Sistemático: Edição 1182 – 20/11/2003


Notícias



COMEÇAM A APARECER OS RESULTADOS DO CTINFRA03/2001

Paulo Lessa*

A ATI e a PROPLAN, juntas, estão executando o projeto CTInfra03/2001 que visa a melhoria da infra-estrutura de pesquisa da UFMG.

O projeto é constituído de três grupos principais de ações: infra-estrutura das bibliotecas, geração emergencial de energia elétrica e redes de informação e telecomunicações.

No grupo de infra-estrutura das bibliotecas, já foi reformado o telhado da Biblioteca Universitária e definida a migração do atual sistema de controle de acervo VTLS para o Pergamum. Este sistema, além de ser de produção nacional, possui mais recursos e oferece maior interatividade entre os usuários e o sistema, possibilitando entre outras vantagens, renovações e reservas de livros on-line.

Hoje, as bibliotecas têm à disposição dos usuários 96 pontos de acesso ao sistema. Com a aquisição de 100 novos computadores e remanejamento e melhorias realizadas em outros 66, o sistema será ampliado para 262 pontos de acesso. Além destes, já foram adquiridos 67 novos computadores para os bibliotecários trabalharem com o novo sistema.

Também estão sendo adquiridos switches, mini impressoras de recibos e coletores de dados, que facilitarão o uso do sistema por toda a comunidade. Ainda dentro deste grupo de ação, a ATI e a PROPLAN prometem a aquisição de sistemas de proteção do acervo para as bibliotecas da UFMG, garantindo assim, a proteção de nosso acervo.

Outra ação de impacto junto à comunidade é a aquisição de um gerador de energia elétrica para o ICB e a construção de uma linha de energia emergencial, chamada Linha Azul, que abastecerá os equipamentos cuja falta de energia pode prejudicar pesquisas que deles dependem. O projeto elétrico, o arquitetônico e o estrutural já estão prontos e a licitação deverá ser aberta ainda em novembro para a execução dos mesmos e a aquisição do gerador.

O terceiro grupo de ações é na área de redes de informação e telecomunicações.
Foram adquiridos nove servidores e uma unidade de backup para o projeto GRUDE do LCC, viabilizando a extensão do Grude a toda a comunidade, melhorando o serviço e sua confiabilidade. Desta forma, dentre outros benefícios, as unidades remotas possuem agora servidores do Grude locais, com replicação nos servidores do LCC e backup de seus dados.

Já foram executados projetos de criação de backbone vertical nas unidades IGC, Veterinária, Hospital Veterinário, Educação Física, Medicina e Arquitetura, com a instalação de racks e a passagem de cabos UTP e fibras óticas interligando-os, criando assim ambiente favorável à melhoria da rede de cada uma destas unidades.

Estão sendo elaborados projetos semelhantes em mais algumas unidades. Já foram executados pequenos serviços de passagem de fibras óticas no ICEX, FAFICH, ECI, FALE e BU para a melhoria da estrutura atual de suas redes.

A melhoria da rede da UFMG, como um todo, também está sendo tratada dentro do CTInfra03/2001. Estão sendo estudadas soluções gigabit para a rede interna do Campus Pampulha e a troca dos ativos de rede de 10Mbits por novos switches 100Mbits.

Também estão sendo estudadas diversas tecnologias para o aumento da velocidade de transmissão das unidades remotas da UFMG ao Campus Pampulha.

Em breve, a ATI e a PROPLAN divulgarão novas notícias sobre as tecnologias a serem adotadas.

(*) Analista de Sistemas e consultor encarregado da implantação dos projetos CTInfra.

FAE MIGRA DE WINDOWS NT PARA LINUX

O CECOM, através da DRC e DAC, apoiou a FAE na migração de seu servidor de e-mail do sistema operacional Windows NT para Linux. Devido a um problema no disco do servidor Windows, o servidor da FAE saiu do ar. A equipe de suporte local, formada por Wilton Soares Ribeiro e Alessandro Athouguia Rocha, não conseguiu recuperar o Windows e solicitou apoio à DRC.

Como o CECOM não oferece suporte ao Windows em servidores, foi definida a mudança do sistema para Linux, com o pacote SAMBA realizando as funções de autenticação de usuários.

