da primeira e segunda etapa, aproximadamente 50.000 páginas, folhas de ocorrências, etiquetas de identificação, listas de resultados e vários outros relatórios de apoio ao Concurso.

A partir deste concurso será utilizada uma nova forma de identificação das provas dos candidatos na segunda etapa. Esta nova forma que visa aumentar ainda mais a segurança do Concurso demandou inclusive o projeto de formulário especial para as listas de presença e conseqüente desenvolvimento de uma nova aplicação para emissão destas listas, e controle de desemba-lagem das provas para a equipe de Correção. Este serviço está sob a responsabilidade do analista João Carlos Lages.

CONTINUA A ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL DO LX 5320

O CECOM vai dar continuidade à atualização do sistema operacional do LX 5320, da versão 4.6 para a 4.9, a partir das 08:00 de amanhã, sexta-feira. O trabalho a ser feito envolve a atualização do software gerenciador de banco de dados DMS II. Em função dessa atividade, será necessário recompilar todos os bancos de dados existentes nesse servidor. Por causa disso, o trabalho começará a ser feito com os bancos de teste, sendo depois estendido aos bancos de produção. Os sistemas em uso não serão afetados por essa atualização.

A atualização do software será realizada por Thomas Dietrich Kosfeld, da empresa MSA, com acompanhamento de Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, da DAC. Durante o período de realização da atividade, o acesso ao servidor será normal. Esta atividade encerrará o processo de atualização dos softwares que compõem o ambiente operacional do LX, que foi iniciado em 25 de outubro/03.

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

O estagiário Ivan Perreira Prado pediu demissão do quadro do CECOM no dia 31 de outubro. Ivan pertencia à equipe da DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria – onde prestou serviços de apoio aos usuários do CECOM desde a sua entrada em setembro de 2002.

Na sua despedida, Ivan deixou o seguinte e-mail para todos:

“Chegando o dia de partir…
Diante da minha já definida saída do CECOM hoje, gostaria de agradecer a todos que, de uma forma ou de outra, contribuiram para que estes dias no CECOM fossem ótimos, além de terem fundamental importância para meu crescimento profissional e pessoal.
Obrigado à Xina pela oportunidade, obrigado a meus amigos Eugênio, Rafael, Eustáquio, Diarley, Tiago, Emerson e a todos do CECOM.
Bom, qualquer dia eu apareço, e não me deixem de fora da Festa de Natal do CECOM!!”


Informativo



GenteWhere

Foi difícil conseguir esta entrevista! O tempo estava pouco e tivemos que esperar alguns meses para que, finalmente, ele pudesse conversar com O Sistemático. O entrevistado da semana é Márcio Antônio do Carmo Ferreira, um ex-ceconiano que foi colaborador do jornal do CECOM e um grande amigo de todos. Conversar com ele foi um retorno no tempo. Foi possível matar as saudades daquela época.

SIST: Quando entrou para a UFMG?
MÁRCIO: Eu entrei na UFMG em 1967, no curso de Engenharia Elétrica. Escolhi a profissão de engenheiro porque sempre tive afinidade com ciências exatas e um certa paixão por tecnologia em geral.

SIST: Como começou a sua história ceconiana? Por que se interessou por computação?
MÁRCIO: Não tinha, no início, dúvidas sobre a minha vocação até que, no segundo ano do curso tive o primeiro contato com o computador, no Centro de Cálculo Numérico da escola. Fiz alguns programas simples naquele computador, mas foi o suficiente para aumentar o entusiasmo. A partir daí, meu interesse pelo assunto foi crescendo.
No início de 1971, a Reitoria, que havia adquirido o Sistema IBM/360, estava montando o seu Centro de Computação – CECOM. O diretor, prof. Antônio Mendes, estava querendo disseminar o uso do computador em todas as suas unidades. Decidiu, então, montar um grupo de estagiários, oriundos de todas as escolas, para que servissem de assessores às novas aplicações. Houve um concurso e, ao final, fui um dos 12 escolhidos.

