Sistemático: Edição 1181 – 13/11/2003


Notícias



ANTIGAS LISTAS INSTITUCIONAIS SÃO SUBSTITUÍDAS POR GRUPOS NOTES

Visando simplificar a comunicação entre órgãos e unidades com interesses comuns, o CECOM criou, há alguns anos, listas de endereços eletrônicos institucionais, de acordo com a área de atuação dos órgãos administrativos. Ao ser enviada uma mensagem para uma lista, todos os endereços que faziam parte da mesma recebiam esta mensagem. Foram criadas listas de diretorias de unidade acadêmicas, administrativas, departamentos acadêmicos, seções de ensino, seções de pessoal etc.

Com a implantação do Grude, foram criadas caixas de correio institucionais para substituir os antigos endereços de e-mail das unidades e órgãos da UFMG. A criação destas CCIs permitiu, também, a desativação do antigo correio eletrônico, o Hermes. Foram criados, também, grupos que agregam estas caixas institucionais, com função equivalente à das antigas listas de endereços.

Portanto, é através destes grupos que, agora, devem ser enviadas as mensagens de interesse institucional, através do cliente Notes. Para isso, basta, ao criar um novo memorando no Notes, seguir os seguintes passos:
– clicar no botão Endereçar;
– no campo “Procurar”, selecionar E-mail interno;
– no campo “Inicia com”, digitar a letra i<enter> para posicionar nos grupos institucionais (todos eles têm o nome iniciado por “i”);
– selecionar o grupo desejado e clicar em “Para”.

Outra possibilidade é acessar a página do CECOM, em www.ufmg.br/dti/cecom, e clicar na caixa “Listas Institucionais” que está localizada no lado esquerdo da página. Nas orientações sobre as listas, há uma relação com cada um dos novos grupos Notes. Clicando no nome do grupo pode-se automaticamente abrir o cliente Notes e editar o e-mail desejado.

Para verificar quais as caixas postais institucionais que fazem parte de um determinado grupo, devem ser seguidos os seguintes passos:
– usando o cliente Notes, clicar em Arquivo, Banco de Dados, Abrir;
– selecionar o servidor pipa/UFMG e banco de dados E-mail Interno;
– uma vez aberto o banco de dados E-mail Interno, selecionar visão Groups e digitar i<enter>, para encontrar os grupos de caixas de correio institucionais;
– clicar duas vezes sobre o grupo desejado.

As antigas listas institucionais, existentes no servidor listas.ufmg.br, foram desativadas desde o dia 07 de novembro/03.

CONSULTA WEB AO SISTEMA DE BIBLIOTECAS ATENDE ATÉ 28 MIL ACESSOS DIÁRIOS

Na última semana, a Divisão de Atendimento e Consultoria do CECOM realizou o levantamento quantitativo de acessos ao site da Biblioteca Universitária para consulta, via Web, ao acervo bibliográfico da UFMG, gerenciado pelo sistema VTLS. O levantamento realizado pelo funcionário Antônio Eustáquio Rodrigues, considerou as conexões num período de 30 dias (07/10/2003 a 07/11/2003) e servirá de subsídio à Pró-Reitoria de Planejamento da UFMG para comparação com o novo sistema que está sendo contratado. O pico de acessos no período, ocorrido em 22 de outubro, chegou a 28.760. O interessante é que, mesmo nos finais de semana, há uma média de 8 mil acessos, o que representa praticamente um terço da média apurada em dias úteis.

O resultado desse levantamento é apresentado no gráfico abaixo.

PROPLAN E CECOM OFERECEM TURMAS DE TREINAMENTO SOBRE O SISTEMA INA

Durante as últimas semanas, a gerente do sistema Ina, profa. Zélia Oliveira Falcão de Almeida, recebeu solicitações de usuários que desejavam ser treinados na utilização do sistema Inav2.1.

Estas solicitações foram agrupadas, sendo montadas duas turmas, que receberão treinamento nos dias 20 e 21 de novembro, próximas quinta e sexta-feira, na sala de aulas 2 do CECOM, no subsolo.