O novo sistema foi instalado por Aline Serrão De Filippo, Heitor Motta Belisário de Moraes, Leandro Souza Costa e Rodrigo Fontes Ribeiro, da equipe de estagiários da DRC. O pacote SAMBA foi configurado por Emerson Henrique Kfuri Pereira, estagiário da DAC.

Na sexta-feira, dia 07 de novembro, o novo servidor foi ativado, realizando as funções de servidor de e-mail, com antivírus integrado e autenticação de usuários.

Não foi possível realizar a migração das contas dos usuários, que foram recriadas a partir das caixas de correio existentes. Todas as mensagens arquivadas no sistema NT foram recuperadas e movidas para o sistema de correio utilizado no Linux.

ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROMOVE ENCONTRO DE PESQUISA

A Escola de Ciência da Informação da UFMG promoveu, de 10 a 14 de novembro, o V Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (V ENANCIB). O encontro na UFMG deu prosseguimento ao trabalho que vem sendo realizado desde o I ENANCIB, de apresentar e discutir a pesquisa em Ciência da Informação que se produz no Brasil, de discutir e refletir sobre os rumos dessa pesquisa.

Aleixina Maria Lopes Andalécio, diretora da Divisão de Atendimento e Consultoria, e aluna do curso de pós-graduação em Ciência da Informação, esteve presente, participando de toda a programação do encontro.

Na mesma fila, da esquerda para a direita: profa. Carolina Saliba, profa. Ana Maria Cardoso, Lucinéia Maria Bicalho (IEAT) e Aleixina.

GRUPOS NOTES SÃO REPLICADOS EM VÁRIOS SERVIDORES

Na orientação da notícia Antigas Listas Institucionais são substituídas por Grupos Notes, publicada na edição de O Sistemático 1181, de 13/11/2003, cabe uma alteração. Onde se diz para selecionar o servidor pipa/UFMG, pode-se selecionar qualquer um dos servidores de correio do Grude, uma vez que o banco de dados E-mail interno é replicado em todos eles.

Os servidores de correio do Grude são: bambu/UFMG, barbela/UFMG, carretel/UFMG, estilao/UFMG, papagaio/UFMG, pipa/UFMG, rabiola/UFMG, taquara/UFMG.

DRC REALIZA BATE-PAPO TÉCNICO SOBRE MIGRAÇÃO DE SISTEMA DA FAE

A DRC realizou, na última sexta-feira, dia 14 de novembro, um bate-papo técnico a respeito da migração do servidor de autenticação e e-mail da FAE, realizada na semana anterior. O evento foi realizado na sala de aulas 2 do CECOM e contou com a participação da equipe que fez a migração.

A apresentação mais importante foi feita por Emerson Kfuri Pereira, da DAC, que foi o encarregado da configuração do pacote SAMBA.

Estavam presentes Aleixina Maria Lopes Andalécio, Antônio Eustáquio Rodrigues, Emerson Henrique Kfuri Pereira e Márcio da Costa Viana, da DAC, Adyr Rodrigues Nascimento, Aline Serrão De Filippo, Fernando Frota Machado de Morais, Heitor Motta Belisario de Moraes, Leandro Souza Costa, Luciana Fujii Pontelo e Rodrigo Fontes Ribeiro, da DRC, Alessandro Athouguia Rocha, da FAE, Felipe de Castro Louback Rocha e Giovane Librelon de Souza, do CRC/DCC.

CECOM CONTRATA NOVA ESTAGIÁRIA

Com a saída de Vicente Joel Prates Cordeiro Valadares do quadro de estagiários do CECOM, a Divisão de Redes de Comunicação selecionou para ocupar a vaga a aluna Luciana Fujii Pontelo, do curso de Ciência da Computação da UFMG.

Luciana iniciou suas atividades na DRC no dia 14 de novembro.

Luciana na sala da Divisão de Redes de Comunicação, no subsolo.


Informativo



DEFINIDO RECESSO DE FINAL DE ANO
A UFMG vai funcionar em regime de revezamento nas semanas de comemoração das Festas de Final de Ano (Natal e Ano Novo). As duas semanas comemorativas incluirão os períodos de:

– primeira: de 22 a 26 de dezembro de 2003;
– segunda: de 29 de dezembro de 2003 a 02 de janeiro de 2004.

As instruções que normatizam este recesso foram repassadas pela ProRH a todas as unidades e órgãos da Universidade.