SIST: Lembra-se dos sistemas em que esteve envolvido? Qual foi o trabalho mais importante e por quê?
MÁRCIO: Lembro-me bem porque deles tirei lições para toda a minha carreira. Meu primeiro trabalho, ainda como estagiário, foi assessorar os pesquisadores da UFMG no uso do computador para processamento estatísticos de dados. Com isto, conheci muitos pesquisadores e seus métodos, e também fui obrigado a estudar muito, pois no curso havia empurrado a Estatística com a barriga. Depois de formado, um sistema que me deixou boas lembranças foi o de Capacidade Instalada da UFMG (CAPIN), porque, além de ficar conhecendo mais a fundo a UFMG, possibilitou à equipe que dele participou empregar técnicas de desenvolvimento e programação que havíamos aprendido com os mestres e doutores que foram aos poucos chegando ao CECOM, como o prof. Wilson de Pádua, Henrique Pacca e outros.
Também foi muito interessante um sistema desenvolvido para a Fundação Mendes Pimentel, em que todo o trabalho foi desenvolvido por estagiários que eu estava orientando. Foi o primeiro trabalho realizado com Banco de Dados na UFMG.

SIST: Lembra-se de casos do CECOM? Tem saudades?
MÁRCIO: Lembro-me de muitos casos que deixaram saudade, pois a turma era bem unida. Além de passeios e churrascos, ou simplesmente sair por aí, tínhamos uma turma de pelada, um time de futebol de salão organizado e, em certa época, até de futebol de campo. No trabalho também havia um espírito de equipe bastante forte. Todo mundo era novo e as discussões sobre o serviço ou temas ligados à computação eram muito freqüentes e pareciam brigas de torcedor. Por falar em futebol, nos jogos do meio de semana era comum, a turma toda, atleticanos e cruzeirenses, sair direto para o “Tropical” e de lá para o Mineirão. Um dia, um estagiário novato começou uma discussão entusiasmada com a turma e acabou esquecendo a noiva lá. O meu pior momento foi quando nosso time de futebol jogou no campo do Centro Pedagógico (ainda existe aquele campo?) contra a “seleção de Betim”, que o Monteiro (prof. José Monteiro da Mata) trouxe. O jogo foi quatro a quatro, mas ele deu a sorte de marcar dois gols em mim. Acho que foram os únicos que ele fez na vida, pois tive que agüentar esta gozação por uns quinze anos.

SIST: Quando saiu do CECOM? Foi para onde? Por que saiu?
MÁRCIO: Saí em março de 1978. O CECOM alternava épocas de euforia e marasmo e durante um marasmo destes, me deu vontade de trabalhar em outro ambiente, com outros objetivos. Nesta época, pessoas que haviam trabalhado no CECOM, como o prof. Hideki Monnaka, e que haviam se transferido para a USIMEC, me convidaram para fazer parte da sua equipe. Quando eu saí, estava trabalhando num projeto de automação de bibliotecas junto com Ângela Lage e o pessoal da Escola de Biblioteconomia. Acho que os contratempos que tivemos para conseguir o financiamento colaboraram para eu perder a paciência e buscar outro rumo.

SIST: Na USIMEC, qual o tipo de trabalho que passou a desenvolver?
MÁRCIO: De imediato, fui participar do desenvolvimento do sistema de suprimentos da empresa. A USIMEC, na época, era uma empresa produtora de bens de capital, e este era um dos sistemas-chave e que encerrava boa parte do know-how da empresa.

SIST: Conte sobre os outros lugares em que trabalhou e o tipo de trabalho.
MÁRCIO: Depois da USIMEC, fui trabalhar na Construtora Mendes Júnior, que estava em grande expansão, com obras por todo o Brasil, América Latina, África e também no Iraque. Era de certa forma um ambiente de aventura bastante atrativo, e lá fiquei por quinze anos. Tive a oportunidade de coordenar várias equipes de desenvolvimento de sistemas e, durante certo tempo, a administração de dados. Embora a maior parte do tempo tenha trabalhado na sede em Belo Horizonte, participei da instalação de sistemas em várias obras, filiais, e também em escritórios no exterior (era a época do Downsizing). Havia sempre muita movimentação, muito trabalho, muito susto, mas também de boas recompensas. Foi um lugar que contribuiu bastante para o meu amadurecimento profissional. De lá, fui trabalhar em consultoria de sistemas, a Hoister, onde fiquei por pouco tempo, até que em 1996 comecei a trabalhar para o Banco Mercantil do Brasil. Aqui estou participando da equipe de Data Warehouse da empresa. É um projeto de grande envergadura e o interessante é que muitas vezes utilizo a experiência do meu primeiro trabalho no CECOM, pois alguns usuários do Data Warehouse fazem trabalhos parecidos com os desenvolvidos pelos pesquisadores a quem eu assistia na UFMG. Recentemente, voltei à UFMG, fazendo o Curso de Gestão Estratégica da Informação, na Escola de Ciência da Informação.

