Sistemático: Edição 1184 – 04/12/2003


Notícias



QUEDA DE ENERGIA NO ICEx AFETA TODA A UNIVERSIDADE

Na última sexta-feira, 28 de novembro, à tarde, ocorreu a queda de uma das fases de energia elétrica que alimentam o prédio do ICEx. Desta forma, parte das instalações do prédio continuaram funcionando, e outra parte não. Esta situação de funcionamento parcial, aparentemente, retardou a comunicação do fato ao DPFO, que é o responsável pelo acompanhamento destes fatos.

A parte do ICEx afetada pela queda de energia incluía a sala de telefonia, a infra-estrutura do POP-MG e o rádio da Embratel. Desta forma, à medida que as baterias dos no-breaks destes locais ficavam descarregadas, perdendo assim sua capacidade de sustentar o funcionamento dos equipamentos de rede de voz e dados, foram gradativamente saindo do ar os serviços de conexão à Internet (provido pelo POP-MG), os de conexão internos que mantém o backbone da rede UFMG (providos pelo CECOM) e o de realização de ligações de DDD e DDI (providos pela Embratel).

Com a queda do serviço do backbone da rede UFMG, o CECOM começou a receber ligações reclamando da indispo-nibilidade do serviço de rede. Avaliadas as possíveis causas, foi descoberta a queda da fase de energia do ICEx e, só então, o DPFO foi acionado. Como a interferência técnica dependia da ação da CEMIG, o prazo de reativação se estendeu. No total, os serviços em questão ficaram indisponíveis, na média, por cerca de duas horas, já que eles caíram e foram reativados em momentos distintos.

No mapa de distribuição das infra-estruturas de redes de voz e dados da universidade, a Reitoria e o ICEx são os prédios de maior importância, nos quais interrupções desse tipo geram um impacto maior nos serviços prestados à comunidade. Desta forma, é importante que fatos como esse sejam imediatamente informados à equipe do DPFO, para que possíveis problemas sejam rapidamente sanados.

DRC INICIA ATUALIZAÇÃO DA CENTRAL TELEFÔNICA

Conforme publicado em O Sistemático, na semana passada, o CECOM recebeu o material a ser utilizado na atualização da central telefônica Ericsson MD110, que fica instalada no subsolo do prédio da Reitoria e se interliga aos demais prédios do Campus Pampulha, formando uma rede interna de telefonia.

A aquisição destes itens, que foi viabilizada através de recursos de infra-estrutura previstos no projeto Campus 2000, visa preparar a central para o uso de novas tecnologias, como ramais IP, e as expansões que ocorrerão com a vinda de novas unidades para o Campus Pampulha nos próximos anos.

No próximo sábado, 06 de dezembro, será executada a etapa de instalação dos itens de hardware (módulos e placas) que irão compor o novo GS, que é o coração do sistema de telefonia do Campus Pampulha. Restará a instalação da nova versão do software, que já está agendada para o sábado seguinte, dia 13 de dezembro.

As atividades estão envolvendo técnicos da empresa TeleAlpha e a equipe da DRC.

CECOM SE PREPARA PARA DIVULGAÇÃO DE RESULTADO DA PRIMEIRA ETAPA

Com a aproximação da data de divulgação do resultado da primeira etapa do Vestibular 2004, prevista para a sexta-feira, dia 12/12, o CECOM iniciou a preparação da infra-estrutura necessária para garantir o acesso com sucesso à página da UFMG durante a divulgação pela Internet, uma vez que este é um período de grande sobrecarga no servidor e na rede.

Para viabilizar isso, mantendo os mesmos padrões de qualidade no serviço disponibilizado nos anos anteriores, serão utilizados, temporariamente, dois servidores recebidos para implantação do novo sistema de gerenciamento do acervo bibliográfico da UFMG e um dos servidores anti-spam do CECOM, os quais serão configurados para responder alternadamente pelo endereço www.ufmg.br. Este esquema foi utilizado nos últimos dois anos e mostrou-se bastante adequado, garantindo disponibilidade e rapidez nas consultas.