O instrutor será Maximiliano Luiz Souza Guimarães, membro da equipe desenvolvedora do sistema que contará como o apoio da profa. Zélia.

CECOM AVALIA FERRAMENTA PARA DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS WEB

A empresa Power Logic apresentou para a equipe de analistas desenvolvedores do CECOM, a sua solução para o desenvolvimento de sistemas WEB utilizando a plataforma J2EE – Java 2 Platform, Enterprise Edition. A apresentação ocorreu ontem, dia 12, na sala de aula 2 do CECOM, durante o período da tarde.

O objetivo principal foi demonstrar como esta solução – denominada jCompany – proporciona a integração e utilização de metodologia OO (Orientada a Objeto), arquitetura MVC (Model, View, Control), linguagens Java, UML e XML, e várias ferramentas open-source (frameworks), possibilitando um ambiente de alta produtividade e qualidade para o desenvolvimento, sob a plataforma J2EE, de sistemas de informação com interface WEB.

Representando a Power Logic, estiveram presentes o Sr. Paulo Alvim, diretor de tecnologia e marketing, e apresentador do evento; e o Sr. Luiz Carlos Alvarenga, gerente regional de vendas. Pelo CECOM, estiveram presentes: João Carlos Lages, Ronaldo Araújo Costa, Carlos Roberto Alves Rodrigues, Rogério Soares Pinheiro, Maximiliano Luiz Souza Guimarães, Maria Beatriz de Souza Pereira Prado, Denise Cristina de Assis Moreira, Raimundo Natalino Chaves, Mário Magalhães Lara, Gilmar Lima Guimarães, e os estagiários Thiago Gabriel Diniz e Josemar Pereira dos Santos.

EXPANDIDA A REDE INTERNA DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL LIGADA À REDE UFMG

Nos dias 07 e 12/11, técnicos da Divisão de Atendimento e Consultoria do CECOM estiveram no Museu de História Natural e Jardim Botânico para expandir e complementar a ligação do mesmo à Rede UFMG, uma vez que, por necessidade de passagem de cabeamento, apenas um equipamento da unidade havia sido ligado à rede quando da ativação da conexão contratada à Telemar.

Foram instalados conectores nos cabos e placas de rede em seis micros. Além disso, os técnicos orientaram o Agente de Informática do Museu, Jonas Rodrigues Fróis, na configuração dos equipamentos para que estes possam trabalhar em rede e na instalação do programa Lotus Notes, usado para a comunicação institucional.

Os trabalhos estiveram a cargo de Renato Machado Righi e do estagiário Diarley Rone Silva, da DAC.

CECOM CONTRATA NOVO ESTAGIÁRIO

Com a saída de Ivan Pereira Prado, do quadro de estagiários do CECOM, a Divisão de Atendimento e Consultoria selecionou para ocupar a vaga o aluno Leonardo Botelho Fagundes, do curso de Engenharia Química da UFMG. Leonardo iniciou suas atividades na DAC no dia 05 de novembro.

Leonardo em sua mesa de trabalho

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

O estagiário Vicente Joel Prates Cordeiro Valadares, da Divisão de Redes de Comunicação, pediu demissão do quadro do CECOM no dia 03 de outrubro.

Vicente entrou para o CECOM em 11 de julho de 2002, prestando serviços na DRC até a sua saída.

Vicente na DRC

CONTINUAM OS TREINAMENTOS EM INFORMÁTICA

Dando continuidade aos treinamentos em informática, preparados pelo CECOM e DRH, para funcionários da Universidade, foi encerrado no dia 11 de novembro, o treinamento sobre Word II – Turma I, que teve a participação de: Adriana Rocha França, Cleide Maria da Silva, Daniel Victor Semeão de Souza, Élvio Batista, Evair Gualberto Guimarães, Gleidson Carlos Pinto, Lucilene Rodrigues Ferreira, Maria Holanda da Silva Vaz de Melo, Maurílio Oliveira Silva e Samuel de Freitas. O instrutor foi Eugênio Pacelli Pereira de Souza.