SIST: Você viaja muito a trabalho?
MÁRCIO: Onde eu trabalhava anteriormente as viagens eram muito freqüentes, mas aqui no Banco Mercantil todo o meu trabalho é desenvolvido em Belo Horizonte. As viagens são poucas, normalmente uma ou duas por ano para participar de seminários ou cursos.

SIST: Como só falamos em trabalho, vamos agora para outras coisas. Como está a sua vida? Mora no mesmo lugar que morava há mais de 20 anos?
MÁRCIO: Continuo morando na mesma casa do Padre Eustáquio. Muita gente vinha aqui naquela época, principalmente para jogar tênis de mesa. Hoje não tenho mais a mesa de ping-pong. E também já não jogo futebol. Hoje só pratico tênis. Jogo mal, mas jogo muito. Meu pai morreu há alguns anos, mas o resto da família está muito bem. Posso dizer que a vida não tem me dado motivo para queixas.

SIST: Tem notícias do pessoal que trabalhou e trabalha no CECOM?
MÁRCIO: Infelizmente, tenho poucas notícias do CECOM e das pessoas que aí trabalham e trabalharam. Agora que estou recebendo “O Sistemático”, fico mais informado. Do pessoal que trabalhou comigo, costumo encontrar aqueles que agora são professores do Departamento de Ciência da Computação, como o Alberto Laender, que sempre acompanhava o filho nos campeonatos de tênis; o Monteiro (milagre! – da última vez ele não falou dos gols), mas não tenho contato freqüente com ninguém. Todos são contatos fortuitos.

Agradecemos ao Márcio pela entrevista. E esperamos que um dia, ele faça uma visita ao lugar em que começou a sua vida profissional. Agora que ele é leitor do Sistemático, não vamos deixar que ele se esqueça do CECOM e de todos que estiveram ao seu lado naqueles anos.

ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE OUTUBRO

O mês de outubro/2003 está apresentando um gráfico atípico devido à pane sofrida pelo servidor anti-spam na manhã do dia 14. O equipamento reserva, de menor capacidade, está atuando apenas com a função antivírus.

O mês também foi um período no qual vários vírus se propagaram pela rede, através de vulnerabilidades do Windows. Alguns destes vírus utilizaram e-mail como meio de propagação, mas eles foram minoria entre os computadores infectados na UFMG.

 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O que virou moda na Web é o smiley. É uma linguagem universal e são as carinhas sorridentes que surgiram na década de 80 e mudou muito com o passar dos anos. Hoje já é possível manter uma conversa utilizando apenas as variações desse símbolo. Para quem gosta dessas carinhas, o endereço é http://www.smileydictionary.com.

– Considerado um dos maiores surfistas da atualidade, Carlos Burle (http://www.carlosburle.com) chamou a atenção do mundo em novembro de 2001, em Mavericks, na Califórnia, quando surfou a maior onda dos últimos tempos, com 68 pés (cerca de 22 metros). Mas este feito só foi possível graças ao tow-in, uma nova modalidade introduzida ao surf. Para isso, Burle contou com a experiência de outro big rider para rebocá-lo: o também pernambucano Eraldo Gueiros. Mas antes da famosa onda em Mavericks, Carlos Burle já tinha entrado para a história do surfe. Em 1998, na Baía de Todos os Santos, no México, Burle sagrou-se Campeão Mundial de Onda Grande. Com o sucesso obtido no decorrer de sua carreira, Carlos Burle vem sendo convidado para estrelar diversas campanhas publicitárias. Além de encartes e catálogos para seus patrocinadores, Burle já estrelou grandes campanhas. A mais recente foi para a fábrica de automóveis Ford. (Site em Inglês e Português)

– Se você gosta de filmes de terror, não pode perder a oportunidade de visitar a galeria do terror (http://www.everythingscary.com). São várias fotos de cemitérios. Apesar de ser em Inglês, você pode fazer uma visita a galeria de terror com várias páginas sobre o assunto. Mas o negócio mesmo é causar medo nas pessoas. Cruzes!!