As atividades de instalação e configuração dos equipamentos estão a cargo de Antônio Eustáquio Rodrigues, Eugênio Pacelli Pereira de Souza, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira e Emerson Henrique Kfouri Pereira, da DAC, sob a coordenação da chefe da divisão, Aleixina Maria Lopes Andalécio.

Em edição posterior à divulgação do resultado da primeira etapa, O Sistemático trará análises estatísticas dos acessos efetuados ao serviço.

CECOM INICIA PROCESSO INTERNO DE AVALIAÇÃO

Como já é de praxe, semestralmente o CECOM realiza o seu processo interno de avaliação. Além da auto-avaliação dos funcionários e da avaliação realizada pelas chefias, também os usuários são consultados através de questionário próprio, enviado via e-mail. O processo deste semestre teve início na última semana e o seu término está previsto para até o próximo dia 19/12, quando os usuários estarão recebendo o retorno do CECOM com relação às suas críticas e sugestões.

CONTINUA O PROGRAMA DE TREINAMENTO OFERECIDO PELO CECOM E PRORH

Teve início, no dia 1o. de dezembro, o curso de Word II, oferecido pelo CECOM e ProRH para funcionários da Universidade. O curso, que está sendo ministrado por Eugênio Pacelli Pereira de Souza e será encerrado no dia 10/12, está com os seguintes participantes: Elizabete de Oliveira Freitas (Centro Pedagógico), Fernando Antônio Souza Alvarenga (Depto. de Contabilidade e Finanças), Iêda Ângela Rodrigues (Instituto de Ciências Biológicas), Lourdes Aragão Soares (Instituto de Ciências Biológicas), Luciano Quaresma (Faculdade de Farmácia), Maria Rizia Alves Amorim (Instituto de Ciências Biológicas), Regina Célia Nogueira (Instituto de Ciências Biológicas), Regina Lúcia Alves da Silva Araújo (Gabinete), Rosângela da Silva Fernandes (Faculdade de Ciências Econômicas) e Rubens Crispim da Silva (CECOM).


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE NOVEMBRO
O serviço anti-spam ficou desativado durante a maior parte do mês, como mostra a coluna de mensagens rejeitadas por serem consideradas SPAM.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas, esta semana:

– Dezembro é mês de confraternizações e dos tradicionais “amigos-secretos”. E para que seu Natal seja mais divertido, a Nlink (http://www2.nlink.com.br/natal/) preparou uma surpresa para você. Você pode enviar cartões virtuais, mensagens virtuais, e o melhor, fazer o seu amigo secreto pela internet. Para isso, basta clicar no link do menu e seguir as intruções.

– A página do Banco Central tem uma Calculadora do Cidadão (http://www.bcb.gov.br/?CALCULADORA) que permite conferir se as taxas de juros anunciadas por uma loja qualquer estão corretas. Você informa a importância financiada, o número e o valor das prestações e a calculadora informa a taxa de juros. Ótimo site para visitar antes de fazer as compras de Natal e que oferece também outras opções interessantes. Não seja enganado!

– O Instituto Ecológico Aqualung, criado em 1994, é hoje uma das maiores e mais atuantes entidades preservacionistas brasileiras. Atuando na área de preservação e educação ambiental, divulgando a informação e o conhecimento sobre as causas ecológicas, criando publicações sobre o meio ambiente e a fauna marinha e lançando campanhas de conscientização da importância de se preservar o meio ambiente, o Instituto Ecológico Aqualung (http://www.institutoaqualung.com.br/) vem desenvolvendo um trabalho moderno, eficiente e de inestimável valor para as gerações futuras – a preservação do nosso planeta.

– No mundo começam a germinar estudos que questionam os aspectos sociológicos e filosóficos que circundam as noções de autoria nos dias atuais. O Re:combo inicia a discussão aberta sobre o assunto. Visite o site http://www.recombo.art.br/.

– Compositor, instrumentista, cantor, arranjador e publicitário, Tavito (http://www.tavito.com.br/) é o autor de alguns clássicos da MPB, como Rua Ramalhete e Casa no Campo, em parceria com Zé Rodrix e sucesso na voz de Elis Regina.