FUNCIONÁRIOS RECEBEM QUESTIONÄRIO SOBRE SEGURIDADE SOCIAL

O Departamento de Administração Pessoal repassou para todos os funcionários da UFMG um questionário sobre Seguridade Social, que foi enviado pela Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O questionário tem como objetivo realizar um censo sobre as questões relativas à saúde do servidor.

No CECOM, o formulário devidamente preenchido deverá ser entregue na Secretaria da DAA até o dia 24/11/03.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Na página Toy Camera (http://www.toycamera.com) você encontrará imagens feitas por fotógrafos profissionais dos mais variados países. Além disso, vai premiar as melhores fotos tiradas no dia 25 de outubro, o que eles chamam de World Toy Camera Day. Cada participante só pode enviar uma foto, que deve ter 400 pixels e vir junto com informações sobre a câmera usada e onde a foto foi tirada. Você também pode votar nos trabalhos apresentados. Não perca tempo e mande a sua foto também. (Site em Inglês)

Canal Pop (http://www.canalpop.com.br) é o verdadeiro canal. Você fica por dentro de tudo que rola e vê, principalmente, novidades dos artistas que não saem das rádios e das paradas de videoclipes. A página conta também com um banco de dados, ainda não muito completo, com informações de artistas de A a Z.

– A parceria com Kviar Music permite oferecer uma estação de rádio com o nome da banda ou do selo, de maneira que quando o público entrar no portal, poderá sintonizar a estação em qualquer página do mesmo. O portal atinge em média 180 mil páginas/mês, e possui uma newsletter semanal com 52 mil pessoas cadastradas na Web, que é o Jornal das Gravadoras, com alguns dos últimos lançamentos do mercado fonográfico. O endereço é: http://www.jornaldasgravadoras.com.br.

– É fato que muitas vezes produções voltadas principalmente para um público mais infantil sempre deixam claro que lado da história seria o bem e que lado seria o mal. E também é verdade que produções para públicos mais amadurecidos tendem a ser narrativas mais complexas e profundas, e a linha entre o bem e o mal não fica claramente traçada, isso sem falar em quando esta linha inexiste por completo. Você certamente já ouviu falar de Disney, Hannah Barbera, Walter Lantz e outros. Mas você, por um acaso, conhece algum animador brasileiro? Visite http://www.popmidia.com.br/.

– Para quem já tem experiência em desenvolver páginas para Web ou mesmo para quem ainda está começando, o Scriptbrasil (http://www.scriptbrasil.com.br/) oferece um ótimo material de apoio, que inclui diversos scripts prontos em ASP, ASP.Net, PHP, CGI, Flash, DHTML, Cold Fusion, JavaScript e outras linguagens, cursos on line e apostilas para download. O vasto conteúdo se distribui também pelos sub portais sobre PHP, ASP.net, Dreamweaver, ColdFusion, Flash, Fireworks, VB.net e Delphi.

– Um programa gratuito, que permite criar e observar modelos e imagens em 3D, é o DesignWorkshop Lite. Com ele, você pode passear pelos modelos tridimensionais de prédios famosos, disponíveis no The Great Buildings Collection, que traz as principais obras arquitetônicas do mundo em 3D, incluindo o Taj Mahal, o Museu do Louvre, Stonehege, a Ópera de Sidney, A Alhambra em Granada, o Partenon, a Catedral de St. Paul, o Rockfeller Center, a Catedral de Notre Dame e muito mais. vá até http://www.artifice.com/free/dw_lite.html.

– Totalmente em Português, o Vacamarela (http://www.vacamarela.com.br/), página infantil, tem diversas historinhas (desenhos animados em Flash) que podem ser baixadas ou assistidas on line. As crianças também podem se divertir com dezenas de joguinhos, enviar cartões virtuais e baixar papéis de parede e protetores de tela para o computador.

– A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP (http://www.cplp.org/), criada em 1996, promove a cooperação entre seus membros (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e o desenvolvimento dos seus povos, reforçando a presença desses países no cenário internacional. A CPLP também possui projetos de promoção e difusão da língua portuguesa.

– No endereço http://www.oeconomista.com/wm/index.php você vai encontrar informações diárias sobre Economia, Administração e Política, além de um vasto material acadêmico de apoio a estudantes, professores e leigos, com notícias e artigos sobre temas ligados ao nosso dia-a-dia.