– O escritor argentino Jorge Luis Borges usava hipertexto, bem antes da Internet. Assim é o livro da areia disponivel na Web, com retratos e animações, baseados em velhas fotografias. Visite o endereço http://artificeeternity.com/bookofsand.

– Muito legal é comemoração da Volks no Brasil. Meia década é uma página que conta a evolução dos carros da Volks no Brasil. É só clicar e arrastar o carro para ver a animação. Pode ir e voltar com o carro em http://www.volks.com.br/50anos.

– Tombado pela Unesco como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade, em 1986, o Parque Nacional do Iguaçu (http://www.cataratasdoiguacu.com.br/) é uma das maiores reservas florestais da América do Sul e, decerto, uma das áreas mais bonitas do Brasil. É lá que se encontram as famosas Cataratas do Iguaçu, formadas pelas quedas do rio Iguaçu, com uma média de 65 m de altura. O lugar também conta com fauna e flora exuberantes.

– Se você é daquelas pessoas que gostam de ir ao cinema e depois relembrar cada diálogo do filme, visite All Movie Scripts (http://allmoviescripts.com/). Na página, você vai encontrar roteiros de diversos filmes, inclusive alguns bem recentes, como O Amor Custa Caro (Intolerable Cruelty). A pesquisa pode ser feita por ordem alfabética, gênero ou palavra-chave.


PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, no final de outubro, as seguintes notícias:

Novo kernel do Linux está quase pronto (28 de outubro/2003) – Linus Torvalds e Andrew Morton liberaram ontem a versão test9 do kernel 2.6 do Linux, que está quase pronto para o lançamento.
O aperfeiçoamento mais importante está na escalabilidade. Torvalds diz que ele está apto a rodar em computadores de 32 processadores e já está sendo testado em máquinas com 64 CPUs.
Há também melhoramentos na camada de drivers de hardware, na execução de aplicativos que seguem o padrão Posix e na comunicação via interface USB. O novo kernel traz, ainda, novas características específicas para uso embutido em máquinas industriais e outros dispositivos.
Segundo os autores, o novo kernel já está em condições de ser testado por empresas usuárias, desenvolvedores de aplicativos e fabricantes de hardware. A versão final deve sair em poucas semanas.

2ª fase leva McInternet ao resto do país (28 de outubro/2003) – O projeto de inclusão digital McInternet, comandado pelo McDonald’s em parceria com AOL, HP e Itaú, sairá do eixo Rio – São Paulo para todos os 600 restaurantes da rede de lanchonetes no país.
De acordo com os parceiros, esta segunda fase do projeto – que começou em abril, com a atualização da rede existente na fase piloto, e recebeu investimentos de 20 milhões de dólares – deve ser concluída até o final do primeiro semestre de 2004.
Hoje, 75 restaurantes de São Paulo oferecem acesso à web, por períodos que vão de 15 a 60 minutos (dependendo do movimento da loja), para quem adquirir qualquer produto do McDonald’s. Até o final do ano serão 200, contando com lojas do interior paulista (neste primeiro momento, Grande São Paulo, Campinas, Santos e Ribeirão Preto), do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Depois, os outros estados brasileiros entram no programa.
O projeto piloto foi realizado em 50 restaurantes (30 de São Paulo e 20 no Rio) nos anos de 2001 e 2002. Marcel Fleischmann, presidente do McDonald’s no país, conta que a oferta do serviço aumentou em 1,5% a 2%, em média, o número de clientes em cada loja participante. Dos 750 mil acessos no período, 26% dos usuários nunca haviam acessado a internet.
O serviço permite o acesso a qualquer local da web, menos a sites com conteúdo adulto (leia-se violência e pornografia), e é feito por um browser proprietário, criado especialmente pela fábrica de soluções da HP.
Cada loja terá, em média, quatro equipamentos ligados em rede, com velocidade de acesso de até 128 Kbps. Toda a infra-estrutura (PCs, servidores, equipamentos de rede, serviços e suporte técnico) é fornecida pela HP, que também hospeda o McInternet em seu novo data center, em Alphaville (São Paulo).
A AOL vai liberar o acesso destes internautas a todo o conteúdo fechado que pode ser acessado pelos assinantes do AOL Maxx, provedor em banda larga da família AOL, e vai dar descontos para quem assinar um de seus planos via McDonald’s. Para Jaime Chaves, diretor do Itaú, este projeto significa “mais conveniência” para os cerca de oito milhões de clientes do banco, já que na carteira de correntistas existem pessoas de todas as faixas de renda, que nem sempre têm computador em casa.