Está em andamento o treinamento Informática Instrumental MS Word – Turma 3, iniciado no dia 03, com encerramento previsto para 21 de novembro. Estão participando do treinamento: Aguinaldo José Tito (DPFO), Albenir Sérgio Campos (Coltec), Alice Moreira dos Reis (Belas Artes), Helena Chagas Panzera (Engenharia), Luiz André de Lima (ICB), Maria Elisa de Souza Queiroz Anastácio (Engenharia), Maria Regina de Oliveira (Fafich), Neide Francisca Barbosa Reis (Engenharia), Tiago César Fernandes Moreira (Fale) e Vilma Teixeira Neves (Gabinete). O instrutor é Antônio Eustáquio Rodrigues.


Informativo



GenteWhere

Sempre tivemos notícias dele e, como um bom ex-ceconiano, não deixou de participar da comemoração do número 1000 do Sistemático, ocorrida em 1999. Leitor do jornal do CECOM, Carlos Farina, uma pessoa extremamente alegre, extrovertida, brincalhona, comunicativa e muito fácil de fazer amizades, naquele tempo, se mostrou um pouco tímido ao ser convidado para ser o entrevistado da semana.

SIST: Quando você entrou como aluno para a UFMG?
FARINA: Eu fiz o vestibular para o curso de Processamento de Dados, em dezembro de 1973 (credo !!!). Esse foi o 2º vestibular para o curso, que era em tempo integral e tinha a duração de dois anos.

SIST: Como e quando entrou para o quadro da UFMG?
FARINA: Em dezembro de 1975, fiz concurso para o Depto de Racionalização, à época dirigido pela Linda Nemer. Havia uma vaga e eu fiquei em 2º lugar, mas eles resolveram fazer duas contratações. E assim, entramos, eu e o Fernando Caldeira.
Nesses tempos, o mercado de trabalho de informática vivia tempos áureos e podíamos escolher em qual empresa trabalhar. Eu optei por ficar na UFMG, porque queria fazer Engenharia (“tinha eu que ser doutor. Afinal em Teófilo Ottoni, onde nasci, ninguém sabia o que era ou o que fazia o tal “Analista de Sistemas”).

SIST: Trabalhou em quais divisões? Lembra-se das pessoas com quem trabalhou?
FARINA: A área de processamento de dados, digo informática, da Reitoria era dividida entre o CECOM e o DR, que cuidava da parte administrativa. E eu fui trabalhar na área de pessoal.
Acho que lembro a escalação completa do DR, no 8º andar, à época:
Alceni, Alembert, Nilza, Laura e Vânia.
Fred, Paulo José, Rômulo, César e Selme
Maricota, Dedé e Seu Zé Arcênio.
O técnico, como já disse, era a Linda.
Depois, vieram muitas outras formações, mas seria impossível enumerá-las.

SIST: Quais os sistemas em que esteve envolvido? Qual foi o melhor trabalho?
FARINA: Iniciei minha carreira entre bytes, cartões perfurados e alguns equipamentos impensáveis, tais como: um IBM 360/40 com inacreditáveis 64K de memória, disco removível de 1 Mega, 2 unidades de fita, perfuradora/classificadora/interpreta-dora de cartão, coisas que quem não viu, tem todo o direito de duvidar da existência.
Todo este parque tecnológico era vigiado por um exército de operadores, chefes de setor, pessoal de suporte, sempre preocupados em manter os analistas de desenvolvimento o mais longe possível da máquina (aliás, essa relação suporte X desenvolvimento ainda hoje conserva resquícios dessa era).
Sempre trabalhei com os sistemas administrativos e durante todo o tempo com o Depto. de Pessoal.
Uma fase muito interessante foi quando estávamos migrando o sistema de pagamento, que o Ângelo estava desenvolvendo, para o Burroughs, e durante um tempo tivemos que rodar os programas no equipamento da prefeitura, na Av. Afonso Pena.
Todos os meses nos deslocávamos vá-rias vezes até o centro da cidade carregando toda uma tralha (caixas de cartões, discos, fitas), para rodar o sistema.