– Toda semana, a TRAMA.com (http://www.trama.com.br/portalv2/home/index.jsp?semanim=S) faz uma promoção nova para a galera. Dessa vez, além da promoção Blitz MP3 Nação Zumbi, está rolando a promoção Rough Trade.

– Um monte de joguinhos ruinzinhos e sem graça é o que está disponibilizado na página http://www.urban75.com/Mag/ufo/index.html. Tem o UFO Attack, que é bem sem graça e várias pessoas perdem tempo jogando. Se você gosta mesmo assim, vá lá e selecione qual joguinho você quer e divirta-se. O Urban75 promete que você vai gastar horas e horas se divertindo com os jogos mais inúteis de toda a rede. Eu hein!

– A Universidade Oxford, entre 1995 e 2000, criou imagens digitais de alta resolução de manuscritos considerados como os mais importantes do mundo (http://image.ox.ac.uk/). E agora, essas imagens estão disponíveis na internet, permitindo a qualquer um o acesso ao que só poucos tinham o privilégio de ver. (Site em Inglês)

– Por gerações, as jovens sonham em pisar numa passarela ou posar diante de uma câmera. Por gerações, a imaginação dos jovens – e também, dos marmanjos – é estimulada por beldades que conseguem transformar o sonho em realidade. Aí estão a Xuxa e a Luiza Altenhofen que não deixam mentir. Ambas despontaram para a fama depois de participarem de certames de belezas. Veja o site http://www.missestadodorio.com.br/missestadodorio.html.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, na última semana de novembro, as seguintes notícias:

Brasil: top 5 em vulnerabilidade e spam (21 de novembro/2003) – A internet brasileira foi a segunda mais vazada do mundo, com 7.294 ataques registrados em 2002. Além disso, também está na frente em número de mensagens indesejadas, sendo o quarto maior remetente de spam do planeta.
Os números são do estudo E-commerce and Development Report 2003, divulgado pela Unctad, a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento, da ONU.
Em número de ataques, o Brasil perde apenas para os Estados Unidos, que sofreu 32 mil invasões no ano passado. Em terceiro lugar ficou o Reino Unido, com 6 600 ataques, seguido pela Alemanha, com 5 300.
Já no envio de spam, a internet brasileira é responsável por 4,9% do tráfego mundial de spam, o quarto maior índice. O campeão do lixo eletrônico são os Estados Unidos, com 58,4% do total. A China vem em segundo, com 5,6%, e o Reino Unido em terceiro, com 5,2%.
O estudo da agência ligada à ONU fez um senso da internet mundial. E verificou que no final de 2002 éramos 591,6 milhões de internautas no mundo. O Brasil concentrava 14,3 milhões de usuários, ficando em 11º lugar no ranking mundial e em primeiro entre os países da América Latina.

CA quer levar antivírus às pequenas empresas (26 de novembro/2003) – A Computer Associates quer crescer no mercado de proteção para usuários domésticos e pequenas e médias empresas – por isso está oferecendo, em parceria com a Microsoft, uma licença gratuita válida por um ano do antivírus e firewall pessoal eTrust EZ Armor. Por isso também, aqui no Brasil, anda conversando com os fabricantes de PCs.
Segundo Marco Leone, gerente geral da CA no país, a idéia é oferecer licenças de seus produtos de segurança pessoal, válidas por um ano, aos compradores de computadores.
“O usuário doméstico ainda não investe muito em software, fora os educacionais e os games. É um amplo mercado para se crescer”, acredita o executivo. “Até agora, este não era muito o nosso foco. Mas vamos lançar a próxima versão da solução de backup em português (que sai até março), justamente para atrair este público, e estamos pensando em localizar também o antivírus e o firewall pessoal”, contou.
Hoje, o setor de segurança responde por 16% do faturamento da Computer Associates Brasil.
A empresa espera crescer este ano em armazenamento e segurança; Business Intelligence também é uma aposta forte. Depois de ter o melhor trimestre fiscal de sua história – este, que termina em dezembro – com a volta das encomendas por parte do governo e do setor financeiro, seus principais clientes, a meta de crescimento prevista para este ano (de 18% a 20%), “está muito próxima”, garante Leone. O ano fiscal de 2004 da CA termina em março do ano que vem.