W3C interfere no caso Eolas x Microsoft (29 de outubro/2003) – O World Wide Web Consortium entrou com um pedido de invalidação junto ao Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos para a patente de número 5 838 906 – a que fez a empresa Eolas ganhar um processo contra a Microsoft, obrigando a empresa a modificar o Internet Explorer.
Nas palavras do órgão, esta patente pode causar “danos econômicos e técnicos substanciais” à operação da internet como um todo. O mítico Tim Berners-Lee, inventor da web e diretor do W3C, enviou hoje uma carta ao secretário James E. Rogan pedindo a revisão imediata da patente. “O impacto disto será sentido não apenas por aqueles acusados de infringir a patente, mas por todas as pessoas cujas páginas web e aplicações se baseiam nos browsers por ela ameaçados”, diz na carta.
Na opinião do W3C, ainda, as alterações que deverão ser feitas por causa da patente 5 838 906 afetarão as funcionalidades da web, romperão padrões já para lá de estabelecidos na internet e promoverão o “efeito de incompatibilidade em cascata” em todos os sites existentes.

NOTÍCIAS DO GLOBO ONLINE

Microsoft oferece US$ 500 mil por informações sobre autores de vírus (Valor Online, 05/11/2003) – A Microsoft está disposta a pagar uma recompensa total de US$ 500 mil por informações sobre os autores dos dois principais vírus registrados no mercado de informática este ano, o MSBlast e o Sobig. Ela está disposta a recompensar com US$ 250 mil a denúncia que levar a cada um dos autores.
A empresa se uniu nesta quarta-feira à Justiça americana no combate aos ataques de computador e disse esperar que as informações permitam a prisão dos autores dos dois vírus, cujos principais ataques foram registrados nos meses de agosto e setembro em computadores que rodavam o sistema operacional Windows, da própria Microsoft.
O Programa de Recompensa Antivírus, anunciado pela companhia de software, terá uma verba total de US$ 5 milhões para ajudar a polícia americana e os órgãos de Justiça a descobrir os autores de vírus, ataques e invasões na internet.
Moradores de qualquer país poderão participar do programa de recompensas, segundo a companhia, já que os vírus de internet afetam a rede mundialmente.

Vinte hackers são presos em operação realizada em quatro estados (GloboNews TV, 05/11/2003 – Vinte hackers foram presos durante a operação “Cavalo de Tróia”, realizada desde o início da manhã desta quarta-feira pela Polícia Federal em quatro estados. Em Paraupebas, no sul do Pará, 12 pessoas foram presas acusadas de desviar dinheiro pela internet. Entre elas, está um policial civil.
Outras duas prisões foram feitas no Maranhão, cinco no Piauí e uma em Goiás. Trinta e seis mandados de prisão foram expedidos. Segundo a polícia, o grupo desviou R$ 30 milhões no ano passado e vai responder por estelionato e formação de quadrilha.

REMANEJAMENTO DOS COLETORES DE MATERIAL RECICLÁVEL DO CAMPUS

Em virtude da realização do Fórum Social Brasileiro, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (antiga SLU) solicitou o remanejamento dos Locais de Entrega Voluntária de material reciclável (LEV’s), instalados no campus Pampulha da UFMG. Por este motivo, os coletores foram recolhidos na segunda quinzena do mês de outubro, com o objetivo de serem reformados, para retornarem no início de novembro.