SIST: Como era a turma do CECOM? Quem fazia parte desta turma?
FARINA: Como disse, eu comecei a trabalhar no DR e o CECOM funcionava em outro local, acho que no 5º andar. Depois, os dois órgãos se fundiram e tive como contemporâneas algumas pessoas que ainda estão na ativa, como o Hélio Teixeira, Lurdinha, Gilmar, Adyr e outros que já não sei por onde andam, tais como o Tuedes, Gecomob, Alcir. É difícil falar das pessoas, porque sempre esquecemos alguém e já são muitos anos.

SIST: Quais são as lembranças dessa época?
FARINA: As recordações desses tempos são várias, afinal o primeiro emprego e principalmente o primeiro salário a gente também não esquece. O que me vem de imediato à memória é o ambiente absolutamente tran-quilo do campus, com muita área verde, mais parecido com uma fazenda. Ainda hoje gosto de passear por aí.
Outra coisa era o ambiente de trabalho, muito informal e, devido à proximidade com o meio estudantil, politicamente efervescente. Além do mais, havia a proximidade com o CEU, onde podíamos, vez por outra, aproveitar a piscina e o futebol.
Outra coisa que eu gostava muito eram os campeonatos de futebol. A UFMG promovia campeonatos entre as unidades e os jogos se realizavam nos campos do Centro Pedagógico e do CEU. Aliás, um dia desses saiu uma foto de um antigo time do CECOM no Sistemático. A foto circulou aqui na CEMIG, via Internet, e era oferecido um prêmio a quem conseguisse me identificar. Eu estava escondido atrás de uma vasta cabeleira e uma imensa barba, absolutamente 77/78, e ninguém me achou.
Observação: a Clarice, minha filha, disse que eu melhorei muito, apesar da velha e boa cabeleira ter se perdido no tempo.
Havia também as incontáveis saídas para beber cerveja, sempre capitaneadas pelo Dom Alfredo (Fred), que sempre tinha um bar diferente para nos apresentar. E olhe que BH tinha poucas opções. Íamos muito ao bar do irmão da Maricota, no teatro Marília. Acho que dessa época vem o início da minha vida etílica.
Em 1977, comecei a fazer Engenharia Civil na UFMG, porém não cheguei a concluir o curso.

SIST: Quando saiu do CECOM? Foi para onde?
FARINA: Fiquei na UFMG até 1981. Acho que a última pessoa com quem trabalhei foi o Gilmar. À essa época, aquela turma inicial já havia se dispersado, uns em função de reestruturações no departamento, outros saíram para outras empresas. E eu também resolvi mudar de ares.
Alguém me falou sobre uma vaga na CEMIG. Telefonei, marquei entrevista, fiz os exames de praxe e estou aqui até hoje.

SIST: Na Cemig, você trabalha em qual área? Como é trabalhar na Cemig?
FARINA: Trabalhando ainda com os sistemas administrativos, especialmente os voltados para a área de RH. Vai ver, eu gosto dessa coisa. Na verdade, o que me atrai na informática é a possibilidade de alterar a rotina de trabalho das pessoas, das empresas, através da aplicação de novos métodos, novas tecnologias e a possibilidade de sempre vislumbrar coisas novas, embora é claro que a profissão tenha perdido completamente o glamour de antanho.
Com a implantação do SAP R/3 na CEMIG, vim a trabalhar na equipe funcional e, conquanto o nosso espaço para desenvolvimento seja limitado à ferramenta, às vezes é instigante descobrir soluções dentro do intricado pensamento alheio .

SIST: Saindo um pouco do trabalho, como está a sua vida lá fora? O que mais gosta de fazer?
FARINA: Fora do trabalho, continuo torcendo, ainda, pelo Glorioso Botafogo. Dizem os engraçadinhos que estamos registrados no IBAMA, pelo risco de extinção. Gosto muito de uma cerveja regada com uma boa conversa, adoro música. Uma das minhas frustrações é não tocar, decentemente, o violão. Gosto de tudo um pouco, embora não aguente discutir nada detalhadamente. Dizem que é o meu lado geminiano.
Com a vida caminhando, a gente passa a se interessar por coisas novas: há algum tempo pratico o yôga e passei a me interessar por outras formas de filosofia, como forma de buscar o auto-conhecimento e tentar viver de forma mais harmoniosa e saudável.
Bem, não poderia deixar de mencionar que a minha passagem pela UFMG deixou algo muito importante para me acompanhar por esta e por outras vidas, a Clarice.