– Uma dica super legal enviada por Wagner Resende Alves, da Escola de Ciência da Informação da UFMG, é a página da União de Criadores e Selecionadores do Fila Brasileiro Boiadeiro de Minas Gerais – doravante denominada UNIFILA, que é uma associação de pessoas com vistas a criação, preservação, seleção e aprimoramento da raça canina Fila Brasileiro Boiadeiro. A UNIFILA é uma entidade civil sem fins lucrativos, com sede e foro em Belo Horizonte-MG. Não perca a oportunidade e confira em http://www.unifila.org.br/.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, na primeira quinzena de novembro, as seguintes notícias:

Dedos vão virar fone de ouvido para celular? (06/11/2003) – Até parece 1º de abril, mas é o que promete a japonesa NTT DoCoMo: os usuários de seu novo relógio/celular poderão usar os dedos da mão no lugar do fone de ouvido.
Segundo o site da BBC, o novo telefone de pulso da NTT – que recebeu o nome de Finger Whisper – é uma espécie de munhequeira com microfone capaz de converter os sons de uma conversação em vibrações que podem ser ouvidas quando o dedo é colocado na orelha. Para atender ao telefone, diz a matéria, o usuário deverá encostar o dedo indicador ao polegar e depois levar o indicador ao ouvido. Tocar o polegar novamente terminaria a ligação. E as chamadas seriam feitas por comando de voz.
A BBC diz que ainda não há previsão para o aparelho, desenvolvido pelo Media Computing Laboratory da NTT DoCoMo, chegar ao mercado.
Uma busca no site em inglês da operadora não revela nada sobre o aparelho – não há nenhum resultado para Finger Whisper. Mas há uma vaga referência sobre o assunto no item “Toward dreamlike innovations” da página de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia

Google leva ferramenta de busca para o desktop (07/11/2003) – Google Deskbar é a nova ferramenta da Google que leva a busca para o desktop do Windows – ou seja, não precisa mais abrir o browser web para fazer uma pesquisa.
Depois de instalado, o programa aparece na barra de aplicativos do Windows. Quando o internauta faz uma busca, digitando as palavras-chave na Deskbar, o programa abre uma espécie de minibrowser em cima dos aplicativos que estão em uso no momento. Essa janela fecha sozinha automaticamente após alguns instantes.
Outra funcionalidade da Google Deskbar é que o usuário pode criar várias teclas de atalho para acessar os serviços do Google, como o Froogle, o News ou o Google Images. Um destes atalhos – Crtl+Alt+G – já vem configurado, para acessar a ferramenta de busca a partir de qualquer aplicativo do Windows – por exemplo: se você estiver no Word e quiser fazer uma pesquisa sobre uma palavra que digitou, basta usar as teclas de atalho que a Deskbar apresenta os resultados da busca.

O vírus de computador fez 20 anos (11/11/2003) – Eles não são populares, no sentido positivo da palavra, mas são comuns além da conta e vivem causando problemas aos usuários de computadores. E, ontem, completaram 20 de existência.
Em 10 de novembro de 1983, o então estudante americano Fred Cohen, da Universidade do Sul da Califórnia, criou o primeiro vírus documentado da história da tecnologia, como parte de uma experiência sobre segurança de computadores.
Hoje, lembra a BBC, existem quase 60 mil vírus e vermes – e a ameaça nunca pára de crescer.
A data é considerada a oficial porque Cohen foi o primeiro a demonstrar, na prática, como um vírus poderia prejudicar o funcionamento da máquina – antes, existiam apenas estudos sobre o potencial destes programas malignos. Nas palavras do PhD, “vírus é um programa capaz de infectar outros programas, modificando-os para incluir uma versão de si mesmo”.
Segundo a BBC, o vírus de Cohen foi inserido em um programa gráfico, o VD, que rodava em um minicomputador Vax. Uma vez dentro do VD, o vírus então usou as permissões de usuário para olhar outras coisas instaladas no Vax e se espalhar pelo sistema. Nos testes da época, o vírus levou o tempo mínimo de cinco minutos e o máximo de uma hora para completar a operação.
O estudo causou tanto espanto na comunidade acadêmica, diz a BBC, que novos testes semelhantes foram proibidos. Mesmo assim, Cohen conseguiu demonstrar como um vírus semelhante ao original atuava em outros sistemas. Na época, o cientista escreveu que estes programas “podem se espalhar pelas redes de computadores da mesma forma como se espalham por uma máquina, e representam assim uma ameaça freqüente e razoavelmente imediata para muitos dos sistemas atuais”.
O primeiro vírus a infectar os PCs ficou conhecido como Brain, que nasceu no Paquistão em 1986 e, aparentemente, servia para que seu criador monitorasse a pirataria dos programas de computador por ele desenvolvidos. Logo em seguida apareceram o Lehigh, o Jerusalém, o Cascade e o Miami – todos eram raros e se propagavam apenas via disquete, um processo que podia demorar anos. Hoje, graças à internet, em minutos os vírus e vermes são capazes de causar um bom estrago ao redor do mundo.
O Melissa, de março de 1999, foi outro marco da história virótica, por ter sido o primeiro a combinar um vírus de macro com um verme que se auto-espalhava, via Outlook, para as outras vítimas.