Phishing Scam “instala” teclado virtual do BB (27/11/2003) – Está circulando na web um phishing scam (mensagem com executável ou endereço falso usados para “pescar” a senha bancária do internauta) que leva o nome do Banco do Brasil e é muito mais perigoso, já que os golpistas conseguiram inserir o instalador original do teclado virtual do BB na página falsa.
Este truque pode levar o usuário a acreditar que está no site verdadeiro do banco. Mas veja a URL da página falsa: http://193.2.123.14/aapf/aai/spam.htm. Nada a ver com o endereço do BB na web, certo?
A mensagem que traz o link para a página falsa convida o internauta para participar de uma suposta promoção de Natal que vai sortear 500 prêmios. Quando você entra no endereço e clica no link para participar, abre uma segunda tela com uma réplica do site do BB e uma caixa de diálogo perguntando se você quer baixar o teclado virtual do banco, com direito aos certificados digitais e outras informações de segurança.
Sim, este teclado é o original do BB. Mas será instalado em uma página falsa, o que significa que tudo o que for digitado e escrito nele vai parar diretamente nas mãos dos golpistas.
Nunca entre no site do seu banco sem ser pelo endereço verdadeiro – muito menos através de links oferecidos em e-mails suspeitos e cheios de erros de português. No caso do Banco do Brasil, pode ser o www.bb.com.br ou o www.bancodobrasil.com.br.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 45, de 09/12/1983, publicou notícias sobre a Festa de Natal do CECOM, treinamento no Setor de Controle de Produção, escala do pessoal do CECOM para apuração do Vestibular 1984, entrevista de Maria de Lourdes Moreira Braga na seção “Um Pouco de Nós”, entre outras. A notícia que se destacou foi:

SID JÁ FALA COM BURROUGHS
Já se encontra operacional a versão preliminar do software de comunicação
SID<->B6700. Esse programa, desenvolvido no Setor de Software por Luiz Ricardo de Faria e Silva, roda sob o sistema operacional SID3000, simulando um TD800 controlado pelo CANDE.
Por questões de hardware, apenas um SID, o de número 01, aceita o processo.
O programa, bem como folhetos sobre seu uso, se encontram com o consultor de plantão no subsolo.
Em princípio, o programa deve ser usado apenas na transmissão de arquivos preparados nos SIDs. O uso como terminal deve ser evitado devido à sua disponibilidade em apenas um equipamento.



Eventos



FESTA DE NATAL DO CECOM

Hoje, está sendo cobrada a contribuição dos participantes da Festa de Natal do CECOM. Muitos funcionários ainda não confirmaram a presença no churrasco de confraternização no dia 18 de dezembro. Em vista disto, a Comissão Organizadora da festa solicita a confirmação o mais rápido possível para que se tenha idéia exata do número de funcionários e familiares.

O local escolhido foi o mesmo do ano passado e fica localizado na Enseada das Garças, na região da Pampulha.

ARTESANIA DO PAPEL EM MG

Vai ser realizado no Mercado Distrital de Santa Tereza, de 12 a 14 de dezembro, o evento Artesania do Papel em Minas Gerais. Durante o evento, alguns artistas estarão demonstrando suas técnicas em origami, papel artesanal, escultura em papel, cartonagem/encadernação e papel machê. Serão montadas diversas barracas e Eliane Pawlovski, do Projeto Geresol da UFMG, estará presente na barraca Arte da Fibra.

A programação do evento está afixada no flanelógrafo do 8o. andar.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Cláudia Galinkin, no dia 09.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático dá continuidade à publicação de fotos do encontro comemorativo de sua edição 1000, que reuniu ceconianos e ex-ceconianos no dia 03 de setembro de 1999.

As fotos são de autoria de Renato Righi.

As recepcionistas do evento: Adriana, Elizângela e Adeise.

A chegada dos convidados

Paulo Marciano, Alda, Laura e Adriana Leonel

Laertes, Tuédes e Mauro

Paulo César, Jader Santos, Nilson, Zédu e Helvécio

Leão e Eliane Pawlowski

Joãozinho e Xina (de costas)

Mariinha e Vicentina

Mariângela, Dedé e Alda

Xina e Leão