SIST: Tem algum recado para o pessoal do CECOM?
FARINA: Ao pessoal do CECOM, especialmente para o Hélio, Adyr, Zé Maria Bessa, Gilmar, Aldinha, Lelé, Lurdinha, quem mais ???, um grande abraço.

Enviamos, também um grande abraço para o Farina, agradecendo toda a atenção com que recebeu O Sistemático. Foi muito bom contar para todos onde e como ele se encontra.

NOTÍCIA DO GLOBO ON-LINE

BC alerta para falso e-mail que pede confirmação de dados bancários (Valor Online, 10/11/2003) – O Banco Central (BC) alerta para um falso e-mail, em circulação desde sábado, que pede confirmação de cadastro dos clientes do Banco do Brasil, Itaú, Caixa Econômica Federal e do Banco Real. João Antonio Fleury, diretor de administração do BC, informou que a Polícia Federal já está no caso e esclareceu que a autoridade monetária “jamais envia e-mails diretamente a correntistas e usuários do Sistema Financeiro Nacional”.

Fleury disse que esta é a primeira vez que se usa o nome do BC para esse tipo de fraude, que pode ser caracterizada como crime de falsidade ideológica e ainda se enquadrada na lei do colarinho branco, que prevê punições para quaisquer crimes contra o sistema financeiro.

A fraude foi descoberta porque o e-mail foi recebido por alguns funcionários do BC. Bem estruturado, o texto cita legislação, diz que é um informe do Banco Central do Brasil nº 65789 e fala da necessidade de recadastra-mento de correntistas dos quatro bancos para evitar fraudes virtuais.

O texto é assinado por “Augusto de Lima Simões” como gerente operacional do BC, cargo que sequer existe no BC, e com e-mail gerência@bancocentral.gov.br, quando o endereço verdadeiro termina com bcb.gov.br.

Veja, abaixo, a fraude espalhada pela web e atribuída ao Banco Central:

Mensagem Urgente do Banco Central para Você – Leia com atenção: De acordo com as novas leis de internet banking, reproduzidas no diário oficial de 29 de agosto de 2003 ( www.in.gov.br ), fica expresso que todos os cadastros bancários devem ser repassados para a receita federal anualmente, com o fim de evitar que continuem ocorrendo diversos tipos de fraudes virtuais. Essa nova exigência federal, associada ao nosso novo sistema, reduzirá drasticamente o número de fraudes virtuais em nosso país, onde infelizmente, a falta de legislação adequada faz com que haja uma proliferação desenfreada de ataques virtuais com o fim de roubo de senhas. Atendendo aos pedidos de centenas de clientes que foram vítimas de ataque virtual, criamos um novo sistema de acesso onde oferecemos sigilo, segurança e eficiência para você.Portanto para que nosso novo sistema anti-fraudes esteja 100% operacional, necessitamos que você, prezado cliente, apenas insira seus dados, como de costume, no site do seu banco:
http://www.bb.com.br
http://www.itau.com.br
http://www.caixa.gov.br
http://www.bancoreal.com.br
Atenção: recadastrando seus dados, você estará automaticamente concordando com as novas exigências do Conselho Nacional de Segurança e Privacidade Online. Fique atento, pois os cadastros antigos estarão sujeitos a prescrição. Esperamos sua colaboração e compreensão. Atenciosamente, Augusto de Lima Simões – Gerente Operacional – Banco Central do Brasil – www.bancocentral.gov.br.”

CAMPANHA

O Grupo de Estudos e Fraternidade Irmão Carmélio – GEFIC -, que está fazendo uma campanha de arrecadação de sabonetes para os Hospitais Mário Pena (Infantil) e São Francisco, agradece a todas as pessoas que entregaram suas contribuições na Redação de O Sistemático.

Lelé e Naná agradecem à Beth, Alda, Tina, Denise, Márcia e Haroldo.