IBM quer Linux nos desktops (13/11/2003) – Na contramão da Red Hat, que na semana passada anunciou que não oferecerá mais suporte para sua versão do Linux para usuários finais, a IBM decidiu defender o uso do sistema operacional livre nos desktops.
Esta semana, o presidente da divisão de Global Services da IBM, Sam Docknevich, anunciou, durante a primeira conferência Desktop Linux Consortium, que o Linux está pronto sim para os PCs. Segundo o site TheRegister, a afirmação de Docknevich pode querer dizer também que a IBM talvez já esteja pronta para oferecer serviços de apoio e suporte ao uso do Linux em desktops – uma garantia a mais para os usuários, com certeza.
Docknevich disse que a perspectiva de crescimento anual para o mercado Linux é de 44%. Hoje, 14 mil funcionários da IBM usam o sistema operacional em suas máquinas.

MCI coloca Embratel à venda (13/11/2003) – A MCI anunciou nesta quarta-feira a intenção de vender sua participação na Embratel Participações, que detém o controle da maior operadora de longa distância do país.
A empresa americana detém 51,79% do capital votante e 19,26% das ações preferenciais da Embratel. A intenção da companhia, que estava em concordata até o mês passado, é vender alguns ativos antes de sair do processo de falência. “A venda irá permitir que as duas empresas se concentrem nas oportunidades estratégicas mais alinhadas com as atividades de cada uma”, disse o vice-presidente executivo de Desenvolvimento e Estratégia Corporativa da MCI, Jonathan Crane, em comunicado divulgado nos Estados Unidos.
Em 1998, a MCI pagou 2,26 bilhões de dólares pelo controle da operadora. No fim de outubro, a Embratel anunciou um lucro líquido de 154,539 milhões nos primeiros meses do ano.

UFMG VAI REALIZAR ELEIÇÕES DE REPRESENTANTES NOS CONSELHOS

A UFMG vai realizar, no dia 17 de dezembro de 2003 (quarta-feira) e, excepcionalmente, no Hospital das Clínicas, também no dia 16 de dezembro de 2003 (terça-feira), eleições de representantes titulares e suplentes dos seguintes Órgãos e Comissões:

– Conselho Universitário: dois representantes dos Servidores Técnicos e Administrativos.

– Conselho de Curadores: dois representantes dos Servidores Docentes e um representante dos Servidores Técnicos e Administrativos.

– Conselho de Diretores: um representante dos Servidores Técnicos e Administrativos.

– Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD: um representante dos Professores Titulares (titular e suplente), com mandato de 3 (três) anos e um representante (suplente), com mandato até 8 setembro de 2004; dois representantes dos Professores Adjuntos (titulares e suplentes), com mandato de 3 (três) anos; um representante dos Professores Assistentes (suplente), com mandato até o dia 29 de dezembro de 2005; dois representantes dos Professores Auxiliares (titulares e suplentes), com mandato de 3 (três) anos; um representante dos Professores da Carreira de Magistério de I e II Graus (titular e suplente), com mandato de 3 (três) anos.