Entretanto, serão efetuadas algumas alterações quando da recolocação dos coletores:
– durante a realização do Fórum serão reinstalados 6 LEV’s no campus, nos seguintes locais: ICB, ICEX, Letras, IGC, Belas Artes e Praça de Serviços (quarteirão fechado entre a Praça, Biblioteca Universitária e ICB);

– o LEV instalado atualmente na rotatória da Praça de Serviços será deslocado alguns metros e ficará localizado no passeio entre a Praça de Serviços e a Fafich;

– os outros 14 LEV’s serão instalados no Mineirão, Mineirinho e Av. Fleming, locais onde também estarão acontecendo atividades relacionadas ao Fórum.

Quando do encerramento do evento, os LEV’s retornarão definitivamente ao campus. Porém, a quantidade de coletores e sua localização serão alteradas em virtude de estudo realizado no início deste ano que levantou dados sobre utilização e conservação dos equipamentos. As alterações serão divulgadas à comunidade à época.

Sugestões sobre as alterações a serem efetuadas podem ser encaminhadas através de e-mail ao endereço paw@reitoria. ufmg.br, do Programa de Administração e Gerenciamento de Resíduos Sólidos – GERESOL.

CRUZ VERMELHA ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA AÇÃO JOVEM

A Cruz Vermelha Brasileira estará recebendo inscrições, no período de 02 a 04 de dezembro, para o Programa Ação Jovem. Os pré-requisitos para inscrição são: estar cursando no mínimo a 8ª série; ter entre 15 anos e 6 meses a 16 anos e 3 meses; apresentar declaração escolar (recente, original e sem rasuras); identidade (original); CPF (original); e Carteira de Trabalho (original).

As inscrições devem ser feitas no horário de 08:30 às 11:30 e de 13:30 às 16:30, na Cruz Vermelha Brasileira, à Alameda Ezequiel Dias 427 – 3o. andar.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 41, de 10/11/1983, publicou notícias sobre a palestra de Dilma Trivelli Pimenta Sandrin no Hospital das Clínicas sobre o equipamento computacional adquirido para o HC, a participação de José Eduardo Valle Santos e Denise Spira no III SEMICRO – Seminário de Microcomputadores, a participação de Sálvia Maria de Figueiredo Moreira e Maria das Graças Santa Bárbara no curso PLANX – Planejamento financeiro, modelagem econômica empresarial, o programa de treinamento do CECOM, a entrevista de Fernando Frota Machado de Morais na seção “Um Pouco de Nós”, entre outras.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Josemar Pereira dos Santos, no dia 11 e Márcia Regina Lemos, no dia 12. E os parabéns para os ex-ceconianos: Marcelo Caetano Batista, Efigênio Vieira Ataíde e Maria Tereza Camargo Diniz França, no dia 07; Benjamin Pinto Neto, no dia 11; e Danilo Pinheiro Soares Guimarães, no dia 13.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A comemoração do aniversário de Gilmar Lima Guimarães foi realizada no dia 03 de novembro, na sala de café do 8o andar, com a participação de inúmeros ceconianos e ex-ceconianos. As fotos são de autoria da Lelé.

A mesa com os bolos e refrigerantes

O bolo de chocolate

Elza e Mário

A surpresa do Gilmar

O Parabéns prá você!

Patrícia cumprimentando o Gilmar. Ao fundo: Michele e Beth.

Gilmar e Márcio Bunte

Rafael Righi, Max, Carlos Alfeu, Gilmar e Maria Helena

Maria Helena Araújo, Gilmar, Márcio Bunte e Mário

Rafael Righi, Emerson, Márcio Viana e Max

Será que sei cortar o bolo?

Rosa ajudando Gilmar

Maria Helena e Rosa

Rubens e Patrícia

Os aniversariantes do dia 1o. de novembro: Tina e Gilmar

Elza e Gilmar

Carlos Roberto, Maria Helena Araújo, Maria Helena, Tina e Beth. Ao fundo, Rubens.