CLASSIFICADO

As festas de final de ano estão chegando e com elas a procura de um local para eventos. Procure o Clubinho do Cláudio, localizado na Enseada das Garças, região da Pampulha. O local é alugado para eventos, aniversários, churrascos, confraternização de empresas. O Clubinho tem uma área de 3000m2, piscina (adulto/infantil), quadras de peteca, vôlei, futsal, society, play-ground, sauna, berçário, salão de festas com churrasqueira, cozinha completa. Conheça o local no enderço www.clickfotos.net e coloque o código 1029.

Informações com Claúdio, Av. Francisco Negrão de Lima no 77, telefone 3496-1590.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 42, de 17/11/1983, publicou notícias sobre a participação de Maria Miriam Arruda Salvador no 21o. ENACUB – Encontro Nacional do Clube de Usuários Burroughs, a apuração dos Concursos Públicos da UFMG, seminários da Compucenter, o programa de treinamento do CECOM, a entrevista de Maria Aparecida Faria (Nina) na seção “Um Pouco de Nós”, entre outras. A notícia que se destacou foi:

CURSO DE LINC EM SÃO PAULO
José Eduardo Valle Santos, chefe da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas, e Adriana Maria Cunha Melo Figueiredo, da Divisão de Tecnologia e Suporte, vão participar, de 21 de novembro a 02 de dezembro, do curso LINC – Logic Information Network, em São Paulo.
O convite para participação no curso foi feito pela Burroughs, atendendo a uma solicitação do CECOM por ocasião da palestra realizada na UFMG no mês de setembro, sobre o LINC, por Ney Kurtz, do Depto. de Marketing.



Eventos



FESTA DE NATAL DO CECOM

Os preparativos para a Festa de Natal dos funcionários do CECOM continuam em andamento. A data já foi marcada, sendo escolhido o dia 18 de dezembro para a realização do churrasco de confraternização dos funcionários. O local foi definido, sendo o mesmo em que aconteceu a festa de Natal do ano passado.

Agora, será passada a lista de adesão e a contribuição de cada participante será recolhida até o dia 04 de dezembro.

A Comissão Organizadora da festa solicita aos interessados que confirmem a presença o mais rápido possível.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os aniversariantes da semana: Fernando Frota Machado de Morais, no dia 18 e Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, no dia 20. Os parabéns para os ex-ceconianos: Danilo Pinheiro Soares Guimarães, hoje, dia 13; Cyntia Guimarães de Carvalho, no dia 14; Valmir Costa Cruz, no dia 15; Marco Túlio da Silva, no dia 16; Maria Cristina Lima Borges, no dia 18; Solange Guimarães e Renato Mintz, no dia 19.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A edição número 1000 de O Sistemático saiu no dia 02 de setembro de 1999. Para comemorar a façanha, o CECOM conseguiu reunir, no dia 03 de setembro, funcionários, ex-funcionários e convidados para um encontro no Mezanino do Restaurante da Praça de Serviços do Campus Pampulha. Muitos ex-ceconianos atenderam ao convite, vindos de outros estados e até flores encomendadas do Canadá, pela Dilma, chegaram para enfeitar o local do encontro.

Foi o primeiro encontro de ceconianos e ex-ceconianos. E foi um sucesso! A alegria de rever tantos ex-colegas valeu para todos. E não se cansavam de perguntar quando seria realizado outro encontro daquele porte!

O álbum de fotos do encontro se encontra na Redação do Sistemático e são tantas as fotos que foi difícil selecionar as primeiras para serem publicadas no Sistemático.

As fotos são de autoria de Renato Righi.

Adriana, Elizângela e Adeise recepcionaram os convidados, vendo-se Rômulo e, ao fundo, Edu.

A comissão de frente, Lelé, Xina e Carlos Alfeu, dando as boas vindas aos convidados, aparecendo Leão e, ao fundo, Mário Terenzi.

Eliane Pawlowski, prof. Márcio Bunte e profa. Vera Lúcia Menezes

Clélia, Carlos Alfeu, Xina e Mariângela

Lurdinha e Clélia

Cyntia e Sálvia

Lelé e Maria Tereza

Maria Alice e Carlos

A foto ofcial do encontro