– Comissão Permanente de Pessoal Técnico-Administrativo – CPPTA: um representante dos Servidores Técnicos e Administrativos do grupo Nível Superior – NS; um representante dos Servidores Técnicos e Administrativos do grupo Nível Médio – NM; um representante dos Servidores Técnicos e Administrativos do grupo Nível Auxiliar – NA, todos com mandato de 2 (dois) anos.

– Conselho Diretor da moradia universitária: um representante dos Servidores Técnicos e Administrativos; um representante dos Moradores da Moradia Universitária, todos com mandato de 01 (um) ano.

As eleições serão coordenadas pela Comissão Eleitoral Central – CEC, e os candidatos deverão fazer sua inscrição na Coordenadoria de Assuntos Comunitários – CAC, no prédio da Biblioteca Universitária, de 9:00 às 17:00, no período de 24 a 28 de novembro de 2003.

A CEC divulgará os resultados dessas eleições até as 17 horas do dia 29 de dezembro de 2003.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 43, de 24/11/1983, publicou notícias sobre a primeira edição do Informático (jornal do Setor de Apoio ao Usuário), programa de treinamento do CECOM, visita ao CECOM, palestra na Sucesu-MG, as saídas das programadoras Helen Lan Kwai Wah e Rosana de Melo Faria, a entrevista de Hélio Yoshida na seção “Um Pouco de Nós”, entre outras. A notícia que se destacou foi:

COMISSÃO DE INFORMÁTICA
Conforme o Boletim Informativo da Reitoria no. 520, de 18/11/1983, o Reitor designou os seguintes membros para integrarem a Comissão de Informática da UFMG, criada através da Portaria no 1757/83: prof. Márcio Quintão Moreno, Pró-Reitor de Administração; prof. Marcelo Parizzi, representante da Pró-Reitoria de Planejamento; prof. Manoel Lopes de Siqueira, Diretor do Laboratório de Computação Científica; especialista Maria Miriam Arruda Salvador, Diretora Geral do Centro de Computação; prof. Wilson de Pádua Paula Filho (presidente), representando o Instituto de Ciências Exatas; e prof. Evando Mirra de Paula e Silva, representante da Escola de Engenharia. O representante dos usuários será indicado pela própria comissão.



Eventos



FESTA DE NATAL DO CECOM

Os preparativos para a Festa de Natal dos funcionários do CECOM estão em andamento. A lista de adesão da festa já está sendo passada, sendo solicitada a confirmação da presença o mais rápido possível. A contribuição de cada participante será recolhida no dia 04 de dezembro.

A festa está marcada para o dia 18 de dezembro com um churrasco de confraternização. O local já foi definido, sendo o mesmo do ano passado. Mesmo assim, na semana da festa, será distribuído o mapa.

Enquanto isso, estão sendo preparados os enfeites para o 8o. andar e parte do subsolo. Como tem acontecido nos últimos anos, a área ocupada pela DCP é toda enfeitada pela Elza, que prepara o espaço no final do mês de novembro.

Todas as informações sobre a festa serão comunicadas através do Sistemático.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Luiz Eugênio de Almeida Oliveira (Leão), hoje, dia 20; e Igor Campos Leal, no dia 22. E os parabéns para Luiz Carlos de Athayde Júnior (Squadra), hoje, dia 20; e para os ex-ceconianos: José Monteiro da Mata (DCC), no dia 22; Alex Alves de Souza e Nei Renato Koetz, no dia 24; Paulo César de Oliveira e José Lopes de Siqueira Neto, no dia 25; Lino Alves Campolina, no dia 26; e Frederico Torres Fonseca, no dia 27.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Nesta edição, O Sistemático publica mais uma série de fotos tiradas durante a comemoração da sua edição 1000, realizada no dia 03 de setembro de 1999.

As fotos são de autoria de Renato Righi.

Laertes cumprimentando a Dedé; Laura e Paulo Marciano sendo recebidos por Lelé, Carlos Alfeu e Xina.

Elza, Alfredo, Márcia Cironi e Beth

Eliane Pawlowski, prof. Márcio Bunte e Dedé

Mariângela, Dedé e Alda

Prof. José Nagib conversando com prof. Márcio Bunte e profa. Vera Menezes

Lindaura, Laura e Paulo Marciano

Paulo Vianna e Ismênia

Mauro, Help e Max

Carlos Alfeu e prof. José Marcos

QQ entregou para Lelé a placa comemorativa do número 1000 de O Sistemático